Ver Versão Completa : Antena VHF - PY
Olá.
Estou comprando um VHF (PY) para o carro e gostaria de ajuda pois não entendo do assunto.
Estou querendo comprar um Yaesu 8900r quad band
Qual seria a melhor antena para esse radio?
Tenho opções?
Seria para instalar num Troller
Desde já Obrigado
marc7767
10/04/2010, 00:44
Olá MKaye:
Este é um rádio quadribanda que, embora totalmente possível ser instalado em uma viatura, não é recomendável. Está muito mais para rádio base do que para móvel. Para o pleno funcionamento do aparelho, acho que você teria que instalar umas três antenas na viatura. Além disso, no 4X4, dificilmente alguém usa VHF além da faixa 144-148, UHF e 10 metros. Por último, conforme recentemente lembrado por um colega forista, esses rádios esquentam prá caramba. Se eu fosse você, compraria um VHF 144-148, banda única, fixo ou móvel, que é pau para toda obra.e pode ser utilizado somente com uma antena. Se você achar pouco, compra também um PX. Mas primeiro se informe sobre as peculiaridades destes dois equipamentos e respectivas autorizações de uso.
Abraços,
Marcelo.
Guilherme A. Araújo
15/11/2010, 19:59
Discordo totalmente.
Essas coisas de radio esquentar é mito!!!
Os radios sao feitos pra trabalhar nas mais severas condiçoes o tempo todo.
Recomenda usar em potencia media para preservar, mas os que tem mais potencia como ex os yaesu ft 2800/2900 e etc, tem dissipador que retira o calor dos componentes do radio.
Qto ao FT-8900, vc vai usar mais frequentemente a banda VHF, mas tem antenas VHF/UHF que sao dualband e vc pode falar e transmitir nas duas bandas com a mesma antena, e ecutar qqr banda. As outras bandas do 8900 vc nem vai usar pq nao sao muito usadas em nosso país.
Qto a ser um radio base tbm está errado, é um rádio beeem menor e beeem mais leve do que um 1802/1900/2800/2900 ou qqr outro radio VHF!!!
Alem do mais este radio tbm conta com um ótimo dissipador de calor e um cooler que ajuda um pouco no resfriamento do dissipador...
entao, se quiser pagar um pouco mais caro e ter um equipamento superior, fique a vontade, pois nao vai perder nada com tantos recursos que este radio possui.
Uma das coisas que ele faz é a funçao de reptidora em banda cruzada, assim vc pode comprar um TalkAbout e sair do seu carro transmitindo dele em UHF e seus amigos que usam VHF recebrao normalmente, como se estivesse falando do seu proprio radio, bem como receber as mensagens deles tbm!!!
Uma boa pra se usar com um zequinha em trechos de dificuldades, pois ele pode ficar fora do carro se comunicando por radio com vc!!
Só pra completar, o 8900 é apenas FM. Então a banda de 10 metros nele é só FM. Não conheço ninguém que trabalhe 10M em FM, só SSB.
http://rigpix.com/yaesu/ft8900r.htm
Pra usar todas as bandas dele, precisaria de uma seletor de antena ou de uma antena específica (tem no link).
Guilherme A. Araújo
16/11/2010, 11:33
Exatamente, por isso que eu falei que as outras bandas ele nem vai usar pq aqui nao sao usadas...
Como vc entende mais do que, sabe o que fazer pra conseguiur escutar na banda dos 700-958Mhz?
Abraço
Como vc entende mais do que, sabe o que fazer pra conseguiur escutar na banda dos 700-958Mhz?
Banda de celular analógico?
Um scanner: http://www.radiohaus.com.br/categoria.php?cat=45
Acho que é a opção mais versátil. Um transceptor que opere nessa faixa também é carinho, viu? :parede:
Guilherme A. Araújo
17/11/2010, 12:48
Banda de celular analógico?
Um scanner: http://www.radiohaus.com.br/categoria.php?cat=45
Acho que é a opção mais versátil. Um transceptor que opere nessa faixa também é carinho, viu? :parede:
Esqueci de colocar na MP, nao quero operar nessa faixa, apenas escutar mesmo, receber.. Tem como com o 8900
Esqueci de colocar na MP, nao quero operar nessa faixa, apenas escutar mesmo, receber.. Tem como com o 8900
Recebe sim, mas acho que só FM.
Peguei o manual em inglês no site da yaesu. Não fala muito sobre operação do receptor.
Tem uma ressalva bem grande que não recebe e é impossível modificar o aparelho para receber na faixa de celular.
Olá.
Estou comprando um VHF (PY) para o carro e gostaria de ajuda pois não entendo do assunto.
Seria para instalar num Troller
Uma antena vertical 1/4 de onda precisa de um plano terra para funcionar. São as antenas normalmente usadas em VHF-UHF.
Pra fazer um troço caprichado, se vc instalar a antena no teto do bugão, dê um jeito de fazer um plano terra. Use papel alumínio, fios de cobre, tela de galinheiro, qquer coisa metálica.
Se for usar uma Maria-mole (de PX) faça uma boa conexão entre ela, o pára-choques e entre este e o chassis.
Também ligue o escape ao chassis e o bloco do motor ao chassis. Não esqueça de fazer o mesmo com o negativo da bateria e a carcaça do alternador.
Uma antena vertical 1/4 de onda precisa de um plano terra para funcionar. São as antenas normalmente usadas em VHF-UHF.
Pra fazer um troço caprichado, se vc instalar a antena no teto do bugão, dê um jeito de fazer um plano terra. Use papel alumínio, fios de cobre, tela de galinheiro, qquer coisa metálica.
Se for usar uma Maria-mole (de PX) faça uma boa conexão entre ela, o pára-choques e entre este e o chassis.
Também ligue o escape ao chassis e o bloco do motor ao chassis. Não esqueça de fazer o mesmo com o negativo da bateria e a carcaça do alternador.
Uma pergunta ao pmarc. Também sou de Campinas e estou procurando alguém para instalar o suporte de antena no Troller. Seria bom alguém que tivesse experiência com esse veículo. Já tenho a antena (triband da Comet). Falei com um instalador de Campinas que me indicaram e ele não tinha a mínima ideia do que seja um plano terra. Então estou meio ressabiado de levar o jipe em qualquer um... Peço indicações, em Campinas, na região ou mesmo São Paulo. TKS
Guilherme A. Araújo
26/11/2010, 18:27
Uma pergunta ao pmarc. Também sou de Campinas e estou procurando alguém para instalar o suporte de antena no Troller. Seria bom alguém que tivesse experiência com esse veículo. Já tenho a antena (triband da Comet). Falei com um instalador de Campinas que me indicaram e ele não tinha a mínima ideia do que seja um plano terra. Então estou meio ressabiado de levar o jipe em qualquer um... Peço indicações, em Campinas, na região ou mesmo São Paulo. TKS
É simples demais, se vc tem uma comet, ela é um pouco grande pra colocar no teto do troller, entao, se vc colocar ela no parachoque, automaticamente já vai estar aterra.
Se vc quiser colocar em qqr outro lugar do jkipe que nao de aterramento, tbm é muito simples, é só puxar um fio de qqr parte aterrada do carro, um negativo, ou da bateria, ou do chassis, ou do parachoque, ou de um negativo que serve pra ligar um farol de milha, uma lanterna, um pisca pisca...
Nao tem misterio algum.
O terra no carro é como um aterramento em qqr outro lugar eletrico, é simplesmente um negativo.
Puxe este negativo para a base da antena que vai estar aterrado, mas nao esqueça de medir o ROE!!!
O melhor lugar pra se instalar é nesses postos de BR que tem os que mechem com PX-PY etc, quase todos o postos de BR tem por causa dos caminhoneiros.
O terra no carro é como um aterramento em qqr outro lugar eletrico, é simplesmente um negativo.
Não tem mistério, mas terra de RF é diferente do terra de corrente contínua.
JEFFCATUNDA
27/11/2010, 01:17
Uma pergunta ao pmarc. Também sou de Campinas e estou procurando alguém para instalar o suporte de antena no Troller. Seria bom alguém que tivesse experiência com esse veículo. Já tenho a antena (triband da Comet). Falei com um instalador de Campinas que me indicaram e ele não tinha a mínima ideia do que seja um plano terra. Então estou meio ressabiado de levar o jipe em qualquer um... Peço indicações, em Campinas, na região ou mesmo São Paulo. TKS
Jascar...
Tudo bem colega?
Cara, onde você comprou a Comet, qual a referência, o tamanho, e quanto pagou por ela?
Obrigado.
Jascar...
Tudo bem colega?
Cara, onde você comprou a Comet, qual a referência, o tamanho, e quanto pagou por ela?
Obrigado.
Jeffcatunda, comprei a antena na Fenarcom deste ano em Indaiatuba (SP) (cidade vizinha à Campinas), da Radiohaus, que montou um stand na feira. Trata-se do modelo 3-bander SB-15, de fibra de carbono (2m, 6m e 446MHz). Ela é mesmo comprida: 1,5m e realmente seria inconveniente montar no teto. Paguei R$ 300,00 (preço promocional durante a feira). Comprei também um suporte do stand da Steeelbras (fabricante de antenas e acessórios localizado em Presidente Prudente (SP)). Você pode comprar a antena diretamente do site da Radiohaus: http://www.radiohaus.com.br/produto.php?prod=1015. Aparentemente, no momento não tem em estoque, mas você pode encomendar.
Pessoal, ainda aguardo alguma indicação de bom profissional em Campinas, região ou São Paulo que faça a instalação.
Também gostaria de receber sugestões sobre onde montar o suporte.
JEFFCATUNDA
27/11/2010, 11:07
Jeffcatunda, comprei a antena na Fenarcom deste ano em Indaiatuba (SP) (cidade vizinha à Campinas), da Radiohaus, que montou um stand na feira. Trata-se do modelo 3-bander SB-15, de fibra de carbono (2m, 6m e 446MHz). Ela é mesmo comprida: 1,5m e realmente seria inconveniente montar no teto. Paguei R$ 300,00 (preço promocional durante a feira). Comprei também um suporte do stand da Steeelbras (fabricante de antenas e acessórios localizado em Presidente Prudente (SP)). Você pode comprar a antena diretamente do site da Radiohaus: http://www.radiohaus.com.br/produto.php?prod=1015. Aparentemente, no momento não tem em estoque, mas você pode encomendar.
Pessoal, ainda aguardo alguma indicação de bom profissional em Campinas, região ou São Paulo que faça a instalação.
Também gostaria de receber sugestões sobre onde montar o suporte.
VALEU CARA! :)
Eu até já dei uma olhada em algumas coisas sobre ela na net... é muito boa....
Também gostaria de receber sugestões sobre onde montar o suporte.
Pô, Jascar,
Acho que não tem muita opção não. :???:
Pára-choques traseiro, ou dianteiro. Se forem de aço.
Só nao se esqueça de fazer um massa decente.
Com malha grossa ou fita de cobre, conecte os pára-choques, o chassis, o escapamento, o bloco do motor e a carcaça do alternador.
Lixe os metais onde for fazer a conexão, e aplique uma pasta ou tinta condutora. Use uma chapinha de inox entre o aço e o cobre, para evitar corrosão eletrolítica.
Como o Troller não é de metal, você precisa garantir o melhor terra que puder, para melhorar a eficiência do sistema de transmissão.
As outras coneões todas vão ajudar a reduzir todos os ruídos de origem elétrica.
Depois de tudo instalado, para ter certeza de que todos os ruídos internos do carro foram eliminados, coloque uma carga fantasma na ponta do coaxial (no lugar da antena) e veja (escute) os ruídos. Se não tiver mais nada, ou só sobrar baixinho, parabéns.
Um das fontes de informação é o site do k0bg, especialmente isso aqui (http://www.k0bg.com/ground.html)
Pô, Jascar,
Acho que não tem muita opção não. :???:
Pára-choques traseiro, ou dianteiro. Se forem de aço.
Só nao se esqueça de fazer um massa decente.
Com malha grossa ou fita de cobre, conecte os pára-choques, o chassis, o escapamento, o bloco do motor e a carcaça do alternador.
Lixe os metais onde for fazer a conexão, e aplique uma pasta ou tinta condutora. Use uma chapinha de inox entre o aço e o cobre, para evitar corrosão eletrolítica.
Como o Troller não é de metal, você precisa garantir o melhor terra que puder, para melhorar a eficiência do sistema de transmissão.
As outras coneões todas vão ajudar a reduzir todos os ruídos de origem elétrica.
Depois de tudo instalado, para ter certeza de que todos os ruídos internos do carro foram eliminados, coloque uma carga fantasma na ponta do coaxial (no lugar da antena) e veja (escute) os ruídos. Se não tiver mais nada, ou só sobrar baixinho, parabéns.
Um das fontes de informação é o site do k0bg, especialmente isso aqui (http://www.k0bg.com/ground.html)
pmarc, fantástico! Uma verdadeira aula prática sobre rádio emissão sobre rodas. Muito obrigado, mesmo! Vou imprimir e guardar com carinho.
Uma dica para outros que como eu querem fixar a antena no parachoque mas não querem furar o dito cujo. Existem suportes para porta-malas (por exemplo, o da Steelbras, de ótima qualidade) que você pode prender no parachoque sem nenhuma adaptação. Existem modelos bi-rotatórios que permitem regular o prumo com muita facilidade. Um bom instalador de rádios comuns pode passar a fiação e depois alguém pode testar a estacionária.
Uma dica para outros que como eu querem fixar a antena no parachoque mas não querem furar o dito cujo. Existem suportes para porta-malas (por exemplo, o da Steelbras, de ótima qualidade) que você pode prender no parachoque sem nenhuma adaptação.
Olha, eu tenho um desses no meu Tracker, e no dia que coloquei, já amassou o "beiço" da porta. Me arrependi, mas não consegui achar outra solução e agora estou sem tempo pra desfazer tudo.
Se fosse prender no pára-choques de aço, metia a furadeira sem medo.
Pra consertar depois é mole, se não quiser botar um P-C novo. Só soldar um pedacinho, esmerilhar e pintar. O fato de ser chapa grossa facilita o trabalho.
Dá uma olhada nisso aqui (http://www.wpsantennas.com/antenexlairdtechnologiesholesaws_1.aspx). É uma serra copo específica para furar lataria de carro, com um limitador de profundidade, pra não estragar o forro do teto :concordo:
Tá na minha lista de compras, mas só depois que definir umas prioridades.
Olha, eu tenho um desses no meu Tracker, e no dia que coloquei, já amassou o "beiço" da porta. Me arrependi, mas não consegui achar outra solução e agora estou sem tempo pra desfazer tudo.
Se fosse prender no pára-choques de aço, metia a furadeira sem medo.
Pra consertar depois é mole, se não quiser botar um P-C novo. Só soldar um pedacinho, esmerilhar e pintar. O fato de ser chapa grossa facilita o trabalho.
Dá uma olhada nisso aqui (http://www.wpsantennas.com/antenexlairdtechnologiesholesaws_1.aspx). É uma serra copo específica para furar lataria de carro, com um limitador de profundidade, pra não estragar o forro do teto :concordo:
Tá na minha lista de compras, mas só depois que definir umas prioridades.
Paulo. Obrigado pela dica da serra copo, me parece muito boa. Tenho usado um serviço de caixa postal na Flórida para comprar coisas nos Estados Unidos, que tem funcionado muito bem. Quanto ao caso do suporte, vou tentar anexar duas fotografias que mostra o suporte que comprei (não ganho nada com isso, a ideia é simplesmente compartilhar conhecimento e experiência). Veja que não tem como amassar o parachoque do Troller, que é de aço. Como vê, o suporte é preso por dois parafusos de cabeça Allen que empurram uma plaquinha de aço contra a parede interna do parachoque. Ainda acho melhor que furar o parachoque. Essa solução me foi recomendada por um técnico de Campinas (Jofran), que não instala a antena, apenas poderia fazer a medição da ROE no meu caso.
Quanto ao caso do suporte, vou tentar anexar duas fotografias que mostra o suporte que comprei. Veja que não tem como amassar o parachoque do Troller, que é de aço.
Ainda acho melhor que furar o parachoque.
É o mesmo tipo de suporte que uso. Comentei que me arrependi, né?
Acho que é uma questão pessoal de instalação.
Se você se der ao trabalho de fazer as ligações todas que falei, vale a pena fazer uma instalação permanente.
Dá uma olhada em alguns ball-mounts (link do google) (http://www.google.com/images?q=antenna+ball+mount) para antena que tem nos EUA.
Aqui, o único lugar que vi usando foi nas viaturas da PRF.
Lembro de ter visto numa na dutra e anotei a marca, depois cheguei em cara e procurei na net. É um fabricante nacional, mas me fugiu agora.
Seria uma boa alternativa para uma instalação permanente.
JEFFCATUNDA
04/12/2010, 01:21
É o mesmo tipo de suporte que uso. Comentei que me arrependi, né?
Acho que é uma questão pessoal de instalação.
Se você se der ao trabalho de fazer as ligações todas que falei, vale a pena fazer uma instalação permanente.
Dá uma olhada em alguns ball-mounts (link do google) (http://www.google.com/images?q=antenna+ball+mount) para antena que tem nos EUA.
Aqui, o único lugar que vi usando foi nas viaturas da PRF.
Lembro de ter visto numa na dutra e anotei a marca, depois cheguei em cara e procurei na net. É um fabricante nacional, mas me fugiu agora.
Seria uma boa alternativa para uma instalação permanente.
Muito boas para viaturas de metal, tipo mesmo as da PRF... Tive a oportunidade de ver uma usada aqui a venda, era exatamente da PRF e estava com a antena "maria preta"que é de fibra com alma de cobre... Mas para troller acho que não rola.....
Muito boas para viaturas de metal, tipo mesmo as da PRF... Tive a oportunidade de ver uma usada aqui a venda, era exatamente da PRF e estava com a antena "maria preta"que é de fibra com alma de cobre... Mas para troller acho que não rola.....
Caros Paulo e Jeffcatunda, obrigado pelos comentários. O ball mount é uma ótima ideia, muito bem bolado (perdão pelo trocadilho). Mas concordo com o Jeffcatunda, não vejo como instalar no Troller...
Caros Paulo e Jeffcatunda, obrigado pelos comentários. O ball mount é uma ótima ideia, muito bem bolado (perdão pelo trocadilho). Mas concordo com o Jeffcatunda, não vejo como instalar no Troller...
Pensei em montar no parachoques, para a maria-mole.
Se bem que ela pode ser montada direto.
Não conheço os detalhes da carenagem do Troller. Não tem nenhum reforço estrutural em metal? Seria o lugar ideal para a bola.
Jeff, você não tirou umas fotos da base da antena, assim, meio por acaso??
JEFFCATUNDA
05/12/2010, 13:26
Pensei em montar no parachoques, para a maria-mole.
Se bem que ela pode ser montada direto.
Não conheço os detalhes da carenagem do Troller. Não tem nenhum reforço estrutural em metal? Seria o lugar ideal para a bola.
Jeff, você não tirou umas fotos da base da antena, assim, meio por acaso??
Tirei não paulo, mas é bem bonita a bixona, eu até ia hoje novemente a feira do radio-amador que ocorre todos os domingos pela manhã, mas acordei tarde e dessisti... O colega lá queria 400 reais pelo conjunto. Acho que a antena deve ter uns 1.8 m ou mais....
Tirei não paulo, mas é bem bonita a bixona, eu até ia hoje novemente a feira do radio-amador que ocorre todos os domingos pela manhã, mas acordei tarde e dessisti... O colega lá queria 400 reais pelo conjunto. Acho que a antena deve ter uns 1.8 m ou mais....
Aff. Num pago.
Pedi para um PRF que conheço ver lá nas viaturas dele.
Como ele ainda não respondeu, fico no aguardo.
Pessoal,
Troquei meu PX pelo PY e estou com algumas dúvidas conexão do fio da antena e da própria no Jeep.
No PX eu tinha a maria-mole, onde um fio ela conectado diretamente nela e outro no terra. Funcionava muito bem. Agora estou usando o mesmo fio para o PY, porém outra antena, onde a base é completamente diferente e para conexão comprei esse Conector UHF Fêmea Base, foi onde apareceram as dúvidas.
1. O fio que ia ligado direto na maria-mole eu conecto nesse "pino", certo?
2. Onde conecto o terra, continua na carroceria?
3. A fixação dessa base na cantoneira existente, deve haver algum isolamento, ou fica metal com metal?
Estou seguindo o caminho certo?
[s]
Guilherme A. Araújo
03/02/2011, 15:12
Se a parte onde vais colocar o suporte estiver aterrada, como um parachoque, nao precisa colocar outro fio na antena nao, porém se nao tiver aterramento, p[recisará de um plano terra.
O suporte fica ferro, com ferro mesmo, na lata do jeep, ou no parachoque, este é ponto de aterramento da antena..
Guilherme,
Tá mais fácil que eu imaginava. Onde irei fixar já tem aterramento.
Obrigado pela força.
[s]
Guilherme A. Araújo
19/06/2011, 23:07
Pmarc, dá uma ajudinha aí...
Me tira uma dúvida:
Em relaçao à antenas, o que é melhor pro carro, onda maior ou onda menor? qual seria a diferença, tipo, antenas, de 1/5, ou 5/8, ou 6/8 etc...
To com essa pulga e nao consigo achar o que é melhor e porque!!!!
Em relaçao à antenas, o que é melhor pro carro, onda maior ou onda menor? qual seria a diferença, tipo, antenas, de 1/5, ou 5/8, ou 6/8 etc...
Na verdade, esses comprimentos de antena são dados como uma proporção do comprimento de onda NA FREQUÊNCIA DE OPERAÇÃO.
Tenha em mente que a mudança de comprimento de onda altera o padrão de irradiação da antena. Eu tenho uns diagramas aqui em algum lugar.
Olha, tudo é compromisso. depende do seu carro, da sua garagem, da sua intenção.
No meu, eu tinha (tirei) uma antena de PX bobinada, com apenas 0,5 metro de comprimento.
A performance era sofrível, mas servia pra falar no Comboio. MAS, era o que passava no portão do prédio onde eu morava.
Tem gente que quer usar PX mas não quer colocar a antena pq acha feio.
Eu tenho rádio no carro pela utilidade, se tiver que colocar uma antena feiosa para que tudo funcione, paciência.
To com essa pulga e nao consigo achar o que é melhor e porque!!!!Falando em verticais, geralmente:
mais próximo de 1/4 de onda, o padrão é mais omnidirecional, com pouca irraduação vertical
sem bobinas. Bobinas tornam a antena mais eficaz num espectro de frequências menor, e possuem baixa eficiência.
um bom plano terra, coisa que é dificil conseguir no carro, principalmente em HF que é a faixa do PX. A menos que você tenha uma camionete (você tem =]) e sacrifique a caçamba para instalar uma antena.
Ola pessoal, tem como vcs me indicar, pode ser pelo MP onde posso encontrar com preço justo a antena da Yaesu ATAS 120A, só vi num site aqui, mas o preço não da pra encarar ou se tem algum site gringo de venda.
Guilherme, semana que vem vou te ligar para vc me dar umas dicas para o modelo yaesu FT 857D.
Essa semana estou quebrando a cabeça com o suporte para instalar na frontier, ja que ele é mais largo e comprindo que meu antigo radio (yaesu 1900), vou aproveitar o feriado amanha e passar o tempo na instalação
Abraço aos amigos
Guilherme A. Araújo
22/06/2011, 15:07
Eeeta Cunha, eu quero é saber se esse rádio pega mesmo PX e a PRF, hehe....
Vc tem o manual dele em portugues? eu tenho aqui...
Eeeta Cunha, eu quero é saber se esse rádio pega mesmo PX e a PRF, hehe....
Vc tem o manual dele em portugues? eu tenho aqui...
E ai a poeira ja baixou?
Guilherme, baixei pela net o manual em portugues. Vai dando um olhada nele para que possamos do que esse radio é capaz, segundo cedo vou para no Pereira para pegar uma antena para 40mts que nao tenho.
To querendo comprar a antena da Yaesu ATAS 120, mas aqui no Brasil não dá, tenho que achar uma fonte nos USA para mandarem pra mim a antena.
No sabado vou estar na capital (02/07) ai te ligo se estiver de boa a gente se encontra.
Abraço
Guilherme A. Araújo
22/06/2011, 15:33
kkkkkk
Parece Novela....
Vou Sexta pra Fenajeep, e chego no domingo de manhã, mas a tarde já embarco pra SP de novo, rsrsrs....
Porém, mudamos a estratégia na empresa, e eu vou passar a fazer rota por barra do bugres, aí nós vamos nos falar mais.
e eu já to com meu VHF na minha pick-up nova:
298601298602
kkkkkk
Parece Novela....
Vou Sexta pra Fenajeep, e chego no domingo de manhã, mas a tarde já embarco pra SP de novo, rsrsrs....
Porém, mudamos a estratégia na empresa, e eu vou passar a fazer rota por barra do bugres, aí nós vamos nos falar mais.
e eu já to com meu VHF na minha pick-up nova:
298601298602
Ok,
Boa sorte na nova regiao e se precisar de algo aqui na Barra é só chamar. Passando pela Barra vc tem meu tel, me ligue
Abraço e aproveite a Fenajeep
Ola pessoal, tem como vcs me indicar, pode ser pelo MP onde posso encontrar com preço justo a antena da Yaesu ATAS 120A, só vi num site aqui, mas o preço não da pra encarar ou se tem algum site gringo de venda.
Cunha,
você está querendo antena antena móvel para HF de radioamador?
Eu também estava atrás de uma. Não comprei ainda porque ainda não tive tempo de mexer na instalação do carro. Pesquisei um bocado e por tudo o que eu li, tem opções melhores que a ATAS120.
Procure as "screwdriver". O Erwin, da RadioHaus (http://www.radiohaus.com.br) tem uma versão (http://radiohaus.com.br/produto.php?prod=1138), não sei se é boa.
Das gringas, me parece que a melhores são as da Hi-Q Antennas (http://www.hiqantennas.com/). Não são baratas, no entanto, especificamente esse fabricante consegue que as antenas não variem o comprimento quando você altera a sintonia.
Agora, se você quiser especificamente para 40m, pode ser que valha a pena pegar uma maria-mole e colocar uma bobina na base, para levar até 40m. É mais ou menos simples: veja quanto falta no comprimento da maria-mole para chegar em 1/4 de onda em 40m, enrole um fio de cobre grosso, num tudo de PVC de pelo menos 2", com um afastamento entre espiras de uns 5mm. Depois vai ajustando com o medidor de ROE ou um analisador de antena.
Cunha,
você está querendo antena antena móvel para HF de radioamador?
Eu também estava atrás de uma. Não comprei ainda porque ainda não tive tempo de mexer na instalação do carro. Pesquisei um bocado e por tudo o que eu li, tem opções melhores que a ATAS120.
Procure as "screwdriver". O Erwin, da RadioHaus (http://www.radiohaus.com.br) tem uma versão (http://radiohaus.com.br/produto.php?prod=1138), não sei se é boa.
Das gringas, me parece que a melhores são as da Hi-Q Antennas (http://www.hiqantennas.com/)
Valeu Pmarc, vou dar uma olhada nessas antenas que vc me falou, ai falo contigo
Abraço
Cunha,
Eu também estava atrás de uma. Não comprei ainda porque ainda não tive tempo de mexer na instalação do carro. Pesquisei um bocado e por tudo o que eu li, tem opções melhores que a ATAS120.
Pmarc, mandei um email para o pessoal da RadioHaus agora vou aguardar o resposta. Encontrei no site www.antenastuanare.com.br (http://www.antenastuanare.com.br) (ATM 330) uma antena com o mesmo sistema de uma oferecida pela radiohaus (mb-830).
To aguardando resposta para definir qual comprar (custo/beneficio)
Uma outra opção, seria uma maria mole, inox mais um acoplador automático. Se você achar um acoplador do mesmo fabricante do seu rário, vai ser a coisa mais próxima de 'simples' que vc vai achar.
Os acopladores normalmente são estanques e a antena é a cois amais fácil de achar.
Eu mesmo ainda não explorei todas as possibilidades...
Olha, para não poluir muito esse tópico, que era sobre antenas VHF, criei outro, especificamente para antenas de HF.
Inclusive, achei o fabricante daquela antena das viaturas da PRF, que comentei umas mensagens atrás (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/72638-antena-vhf-py-2.html#post1319732). Mais informações no novo tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/92729-antena-hf-movel.html#post1475606) =]
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