Conectar

Ver Versão Completa : L200 2.5TD 97 - Reprovada na vistoria da fumaça

otaviofilho
06/04/2010, 13:58
Senhores, boa tarde.

Hoje fui ao controlar realizar a vistoria da fumaça. O detalhe é que peguei este 4x4, muito bem conservado e com baixa km, há 10 meses. Antes de fechar negócio exigi que a vistoria fosse realizada, isto foi feito e ela passou na primeira. Nestes 10 meses rodei 10 mil km, 99% em asfalto urbano e estrada. Ela quase não faz fumaça, a não ser que se acelere muito, mas normalmente não passo de 2 mil giros durante a condução no trânsito. Só aciono a turbina (acima de 2 mil giros) em subidas ingrimes ou na estrada em ultrapassagens. Minha média de consumo na cidade é 11km/l, mesmo com ar ligado.

Chegando ao Controlar o sujeito deu pelo menos 5 fortes aceleradas no carro, fazendo uma nuvem preta atrás do veículo que deixou muita fuligem no chão. Depois de verificar o nível de óleo e passar o espelho na parte de baixo das laterais do veículo, ele enfiou o medidor no escapamento e fez os 10 testes onde cada etapa consistem em acelerar até o computador mandar parar. Após as 10 etapas o resultado: REPROVADO. Deu 7,2 quando o máximo deveria ser 2,8.

E agora, tirando o fato de ter que mandar regular bomba e bico, existe alguma dica infalivel ? ? ?

Desde já agradeço!

Otavio

Marcelo-HPE
06/04/2010, 23:04
Nem sei se estas l200 importadas possuem catalizador , se sim vale a pena dar uma verificada nessa peça da qual a função e fazer com que o carro venha a poluir menos .
Fora isso manda dar uma olhada no ângulo de avanço da bomba , veja se o débito da bomba tb está correto .
Boa sorte .

SAPO-BOMBA
07/04/2010, 01:33
Simples, manda fechar o débito na bomba antes de fazer a vistoria, depois regula novamente como estava.

Ou então ajusta o parafuso que regula o mínimo, assim mesmo o cara acelerando no talo, vai fazer bem pouca fumaça.

maupisa
08/04/2010, 11:07
Pessoal, comprei uma L200 04/04 com 109 mil km e ontem levei à Controlar para vistoria. O carro foi reprovado pela fumaça pois o limite de opacidade permitido é de 1,15 e o carro apresentou 2,29. O tecnico da Controlar me orientou a procurar um bombista para fazer a regulagem da bomba injetora. Estou com o carro há pouco mais de um mês e o consumo é de 8,5 km/litro e acho que o carro às vezes perde um pouco de potência nas retomadas Para quem conhece pergunto:
- só regular a bomba resolve o problema da fumaça?
- seria o caso de trocar a bomba?
- não seria melhor também trocar filtros (combustível, ar, etc)
- alguém conhece um bom bombista para indicar e que seja de São Paulo - Capital ou na região .
de Cotia
Obrigado.

wdoc
09/04/2010, 01:09
amigo

trocar a bomba nao aconselho pois o seu bolso sentira uns 3.000,00 ou mais

Va numa concessionaria mit ou no seu meca de confianca e peca a ele para diminuir o debito da bomba e preferencialmente troque filtro de oleo, combustivel e oleo do motor. Encha o tanque com diesel Podium e seja feliz.
L200 so passa fechando a bomba, o carro nem andar vai. Ano passado gastei uns 350,00 so por esse "feito"...... e obvio que depois da inspeção volte no meca e desfaça o ajuste.
É quase impossivel uma L200 passar sem isso pois a tabela dos caras da Controlar é maluca e esses caras adoram ver motor estourando, oleo vazando e rindo dos proprietarios.....

SAPO-BOMBA
09/04/2010, 07:41
Um dos fatores pra ter muita fumaça tb é filtro de ar sujo/velho.

Já vi D-20 que chegava na oficina uma verdadeira "maria-fumaça" e só trocando o filtro de ar, diminuia MUITO a fumaceira. Uma boa regulada na bomba e checagem dos bicos tb ajudam muito e não custam absurdos de dinheiro pra fazer...

maupisa
09/04/2010, 10:05
Caro WDOC, o carro perde muita potência com a bomba fechada?

otaviofilho
09/04/2010, 14:56
Boa tarde.

Alguém tem dica de onde encontro um bom filtro de combustível para a L200 2.5 TD com bom preço? Também sabem informar se a troca do filtro é fácil, e o que precisa ser feito após a troca?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Fico no aguardo.

Otavio Borges

Bargiela
09/04/2010, 15:45
Simples, manda fechar o débito na bomba antes de fazer a vistoria, depois regula novamente como estava.

Ou então ajusta o parafuso que regula o mínimo, assim mesmo o cara acelerando no talo, vai fazer bem pouca fumaça.

Isso mesmo, não resolva o problema, só faça uma mutreta para passar na vistoria. Depois volte a fud.. o mundo pro bem dos vossos filhos :palmas:
O bom que em SP o ar quase não é poluido :parede:

Mentalidade da grande maioria dos Brasileiros é uma merd% mesmo.

Sem mais...

otaviofilho
09/04/2010, 20:52
Beringela, desculpe, mas o problema é o espertalhão do nosso governo, que não teve intenção de despoluir o ar, mas sim de aumentar significativamente a arrecadação de taxas e impostos já que observa que a cada mês mais e mais veículos surgem nas ruas de nossas cidades...

rogeriogest
10/04/2010, 01:15
Beringela, desculpe, mas o problema é o espertalhão do nosso governo, que não teve intenção de despoluir o ar, mas sim de aumentar significativamente a arrecadação de taxas e impostos já que observa que a cada mês mais e mais veículos surgem nas ruas de nossas cidades...

Otavio, falou tudo agora.
O objetivo do governo não é despoluir, mas sim roubar a nossa grana. Se fosse assim, todos os donos de empresa de onibus estavam na cadeia.

Beringela, leva seu carro na vistoria no RJ e pergunta ao Vistoriador:

- Ok, vc viu aí que estou fora do regulamento, ONDE EU LEVO E O QUE EU TENHO QUE FAZER?
Resposta: NINGUEM SABE.

Nosso DETRAN Ecologico, em cada posto, faz uma avaliação conforme a cabeça e o humor do vistoriador...

O Brasil é o país em que tudo se "resolve" com LEI proibindo algo...

Tá poluindo? Proibido. Mas como faço? Qual a solução? Ah, não sei, só sei que é proibido...

SAPO-BOMBA
10/04/2010, 19:29
Pois é... reclamar e proibir, todo mundo é ótimo. ACHAR ou INDICAR a solução é outra conversa, bem mais embaixo.

E na verdade, como muitos já sabem, motores diesel bem regulados tendem a poluir menos que a maioria dos motores gasolina que rodam por aí.

No caso, a L200 do criador do tópico precisa de uma boa revisada e troca dos filtros. Indiquei fechar o débito da bomba injetora apenas pra evitar que ele venha a se aborrecer novamente com o pessoal da vistoria.

maupisa
12/04/2010, 16:05
Otávio, hoje (12/04) troquei todos os filtros da L200 TD e mais oleo (a granel 15W40 a R$ 11,00 o litro) no Rei do Óleo (loja do Brroklin) e gastei R$ 240,00. Se não me engano o filtro de combustível foi R$ 69,00. Eu costumo fazer estar trocas sempre nesta loja pois o pessoal é bem atencioso, trabalham direitinho e sempre descobem algum probleminha (hoje por exemplo descobri que a ventuninha do intercooler estava queimada). Confesso que não cotei em outros lugares. A troca é rápida, uns 30 minutos, e o filtro está um um lugar de acesso razoável. Existem outras lojas do Rei do Óleo em São Paulo. Um abraço.

maupisa
12/04/2010, 16:10
Otavio, falou tudo agora.
O objetivo do governo não é despoluir, mas sim roubar a nossa grana. Se fosse assim, todos os donos de empresa de onibus estavam na cadeia.

Beringela, leva seu carro na vistoria no RJ e pergunta ao Vistoriador:

- Ok, vc viu aí que estou fora do regulamento, ONDE EU LEVO E O QUE EU TENHO QUE FAZER?
Resposta: NINGUEM SABE.

Nosso DETRAN Ecologico, em cada posto, faz uma avaliação conforme a cabeça e o humor do vistoriador...

O Brasil é o país em que tudo se "resolve" com LEI proibindo algo...

Tá poluindo? Proibido. Mas como faço? Qual a solução? Ah, não sei, só sei que é proibido...
Pessoal, o pessoal da Controlar em São Paulo (fiz vistoria no posto próximo ao Parque Antártica) me orientou e procurar um bombista e para fazer a regulagem da bomba. Achei simplista demais. Como comprei a L200 há pouco tempo aproveitei e já troquei todos os filtros e estou abastecendo com Diesel Pódium da Petrobrás. Achei um bombista na região de Socorro e farei a regulagem.

otaviofilho
13/04/2010, 14:30
Maupisa: Vc achou simplista demais regular a bomba? É porque não deve ter entendido o que isto significa em um motor diesel... A regulagem DECENTE é feita retirando a bomba do motor e, segundo os mecânicos, colocado em um aparelho. Isto leva um dia de serviço, e no mecânico mais chulé não custa menos de mil contos... Sem contar que o ideal é regular os bicos junto, já que fazem parte do conjunto de injeção de motores diesel... Aumenta mais mil contos na brincadeira... Quanto a troca de oleo e filtros, no Rei do Oleo eles trocaram o filtro de COMBUSTIVEL para você?

Sábado fui na casa de um grande amigo, o JJ Nivaleta (José Julio), conferir uma dica que ele aplicou em seu JPX com motor AP 1.9 TD, e que também foi seguida por outro amigo nosso, o Zé Quase (Adilson) com sua Land Defender 90. A dica é colocar a cabeça de um cotonete na saída de ar da bomba, que funciona como avanço. Com isto a vazão de ar é restringida, mas não obstruída, e o efeito é o mesmo que diminuir o débito da bomba. No entanto, em nossa conversa também chegamos a uma conclusão que faz sentido. Eu sempre dirigi todos os veículos que já tive até hoje pisando só na casquinha do acelerador, nunca fui de pisar fundo não. A conclusão que chegamos foi que isto proporciona maior carbonização no motor do que quando se dirige exigindo mais do motor. Desta forma, mudei minha forma de conduzir por alguns dias, esticando todas as marchas até 4 mil rpm. Observei que logo que comecei a conduzir desta forma a fumaça que saía era bem mais escura do que a que eu observava até então, e foi diminuindo gradativamente até chegar a uma quantidade bastante discreta visualmente. Sábado também troquei o óleo, filtro de óleo e filtro de ar. Este último é de extrema relevância, já que a sujeira nele contida pode reduzir a entrada de ar, e com isto a mistura conter mais combustível do que a normal, implicando em mais ppm (partes por milhão) no teste de emissão de poluentes. Hoje fui ao controlar, os testes foram realizados, e a L200 foi aprovada com nota 2.1 (limite 2.8; no teste anterior deu 7.2).

Aí fica a dica:
1) cotonete;
2) troca de óleo e TODOS os filtros (principalmente o de ar)
3) Uma semana antes dirigir esticando todas as marchas até 4 mil rpm, para descarbonizar o motor e sistema de escapamento.

Abraços!

Otavio Borges

otaviofilho
28/06/2011, 12:01
All, bom dia.

Apenas para atualizar o tópico, este ano novamente fui reprovado na primeira vistoria. O motivo: inspeção visual. Alegaram que o nível do óleo, trocado dias antes, estava acima do limite na vareta. Alegaram também que um dos lacres, o do parafuso que regula o débito da bomba, não existia. Fui a um bombista indicado pelo meu mecânico que me deu uma aula de funcionamento do sistema de injeção de diesel e trocou os lacres sem me cobrar nada. Já me ganhou como cliente! Ele comentou que pela sua experiência a opacidade da fumaça que ele observou sair do escape da L200, ela não iria passar no teste. O retorno estava agendado para o dia seguinte, então depois que retirei um pouco do óleo do motor para adequar o nível, abasteci com diesel aditivado ESSO, coloquei um aditivo para diesel da STP e rodei uns 60km (anchieta e rodoanel) em terceira marcha a 90km e 4000rpm. Chegando na controlar retirei o elemento do filtro de ar, que era novo, e o veículo foi aprovado com índice 1.1 (limite 2.8). O cotonete continua no lugar...

Abraços,

Otavio Borges

AurelioSoares
28/06/2011, 15:10
põe fotos. onde se coloca o cotonete?

mario.varella
28/06/2011, 15:28
Grande Otávio!

Posta foto dessa historia do cotonete... Essa eu ainda nao tinha visto!!!

All, bom dia.

Apenas para atualizar o tópico, este ano novamente fui reprovado na primeira vistoria. O motivo: inspeção visual. Alegaram que o nível do óleo, trocado dias antes, estava acima do limite na vareta. Alegaram também que um dos lacres, o do parafuso que regula o débito da bomba, não existia. Fui a um bombista indicado pelo meu mecânico que me deu uma aula de funcionamento do sistema de injeção de diesel e trocou os lacres sem me cobrar nada. Já me ganhou como cliente! Ele comentou que pela sua experiência a opacidade da fumaça que ele observou sair do escape da L200, ela não iria passar no teste. O retorno estava agendado para o dia seguinte, então depois que retirei um pouco do óleo do motor para adequar o nível, abasteci com diesel aditivado ESSO, coloquei um aditivo para diesel da STP e rodei uns 60km (anchieta e rodoanel) em terceira marcha a 90km e 4000rpm. Chegando na controlar retirei o elemento do filtro de ar, que era novo, e o veículo foi aprovado com índice 1.1 (limite 2.8). O cotonete continua no lugar...

Abraços,

Otavio Borges

Paulo Eyder
28/06/2012, 11:24
Grande Otávio!

Posta foto dessa historia do cotonete... Essa eu ainda nao tinha visto!!!

Pessoal,bom dia

Help. Ontem minha L200 HPE Sport aut 04/05 foi reprovada por não ter atingido o limite de corte máximo de rpm . O rapaz da Controlar me explicou que quando partiu da marcha lenta e acelerou lentamente atingiu 5.000 rpm. Porém quando , por padrão do teste, acelerou de uma só vez, o que tem que acontecer em menos de 1s, atingiu 4.570 somente o não a habilitou para o teste.
Disse ainda que não há problema com fumaça ou outra coisa somente este problema.
Verifiquei a legislação e o procedimento de acelaração está correto.

Oleos, filtros ok, está com 100.000 km.

Alguma dica do que é necessário ajustar? Pois se se acelera lentamente ok, o problema é quando se exige de uma "pesada" só.