PDA

Ver Versão Completa : Adaptações em um CJ3B



Mormon
05/04/2010, 20:55
Pessoal tenho um CJ3B, ainda todo original ( direção , freio, ignição,motor, cambio etc...)
Quero iniciar as adaptações e tenho duvidas por onde começar, para evitar erros no futuro.
Por onde devo começar:
1-Trocar sistemas de direção colocando uma do GOL?
2-Trocar sistemas de freio e colocar freio a disco nas quatro ou somente nas 2 rodas diateiras?
3-Colocar hidrovacuo para os freios?
4-Colocar ignição eletronica?
5-Colocar o motor do GOL (AP)?
6-Cambio do Chevett?
Alguem tem ideia de custo de cada tópico?
Minha idéia é ter um jeep para trilhas leves e não para trilhas radicais.

Quem já passou por estas duvidas tem como me ajudar?:-?

proença
05/04/2010, 21:07
qto vai ficar a brincadeira eu não posso te informar :discordo:
mas fiz exatamente tudo que vc mencionou com a ressalva que pus freio a disco nas 4 rodas, bloqueio Ensimec Full Lock na dianteira e Macrotorque com cabo na traseira
e ficou excelente: bom pra viajar e pegar trilhas de tudo qto é jeito :dance:

zenzen 4x4
05/04/2010, 21:10
Pessoal tenho um CJ3B, ainda todo original ( direção , freio, ignição,motor, cambio etc...)
Quero iniciar as adaptações e tenho duvidas por onde começar, para evitar erros no futuro.
Por onde devo começar:
1-Trocar sistemas de direção colocando uma do GOL?
2-Trocar sistemas de freio e colocar freio a disco nas quatro ou somente nas 2 rodas diateiras?
3-Colocar hidrovacuo para os freios?
4-Colocar ignição eletronica?
5-Colocar o motor do GOL (AP)?
6-Cambio do Chevett?
Alguem tem ideia de custo de cada tópico?
Minha idéia é ter um jeep para trilhas leves e não para trilhas radicais.

Quem já passou por estas duvidas tem como me ajudar?:-?
Tenho um CJ3B ano 54, já 32 anos!
Eta Jipinho bom!
Fiz algumas alterações:
Direção Hidráulica do Santana.
Freio à Disco na Dianteira ,do Berga.
Hidrovácuo do Monza(Tinha do opala, não prestou).
Ignição Eletrônica.
MOTOR ORIGINAL(Eta Motorzinho bom)
Câmbio e CT original.
Rodas Aro 16.
É de trilha ,nunca fez Feio,e é muito Valente,só me deu Alegrias.
Abçs.!

Leonardo Raffi
05/04/2010, 21:20
Bem para os conservadores ira cometer um crime...Ja brincou com ele em trilha???
Tudo depende do teu $$$$$$$
trilhas médias não precisa de muito não mas gosto são gosto...

1- para este jeep o setor do gol/santana é excelente ai vai tambem a coluna nova
2-freio é importante então servo freio e a disco pelo menos na frente... é bom ter freio estacionario e ai vai a pedaleira suspensa
3-hidrovacuo sim
4-ignição sim mesmo q fique com este motor...melhora muito...aproveita e coloca o sistem dis sem distribuidor
5- gol ap 1.8 ou 2.0 é bom...se achar fraco turbina ele... eu prefiro p esse jeep um opala4 ... no meu cj2a esta um opala 6 caneco 3.8..
6- cambio do chevete 4 marchas pode tem gente q esta gostando muito...aqui a maioria vai do cambio da c10 3 marchas...(ideal p trilha pesada)

custo varia de região e oportunidade de negocios... por exemplo tu pode comprar um cambio de chevete no interior por 200 e na internete por 1000 pois os jepeiros estao usando muito...
Va algumas trilhas se puder com teu jeep ou va de zeca e olhe as adaptações de outros suas quebras suas passadas nos trechos dificil... o ronco etc etc... e ai tu te engana sozinho
7-faltou pneu inicia com 265 dinatorque é bom e barato...
8- santo antonio se possivel do uadro parabrisa tambem
9-banco decente(concha) de preferencia com cinto 4 pontas...

vamos ver os colegas opinarem e coloca fotos dele agora e na transformação tambem

Leonardo Raffi
05/04/2010, 21:22
Bem para os conservadores ira cometer um crime...Ja brincou com ele em trilha???
Tudo depende do teu $$$$$$$
trilhas médias não precisa de muito não mas gosto são gosto...

1- para este jeep o setor do gol/santana é excelente ai vai tambem a coluna nova
2-freio é importante então servo freio e a disco pelo menos na frente... é bom ter freio estacionario e ai vai a pedaleira suspensa
3-hidrovacuo sim
4-ignição sim mesmo q fique com este motor...melhora muito...aproveita e coloca o sistem dis sem distribuidor
5- gol ap 1.8 ou 2.0 é bom...se achar fraco turbina ele... eu prefiro p esse jeep um opala4 ... no meu cj2a esta um opala 6 caneco 3.8..
6- cambio do chevete 4 marchas pode tem gente q esta gostando muito...aqui a maioria vai do cambio da c10 3 marchas...(ideal p trilha pesada)

custo varia de região e oportunidade de negocios... por exemplo tu pode comprar um cambio de chevete no interior por 200 e na internete por 1000 pois os jepeiros estao usando muito...
Va algumas trilhas se puder com teu jeep ou va de zeca e olhe as adaptações de outros suas quebras suas passadas nos trechos dificil... o ronco etc etc... e ai tu te engana sozinho
7-faltou pneu inicia com 265 dinatorque é bom e barato...
8- santo antonio se possivel do uadro parabrisa tambem
9-banco decente(concha) de preferencia com cinto 4 pontas...

vamos ver os colegas opinarem e coloca fotos dele agora e na transformação tambem

Mormon
06/04/2010, 19:34
Legal, pessoal ...entendo que estou no caminho certo , grato pelas dicas.
Atualmente meu CJ3B/54 apesar de ser original já deu para fazer umas trilhas, logioco que fico para traz quando comparado com alguns adaptados.
Minha grande duvida e ou crime como disse nosso colega e começar tirar a originalidade.Mas...eu não quero um desses só para enfeitar a garage.Quero colocar na lama e mato e para isto acredito que so com adaptações.

Pablo.pinto2007
10/04/2010, 14:26
Olá! Tenho um CJ-3A... já meio modificado...
- Você está no caminho certo (já que está decidido a modificar), pensando em direção do gol, fica muito boa... custo, normalmente uma caixa dessas custa em torno de R$ 150,00, mais uns R$ 250,00 pra adaptar (dependendo do mecânico e da região), inclui aí terminais, setor, cruzetas, mais uns R$ 150,00, estourando... E nunca mais terás problemas nem dor de cabeça (pois se quebrar a caixa, compra outra e coloca no lugar), há os que defendem que essa caixa é frágil, mas frágil pra quê? pra pneu até 33"? ou maiores?... entendeu? Uso a do passat antigo, faz dez anos, no final do ano passado tive um problema, e comprei outra (e olha que a que eu tinha colocado já era usada)... No futuro irei migrar para do gol também;
- nos freios, tem que ser barba, cabelo e bigode, ou seja, pedaleira suspensa, hidrovácuo e disco (no mínino na frente), fica bom. No meu caso utilizo pedaleira do opala (R$ 50,00 usada), cilindro e hidrovácuo do opala (R$ pesquisar) (nunca tive problemas, comprei novo o hidro e o cilindro, e já faz uns 4 anos), freio a disco, compra o kit, nisso eu não sei de muita coisa, pois ainda utilizo o original a tambor nas 4 (é um saco, será minha próxima aquisição). Preços da mão de obra varia muito;
- o motor pode ser um AP (que já vem embutido a solução da ignição eletrônica)(desde que compre com distribuidor eletrônico)(pode ser carburado ou injetado, que sai bem mais caro), no meu caso utilizo um AP 1.8 álcool carburado(2E) com comando do gol GTS (049G), que é uma mini preparação (original de fábrica)... anda bem, agora lembre-se é um motor que não tem tanto torque em baixa rotação, diferente do original e do GM 4cil, mas dá pro gasto, é confiável, boa mecânica e tem peça em toda esquina. Um motor usado varia de preço, em torno dos R$ 1500,00 ou mais...(em bom estado) pra retificar um motor desses custa R$ 2300,00 aproximadamente, pois fiz o meu agora, então terá que fazer uma flange pra caixa de marchas... que deverá ser do chevette, que vai aí mais uns R$ 450,00, se comprar da deep tech, aí mais outros tantos pra flange da reduzida pra caixa de marchas, em torno dos R$ 500,00, depois de tudo isso, motor no lugar (terá que fazer novas bases, tanto pro motor quanto pra caixa), terá que mandar fazer os cardãs (dependendo do local sai barato em torno de R$ 60,00 cada), pois o tamanho dará diferença... mandar abrir o assoalho, pois a caixa do chevette é cumprida e a marcha vem bem pra trás... mais a mão de obra do mecânico que geralmente é em torno dos R$ 800,00 pra trocar a caixa, motor, refazer as bases, montar tudo, cardãs, deixar o jeep no jeito....
- câmbio do chevette custa em torno dos R$ 200,00 até R$ 350,00 revisado, é barato, se pensar que é um bom equipamento...
Agora lembre-se que tudo é oportunidade, não se espante com os preços, se tiver paciência, tempo, e sorte conseguirá peças de bons preços... por exemplo, por aqui essas adaptações, que, claro, não são deep tech, feitas por torneiro especializado nessas adaptações custa em torno de R$ 600,00, o material e mão de obra do torneiro... frente a 900 da deep tech. Só pra você ter uma idéia, comprei o câmbio do niva com as duas adaptações (motor e reduzida), por R$ 700,00 e ainda levei junto uma caixa reserva... então... assim... e não troco minha caixa por nada, muito boa, leve, macia... parece de carro de passeio, passa-se com o dedo mindinho sem errar....

Qualquer coisa estamos por aqui!
Tudo isso leva tempo e dinheiro....

Lindonjonson
11/04/2010, 11:15
ola amigo!tenho um cj3b-54!
cara jeep muito bom vil!,o meu tem motor ap1.8 a alcool freio a disco nas 4!agora se vc não importar de gastar um pouco o meu tem caixa do vitara,muito boa mesmo!8)