Ver Versão Completa : MWM 4.07 TCA e partida a frio
flavioaf
05/04/2010, 15:19
Olá,
Gostaria de saber se o motor MWM 4.07 TCA (da Frontier/Xterra, não o eletrônico) possui velas de pré-aquecimento. Vi no que a Bosh possui velas para este modelo de motor ( http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Diesel/Folder%20Velas%20Aquecedoras_6%20008%20FP1%20844_0 7.2008.pdf ).
Alguém teria o manual de serviço deste motor?
Obrigado.
sergiopincelli
05/04/2010, 15:36
Flavio, vá no tópico download que tem muita coisa deste motor.
Martin Melcop
05/04/2010, 15:55
Flavio,
O manual está lá.
No Troller nunca tive problema com partida em locais frios, fui a Pousada Do Lado de Lá (2.000m de altura) no inverno e ligou sem problema.
No J ainda não fui a lugar frio, mas acredito que não terei problemas.
flavioaf
05/04/2010, 16:44
Moro na serra gaúcha e já fiquei algumas vezes empenhado por causa do frio, inclusive utilizando querosene misturado ao combustível... e como o inverno está chegando resolvi pesquisar um pouco.
Estava pesquisando no forum e internet e vi que existem as velas em questão. Não sei se o motor vem de fábrica com elas ou se é possível instala-las como um "opcional".
Vou dar uma olhada na área de downloads.
Obrigado
DieselPower
05/04/2010, 21:39
Até onde sei, os Sprint não são equipados com velas de aquecimento do diesel...
Falando nisso, saudades da Frontier no inverno... As L200 toda hora queimam essas velas.
Pior que o preço das originais, é a curtíssima durabilidade das velas do paralelo...
flavioaf
06/04/2010, 09:00
Prezado DieselPower,
E vc sabe se é possível instalar estas velas? Oq é preciso?
Edintruder
06/04/2010, 10:19
Flavio, nos Perkins tinha um sistema de partida à fogo, que nada mais era que uma resistência de aquecimento do ar na entrada da admissão. Esse sistema pode ser instalado com poucas alterações.
DieselPower
13/04/2010, 13:35
Flavio,
Moro em Lages, pertinho de São Joaquim e Urubici, que todos devem escutar nos telejornais suas baixíssimas temperaturas no inverno. Já cheguei a enfrentar -7o de temperatura real, com -17o de sensação térmica, e o Sprint nunca teimou em funcionar. Basta a bateria estar boa e ele pega rapidinho.
Já o Mit 4D56 e o Toy 3L, mesmo com as velasde aquecimento, teimam um pouquinho.
Na minha opinião, não será nescessário este aquecimento mesmo nos dias mais frios...
DiEgOsEiChIrLz
13/04/2010, 22:03
que eu me lembre todo sprint(pelo menos os 4cil) possuem de fabrica o "slot" para encaixar as velas pré aquecedoras. no meu curso mwm-senai lembro de ter visto o funcionamento do sistema de pré-aquecimento, na minha s10 veio sem o sistestema(nunca necessitei). as velas aquecedoras eram oferecidas como opcionais na venda do veiculo.
flavioaf
05/08/2010, 13:05
É... não tem jeito. Nem o anticongelante da STP adiantou. Em 3 ocasiões tive problema as custas da baixa temperatura. Acabei botando um pouco de querosene e ai sim não tive mais problemas.
Nos Andes, a 4700m de altitude e temperatura de -2 graus, a minha S10 eletrônica teve dificuldades para funcionar. Se não tivesse uma boa bateria, teria ficado por lá. E quando o motor funcionou, o som era de uma bateria desafinada. Gostaria de saber qual a melhor forma de contornar este problema; se colocando as velas de aquecimento, aditivo ou outra solução mais barata.
Na minha s10 cs antiga 4x2 2009 realmente ela não tinha, mas tinha os slots pra colocar, agora troquei numa cs 4x4 2010 e tava trocando o óleo e reparei que ela tem os dois reles que controla as velas, mas não sei como funciona, sempre que tive problemas com isso coloquei querosene no tanque até a proporção de 50% como recomenda o manual, se quizerem eu posso passar a referência deles, talvez no manual da s10 Argentina diga como funciona essas velas aquecedoras.
vieira912
06/05/2012, 20:04
Olá,
Gostaria de saber se o motor MWM 4.07 TCA (da Frontier/Xterra, não o eletrônico) possui velas de pré-aquecimento. Vi no que a Bosh possui velas para este modelo de motor ( http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Diesel/Folder Velas Aquecedoras_6 008 FP1 844_07.2008.pdf ).
Alguém teria o manual de serviço deste motor?
Obrigado.
Olá Flavio na Frontier e Xterra não possuem, eles tem sim os buracos para instalação mais no manual da MWM eles recomendam abastecer 15% de querosene no Diesel ou 10% de Gasolina para que o motor pegue na Boa e vou te contar até anda mais, mais ATENÇÃO: só é Valido para frio abaixo de 0º Graus acima disto pode causar sérios danos ao motor. e não perca tempo com velas aquecedoras elas são carne de pescoço só vivem dando problemas.
até mais.
franco_huts
18/06/2021, 17:35
Moro na serra gaúcha e já fiquei algumas vezes empenhado por causa do frio, inclusive utilizando querosene misturado ao combustível... e como o inverno está chegando resolvi pesquisar um pouco.
Estava pesquisando no forum e internet e vi que existem as velas em questão. Não sei se o motor vem de fábrica com elas ou se é possível instala-las como um "opcional".
Vou dar uma olhada na área de downloads.
Obrigado
Ressuscitando o o tópico e o fórum vim contribuir um pouco. Sempre tive o mesmo problema no meu MWM 2.8 do Troller, moro em Urubici e nos dias de muito frio perto de 0 graus o jipe custava muito a pegar. Essa semana instalei um kit de velas aquecedoras e a diferença na primeira partida logo cedo é absurda! Melhora de 100%.
Fiz um vídeo mostrando o antes e depois da partida para terem uma melhor noção:
Partida a frio MWM 2.8 com kit velas aquecedoras - YouTube (https://youtu.be/VkL70A57QNo)