PDA

Ver Versão Completa : MWM 4.07 TCA e partida a frio

flavioaf
05/04/2010, 15:19
Olá,
Gostaria de saber se o motor MWM 4.07 TCA (da Frontier/Xterra, não o eletrônico) possui velas de pré-aquecimento. Vi no que a Bosh possui velas para este modelo de motor ( http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Diesel/Folder%20Velas%20Aquecedoras_6%20008%20FP1%20844_0 7.2008.pdf ).
Alguém teria o manual de serviço deste motor?
Obrigado.

sergiopincelli
05/04/2010, 15:36
Flavio, vá no tópico download que tem muita coisa deste motor.

Martin Melcop
05/04/2010, 15:55
Flavio,

O manual está lá.
No Troller nunca tive problema com partida em locais frios, fui a Pousada Do Lado de Lá (2.000m de altura) no inverno e ligou sem problema.
No J ainda não fui a lugar frio, mas acredito que não terei problemas.

flavioaf
05/04/2010, 16:44
Moro na serra gaúcha e já fiquei algumas vezes empenhado por causa do frio, inclusive utilizando querosene misturado ao combustível... e como o inverno está chegando resolvi pesquisar um pouco.
Estava pesquisando no forum e internet e vi que existem as velas em questão. Não sei se o motor vem de fábrica com elas ou se é possível instala-las como um "opcional".
Vou dar uma olhada na área de downloads.
Obrigado

DieselPower
05/04/2010, 21:39
Até onde sei, os Sprint não são equipados com velas de aquecimento do diesel...
Falando nisso, saudades da Frontier no inverno... As L200 toda hora queimam essas velas.
Pior que o preço das originais, é a curtíssima durabilidade das velas do paralelo...

flavioaf
06/04/2010, 09:00
Prezado DieselPower,
E vc sabe se é possível instalar estas velas? Oq é preciso?

Edintruder
06/04/2010, 10:19
Flavio, nos Perkins tinha um sistema de partida à fogo, que nada mais era que uma resistência de aquecimento do ar na entrada da admissão. Esse sistema pode ser instalado com poucas alterações.

DieselPower
13/04/2010, 13:35
Flavio,
Moro em Lages, pertinho de São Joaquim e Urubici, que todos devem escutar nos telejornais suas baixíssimas temperaturas no inverno. Já cheguei a enfrentar -7o de temperatura real, com -17o de sensação térmica, e o Sprint nunca teimou em funcionar. Basta a bateria estar boa e ele pega rapidinho.
Já o Mit 4D56 e o Toy 3L, mesmo com as velasde aquecimento, teimam um pouquinho.
Na minha opinião, não será nescessário este aquecimento mesmo nos dias mais frios...

DiEgOsEiChIrLz
13/04/2010, 22:03
que eu me lembre todo sprint(pelo menos os 4cil) possuem de fabrica o "slot" para encaixar as velas pré aquecedoras. no meu curso mwm-senai lembro de ter visto o funcionamento do sistema de pré-aquecimento, na minha s10 veio sem o sistestema(nunca necessitei). as velas aquecedoras eram oferecidas como opcionais na venda do veiculo.

flavioaf
05/08/2010, 13:05
É... não tem jeito. Nem o anticongelante da STP adiantou. Em 3 ocasiões tive problema as custas da baixa temperatura. Acabei botando um pouco de querosene e ai sim não tive mais problemas.

Acreano
09/08/2010, 09:58
Nos Andes, a 4700m de altitude e temperatura de -2 graus, a minha S10 eletrônica teve dificuldades para funcionar. Se não tivesse uma boa bateria, teria ficado por lá. E quando o motor funcionou, o som era de uma bateria desafinada. Gostaria de saber qual a melhor forma de contornar este problema; se colocando as velas de aquecimento, aditivo ou outra solução mais barata.

lark2
02/05/2012, 20:48
Na minha s10 cs antiga 4x2 2009 realmente ela não tinha, mas tinha os slots pra colocar, agora troquei numa cs 4x4 2010 e tava trocando o óleo e reparei que ela tem os dois reles que controla as velas, mas não sei como funciona, sempre que tive problemas com isso coloquei querosene no tanque até a proporção de 50% como recomenda o manual, se quizerem eu posso passar a referência deles, talvez no manual da s10 Argentina diga como funciona essas velas aquecedoras.

vieira912
06/05/2012, 20:04
Olá,
Gostaria de saber se o motor MWM 4.07 TCA (da Frontier/Xterra, não o eletrônico) possui velas de pré-aquecimento. Vi no que a Bosh possui velas para este modelo de motor ( http://www.catalogobosch.com/BibliotecaPDF/Diesel/Folder Velas Aquecedoras_6 008 FP1 844_07.2008.pdf ).
Alguém teria o manual de serviço deste motor?
Obrigado.

Olá Flavio na Frontier e Xterra não possuem, eles tem sim os buracos para instalação mais no manual da MWM eles recomendam abastecer 15% de querosene no Diesel ou 10% de Gasolina para que o motor pegue na Boa e vou te contar até anda mais, mais ATENÇÃO: só é Valido para frio abaixo de 0º Graus acima disto pode causar sérios danos ao motor. e não perca tempo com velas aquecedoras elas são carne de pescoço só vivem dando problemas.

até mais.

franco_huts
18/06/2021, 17:35
Moro na serra gaúcha e já fiquei algumas vezes empenhado por causa do frio, inclusive utilizando querosene misturado ao combustível... e como o inverno está chegando resolvi pesquisar um pouco.
Estava pesquisando no forum e internet e vi que existem as velas em questão. Não sei se o motor vem de fábrica com elas ou se é possível instala-las como um "opcional".
Vou dar uma olhada na área de downloads.
Obrigado

Ressuscitando o o tópico e o fórum vim contribuir um pouco. Sempre tive o mesmo problema no meu MWM 2.8 do Troller, moro em Urubici e nos dias de muito frio perto de 0 graus o jipe custava muito a pegar. Essa semana instalei um kit de velas aquecedoras e a diferença na primeira partida logo cedo é absurda! Melhora de 100%.

Fiz um vídeo mostrando o antes e depois da partida para terem uma melhor noção:

Partida a frio MWM 2.8 com kit velas aquecedoras - YouTube (https://youtu.be/VkL70A57QNo)