PDA

Ver Versão Completa : Dodge

Amador
05/04/2010, 03:43
Po queria a ajuda de vcs pq acho q fiz besteira...comprei uma Dodge dakota R/T estendida 00/01 automatica

Comprei mais poq fiquei empolgado e tal...e pq o cara estava desesperado pra vender...no final da negociação paguei 17 mil reais...muito menos doq ele queria...

Meu medo é q foi uma coisa tão rapida...ele e conhecido..tava tendo um churrasco e fechei ali mesmo no churrasco..tenho medo de ter sido precipitado..por compra o carro sem examinar ..e pq ja tinha praticamente fechado com um troller... Nao olhei nada no carro motor..freio .nada ...Mas tbm nao ia adiantar muito nao entendo muito...

Hoje a tarde vou leva-la na oficina pra fazer uma revisão ...

Como acho q nao vai ser facil vende-la..Vou investir uma graninha nela poq ia comprar um troller depois dessa nao vou mais;;vou ter q roer a corda com o cara do troller...entao sobrou uma grana..

Coisas q queria saber se da pra resolver..

É 4x2..queria por 4x4...

e so andei com ela no sabado...mas pelo oq me falaram..e pelo oq marquei,,ta fazendo 5km/L

E queria saber se da pra por uma dakotinha dessas na trilha...

Sei que tem um topico ai q o cara deixou uma dakota um monstro muito foda...antes que falem pesquise e tal...so tem 2 topicos sobre dakota..e nenhum fala disso..

se alguem puder me ajudar..vlw

DiEgOsEiChIrLz
05/04/2010, 04:29
que motor o bixinho usa?
2.5 turbo diesel intercooler, 2.5 4cil gas, 3.9 v6 gas, 5.2 v8 gas 5.9 v8 gas?

é CS,CE ou CD?

Miranda
05/04/2010, 05:15
que motor o bixinho usa?
2.5 turbo diesel intercooler, 2.5 4cil gas, 3.9 v6 gas, 5.2 v8 gas 5.9 v8 gas?

é CS,CE ou CD?

auehaueh nada como responder um topico de madrugada, com sono!
o cara ja falou que é Dakota estendida, R/T,, sendo assim
CE, 5.2 V8
maisuma coisa, nao tem dakota 5.9 v8, apenas dodge ram.

Sobre o topico, a caminhonete é MUITO boa.. e vc pagou MUITO barato.
Tu vai levar na oficina e tal.. se tiver tudo ok, vc fica com ela. Se nao, devolve. Qualqer problema que ela tenha, era obrigação do cara te falar, ainda mais sendo conhecido.

Amador
05/04/2010, 06:40
É ela é 5.2 v8...

Miranda acho dificil devolver,se ela nao estiver 100% o jeito e ou passar ela..ou como eu disse investir um dinheiro nela..

é que ele estava desesperado pra vender tava precisando muito da grana..ele deve aceitar o carro de volta mas n vai ter a grana pra me devolver então fica complicado

Mas o carro e lindo...depois q voltar da oficina vou ver se tiro umas fotos e coloco aqui...

E 100% ela nao deve estar nao pq ela ta com 100mil km...e ta fazendo um barulhinho...um barulho quando engato a ré...

Rodei com ela menos de 20 km,da casa dele até a minha...Anda bem mas bebe melhor ainda...kkkkk

Saberia me responder se tem como eu por ela 4x4 pq ela eh 4x2...pesquisei e nao achei uma 4x4...e fazer umas preparações pra fazer umas trilhas de leve..sera que da???

Ela em geral parece ser um picape boa...meu medo é que nao sei quanto custa as peças..a manutenção da bixona....so vou descobrir a tarde

A e outra coisa po ja pesquisei aqui na internet..eu peguei ela quase de graça achei R/T de 36 mil reais do mesmo ano q a minha so muda a cor...

Be Trindade
05/04/2010, 08:29
Tem o Renato Fraga (acho que é isso) aqui do fórum que colocou 4x4 na Dakota 4x2 dele!! Ta no Frota4x4 como Deep Purple (eu acho tb!!)

Abracos e é um put@ carro!!

SERGIO AUGUSTO
05/04/2010, 09:42
Bom dia!
Companheiro, voce fez uma ótima compra, se ela estiver muito ruim, ainda foi "barato". A R/T, em bom estado, 00/01, vale de 30 a 35K.
Quanto a colocar tração 4x4, tem jeito sim, o Renato Fraga, colocou na dele, utilizando conjunto de eixos e t case do troler, mais modificação radical nas suspensões. Eu tive uns contratempos nuns negocios, e parei um projeto que tinha pra fazer na minha, iria mudar motor, cambio, e talvez eixo motriz, não vou fazer mais isso. Como a cabeça da gente não para de "pensar besteira"(no bom sentido, é claro),rsrs, estou pensando para um futuro não muito distante, talvez próximo ano, colocar tração 4x4 na minha, mas penso em colocar orginal, importada do E.U. Vi no site da MOPAR PARTS, tudo que é preciso, e fica praticamente plug in, na minha como é diesel, tem que se adpatar alguma coisa, mas na sua (V8), os suportes para prender o eixo, ja estão nos suportes do motor). Agora custa muito $$$, mas voce tem a favor, a compra que fez, com um baita desconto,rsrs.
Se quiser , a título de informação, jamais afirmarei que "deve" colocar 4x4 deste ou daquele jeito, passa email que te mando os manuais da DAKOTA, onde tem o manual da suspensão/ eixo dianteiro, onde mostra como fazer remoção/instalação do eixo dianteiro "traçado". E vai pesquisando aqui no forum, tenta falar com o Renato Fraga, com o Afonso Carlos da TT4, que voce vai tendo idéia das coisas.
Abraço

Edintruder
05/04/2010, 11:31
Amador, que em breve não será amador no quesito picapes, bem, vai uma pergunta, tens problemas com o consumo de gasolina? Em relação ao consumo, tens duas alternativas, coloca um motor diesel (mas seria bom trocar o câmbio) ou coloca GNV, o que seria mais apropriado.
Se colocares um motor diesel, seria interessante colocar motor, caixa e CT de um mesmo veículo, dessa forma reduzirás problemas de adaptações.

Tens necessidade do 4x4? Uma picape 4x2, com pneus 33" e um peso na caçamba fica muito boa, e se possível um bloqueio no diferencial traseiro bastaria.
Avalia as necessidades e as melhores alternativas.

Em relação ao 4x4, podes colocar a mecânica do Troller como o Renato Fraga fez, que fica muito bom.
Se EU fosse colocar o 4x4 numa Dakota, eu garimparia uma Cherokee Limited AT num desmanche e pegava a CT, cardans e os eixos. Estaria quase pronta. Sendo V8, apenas tem que descobrir se a relação do diferencial traseiro da Cherokke é diferente da Dakota, caso seja a mesma, somente o eixo dianteiro seria necessário, descartando a compra do traseiro.

Outra opção de negócio, seria colocar a Dakota no negócio, tentando colocar por volta dos R$20.000,00, de quebra ainda tenta faturar algum $$$.

Edintruder
05/04/2010, 11:45
Somente para descargo de consciência, se achas que R$17.000,00 foi mau negócio, olha essas...
A sucata tá mais cara que a tua...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140275371-dakota-rt-52-v8-cab-est-sucata-so-pecas-motor-cambio-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139580972-dakota-52-rt-em-perfeito-estado-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138466962-dakota-rt-v8-0001-cabestendida-_JM

Como te disse, tenta empurrar ela no negócio por uns 25.000,00 ou menos, mas de qualquer forma, ganhasses dinheiro nesse negócio!

Miranda
05/04/2010, 11:49
cara, esse carro é tesao demais ter uma dakota v8!
eu nao venderia..
infelizmente nao compro uma, pq se fosse pra ter uma picape pra "brincar" seria uma F1000zona diesel, ou dodge 95-98 Cummins. Mas pela paixao aos turbo diesel.
E pra mim, trabalhar com uma dakota é impossivel.
a fazenda fica a pelo menos 60km da minha cidade, gasola a 2.90 por ae... fora a fazenda em outro municipio.. enfim, auheauhe teria que vender os rins pra pagar a gasolina gasta.. mas, é um carro espetacular.
Se tu me disser que é branca, viro teu fã auheuaehaue amigo meu tinha uma , CE, R/T, branca.. coisa mais linda.

Miranda
05/04/2010, 11:50
cara, esse carro é tesao demais ter uma dakota v8!
eu nao venderia..
infelizmente nao compro uma, pq se fosse pra ter uma picape pra "brincar" seria uma F1000zona diesel, ou dodge 95-98 Cummins. Mas pela paixao aos turbo diesel.
E pra mim, trabalhar com uma dakota é impossivel.
a fazenda fica a pelo menos 60km da minha cidade, gasola a 2.90 por ae... fora a fazenda em outro municipio.. enfim, auheauhe teria que vender os rins pra pagar a gasolina gasta.. mas, é um carro espetacular.
Se tu me disser que é branca, viro teu fã auheuaehaue amigo meu tinha uma , CE, R/T, branca.. coisa mais linda.

Leonardo Raffi
05/04/2010, 11:58
quem deveria estar preocupado com mau negocio é o cara q t vendeu...
picape para trilha... não recomendo é grande é pesada etc....(esperiencia própria) para passeios e expedições é 10....puxar jeep p trilha.... picape para trilha só se for a F75 ...que quase iguala ao jeep... vai para trilha e não fica preocupado se amassou(pois arranhar vai sempre) tombar as vezes... e quebrar (quase sempre...principalmente se colocar um motorzão, com pneuzão, tomar um cervejão....)detalhe quando quebra deixa parado até ter $$$$ para concerto..ai ja fez amizade e vai de zequinha..he..he..he..
eu ficaria com essa (é sonho de consumo de muita gente..automatica, estendida ) é um conforto e presença...colocaria gnv nela e para trilha achava uma viatura bem barata para surrar...
ps: coloca fotos dela

wdoc
05/04/2010, 12:05
Amador

Vai vende-la? Manda umas fotos que sabe da negocio....

Amador
05/04/2010, 18:47
Ae galera não vou vender n...acabo de chegar da oficina..

ela está quase 100% so vou ter que fazer uns reparos na parte eletrica...

Vou Procurar a maquina aki..e ve se consigo colocar umas aki pra vcs..

Miranda para sua felicidade é Branca vidros muito escuros...e tem 2 faixas azuis no Capo,teto, e na tampa da caçamba...

Mas acho q vou retirar as faixas...

Oh finalmente encontrei alguem q nem eu...hahahahhaha Botei 50 reias de gasolina a bixinha mamo legal...

Vcs acham q uma 4x2 com bons pneus...diferencial...e bloqueio...da pra encarar umas trilhas mt leves...to querendo da um banho de lama nela...faz bem pra lataria

A e ela ta fazendo mais ou menos isso aki...3,5km/l na cidade e 6km/l foi oq o dono antigo falo...liguei pra ele ..

dudas_308w
05/04/2010, 18:58
Tenho quase certeza que essa versao vem bloqueio de fabrica. Confira.
Caso negativo, basta procurar um eixo traseiro com bloqueio e substituir pelo seu.
Substituir um eixo traseiro é trabalho para uma manhã, com paradas para refresco...
Peguei uma trilha leve no ano passado, junto com uma Dodge 4x2. Ela nao fez feio nao.
att

SERGIO AUGUSTO
05/04/2010, 19:24
Parabens, Amador!
Que bela compra, como disse antes. Quanto ao diferencial, este DANA 44-4, que vem nela, tem deslizamento limitado(track lok), com um bom par de pneus na traseira, um pouco de peso, não fica fácil em pouca lama. rs
Abraço

DieselPower
05/04/2010, 21:26
O mais importante no seu caso é pneu.
Quando a SR5 do sogro possuia os GoodYear RT/S, toda hora tinha que estar engatando a tração... Depois dos BF Mud, só quando o "bixo" fica fei pra engatar, caso contrário passa tranquila no 4x2...
Só pra constar, minha "Verdona" com 4x4 engatado (mais possibilidade de bloqueio) e equipada com os "incríveis" Kumho 100% on, em trilha molhada apanha pra Sr5 diferencial aberto em 4x2, equipada com Mud...
Como o Edin falou, Mud 33", peso na caçamba e pé no fundo, vai longe! O difícil vai ser segurar uma bixinha AT dessas morro abaixo no barro sem tração e sem reduzida!!!
Um amigo possui uma RT V8 vermelha com BF AT 331", ficou lindona, mas ele nem na estrada de chão entra... Só pra passar no "shoppis"!
Abraço!!!

Edintruder
05/04/2010, 23:42
Em relação aos pneus, os Mud, ou 100% off road ficam ruidosos, então se conselho fosse bom, colocava uns BF AT, que são 50% e compra um par de correntes. Quando a coisa fica feia, coloca as correntes nos pneus traseiros e embala a bicha, que com certeza faz qualquer trilha leve. Quanto pior o terreno mais peso na traseira para melhorar a tração, mesmo com as correntes. Nada que uma pá e uma lona não ajudem na trilha. É parar num barranco e queimar umas gordurinhas! ahahahah!

Amador
06/04/2010, 00:18
Po mais eu rodo geralmente 60 km por dia...e fim de semana as vezes vou a teresopolis,buzios,cabo-frio...fim de semana acho q rodo de 200 a 300...alguns nao todos...

Nela eu to ferrado vou viver mais parado em posto de gasolina doq na estrada...kkkkkkkkk sem contar que vou ter que começar a passar cheque em posto kkkkkkkkk brincaderas a parte...trajetos longos vou ter q continuar fazendo com o vectra.

ae galera queria saber de uma coisa...o mecanico falou q ela é bloqueada eletronicamente em 180 km/h tem como desbloquear...?

nao tive a oportunidade de colocar 180...mas chegou a 160 brincando...mas a estabilidade dela fica meio prejudicada...deve ser por causa dos pneus que são originais...e tao meio carequinha

sera q BF Mud 33 cabe nela???

Miranda
06/04/2010, 00:30
se nao me engano cabe 33 sim..

ela é limitada sim, se achar uma boa empresa que mecha com remapeamento de chips.. como a nascar chip de sao paulo, eles tiram isso.
Mas, duvido que precise.. aeuhaeuahe com os 33" ja vai alongar um pouco mais a relação.. vai te fazer chegar nos quase 190km/h por hora reais.. acredite, é MUITO!

O meu amigo, qe falei, ex dono da branca.. fez 310km e 2h10min.. numa estrada nao tao simples.

Amador
06/04/2010, 04:36
Po dei uma olhada no site dessa nascar chips...Show o trabalho deles..

Alguem sabe oq pode ser baralho de ferro batendo quando do ré...eh so na ré...

Vo te q voltar na oficina...

A e eu vi nessa nascar chip q eles convertem pra alcool...sera fica mais economica ou pelo contrario...acho q vai eh beber mais ainda ne

Miranda
06/04/2010, 10:07
Eu acho que nao compensa passar pra alcool nao..
hora que passar o "tesao" inicial do V8.. tu consegue fazer ate 5 na cidade na gasola.

Troller-a-vista
06/04/2010, 10:40
miranda: nossa que animador hein?! 5 km/l de gasolina a 2.50 ...

no alcool vai fazer oq ? 5qr/l (quarteirao/litro) ? sem lastro, sem pneuzao, sem pisar, com vidro fechado, ar desligado e com o piloto fazendo regime ! heheh

falando serio: da pra por alcool sim, conheco uma dakota que roda no alcool diretao ha cerca de 1 ano, nem remapeamento o dono fez, se me engano trocou só as velas e tascou alcool. comecou com meio a meio e foi diluindo. anda normal...

mas nao compensa, funciona por um tempo perfeito, depois comecam os problemas, (usando ou nao a reprogramacao), sempre foi assim sempre sera, questao basica da fisica, o alcool precisa de mais compreensao pra explodir, como nao ha o retrabalho no cabecote, a queima é inadequada, exigindo mais do motor, sobrando mais combustivel e ferrando td.... em pouco tempo td entra em colapso.

Amador
07/04/2010, 00:30
Eh ela ta fazendo atualmente acho q menos de 5km/l poq a gasosa ta evaporando...deve ta vazando sei la...

Mas ela vai pra oficina amanha se interna pra ver a parte eletrica...vou aproveitar e pedir pra ver se não está vazando..

Mas galera vo te falar que tive q ser forte pra nao passar a dakota..amigo meu do trabalho viu a bixona...Falou assim quer trocar pau a pau ...v8 por v8

Eu gelei eu falei porra so to com ela a menos de uma semana...ai ele falou po minha mulher quer que eu venda porq como vc sabe ela ta gravida e quer um carro maior e tal...

Terminando o suspense...o carro dele eh nada mais nada menos...Doq o campeão Maverick GT...

Mas sabem oq eu falei po trocar nem vai dar...acabei de pegar o tanque de guerra...e tal...

Mas to pensando no Maveco até agora...

Nao vou trocar nao..até porq o nosso amigo aki do forum Renato Fraga dono da Deep Purple...vai me dar umas dicas na empreitada q ele fez de transformar a dele 4x4...Ai em breve vcs vao ver a bixona na lama...

Só nao batizei ela ainda

Miranda
07/04/2010, 00:37
miranda: nossa que animador hein?! 5 km/l de gasolina a 2.50 ...

no alcool vai fazer oq ? 5qr/l (quarteirao/litro) ? sem lastro, sem pneuzao, sem pisar, com vidro fechado, ar desligado e com o piloto fazendo regime ! heheh

falando serio: da pra por alcool sim, conheco uma dakota que roda no alcool diretao ha cerca de 1 ano, nem remapeamento o dono fez, se me engano trocou só as velas e tascou alcool. comecou com meio a meio e foi diluindo. anda normal...

mas nao compensa, funciona por um tempo perfeito, depois comecam os problemas, (usando ou nao a reprogramacao), sempre foi assim sempre sera, questao basica da fisica, o alcool precisa de mais compreensao pra explodir, como nao ha o retrabalho no cabecote, a queima é inadequada, exigindo mais do motor, sobrando mais combustivel e ferrando td.... em pouco tempo td entra em colapso.

estamos flando de uma pickup, grande, com motor v8 de 230cv se nao me engano. Nao queria que fizesse 10km/l né?iauheiaehaiueh

Galopeiro
07/04/2010, 00:40
Junin...ela nao está vazando cara..é assim mesmo vc só anda com o pé baixo..tu vai ver depois que tirar o limatador de velocidade...vai ser quase 1km/l...é até melhor vc abrir uma continha no posto de gasolina pra só pagar no fim do mes kkkkkk

Se tem eh que tirar logo umas fotos dela isso sim...eu pelo menos ja tive o privilegio de ver o Tanque de guerra (como vc diz kkk)

te falar q vc fez uma ótima compra...pelo estado dela..tu pego de graça..

Só nao sei se teria coragem de deixar passar a oportunidade de pegar um Maveco...

Troller-a-vista
07/04/2010, 01:09
miranda: querer nao é poder uaehuaehuaehuh infelizmente... mas sonhar nao custa nada neh?

qto ao maveco... ja andou em um ? ja acelerou mesmo pra valer? ate qm faz uma leve preparacao..

cansei de andar em maveco, pra mim o maveco tem um nome muito forte, muito mesmo, tipo MA-VE-CO ... nego ja cala a boca..

mas andando sao outros 500 . nao vou falar que é uma porcaria, pq tem como deixa-lo bem legal mas depois de andar em muitos e por muitos km, eu afirmo que JAMAIS eu coloco um dentro de casa.

fora que ele nao é bonito. Pode falar o que for, mas é a pior frente de "muscle car" que eu ja vi.

e olha que quem esta falando disso é um apaixonado por carros, de verdade. sou tarado por carros, meu maior sonho de vida é ter dinheiro pra ter um eleanor e dois vettes em casa (o primeiro um sting ray 63 vermelho e o segundo um vette faixa branca conversivel, pra passear tranquilamente fumando charuto).

agora uma coisa é fato: maveco nao torce pescoços, pra mim um carro antigo tem q obrigatoriamente torcer pescocos, tipo landau faz, o carro passo ate cachorro olha.. mulherada fica maluca pra ver, ate fusca chama a atencao, o maveco só homem te olha infelizmete. Pode por pneu cobra, pode rebaixar, por escape direto, faixa branca, roxa, azul, preta, cinza, pintar de preto, de amarelo, de chocolate o que vc quiser, maveco só homem olha.

Nao acredita? munta no carro do teu amigo e vai dar uma voltinha, munta na tua dakota (linda e encerada claro) e da uma voltinha...

agora gosto eh gosto neh?

Galopeiro
07/04/2010, 01:21
Tu falou tudo ne..Gosto é gosto

eu acho o maveco um carro muito bonito..

Quanto a mulher isso eh 90% verdade...mulher nao gosta de maverick...e como iss eh tao questão de gosto assim eu nao acho o landau bonito como vc falou...prefiro o Impala..

mas sempre vai ter umas doidas por carros...eu tinha uma namorada q a mulher gostava mais do meu carro doq de mim....kkkkkk

Amador
07/04/2010, 01:34
Eh galera esse papo pode render muito sobre mavecos...

Gosto é gosto...

ai galera da uma ajuda ai...pneu BF AT OU MUD

Troller-a-vista
07/04/2010, 10:15
tb prefiro um impala ahhahaha

pena q nunca andei em um :(

mas ja vi impala com tres fileiras de banco, coisa linda!

tem uma loja em sp, la no brooklin, acho que chama jardineira se nao me engano, tem sempre bons impalas la!

tem um aqui emr ibeirao pra vender, vermelho mas eh menor, nao me lembro se é 4 ou 2 portas, nao ta la essas coisas, mas ... se interessar vou la ver pra vc!

dudas_308w
07/04/2010, 15:40
.... agora uma coisa é fato: maveco nao torce pescoços, pra mim um carro antigo tem q obrigatoriamente torcer pescocos, tipo landau faz, o carro passo ate cachorro olha.. mulherada fica maluca pra ver, ate fusca chama a atencao, o maveco só homem te olha infelizmete. Pode por pneu cobra, pode rebaixar, por escape direto, faixa branca, roxa, azul, preta, cinza, pintar de preto, de amarelo, de chocolate o que vc quiser, maveco só homem olha.

Um amigo meu tinha um vizinho que fez o Maveric 4x4...
Ocorre que o cambio é o mesmo do jeep, so mudando a tampa e alavanca.
A criatura removeu a rabeta, pôs a CT do jeep, encurtou o cardã traseiro e pôs o diff do jeep na frente. Ae subiu a suspensão, e meteu pneuzao. Nao lembro bem, mas acho que era o Maveco 4p... eu era guri na epoca..
Show!

Amador
09/04/2010, 01:15
Ah mais ai acaba com o maveco botar ele 4x4..

eu acho bonito ele com aqueles pneus cooper cobra...Gt...

po mais ai tu pensa...quase perdi minha dakota na enchente aki do rio kkkkk a bixona passo na marra...num ponto que a agua não estava tao alta...tava na grade da dakota..

até agora nao sei como ela nao se afogou...imagina um maveco...pensa vc vendo seu maveco v8 sem arrastado e se afogando kkkkkkk eu morro...

A dakota nao houve nada com ela..ah so o farol q nao ta acendendo kkkkkk mas acho deve ter soltado algo...pq ela ta caolha..

TROLLER A VISTA..se puder ver esse impala ai...ve se eh 4 portas...de 66 a 68...os melhores anos pra mim...

Nao sei se é ironia..mas quase que minha dakota se afoga...e se ela tive-se na oficina teria morrido de uma vez...Poq chuveu tanto la que o parte do telhado caiu...imagina...

Eu morria a dakota nao ta no seguro...nem procurei ainda

Troller-a-vista
09/04/2010, 09:23
vi uma reportagem no auto esporte onde tinha um maveco 4x4, se nao me engano era preto

Rafael Guimaraes saraiva
09/04/2010, 16:26
Olha, eu sou um apaixonado pela dakota, e estou esperando minha oportunidade pra comprar uma, porém quero uma Cabine Dupla se possivel, preta. Ja ouvi muitos dizerem, mete um pneu 33 bom, que ela faz bonito, e qquer coisa compra um guincho eletrico, que se ficar feia a coisa, vc da um jeito. Quanto ao MAVECO, meu cunhado tem 2, um prata e um vermelho GT, realmente anda muiiito, e as mulheres não olham. Eu tbm nao acho ele muito bonito nao, só que é a tal coisa, o que ele gastou pra deixar o maverick com motorzão, vc procura uma Grande Cherokee, que seja sucata, 5.2, ve oque precisa trocar e transforma a Daka em 4x4. sem contar que se vc quiser fazer uma viagem pro Deserto do Brasil( Jalapão - Palmas-TO) vc vai de Daka, mas nao de maveco... e outra, o maverick original, nao aaaanda aquilo, pq o motor dele eh mais fraco que os 232 cv originais da dakota, eeeee o maveco dele mechidão assim, que cola no banco, faz 1 por litro, e vc tem que ter estrada pra andar bem... Passa num Buraco com o maveco, e passa ocm a Daka pneu 33"... Eu to nessa busca pela dakota, qquer coisa vamos trocando figurinhas que ficaremos felizes... Abração...( quero ver fotos)

Edintruder
09/04/2010, 17:19
Comparar Dakota com Maverick é o mesmo que comparar um Fusca com um Golf...
São veículos muito diferentes e com propósitos diferentes. O Maveco é muito legal, mas a Dakota é muito mais!!!
O maior diferencial do Maveco é ser peça rara! As mulheres não gostam de "carro velho", como elas dizem dos Mavecos, então se quiser mulher, tem que ser caranga mais moderna e com mais estilo!
A Dakota sim, tem estilo, agrada a mulherada, anda mais que o Maveco e ainda vai aonde o Maveco não chega...
O consumo é terrível nos dois casos... rsrsrs

Amador
09/04/2010, 22:18
Eh mais ainda não testei a dakota com a mulherada só a minha namorada q deu uma voltinha...

Mas porra um maveco é foda tbm ne...eu quase troquei porq..ai eu taria com um V8 e um classico na mesma caranga...

Ma trocar eu decidi nao troco nao...no futuro junto uma graninha e pego um maveco tbm ou um impala q tbm eh show...e tem varios no Ml e aki perto de casa..uns meios surrados...pra restaurar

Rafael Guimaraes saraiva
10/04/2010, 13:58
Comparar Dakota com Maverick é o mesmo que comparar um Fusca com um Golf...
São veículos muito diferentes e com propósitos diferentes. O Maveco é muito legal, mas a Dakota é muito mais!!!
O maior diferencial do Maveco é ser peça rara! As mulheres não gostam de "carro velho", como elas dizem dos Mavecos, então se quiser mulher, tem que ser caranga mais moderna e com mais estilo!
A Dakota sim, tem estilo, agrada a mulherada, anda mais que o Maveco e ainda vai aonde o Maveco não chega...
O consumo é terrível nos dois casos... rsrsrs

Concordo com o amigo... São totalmente distintos. Pickup, e carro. E por falar em classico, pela idade da dakota, já já ela vai virar um classico das pickups... Ainda hoje, quando se fala que tem uma dakota 5.2, todos levantam a sombrancelha...:palmas: em questao ao maveco, sempre vai ter algo pra fazer, entao, deixa a daka zerada.... junta uma grana, e compra um pronto, sem nada pra fazer... ai sim, se afilia a um posto..rsrs, mas vai ser feliz...

Troller-a-vista
10/04/2010, 18:13
na car and driver tem uma materia de 4 paginas sobre um maveco gt, restaurado, bem bonito (se é que é possivel um maveco bonito) . ed 27

Galopeiro
11/04/2010, 02:23
Ah pera ae...q o maveco e bonito ninguem pode negar...tudo bem a quem diga q a frente dele eh meio prejudicada...

Mas concordo nao tem como comparalos...

Troller-a-vista
11/04/2010, 02:58
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/27/combustivel-para-sonhar-icone-de-uma-geracao-o-maverick-164186-1.asp

tai a materia da qual falei.

Galopeiro
11/04/2010, 03:11
mais bonito q o laranja acho q só o vermelho ...

falando nisso segunda sem falta dakota se interna...

hoje levei um suto..no mercado ela quase nao ligou mais depois de 2 tentaivas foi..

DiEgOsEiChIrLz
11/04/2010, 22:19
maisuma coisa, nao tem dakota 5.9 v8, apenas dodge ram.

que pena :pipoca:

http://www.fortunecity.com/silverstone/garage/560/dakota.html

http://www.youtube.com/watch?v=olwwHi69rh4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=JZ2zNmTk7Ro&feature=related

Tio Eddie
11/04/2010, 23:30
Eh galera esse papo pode render muito sobre mavecos...

Gosto é gosto...

ai galera da uma ajuda ai...pneu BF AT OU MUD

Amador,

IMHO, ou vai de MUD ou vai de pneu de asfalto. AT é o pior de dois mundos!

My 2 cents, já de capacete para eventuais pedradas!

Amador
12/04/2010, 03:08
quero por na dakota um 33 bom no asfalto e na terra e lama

Miranda
12/04/2010, 05:02
que pena :pipoca:

http://www.fortunecity.com/silverstone/garage/560/dakota.html

http://www.youtube.com/watch?v=olwwHi69rh4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=JZ2zNmTk7Ro&feature=related

Acho que vc notou qe isso é nos estados unidos né?

se cada vez qe tratarmos de um veiculo aqi no forum, tivermos que salvar as particularidades dos amercianos, estamos ferrados..
"O que vcs acham da f250?"
"vc ta falando de qual? 4.2 6cl, 4.2 V6, V10 gas, V8gas, V8 turbo diesel? qual 7.3?6.0?6.5?"

Amador
12/04/2010, 11:39
Q eu saiba nao tem dakota 5.9 aqui no brasil...Talvez tenha 1 ou outra q alguem troce de fora...mas que tenha sido vendida aqui,acho q nao teve nao...

E F250 V10 pra mim eh novidade...sempre so vi V6 e 4.2 turbo diesel

Amador
12/04/2010, 11:40
Outra coisa..acabo de vir de Taxi kakaka

a minha foi internada...

Rafael Guimaraes saraiva
12/04/2010, 12:47
Lembrando que existe o motor 5.9 no brasil. Não sei se existe alguma dakota adaptada, mas existe o motor sim, so nao de venda direta... mas eu to quase comprando um jeep antigo e adaptando o motor 5.9 na dakota...

Miranda
12/04/2010, 13:01
Lembrando que existe o motor 5.9 no brasil. Não sei se existe alguma dakota adaptada, mas existe o motor sim, so nao de venda direta... mas eu to quase comprando um jeep antigo e adaptando o motor 5.9 na dakota...

o motor 5.9 existe a rodo.. tanto os da Dodge Ram, como dos Dodge Charger se nao me engano..
só nao saiu na dakota.

Amador, F250 V10 gasolina
http://www.youtube.com/watch?v=Y5LXZ1kaKDo
http://www.youtube.com/watch?v=G3fWj4EaVF8&feature=related

SERGIO AUGUSTO
13/04/2010, 10:38
Fala Rafael;
Veja o link abaixo, no forum dodgedakota.com.br, do Marcos Belli, ele está colocando um 5.9 na dakota dele, com preparação para (projeto), 500cv!!.
http://www.dodgedakota.com.br/forum/viewtopic.php?t=13308
Abraço.

Troller-a-vista
13/04/2010, 11:35
5 mm/l ?? ou estou sendo otimista?

Rafael Guimaraes saraiva
13/04/2010, 16:14
Fala Rafael;
Veja o link abaixo, no forum dodgedakota.com.br, do Marcos Belli, ele está colocando um 5.9 na dakota dele, com preparação para (projeto), 500cv!!.
http://www.dodgedakota.com.br/forum/viewtopic.php?t=13308
Abraço.

Belezinha, então eu vi la que ele colocou eixos, e diferenciais da troller, mas minha preocupação é, perde potencia? Pq o torque da dakota é grande, o motor empurra bastante, ja o da troler, não sei, será que ha alguma perda de potencia, torque ou consumo?

Abraços

SERGIO AUGUSTO
13/04/2010, 16:43
Belezinha, então eu vi la que ele colocou eixos, e diferenciais da troller, mas minha preocupação é, perde potencia? Pq o torque da dakota é grande, o motor empurra bastante, ja o da troler, não sei, será que ha alguma perda de potencia, torque ou consumo?

Abraços
Rafael:
Acho que há um equívoco ai, no entendimento das informações. Quem colocou EIXOS DE TROLER na DAKOTA, foi o RENATO FRAGA, transformando a DAK dele em 4x4 radical. Este link que te passei no ultimo post, é a respeito de uma adapatção(na verdade, bem dentro do original, pois nos E.U. tem DAKOTA 5.9), de motor V8 5.9, que um forista do dodgedakota.com, o Marcos Belli, está fazendna DAKOTA dele.
A questão de se "perder ou ganhar potencia/torque" está relacionada com motor versus transmissão(se 4x4 ou 4x2), levando em consideração peso, altura, etc,etc,em detrimento ao uso que se quer, da viatura. Considerando o que voce citou acima, falando do motor da DAKOTA e do TROLLER, se voce vai usar a "TRANSMISSÃO" do TROLLER em uma DAKOTA, onde o motor é mais "potente/forte" que o da viatura que veio a transmissão, logicamente "sobrará" torque para aquela no configuração de transmissão( podendo até comprometer a resistencia do conjunto de transmissão), desde que levado em consideração a nova relação peso/torque, ou peso/potencia. Pra voce ter uma idéia, o diferencial traseiro da DAKOTA é o mesmo do DODGE VIPER (DANA 44-4), mais resistente e maior que os DANA 44 ou 44-3. Sinceramente eu não colocaria(adaptaria) 4x4 em uma DAKOTA com motor 5.2, muito menos 5.9, usando os eixos do TROLLER. Se realmente, voce ta pensando em colocar 4x4 na sua DAKOTA, com o motor 5.2( pior ainda se meter o 5.9), pensaria num conjunto de transmissão(eixos principalmente), mais "robusto". As cherokee 5.2 e 5.9 tem o diferencial traseiro DANA 44-4.

Rafael Guimaraes saraiva
13/04/2010, 23:01
Rafael:
Acho que há um equívoco ai, no entendimento das informações. Quem colocou EIXOS DE TROLER na DAKOTA, foi o RENATO FRAGA, transformando a DAK dele em 4x4 radical. Este link que te passei no ultimo post, é a respeito de uma adapatção(na verdade, bem dentro do original, pois nos E.U. tem DAKOTA 5.9), de motor V8 5.9, que um forista do dodgedakota.com, o Marcos Belli, está fazendna DAKOTA dele.
A questão de se "perder ou ganhar potencia/torque" está relacionada com motor versus transmissão(se 4x4 ou 4x2), levando em consideração peso, altura, etc,etc,em detrimento ao uso que se quer, da viatura. Considerando o que voce citou acima, falando do motor da DAKOTA e do TROLLER, se voce vai usar a "TRANSMISSÃO" do TROLLER em uma DAKOTA, onde o motor é mais "potente/forte" que o da viatura que veio a transmissão, logicamente "sobrará" torque para aquela no configuração de transmissão( podendo até comprometer a resistencia do conjunto de transmissão), desde que levado em consideração a nova relação peso/torque, ou peso/potencia. Pra voce ter uma idéia, o diferencial traseiro da DAKOTA é o mesmo do DODGE VIPER (DANA 44-4), mais resistente e maior que os DANA 44 ou 44-3. Sinceramente eu não colocaria(adaptaria) 4x4 em uma DAKOTA com motor 5.2, muito menos 5.9, usando os eixos do TROLLER. Se realmente, voce ta pensando em colocar 4x4 na sua DAKOTA, com o motor 5.2( pior ainda se meter o 5.9), pensaria num conjunto de transmissão(eixos principalmente), mais "robusto". As cherokee 5.2 e 5.9 tem o diferencial traseiro DANA 44-4.

Fala Sergião, na verdade eu misturei os assuntos rsrs...
Vi sim o motor 5.9, mas acho que é muita coisa. 5.2 é o suficiente,
na verdade, eu quero o seguinte, ter minha Daka pra andar na cidade quando preciso, ir pro trabalho de vez em quando. e quando sobrar tempo,
fazer esses passeios que o pessoal faz nas trilhas, mas nada muito ignorante, só quero ter segurança ao passar pelas "Poçinhas". Nada que enfie a daka ate os tornozelos de agua. quando vc se referiu a um conjunto de transmissão mais robusto, o que seria, porque a principio, vou ficar com ela original, e depois penso em até comprar uma cherokee 5.2 v8 4x4, ou se ainda estiver la utilizar uma quevirou sucata, e colocar, ou até mesmo importar as peças que completam para o conjunto 4x4. Eu não sei quais peças necessitam, por exemplo: Diferencial dianteiro, Diferencial central... sei la quais peças se compoem o Kit 4x4 entende? Mas a vontade de passar ela pra 4x4, é mais pra ter uma segurança. vc sabe me dizer se consigo o diferencial dianteiro com LSD ou se ja é o da cherokee 5.2? Abração!!!

Rafael Guimaraes saraiva
13/04/2010, 23:17
Rafael:
Sergião, me esqueci, vejo muitos falando na tração 4x4 com reduzida, isso vale pra qualquer Kit 4x4? Pensando o seguinte, uma dakota 4x4 automatica com os diferenciais com auto blocante, ou seja, ela tracionadia as 4 rodas travaadas, isso ela consegue sair e talvez nem precise da tal reduzida... ( ou falei besteira?) rs

Amador
14/04/2010, 06:22
Essa f250 v10....deve ser um monstro...

E po botar 5.9 na dakota...pelo menos pra mim...quero um carro pro dia a dia e viagens..

e a minha 5.2 ja ta acabando com meu bolso em gasolina...imagina essa 5.9 adaptada com 500 cv

Edintruder
14/04/2010, 09:52
Sergião, me esqueci, vejo muitos falando na tração 4x4 com reduzida, isso vale pra qualquer Kit 4x4? Pensando o seguinte, uma dakota 4x4 automatica com os diferenciais com auto blocante, ou seja, ela tracionadia as 4 rodas travaadas, isso ela consegue sair e talvez nem precise da tal reduzida... ( ou falei besteira?) rs

A reduzida serve para força. Imagine puxar outro veículo em areia solta. Aforça que o motor tem que fazer não é pouca, e com a reduzida ajuda muito. Em transmissão manual é item indispensável, sob pena de destruir a embreagem. Em AT já é item desejável apenas e por vezes dispensável, pois o conversor de torque faz o efeito de reduzida também.

SERGIO AUGUSTO
14/04/2010, 11:32
Rafael:
A questão da reduzida, é isso ai que o Edin falou. Complementando, para se ter o 4x4 funcionando, terá que ter uma "caixa de transferencia"(A T-CASE), que vai (como o nome já diz), "transferir" a rotação oriunda do motor/cambio, para os eixos dianteiro e traseiro. E por conseguinte, quase todas as caixas de transferencias, tem "duas velocidades"; normal e reduzida,(só me lembro das antigas T case dos Toyotas Bandeirantes, antes de 1985,acho, que não tinham "velocidade reduzida"). Imagine que com os diferencias "blocantes", quando estiverem os dois "bloqueados", todas as quatro rodas estarão girando, uma ou outra em falso(patinando), e mais de uma, duas ou tres, com aderencia no solo, então o esforço para que o carro se mova será maior, se voce tiver uma t case "reduzindo" a as RPMs que saem do motor, terá mais torque(força) nas rodas, para mover a viatura. Então, diferencial blocante, mais necessidade de T CASE com "reduzida".

Edintruder
14/04/2010, 12:10
Imagina o esforço que o motor faz para "patinar" apenas 1 pneu, agora imagina a força que o motor tem que ter para fazer o mesmo com 4 pneus simultaneamente. Esse esforço é muito maior. Quando nunca se anda com um 4x4 em terreno pesado, imagina que o veículo nem faz força, no entanto, isso é bem o oposto, pois se está necessitando da tração 4x4 é porque o terreno é realmente pesado. Dessa forma, nem sempre a 1a marcha tem torque suficiente para movimentar o veículo. Dessa forma, a reduzida é algo primordial para andar em terrenos pesados se destruir a embreagem do veículo ou superaquecer uma transmissão AT.

Rafael Guimaraes saraiva
14/04/2010, 12:43
Imagina o esforço que o motor faz para "patinar" apenas 1 pneu, agora imagina a força que o motor tem que ter para fazer o mesmo com 4 pneus simultaneamente. Esse esforço é muito maior. Quando nunca se anda com um 4x4 em terreno pesado, imagina que o veículo nem faz força, no entanto, isso é bem o oposto, pois se está necessitando da tração 4x4 é porque o terreno é realmente pesado. Dessa forma, nem sempre a 1a marcha tem torque suficiente para movimentar o veículo. Dessa forma, a reduzida é algo primordial para andar em terrenos pesados se destruir a embreagem do veículo ou superaquecer uma transmissão AT.

Entendi, valew pelas dicas Edintruder, força mais a transmissao tendo tudo blocado, porem o tempo do esforço seria "menor" digamos assim pelo fato das 4 estarem girando ao mesmo tempo? Agora sergião, tem um amigo meu aqui que trabalha com importações, ainda não falei com ele mas imagino que ele cobre apenas o valor das peças quando ele for trazer algumas coisas de fora, será que ai consigo comprar o kit da propria dakota? assim teria que pegar na propria concessionaria?

SERGIO AUGUSTO
14/04/2010, 12:59
Quanto a questão dos diferencias mais "robustos", vai o seguinte:
O diferencial original da DAKOTA 4x2, é mais resistente que o do TROLLER, ainda mais se voce comparar com os TROLLER antigos, que os eixos traseiros não são flutuantes. Então a questão de resistencia está mais grave na traseira, pois com o motorzão que tem(ainda mais se der na telha de fazer um up no bicho.hehehe), e se aventurar a umas arrancadas, firulas,etc, em 4x2, obvio que o eixo original aguenta beeem mais que o D44 do troler. No caso do eixo dianteiro, se quiser mesmo transformar a DAK em 4x4, numa caraceristica mais branda, sem querer fazer ROCK CRAWLER,(acho que é assim que se escreve.rs) trilhas redicais ou coisas do genero, pode pensar(disse pensar), em colocar o eixo original da DAKOTA 4x4 gringa, que será praticamente plug in, este eixo é o DANA 35, obviamente praparado pro negocio, e é o mesmo eixo das Rager 4x4, e tá relativamente "fácil" importar os componentes, e creio que não fique tão mais caro que comprar dois eixos de TROLLER, mais modificação de suspensão dianteira, etc. No caso da T-CASE, pode adaptar uma da CHEROKEE, ou mesmo da RAM.
Se for pra colocar um eixo rígido na dianteira, então , eu faria o seguinte; colocaria um eixo dianteiro da F250 (DANA 60), devidamente encurtado na bitola, pra "caber" na largura da DAKOTA, obviamente substituindo os semi-eixos(mais curtos, que voce consegue sob medida na ENSIMEC, por exemplo), sendo que obrigatoriamente tem que mexer na suspensão dianteira, deixava por enquantoa traseira com o D 44 - 4 original, uma vez que se consegue a relação 3,55:1(11/39), pro D 60, que é a relação que está no seu D44-4 original, colocava adpatador/espaçador no cubo traseiro, pra usar rodas de 8 parafusos, iguais aos da F250,(não necessariamente), ou então, colocaria na traseira também, um DANA 60, "encurtado" na bitola, como o adaptado na dianteira.
Segue algumas informações em anexo.
Abraço

SERGIO AUGUSTO
14/04/2010, 13:04
Mais um arquivo.Vai no link abaixo, qu fiz upload dos manuais da DAKOTA lá. Tem quase tudo que precisa.
http://www.megaupload.com/?d=GFM10VWO220916

SERGIO AUGUSTO
14/04/2010, 13:06
Mais um arquivo.Vai no link abaixo, qu fiz upload dos manuais da DAKOTA lá. Tem quase tudo que precisa.
http://www.megaupload.com/?d=GFM10VWO220916
Não foi o aquivo. Vai agora.

Rafael Guimaraes saraiva
14/04/2010, 16:45
Quanto a questão dos diferencias mais "robustos", vai o seguinte:
O diferencial original da DAKOTA 4x2, é mais resistente que o do TROLLER, ainda mais se voce comparar com os TROLLER antigos, que os eixos traseiros não são flutuantes. Então a questão de resistencia está mais grave na traseira, pois com o motorzão que tem(ainda mais se der na telha de fazer um up no bicho.hehehe), e se aventurar a umas arrancadas, firulas,etc, em 4x2, obvio que o eixo original aguenta beeem mais que o D44 do troler. No caso do eixo dianteiro, se quiser mesmo transformar a DAK em 4x4, numa caraceristica mais branda, sem querer fazer ROCK CRAWLER,(acho que é assim que se escreve.rs) trilhas redicais ou coisas do genero, pode pensar(disse pensar), em colocar o eixo original da DAKOTA 4x4 gringa, que será praticamente plug in, este eixo é o DANA 35, obviamente praparado pro negocio, e é o mesmo eixo das Rager 4x4, e tá relativamente "fácil" importar os componentes, e creio que não fique tão mais caro que comprar dois eixos de TROLLER, mais modificação de suspensão dianteira, etc. No caso da T-CASE, pode adaptar uma da CHEROKEE, ou mesmo da RAM.
Se for pra colocar um eixo rígido na dianteira, então , eu faria o seguinte; colocaria um eixo dianteiro da F250 (DANA 60), devidamente encurtado na bitola, pra "caber" na largura da DAKOTA, obviamente substituindo os semi-eixos(mais curtos, que voce consegue sob medida na ENSIMEC, por exemplo), sendo que obrigatoriamente tem que mexer na suspensão dianteira, deixava por enquantoa traseira com o D 44 - 4 original, uma vez que se consegue a relação 3,55:1(11/39), pro D 60, que é a relação que está no seu D44-4 original, colocava adpatador/espaçador no cubo traseiro, pra usar rodas de 8 parafusos, iguais aos da F250,(não necessariamente), ou então, colocaria na traseira também, um DANA 60, "encurtado" na bitola, como o adaptado na dianteira.
Segue algumas informações em anexo.
Abraço

Vê se eu entendi certo, Da pra colocar o kit da F250(DANA 60) que aguenta paulada e só mecheria nos cubos em relação as rodas? Da uma olhada num video legal, talvez eu até me aventuraria numa trilha dessas, mas seria meu limite... http://www.youtube.com/watch?v=SpVDbTVjEJI&feature=channel

ou assim

http://www.youtube.com/watch?v=Ag2DVDw26Lo&feature=related

um exemplo, assim que eu tiver ela pronta, vou pro deserto do Jalapão em Tocantins. La tem umas trilhas legais, e que da pra usar 4x2...

SERGIO AUGUSTO
14/04/2010, 17:56
Rafael:
Eu falei que , em voce não colocando o eixo dianteiro original(DANA 35) importado, podeira colocar o eixo dianteiro da F250 4x4, que é DANA 60, e tem relação 3,55:1(11/39), igual ao eixo traseiro original da DAKOTA V8/V6, e poderia "escolher"uma T-CASE, que poderia ser a da CHEROKEE, RAM, ou até mesmo da F250. O eixo D 60, sendo eu, encurtaria(diminuiria) a BITOLA, pra ficar igual em largura, ao eixo traseiro. Com esse eixo na dianterira(D 60), com certeza estará muito bem servido, podendo facilmente colocar sistema LSD, blocante, etc, e com uma baita resistencia. Na traseira, poderá deixar o original, pra depois talvez, trocar também por um D 60 flutuante. Ai poderá enfrentar bem uma trilha dessas, lembrando que a DAKOTA estendida é um pouco comprida, por exemplo, em relação ao CJ, ou pick up CS, dificultando manobras em trilhas apertadas. Pra usar todas as quatro rodas iguais, (furação), colocaria de inicio espaçadores na traseira, com a finalidade de poder usar rodas de 8 furos, da F250, ficando igual à dianteira. Tem que lembrar, que para utilizar o eixo rígido na dianteira(D 60, ou outro) tem que modificar a suspensão(utilizar feixe de molas, ou molas helicoidais), retirando a original.
Decidindo fazer o "serviço"(seja qual eixo opte por colocar), entre em contato com o Afonso, da TT4, pois ele tem bastante experiencia neste tipo de serviço.

Rafael Guimaraes saraiva
14/04/2010, 21:53
Rafael:
Eu falei que , em voce não colocando o eixo dianteiro original(DANA 35) importado, podeira colocar o eixo dianteiro da F250 4x4, que é DANA 60, e tem relação 3,55:1(11/39), igual ao eixo traseiro original da DAKOTA V8/V6, e poderia "escolher"uma T-CASE, que poderia ser a da CHEROKEE, RAM, ou até mesmo da F250. O eixo D 60, sendo eu, encurtaria(diminuiria) a BITOLA, pra ficar igual em largura, ao eixo traseiro. Com esse eixo na dianterira(D 60), com certeza estará muito bem servido, podendo facilmente colocar sistema LSD, blocante, etc, e com uma baita resistencia. Na traseira, poderá deixar o original, pra depois talvez, trocar também por um D 60 flutuante. Ai poderá enfrentar bem uma trilha dessas, lembrando que a DAKOTA estendida é um pouco comprida, por exemplo, em relação ao CJ, ou pick up CS, dificultando manobras em trilhas apertadas. Pra usar todas as quatro rodas iguais, (furação), colocaria de inicio espaçadores na traseira, com a finalidade de poder usar rodas de 8 furos, da F250, ficando igual à dianteira. Tem que lembrar, que para utilizar o eixo rígido na dianteira(D 60, ou outro) tem que modificar a suspensão(utilizar feixe de molas, ou molas helicoidais), retirando a original.
Decidindo fazer o "serviço"(seja qual eixo opte por colocar), entre em contato com o Afonso, da TT4, pois ele tem bastante experiencia neste tipo de serviço.

Huummmm, entendi, agora me diz uma coisa, se eu fosse colocar o D60 na dianteira e trazeira, e nao enucurtasse o eixo, teoricamente o eixo ficaria mais longo, e ela teria mais estabilidade e as rodas ficariam muito pra fora? o torque/potencia nas rodas, aumentam com essas trocas ou insso não diferi em nada? Eu vi em um link aqui no ML, que fla de um Blocante, seria somente adicionar essa peça ao diferencial? Abraços
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135813892-blocante-bloqueio-kaiser-diferencial-100-todas-aplicaces-_JM

Rafael Guimaraes saraiva
14/04/2010, 21:54
Outra coisa que esqueci de mencionar...rs A dakota que quero é uma Cabine Dupla, isso só aumenta o comprimento do cardã, certo?

Edintruder
15/04/2010, 00:28
Amigo, a única coisa que modifica torque/potência na roda é o tamanho do pneu em diâmetro ou a mudança da relação de coroa e pinhão. A largura dos eixos nunca interfere em nada. As rodas não podem ficar para fora dos pára-lamas. É multa certa.
O conjunto de diferencial D60 por ser mais pesado, pode influenciar numa redução do desempenho, porém num V8 é quase desprezível.

Rafael Guimaraes saraiva
15/04/2010, 14:18
Amigo, a única coisa que modifica torque/potência na roda é o tamanho do pneu em diâmetro ou a mudança da relação de coroa e pinhão. A largura dos eixos nunca interfere em nada. As rodas não podem ficar para fora dos pára-lamas. É multa certa.
O conjunto de diferencial D60 por ser mais pesado, pode influenciar numa redução do desempenho, porém num V8 é quase desprezível.

Graande Edintruder, valew pela ajuda. Foi bom saber sobre as rodas pra fora, então terei que fazer a daptação de cara. Quanto ao diferencial D60, ou qualquer diferencial, para eu ter mais torque/potencia teria que trocar a coroa e pinhão, mas sendo assim, tendo mais torque eu teria menos final ou falei besteira? e qualquer uma se encaixa facilmente no diferencial ou tem que ser especial? para se aumentar o torque teria que ser que tipo de pinhão e coroa? Abraços

SERGIO AUGUSTO
15/04/2010, 14:52
Graande Edintruder, valew pela ajuda. Foi bom saber sobre as rodas pra fora, então terei que fazer a daptação de cara. Quanto ao diferencial D60, ou qualquer diferencial, para eu ter mais torque/potencia teria que trocar a coroa e pinhão, mas sendo assim, tendo mais torque eu teria menos final ou falei besteira? e qualquer uma se encaixa facilmente no diferencial ou tem que ser especial? para se aumentar o torque teria que ser que tipo de pinhão e coroa? Abraços
Fala Rafael:
Deixa eu te dar uma idéia, bem pratica; seu diferencial original é 3,55:1, e voce consegue, se colcar um dana 60 na dianteira, esta mesma relação, e tenho certeza que voce colocando a T-CASE da RAM, CHEROKEE, ou F250(só essa que não tenho certeza), a reduzida é 2,72:1, voce pode usar pneus 33" sem problemas, de "falta de torque". Caso queira colocar pneus maiores, é so dar uma olhada nas opções de relação de difrenciais, nos catalogos que lhe mandei(vou te mandar mais um da YUKON, onde tem relações mais curtas pro D44-4, iguais as disponiveis pro D60), e trocar depois. Vale a pena experimentar a mais longa primeiro, até porque já estaria no teu diferencial traseiro, e tu tem um motor com ótimo torque(41,6Kgf@3200RPM) e potencia(232Cv@4400RPM (232Cv@4400RPM)), e ainda se melhora isso facilmente. Então a relação mais longa(de diferencial), aliada a uma boa T-CASE(com uma reduzida maior), vai favorecer tuas andadas em pista pavimentada(asfalto bom), melhorar o consumo, e não comprometerá as performances em trilhas, visto que a reduzida irá ser responsável por "aumentar" o torque disponivel nas rodas.
Abraço

Rafael Guimaraes saraiva
16/04/2010, 00:50
Fala Rafael:
Deixa eu te dar uma idéia, bem pratica; seu diferencial original é 3,55:1, e voce consegue, se colcar um dana 60 na dianteira, esta mesma relação, e tenho certeza que voce colocando a T-CASE da RAM, CHEROKEE, ou F250(só essa que não tenho certeza), a reduzida é 2,72:1, voce pode usar pneus 33" sem problemas, de "falta de torque". Caso queira colocar pneus maiores, é so dar uma olhada nas opções de relação de difrenciais, nos catalogos que lhe mandei(vou te mandar mais um da YUKON, onde tem relações mais curtas pro D44-4, iguais as disponiveis pro D60), e trocar depois. Vale a pena experimentar a mais longa primeiro, até porque já estaria no teu diferencial traseiro, e tu tem um motor com ótimo torque(41,6Kgf@3200RPM) e potencia(232Cv@4400RPM), e ainda se melhora isso facilmente. Então a relação mais longa(de diferencial), aliada a uma boa T-CASE(com uma reduzida maior), vai favorecer tuas andadas em pista pavimentada(asfalto bom), melhorar o consumo, e não comprometerá as performances em trilhas, visto que a reduzida irá ser responsável por "aumentar" o torque disponivel nas rodas.
Abraço

Sergião, eu to ficando Bão heim... rsrs tira uma duvida, eu vejo em algumas fotos de dakotas americas, tem o botão pra ativar a tração, e no brasil, a maioria seria pelo meio da alavanca certo? se for isso, tem como ser por botão? afinal, eu vou deixar a dakota Gringa... esse link abaixo
seria a T-CASE ?
http://santoandre.olx.com.br/caixa-transferencia-dodge-ram-pajero-ful-4x4-cambio-v8basico-iid-16024030#pics

rsrs Abração!!

SERGIO AUGUSTO
16/04/2010, 08:05
Sergião, eu to ficando Bão heim... rsrs tira uma duvida, eu vejo em algumas fotos de dakotas americas, tem o botão pra ativar a tração, e no brasil, a maioria seria pelo meio da alavanca certo? se for isso, tem como ser por botão? afinal, eu vou deixar a dakota Gringa... esse link abaixo
seria a T-CASE ?
http://santoandre.olx.com.br/caixa-transferencia-dodge-ram-pajero-ful-4x4-cambio-v8basico-iid-16024030#pics

rsrs Abração!!
Rafael:
Aqui no Brasil, tem T-CASE com acionamento mecanico(por alavanca), e eletrico(por "botão" no painel, que aciona um motor eletrico acoplado ao acionamento da T-CASE), voce "escolhe". Esta que tem no link, é uma de RAM, que tem acionamento eletrico, e pode perfeitamente ser acoplada/ligada ao cambio de sua DAKOTA. Em termos de "adaptação" eu prefiriria colocar com acionamento manual, até porque voce pode facilmente pegar uma com acionamento eletrico e "transforma-la" em acionamento manual(tem menos chances de falhar o acionamento), mas isso não é nada de preocupante, pelo fato de ser acionamento eletrico, vai dar problema. A questão para os dois casos, é sempre estar com a manutenção em dia.
Abraço

Rafael Guimaraes saraiva
16/04/2010, 14:26
Rafael:
Aqui no Brasil, tem T-CASE com acionamento mecanico(por alavanca), e eletrico(por "botão" no painel, que aciona um motor eletrico acoplado ao acionamento da T-CASE), voce "escolhe". Esta que tem no link, é uma de RAM, que tem acionamento eletrico, e pode perfeitamente ser acoplada/ligada ao cambio de sua DAKOTA. Em termos de "adaptação" eu prefiriria colocar com acionamento manual, até porque voce pode facilmente pegar uma com acionamento eletrico e "transforma-la" em acionamento manual(tem menos chances de falhar o acionamento), mas isso não é nada de preocupante, pelo fato de ser acionamento eletrico, vai dar problema. A questão para os dois casos, é sempre estar com a manutenção em dia.
Abraço

Boa Sergião... Só tira uma ultima duvida, eu mudando a relação da Coroa e pinhão, pra dar um Torque/Potencia maior, isso diminui na velocidade final dela ou não atrapalha? Gostaria de uns 50 ou 60 de tork devido ela ser Cabine Dupla. Abração!

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 10:11
Boa Sergião... Só tira uma ultima duvida, eu mudando a relação da Coroa e pinhão, pra dar um Torque/Potencia maior, isso diminui na velocidade final dela ou não atrapalha? Gostaria de uns 50 ou 60 de tork devido ela ser Cabine Dupla. Abração!
Rafael:
Vamos por partes;
Antes de qualquer coisa, quando tiver um tempo, acesse a WIKIPEDIA(acho que não escrevi certo), para dar uma pesquisada nos termos TORQUE e POTENCIA, para ter uma maior clareza do que são essas grandezas físicas. Mas a grosso modo, TORQUE é a força que um motor é capaz de gerar(medida em Kgf/m, Nm/m Lb/Ft), e que a capacidade desta força realizar trabalho em uma unidade de tempo é a popular POTENCIA, que nos motores resulta do TORQUE pela ROTAÇÃO em MINUTOS. E que em função da configuração/ construção, etc, etc de cada motor, teremos uns com mais torque, outros com menos torque, e consequentemente mais potencia, menos potencia, mais torque em baixa rotação, menos potencia final, menos torque em baixa rotação, alto giro, e mais potencia , e por ai vai. É valido lembrar que os motores de maior cilindrada, e mais "retangulares" com maior curso de pistão e menor diametro, são mais "TORCUDOS" porem tem limite de rotação restrigindo, e os menores em cilindrada em mais "QUADRADOS" com maior diametro de pistão e menor curso, terão menor torque e poderão gerar mais potencia ,pois podem girar mais( em uma unidade de tempo). Bom, se for falar mais sobre isso, levarei um tempo enorme, e talvez não me faça tão claro quanto seria necessario, para o seu entendimento.
Quanto ao conjunto de transmissão, umas das funções,(na verdade a função principal), é transmitir às rodas, o torque (e rotação, claro) do motor, multiplicando/"desmultiplicando" isto(rotação/torque). Por exemplo, quando voce diz que tem um cambio, com primeira marcha 3,86:1 e um diferencial com relação 3,55:1, quando voce tiver usando, voce estará "multipilcando" o torque líquido do motor, por 3,86, e na sequencia por 3,55 e inversamente "reduzindo"(diminuindo) a rotação do motor na mesma proporção das releações. Então o torque(teoricamente falando), que chagará às rodas, é resultado dessas "contas" de X das relações, deduzindo( ou diminuindo), o que se gasta ou se perde, no "movimento" do conjunto de transmissão( o que chamamos de rendimento, onde cada "tipo de transmissão" tem um rendimento específico, umas tem 80%, outras 75% , 85%, etc), e que no caso da ROTAÇÃO, o que se chega às rodas, é praticamente o resultado mesmo, da "multiplicação" da "rotação de entrada" no sistema de transmissão pela( ou pelas) relações de transmissão do sistema.
Em sintese, quanto mais "curta" for uma relação de diferencial( menor numero de "dentes" do Pinhão em relação ao numero de "dentes" da coroa) ou menor numero de dentes de uma engrenagem "motora" em relação oa numero de dentea da engrenagem "movida", mais "torque"(força) e menos rotação teremos nas rodas.
O que seria prático, ( e está sendo tendencia das montadoras), é que quanto maior o numero de "marchas" tivermos num sistema de transmissão(mais especificamente no cambio, ou caixa de marchas, como queira), melhor se "aproveita"a "curva de torque/potencia" de um motor, pois voce consegue ir de baixa velocidade/muita força à alta velocidade, podendo andar bem numa trilha, carregar um peso razoável, rebocar, etc, a rodar numa boa velocidade de cruzeiro, como o motor no menor giro possivel, dentro de sua faixa "ótima" de torque.
Como seu carro tem cambio automatico, ( nào tenho certeza, mas me parece que a marcha DRIVE dele é "OVER"'), se voce conservar a relação de diferencial original, colocando uma boa T-CASE( tipo reduzida 2,72:1), poderá andar tranquilamente com pneus 33" até talvez 35" sem fazer feio, pois teu motor tem bom torque, vai ter muita força na primeira LOW(reduzida), mesmo com "peneuzão" a também andará bem, em DRIVE, até porque os pneus maiores "ALONGARÃO" mais ainda sua relação final.
Abraço.

Edintruder
17/04/2010, 11:59
Não desmerecendo nem um pouco o que o Sergio escreveu, longe disso, mas Rafael, já andasses de bicicleta? Sabes o que é uma bicicleta com marchas? Experimenta andar em uma que entenderás muito bem a relação de força e desempenho conforme muda as relações...

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 13:26
Não desmerecendo nem um pouco o que o Sergio escreveu, longe disso, mas Rafael, já andasses de bicicleta? Sabes o que é uma bicicleta com marchas? Experimenta andar em uma que entenderás muito bem a relação de força e desempenho conforme muda as relações...
É isto ai, Rafael!! Simples e objetivo, brilhante colocação do Edin!:concordo::concordo::concordo:. Se andar de bike com marchas vais "sentir na pele", ou melhor, "nos músculos", a "coisa"!!
Valeu, Edin!!
Abraço

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 13:27
É isto ai, Rafael!! Simples e objetivo, brilhante colocação do Edin!:concordo::concordo::concordo:. Se andar de bike com marchas vais "sentir na pele", ou melhor, "nos músculos", a "coisa"!!
Valeu, Edin!!
Abraço

DieselPower
17/04/2010, 13:31
Exemplificando:
Se fosse engatar uma 18a marcha de uma bicicleta e um magricelo tentar arrancar em uma subida íngrime, pode não conseguir. Já um Gorducho sobe no pedal e solta o peso, arrancando...
Já engatando uma primeira, o magricelo dará várias e várias pedalas a mais por minuto que o Gorducho, atingindo velocidades maiores (em relação ao Gorducho), com esta configuração de relação curta.

Essa é uma analogia (porca) da diferença entre HSD e LSD e as relações de transmição aplicadas a eles!

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 13:54
Exemplificando:
Se fosse engatar uma 18a marcha de uma bicicleta e um magricelo tentar arrancar em uma subida íngrime, pode não conseguir. Já um Gorducho sobe no pedal e solta o peso, arrancando...
Já engatando uma primeira, o magricelo dará várias e várias pedalas a mais por minuto que o Gorducho, atingindo velocidades maiores (em relação ao Gorducho), com esta configuração de relação curta.

Essa é uma analogia (porca) da diferença entre HSD e LSD e as relações de transmição aplicadas a eles!

Diesel!
Ótimo exemplo!!:concordo: Não é nada "porca" sua analogia. Raciocinio de quem entende, e simplifica para entendimento dos "menos informados". Show de bola também! É a comparação do motor "retangular"(grande curso de pistão, maior que diametro), com o motor "quadrado"(curso e diametro iguais ou diametro um pouco maior), ou motor grande x motor pequeno.hehe.
Abraço

Rafael Guimaraes saraiva
17/04/2010, 14:36
Valeu, Edin!!
Abraço

Boa, Valew pelas dicas ae pessoal, Acho que com essas dicas todas vou acabar virando um mecanico... ainda mais que adoro carros etc... Voltando, eu até entendo essa analogia da bicicleta, porem não sabia em relação ao torque, o cambio do carro tem a mesma ideia das coroas de uma bicicleta certo? Sergião, a dakota tem um botão chamado "Overdrive" que pelo que entendi em alguns lugares que pesquisei, seria a 4° marcha. então desativando ela o carro cresce mais na rotação, por exemplo em uma subida, com o Overdrive desativado ela tende a ficar em uma marcha só "esticando", e como over ligado, ela fica reduzindo, aumentando... Me corrija se estiver errado. Abraços

Edintruder
17/04/2010, 14:46
Isso mesmo. O Over drive ou "sobre marcha", é uma marcha extra e desmultiplicada. A 3a marcha é 1:1, aonde o motor fica conectado diretamente com o diferencial. O Over drive justamente visa aumentar essa relação final. Se olhares nas alavancas de mudança manual de uma Ranger, por exemplo, no lugar de 5a, está marcado "D", justamente por ser uma marcha "desmultiplicada", ou Drive.

Rafael Guimaraes saraiva
17/04/2010, 14:50
Isso mesmo. O Over drive ou "sobre marcha", é uma marcha extra e desmultiplicada. A 3a marcha é 1:1, aonde o motor fica conectado diretamente com o diferencial. O Over drive justamente visa aumentar essa relação final. Se olhares nas alavancas de mudança manual de uma Ranger, por exemplo, no lugar de 5a, está marcado "D", justamente por ser uma marcha "desmultiplicada", ou Drive.

Eu ainda vou conseguir entender essa técnica "X : X", que vcs usam, o que seria Edin, usando a analogia da "Bicicleta" seria igual ao cambio dianteiro e trazeiro dela? Abração...

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 16:02

X2!:concordo:

SERGIO AUGUSTO
17/04/2010, 16:24
Eu ainda vou conseguir entender essa técnica "X : X", que vcs usam, o que seria Edin, usando a analogia da "Bicicleta" seria igual ao cambio dianteiro e trazeiro dela? Abração...

Rafael: Entendo, que acima, quando voce fala em "cambio traseiro e dianteiro dela", está se referindo ao conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens) da frente, onde acionamos através dos pedais, e o conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens/catraca), que estão na roda da bicicleta. Na verdade, não é cambio dianteiro e cambio traseiro, mas o conjunto como todo forma o CAMBIO da BICICLETA. Então esta "tecnica" "X :"X que fala, siginfica dizer, que estamos "ESTABELECENDO MATEMATICAMENTE A RELAÇÃO ENTRE A ENGRENAGEM DA FRENTE(MOTORA) COM A ENGRENAGEM TRASEIRA(MOVIDA), DIVIDINDO O NUMERO DE DENTES(NESTE CASO ESPECÍFICO, DE CAMBIOS COM ENGRENAGENS, RODAS DENTADAS), DA ENGRENAGEM "MOVIDA" PELO NUMEOR DE DENTES DA ENGRENAGEM "MOTORA". Ex. voce tem na frente(usando a bicicleta como exemplo), onde estão os pedais, uma "roda dentada" de 20 "dentes" e lá atrás, na "catraca" que gira a roda(pneu), uma roda dentada(engrenagem) de 15 DENTES; Então, divindindo 15 por 20, voce terá uma "RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE 0,75:1, ou seja; voce dará 0,75 volta no pedal e a catraca dará uma volta. No caso de diferencial; exemplo, pinhão 11 dentes e coroa 39 dentes( a relação da sua DAKOTA); como o pinhão está do lado da rotação "motora"(rotação vinda do motor/cambio), e a coroa está do "lado da rotação movida", ou seja, vai girar as rodas, então vamos dividir 39 por 11, onde o resultado será 3,54545454545.... aproximamos para 3,55:1( 3,55 voltas do pinhão para uma volta da coroa).
Abraço.

Edintruder
17/04/2010, 21:47
Repara que essa forma de relação apresentada em X:X, é usada em todos os tipos de transmissão.
Na coroa e pinhão, quanto mais próximo de 1:1 (um por um), mais longo é o diferencial, proporcionando velocidade, porém menos torque, e quanto maior o primeiro nro, mais curta é, proporcionando excelente desempenho e força, porém com velocidade final mais reduzida. Quando se aumenta o tamanho dos pneus, o ideal seria escolher em relações mais curtas para compensar. Pneus grande aumentam a velocidade real, porém reduzem o torque.

Rafael Guimaraes saraiva
18/04/2010, 13:10
Rafael: Entendo, que acima, quando voce fala em "cambio traseiro e dianteiro dela", está se referindo ao conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens) da frente, onde acionamos através dos pedais, e o conjunto de "rodas dentadas"(engrenagens/catraca), que estão na roda da bicicleta. Na verdade, não é cambio dianteiro e cambio traseiro, mas o conjunto como todo forma o CAMBIO da BICICLETA. Então esta "tecnica" "X :"X que fala, siginfica dizer, que estamos "ESTABELECENDO MATEMATICAMENTE A RELAÇÃO ENTRE A ENGRENAGEM DA FRENTE(MOTORA) COM A ENGRENAGEM TRASEIRA(MOVIDA), DIVIDINDO O NUMERO DE DENTES(NESTE CASO ESPECÍFICO, DE CAMBIOS COM ENGRENAGENS, RODAS DENTADAS), DA ENGRENAGEM "MOVIDA" PELO NUMEOR DE DENTES DA ENGRENAGEM "MOTORA". Ex. voce tem na frente(usando a bicicleta como exemplo), onde estão os pedais, uma "roda dentada" de 20 "dentes" e lá atrás, na "catraca" que gira a roda(pneu), uma roda dentada(engrenagem) de 15 DENTES; Então, divindindo 15 por 20, voce terá uma "RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO DE 0,75:1, ou seja; voce dará 0,75 volta no pedal e a catraca dará uma volta. No caso de diferencial; exemplo, pinhão 11 dentes e coroa 39 dentes( a relação da sua DAKOTA); como o pinhão está do lado da rotação "motora"(rotação vinda do motor/cambio), e a coroa está do "lado da rotação movida", ou seja, vai girar as rodas, então vamos dividir 39 por 11, onde o resultado será 3,54545454545.... aproximamos para 3,55:1( 3,55 voltas do pinhão para uma volta da coroa).
Abraço.

Caracas!!! Vou chamar vcs de professores agora!! Compreendi certinho o que dizem... Que Show de bola, Sergião e Edin, valew pelas ajudas. Agora estou compreendendo melhor as partes de tração, Diferencial, só falta mais duas duvidas pra eu completar minhas "buscas", pois estou começando a ver as peças para quando comprar ja internar ela e adaptar. Como eu vou querer colocar o DANA 60 na frente, vou já colocar um Bloqueio de diferencial, em relação a Marca, eu vi no ML e aqui na HP, um modelo KAISER, deve ser bom, vcs recomendam outro, existe melhor ou isso não diferi muito? Quando eu for comprar a Dakota, eu to pesquisando em relação a preço e se não está judiada, com relação a motor, me disseram se eu mandar retificar o motor, nunca mais ficará igual, penso em assim que pegar ela, zerar de tudo, mas não sei o que posso fazer para não ter dor de cabeça, principalmente com relação a motor, penso em tirar todo óleo, colocar tudo novo, mais um B12. Sei lá, vcs tem alguma dica do que posso fazer quando for encostar ela pra ficar como nova? Abraços!!!

Edintruder
19/04/2010, 10:03
Em relação à cerveja Kaiser, no RS o pessoal não gosta muito, porém quanto ao diferencial Kaiser, o pessoal do fórum também não usa muito... Olha nos tópicos do "Hardcore" que o pessoal usam muitos bloqueios por lá, e eles raramente falam do Kaiser. Acredito que não exista o Kaiser para o D60... Entre bloqueio no eixo dianteiro ou traseiro, a capacidade de tração maior está no eixo dianteiro na maioria dos caos, salvo em subidas. Dessa forma o bloqueio dianteiro fica excelente. Mas muda muito a dirigibilidade quando está acionado.

Rafael Guimaraes saraiva
20/04/2010, 01:21
Em relação à cerveja Kaiser, no RS o pessoal não gosta muito, porém quanto ao diferencial Kaiser, o pessoal do fórum também não usa muito... Olha nos tópicos do "Hardcore" que o pessoal usam muitos bloqueios por lá, e eles raramente falam do Kaiser. Acredito que não exista o Kaiser para o D60... Entre bloqueio no eixo dianteiro ou traseiro, a capacidade de tração maior está no eixo dianteiro na maioria dos caos, salvo em subidas. Dessa forma o bloqueio dianteiro fica excelente. Mas muda muito a dirigibilidade quando está acionado.

Edin, tira uma dúvida, eu fiquei pescando um pouco no forum, e lembro que andei de jeep a trabalho uma vez, escutava uns "Tlac" e perguntei pro rapaz o que era, lembro que ele me falou que era o bloqueio do diferencial. Eu colocando esse bloqueio na dianteira, vou sempre escutar ou existe algum que não faça. Pelo que vi, tem Kits que vem completo inclusive com as planetarias, esses kits prontos não fazem esse estralo? Abração!!

Edintruder
20/04/2010, 12:06
Esse tipo de bloqueio não é 100% bloqueado. Se colocares na dianteira, somente escutarás esses estalos com as RL acionadas. Se o sistema que colocares não tiver RL, então será um ruído constante em cada esquina que dobrares. Porém se tiver Roda Livres, isso não ocorrerá quando estiverem desligadas.

Rafael Guimaraes saraiva
20/04/2010, 12:24
Esse tipo de bloqueio não é 100% bloqueado. Se colocares na dianteira, somente escutarás esses estalos com as RL acionadas. Se o sistema que colocares não tiver RL, então será um ruído constante em cada esquina que dobrares. Porém se tiver Roda Livres, isso não ocorrerá quando estiverem desligadas.

Entendi, agora, com sua experiencia. Eu utilizando o eixo trazeiro original, colocando um DANA 60 na dianteira, vc colocaria um Bloqueio sendo que o trazeiro da dakota é LSD?

Guilherme A. Araújo
21/04/2010, 02:02
E quando é que vai rolar umas fotos da caranga???

Edintruder
21/04/2010, 11:57
Eu colocaria o bloqueio se pretendes fazer trilhas. Se colocar um jogo de pneus apropriados, o bloqueio pode nem ser tão necessário. Assim como não adianta bloqueio se os pneus são ruins. O bloqueio ajuda muito para buracos e facões, porém se for piso plano com muito barro, os pneus serão fatores primordiais. Na Ranger, nunca senti necessidade de bloqueio por onde andei, porém o meu caso é areia e barro em regiões planas.

Tchê 4x4
21/04/2010, 12:59
Verdadeira "aula" de funcionamento de transmissão, esses guri são bom, báh!!!... Rsrsrs

Eaí Amador, cadê as fotos da criança???...

felipealmeida
02/05/2010, 18:14
Olá pessoal; Como esta o projeto da dakota 4x4? Eu fiz o mesmo em minha ram v8 5.9 , que originalmente era 4x2, e transformei em 4x4! Tenho mais fotos detalhadas , se alguem se interessar em fazer algo parecido!

felipealmeida
02/05/2010, 18:35
Vai ai uns videos que um amigo colocou no youtube para ver se a galera se anima com os projetos das dakotas. hehehehe :twisted::twisted: http://www.youtube.com/watch?v=hHTWsBdL8JM .
http://www.youtube.com/watch?v=4S3gqc2FY-0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=qGI6LTR5ZoQ&feature=related

felipealmeida
02/05/2010, 18:53
Rafael, qual eixo traseiro usa sua dakota? chrysler 8.75?

felipealmeida
02/05/2010, 21:09
Motivaçao pra galera!! hehehehe

Amador
04/05/2010, 18:17
Desculpa por ter sumido galera...meu pc deu pau achei que não ia demorar pra ele voltar...mas acabei tendo que comprar outro...por isso fiquei ausente...

Novidades...

Vendi a dakota ...para comprar uma ram que estou negociando com um conhecido...parecida com essa preta ai do amigo...mas sendo prata...

felipealmeida
30/05/2010, 00:46
E ai pessoal,pq ta tao parado esse tópico de dodge ? heheheh

felipealmeida
30/05/2010, 09:56
Continua parado!! heheheheh

felipealmeida
30/05/2010, 09:58
Ta ai a ram, com pneus 37!!!

Alefull
30/05/2010, 10:51
Caraca...cade a escadinha??

felipealmeida
30/05/2010, 11:18
heheheheh:twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted::twisted:

Tchê 4x4
30/05/2010, 17:16
Já vi essa RAM pessoalmente e é o bicho!!!...

Rafael Guimaraes saraiva
30/05/2010, 17:34
heheheheh:twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted::twisted:

BigFoot? rsrsrs... dirigi a dakota na MArginal pinheiros, dei uma pisada nela, pra testar, Rapaz, nao tinha um que ficava na frente... imagina com um pneuzao desses rsrsr passo por cima desses imbecis que entram e nao dao seta...

felipealmeida
12/06/2010, 17:39
E ai pessoal!!! cade os dodgeiros????? hehehe