Ver Versão Completa : Notificação Extra Judicial -TR4
Apesar desta notificação, que faço apenas por cautela, não seria justo de minha parte não destacar que sempre fui muito bem atendido na Via Jap Curitiba. Certamente continuarei recorrendo àquela concessionária para resolver qualquer problema que minha viatura venha apresentar, desde que solucionam este imbróglio e me deem boas explicação sobre o porquê de ser dito que os cabos foram substituídos quando na realidade não foram, claro!
Alguém aqui do Fórum já teve ocorrência semelhante com cabos de ignição da TR4?
Abaixo seguem a notificação e o email:
NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL
Em 29.03.2010, data abrangida pela garantia legal prevista no Art. 26, inciso II, do código de Defesa do Consumidor – CDC, dirigi-me à Concessionária Via Jap, em Curitiba-Pr, para reparo em meu veículo Mitsubishi Pajero TR4 Flex A/T, ano e modelo 2008, adquirido naquela mesma loja em 07.01.2010. O carro apresentava falhas ocasionais (defeito intermitente: ora funcionava perfeitamente, ora falhava) no funcionamento do motor. Ao ser atendido pelo Consultor Cesar, merece destaque a cortesia exemplar dispensada, informou-me este que havia casos de falha deste tipo em razão de defeito de fabricação em um lote de cabos de ignição. Aguardei o atendimento e em pouco mais de meia hora o carro foi-me entregue em perfeito funcionamento, tendo o Consultor me informado que o jogo de cabos havia sido trocado. Frise-se: não foi aberta ordem de serviço interna da concessionária (ao menos não tomei conhecimento) ou emitido qualquer espécie de documento que comprove minha estada na loja ou a instalação de qualquer peça como, por exemplo: nota fiscal. Desloquei-me à minha residência e, no dia seguinte, guardei a TR4 em um estacionamento onde mantenho uma vaga alugada para o terceiro carro da família. Ao desligá-la, no estacionamento, o funcionamento era normal. Passei a semana utilizando outro veículo que disponho. Hoje, domingo, 04.04.10, ao buscar a TR4 no estacionamento e funcioná-la, esta apresentou as mesmas falhas anteriormente verificadas. Qual minha surpresa quando abri o cofre do motor e percebi que os cabos de velas não haviam sido trocados. Há sinais de que alguém mexeu no cabo do primeiro, ou quarto, cilindro (o que fica próximo ao radiador). Como posso afirmar isto? Simples: não lavo motor. Motores dos meus carros sempre estão, no mínimo, cobertos de pó e, no caso em questão, a camada de pó revela que este cabo foi mexido, contudo, está ele coberto de pó nos terminais indicando que ou se trata do mesmo cabo, ou foi substituído por outro cabo já usado. Os cabos dos outros cilindros sequer foram tocados. Amanhã, segunda feira, 05.04.2010, uma semana após a ocorrência narrada e ainda dentro do prazo de garantia legal, irei à Via Jap Curitiba para solução do problema.
Para que dúvidas não pairem quanto à tempestividade em relação aos prazos previstos no CDC, estou postando, na data de hoje, 04 de abril de 2010, cópia desta NOTIFICAÇÃO, e seu email de encaminhamento, no Fórum 4x4 Brasil e, amanhã, entregarei outra cópia na citada concessionária, mediante contra-recibo.
Curitiba, 04 de abril de 2010.
Annibal Bassan Junior,
Consumidor.
.................................................. ..
o email encaminhado ao endereço eletrônico: crm@viajap.com.br
Prezados Senhores,
Em anexo deste email, encaminho-lhes NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL referente a evento ocorrido com o veículo Mitsubishi Pajero TR4 adquirdo conforme Nota Fiscal nº 000.002.513, da Via Jap Curitiba. O objetivo busca o resguardo relativo às normas que disciplinam a Garantia Legal prevista no Código de Defesa do Consumidor – CDC.
Sem mais, despeço-me,
Atenciosamente.
Annibal Bassan Junior,
Consumidor.
Annibal,
Mitsubishi é mesmo ruinzinho. Perguntinha básica, tá funcionando? Se está, esta era a obrigação deles. Se trocou ou não o cabo de vela é outra história e de nada vai adiantar vc brigar.
[]´s
Annibal, a TR4 que minha esposa tinha, que era do mesno ano da sua, apresentou o mesmo problema, na primeira vez que levei na DVM também informaram que "trocaram" os cabos de vela mais o problema retornou da mesma forma, na segunda vez trocaram a bomba de gasolina, resolvendo o problema!!!!
Espero ter ajudado.
Marcelo.
Morceli, tua informação ajuda muito, pois, um dos motivos da minha notificação é o fato de desconfiar que não seja cabo, mas sim, um problema mais sério. Com a notificação fica claro que o defeito surgiu no prazo da garantia e foi “empurrado de barriga” para após o vencimento da garantia legal que aconteceria há apenas mais 10 dias. Se comprovado isto buscarei não só o reparo do defeito, como também impetrarei as ações por danos morais havidos em razão do ardil perpetrado pelo fornecedor. Pergunto: e os cabos, no teu caso, de fato foram trocados?
Luca, posso te garantir que adianta brigar, sim. Já “enquadrei” um grande Grupo Comercial aqui do Paraná que não só trocaram meu carro, como tiveram que me fornecer carro reserva até eu dispor de meu novo veículo e ainda sairam da “pedrada” pedindo mil desculpas. Demonstrei a eles, mais especificamente ao seu departamento jurídico, que era muito fácil provar enormes prejuízos ao bom andamento da vida familiar caso minha esposa ficasse um dia, sequer, sem um veículo para atender às necessidades do lar tais como: levar minhas filhas ao colégio, médicos, ir ao supermercado, minha própria mulher, sendo cardíaca, necessitava de constante, e rápido, atendimento de seus méticos, etc, tudo porque aquele conglomerado havia me vendido um meio de transporte “bichado” e que se destinava a atender necessidades familiares.
Os consumidores brasileiros são muito acomodados e conformam-se facilmente com a violação dos seus direitos, assimilando prejuízos que não deram causa. Não importa se vai ganhar ou não a disputa, o que deve ficar bem claro ao fornecedor é que ele vai enfrentar uma disputa que pode lhe trazer prejuízos também.
Saudações 4x4
Annibal, sinceramente acho que não trocaram não!!! Aliás, nunca mais piso na DVM, hoje tenho uma Triton 2009 e minha esposa tem uma TR4 2010 só levo na Cardinal, outra conversa!!!!
fabioaguilera
04/04/2010, 21:50
Sou lá dos Nivas, mas o título deste tópico chamou minha atenção e não pude deixar de "meter o bedelho"! :shock:
Parabéns pela atitude cidadã e corajosa!:palmas:
Sem querer desencorajá-lo - até porque não me desencorajou - mas apenas a título de exemplo, informo que da última vez que reclamei publicamente de um fornecedor, numa situação até parecida com a sua, fui carinhosa e gentilmente processado! :dance: Olha que beleza! hehehe
Boa sorte!:concordo:
Sou lá dos Nivas, mas o título deste tópico chamou minha atenção e não pude deixar de "meter o bedelho"! :shock:
Parabéns pela atitude cidadã e corajosa!:palmas:
Sem querer desencorajá-lo - até porque não me desencorajou - mas apenas a título de exemplo, informo que da última vez que reclamei publicamente de um fornecedor, numa situação até parecida com a sua, fui carinhosa e gentilmente processado! :dance: Olha que beleza! hehehe
Boa sorte!:concordo:
Fábio, mesmo sendo expresso que na relação de consumo o consumidor é a parte frágil e a legislação deve ser interpretada levando isto em consideração, deve o consumidor tomar cuidado para não ultrapassar a fronteira que separa a legítima reclamação da violação à imagem do fornecedor. Acontece, não poucas vezes, de aquele que é vítima do produto defeituoso ou do serviço mal prestado ficar de tal forma indignado que acaba por ultrapassar este limite. Neste caso, não tenha dúvida, o fornecedor se aproveitará desta circunstância. Talvez tenha sido este o acontecido com você. Nestes eventos, nunca permita que a emoção dite o rumo a ser seguido. Engula a raiva, o gosto é amargo, mas é a atitude correta a se tomar. Vale, aqui, o ensinamento de Arthur Schopenhauer: “Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.”
Saudações 4x4
AcesHigh
04/04/2010, 22:59
Aliás, nunca mais piso na DVM
x2! Já fui maltratado em concessionárias, mas nada se assemelha ao que passei na DVM!
[]'s
Marcelo
samukanvas
04/04/2010, 23:34
Annibal,
Acho legal vc expor os defeitos do seu carro e procurar as soluções que acha melhor, mas envolver o fórum em um problema pessoal não fugiria um pouco do propósito? O fórum é apenas um local de "ponto de encontro" de jipeiros :concordo:
Tb tenho tr4 e torço pela resolução de seus problemas.
Abs
Rodrigo
marcio pajero
05/04/2010, 07:38
Rodrigo, me permita discordar de voce, o companheiro está dando ciencia aos foristas de um defeito que parece não ser exclusivo do veiculo dele, da condução pela concessionaria na solução, de sua indignação com este procedimento e ainda com as reações em defesa de seus interesses.
Acho que esta informação nos permite atentar para os defeitos em nossas viaturas e as manobras de fornecedores voluntarias ou não em nosso prejuizo.
Já ouvimos falar como as montadoras tratam seus concessionarios em relação aos serviços em garantia
No mais acho que o forum é o local exato destas exposições e tambem de opinioes, que podem ser divergentes.
Marcio
Rodrigo, me permita discordar de voce, o companheiro está dando ciencia aos foristas de um defeito que parece não ser exclusivo do veiculo dele, da condução pela concessionaria na solução, de sua indignação com este procedimento e ainda com as reações em defesa de seus interesses.
Acho que esta informação nos permite atentar para os defeitos em nossas viaturas e as manobras de fornecedores voluntarias ou não em nosso prejuizo.
Já ouvimos falar como as montadoras tratam seus concessionarios em relação aos serviços em garantia
No mais acho que o forum é o local exato destas exposições e tambem de opinioes, que podem ser divergentes.
Marcio
Rodrigo,
O Marcio disse tudo. Acrescento, apenas, reforçando o dito, que o menor objetivo deste Fórum é ser um "encontro de jipeiros". Cadastrei-me neste espaço muito mais para ter atendimento a problemas que possam ocorrer com nossos 4x4 e sanar dúvidas de todas as espécies, do que apenas dispor de um espaço para deleite. Será que estou enganado? Aceito ponderações contrárias. Caso tenha interpretado mal a finalidade do Fórum 4x4 Brasil, peço desculpas pelo ocorrido e não mais postarei mensagens do tipo "defesa do consumidor".
Saudações 4x4
RABUGENTO
05/04/2010, 09:29
Alguns preferem defender as indústrias e esquecem que também são consumidores.
Acho muito importante os vários fatos relatados em todo o forum.
Resumo da ópera: acabo de chegar da Via Jap Curitiba com o jogo de cabos de ignição novos, motor funcionando redondinho e com um atendimento digno de 1º mundo. Continuo cliente daquela concessionária. Claro! A notificação foi entregue mediante contra recibo. Se, e reafirmo o “SE”, o problema eram os cabos, creio que está solucionado. Se, o problema for outro, a Via Jap Curitiba receberá outras tantas NOTIFICAÇÕES EXTRA JUDICIAIS quanto forem necessárias para reparo do defeito, e, caso não se chegue a um resultado que me atenda, conversaremos via órgãos de defesa do consumidor e no Judiciário.
Saudações 4x4
Resumo da ópera: acabo de chegar da Via Jap Curitiba com o jogo de cabos de ignição novos, motor funcionando redondinho e com um atendimento digno de 1º mundo. Continuo cliente daquela concessionária. Claro! A notificação foi entregue mediante contra recibo. Se, e reafirmo o “SE”, o problema eram os cabos, creio que está solucionado. Se, o problema for outro, a Via Jap Curitiba receberá outras tantas NOTIFICAÇÕES EXTRA JUDICIAIS quanto forem necessárias para reparo do defeito, e, caso não se chegue a um resultado que me atenda, conversaremos via órgãos de defesa do consumidor e no Judiciário.
Saudações 4x4
:palmas::palmas::palmas:
samukanvas
05/04/2010, 16:36
Marcio
Marcio, eu concordo com tudo que falou. O que eu não acho legal seria envolver o fórum judicialmente. De resto o fórum é cheio de tópicos como esse. Não estou defendendo nenhum lado, apenas o fórum :concordo:
Pode dizer que notificou e que tá ruim o carro, que a concessionária não presta e colocar os motivos, mas envolver judicialmente o fórum acho um pouco demais, não? Sei lá... um juiz maluco e alguém passa a chave nisso aqui... :pensativo:
Problemas devem ser resolvidos entre as duas partes sem envolver terceiros :concordo:
Espero que entendam minha posição no fórum (Em defesa dele - Apoiador). Como eu disse, torço pela resolução. Não só porque sou jipeiro, mas tb porque tenho TR4. Seria muito bom melhorar a mitsubishi no geral e essa ação pode ajudar no processo.
Abs
Marcio, eu concordo com tudo que falou. O que eu não acho legal seria envolver o fórum judicialmente. De resto o fórum é cheio de tópicos como esse. Não estou defendendo nenhum lado, apenas o fórum :concordo:
Pode dizer que notificou e que tá ruim o carro, que a concessionária não presta e colocar os motivos, mas envolver judicialmente o fórum acho um pouco demais, não? Sei lá... um juiz maluco e alguém passa a chave nisso aqui... :pensativo:
Problemas devem ser resolvidos entre as duas partes sem envolver terceiros :concordo:
Espero que entendam minha posição no fórum (Em defesa dele - Apoiador). Como eu disse, torço pela resolução. Não só porque sou jipeiro, mas tb porque tenho TR4. Seria muito bom melhorar a mitsubishi no geral e essa ação pode ajudar no processo.
Abs
Rodrigo, pela sua colocação percebo que você certamente é de outra área do conhecimento, vale dizer: não é afeito às coisas do Direito, daí a tua não compreensão do que postei. Nada do que coloquei tem a ver com postulação judicial. Muito pelo contrário, na verdade é fora da contenda no Judiciário, por isto ser: EXTRA JUDICIAL. Acontece que no “juridiques” qualquer notificação, comunicado, informação, ou algo semelhante, e que não ocorra mediante citação ou intimação judicial, é extra judicial. Quando você vai à oficina que não resolveu o defeito do carro e informa verbalmente ao mecânico que ele não fez o serviço direito (descumpriu o contratado) você está fazendo uma NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL (neste caso verbalmente); caso ele não resolva o problema, cabe a você, se assim desejar, buscar a guarida do Poder Judiciário mediante o competente processo. Quando este mecânico for citado (informado) sobre a propositura de uma Ação (Cível ou Penal) por um Oficial de Justiça, cumprindo determinação do Juiz que preside este processo, aí ele estará sendo NOTIFICADO JUDICIALMENTE, ou seja: lhe estará sendo dado conhecimento que ele acaba de se tornar Réu num processo. É isto!
Saudações 4x4
marcio pajero
05/04/2010, 20:30
Rodrigo, voltei aler a notificação do Annibal e agora entendi sua colocação.
Parece tratar-se de constar no texto a informação que tal reclamação seria enviada ao forum para conhecimento dos foristas. Se foi este seu intuito e que eu não havia percebido acho que o forum não precisava ser citado, apesar de, convenhamos ser um grande instrumento de pressão dado seu alcance mais ainda não se trata de nenhuma ação judicial .
PS - Como diz o Annbal, eu tambem sou de outra area do conhecimento mas gostei da explicação e tradução do juridiques para o popular.
Que bom que o problema parece ter sido solucionado.
Marcio
samukanvas
05/04/2010, 20:55
Annibal,
Espero que entenda o ponto de vista de um leigo no assunto. Me desculpe pela interpretação errada. Realmente direito não é meu forte e quando li algo que me pareceu estar envolvendo o fórum, entrei logo para "acalmar" o problema.
O bom dessa história toda é que sua TR4 está na ativa de novo e eu aprendi mais duas dicas, com a experiência de vcs, para quando a minha der esse defeito (toc, toc, toc na madeira :mrgreen:). De outros carros eu sei um pouco, mas de tr4 tô começando do zero mesmo.
Andei nela esses dias (O carro está com a minha dona) e senti que é um pouco molenga de suspensão traseira e dianteira. Procurei por tópicos descrevendo algo do tipo e achei pouca coisa. Estou pra mexer na suspensão dela e aumentar um pouco a capacidade de carga (Sei que a tr4 tem problemas com amortecedores traseiros) pra evitar batente quando carregada e melhorar o desempenho no asfalto.
Obrigado pela explicação. Não me assustarei mais com esse tipo de coisa :mrgreen:
Abs
Rodrigo
--------------------------------------
Marcio, confesso que fiquei com um pouco de receio, pois não sabemos até onde as ações podem chegar. Já envolveram o fórum antes e é uma situação um pouco chata para a gente, sabe... Queremos evitar o problema "em campo" antes que ele suba pro chefe. Então, ao menor cheiro de problemas temos que partir em socorro :lol:
Tb gostei da resolução do problema. No país em que vivemos o respeito ao consumidor se dá pelo tamanho do problema que o mesmo pode gerar. Sendo advogado e conhecendo a fundo seus direitos, acho que a coisa muda. Foi muito bom o Annibal ter entrado de sola na concessionária pois aí, talvez, passem a ser um pouco mais profissionais. Essa palavra - profissional - hoje é enfeite nas empresas. Sendo proprietário de um veículo da marca eu me sinto prisioneiro de concessionária. Uma que pago pela garantia e outra pela dúvida de levar em outro lugar e a "lebre ser um gato". Hoje eu já faço bastante coisa em casa, devido a meus problemas com concessionárias, mas ainda tem a garantia...
Agradeço tb sua compreensão :concordo:
Abs
Rodrigo
Caros amigos, Rodrigo, Marcio e demais que visitam este tópico,
Pelo que postei aqui dá para perceber que já atuei na área de defesa do consumidor (hoje não mais tenho esta atividade). Não vem ao caso mencionar onde, mas, posso dizer que foi em posição relevante e que proporcionou-me grande experiência. Aprendi que existem dois tipos de consumidores: o consumidor com postura de “gado” e o consumidor com postura de “cascavel”. Os fornecedores com maiores recursos econômicos (é melhor lidar com estes, pois, geralmente têm um nome a zelar e patrimônio para responder pelo dano) e que contam com assessoramento jurídico, sabem como tratar estes consumidores. O “gado” é aquele que vai ao fornecedor e solta um mugido: o fornecedor escuta e dá um berro avançando contra o bovino que, imediatamente recua, voltando a se juntar à manada. O “cascavel” é aquele que vai ao fornecedor e chocalha o guizo: o fornecedor escuta e recua, pois, sabe que se enfrentar, corre sério risco de ser picado podendo, inclusive, vir a óbito (fim do seu negócio). Repito aqui, para relembrar, o ensinamento de Arthur Schopenhauer, que acima postei: “Não devemos mostrar a nossa cólera ou o nosso ódio senão por meio de atos. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.”
Deixo o seguinte comentário: o normal é o consumidor não ser versado no Direito que o defende. Seria um absurdo imaginarmos que todos têm que se formar numa Faculdade de Direito para poder defender-se dos maus empresários. Para isto existem os Órgãos de Defesa do Consumidor. Eu sei que é preciso ter tempo e, muitas vezes, “saco” pra agüentar filas e todo o mais, todavia, não se conforme em ser consumidor “gado”, seja, sempre, um consumidor “cascavel”. Quando for reclamar um direito seu, não solte um mugido, mas, chocalhe o guizo. O fornecedor tem ouvido suficientemente bom para distinguir um mugido do chocalhar de um guizo. No meu caso, chocalhei um guizo chamado NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL.
Saudações 4x4
marcio pajero
05/04/2010, 21:44
beleza, beleza e beleza. Abraços a todos
Fernando Massad
05/04/2010, 21:46
Prezado Annibal,
Com todo respeito, vc está equivocado quando acredita que postar algo no fórum equivale a NOTIFIÇÃO EXTRA JUDICIAL.
Por enquanto seu "chocalho" está em pleno repouso, porquanto inexiste sequer presunção de que a pessoa a quem se pretende notificar teve ciência dos fatos até aqui mencionados.
Procure um advogado para te orientar melhor. Te adianto que vc pode fazer uma notificação extra judicial (real) de forma até singela, através de cartório, o que com toda certeza surtirá o efeito desejado (dar ciência à pessoa).
Obs. Agir com cautela é sempre melhor, até porque o brasileiro muitas vezes se esquece de que quando se adquire um direito, em contrapartida, se contrai uma obrigação. É igual contabilidade: a todo débito corresponde um crédito e vie-versa. O fornecedor também é detentor de direitos, e muitas vezes age judicialmente na defesa deles...
Um abraço e boa sorte em sua empreitada. Precisando algo, estamos aí...
Prezado Annibal,
Com todo respeito, vc está equivocado quando acredita que postar algo no fórum equivale a NOTIFIÇÃO EXTRA JUDICIAL.
Por enquanto seu "chocalho" está em pleno repouso, porquanto inexiste sequer presunção de que a pessoa a quem se pretende notificar teve ciência dos fatos até aqui mencionados.
Procure um advogado para te orientar melhor. Te adianto que vc pode fazer uma notificação extra judicial (real) de forma até singela, através de cartório, o que com toda certeza surtirá o efeito desejado (dar ciência à pessoa).
Obs. Agir com cautela é sempre melhor, até porque o brasileiro muitas vezes se esquece de que quando se adquire um direito, em contrapartida, se contrai uma obrigação. É igual contabilidade: a todo débito corresponde um crédito e vie-versa. O fornecedor também é detentor de direitos, e muitas vezes age judicialmente na defesa deles...
Um abraço e boa sorte em sua empreitada. Precisando algo, estamos aí...
Fernando,
Você não leu todo o tópico. Não notifiquei ninguém via Fórum 4x4 Brasil. O fiz pessoalmente, mediante documento entregue com contra-fé assinada pelo fornecedor (Via Jap Curitiba) que, como empresa séria que é, entendeu e atendeu minha reclamação. Com isto fidelizou um cliente, conforme expressamente disse, e, volto a afirmar: continuo cliente da Via Jap Curitiba, pois sei que, estando eu com razão, serei atendido com presteza. Gosto de lidar com gente inteligente ( e educada) e os responsáveis pela Via Jap Curitiba demonstraram ser inteligentes, pois, de um limão fizeram uma limonada.
Saudações 4x4
Bargiela
05/04/2010, 23:08
Parece que isso virou uma discussão sobre Direito, desvirtuando o Tópico em si.
Pelo que entendi resolveu com a Via Jap sem necessidade de ação, correto?:palmas:
Topic Closed :stop:
Parece que isso virou uma discussão sobre Direito, desvirtuando o Tópico em si.
Pelo que entendi resolveu com a Via Jap sem necessidade de ação, correto?:palmas:
Topic Closed :stop:
Correto, Bargiela.
Também acho que o tópico deve ser encerrado, infelizmente.
Saudações 4x4