PDA

Ver Versão Completa : Comparativo Folha de São Paulo - Ranger x S10 x Frontier



ArthurC
21/02/2005, 19:03
São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2005


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Próximo Texto | Índice

PICAPES

Com motor eletrônico, a Ford acelera mais, mas é menos ágil que a Nissan

Ranger se equipara a S10 e supera Frontier
DA REDAÇÃO

Líder de vendas entre as picapes médias desde seu lançamento, em 1995, a Chevrolet S10 teve, no ano passado, apenas 1.422 unidades comercializadas a mais que a Mitsubishi L200. Também enfrenta a Ford Ranger, a primeira do segmento a ter motor eletrônico. A Toyota Hilux chega completamente renovada no mês que vem. E ainda há a Nissan Frontier.
Na briga entre a S10, a Ranger e a Frontier -a L200 ficou de fora, pois a fábrica não a disponibilizou para testes-, a Ford mostrou que acertou com o motor 3.0. A Ranger foi a mais rápida nas acelerações, teve retomadas próximas às da S10 e foi tão silenciosa quanto a Chevrolet, de acordo com teste Folha-Mauá. Mas "bebeu" muito.
Entre 0 km/h e 100 km/h, a Ranger levou 12,09s. Ela foi cerca de 2s mais rápida que as outras duas: o tempo da S10 foi de 14,4s, enquanto a Frontier fez a prova em 14,7s. Com o antigo motor 2.8 -substituído para obedecer à nova legislação ambiental-, a Ranger era bem mais lenta, com 13,55s.
A Chevrolet -que não tem mudança no design desde 2000- conseguiu retomadas mais ágeis, apesar de a Ford ter ficado perto. Entre 60 km/h e 120 km/h, por exemplo, o cronômetro marcou 18,27s e 18,31s, respectivamente. A Frontier levou 19,46s.
Vantagem mesmo a Chevrolet leva no consumo urbano. Ela percorreu 9,1 km com um litro de diesel. A Frontier fez 8,9 km/h. A Ranger piorou sua própria média: passou de 8,9 km/h para 6,4 km/l. (JOSÉ AUGUSTO AMORIM)


Botando mais lenha na fogueira:

Já que as outras não mudaram, vou expor meus comentários unicamente sobre a Ranger, as diferenças, a meu ver, da antiga para a nova motorização são:

Boas:
:arrow: Anda mais, baixou o 0 a 100 km/h de 13,55s para 12,09s.
:arrow: Menor emissão de poluentes

Más:
:arrow: O consumo aumentou de 8,9km/l para 6,4 km/l
:arrow: Preço maior
:arrow: O torque que era de 38,2 kgfm no motor antigo, no novo foi subutilizado com 38,7 kgfm
:arrow: Manutenção mais cara

É isso, que venham as pedradas!

[]s

Reinaldo
21/02/2005, 22:58
Achei o consumo muito alto :evil: Parece motor a gasolina :!:
Esse motor, apesar de maior (pouca coisa), deveria ser mais eficiente (melhor queima = maior rendimento = menos poluição = menos consumo). Tô errado ?
Se bem que a potência aumentou bastante ... aí não tem milagre ... anda mais, bebe mais ... :wink:
Pergunta, qual o motor da nova Hilux ? É toyota ou é o mesmo International da Ranger?

ojaneri
22/02/2005, 07:10
Esse consumo nao ta condizente nao. O carro por ser eletronico vai render mais do que o antigo. Vamos esperar os numeros da Ford!

Martin Melcop
22/02/2005, 09:11
não deve nenhuma maravilha, mas 6,4 é irreal.... acredito que deve ficar na media com 8,5 mesmo, não mais que isso

JOEL ALVES
22/02/2005, 10:38
OLÁ PESSOALL.

Confesso q fiquei um pouco decepcionado com os números da "nova" Ranger. Qual será a estratégia da Ford?

1- O motor International 3.0 NGD tem condições de atingir fácil 180 cv com pelo menos 41kgf.m de torque. Por quê 163cv???? e 38,7kgf.m?

2- Já q os preços em latinhas subirão em pelo menos 8-10% por que sub-utilizar o motor??

3- A GM está em compasso de espera. O novo motor MWM Sprint eletronic com 2.8 l é capaz de atingir também 163 cv (deve ser um número cabalístico) com 40kgf.m de torque?
E consegue estes números com menor cilindrada e provavelmente com mais economia...

4- A Toyota vem de D-4D de 3,0 litros e 163 cv (?) que equipa na Europa o Prado.

REALMENTE ESPERAVA UM POUCO MAIS... PAGA-SE UMA FORTUNA PARA NÃO SE TER O MELHOR. :shock: :| :cry: :?:

[]'S

ojaneri
22/02/2005, 10:55
OLÁ PESSOALL.

Confesso q fiquei um pouco decepcionado com os números da "nova" Ranger. Qual será a estratégia da Ford?

1- O motor International 3.0 NGD tem condições de atingir fácil 180 cv com pelo menos 41kgf.m de torque. Por quê 163cv???? e 38,7kgf.m?

2- Já q os preços em latinhas subirão em pelo menos 8-10% por que sub-utilizar o motor??

3- A GM está em compasso de espera. O novo motor MWM Sprint eletronic com 2.8 l é capaz de atingir também 163 cv (deve ser um número cabalístico) com 40kgf.m de torque?
E consegue estes números com menor cilindrada e provavelmente com mais economia...

4- A Toyota vem de D-4D de 3,0 litros e 163 cv (?) que equipa na Europa o Prado.

REALMENTE ESPERAVA UM POUCO MAIS... PAGA-SE UMA FORTUNA PARA NÃO SE TER O MELHOR. :shock: :| :cry: :?:

[]'S


Provavelmente foi diminuido os valores de potencia e torque a favor do consumo de combustivel, pois nao vejo outro motivo.

JOEL ALVES
22/02/2005, 11:06
ojaneri,

Por quê 163 em todas??

Os motores comom-rail são em tese, muito mais econômicos do q os tradicionais.

E não valeria consumir um pouco mais por mais torque e potência?

Será q daqui a 6 meses ou 1 ano não teremos um novo lançamento de uma Ranger com 180cv???

[]'s

ArthurC
22/02/2005, 11:53
ojaneri,

Por quê 163 em todas??

Os motores comom-rail são em tese, muito mais econômicos do q os tradicionais.

E não valeria consumir um pouco mais por mais torque e potência?

Será q daqui a 6 meses ou 1 ano não teremos um novo lançamento de uma Ranger com 180cv???

[]'s

Consumir mais ainda?! Já ta bebendo parece Cherokee V8! :shock:

Outro lançamento? Acho dificil, até porque seria uma pu.ta palhaçada com o consumidor!

Não creio, como foi dito aqui, que o consumo seja irreal. Deve ser isso mesmo, e o pior, tudo isso para ter o mesmo torque, e baixar em 1s o 0 a 100 km/h! Essa foi florida.

[]s

ojaneri
22/02/2005, 12:51
ojaneri,

Por quê 163 em todas??

Os motores comom-rail são em tese, muito mais econômicos do q os tradicionais.

E não valeria consumir um pouco mais por mais torque e potência?

Será q daqui a 6 meses ou 1 ano não teremos um novo lançamento de uma Ranger com 180cv???

[]'s

Esse 163 cv deve ser então por algum motivo tributário, provavelmente a partir dai o IPI (Imposto de Industrialização) deve ser maior, o que encareceria o veiculo.

ArthurC
22/02/2005, 13:06
Esse 163 cv deve ser então por algum motivo tributário, provavelmente a partir dai o IPI (Imposto de Industrialização) deve ser maior, o que encareceria o veiculo.


A Troller utilizou muito tempo essa estratégia, lembra que o MWM do T4 só tinha 114cv? Era por causa da tributação.

JOEL ALVES
22/02/2005, 13:15
ArthurC,

1- Os 163 cv não me convencem pois:
* O motor está sub-utilizado
* ë o mesmo nº cabalístico da S10 e Hillux.
*montadoras não dão ponto sem nó. Se a S10 vier com 150cv, tudo bem, se ela vier com 163cv, os 180cv estarão na manga prontos para sewrem utilizados. Quem viver verá...

2- Os motores comom-rail são em tese, muito mais econômicos do q os tradicionais. A única fonte q cita aumento abusivo de consumo foi a folha de SP... duvidável e discutível.

3- E não valeria consumir um pouco mais por mais torque e potência?
Até valeria a pena, porém não com os nº apresentados pela Folha.

4- Será q daqui a 6 meses ou 1 ano não teremos um novo lançamento de uma Ranger com 180cv???
fonte: CARSALE "... E, segundo Antonio Maciel Neto, presidente da Ford, em 2005 a Ranger ganhará outras novidades, ainda não reveladas, mas já em processo de desenvolvimento pela equipe de engenheiros da marca."

5- citação:
Outro lançamento? Acho dificil, até porque seria uma pu.ta palhaçada com o consumidor!.

Vc mesmo comprou uma Ranger 0km às vésperas do lançamento do motor novo... :shock: As montadoras às vezes nos acham palhaços...

Quanto a isso por enquanto, com essa potência e torque, não vi vantagens no novo motor.

Penso q na sua compra vc não saiu perdendo (sorte sua). O 2.8 é extremamente confiável, competente e de manutenção infinitamente mais em conta do q os NGD. 180cv e 41kgf.m seriam vantagens mais palpáveis.

Por isso, ainda não o havia p[arabenizado pela compra da picape nova...depois disto tudo,

[ ]'s parabenizando pela compra.

JOEL ALVES
22/02/2005, 13:20
Esse 163 cv deve ser então por algum motivo tributário, provavelmente a partir dai o IPI (Imposto de Industrialização) deve ser maior, o que encareceria o veiculo.

Não há diferenças de tributação com relação aos motores diesel neste nível de potência. Há sim, nos motores a gasolina

Acho q a Ford vai deixar os 180cv e 41kg.m como trunfo para um futuro próximo...

[ ]'s desconfiando da FORD.

ArthurC
22/02/2005, 13:31
Grande Joel,

Confesso que agora estou mais aliviado, pensei que a diferença seria maior. 1s no 0 a 100, 5 km/h a mais de final, retomadas quase identicas e 0,5 kgfm no torque não refletem grande superioridade. Sem contar o consumo.

Comprei o carro porque adorei dirigi-lo, a concessionária fez um excelente preço e eu não tinha mais dinheiro para bancar a diferença do 2.8 pro 3.0 :lol: . Como vou ficar com o carro pelo menos uns 4 anos, estou tranquilo.

[]s 8)

JOEL ALVES
22/02/2005, 13:35
Prezado ArthurC,

ainda digo mais:

Se daqui a 4 ou 5 anos eu vier a comprar uma Ranger creia que procurarei uma coma a cara nova, porém com o 2.8 por tudo que já foi analisado...

Fique tranqüilo vc fez excelente compra.

[] 's fraternos

Rodrigo Luvison
22/02/2005, 15:38
Olá pessoal

Talvez o motor foi amansado para não comprometer a transmissão (power train), isto é, para usar o motor com 41 kgfm de força, o câmbio atual não iria aguentar.

Mas é só mais uma hipótese dentre as tantas que já foram citadas anteriormente.

Abraços

Rodrigo Luvison
22/02/2005, 15:42
Turma, acabei me esquecendo...

Esse dado do consumo ser 6,4 Km/l está totalmente equivocado, isto é mais uma desses reporteres especializados (só não sabemos em que).

Abraços

Pequeno jr
22/02/2005, 15:54
ojaneri,

Por quê 163 em todas??

Os motores comom-rail são em tese, muito mais econômicos do q os tradicionais.

E não valeria consumir um pouco mais por mais torque e potência?

Será q daqui a 6 meses ou 1 ano não teremos um novo lançamento de uma Ranger com 180cv???

[]'s

Joel acredito que será por ai .... a ford vai guardar na manga a carta dos 180cv e caso alguem chegue perto de ameaçar a potencia do seu motor, ela tira a carta para fora.

Sem contar que, deve haver alguma questão de tributação. Derrepente temos aqui algum companheiro tenha + informações e nos esclareça.

Mas uma certeza é, a Ford não vai abandonar o projeto 2.8 e ainda ira investir uma grana pesada nos 3.0.

Qto ao consumo, tem um outro topico aberto aqui no forum dizendo que os 3.0 são + economicos ... agora quem ta certo ... são outros 500.

recordar é viver:
Audi A3 turbo tem de 150Cv e de 180Cv
Golf tem de 150Cv e de 180Cv
Marea 127cv / 142cv / 180Cv

entre outros carro q agora não estou me lembrando agora.

ArthurC
22/02/2005, 16:08
Talvez o motor foi amansado para não comprometer a transmissão (power train), isto é, para usar o motor com 41 kgfm de força, o câmbio atual não iria aguentar


Eu pensei nisso também, e já ouvi outros colegas aqui do fórum mais especializados nessa área que disseram a mesma coisa.

Quanto ao consumo, vale lembrar que os dados na reportagem do outro tópico foram fornecidos pela Ford. Mas também não boto minha mão no fogo por esse da Folha.

[]s

Klendatu
22/02/2005, 17:36
Lembrem-se que até 2003 a Ranger saia com motor V6 de 210 cv com 40kgfm, então essa que a transmição não aguenta não deve ser o motivo,
acho mais provavel que seja uma jeito que guardar uma carta na manga pra quando sairem as outras eletronicas e a Ranger voltar a ficar em evidencia, voltar a ser "novidade", pq sai motor novo, aparece em todas as revistas, teste disso, teste daquilo...

Mas eu ja li por ae que aparentemente o 3.0 180cv vai ficar so para a F-250, mas a fonte não era confiavel.

Esse consumo foi medido na base do chutometro pelo reporter, ja que a Ford so vai divulgar isso na ocasião do lançamento nas concessionarias.

De qq forma a ford não tinha escolha, o 2.8 não atende a legislação, então, bom negocio ou não tinha que subistitui-lo.

O motor da Hilux serão o 2.5 de 114cv e 3.0 de 163cv.
S-10 e Frontier sairão com o sprint eletronic de 150cv.

Não existe alicota de imposto para veiculos a diesel baseado na potencia, é questão de mercado essa potencia.

ArthurC
22/02/2005, 18:12
Lembrem-se que até 2003 a Ranger saia com motor V6 de 210 cv com 40kgfm


Nao sabia, imagina que tesão devia ser dirigir esse carro! :twisted:

...se a gasolina fosse mais barata... 8)

[]s

ferramenteiro
22/02/2005, 20:21
Os dados de consumo são muito difíceis de se confiar, as montadoras e até mesmo revistas "especializadas" passam valores que ninguém consegue fazer, além do que o motor avaliado é muito novo nem deveria estar amaciado, só vamos ficar sabendo o que acontece na realidade daqui um tempo. Acho que deva ficar na casa dos 8km/l.

Realmente quem comprou as 2.8 não vai se arrepender.

Klendatu
22/02/2005, 21:33
...se a gasolina fosse mais barata... 8)


Isso não é problema:
http://www.skalagas.com.br/imagens/montagem.gif

Sai mais barato que rodar a diesel.
A minha faz 11km/m³
e o m³ custa R$0,99

ArthurC
23/02/2005, 12:18
Klendatu, aqui no Norte nao tem GNV, pois nao temos um gasoduto para abastecimento devido a distancia. Sem contar que eu uso bastante o espaço da caçamba.

[]s

Marcelo R. A. da Cunha
25/02/2005, 20:31
O meu MWM 2.8 com 150cv (no Dino) nao faz menos de 11.3 a 11,5 e nao e eletronico nao!!!!!!

ArthurC
25/02/2005, 22:09
O meu MWM 2.8 com 150cv (no Dino) nao faz menos de 11.3 a 11,5 e nao e eletronico nao!!!!!!

Alo Marcelo!
Qual é o carro? S10, Frontier? Como você chegou a essa potencia?

Valeu!
[]s

nfsleo
27/02/2005, 01:40
Provavelmente daqui ha alguns meses vâo disponibilizar os 180 cv pras versôes xlt e limited... só assim pra justificar a grana preta que essas versôes vâo custar e alavancar as vendas dos modelos que dâo mais lucro... Agora, colocar esse motor 3.0 na F-250 vai ser sacanagem, vâo acabar com a única coisa que presta na camionete, que é o MWM 6c...

Edintruder
27/02/2005, 10:32
Já vou avizar, Agora para melhorar a performance só trocando o CHIP! É uma injeção eletrônica! Antigamente nos carros era a mesma coisa, regular o carburador e andava mais, hoje é trocar chip $$$! Nas nossas diesel de hoje é apertar um parafusinho na bomba e foi, mas nessas daí vai ser trcar chip tb $$$!

ArthurC
28/02/2005, 10:51
Esse negócio de chip eu particularmente nao boto muita fé, sei porque ja chipei meu antigo carro, pode até aumentar a potencia, mas em quanto? Esse chute que dao que o carro passa de 150cv para 190cv, por exemplo no A3, é muito aleatório. :roll:
A prórpia 4 rodas fez um teste com o filtro K&N, muito usado quando a galera chipa os carros, que promete aumentar a potencia e comprovou no dino que nao aumenta nem 5cv, aumentou 2 ou 3, nao lembro direito.

Chip só com um dino do lado! Antes e depois. Se nao aumentar o que o preparador prometeu nao pague o serviço.

[]s

Hertes
01/03/2005, 15:09
Oloco meu, 6.4, tudo isso de consumo.
Compensa tirar o 3.0 eletronic e colocar da 4.2 6cc MWM da F-250. Meu pai tem uma F-1000 com um motor desse, e olha só o consumo em uma viagem: 10.2, andando a 120/140, isso sim que é consumo de gente, pé em baixo(120/140) motor de sobra(4.2 6CC MWM) e pouco consumo(10.2). Acho que os engenheiros da ford estão andando pra tras.

Hertes
01/03/2005, 15:13
Agora, colocar esse motor 3.0 na F-250 vai ser sacanagem, vâo acabar com a única coisa que presta na camionete, que é o MWM 6c...

Quem falow isso pra vc nfsleo?? vão tirar o 4.2 6CC MWM da F-250 :( :( ?? buaaaaaa

ArthurC
01/03/2005, 15:41
Hertes, de 2006 não passa porque o motor (6c MWM) não atinge o nivel EuroIII de emissão de poluentes, logo a Ford será obrigada a trocá-lo.

Klendatu
01/03/2005, 19:38
Oloco meu, 6.4, tudo isso de consumo.
Compensa tirar o 3.0 eletronic e colocar da 4.2 6cc MWM da F-250. Meu pai tem uma F-1000 com um motor desse, e olha só o consumo em uma viagem: 10.2, andando a 120/140, isso sim que é consumo de gente, pé em baixo(120/140) motor de sobra(4.2 6CC MWM) e pouco consumo(10.2). Acho que os engenheiros da ford estão andando pra tras.

O problema e que não tem jeito, 2006 os limites de emissões tiram ele de circulação..
Não se pode colocar um motor mais poluente num carro, eh dali pra menos, e um motor 6cc não entra de jeito algum numa Ranger.

O atual mwm 4.2 não passa mas...
Ja existe uma nova versão do MWM sprint eletronic common-rail 4.2 6cc de 245 cv, mas pelo o que anda rodando por ae a ford não vai colocar esse motor na F-250, vai sobrar o NGD 3.0 mesmo.
Na minha opinião deveria, diminuiria a diferença de potencia em relaçao a Ram, de 330cv.
http://www.mwm.com.br/site/upload/produtos/fotos/407-tcae---LT2.jpg

ArthurC
01/03/2005, 21:48
Vai ver foi por isso que eles nao deram os 180cv e os 41 kgfm de torque pra Ranger, guardando pra F-250.

A F-250 merece mais! Merece o International v8 7.3l com 275cv e 90 kgfm de torque! E com esse motor que a F-250 produzida no Mercosul vai para a Australia.

Klendatu
02/03/2005, 01:26
A F-250 exportação é produzida no Brasil.
Esse tb não atende ao conama 2006, mas tb na existe uma nova versão, o Internacional NGD 6.0 V8 de 330cv e 80kgm, mas duvido muito que a ford coloque esse na F-250

http://www.nav-international.com.br/Imagens/Motores/Imagem/ngd60G.gif

Hertes
04/03/2005, 21:39
Mas então a F250 só mudará de motor???, mais nada??(bem dizer, irão diminuir a potencia inves aumentar), eles bem que poderiam aumetar a potencia dela, pois todas as pickups esse ano estao passando por mudanças. Claro que tambem poderiam mudar a frente, suspenção(colcar um modelo com 4X4), colocar mais modelos a venda(Cabine estendida, carroceria longa, etc, etc), etc etc etc. Ela esta mais que na hora de mudar, só por que é a unica pickup grande, nao pode mudar mais? E na minha opnião poderiam colocar o Internacional NGD 6.0 V8 de 330cv e 80kgm, seria um bom passo, ja que esse entra no conama 2006, e é um ENORME motor......

Klendatu
05/03/2005, 00:46
Caso a ford troque mesmo MWM sprint 4.2 pelo Internacional NGD 3.0 a potencia não diminui, continua nos 180cv, so o torque diminui,
mas um motorzinho 4cc vai ficar bem acanhado no cofre enorme da f-250, vão ter que encher de complemento de plastico pra esconder os espaços vazios...

As F-250 exportação ja saem do modelo novo e é fabricada nas versões cabine simples, estendida ou dupla
com opção de caçamba longa ou curta para qualquer cabine, sai com moteres V6 4.2, V8 5.4 e TD V8 7.3, e todas podem ser 4x4 e automatica exceto a v6, pra gente so ficam as TD 4.2 6cc cabine simples ou dupla e so com caçamba curta.

http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/fotos/F250_zoom7.jpg

Ja que ja a F-250 exportação ja mudou de modelo pode ser que quando trocar de motor a Ford ja mude a destinada para o mercado nacional tb, ate pq as mudanças são sutis, so a grade, parachoque e farois, ica até mais barato pra ela um modelo só.

http://www.edmunds.com/media/roadtests/firstdrive/2005/ford.fseries.superduty/05.ford.f250.superduty.f34.2.500.jpg

http://www.globalcar.com/img/15168601.jpg

Pequeno jr
05/03/2005, 22:26
Galera,

Olhando o site da international, olha so um motorzinho q ficaria show de bola na f-250.

NGD 6.0E
Número de Cilindros: 8 em V 90º
Cilindrada: 6,0 litros
Válvulas / Cilindros: 4
Alimentação: EVRT Turbocharged
Sistema de Combustão: Injeção Direta
Sistema de Injeção: Common Rail Eletro-hidráulico
Potência Máxima: 330cv @ 3300 rpm
Torque Máximo: 86 kgf.m @ 2000 rpm
Peso: (Unidade básica) 482 kg

Caracteristicas
Common rail eletro-hidráulico
- Emissões: Euro III / Euro IV
EPA 2004 / EPA 2007
- 4 válvulas / cilindro
- Nível de ruído best in class
- Baixo consumo de combustível
- Turbo de geometria variável eletrônico
- Tuchos hidráulicos

Com a Dodge Ram entrando no mercado, nem para os orelhas da FORD verem q a international tem um motor prontinho para Brigar pelo Motor + potente da categoria.

Klendatu
06/03/2005, 00:56
Pequeno jr
Tira um tempinho pra ler o topico antes de postar alguma coisa.....

Leia minha antipenultima mensagem...

Pequeno jr
06/03/2005, 10:26
Klendatu

foi mal ... tinha visto a foto, mas nao vi o seu comentario.

FabioMoura
08/03/2007, 12:17
Olá galera 4x4...

Tenho uma Ranger XLT 2.8 e estou querendo colocar Pneus maiores nela, não queria mudar a roda (que é 15") mas só os pneus. Gostaria de saber quais os Pneus (30, 31, 32 ou 33) cabem nela sem ter que fazer adptações, ou se eles não cabem.

Marcello Ladeira
08/03/2007, 12:30
Fabio existem vários tópicos sobre isso aqui, procure por ranger 33 na ferramenta de busca do fórum.


[]'s,