Ver Versão Completa : Duvida na adaptação
Pessoal
Estou com uma duvida muito..muito grande
Pesquisando em alguns topicos já bem discutidos, estou adaptando motor de opala 4cc+ cambio chevette 5m...
Mas vendo em alguns comentarios descobri que meu diferencial é 44/9 (minha viatura CJ5- 1979)......e da maioria que fez essa adaptação tem a relação do diferencial 43/8
A duvida que nao quer calar
Será que vai fica muito longa?
Dados da viatura
Motor 4cc opala
Cambio chevette 5m 1.6
Diferencial 44/9
Pneus 7.50x16.......no futuro quero colocar pneus maiores 265 75x16
QUEM TEM OU CONHECE ESSA ADAPTAÇÃO... COMO FICOU?
Agradeço a ajuda
*******FELIZ DIA DO JIPE********
edubasile
04/04/2010, 11:21
Pode colocar sem medo, com esse pneu não vai dar problema. Vai ficar bem legal. Se for colocar pneu maior, 33 ou 35 dai a relação 43/8 seria melhor. Outra coisa desse jeito o jeep vai ficar mais solto no asfalto, melhor pra andar.
Edu
A duvida é na trilha...
qual o comportamento ???
pergunto, pois sempre existe um delocamento para a trilha, por isso estou colocando o cambio chevette ...não escuela o motor a 90km/h no asfalto(já vi que com esse cambio tem gente que chega a 110km/h, mas nao é meu proposito), porem num perder a força da 1º marcha e 2º marcha na trilha
**Tentando encontrar um meio termo
edubasile
04/04/2010, 12:08
Nino, meu jeep uso motor Falcon 6cc+ cambio clark 5m F-1000+ relação 47/11 + pneu 33´, ta certo q é outro conjunto mas ando bem no asfalto e tem força na trilha, no jeep do meu amigo Wagner tem motor opala 4cc + cambio clark 5m + relação 44/9 + pneu 35´ e anda bem tanto na trilha qto no asfalto, o cambio clarck de c-20 tem a relação de marchas diferente da do chevette mas o jeep dele é o bicho na trilha. Uma sugestão é experimentar, coloca o motor e o cambio e anda com o jeep, pega uns pneus emprestados e experimenta, faz trilha, passeios, etc... a troca da relação do diferencial pode ser feita depois da troca do motor e cambio, 44/9 e 43/9 são faceis de encontrar e vc ainda consegue simplesmemte trocar o par com alguem q queira alongar o diferencial.
Edu
A duvida é na trilha...
qual o comportamento ???
pergunto, pois sempre existe um delocamento para a trilha, por isso estou colocando o cambio chevette ...não escuela o motor a 90km/h no asfalto(já vi que com esse cambio tem gente que chega a 110km/h, mas nao é meu proposito), porem num perder a força da 1º marcha e 2º marcha na trilha
**Tentando encontrar um meio termo
Vai acabar usando mais a reduzida.. vai usá-la onde estava acostumado a andar normal..
Se o seu Jeep é 79 original deve ter um cambio 4 marchas...no seu lugar colocaria o motor de opala 4 no cambio original do Jeep.
Abraço,
Caros,
- Voces acham que mesmo usando a 1ª e a 2ª sem reduzida, vai ficar muito longa...sem força?
Essas duvidas estao matando........e acho que so vou saber quando sair da oficina
**PENSANDO SERIAMENTE EM DEIXAR GUARDADO O CAMBIO ORIGINAL
anderson_wzorek
04/04/2010, 22:23
Opa blz?
cara de olhos fechados pode fazer a adaptação,
o jeep vai ficar com um conjunto muito bom
eu ate alguns dias tinha exatamente essa configuração
rodei com as duas medidas de pneu que vc quer usar,fica bom em ambos
só tenho impressoes positivas do conjunto
só to trocando o cambio pq to partindo pro gm opala 4.1 e pneus maiores hehe
abraços
Denis Takashi
04/04/2010, 22:57
Meus R$ 0,02:
Já adaptei alguns Clarkettes em Cj´s GM151 com 44/9 e 33"´s .... posso afirmar que fica bom, certo que ele fica um pouco exagerado na estrada, onde é mais difícil usar a 5ª marcha ( Disse difícil, não impossível).
Se não me engano a 1ª do chevette é até mais "curta" do que o original 4 marchas.... e por experiencia própria : não pede reduzida na cidade... obviamente que em trilhas usa-se mais o low para poupar a embreagem e etc, mas pode ter certeza que fraco não fica.
O Anderson conhece bem esses cambios e deve concordar comigo, se não for por algum aspecto emocional, sentimental ou coisa parecida, não vale a pena um cambio original se existe a possibilidade de se colocar um Clarkette.
Abraços
O que me chama a atenção no conjunto é a questão da velocidade em estrada...digo isso pq o meu conjunto antigo (OHC4cc + cambio 4m original) na estrada chegava a 80..90km/h já gritando e em alguns topicos que pesquisei e li estavam Falando de 110 ..120km/h no MOTOR 4CC OPALA + CLARKETTE 5M.
**Pq essa diferença tao grande de velocidade se a relação de marchas são praticamente as mesmas 4ª são iguais
POR ESSE MOTIVO ESTOU COM DUVIDA NESSE CONJUNTO EM TRILHAS
eniomurara
05/04/2010, 11:26
Recomendo essa adaptação.
Mas no meu caso e minha caixa é Chevette 4 MARCHAS.
No mato o CJ vira um TRATOR. Primeira reduzida então é pura força bruta.
Eu só ando de segunda marcha pra frente, a primeira é reduzida D+.
Na estrada uma delicia de dirigir, carro solto sem forçar o motor, pra passeio muito bom tbm.
Resumindo, estou com a maioria.
PS: mandei uma MP relatando melhor minha opinião.
Abraço.
estou ficando convencido........uhahuahua
alguem sabe explicar o motivo que esse conjunto consegue se desenvolver tão bem na estrada...sem gritar o motor
**Enio ti respondi a MP
Denis Takashi
05/04/2010, 13:33
estou ficando convencido........uhahuahua
alguem sabe explicar o motivo que esse conjunto consegue se desenvolver tão bem na estrada...sem gritar o motor
**Enio ti respondi a MP
Simples:
Pela sua construção, o clarkette torna-se um cambio mais silencioso, preciso e etc em relação ao original... então a impressão que se tem é que o carro é mais "solto", seria a mesma sensação de quem usava um 3 marchas 1ª seca e passou para um 4 marchas, a impressão que se tem é que o carro anda mais, mas na verdade é apeans impressão... :mrgreen:
Abraços
fora que o OHC por concepção é um motor de giro nãod e tão torque em baixa como o GM151
Logicament eo motor "grita" mais poris atinge até 7 mil RPM dependendo da regulagem...
o cambio 4 marchas ford/willys tme fama de ser um cambio ruim, sinceramente jeep acima de 100km/l é pedir pra ir conhecer o criador mais cedo, ams cada um sabe de si eheheh
fora que o OHC por concepção é um motor de giro nãod e tão torque em baixa como o GM151
Logicament eo motor "grita" mais poris atinge até 7 mil RPM dependendo da regulagem...
o cambio 4 marchas ford/willys tme fama de ser um cambio ruim, sinceramente jeep acima de 100km/l é pedir pra ir conhecer o criador mais cedo, ams cada um sabe de si eheheh
Olha....
Só estou trocando o conjunto pq ta subindo oleo no 3º cilindro....mas eu gostava do OHC com cambio original..
Num sei se tenho mais dó vendo um motor gritar a 7000rpm ou de um cachorro chorando de fome...rsrsrs
Eu tenho a seguinte opiniao....... "SE QUER CORRER ANDA DE VECTRA"......
Pelo que andei lendo no forum...esse conjunto deixa o carro meio elastico (com força em 1ª e 2ª...4ª e 5ª longa)
Estou falando besteira ou o que disseram esta certo
matrakaum
05/04/2010, 16:55
Conhecer o Criador é Ótimo....hauhauhau
Tenho esta configuração em meu jeep, e digo a vc: fica muito bom. Eu estava tendo problemas de carburação semana passada e pensei que poderia ser a relação do diferencial que estava atrapalhando todo o conjunto. Mas foi só arrumar o dito cujo do DFV que ficou blz pra andar. Como já disseram, a 5ª marcha é dificil de ser usada. Tive a impressão tb de achar que havia um buraco entre a 3ª e a 4ª marcha, tendo que dar aceleradas muito longas pra o jeep desenvolver. Mas o que tava acontecendo é, como foi já dito, o carburador estava com a giclagem errada. Bom, isto me evitou de ter que levar pra um mecanico trocar a relação. E uma grana que sobra. Eu acredito que com a 43/8 ficaria muito reduzido. A primeira do cambio do chevette é muito reduzida, dando muita força ao deslocamento inicial. Pode montar sem medo. Abração!
anderson_wzorek
05/04/2010, 23:33
receita testada e aprovada pelos jipeiros
o carro fica otimo tanto na trilha quanto no asfalto,
o cambio em si é bem reforçado,dificil quebrar se bem adaptado
eu mais uma vez recomendo
abraços
anderson
Apenas para comparação e contribuir com o pessoal que vai fazer a adaptação
Relações do Chevette 4m
1. marcha 3,75 : 1
2. marcha 2,16 : 1
3. marcha 1,38 : 1
4. marcha 1,00 : 1
Marcha à ré 3,80 : 1
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.6)
1ª) 3,746:1;
2ª) 2,157:1;
3ª) 1,378:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,840:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,110:1 (Chevy 500), 3,900:1 (restante da linha).
Câmbio mecânico de 5 marchas (1.0)
1ª) 4,280:1;
2ª) 2,310:1;
3ª) 1,480:1;
4ª) 1,000:1;
5ª) 0,900:1;
Ré) 3,815:1;
Diferencial) 4,880:1.