Ver Versão Completa : Vávula termostática usar/não usar
Fala galera,
seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk
so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..
meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..
quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..
no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..
qual seria a dica? usar ? não usar ? fazer o que pra por outro radiador maior?
Vlw
depois tiro fotos e posto!
Abraços de um cara muito felizzz
Joao Baeta
02/04/2010, 21:28
:arrow:Magao...
Quando eu mandei fazer o motor do GVTD... O carro ficou show... Tempos depois comecei a reparar que nao tinha colocado a termostatica... Pois eu descia serra... E a temperatura lá embaixo... Desde motor feito até agora (> 42000km) nem deu problema... Mas fico preocupado... Pois a temperatura fica variando... Pode até trincar o cabecote! :shock:
To pensando em colocar de volta a peça... :pensativo:
Marca pouco abaixo da metade... No calor do diabo e o motor naquela temperatura.... No frio... As vezes ele nem se mexe... Fica pouco acima da beira!
Zé Renato
02/04/2010, 22:37
A TV é muito importante (necessária) em veiculos com injeção eletrônica , mas na região Norte/Nordeste em" jipes", eu particularmente considero desnecessária em motores carburados e diesel mecânicos.Só dá problema. Quanto a variação da temp no instrumento é insignificante, e pra rachar um bloco de motor nem jogando agua fria de balde isso acontece, quanto mais àgua levemente resfriada pelo radiador (impossivel).Se fosse assim toda vez que vc atravessasse um rio, perderia um motor. É mais facil vc perder um motor pelo travamento da TV do que por não usá-la.:pipoca:
guilhermeabreu
02/04/2010, 23:03
Fala galera,
seguinte.. peguei meu ENGESAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA pensse em um menino com o brinquedo dos sonhos! rindo atoa kkkkk
so uma coisa.. eu sai de um estado para outro.. e o carro esquentou jogando agua do radiador para fora.. isso vim com cuidado pe de 80km/h e tall.. blz cheguei na minha cidade.. fui logo na oficina.. o antigo dono alega que nunca esquentou e acredito nele.. pois eu tinha ido olhar o carro a uns 2 meses atraz.. e ele nunca tinha esquentado.. pelo menos comigo la testando andando.. passando por atoleiros etc..
meu motor é um s4t plus.. o radiador não sei qual q é.. vo tirar fotos e postar..
quando cheguei no mecanico ele falou que aqueles motores esquentão aqui no nordeste e todo mundo tira a vavula termostatica.. eu fui em outro.. e disse a mesma coisa.. então tirei fora e o carro ta normal.. pelo menos aparente..
no meu antigo carro.. suzuki samurai.. sem a vavula ele consumia mais pq a injeção mandava mais combustivel achando que o carro tava frio.. então fiquei penssando.. po se ta la pq tem utilidade.. certo.. aquecer o motor ate sua temperatura.. aqui no nordeste é um calor infernal.. hj tava nublado num mormaço de 35graus..
eu pensso.. se ela tem, tem que ser usada.. então meu radiador ta sendo insuficiente para esfriar o retorno do motor..
ai fui olhar para poder por um radiador mairo.. vuala.. não cabe.. ta de um lado ao outro do chassi na frente.. de lado da caixa de direção hidraulica..
Vlw
CARO AMIGO MAGAO
PARABENS PELA COMPRA ,
Agora qto a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , :
" NÃO PODE UTILIZAR O ENGESÃO OU OUTRO CARRO QUALQUER SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA "
Não de ouvido a mecanico , ELA EXISTE para fazer o motor trabalhar na temperatura de trabalho que ele foi projetado por engenheiros da fábrica .
Vc trabalhar com motor superaquecido da problema de trincar cabeçote e bater o motor .
Vc trabalhar com motor frio demais irá dar problema de maior desgaste dos componentes internos e bater o motor tb .
A VÁLVULA FOI FEITA PARA SER USADA NO MOTOR .
Se o seu ENGESA esta esquentando , tem que verificar os motivos , se o motor é o original do carro e o radiador é o original do carro , tem que procurar onde esta o problema .
Não sei se vc já leu meus comentários dos problemas de superaquecimento do meu ENGESA com o motor MWM 2.8 , já fiz quase de tudo , mas nesta ÚLTIMA GRNADE REFORMA acredito que resolverei este problema , estou fazendo modificações na caixa de direção para caber um radiador com área de troca maior , MAS NO SEU CASO , se o motor e radiador são originais , NÃO TEM QUE TROCAR DE RADIADOR POR OUTRO MAIOR NÃO , TEM QUE VERIFICAR ONDE ESTA O PROBLEMA , PODE TER MANGUEIRAS VAZANDO , RADIADOR VAZANDO , CANALETAS DO RADIADOR ENTUPIDA , COLMÉIA DO RADIADOR ENTIPIDA DE BARRO , PAPEL OBSTRUINDO A FRENTE DO RADIADOR , BOMBA D'ÁGUA COM PROBLEMA , olha a quantidade de coisas quie vc ter que verificar .
ABRAÇÃO , E NÃO SE DESESPERE .
Fala galera,
Vlw
MaGao
Segundo o manual o S4T PLUS deve trabalhar entre 80 - 98°C, valores maiores ou menores que os especificados são prejudiciais, testa a VT para ver se funciona direito.
Olá amigo !
A VT funciona da seguinta maneira : Quando o motor está frio, a vt fica fechada não deixando a agua passar pelo radiador permitindo que o motor chegue mais rápido a temperatura normal de trabalho.
Após uma determinada temperatura ela abre, fazendo a agua passar pelo radiador. Se vc a tirou e o jeep parou de ferver é porque ela estava com defeito ou seja, não está abrindo o suficiente e aí o motor ferve mesmo.
Abs
CARO AMIGO MAGAO
PARABENS PELA COMPRA ,
Agora qto a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , :
" NÃO PODE UTILIZAR O ENGESÃO OU OUTRO CARRO QUALQUER SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA "
Não de ouvido a mecanico , ELA EXISTE para fazer o motor trabalhar na temperatura de trabalho que ele foi projetado por engenheiros da fábrica .
Vc trabalhar com motor superaquecido da problema de trincar cabeçote e bater o motor .
Vc trabalhar com motor frio demais irá dar problema de maior desgaste dos componentes internos e bater o motor tb .
A VÁLVULA FOI FEITA PARA SER USADA NO MOTOR .
Se o seu ENGESA esta esquentando , tem que verificar os motivos , se o motor é o original do carro e o radiador é o original do carro , tem que procurar onde esta o problema .
Não sei se vc já leu meus comentários dos problemas de superaquecimento do meu ENGESA com o motor MWM 2.8 , já fiz quase de tudo , mas nesta ÚLTIMA GRNADE REFORMA acredito que resolverei este problema , estou fazendo modificações na caixa de direção para caber um radiador com área de troca maior , MAS NO SEU CASO , se o motor e radiador são originais , NÃO TEM QUE TROCAR DE RADIADOR POR OUTRO MAIOR NÃO , TEM QUE VERIFICAR ONDE ESTA O PROBLEMA , PODE TER MANGUEIRAS VAZANDO , RADIADOR VAZANDO , CANALETAS DO RADIADOR ENTUPIDA , COLMÉIA DO RADIADOR ENTIPIDA DE BARRO , PAPEL OBSTRUINDO A FRENTE DO RADIADOR , BOMBA D'ÁGUA COM PROBLEMA , olha a quantidade de coisas quie vc ter que verificar .
ABRAÇÃO , E NÃO SE DESESPERE .
Então Guilherme,
meu motor é um S4T Plus.. o radiador não sei qual que é.. o motor foi comprado e instalado 0km.. em 2005.. to com nota fiscal de fabrica e alguns documentos.. ele foi reformado nessa epoca..
vo partir para a vavula termostática e o radiador..
quando eu chegar mais tarde eu posto as foto do bixão!
Abraços
Hugo,
sim eu li no manual.. vo verificar.. abraços,
Dinola,
observando agora eu acho que a vavula termo travou.. pq eu andei 300km parando de posto em posto.. tinha hora que cuspia agua de leve pra fora.. tem hora que não cuspia.. vo providenciar a colocação denovo para ver o comportamento..
Abraços,
Olá amigo !
A VT funciona da seguinta maneira : Quando o motor está frio, a vt fica fechada não deixando a agua passar pelo radiador permitindo que o motor chegue mais rápido a temperatura normal de trabalho.
Após uma determinada temperatura ela abre, fazendo a agua passar pelo radiador. Se vc a tirou e o jeep parou de ferver é porque ela estava com defeito ou seja, não está abrindo o suficiente e aí o motor ferve mesmo.
Abs
Eduardo Velo
03/04/2010, 08:53
Fala Magao , parabéns pela vtr , bem vindo ao clube ... mais um pra trocar informações ...
Como ja explicaram a Valv. Term. tem sua função e pode não estar operando como deve . Vc tirou e parou de aquecer ??? a temp. fica acima de 98º C ??? a que rpm vc costuma rodar ?? queimar giro tb é motivo de superaquecimento ...
O Doctor tb falou de outras causas , sai caçando esses problemas e deixa a VT normal ...
abs ... Edu
icojavali2009
03/04/2010, 08:56
A TV é muito importante (necessária) em veiculos com injeção eletrônica , mas na região Norte/Nordeste em" jipes", eu particularmente considero desnecessária em motores carburados e diesel mecânicos.Só dá problema. Quanto a variação da temp no instrumento é insignificante, e pra rachar um bloco de motor nem jogando agua fria de balde isso acontece, quanto mais àgua levemente resfriada pelo radiador (impossivel).Se fosse assim toda vez que vc atravessasse um rio, perderia um motor. É mais facil vc perder um motor pelo travamento da TV do que por não usá-la.:pipoca:
Afirmativo. Tá corretissimo sua observação. Essa variação de temperatura jamais é suficiente para trincar bloco ou cabeçote, ainda mais que são produzidos geralmente de aluminio ou ferro fundido, ligas feitas par suportar altas temperaturas.
icojavali2009
03/04/2010, 09:03
Fala galera,
Vlw
Esses veículos foram produzidos para suportar uso severo. Não pode estar fervendo assim a toa. Com essa fervida que vc mencionou, com certeza houve algum dano a outras peças, mesmo que pequenos. (delatação dos pistões, aneis etc..) é bom ver isso. O modo de dirigir, as vezes, provoca superaquecimento. Verifique se tudo está original. Qto. a valvula, ela pode emperrar e a agua não circula e aquece. Descarta-la totalmente eu não aconselho, mesmo que muitos não a adotem. Se o veiculo não for a diesel, verifique o ponto do motor, volume e pressão da agua, etc...Mas não existe essa de descer a serra e trincar o bloco ou cabeçote por conta da variação da temperatura...
Pessoal,
Uma coisa que muita gente não leva em conta é que em muitos motores a válvula termostática além de abrir a passagem de água quente para o radiador, ela "fecha" uma passagem (by pass) que existe entre o bloco e a bomba d'agua para permitir a circulação da água mesmo com ela fechada(motor frio), ou seja, se a VT não for montada ou esse "by pass" tamponado parte da água quente circula pelo radiador e parte circula por esta outra passagem, provocando um aumento da temperatura e não sua redução como os "mexanicos" pensam.
Em outras palavras, o melhor é deixar a termostática (após fazer um teste para saber se ela está funcionando bem), fazer uma limpeza bem feita no sistema de refrigeração, limpar muito bem o radiador(cuidado para não amassar as aletas) e utilizar apenas um aditivo anticorrosivo (a Radiex tem um muito bom) misturado na proporção de 5%. Eu não recomendo o uso de aditivos anticongelantes, primeiro porque no nosso clima as temperaturas não exigem o produto e, principalmente, porque eles dificultam a troca de calor piorando a situação e elevando a temperatura de trabalho do motor em alguns graus.
[]'s
guilhermeabreu
03/04/2010, 23:05
Pessoal,
Uma coisa que muita gente não leva em conta é que em muitos motores a válvula termostática além de abrir a passagem de água quente para o radiador, ela "fecha" uma passagem (by pass) que existe entre o bloco e a bomba d'agua para permitir a circulação da água mesmo com ela fechada(motor frio), ou seja, se a VT não for montada ou esse "by pass" tamponado parte da água quente circula pelo radiador e parte circula por esta outra passagem, provocando um aumento da temperatura e não sua redução como os "mexanicos" pensam.
Em outras palavras, o melhor é deixar a termostática (após fazer um teste para saber se ela está funcionando bem), fazer uma limpeza bem feita no sistema de refrigeração, limpar muito bem o radiador(cuidado para não amassar as aletas) e utilizar apenas um aditivo anticorrosivo (a Radiex tem um muito bom) misturado na proporção de 5%. Eu não recomendo o uso de aditivos anticongelantes, primeiro porque no nosso clima as temperaturas não exigem o produto e, principalmente, porque eles dificultam a troca de calor piorando a situação e elevando a temperatura de trabalho do motor em alguns graus.
[]'s
AMIGO A. LEONI
PARABENS , sabe muito em ? Estas informações ajuda a muitos aqui neste forum , só não aprende quem não quer .
ABRAÇÃO
Caro Dr. Guilherme,
Todos JUNTOS sabemos muito. Junta um pouco que eu sei com um pouco que cada um sabe e dá um MONTE de conhecimento.
Isso é que torna o Forum muito bom, a troca de informações, opiniões e experiências. A gente economiza muito tempo e $$$$$$$ trocando informações com os colegas, afinal por que tentar algo "novo" que alguem já fez e não deu certo? E principalmente, temos a chance de descobrir a melhor maneira de fazer certo da primeira vez......
Ja que temos essa "paixão" pelos Engesas e que são poucos os com a mecânica ainda original, nada melhor que trocarmos informações sobre "como fazer", "como não fazer" e as melhores formas de mantermos atualizados utilitários com 25 anos, como o meu, que deixam muita "novidade" comendo poeira.
Vamos continuar trocando essas informações, esses conhecimentos, todos nós e nossos Engesas só temos a ganhar.
[]'s
Eduardo Velo
04/04/2010, 09:21
Doctor e Leoni , se a gente pudesse separar o monte de bobagem das utiliddes que o pessoal põe no forum teríamos um material de consulta violento , mas a gente perde muito tempo e acaba desistindo de procurar ... rsrs ...
Magao , como vc pegou o engesa a pouco tempo seria bom fazer uma checagem no sistema de arrefecimento , trocar água do sistema ,colocar aditivo Radiex ... no meu apesar de fazer essa checagem continuou aquecendo , mandei verificar o fluxo do radiador e descobri que por ter muitos tubos tamponados pra evitar vazamento o fluxo estava entre 20 e 30 % do que deveria , troquei a colméia com uma fileira a mais de tubos sem mexer na carcaça , isso faz mais de 2 anos , ficou perfeito , mas mesmo assim qdo pego subida longa e tento andar forte , com giro pouco mais alto , aquece um pouco acima do normal ...
Fala Magao , parabéns pela vtr , bem vindo ao clube ... mais um pra trocar informações ...
Como ja explicaram a Valv. Term. tem sua função e pode não estar operando como deve . Vc tirou e parou de aquecer ??? a temp. fica acima de 98º C ??? a que rpm vc costuma rodar ?? queimar giro tb é motivo de superaquecimento ...
O Doctor tb falou de outras causas , sai caçando esses problemas e deixa a VT normal ...
abs ... Edu
Fala Edu,
então.. eu peguei o carro e viajei logo em seguida.. so troquei o oleo e verifiquei agua radiador.. so que meu carro ta sem o painel funcionar.. nada de nada.. entao vi rodando devagar.. pois todo carro me passava.. e eu acompanhava carreta na pista carregada.. nas subidas somente que ue cortava..
essa segunda eu to encostando pra ver esse esquente.. vo mandar fazer um radiador novo mais largo..
quando cheguei eu tirei a vavula no mecanico e o carro trabalhou o dia todo sem cuspir agua no radiador.. o interessante é que na estrada.. tinha hora que esquentava ao meu ponto de vista.. pois o pé nos pedais esquentavam.. dai eu parava esperava uns 30 minutos e abria o radiador.. ai espirrava agua pra tudo que é lado.. eu funcionava o carro e completava..
eu lhe pergunto.. em cima no motor.. ele funcionando no NORMAL.. vc poem a mão em cima dele e ta muiiiitooo quente ou ta morno?
bom.. hj eu vo tirar umas fotos de tudo com detalhes pra postar..
Abraços e obrigado pela ajuda!
Doctor e Leoni , se a gente pudesse separar o monte de bobagem das utiliddes que o pessoal põe no forum teríamos um material de consulta violento , mas a gente perde muito tempo e acaba desistindo de procurar ... rsrs ...
Magao , como vc pegou o engesa a pouco tempo seria bom fazer uma checagem no sistema de arrefecimento , trocar água do sistema ,colocar aditivo Radiex ... no meu apesar de fazer essa checagem continuou aquecendo , mandei verificar o fluxo do radiador e descobri que por ter muitos tubos tamponados pra evitar vazamento o fluxo estava entre 20 e 30 % do que deveria , troquei a colméia com uma fileira a mais de tubos sem mexer na carcaça , isso faz mais de 2 anos , ficou perfeito , mas mesmo assim qdo pego subida longa e tento andar forte , com giro pouco mais alto , aquece um pouco acima do normal ...
Vo sim fazer a checagem e por a VT novamente.. vo comprar uma novinha..
agora como estou sem marcador.. nenhum momento ele cuspiu agua andando do nada pra fora.. ele so cuspiu quando eu parei e desliguei o carro... ai demora um pouco começa a gotejar pelo suspiro do radiador..
como no meu samurai quando fazia isso geralmente era a VT ruim travada.. me baseio muito nisso..
Abraços,
segue o topico no frota: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72467
Abraços,
guilhermeabreu
04/04/2010, 13:07
Vo sim fazer a checagem e por a VT novamente.. vo comprar uma novinha..
agora como estou sem marcador.. nenhum momento ele cuspiu agua andando do nada pra fora.. ele so cuspiu quando eu parei e desliguei o carro... ai demora um pouco começa a gotejar pelo suspiro do radiador..
como no meu samurai quando fazia isso geralmente era a VT ruim travada.. me baseio muito nisso..
Abraços,
MAGAO
todo carro qdo vc para ele aquece mais um pouco do que qdo estava andando pq qdo vc desliga a bomba d'água para de funcionar e o calor produzido pelo motor continua irradiando por um tempo ainda , daí qdo vc religa ele novamente uns 5 minutos depois , ele esta mais quente de qdo vc desligou ,mas logo a seguir com a bomba d'água em funcionamento logoa temperatura cai , ísto é normal .
Agora se joga água para fora qdo desliga , é que a temperatura de funcionamento esta um pouco acima do que deveria , TEM QUE FAZER ESTA CHECAGEM DA TEMPERATURA SIM , A 1ª COISA QUE VC DEVE FAZER É INSTALAR UM MARCADOR DE TEMPERATURA JÁ , SEM ELE VC FICA SEM PARAMENTROS .
Joao Baeta
04/04/2010, 13:42
:arrow:Pois é...
Estive conversando com amigo de BSB sobre isso... Que já mexeu com o motor Mazda (GV)
Ele me aconselhou botar + rapido possivel... Pois dobra o desgastes do motor...
Exemplo... 40.000km sem VT =120.000 com VT....
E fora bebe mais e poluição...
O motor sempre deve estar igual a todos e nao ficar variando!
Essa semana colocarei... Pois é mole de fazer! :concordo:
guilhermeabreu
04/04/2010, 13:56
Caro Dr. Guilherme,
Todos JUNTOS sabemos muito. Junta um pouco que eu sei com um pouco que cada um sabe e dá um MONTE de conhecimento.
Isso é que torna o Forum muito bom, a troca de informações, opiniões e experiências. A gente economiza muito tempo e $$$$$$$ trocando informações com os colegas, afinal por que tentar algo "novo" que alguem já fez e não deu certo? E principalmente, temos a chance de descobrir a melhor maneira de fazer certo da primeira vez......
Ja que temos essa "paixão" pelos Engesas e que são poucos os com a mecânica ainda original, nada melhor que trocarmos informações sobre "como fazer", "como não fazer" e as melhores formas de mantermos atualizados utilitários com 25 anos, como o meu, que deixam muita "novidade" comendo poeira.
Vamos continuar trocando essas informações, esses conhecimentos, todos nós e nossos Engesas só temos a ganhar.
[]'s
X2
Fico triste as vezes qdo vejo que pessoas daqui fazem coisas que nós já fizemos e deu errado , a gente posta ísto e estas pessoas ouvem outras pessoas , normalmente mecanicos que diz que fazendo do jeito que ele indicou vai dar certo , MAS NÓS JÁ FIZEMOS E NÃO DEU CERTO , é uma pena , ver os amigos perderem dinheiro a toa .
Um exemplo é o freio TRASEIRO a disco de TEMPRA , GOLF , KADETT , que freiam muiot bem mas acabam as pastilhas muito rápido , fiz ísto no meu , retirei por causa do desgaste prematuro das pastilhas , HOJE TENHO FREIO A DISCO NAS 4 RODAS DA BAND , DISCO DUPLO VENTILADO , QUE SERVEM TB OS DISCOS DA D-20 COM PIÇAS DA S-10 , todos aqui sabem disto e vejo gente colocando as pinças de brinquedo ( tempra , kadett, golf ) , pq ouviu dizer que fica bom , NA REALIDADE FICA BOM MESMO , SÓ QUE TEM QUE TROCAR AS PASTILHAS DE 3.000 EM 3.000Km .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
04/04/2010, 14:00
GRANDE AMIGO EDU VELO
É POR AÍ TB .
As vezes queremos procurar um assunto IMPORTANTÍSSIMO que vimos aqui para fazermos em nosso carro e não achamos , de tantas coisas que tem .
Mas reconheço que fica muito difícil para os MODERADORES , em fazerem esta filtragem do que é mais importante e separar .
Com tantos recheios que este forum tem , ELE É MUITO BEM ASSIM MESMO , NÃO EXISTE NADA IGUAL NO BRASIL , NÃO É A TOA QUE ESTE É O MELHOR FORUM 4X4 DO BRASIL .
ABRAÇÃO E ATÉ LAVRAS NOVAS .
Guilherme,
vo instalar amanhã assim que tiver tempo.. eu fui em um mecanico aqui que meche com engesas.. ele bateu o olho e falou "esse radiador é pequeno para esse motor.. so tem 3 comeias.. tem que ser 4 comeias e ainda ta muito sujo.." então deve ser isso mesmo.. vo providenciar um radiador de 04 comeias trocar e ficar tudo blz.. hehe =)
Eu mando noticias vlw
guilhermeabreu
04/04/2010, 18:11
Guilherme,
vo instalar amanhã assim que tiver tempo.. eu fui em um mecanico aqui que meche com engesas.. ele bateu o olho e falou "esse radiador é pequeno para esse motor.. so tem 3 comeias.. tem que ser 4 comeias e ainda ta muito sujo.." então deve ser isso mesmo.. vo providenciar um radiador de 04 comeias trocar e ficar tudo blz.. hehe =)
Eu mando noticias vlw
AMIGO MAGAO
Sugiro a vc não sair comprando as coisas assim desta forma , comprar um radiador com mais uma carreira de canaletas PODE NÃO RESOLVER .
O CORRETO , SERIA VC COMPRAR UM RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR .
Se este radiador o mecanico disse que era pequeno e falou para vc comprar outro igual com mais uma carreira de canaletas , pode ser que não resolva PORQUE A ÁREA DE TROCA CONTINUARÁ PEQUENA , FOI O QUE ACONTECEU COMIGO , fui num cara especialista de radiador , ele me disse que se eu comprasse um colméia de 5 carreiras de canaletas , resolveria meu problema , pois o original tinha apenas 3 carreiras decanaletas , OLHA QUE TROQUEI UMA DE 3 PARA UMA DE 5 CANALETAS E MAIS , O DE 3 CANALETAS TINHA 15 CANLETAS POR CARREIRA , A QUE EU COMPREI DE 5 CARREIRAS , TINHA 25 CANALETAS EM CADA CARREIRA , MAIS QUE DOBREI A QUANTIDADE DE ÁGUA , E NÃO RESOLVEU O PROBLEMA , PORQUE O QUE ESTAVA FALTANDO ERA " AUMENTAR A ÁREA DO RADIADOR " , É O QUE ESTOU FAZENDO AGORA .
LOGO : não compre um radiador simplesmente pq ele tem mais uma carreira de canaleta , COMPRE O RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR , não vá pela conversa de quem dá palpite sem saber o que esta falando , pois quem ficará com o prejú é vc .
VC COMPRANDO O RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR , NÃO TERÁ ERRO , se continuar esquentando , vc terá que corrigir outras falhas na refrigeração e não o radiador , como já foi falado aqui , como a VÁLVULA TERMOSTÁTICA COM DEFEITO e muitas outras coisas a mais , bomba d'água , e por aí vai .
AMIGO MAGAO
Sugiro a vc não sair comprando as coisas assim desta forma , comprar um radiador com mais uma carreira de canaletas PODE NÃO RESOLVER .
O CORRETO , SERIA VC COMPRAR UM RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR .
Se este radiador o mecanico disse que era pequeno e falou para vc comprar outro igual com mais uma carreira de canaletas , pode ser que não resolva PORQUE A ÁREA DE TROCA CONTINUARÁ PEQUENA , FOI O QUE ACONTECEU COMIGO , fui num cara especialista de radiador , ele me disse que se eu comprasse um colméia de 5 carreiras de canaletas , resolveria meu problema , pois o original tinha apenas 3 carreiras decanaletas , OLHA QUE TROQUEI UMA DE 3 PARA UMA DE 5 CANALETAS E MAIS , O DE 3 CANALETAS TINHA 15 CANLETAS POR CARREIRA , A QUE EU COMPREI DE 5 CARREIRAS , TINHA 25 CANALETAS EM CADA CARREIRA , MAIS QUE DOBREI A QUANTIDADE DE ÁGUA , E NÃO RESOLVEU O PROBLEMA , PORQUE O QUE ESTAVA FALTANDO ERA " AUMENTAR A ÁREA DO RADIADOR " , É O QUE ESTOU FAZENDO AGORA .
LOGO : não compre um radiador simplesmente pq ele tem mais uma carreira de canaleta , COMPRE O RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR , não vá pela conversa de quem dá palpite sem saber o que esta falando , pois quem ficará com o prejú é vc .
VC COMPRANDO O RADIADOR ORIGINAL DESTE MOTOR , NÃO TERÁ ERRO , se continuar esquentando , vc terá que corrigir outras falhas na refrigeração e não o radiador , como já foi falado aqui , como a VÁLVULA TERMOSTÁTICA COM DEFEITO e muitas outras coisas a mais , bomba d'água , e por aí vai .
Guilherme,
Hmmm o meu radiador vai de um lado ao outro da parte interna do engesa.. se for mais largo nao cabe... vo procurar um radiador.. o que me encuca é que o antigo dono falou que nunca esquentou ou baixou agua esse motor.. e por ser um motor comprado zerado em 2005.. (to com nota fiscal e tudo mais) ta muito novo.. o antigo dono garante que nunca esquentou.. ate pq o marcador estava funcionando.. vo mandar pro reparo esse radiador e da uma testada.. pra ver..
amanhã espero dar noticias boas!
Abraços,
guilhermeabreu
04/04/2010, 20:02
AMIGO MAGAO
O CARLOS SIQUEIRA do Rio de Janeiro tem um ENGESA com este motor e esta com o radiador da H-100 e não esquenta .
Mas se vc diz que o seu radiador vai de um lado a outro , pergunto , ou melhor , tira as medidas da altura e largura ( é que vai de um lado a outro ) dele fazendo o favor .
No meu caso , eu estou reposicionando a direção hidráulica para caber um radiador mais comprido e mais alto do que o original .
No seu caso , como o radiador vai de um lado a outro se na extremidade do lado do motorista tem a caixa da direção hidráulica ? Se ele esta indo de um lado a outro , ELE DEVE SER BAIXINHO , ou seja deve ter uma altura muito pequena , por ísto estou te perguntando as medidas deste seu radiador .
AMIGO MAGAO
O CARLOS SIQUEIRA do Rio de Janeiro tem um ENGESA com este motor e esta com o radiador da H-100 e não esquenta .
Mas se vc diz que o seu radiador vai de um lado a outro , pergunto , ou melhor , tira as medidas da altura e largura ( é que vai de um lado a outro ) dele fazendo o favor .
No meu caso , eu estou reposicionando a direção hidráulica para caber um radiador mais comprido e mais alto do que o original .
No seu caso , como o radiador vai de um lado a outro se na extremidade do lado do motorista tem a caixa da direção hidráulica ? Se ele esta indo de um lado a outro , ELE DEVE SER BAIXINHO , ou seja deve ter uma altura muito pequena , por ísto estou te perguntando as medidas deste seu radiador .
Vo providênciar as fotos... e tirar as medidas..!
aproveitando alguem sabe quantos bar tem q ter a tampa do radiador? pelo samurai tem q ter 1,5.. alguem sabe algo a respeito?
Abraços,
Eduardo Velo
05/04/2010, 07:38
Fala Edu, ... o interessante é que na estrada.. tinha hora que esquentava ao meu ponto de vista.. pois o pé nos pedais esquentavam.. dai eu parava esperava uns 30 minutos e abria o radiador.. ai espirrava agua pra tudo que é lado.. eu funcionava o carro e completava.. eu lhe pergunto.. em cima no motor.. ele funcionando no NORMAL.. vc poem a mão em cima dele e ta muiiiitooo quente ou ta morno?
Abraços e obrigado pela ajuda!
Magao , pelo que vc descreve o motor do seu engesa está OK , não tem nada de anormal ...
Se está esquentando prox. aos pedais é sinal que a manta térmica deve estar com pouca eficiencia ou até faltando algum pedaço ... se colocar a mão no motor vai estar bem quente , nós temos sensibiladade ao tato até 60ºC , acima disso é muito quente pra nós , mas não pro motor que a água pode trabalhar prox. a 90ºC sem problemas , acima de 100ºC é que preocupa pq cria bolhas de ar e cavitação ...
Se tirar a tampa do radiador , mesmo depois de 1/2 hr com certeza vai espirrar água , é sinal que não tem vazamento , como já foi falado por aqui o calor latente atua e tem que esperar um bom tempo pra esfriar , a tampa do radiador vai acionar qdo aquecer demais e jogar água fora pra não "inchar" e qdo esfriar pra não criar vácuo ... coloca a mangueira que sai no pé da tampa numa vasilha pra qdo sair água ficar na vasilha e qdo criar vácuo puxar água da vasilha em vez de poeira e particulas sólidas ...
Vai pelo mais barato e racional por enqto , coloca o painel pra funcionar ...
abs ... Edu
Eriksom Teixeira Lima
05/04/2010, 07:54
Magao
dentre as várias mensagens interessantes, sugiro você reler com calma as do Guilherme e do Leoni (elas inclusive trazem citação de outras interessantes) e depois fazer uma lista de pendências. Segue uma sugestão dessa lista, feita com base no que foi dito aqui
1) instale relógios decentes que meçam a temperatura do motor e do radiador: pode ser que você esteja achando que está quente, mas seja a temperatura normal (seu pé esquentará se não tiver proteção térmica no cofre do motor, mais ainda os pés em cima do escapamento). Reforço: relógio para o motor e relógio para o radiador.
2) como dito a válvula abre aos 98o.C, assim se você a retirar e colocá-la dentro de uma panela, quando a água estiver para ferver, ela se abrirá.
3) como dito, motor sem válvula é burrice de mecânico
4) se tudo estiver nos conformes até aqui, vamos a outras partes.
5) pelo que li, não consegui saber se seu radiador tem vaso de expansão, pareceu-me que não. Como dito, o motor desligado continua a passar caloria para o sistema, assim, se você abrir a tampa, sempre vai espirrar para fora, afinal a pressão lá dentro é maior que a atmosférica. O vaso de expansão serve para aliviar a pressão. Ou seja, novamente, você pode achar que esquenta,mas está tudo normal.
Pode parecer que estou de sacanagem com essa citação de "achar", mas eu também achava que meu Engesa esquentava, e apenas o relógio estava errado, o relógio do motor, pois o do radiador informava corretamente.
Ou seja, como disseram acima, não gaste tanto sem testar o básico antes.
6) por último, minha única sugestão de radiador é a mesma que passei para o próprio Guilherme. No meu caso, e no de outro engesa que meu mecânico consertou (esse com S4T Plus), ele cortou a barra dianteira de fechamento do chassis e a alongou cerca de 2 cm, jogando a trave para a parte debaixo da longarina. Com isso, coube um radiador maior de D10, que usa o equivalente ao S4T.
Mas só faça isso se o seu mecânico souber mexer direito com solda, caso contrário é desastre na certa.
Se eu não engano, uns amigos que eram de PE têm um mecânico excelente em Macéio. Perguntarei a eles e te posto aqui.
Abraços
Eriksom
SAPO-BOMBA
05/04/2010, 09:53
O problema não vai ser resolvido com a troca do radiador, pq a fonte do problema é outro.
Se não esquentava com o radiador original e está esquentando agora, pode ser sujeira, vazamentos, válvula travada ou ruim, etc... É mais sensato ( e barato ) procurar a fonte do problema antes de sair trocando peças e peças.
Esses motores não costumam esquentar à toa, aliás é até difícil ver uma D-20 equipada com os S4T/PLUS fervendo.
Se ainda assim insistir em adaptar um radiador novo, preste MUITA atenção na qualidade de construção do mesmo, pois isso faz muito mais diferença do que tamanho e litragem apenas. Disso eu posso falar com propriedade pq calejei bastante meus dedos até resolver meu problema de aquecimento.
Magao , pelo que vc descreve o motor do seu engesa está OK , não tem nada de anormal ...
Se está esquentando prox. aos pedais é sinal que a manta térmica deve estar com pouca eficiencia ou até faltando algum pedaço ... se colocar a mão no motor vai estar bem quente , nós temos sensibiladade ao tato até 60ºC , acima disso é muito quente pra nós , mas não pro motor que a água pode trabalhar prox. a 90ºC sem problemas , acima de 100ºC é que preocupa pq cria bolhas de ar e cavitação ...
Se tirar a tampa do radiador , mesmo depois de 1/2 hr com certeza vai espirrar água , é sinal que não tem vazamento , como já foi falado por aqui o calor latente atua e tem que esperar um bom tempo pra esfriar , a tampa do radiador vai acionar qdo aquecer demais e jogar água fora pra não "inchar" e qdo esfriar pra não criar vácuo ... coloca a mangueira que sai no pé da tampa numa vasilha pra qdo sair água ficar na vasilha e qdo criar vácuo puxar água da vasilha em vez de poeira e particulas sólidas ...
Vai pelo mais barato e racional por enqto , coloca o painel pra funcionar ...
abs ... Edu
Edu,
Normal acho que não tá.. pq assim que andei 100km com ele e parei em um posto pra comer.. eu esperei os 30 segundos pra desligar.. assim que desliguei e sai do carro.. começou a gotejar pelo suspiro do radiador.. dai comecei a achar estranho.. mais to providenciando a instalação dos instrumentos e a compra de uma VT nova!
depois eu parto para o resto caso não resolva..
eu posto noticias aqui!
Abraços,
Magao
dentre as várias mensagens interessantes, sugiro você reler com calma as do Guilherme e do Leoni (elas inclusive trazem citação de outras interessantes) e depois fazer uma lista de pendências. Segue uma sugestão dessa lista, feita com base no que foi dito aqui
1) instale relógios decentes que meçam a temperatura do motor e do radiador: pode ser que você esteja achando que está quente, mas seja a temperatura normal (seu pé esquentará se não tiver proteção térmica no cofre do motor, mais ainda os pés em cima do escapamento). Reforço: relógio para o motor e relógio para o radiador.
2) como dito a válvula abre aos 98o.C, assim se você a retirar e colocá-la dentro de uma panela, quando a água estiver para ferver, ela se abrirá.
3) como dito, motor sem válvula é burrice de mecânico
4) se tudo estiver nos conformes até aqui, vamos a outras partes.
5) pelo que li, não consegui saber se seu radiador tem vaso de expansão, pareceu-me que não. Como dito, o motor desligado continua a passar caloria para o sistema, assim, se você abrir a tampa, sempre vai espirrar para fora, afinal a pressão lá dentro é maior que a atmosférica. O vaso de expansão serve para aliviar a pressão. Ou seja, novamente, você pode achar que esquenta,mas está tudo normal.
Pode parecer que estou de sacanagem com essa citação de "achar", mas eu também achava que meu Engesa esquentava, e apenas o relógio estava errado, o relógio do motor, pois o do radiador informava corretamente.
Ou seja, como disseram acima, não gaste tanto sem testar o básico antes.
6) por último, minha única sugestão de radiador é a mesma que passei para o próprio Guilherme. No meu caso, e no de outro engesa que meu mecânico consertou (esse com S4T Plus), ele cortou a barra dianteira de fechamento do chassis e a alongou cerca de 2 cm, jogando a trave para a parte debaixo da longarina. Com isso, coube um radiador maior de D10, que usa o equivalente ao S4T.
Mas só faça isso se o seu mecânico souber mexer direito com solda, caso contrário é desastre na certa.
Se eu não engano, uns amigos que eram de PE têm um mecânico excelente em Macéio. Perguntarei a eles e te posto aqui.
Abraços
Eriksom
Eriksom,
então eu não vo saindo trocando não.. so to repassando o que me repassaram.. afinal eu até então não conheço esse motor afundo.. eu vo reler tudo denovo.. mais como falei acima.. vo instalar os instrumentos e a VT novamente para ter certeza do que está ocorrendo..
se conseguir falar com o pessoal de PE.. da um toque.. seria útil d+
Obrigado!!!
Abraços,
Eduardo Velo
05/04/2010, 11:24
Edu,Normal acho que não tá.. pq assim que andei 100km com ele e parei em um posto pra comer.. eu esperei os 30 segundos pra desligar.. assim que desliguei e sai do carro.. começou a gotejar pelo suspiro do radiador.. dai comecei a achar estranho.. mais to providenciando a instalação dos instrumentos e a compra de uma VT nova!
Então Magao , é aquilo que postei , qdo aquece cria pressão a valv. da tampa abre e deixa sair o excesso , mas o nível fica certo depois no radiador , não é pra ficar cheio até a transbordar ... espera esfriar bem e abre a tampa se estiver + ou - 1" pra encher total , tá td certo ... ou então é a tampa que não está Ok ...
SAPO-BOMBA
05/04/2010, 12:54
Lembrei: Vá em um bom mecânico diesel e peça para ele verificar a pressurização do sistema de arrefecimento. Se estiver pegando pressão em excesso, tá vazando compressão dos cilindros para a água do sistema.
Eriksom Teixeira Lima
05/04/2010, 13:26
Magao
Segue a resposta do meu amigo, assim que ele resolver o "probleminha" e descolar o endereço certo, ele te repassa. Quem sabe você não o conhece?
==========
Resposta
Sim, tem o Douglas... mas como me roubaram no sábado estou sem celular e sem agenda.... vou procurar em casa e te repasso
Dia 22/04 estou ai no Rio!
Abraços,
Hugo
========================
Magao
Segue a resposta do meu amigo, assim que ele resolver o "probleminha" e descolar o endereço certo, ele te repassa. Quem sabe você não o conhece?
==========
Resposta
Sim, tem o Douglas... mas como me roubaram no sábado estou sem celular e sem agenda.... vou procurar em casa e te repasso
Dia 22/04 estou ai no Rio!
Abraços,
Hugo
========================
Eriksson,
então.. é o mesmo mecanico! hehe o Douglas que olhou o carro.. e falou o que postei mais acima.. ele que arruma os engesas/willys todos praticamente..
mesmo assim VLWWWW!
Obrigado!
Abraços,
Eriksom Teixeira Lima
05/04/2010, 14:30
Mecânicos bons são poucos.
Diz para ele que quem recomendou foi o Hugo do Recife, aquele que tinha uma Camper e uma M-715 (essa ele me vendeu).
de quebra, pergunta se ele não tem um motor decente para eu botar na M-715 (tipo um detroit ou cummins 6 bocas)
Fique tranquilo, segundo o Hugo me diz, você está em boas mãos oops.... 8)
Eriksom
guilhermeabreu
05/04/2010, 14:38
AMIGO ERIKSOM
Vou dar uma olhada por aqui , acho que ví um CUMMINS 6 bocas por aqui estes dias atras , e aqui é tudo limpo com nota fiscal e tudo neste grande desmanche que temos aqui .
SERGIO AUGUSTO
06/04/2010, 16:30
Mecânicos bons são poucos.
Diz para ele que quem recomendou foi o Hugo do Recife, aquele que tinha uma Camper e uma M-715 (essa ele me vendeu).
de quebra, pergunta se ele não tem um motor decente para eu botar na M-715 (tipo um detroit ou cummins 6 bocas)
Fique tranquilo, segundo o Hugo me diz, você está em boas mãos oops.... 8)
Eriksom
Olá Erikson:
Aqui em Unai tem um CUMMINS 6BTA, numa retífica, se interessar posso te mandar MP com o telefone e pessoa de contato na retífica. Na região, tem muita irrigação do tipo pivô central(trabalho com isso), que estão sendo mudados os motores dos bombeamentos, tirando os diesel e colocando eletricos(chegou energia elétrica suficiente, na zona rural). Este estava quase vendido pra um cara colcar numa 1519, mas faltou grana, e o pessoal vende a quem chegar primeiro. Está recem feito, e eles entregam revisado, com troca de óleo, fitros, regulagem de válvulas, etc. Sei também de 2 SCANIA DSC11(de um cliente meu), semi novos, e dois MWM 6.10TCA, estes ultimos, o cara tirou(é meu cliente também), ta guardado e ele não sabe se vende, se deixa guardado, mas vai acabar vendendo.
Abraço
SERGIO AUGUSTO
06/04/2010, 17:56
Olá Erikson:
Aqui em Unai tem um CUMMINS 6BTA, numa retífica, se interessar posso te mandar MP com o telefone e pessoa de contato na retífica. Na região, tem muita irrigação do tipo pivô central(trabalho com isso), que estão sendo mudados os motores dos bombeamentos, tirando os diesel e colocando eletricos(chegou energia elétrica suficiente, na zona rural). Este estava quase vendido pra um cara colcar numa 1519, mas faltou grana, e o pessoal vende a quem chegar primeiro. Está recem feito, e eles entregam revisado, com troca de óleo, fitros, regulagem de válvulas, etc. Sei também de 2 SCANIA DSC11(de um cliente meu), semi novos, e dois MWM 6.10TCA, estes ultimos, o cara tirou(é meu cliente também), ta guardado e ele não sabe se vende, se deixa guardado, mas vai acabar vendendo.
Abraço
Erikson;
Os SCANIA, coloquei a título de informação, não necesariamente como opção pro seu M-715,hehehe.. Vai que aparece alguem com outra viatura que pode "caber", tipo um REO ou "coisa" parecida.
PS: Desculpem o off topic.
Abraço.
Eriksom Teixeira Lima
06/04/2010, 19:06
Sergio
Eu vi um Reo 5 ton equipado com esse Scania (ou algo assim), um espetáculo. Pena que o cara tinha vendido no dia anterior (ou será que foi sorte?, pois estava naquele ferro-velho do Rio de Janeiro)
Por favor, mande a MP ou direto para eriksom@uol.com.br com o endereço e fone deles.
Com relação ao Scania, eu ando namorando um caminhão 6x6 com eixos traseiros do urutu, e ele é um 1519 ...... quem sabe, meu motor-home não esteja por aí?
Obrigadíssimo
Eriksom
SERGIO AUGUSTO
06/04/2010, 19:53
Sergio
Eu vi um Reo 5 ton equipado com esse Scania (ou algo assim), um espetáculo. Pena que o cara tinha vendido no dia anterior (ou será que foi sorte?, pois estava naquele ferro-velho do Rio de Janeiro)
Por favor, mande a MP ou direto para eriksom@uol.com.br com o endereço e fone deles.
Com relação ao Scania, eu ando namorando um caminhão 6x6 com eixos traseiros do urutu, e ele é um 1519 ...... quem sabe, meu motor-home não esteja por aí?
Obrigadíssimo
Eriksom
Companheiro Eriksom, enviei email pra voce.
Abraço
Sérgio Augusto
Marcus Brandão
16/01/2012, 16:07
Olá, novato no fórum e proprietário a pouco tempo de um Engesa, estava "fuçando" o fórum e esse assunto me interessou pessoalmente pq tive experiencia recente. Moro em Braspilia e fui buscar meu engesa em Ribeirão Preto e tive que vir parando a cada 50 Km por causa de superaquecimento. Foi uma faculdade.
Pela data da postagem acredito que o problema do Edú já tenha sido resolvido, no entanto, se puder colaborar é só avisar.
Eduardo Velo
16/01/2012, 21:35
Marcus , bem vindo ao Forum ... assim que possível veja se coloca o Engesão no Frota 4x4 com fotos ...
Coloca mais dados da vtr aqui pra gente poder trocar idéias ... se é diesel , alcool ou gasolina , se é adaptado ...
O meu não aquece tão fácil , tem que pegar subida bem longa pra chegar no meio senão fica sempre em 1/4 do marcador ...
Faço minha as palavras do Edu!
parabéns pelo engesa!
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
17/01/2012, 14:05
Caramba, não sei se sou mais burro no assunto Engesa ou fórum.
Já tentei responder 3 vezes e, como estou trabalhando paralelamente, acabo perdendo o tempo, o fórum fecha e perco um jornal. He!He!
Melhor assim. Estava escrevendo um monte de baboseiras no lugar errado – como agora.
Senhores, o tópico estava parado há muito tempo e achei que ninguém veria. Pra minha surpresa fui recepcionado por 2 papas dos assuntos “engesisticos”. Muito obrigado.
Vamulá:
Engesa 92
Q20b
240V
tração original f2
eixos originais (ainda não olhei dentro mais deve ser original –que não sei qual é.
Pneus 35” sem flutuantes – pra horror do Dr. Guilherme
Freio traseiro de kadet
Gaiola bruta
Snorkel
Capota da lona.
BÍÍTO!!!!
Configuração básica, praticamente. Escolhi assim pra facilitar transferência
Marcus.
Quando ocorrer de passar o tempo logado, não se preocupe, logue novamente ao enviar a resposta que a mesma é aceita.
Seu engesa merece um tópico no frota, com muitas fotos!
Estamos aguardando.
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
17/01/2012, 14:25
Agora a saga:
Comprei a vtr pela internet. O cabra me pareceu correto e foi 100%.
Fui buscar a vtr em Ribeirão Preto. Saí do trampo no sábado, peguei um avião – junto com um amigão que tá mais apaixonado pela vtr que eu – o sacana tá namorando minha filhota nº1 e eu acho que é por interesse. Kkk O cara tem 22 anos e nunca tinha ouvido falar de Engesa.
Bem, peguei a tranqueira, larguei no hotel e fui, como todo turista, ao Pinguim.
Dia seguinte pela manhã, abro o cofre e vejo lama saindo do radiador. Domingo, só consegui manutenção em um posto de estrada.
Lavei o radiador 348,7 vezes. Lama pura.(ferrugem). Aguá limpa, coloquei – conhecendo os riscos – um “limpador” de radiador para trocar logo adiante. Bem, dentro da cidade a temperatura tava em ordem. Na estrada ferveu.
Parei 20 km depois e lavei tudo novamente. Imundo.
Assim foi, parando a cada 50 km. Meti um galão no carro e vim embora. Parava, resfriava e rodava mais um tanto.
Parei em Catalão e achei um cara disposto – domingão – a desmontar, varetar e limpar o radiador e o motor. Cheguei em Brasília ainda com problemas que resolvi depois.
Marcus Brandão
17/01/2012, 15:02
A temperatura subia e a mangueira do radiador ficava muuuuiiito dura. Esse é um ponto importante que ninguém falou anteriormente. Tá tudo entupido? È básico mas estamos falando como se todos tivessem 6 anos. O que abunda não falta.
O ex proprietário retirou a hélice original e colocou uma elétrica na frente pra não ter problemas de quebra dentro d’agua mas disse que nunca teve problema de superaquecimento. Depois de consertar o radiador, trocar a VT por uma original Zero km, “comprar a hélice e os parafusos”. Achei que podia vir assim pra casa. Seria um teste. Se esquentasse um pouco eu trocaria a hélice. Ferveu e aumentou a pressão. Radiador não aguenta aumento de pressão. Vazou novamente.
Em Brasília, consertei o radiador, troquei a hélice. Melhorou ou pouco. Se pegasse uma estrada não ia dar. Claro que suspeitei de junta queimada. mesmo sendo o valente q20b o cara sofreu na estrada. Ai outro teste pro pré-primário. Se tirar a tampa do radiador e a água fizer bolhas, existe grande possibilidade da junta estar queimada. E tome Conserto de radiador.
Fui até um Meca de confiança. Contei toda a saga e ele perguntou imediatamente pela válvula. Também ele, como eu, acha que o carro tem que ser como o engenheiro projetou. Ventilação forçada, válvula termostática...
Abriu a tampa do radiador com cuidado pois a pressão tava alta encheu o radiador até bem alto pra ver se borbulhava e nada. Arrancou a mangueirinha do suspiro, manteve a saída do suspiro tampada e... VOILÁ. A água foi subindo beeeemmm devagar. Diagnóstico: junta queimada. Dois dias depois, viatura pronta, mesmo teste, água não subia nada. Direto pra casa a 40 km de distância. No meio do caminho a temperatura tava subindo de forma não muito confiável. Fui verificar a pressão e tava alta, o radiador não iria aguentar. Tirei a VT e ... acabou o problema. Penso em colocar uma mais fria mas estou cuidando de transferência...
Minhas conclusões: tava tudo pitimbado mas se eu tivesse retirado a porqueira da VT em Ribeirão, acho que tava rodando até agora. Só que aí eu perdia minha primeira aventura no “Gafanhoto” Então, Em caso de aquecimento eu não vou titubear mais. Arranco a VT nem que seja pra chegar em casa.
Quanto ao tamanho do radiador, não existe um tamanho próprio pra cada motor, tendo em vista que o mesmo motor pode ter várias aplicações – estacionário, marinizado...
Marcus Brandão
17/01/2012, 15:04
Kim, tô indo pra lá. Obrigado
Marcus Brandão
17/01/2012, 15:05
meu pc peerde tudo qdo logo novamente.
Eduardo Velo
17/01/2012, 21:05
Marcus , qdo vc logar tem um quadrinho escrito ( lembrar de mim ) , clica nele que vc fica logado direto ...
Bom , parabéns pela persistência em levar a vtr de RP até BSB com tantos problemas ... isso é espírito aventureiro/jipeiro ... rs
Qto a vtr , deve ser show , Fase 2 - Q20B ... , só não sou fã dos 35" , mas aí é outra história ... rs , se quiser ficar sem problemas usa no max. 32" ...
Com certeza o antigo dono não deve ter tido problemas de aquecimento pq estava prestes a ter ... rsrs , e tb só indo pra trilha e voltando não da tempo de aquecer ...
Vc já abriu o radiador ? viu se estão com as colméias desobstruidas ? como ficou o óleo ? manteve o nível ? tem indicador de pressão de óleo no painel ? no meu Q20B ( aspirado ) troquei a colméia e coloquei com mais uma carreira de dutos na mesma medida , está perfeito , mas passei aperto antes pq 70 % dos dutos estavam tapados por causa dos vazamentos que ocorriam ... aconselho vc tirar o radiador , trocar a colméia , lavar bem o motor e depois colocar água com aditivo , de preferência Radiex vermelho concentrado ... observa bem as mangueiras pq elas devem ter sofrido um bocado e podem estar com fadiga ... o melhor mesmo pro Q20B é ventilação forçada , se for entrar em alagado tira a correia se achar necessario ...
No meu tem uma garrafa de 600 ml que entra a mangueira de respiro do radiador , enche qdo o radiador expulsa água e qdo cria vácuo puxa de volta ... esse sistema impede tb que qdo o radiador cria vácuo puxe poeira em estrada de terra ... esse motor é execelente deixa ele zero bala que vc vai esquecer que existe ... rs
abs ... Edu
Marcus!
Sobre a VT, e suas considerações:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html
Tem bastante informaçao, e agora complementarei sobre a ventoinha elétrica.
Os motores a diesel, trabalham numa faixa específica de temperatura, no caso do perkins, a 82 graus de temperatura.
Então, se colocar um cebolão de carro a gasolina, não funciona bem, fica frio, se for de carro a etanol, fica muito quente, prejudica o motor.
O cebolão ideal, para esse motor, é do Astra GLS, 1.8 8V, 2.0 8V 95/96, que trabalha de 88 a 83 graus (liga a 88 e desliga a 83), sendo que com esse, a ventoinha liga após o inicio da abertura da válvula, o que é perfeito, pois muitas vezes, somente a circulação da água já é suficiente.
O cebolão, obrigatoriamente deve ser instalado ao lado da mangueira inferior do radiador.
Depois desses procedimentos, acabou todos os problemas que estava tendo com o fuzila.
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
18/01/2012, 00:13
Já tive um q20b em uma veraneio antiga. Rodei horrores com esse carrinho e nunca tive problema.não é o mais forte mas é confiável. Tá novinho. Troquei a junta do cabeçote e tá redondo. Coloquei umas fotos no frota. "gafanhoto. Foi batizado pelo pai e vai continuar assim. O radiador tá zero. Amanhã vou olhar a válvula que tá dentro da vtr e posto informação. Quanto aos pneus ainda não sei dizer o que penso. Bonito é. Mas quero colocar os flutuantes pra ter mais segurança. O problema é que resolvi comprar uma viatura o mais original possível pra facilitar a Transferencia e depois flutuantes, bloqueios... Mesmo assim na vistoria ostente falou que o número do cambio esta em uma superfície lixada e fora dos padrões de fabrica. Em contato com a eaton eles informaram que Ne época a numeração erafeita a mão. Vou aguardar o resultado da perícia pra ver se coloco eixos ou compro cambio. Ah! Caso tenha que comprar câmbio, o 2615a tem uma relação muito parecida e é mais macio. Agüenta? Galera, acho melhor falar da viatura no frota antes que chinguem a gente com razão. Tenho pensado em recolocar a elétrica mas antes vou comprar uma VT nova e continuar brincando de apanhar. Rrr. Edu, a viagem foi muuuuiiiiito boa. Adorei viajar na trapizomba. E fazendo quase 10 com um litro. Faria tudo de novo mas agora tô com medo de ser ultrapassado pelas rodas. Droga de informação. Como dizia o poeta. " É pena eu não ser burro, não sofria tanto."