PDA

Ver Versão Completa : Novato pede opiniões

Guille
01/04/2010, 21:47
Olá pessoal,

sou novato na família 4X4 e escolhi o Willys depois de conhecer um 51 de um vizinho e me amarrar.

Comprei essa semana um Willys 75 com motor de opala 4 cilindrs, 2.5L, e caixa de marcha original de 3 Marchas.

gostaria da opinião dos mais experientes acerca da minha aquisição:
1- prós da máquina que comprei:
2- contras da máquina:
3- no que devo focar minha atenção em termo de manutenção:
4- e se é uma máquina razoavel para pegar trilhas médias, se é confiável no estradinha castigada:
5- no asfalto, da pra pegar estrada?

Minha intenção não é fazer trilhas como esporte ou hobbie, mas sou praticante de Trekking e camping silvestre, e pretendo com ele que me ajude a chegar mais perto dos meus objetivos...rs

Desde já agradeço vossa ajuda...:pensativo:

anderson_wzorek
01/04/2010, 22:12
opa,
bem vindo ao mundo dos donos de willys e ao forum 4x4,
cara com certeza vc tens uma bela maquina na mão,não vai se arrepender.
contras não vejo nehum,
vc tem um bom conjunto de motor x caixa,
contras da maquina: não ache que vc ta andando de carro de passei,aos poucos vc se acostuma com a nave.

manutenção:
de imediato troque os oleos de motor,cambio,reduzida e diferenciais.
de uma boa olhada no sistema de direção e freios da viatura,item de segurança.
verifique o aperto de parafusos,que costumam soltar hehe.
fique atento com a refrigeração do motor,
se o carro for a platinado pense em um distribuidor eletronico,ajuda muito.
No mais é andando com a viatura que vc vai perceber oque precisa de mudanças.

se a manutenção estuiver em dia com certeza trilhas medias e estradas ele encara numa boa,mas veja bem ,trilhas medias procure estar em mais de um carro,e possua ferramentas e algumas peças na viatura,junto com macaco,triangulo,oleo,cinta de reboque.

encara asfalto sim,mas nd de exigir muito do carro,va na boa que o jeep se comporta bem.

velho qualquer duvida estamos ai
andersonluis85@hotmail.com
parabéns pela viatura,
poste fotos do jeep pra gente

abraços
Anderson

Flaibam
01/04/2010, 23:22
O Anderson conseguiu sintetizar quase tudo. Eu focaria atenção especial no significado de "trilha". Para jipeiro, trilha é a falta do caminho. Existem estradas de terra ruins, mas são caminhos desenhados. Tem ponto de partida e de chegada. Trilha nem sempre é assim, a não ser as conhecidas que se sabe não abrirão estradas ou caminhos. É confuso, mas não é complicado. Estrada é para uso cotidiano. Trilha é para off-road. De qualquer forma, até adquirir experiência e conhecimento mecânico, não caia na trilha sozinho. Jamais. Boa aquisição. Equipamento excelente. 3 marchas é forte na trilha. Para estradas, o 4 ou 5 marchas é mais indicado. Vc comprou um tanque de guerra. Vá à luta.

Guille
02/04/2010, 18:47
bem, meu conceito de trilha é 10 a 15 dias no mato, (chapada diamantina, guimarães, veadeiros, Serra do Bodoquena, pico 31 de MArço, Caparaó) com 25 Kg nas costas...

não entendo mesmo de trilha de carro, então pra simplificar, só queria saber se ele aguenta me levar até onde tem estrada de chão ruim... pronto.
rs

Agora é sério, hj eu pegaria o carro e ainda não peguei...

o problema é o seguinte, embaixo do carro a carroceria está presa no chacis só que no lugar dos coxins um preguiçosos usou pedaços de madeira, fala sério... primeiro problema.

o segundo é uma folga de 90 graus na direção.

tenho duas perguntas:
1- esse coxim seriam esses pra fixar corretamente a carroceria ao Chaci?

2- como eu poderia resolver a direção, ouvi falarem da direção do gol quadrado, por quanto fica?

AJUDEM, o cara lá é relaxado, mas eu ainda to pensando em terminar o negócio.... não deixem um Willys morrer na mão de um mané...rs

Tchê 4x4
02/04/2010, 19:10
Guille, primeiramente parabens pela compra da primeira viatura, com certeza depois de tudo acertado te trará muitas alegrias...

Agora, fala sério: Pedaços de madeira como coxim???... Vou morrer e não vou ver tudo!!! Rsrsrs

Trata de trocar isso logo por coxins originais ou pesquisa por aqui sobre outros tipos pro Jeep, pois carroceria foi feita pra trabalhar e se deixar esses "paus" aí se ainda não trincou pode trincar tua carroceria. Outra, quanto a direção eu usei a de Gol quadrado na Rural antes de trocar pela hidráulica e funcionava muito bem (Inclusive ainda tenho guardada, em ótimo estado, se quiser negociamos), e pra instalar é simples.

Se der posta fotos da viatura, incluindo mecanica que ajuda bastante. Abraço.

Flaibam
02/04/2010, 19:24
Guille, no jeep, todo problema tem solução. Resta saber se está pagando um preço justo. A caixa de direção original costuma ter essa folga imensa. Na trilha evita aqueles solavancos no braço de quem dirige, mas na estrada é muito perigoso. Coxim de madeira não existe. Gambiarra porca. Se fechar negócio, tira isso imediatamente.

plnx
02/04/2010, 19:49
bom, vc levou a viatura pra algum mecanico analizar ?
digo isso pois pode ter maiores problemas por já ter visto uma gambi tão grande como coxins de madeira

sobre a direção tem um tópico aqui no forum sobre ela
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872

Eu particularmente tenho a DH do gol/santana e sem problemas com ela

mas na direção você pode verificar tb se não é só caso de trocar uns terminais, peça para alguem ficar virando a direção somente o tanto da folga e você olha as barras para ver o que se movimenta e onde não está transmitindo o movimento, os terminais que deram problema no meu jeep foram substituidos por terminais do caminhão 608, sem problemas desde então.

sobre pegar estrada, tenho como único carro um jeep com motor AP 1.8 Alcool e caixa de C-10 3 marchas, e tenho a tranquilidade de deixar a patroa viajar sozinha. MAS, e sempre tem um mas, a mecanica está em dia, e pra conseguir comprar um jeep com mecanica em dia levei 2 anos...

no mais é se acostumar com a viatura, minha esposa mesmo quando dirige outro carro estranha muito e diz que prefere o jeep mesmo
e isso que estou usando pneus frontiera 100% do tempo, meu único problema ainda são viagens mais longas com pouco tempo disponivel, onde tenho que abandonar o jeep na garagem e ir de moto (250cc) pela velocidade de cruzeiro que no jeep fica entre 70km/h e 80km/h e na moto consigo manter 100km/h e 110/km/h ou até um pouco mais

mas como vc pensa em usar o jeep como veiculo para chegar ao trekking acredito que tempo disponivel não seja problema.

no mais o pessoal ai já falou, se surgirem novas dúvidas poste ai

outra coisa

Luciano Mariussi
02/04/2010, 20:22
tenho duas perguntas:

2- como eu poderia resolver a direção, ouvi falarem da direção do gol quadrado, por quanto fica?

AJUDEM, o cara lá é relaxado, mas eu ainda to pensando em terminar o negócio.... não deixem um Willys morrer na mão de um mané...rs[/QUOTE]

Boa noite amigo,

Bem vindo a este mundo de loucos, os loucos por 4x4, posso te garantir que è muito gratificante, è um prazer dificil de explicar somente gostando disto e vivendo isto vc. vai perceber, è claro que sua c/c $$ náo agradece....rsrsrs, brincadeiras a parte respondendo suas dùvidas:

1. vc. pode optar por coxins de borracha ou mesmo de PU, neste ultimo caso vc. deve gastar entre instalacao e peca em torno de R$ 250,00
2. Pode colocar a direcao do Gol/Santana fica òtimo, coloquei no meu Willys 68 e ficou muito leve, recomendo mesmo, vc. deve gastar em torno de R$ 800,00,

é claro que estes valores podem variar pela regiao, estou em SP

E ainda,

3. uma dica, pense tambem em freio a disco (pelo menos na dianteira) com servo, seguranca acima de tudo, mais uns R$ 1300,00.

Boa sorte com a nova maquina e tendo duvidas este Forum è excelente.

Gde. abraco

Jacimar
03/04/2010, 08:30
bem, meu conceito de trilha é 10 a 15 dias no mato, (chapada diamantina, guimarães, veadeiros, Serra do Bodoquena, pico 31 de MArço, Caparaó) com 25 Kg nas costas...

não entendo mesmo de trilha de carro, então pra simplificar, só queria saber se ele aguenta me levar até onde tem estrada de chão ruim... pronto.
rs

Agora é sério, hj eu pegaria o carro e ainda não peguei...

o problema é o seguinte, embaixo do carro a carroceria está presa no chacis só que no lugar dos coxins um preguiçosos usou pedaços de madeira, fala sério... primeiro problema.

o segundo é uma folga de 90 graus na direção.

tenho duas perguntas:

AJUDEM, o cara lá é relaxado, mas eu ainda to pensando em terminar o negócio.... não deixem um Willys morrer na mão de um mané...rs

Bom dia conterraneo ! antes de fazer qualquer coisa no Jeep faca uma boa pesquisa aqui no forum, por exemplo, os calcos de poliuretano tem alguns incovenientes por ser muito rigido e alguns preferem coxins de caminhao e por ai vai . . . minha exposa usa o CJ58 dela no dia a dia e nao tem problema, ja estou rodando no meu CJ64 faz 3 meses e por enquanto nao deu nenhum problema, mas a manutencao tem que estar em dia como os amigos falaram, com o tempo voce vai pegando confianca no carro, tem um topico aqui qu chama : qual a maior viagem feita com o Jeep, voce vai ver que nao tem problema . . . um abraco !

wcascarlos
05/04/2010, 13:13
Olá pessoal, também sou novato, acabei de comprar um jeep 82, e lendo sobre os coxins de madeira fui ver no meu e não tem coxim algum, apenas uma pequena borracha fina em ponto apenas, vi algumas opções para comprar no site trator gama, se alguém puder me indicar uma boa opção? também observei no meu que as buchas dos jumelos estão muito gastas alguma dica aí? mais um problema, vaza um pouco de gasolina pela tampa do tanque e o cheiro fica muito forte, aparentemente a borracha de vedação está nova, porém...

abraços

Robertux
05/04/2010, 14:29
Os seus coxins apararentemente são os originais. Eles são assim mesmo, de borracha e finos. Se estiverem danificados troque por outros originais, se estiverem bons mantenha-os. São melhores que os de PU. As buchas da suspenção (inclui os jumelos) seria bom trocar por buchas de PU, o jeep fica mais macio, silencioso e não precisa engraxar. Quanto ao tanque, verifique se a boca do tanque está boa, se não está amassada, tente trocar a junta da tampa ou colocar duas. A solução mais radical seria trocar o tanque.