PDA

Ver Versão Completa : Trocar os Jumelos do CJ-5



ferramenta
21/02/2005, 13:12
Estou querendo trocar os jumelos do me cj-5 alguem tem uma dica? Tem alguma coisa que eu deva tomar cuidado? Tenho macaco jacare, porem nao tenho cavaletes.

DougBRSP
21/02/2005, 13:57
Olá

Eu não sei se é a maneira correta, mas foi assim que fiz no meu para trocar os jumelos: :shock:

Coloquei o macaco jacaré apoiando (apenas apoiando) na ponta do tubo do eixo para o caso de cair, coloquei então um desses macacos sanfona, normais de carro, entre a ponta da mola e o chassi e foi levantando ele até tirar a pressão sobre o jumelo, aí soltei o jumelo, removi as buchas (o ideal é utilizar um sacador) se usar a marreta corre risco de f¨%$ o chassi, assim quem segura o jeep é o macaco sanfona, aí vc coloca o jumelo novo (abaixa ou levanta o sanfona) para que entre tranquilo e depois de tudo montado e apertado, remove o sanfona e vai para o outro jumelo.

Abraços.

elcio
21/02/2005, 14:00
nao precisa de cavaletes, o jacare eh o suficiente, vc vai precisar a ajuda de outras pessoas.
nao coloque aqueles jumelos com 30cm na esperança de ganhar altura.
desde que as algemas sejam bem feitas e resistentes, tanto faz.


[]´s

ferramenta
21/02/2005, 16:31
de primeiro momento parece facil, os jumelos que comprei não são grandes é a primeira medida, estou trocando devido ao estado dos originas que não estão inspirando confiança e as borrachas estão bem danificadas, o meu medo e tirar as originais e e aquelas buchas amarelas não entrarem, outra coisa que não entendi e que no kit vem 5 buchas tres pinos só que uma das buchas não sei o que fazer, pois ela não serve para os pinos e nem nos terminais.

Tatão
21/02/2005, 16:55
se num teria umas fotos???
não to entendendo esse lance das bucha...


tentendo ajudar

DougBRSP
21/02/2005, 16:56
Você está se referindo às peças que aparecem na parte de baixo desta foto?

Pq se for estes são os olhais e vão na parte fixa ao chassi (lado oposto ao do jumelo) dificuldade em colocar as buchas novas no lugar não há, o problema mesmo é tirar as antigas, estas sim vão dar trabalho :twisted: .

[]s

ferramenta
21/02/2005, 17:29
são estes mesmo, mas nem imagino como colocar no chassis e nem aonde.

elcio
21/02/2005, 17:40
são estes mesmo, mas nem imagino como colocar no chassis e nem aonde.

bem onde o Douglas disse:
na parte oposta aquela presa ao jumelo, em sua fixaçao junto ao chassi. nao tem erro.
de um lado do feixe, jumelos, do outro os olhais, ou essas buchas soltas da foto!!!!
esse eh um serviço elementar, se vc nao se sente seguro eh melhor pedir a uma pessoa com mais experiencia fazer pra voce. ai vc observa e faça nos demais.

sapo_bonatto
01/07/2009, 15:26
gostaria de saber se os jumelos fazen alguma diferença na altura, no caso os meus tinha 8 cm e agora comprei uns de 15, a diferença vai ser de 7 cm de altura do chão????

Lucas Nassif
01/07/2009, 15:41
...no caso os meus tinha 8 cm e agora comprei uns de 15, a diferença vai ser de 7 cm de altura do chão????

Não!!! :discordo:
Vai ficar pouca coisa mais alto, mas nao chega a 7cm não!

E pra falar a verdade, jumelão só trás problemas: seu CJ vai ficar mais duro :shock:, além do cáster ser alterado, causando problemas na direção.

Sergio Rocha
01/07/2009, 21:02
gostaria de saber se os jumelos fazen alguma diferença na altura, no caso os meus tinha 8 cm e agora comprei uns de 15, a diferença vai ser de 7 cm de altura do chão????

A metade, cada cm a mais no jumelo = a meio centímetro na altura.No seu caso 3,5 cm.

[]'

Elmer_Jeep
01/07/2009, 23:55
A metade, cada cm a mais no jumelo = a meio centímetro na altura.No seu caso 3,5 cm.

[]'
mas os problemas vem em dobro.

sapo_bonatto
02/07/2009, 08:36
mas os problemas vem em dobro.


mas q tipo de problemas???:shock:
se soh vou tirar um e colocar outro, poucos sentimetros maiores, mas naum estou trocando na intenção de almentar e sim pq os meus estavam em peximo estado, e os unicos q achei foram esses maiores para substituir... sacas:mrgreen:

Elmer_Jeep
02/07/2009, 10:15
Sapo, se vc utilizar a PESQUISA com a palavra JUMELÃO ou JUMELO ALTO vai encontrar mais problemas do que vantagens, vou tentar listar alguns problemas que já presenciei pessoalmente e sempre vejo alguns reclamando:
Desconforto, a suspensão fica mais dura pois o jumelo maior não permite a flexão correta do feixe
Trincas no chassi, com uma suspensão mais dura quem absorve os impactos é o chassi
Alteração no caster, a dirigibilidade fica prejudicada
Alteração no nivelamento do pinhão, em alguns casos o cardan vive escapando.

É praticamente isso aí contra beneficio nenhum, veja em um dos links da minha assinatura como utilizar a PESQUISA, use as palavras que te falei e vc vai encontrar vários relatos e experiencias de quem ja usou.

[]'s

Sergio Rocha
02/07/2009, 18:44
Sapo, se vc utilizar a PESQUISA com a palavra JUMELÃO ou JUMELO ALTO vai encontrar mais problemas do que vantagens, vou tentar listar alguns problemas que já presenciei pessoalmente e sempre vejo alguns reclamando:
Desconforto, a suspensão fica mais dura pois o jumelo maior não permite a flexão correta do feixe
Trincas no chassi, com uma suspensão mais dura quem absorve os impactos é o chassi
Alteração no caster, a dirigibilidade fica prejudicada
Alteração no nivelamento do pinhão, em alguns casos o cardan vive escapando.

É praticamente isso aí contra beneficio nenhum, veja em um dos links da minha assinatura como utilizar a PESQUISA, use as palavras que te falei e vc vai encontrar vários relatos e experiencias de quem ja usou.

[]'s

Esqueceu a diminuição no curso.

[]'

jipeirodesdepequeno
02/07/2009, 21:20
diz ai algumas maneiras de levantar o jipe sem ser por spoa, arquear molas, nem calços maiores..
usar espaçadores no suporte do feixe de mola é uma boa?

Sergio Rocha
02/07/2009, 22:08
Levantar o jeep por que ?

[]'

Milton Quindim
02/07/2009, 23:04
Esqueceu a diminuição no curso.

[]'

Além do shymmi maldito que dá depois...voltarei com os originais ainda esta semana pois tá um saco .

Milton Quindim
02/07/2009, 23:05
diz ai algumas maneiras de levantar o jipe sem ser por spoa, arquear molas, nem calços maiores..
usar espaçadores no suporte do feixe de mola é uma boa?

Pneus maiorea e mais altos = jipe mais alto= custo de manutenção mais alto...hehehe

jipeirodesdepequeno
03/07/2009, 12:24
Pneus maiorea e mais altos = jipe mais alto= custo de manutenção mais alto...hehehe


sera?!
queria aumentar mais para colocar pneus maiores e pelo visual

inaciocm
03/07/2009, 20:48
vou retirar os malditos "jumeloes"
alem de tudo que o Elmer citou, o jipe perder estabilidade.
fica meio "mocorongo" nas curvas.
agora tou com outra duvida: as buchas. estou usando as de PU mas imagino que aqueles jumelos originais com engraxadeiras deixem o jipe mais macio(desde que sejam lubrificados a cada lavagem da carroceria). procede ou é melhor colocar os jumelos originais com as buchas de PU mesmo?
:pensativo: