PDA

Ver Versão Completa : Luz do amperímetro - marcador original

fendrich
31/03/2010, 14:32
Pessoal,

Qual o esquema elétrico para ligar a luz do amperímetro do marcador Horasa?

Pelo que pude identificar, a fiação está desligada e eu quero testar e fazer funcionar, ou então partir para um outro relógio.

Obrigado,

Robertux
31/03/2010, 15:23
No meu, eu liguei um polo na força (12v) e o outro no alternador, em uma saida propria (perguntei ao eletricista de autos) funcionou.
Depende do alternador, se for daqueles mais antigos que tem regulador de voltagem separado é ligado no regulador se não, é direto no alternador. Verifique se a lâmpada não está queimada.

fendrich
31/03/2010, 15:39
Vou tentar identificar o alternador e descobrir, mas como foi mudado o motor, imagino que o alternador seguiu pela mesma linha (ou não tem nada a ver?).

André Luiz Rossetim
31/03/2010, 15:43
É super simples: um polo da lampada fica direto no + (da ignição) e o outro polo é conectado no alternador, que é responsavel por aterrar a lampada qdo não a voltagem está abaixo da normal (12V).

Robertux
31/03/2010, 15:51
Vou tentar identificar o alternador e descobrir, mas como foi mudado o motor, imagino que o alternador seguiu pela mesma linha (ou não tem nada a ver?).

Não tem muito a ver, embora seja comum o pessoal comprar o motor completo com todos os agragados, inclusive o alternador, isso não é regra, o meu por exemplo é um BF 161 com um alternador que ninguém sabe de que carro é, aparentemente é importado.

fendrich
31/03/2010, 15:56
Vou tirar umas fotos hoje a noite do alternador e tentar descobrir alguma coisa. Mas a princípio, é uma tarefa "bastante complicada". Ligar 2 fios :)

Deve ser o alternador do opala mesmo...

A Leoni
31/03/2010, 17:03
fendrich

No seu caso voce vai ter que ligar só dois fios realmente:

1- Do (+) depois da chave de contato ao (D+) do alternador (deve estar gravado no corpo dele)

2- Bo B+ do alternador ao positivo da bateria (fio mais grosso) que vai ser por onde a energia gerada pelo alternador vai para o sistema elétrico.

O negativo do alternador passa pela carcaça + suporte + bloco do motor, então sempre é bom aterrar bem o motor no chassi e o chassi na bateria.

Obs.: Isso vale para alternadores modernos, que tem o regulador integrado. Para os alternadores antigos que usam um regulador de voltagem externo a ligação é diferente.

[]'s

fendrich
01/04/2010, 08:51
Este é o alternador do meu CJ. Imagino que deva ser o do Opala, embora não tenha achado nenhuma marcação visível de modelo na carcaça.

Suponho que o "Bat" seja o positivo e o outro fio conectado o negativo, embora tenha um "1" e um "R" embaixo.

Alguém sabe qual a amperagem dele?

Dic3
01/04/2010, 11:37
Sim, pelas fotos é do opala mesmo, a corrente dele pode ser 35 ou 40A.

Ele tem um borne especifico pra lampada, conecta a lampada ali e a outra ponta vai no positivo.

Acho que vou juntar meu primo e vamos aí fazer um mutirao nesse Jeep hahahaha

fendrich
01/04/2010, 11:40
Onde fica o borne pra lampada nele?

Dic3
01/04/2010, 11:44
O borne "lamp" é aquele que esta sozinho do lado de onde sai aquele fio vermelho fino

André Luiz Rossetim
01/04/2010, 12:55
Ele pode estar no regulador de voltagem, que pode ser externo.

fendrich
01/04/2010, 14:21
Naquele local onde está conectado o fio vermelho fino (negativo) não tem mais nenhum lugar para conectar outro fêmea daqueles.

Vou testar ligando positivo e negativo nesses conectores mesmo...

Dic3
01/04/2010, 14:26
Entao esse regulador pode ser estilo moderno, voce apenas coloca a lampada em serie com o proprio fio.
Ou seja so corte o fio la perto do painel e coloca a lampada entre as duas partes cortadas

O meu tenho um alternador de passat e o sistema é assim.

Se nao souber como é ligadcao em serie avise, ok?

fendrich
01/04/2010, 14:31
Aviso.

Como é a ligação em série?

========================== (positivo)
|....|
=LAMP=
..|
..|
========================== (negativo)

(desconsiderar os pontos, são só para espaçar)

Pensei correto?

Dic3
01/04/2010, 14:34
Assim amigao

ignicao __________________ lampada_____________alternador

Sacou?

Que bairro voce mora?

Abracao

fendrich
01/04/2010, 14:39
Entendi.

Moro no Tarumã, perto da CCV.