PDA

Ver Versão Completa : "Geral" na parte de combustível

fendrich
31/03/2010, 14:15
Pessoal,

Depois de muito enrolar, esse final de semana vai sobrar tempo para dar uma geral na parte de combustível no CJ (o nome original dele era "Bola de Neve", mas ainda não rebatizei-o).

Lavar o tanque (querosene+água e arruelas prontas), trocar filtros (um filtro entre tanque e bomba, outro entre bomba e carbura) e novas mangueiras (mangueira incolor entre bomba e carbura), passar tudo por dentro das longarinas e prender com abraçadeiras de plástico/metal... Tudo programado e o melhor, sei como fazer :dance:.

Nos últimos dias, ele tem morrido na lenta (esperando o semáforo abrir, por exemplo) e "estourado" o escapamento quando desço a ladeira e não piso um pouco no acelerador. Já tenho o esquema do carburador (um Solex H40/44) [obrigado, André :concordo:] e pretendo me aventurar a desmontá-lo e limpar o que eu conseguir. Imagino que isso possa resolver o problema.

Pergunta: Mais alguma sugestão para deixar a parte de combustível "perfeita" (ou o mais próximo dela)? :pipoca:

André Luiz Rossetim
31/03/2010, 14:30
Eu refiro sistema com retorno - uso um desborbulhador entre a bomba e o carburador, e uso mangueiras de carro com injeção eletronica (não gosta das lonadas, nem das transparentas (esta segunda resseca com o tempo)).

Acho bom usar abraçadeiras (aquelas com um parafuso sem fim) em cada conexão.
Já esteja preparado para comprar mangueiras de 5 e 7mm, antes da bomba é um Ø e depois é outro.

Evite deixa-las proximo das partes quentes, e evite pontos mais altos que o tanque, pois se ficar ar nestes pontos é dificil tirar, no meu caso para não passar por cima do motor e caixa, as mangueiras passam por baixo da grade do radiador, fica mais longa um pouco, mas não tem pontos altos e fica long d pontos quentes.

fendrich
31/03/2010, 14:37
André,

As conexões serão com abraçadeiras de com parafuso sem fim, e as mangueiras serão presas na longarina com as de plástico.

Só vai subir na hora que passar da bomba! Antes, tudo vai passar por dentro da longarina.

Hoje a mangueira sai da esquerda passando por cima da caixa e chega na bomba...

Penso em fazer a mangueira sair do tanque e já ir para o lado direito em uma travessa, e a partir dali seguir reto até a bomba...

Jacimar
31/03/2010, 18:40
Pessoal,

Depois de muito enrolar, esse final de semana vai sobrar tempo para dar uma geral na parte de combustível no CJ (o nome original dele era "Bola de Neve", mas ainda não rebatizei-o).

Lavar o tanque (querosene+água e arruelas prontas), trocar filtros (um filtro entre tanque e bomba, outro entre bomba e carbura) e novas mangueiras (mangueira incolor entre bomba e carbura), passar tudo por dentro das longarinas e prender com abraçadeiras de plástico/metal... Tudo programado e o melhor, sei como fazer :dance:.

Nos últimos dias, ele tem morrido na lenta (esperando o semáforo abrir, por exemplo) e "estourado" o escapamento quando desço a ladeira e não piso um pouco no acelerador. Já tenho o esquema do carburador (um Solex H40/44) [obrigado, André :concordo:] e pretendo me aventurar a desmontá-lo e limpar o que eu conseguir. Imagino que isso possa resolver o problema.

Pergunta: Mais alguma sugestão para deixar a parte de combustível "perfeita" (ou o mais próximo dela)? :pipoca:

Boa noite prezado ! tenho vontade de fazer o esquema com desborbulhador que o amigo citou, outra coisa seria um catch tank e um filtro de vidro na entrada do carburador, pode ser estilo aqueles antigos ou moderno com os que tem no ML, fica facil ver se esta chegando gasolina no carburador, quanto ao carburador eu nao gosto muito de mexer, eh muito trabalhoso e nem sempre conseguimos bons resultados, mas boa sorte e um abraco !

fendrich
31/03/2010, 20:34
Jacimar,

Eu penso em ter que mexer no carburador porque, se tudo já está tão sujo, é bem capaz que alguma sujeira tenha entrado no carburador e seja responsável por essas "mortes súbidas" e "estouros de escapamento".

Também não me agrada muito ter que abrir o carbura, mas vou tentar fazer alguma coisa antes de levar em um mecânico.

André, como funciona esse desborbulhador?

Julinot
06/04/2010, 10:40
Colegas, se o assunto é "sistema de alimentação do Jeep", vale a pena possuir esse material que estou anexando. Baixei daquela site especializado em Rural Willys - um site sensacional !!!

Enviarei os outros arquivos nos próximos dois posts.

Abraços...

fendrich
06/04/2010, 11:06
É um bom material para quem ainda tem o equipamento original.

Aconselho a todos sempre procurar o material relativo ao seu motor/carburador... Às vezes dá trabalho, mas os amigos do fórum sempre ajudam!

Julinot
06/04/2010, 11:19
talvez não tenha utilidade direta para o colega que abriu o tópico, mas tem utilidade para os colegas que têm o bom e velho bf-161... sendo que qualquer forma muito interessante a explicação sobre os sistemas do carburador.

eu cansei de depender de terceiros, e agora estou estudando o sistemas do dfv228. no último final de semana abri o carburador do meu cj-5 e dei uma superlimpeza, comprei parafusos (seis) novos para fixar a tampa do carburador... e finalmente observei uma grande melhora no bicho. parou de peidar, parou de falhar em rotações um pouco mais altas, etc.

ainda tive um porblema que estou tentando entender com o estudo dos sistemas... afogou uma vez, e só voltou ao ormal depois que abri a tampa novamente e deixei o bichinho respirar. não sei porque afogou, nem sei porque ficou bom depois de abrir e fechar a tampa. suspeito que a bóia não esteja na altura correta, e que quando tirei o pé do acelerador para fazer uma curva, o vácuo tenha enchido muito a cuba.

mais um post e coloco as "fotos" que faltam.
eu zipei mas não consegui anexar o arquivo com quase 2M5Bytes.

Abraços.

Julinot
06/04/2010, 11:30
acho que se fizermos uma estatística no fórum, talvez verifiquemos que a maior parte dos problemas relatados diz respeito ao sistema de alimentação.

estimulo os colegas a colocarem a mão na massa. é muito melhor o próprio dono, se não mexer, pelo menos entender o funcionamento do sistema, do que ficar totalmente sujeito a curiosos que por vezes estragam mais ainda o que deviam consertar.

aí vão as oos restantes.

Julinot
06/04/2010, 11:37
fim... espero que seja útil.

fendrich
06/04/2010, 11:46
Concordo que temos que meter a mão na massa ou no mínimo entender... Também não gosto de ficar "vendido" na mão dos mecânicos.

Comprei parafusos novos pro meu Solex H40/44 mas um dos furos já estava espanado (dos 6, só tinham 4). Tirei a tampa e só troquei a junta, e estou com problemas quando o motor está frio (já abri um tópico sobre o assunto, embora não tenha tido muita ajuda a respeito).

Agora acho que vou ter que abrir novamente e ver o que aconteceu, na pior hipótese, levar até um mecânico que tem perto de casa...

Julinot
15/04/2010, 11:51
E qual é o problema quando está frio, colega fendrich ?

Também ando as voltas com o meu carburador.
De um dia para o outro - talvez da manha para a tarde - é difícil fazer pegar.
Verifiquei que a cuba seca... desconfio que o calor o motor faz a gasosa evaporar.
Neste sábado vou tirar o carburador e trazer para minha casa no Rio. Vou enchê-lo e observar possíveis vazamentos, mas o problema deve ser mesmo o calor.

Abraços...

fendrich
15/04/2010, 12:00
O problema é que ele "engasga", tem que dar giro na embreagem pro motor funcionar legal.

É o frio mesmo, já fazia muito tempo que não tinha um motor carburado, e já nem mais pensava em deixar o motor "esquentar" antes de sair... Se eu quiser sair de manhã, ele demora um pouco mais pra ligar do que se eu sair só a tarde.

Mas tudo volta ao normal depois de alguns minutos com ele rodando...

Gasolina tem na cuba, e seguindo um conselho de colega do fórum, aperto o acelerador algumas vezes antes de ligar, só prá garantir...

Will4x4
15/04/2010, 14:42
boa tarde pessoal.
muito bom esse tópico :pipoca:
alguem sabe informar se o carburador solex h30 é o original do jeep 63 motor bf161?

rodrigo.hoffman
15/04/2010, 15:44
boa tarde pessoal.
muito bom esse tópico :pipoca:
alguem sabe informar se o carburador solex h30 é o original do jeep 63 motor bf161?

Senão me engano o Jeep com motor BF161 vinha original com o DFV228 e tb com o Solex H40/44 EIS..

[ ]´s

Will4x4
15/04/2010, 15:51
quando chegar em casa verei o que mais tem escrito no carbura pois tinha uns escritos menores que eu nao me recordo.

fendrich
15/04/2010, 15:55
Até onde eu vi, nos manuais também constam os 2 carburadores que o Rodrigo citou.

Procurando rápido, o H30 parece que saiu em fusca, kombi e brasilia

Julinot
15/04/2010, 17:41
fendrich... então você com certeza já verificou que a cuba tem combustível ? no meu caso, como disse, é falta de combustível na cuba... por algum motivo que ainda vou ter certeza.

no teu caso... curitiba é uma cidade bem fria e ainda não estamos no inverno. quando o inverno chegar de verdade vai ficar impossível dar a partida no teu Jeep. mas com certeza também você não é o único que tem um Jeep em curitiba ou carro carburado. como é que fazem aí no frio os carburados ? e imagina se fosse a álcool, hein...

cara... tem combustível na cuba, mesmo ?!

abraços...

O problema é que ele "engasga", tem que dar giro na embreagem pro motor funcionar legal.

É o frio mesmo, já fazia muito tempo que não tinha um motor carburado, e já nem mais pensava em deixar o motor "esquentar" antes de sair... Se eu quiser sair de manhã, ele demora um pouco mais pra ligar do que se eu sair só a tarde.

Mas tudo volta ao normal depois de alguns minutos com ele rodando...

Gasolina tem na cuba, e seguindo um conselho de colega do fórum, aperto o acelerador algumas vezes antes de ligar, só prá garantir...

fendrich
15/04/2010, 17:45
Amanhã fica corrido prá verificar, mas sábado de manhã eu abro o carburador com tempo e vejo a cuba (provavelmente com fotos).

E no teu caso (calor), como você pensa em resolver o problema?

Julinot
15/04/2010, 18:03
Cara... a gasosa some se eu desligar o carro de manha e voltar a ligar de tarde.
E também demora pra burro para dar a partida, quando não arreia a bateria. Farei o seguinte... preciso descobrir como some a gasolina, e porque demora tanto a dar a partida... aí suspeito da bomba principalmente.

0. Se eu chegar a noite em minha casa em Saquarema, vou encher a cuba - que deverá estar vazia, e aguardar até o dia seguinte para ver como ficou. Se tiver gasolina no tanque pela manha então o problema provavelmente é do calor mesmo. Se não tiver gasolina no tanque, então é vazamento.

1. Se eu só chegar em minha casa pela manha... nem vou dar a partida porque sei que não pega... então vou direto na cuba para me certificar de que não há gasolina... só por desencargo - adoro ficar tirando a tampa do carburador e ficar colocando de novo... grrrrrrr.
2. Aí vou encher a cuba dde gasolina, dar a partida... porque sei que vai pegar assim. Esse negócio de ficar borrifando gasolina no carburador... em primeiro eu sou sozinho pra mexer no Jeep, e depois, mesmo que alguém borrife... é acabar a borrifada e o motor morre de novo. Prefiro dar uma "carga" na cuba e botar logo aquela droga para funcionar. Aì dou umas voltas como Jeep, deixo-o bem quentinho, e paro na garagem para cuidar da minha vida, que nem só de Jeep vive o homem.
3. Antes de largar o Jeep lá... verifico o nível da gasolina na cuba para comparar depois. Deve estar cheia... ou não - mas aí é outro problema. Se não estiver cheia eu encho, e a noite verifico de novo se baixou.

Creio que chegarei a uma conclusão, se é o calor ou se é vazamento. Acho que é calor.

Agora... como farei par revolver... aí é que vai ser ph...

1.Isolar o carburador termicamente ? sei não...
2.Inventar uma maneira fácil de encher a cuba nessas horas, talvez adaptando uma bombinha de limpador de parabrisa e um reservatório pequeno de gasolina... para essas horas. sei menos ainda...
3.Verificar se está esquentando mais do que devia o motor...

Ainda vamos ver...

Jacimar
15/04/2010, 18:41
. . .

Creio que chegarei a uma conclusão, se é o calor ou se é vazamento. Acho que é calor.

Agora... como farei par revolver... aí é que vai ser ph...

1.Isolar o carburador termicamente ? sei não...
2.Inventar uma maneira fácil de encher a cuba nessas horas, talvez adaptando uma bombinha de limpador de parabrisa e um reservatório pequeno de gasolina... para essas horas. sei menos ainda...
3.Verificar se está esquentando mais do que devia o motor...

Ainda vamos ver...

Boa noite prezado ! tem um topico no forum que o Leopoldo da uma ideia de como minimizar esse problema de aquecimento do carburador, se nao me falha a memoria e tipo um defletor para refletir o calor que vem do motor , desculpe mas nao lembro detalhes . . . vou ver se encontro, um abraco !

André Luiz Rossetim
15/04/2010, 18:56
Amigos, meu Jeep é a alcool e sou de curitiba, e nunca tive problemas, obviamente uso o afogador, um injetor de combustivel - gasolina (item origatório em carros a alcool no frio) e aquecedor do pé do carburador com agua do radiador (chamada mufla)

Nunca vi necessidade de isolamento termico no carburador, provavelmente está vazando combustivel por algum lugar, aconselho a trocar todas as juntas, inclusive o diagrama do injetor do acelerador e valvula suplementar (acho q é esse o nome).

Outro conselho seria comprar um destes kits de partida a frio, há um lugar (furo) apropriado em qualquer carburador, onde vc conecta uma mangueira ligada a uma pequena bomba eletrica de umreservatório, e antes de dar a partida vc injeta combustivel diretamente sobre os venturis, fazendo o motor pegar e assim a bomba mecanica consegue levar combustivel até o carburador, mantendo-o em funcionamento (com cuidade para não injetar gasolina demais para não afogar o motor) - procure por partida a frio no mercado livre - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137707561-kit-completo-de-partida-frio-para-veiculos-a-alcool-_JM

Julinot
15/04/2010, 21:18
pois é... um isolamento térmico foi uma das coisas que pensei. mas preciso confirmar se é mesmo por causa do calor. contudo, se você achar esse link... manda pra gente ver.

obrigado...

abraços...

Boa noite prezado ! tem um topico no forum que o Leopoldo da uma ideia de como minimizar esse problema de aquecimento do carburador, se nao me falha a memoria e tipo um defletor para refletir o calor que vem do motor , desculpe mas nao lembro detalhes . . . vou ver se encontro, um abraco !

Julinot
15/04/2010, 21:28
rossetim... num só post você misturou dicas para o meu caso e para o caso do fenrich:grin:. mas valeu.
o negócio de isolar o carburador termicamente existe, sim. claro que aí em curitiba deve ser o contrári... eheh.
foi bom você me lembrar desse negócio de partida a frio... eu já estava pensando numa gambiarra para encher a cuba na partida depois de algum tempo parado... que é quando está esvaziando a cuba. eu ainda vou verificar se é vazamento, mass acho que não é.

cara... muito obrigado pelas dicas.

abraços...

Amigos, meu Jeep é a alcool e sou de curitiba, e nunca tive problemas, obviamente uso o afogador, um injetor de combustivel - gasolina (item origatório em carros a alcool no frio) e aquecedor do pé do carburador com agua do radiador (chamada mufla)

Nunca vi necessidade de isolamento termico no carburador, provavelmente está vazando combustivel por algum lugar, aconselho a trocar todas as juntas, inclusive o diagrama do injetor do acelerador e valvula suplementar (acho q é esse o nome).

Outro conselho seria comprar um destes kits de partida a frio, há um lugar (furo) apropriado em qualquer carburador, onde vc conecta uma mangueira ligada a uma pequena bomba eletrica de umreservatório, e antes de dar a partida vc injeta combustivel diretamente sobre os venturis, fazendo o motor pegar e assim a bomba mecanica consegue levar combustivel até o carburador, mantendo-o em funcionamento (com cuidade para não injetar gasolina demais para não afogar o motor) - procure por partida a frio no mercado livre - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137707561-kit-completo-de-partida-frio-para-veiculos-a-alcool-_JM

fendrich
15/04/2010, 22:40
Julinot, lendo o teu detalhamento eu já posso garantir que tem gasolina na cuba, rs... Eu uso o jeep no horário do almoço prá pegar minhas filhas no colégio, e se no dia seguinte eu resolver ir pro trabalho com ele, demora mais prá pegar.
Se eu ligo ele só quando vou buscá-las, é bombar gasolina, bater umas 3 vezes e pegar. Ele não morre, mas se eu resolver sair logo em seguida, vai engasgar.
Nossos casos são diferentes sim, pelos sintomas, e acho que as soluções também serão diferentes... Mas eu já estou me acostumando com a idéia de deixar o jeep ligado uns 5 minutos antes de sair :)

rodrigo.hoffman
16/04/2010, 00:50
Julinot, lendo o teu detalhamento eu já posso garantir que tem gasolina na cuba, rs... Eu uso o jeep no horário do almoço prá pegar minhas filhas no colégio, e se no dia seguinte eu resolver ir pro trabalho com ele, demora mais prá pegar.
Se eu ligo ele só quando vou buscá-las, é bombar gasolina, bater umas 3 vezes e pegar. Ele não morre, mas se eu resolver sair logo em seguida, vai engasgar.
Nossos casos são diferentes sim, pelos sintomas, e acho que as soluções também serão diferentes... Mas eu já estou me acostumando com a idéia de deixar o jeep ligado uns 5 minutos antes de sair :)

Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa completamente diferente... :pipoca:

No caso do Fendrich como no meu caso, ou vc se acostuma com as "manias" do jeep pra fazer ele pegar qd frio e com esse falhadinhas; ou instala o afogador e ai qd for dar a partida e só usar ele.. Depois de quente o problema desaparece e fica 100%

Outra coisa é o caso do Julinot que tudo indica que qd ele desliga o carro a gasolina ferve dentro da cuba e some.. Como disse o colega ai , tem um topico que fala sobre o assunto. Agora instalar um dispositivo como o de partida a frio pra solucionar o problema é a mesma coisa qd o jeep tem shimmy e se instala um amortecedor de direção pra resolver o problema.. A meu ver vc só vai mascarar o problema, mas ele não vai deixar de existir

[ ]´s

Julinot
16/04/2010, 07:09
Resolver, resolve.. porque eu vou dar a partida e o filho da mãe vai pegar.
Não vai evitar o desperdício de gasolina, pois a que vai continuar evaporando... essa eu não vejo mais. Mas só vou apelar para a bombinha - ou partida a frio - em último caso. Não é possível que só eu tenha esse problema, e também não pode considerar isso norma.. então, deve ter solução. Estou sem medidor de temperatura, mas acho que o motor anda esquentando um pouco além da conta.

Abraços...

rodrigo.hoffman
16/04/2010, 11:52
Não vai evitar o desperdício de gasolina, pois a que vai continuar evaporando... essa eu não vejo mais. Mas só vou apelar para a bombinha - ou partida a frio - em último caso. Não é possível que só eu tenha esse problema, e também não pode considerar isso norma.. então, deve ter solução. Estou sem medidor de temperatura, mas acho que o motor anda esquentando um pouco além da conta.

Abraços...

:concordo:

Resolver o problema vai sim.. Mas com o vc mesmo disse, a causa do problema vai continuar, pois a gasolina vai continuar sumindo da cuba :putz:.. Vi que postou sua duvida la no outro topico.. Vamos esperar pra ver se alguem da uma luz por lá.

[ ]´s

Will4x4
14/05/2010, 14:40
Até onde eu vi, nos manuais também constam os 2 carburadores que o Rodrigo citou.

Procurando rápido, o H30 parece que saiu em fusca, kombi e brasilia

to com carbura de fusca no meu bf :lol:
sera que fizeram isso para dar economia?
se for nao acertaram pois o jeep ta fazendo 3, 4 km/......:shock:
tem que dar um premio.
se é pra faze tao pouco vou colocar o original.
qual é mais recomendado?
dfv ou solex?

fendrich
14/05/2010, 16:01
Qual é o motor do teu CJ?

Eu tenho opala 4cc com H40 EIS. Tem BF com DFV, deve ter com solex tb.

O Rodrigo gosta do solex pq é mais fácil de mexer, se você for prá trilha pode ser um diferencial.

Will4x4
14/05/2010, 16:22
Qual é o motor do teu CJ?

Eu tenho opala 4cc com H40 EIS. Tem BF com DFV, deve ter com solex tb.

O Rodrigo gosta do solex pq é mais fácil de mexer, se você for prá trilha pode ser um diferencial.

sera que da diferença no consumo ou rendimento entre os dois modelos??

fendrich
14/05/2010, 16:23
Pergunta avançada demais para principiantes como eu, rs...

Passo a bola para os "universitários".

Rafaminc
14/05/2010, 16:28
to com carbura de fusca no meu bf :lol:
sera que fizeram isso para dar economia?
se for nao acertaram pois o jeep ta fazendo 3, 4 km/......:shock:
tem que dar um premio.
se é pra faze tao pouco vou colocar o original.
qual é mais recomendado?
dfv ou solex?

Amigo, se não me engano o carburador do fusca tem um difusor de 24mm. Eu já acho pouco o original de 27. Uma medida boa seria uns 32mm para ele respirar melhor.

Se vc colocar um bura maior, com certeza vai ter melhora no rendimento, pois o motor vai ficar mais solto e não vai precisar esticar tanto as marchas por falta de força.

Will4x4
14/05/2010, 16:28
Pergunta avançada demais para principiantes como eu, rs...

Passo a bola para os "universitários".

entao eu também peço a ajuda dos "universitários".
8-)

Rafaminc
14/05/2010, 16:31

Abraços...

Com certeza resolve, tanto é que a maioria dos Jeeps se ficarem uns 30 dias sem ligar, seca a cuba, daí até subir o combustível força muito a bateria...
Eu ainda quero usar de outro artifício, colocar um pequeno reservatório de inox acima do nível da cuba, e no meio da mangueira uma válvula solenóide acionada pela chave de ignição...

Will4x4
14/05/2010, 16:34
Amigo, se não me engano o carburador do fusca tem um difusor de 24mm. Eu já acho pouco o original de 27. Uma medida boa seria uns 32mm para ele respirar melhor.

Se vc colocar um bura maior, com certeza vai ter melhora no rendimento, pois o motor vai ficar mais solto e não vai precisar esticar tanto as marchas por falta de força.

buenas amigo.
eu estou para comprar (compro hoje mesmo assim que a loja responder o meu e1/2) o carbura dfv228 pois além de meu burra estar muito gastão ele ta derramando gasolina mesmo depois de desligado o motor e ai afoga, molha vela e derrama... ja viu a lambança.
entao pra nao fica gastando com essa peça que nem é a original gasto um pouco mais e nao me estresso.
abraços.

rodrigo.hoffman
14/05/2010, 17:04
buenas amigo.
eu estou para comprar (compro hoje mesmo assim que a loja responder o meu e1/2) o carbura dfv228 pois além de meu burra estar muito gastão ele ta derramando gasolina mesmo depois de desligado o motor e ai afoga, molha vela e derrama... ja viu a lambança.
entao pra nao fica gastando com essa peça que nem é a original gasto um pouco mais e nao me estresso.
abraços.

Com certeza ele ta gastando mais doque devia por causa do carburador.. Claro que a economia vai melhorar, mas num fica imaginando ele fazendo 8 a 9km/l.. Oq vai acontecer é ele ter um rendimento bem melhor doque ta apresentando hj e diminuindo o consumo na casa 5 a 6 km/l..

SE vc tiver como optar na hora da compra, va de Solex :concordo:

[ ]´s

Will4x4
14/05/2010, 17:49
Com certeza ele ta gastando mais doque devia por causa do carburador.. Claro que a economia vai melhorar, mas num fica imaginando ele fazendo 8 a 9km/l.. Oq vai acontecer é ele ter um rendimento bem melhor doque ta apresentando hj e diminuindo o consumo na casa 5 a 6 km/l..

SE vc tiver como optar na hora da compra, va de Solex :concordo:

[ ]´s

5 a 6 km/l.
beleza:dance: é isso que eu esperava, e o melhor com força no jeep 8), e com carbura original.