Ver Versão Completa : Aerofólio?
RENATO-SELVA
31/03/2010, 11:18
Amigos trolleiros,
Alguém sabe dizer a real função dessa pecinha (foto)?
Abraço
Troller-a-vista
31/03/2010, 11:23
acrescentar peso, aumentar o arrasto aerodinamico (que é horrivel no troller), aumentar o consumo de combustivel, forcar o vidro e a capota contra o ar, gerar mais esforco na suspensao traseira e por fim numa chuva, canalizar o ar para o vidro, deve ajudar um pouco, se bem que vai canalizar tb a propria chuva ehhehe
mas foi mesmo projetado para arrancar uma quantia consideravel do teu dinheiro (pq isso ai deve ser caro pra kct) e deixar o teu troller com uma carinha mais esportiva.
negreira
31/03/2010, 11:36
Amigos trolleiros,
Abraço
ele é util no pó das estradinhas de terra........
RENATO-SELVA
31/03/2010, 11:49
:pensativo:
Vocês já tiraram pra ver a diferença? Será que é funcional mesmo, projetado e testado pra isso, ou se tirar não faz diferença alguma?
Luciano Poa
31/03/2010, 12:07
Já vi muitos Troller's sem ele! Acredito que a principal função/benefício,seria dar um maior agarre da traseira do Troller,nada mais que isso.
Troller-a-vista
31/03/2010, 13:24
luciano, como regra geral, os aerofolios normais precisam de velocidades acima de 120km/h para realizarem algum efeito aerodinamico que vala a pena, por isso os embutidos sempre aparecem acima dessa velocidade, abaixo só geram turbulencia confusa qdo geram algo, 99% dos aerofolios sao esteticos, ou seja, sem funcao alguma, desses 99% eu diria que uns 99% deles causam mais danos do que beneficios ao ao no carro... mas ai eh conversa pra mais de metro.
de qqr forma, vale o principio basico da fisica, pra manter o carro grudado, precisa ser a asa do aviao invertida, ou como quiser, gerar um arrasto aerodinamico forcando o carro pra baixo.
nesse caso, o aerofolio nem de longe tem uma funcao aerodinamica, muito menos se usa um troller com consciencia acima de 120km/h numa trilha para conseguir esse incremento.
ainda que fosse para esse motivo (empurrar a traseira pra baixo),o seu desenho deveria ser exatamente o contrario, ou seja, ao inves de apontar para baixo, deveria apontar pra cima (vide os aerofolios de f1 que sao para cima), portanto, o maximo que vai conseguir nessa coisa ai pendurada, é aumentar o consumo, acrescntar peso nessa capota e piorar a estabilidade assim como o fluxo de ar.
lembrando uma coisa, o troller é "hatc" , e naturalmente o ar atras, chamado de vacuo, é muito forte o que freia e desestabiliza drasticamente o carro, se implantar algo nakela parte com essa configuracao de carroceria surtisse algum efeito, nunca mais iriam construir sedans ou cupes, que possuem uma aerodinamica muito melhor, por isso sao as formas mais interessantes para carros que se destinam a velocidade (excluindo os formulas pra vida que aí sao outros 500).
abrcos
Luciano Poa
31/03/2010, 13:38
luciano, como regra geral, os aerofolios normais precisam de velocidades acima de 120km/h para realizarem algum efeito aerodinamico que vala a pena, por isso os embutidos sempre aparecem acima dessa velocidade, abaixo só geram turbulencia confusa qdo geram algo, 99% dos aerofolios sao esteticos, ou seja, sem funcao alguma, desses 99% eu diria que uns 99% deles causam mais danos do que beneficios ao ao no carro... mas ai eh conversa pra mais de metro.
de qqr forma, vale o principio basico da fisica, pra manter o carro grudado, precisa ser a asa do aviao invertida, ou como quiser, gerar um arrasto aerodinamico forcando o carro pra baixo.
nesse caso, o aerofolio nem de longe tem uma funcao aerodinamica, muito menos se usa um troller com consciencia acima de 120km/h numa trilha para conseguir esse incremento.
ainda que fosse para esse motivo (empurrar a traseira pra baixo),o seu desenho deveria ser exatamente o contrario, ou seja, ao inves de apontar para baixo, deveria apontar pra cima (vide os aerofolios de f1 que sao para cima), portanto, o maximo que vai conseguir nessa coisa ai pendurada, é aumentar o consumo, acrescntar peso nessa capota e piorar a estabilidade assim como o fluxo de ar.
lembrando uma coisa, o troller é "hatc" , e naturalmente o ar atras, chamado de vacuo, é muito forte o que freia e desestabiliza drasticamente o carro, se implantar algo nakela parte com essa configuracao de carroceria surtisse algum efeito, nunca mais iriam construir sedans ou cupes, que possuem uma aerodinamica muito melhor, por isso sao as formas mais interessantes para carros que se destinam a velocidade (excluindo os formulas pra vida que aí sao outros 500).
abrcos
Ok,obrigado! :concordo:
Sergioporto
31/03/2010, 15:31
Amigos trolleiros,
Abraço
Esta peça serve p/ evitar o acumulo de poeira no vidro traseiro, vinha muito no willys c/ capota de lona p/ evitar entrada de pó p/ trás e tambem cheiro da gasolina queimada.Tambem auxilia muito na chuva nao deixando vidro sujar muito.
braços
PAULO CARECA
31/03/2010, 18:03
O meu deve estar desregulado, pois está funcionando inversamente ao que foi postado pelos colegas acima. Acho que é só estetica.
Christian
31/03/2010, 18:12
Por favor aerofolio .... aquilo é um defletor de ar, teoricamente serve pra ñ acumular poeira no vidro traseiro .... na pratica é um acessorio estético de acabamento, em algumas SUVs que abrem o vidro traseiro da tampa ele cumpre a função de redirecionar o fluxo de ar....
Luciano Poa
31/03/2010, 18:12
Eu acredito que ali seria mais útil um limpador.
Troller-a-vista
31/03/2010, 19:10
christian, correto!
defletor é o nome.
ainda duvido de qqr eficacia desse negocio a nao ser estetico.
pra nao deixar acumular poeira teria q ser um pouco diferente o arco, a posicao e a forma geral do mesmo. puramente estetico
RENATO-SELVA
31/03/2010, 21:06
Alguém já tirou?
Luciano Poa
31/03/2010, 21:21
Não arrisco a tirar,pois ficaria horrível.
Explico.. o tal aerofolio,é preso na propria articulção do vidro traseiro,se retirá-lo,ficara visível os dois suportes que o sustentam.
JEFFCATUNDA
31/03/2010, 22:40
Tem a principal função de criar um local para prender a antena do radio-comunicador.
Funciona esteticamente embelezando a traseira do troller... Em respeito aos demais que ficam tomando poeira e falando mal dos bixin...
FAZ PARTE!
John1532Jr
06/04/2010, 17:59
Pessoal, vou esclarecer para vocês a função da peça:
Trata-se de um defletor de ar. NÃO É UM AEROFÓLIO !!!
Explico: todo veículo ao se deslocar para a frente causa alta pressão na frente (está empurrando o ar) e baixa pressão atrás (vácuo). Este efeito faz com que o veículo tenha que fazer mais força para se deslocar (o ar da frente faz força contrária ao deslocamento e o vácuo atrás tenta "puxar" o carro de volta). Além disso, a baixa pressão atrás do veículo gera turbulência no ar que o mesmo deixa para trás, podendo causar instabilidade direcional. Obviamente, quanto maior a velocidade, e quanto maior a área frontal do veículo, maior é este efeito.
O defletor tem a função de fazer com que parte do ar que passa sobre a capota do veículo seja direcionado para trás do mesmo (mais ar = menos pressão baixa), diminuindo o efeito negativo da pressão baixa atrás do carro. O ganho obtido será menor consumo de combustível (lembre-se que se você rodar 200.000 km com seu Troller e este defletor der uma economia de 5%, o valor no final será muito significativo) e provavelmente melhor estabilidade direcional. Pode até ser que tente ajudar a manter o vidro limpo, mas no meu Troller não funciona assim.
Por sinal, não é só o Troller que tem isto não. Já vi outros carros com este recurso (alguem se lembra do Tempra SW? Ele tinha inclusive uma depressão no teto do carro para sugar mais ar para o defletor).
Ainda bem que alguém falou alguma coisa certa!!
Eu sei que só o defletor não ajuda a limpar o suficiente, mas sem ele com certeza juntaria bem mais poeira no vidro traseiro.
Quanto ao efeito aerodinâmico, não sei se para um jipe faz tanta diferença.
[]s
Zegenesio
07/04/2010, 18:01
Serve tembem para levar porrada em teto de garagem baixo, arrancar varal de enxugar roupas, colocar nome de clubes de jipeiros,:idea: aquilo é só frescura mas minha mulher acha muito bonitinho.:odedo:
Zé Renato
08/04/2010, 08:52
Como já foi dito acima, essa peça é um defletor e não um aerofólio. Se for bem projetado (o que duvido muito) a função é essa mesma, forçar o ar para baixo reduzindo a sujeira no vidro trazeiro. Mas como não se sabe se foi corretamente projetado... o efeito é só " estético ou antiestético" depedendo do gôsto de freguês. :pipoca:
rogeriomasih
11/04/2010, 18:00
Já vi muitos Troller's sem ele! Acredito que a principal função/benefício,seria dar um maior agarre da traseira do Troller,nada mais que isso.
Pode ser útil para tudo, menos para dar mais agarre na traseira do troller, principalmente na velocidade que ele costuma andar.
lucasaboboreira
12/04/2010, 13:06
bom, se o bicho tem alguma função "social", eu n sei...mas acho esteticamente bonito....rss....
Abraços
FristOil
24/07/2018, 13:19
Vcs devem ter observado que é possível regular a altura do defletor. Alguém já alterou a regulagem e observou se faz alguns diferença no consumo, na limpeza do vidro, ou na direção com o carro em velocidade maus elevada?