Conectar

Ver Versão Completa : Kit turbo do motor 3.0 da SW4 no motor 2.8 3L dá certo?



joaodopet
31/03/2010, 09:24
E aí galera, meu pai tem um amigo que tem um motor 3.0 das SW4 97 em diante e tá querendo vender o kit turbo pra gente. Dá pra instalar no nosso motor sem problemas? O coletor do escape é o mesmo? Ficaria tipo "plug and play"?
Ou é melhor comprar um kit tipo o da SPA com uma turbina T2?
Obrigado!

Caio Rivetti
01/04/2010, 09:41
É melhor comprar um kit para as 2.8, porque os motores são diferentes, não é plug and play.

joaodopet
01/04/2010, 20:02
É, acabei descobrindo isso!
O dono da oficina que a gente deixa nossas Toyotas há mais de 5 anos(especializada em Toyota), disse que não fica muito legal a colocação do turbo, que o carro não muda muito e tal, isso procede?
Com o kit SPA + turbina Master Power T2(é uma boa marca e uma boa turbina?) ficaria legal?
Com quantos RPM a turbina enche?
Obrigado Caio!

Leonardo Dic
03/04/2010, 15:01
João, o kit da 3.0 turbo não serve até poderia usar a turbina, mais ela tb é refrigerada a agua, e isso arruma mais uma complicação. O coletor de escape é duferente. Agora se vc tiver o kit turbo da 3.0 aspirada (motor 5L) é praticamente o mesmo motor 2.8 (3L), só q com pistão maior. Aí pode colocar q da certo.

Agora seu mecanico falar q o kit turbo não muda mt a sua Hilux mostra q ele não entende nada de Hilux. Pergunta pro pessoal q anda de 2.8 turbinado aqui no forum, e vc vai ouvir q vira outro carro. da agua pro vinho. Tive uma 95 por 6 anos e coloquei uma turbina Garret GT 20 da Ranger 2.8 com intercooler, andava com 1kg de pressão, canhãozinho 140 cvs.

A t2 é o basiquinho pra hilux, uma GT20 da Ranger é bem melhor, uma TGV da Ranger 2.8 seria mt merlhor, ou ate uma Garret dessas Ranger nova 3.0 me falaram ser uma excelente turbina (essa nunca vi pessoalmente)

2 coisas são indispensaveis quando vc turbina uma Hilux, fazer escape de ponta a ponta com 2,5 ou 3 pol com abafador aberto para turbo e colocar um filtro de ar de maior vazão, eu usava do MB 709.

Abraço

joaodopet
03/04/2010, 21:07
Quanto que sai uma turbina GT20 dessa nova?
E o coletor de escape, como que faria?
1kg não força muito não? Se eu pegar nosso carro e colocar a mesma turbina, regular tudo certo e tal, chega a aproximadamente 140cv?
P.S: Uma dúvida off topic:
Uma SW4 com motor 3.0TD(o de 116cv se não me engano) anda bem? Sobe e desce serras tranquilamente?

elmestizo
04/04/2010, 08:20
Lembrando , assino embaixo a msg do DIC, em tempo, prefira o kit da turbo anhanguera.

abrasss

joaodopet
04/04/2010, 09:37
Por quanto eu consigo o kit anhanguera, e onde eu posso achar(se achar) aqui no Espírito Santo? Caso não ache aqui, onde eu acho?
P.S: Uma dúvida off topic:
Uma SW4 com motor 3.0TD(o de 116cv se não me engano) anda bem? Sobe e desce serras tranquilamente? É bem diferente do motor 2.8?

elmestizo
04/04/2010, 17:32
www.turboanhanguera.com.br

sim.. é bem diferente!

Leonardo Dic
04/04/2010, 20:21
João, vc pode comprar o kit da SPA menos a turbina, o meu coletor era deles, q alias é mt bom. A GT20 da certinho nele, a TGV ja não sei mais acho q dá. Uma GT20 deve estar uns 1300 hj eu acho. Quanto a andar com 1kg sabendo usar não vejo problema, pressão tu dosa no pé, dificilmente vc anda com o pé socado o tempo td.

Com uma boa turbina e um intercooler e uma ajustadinha na bomba vc chega tranquilo nos 120 cvs. Mais q isso ja depende de mais mexida.

Abraço

joaodopet
04/04/2010, 23:07
Mas só turbinando com a GT20 e regulando a bomba certinho, o carro já vira outro né?
Colocando a GT20 e regulando certinho, com quantas RPM ela enche?
Meu pai tá meio grilado com isso, ele tem "medo" de dar aquele "soco" de potência, e ele quer também que encha em RPMs mais baixas, tipo de 2000 pra baixo, é possível isso com a GT20?
Tem alguma outra turbina que posso utilizar que seja parecida com a GT20?
Muito obrigado pela atenção!

Leonardo Dic
05/04/2010, 18:25
Ja da uma baita diferença sim. A minha GT 20 enchia a partir de 1500. Se não me engano a 1800 ja consegui uns 0,5 kg.
Como é um motor 2.8 procura usar uma turbina q equipe um motor dessa litragem.

joaodopet
05/04/2010, 23:46
Mas senão me engano vi em outro post que você trocou a carcaça quente e o resto, aí deve dar uma diferença pra turbina "stock".
Você chegou a usar ela "stock"?
Meu pai quer uma que encha por volta dessa faixa, dos 1800~2000RPM....

Leonardo Dic
06/04/2010, 08:00
João, não usei ela original. Mais o objetivo da troca era manter um rendimento melhor tb na alta.
Eu acho q ela rende bem original sim.
Agora se seu pai quer sentir ela mt cedo, parte pra TVG logo.

VEÍCULO/EQUIPAMENTO: PICK-UP FORD RANGER (VNT)
POTÊNCIA (CV): 135 PN. MONTADORA: AR79517 TURBO STANDARD: 724652-5001S

MODELO: VNT MOTOR: MAXION HS 2.8 E2 - HT TURBO ORIGINAL: 724652-5001


VEÍCULO/EQUIPAMENTO: S10 / BLAZER DIESEL (EURO II)
POTÊNCIA (CV): 132 PN. MONTADORA: ND TURBO STANDARD: 715330-5001S

MODELO: GT20 MOTOR: MWM 4.07 TCA TURBO ORIGINAL: ND



VEÍCULO/EQUIPAMENTO: PICK-UP FORD RANGER (WASTE GATE)
POTÊNCIA (CV): 129 PN. MONTADORA: 79519 TURBO STANDARD: 721843-5001S

MODELO: GT20 MOTOR: MAXION HS 2.8 E2 - HT TURBO ORIGINAL: 721843-5001

joaodopet
06/04/2010, 10:33
Só que TGV é bem carinha né rsrsrsr
Vamos ver, vou convencer ele a colocar o turbo.
Mesmo com a turbina T2, enche por volta dos 1900~2000RPM também, não é?
Eu tava vendo, e esses carros com turbo WG tem o torque tudo por volta de 2000RPM, não tem como ficar muito abaixo disso não, a não ser com uma TGV mesmo....

joaodopet
06/04/2010, 12:24
Esqueci de perguntar:
Com uma T2 já fica bom também, não fica?
Master Power é uma marca boa?
Colocando uma T2, regulando a BI(sem trocar escape) já fica andando igual as 3.0(motor 1KZT, se não me engano)?
Quanto sai, em média, um escape de 2,5' com abafador, tudo certinho?
Pois se for redimensionar, não quero o carro barulhento rsrsrsr

Leonardo Dic
06/04/2010, 14:25
Turbinar e deixar ese canudinho de escape, é melhor nem turbinar, vc mata a turbina.

Nunca tive Master power, andei com uma T2 achei razoavel, mais longe ainda da GT.

Custo do escape, acho q na faixa de 500.

joaodopet
06/04/2010, 16:42
Sério que detona a turbina?
E além disso o carro perde potência né, com um escape maior ele ganha bastante potência né?
E com o escape maior num fica barulhento não?
Um de 2,5' já tá bom?

rcandiago
06/04/2010, 17:08
Joao
Em dezembro coloquei um kit spa com turbina masterpower igual a t2 na minha hilux. Ficou outro carro. Me arrependo de não ter gasto mais 500 pilas e colocado uma gt20 ou mesmo 22. Mas foi como deu, aqui no rs é difícel alguem se propor a turbinar o teu carro, e TODOS os preparadores colocavam a t2, logo... Mas coloca o medelo t2 do motor maxxion que ia na f1000hsd (não a da s10, sprinter), que tem o rotor maior, maior fluxo, há varios relatos de que fica melhor.
Dimensões:
Eixo rotor da turbina: 42.7 X 50.4 com 12 palhetas
Carcaça da turbina: A/R é .35
Rotor compressor: 38.8 X 52.2 com furo 6 mm
Carcaça compressora: A/R é .48
O modelo é o 805035

O kit mais a turbina paguei 2000 reais. Só a turbina foi 800.
Coloquei apenas 3 meses depois o escape 2,5 pol, ganhei mais uns bons cv ai, o carro mudou de novo. Custou 450 reais, com abafador reto internamente. Gostei do barulho.
Agora vou colocar um interccoler, com scoop, em cima do motor. Acho que vai dar mais uns cvs. E pretendo colocar filtro conico, de alto fluxo, para andar na cidade, e nas trilhas, pela c de redução, deixo o original com snorkel.
A gt 20 tem a.r. da carcaça maior, .48, por isto, entra depois, mas sustenta mais em altos rpm. Pela minha turbina, acima de 3500 rpm outro preparador acha que se aumentar a pressão acimna de 0,8 kg, vai dar pau por overspeed da turbina, que é pequena para encher o motor acima de 3500 rpm. E parece que a capacidade da turbina gt20, caixa fria, tb é maior, e fica parecido em baixa mas melhor em alta.
As turbinas masterpower são bem faladas, colocam bem mais de 1 kg em motores gasolina, dizem ser bem boas, e a garret é cara pela fama, mas como a mwm usa, ainda deva ser melhor.
Aconselho, se for fazer trilha, andar carregado, na cidade, coloca a t2 se $$ está curto. Depois faz o escape, filtro, etc.
Se for para andar na estrada, coloca uma turbina maior(gt20, gt22), mas ai tem que alongar as marchas, ou aumentar o pneu (e a suspenção para caber), pois a relação original é curta. Ando com pneus aro 16 com a altura de 33,2 pol e a 100 km/h tenho 2700rpm, antes tinha mais de 3000, acho que 3200.
Boa sorte.
E da uma pesquisada, pois tem muita coisa no forum (veja topico tvg no 2.8)
Abs, Rafael

joaodopet
06/04/2010, 18:46
Brigadão pela resposta Rafael!
Bom, na GT20, pressão acima de 0,8, tipo 1kg não deve forçar não né?
E a gente só quer turbinar pra melhorar o rendimento em ultrapassagens e subidas. O carro é de uso familiar, viagens nos finais de semana e levar meu irmão na escola durante a semana.
Qual a rotação em que sua turbina "entra"?
Se colocar, vou fazer uma força pra por a GT20, que sai bem melhor né?

Leonardo Truccolo
06/04/2010, 19:04
Joao
Em dezembro coloquei um kit spa com turbina masterpower igual a t2 na minha hilux. Ficou outro carro. Me arrependo de não ter gasto mais 500 pilas e colocado uma gt20 ou mesmo 22. Mas foi como deu, aqui no rs é difícel alguem se propor a turbinar o teu carro, e TODOS os preparadores colocavam a t2, logo... Mas coloca o medelo t2 do motor maxxion que ia na f1000hsd (não a da s10, sprinter), que tem o rotor maior, maior fluxo, há varios relatos de que fica melhor.
Dimensões:
Eixo rotor da turbina: 42.7 X 50.4 com 12 palhetas
Carcaça da turbina: A/R é .35
Rotor compressor: 38.8 X 52.2 com furo 6 mm
Carcaça compressora: A/R é .48
O modelo é o 805035

O kit mais a turbina paguei 2000 reais. Só a turbina foi 800.
Coloquei apenas 3 meses depois o escape 2,5 pol, ganhei mais uns bons cv ai, o carro mudou de novo. Custou 450 reais, com abafador reto internamente. Gostei do barulho.
Agora vou colocar um interccoler, com scoop, em cima do motor. Acho que vai dar mais uns cvs. E pretendo colocar filtro conico, de alto fluxo, para andar na cidade, e nas trilhas, pela c de redução, deixo o original com snorkel.
A gt 20 tem a.r. da carcaça maior, .48, por isto, entra depois, mas sustenta mais em altos rpm. Pela minha turbina, acima de 3500 rpm outro preparador acha que se aumentar a pressão acimna de 0,8 kg, vai dar pau por overspeed da turbina, que é pequena para encher o motor acima de 3500 rpm. E parece que a capacidade da turbina gt20, caixa fria, tb é maior, e fica parecido em baixa mas melhor em alta.
As turbinas masterpower são bem faladas, colocam bem mais de 1 kg em motores gasolina, dizem ser bem boas, e a garret é cara pela fama, mas como a mwm usa, ainda deva ser melhor.
Aconselho, se for fazer trilha, andar carregado, na cidade, coloca a t2 se $$ está curto. Depois faz o escape, filtro, etc.
Se for para andar na estrada, coloca uma turbina maior(gt20, gt22), mas ai tem que alongar as marchas, ou aumentar o pneu (e a suspenção para caber), pois a relação original é curta. Ando com pneus aro 16 com a altura de 33,2 pol e a 100 km/h tenho 2700rpm, antes tinha mais de 3000, acho que 3200.
Boa sorte.
E da uma pesquisada, pois tem muita coisa no forum (veja topico tvg no 2.8)
Abs, Rafael

E o consumo como ficou, tu tava reclamando q tua Hilux gastava de mais, melhorou????
Qto ta fazendo?
To afim de turbinar a minha tb, to pesquisando ainda.

Abraço,

rcandiago
08/04/2010, 16:24
Pessoal
O consumo no inicio achei que tinha piorado, mas me dei conta que agora que o carro anda, chegava fazer o caminho para casa com mais lombas so para sentir o motor puxando, a gente se vicia na aceleração, e dalhe diesel. Acabei de rodar um tanque sem meter o pé, andando normal, e deu novamente 8km/l na cidade, o que dava antes, rigorosamente (com a/c ligado todo o tempo). Na estrada, só fiz duas viagens, numa andei a 120 para curtir e a outra fiquei ultrapassando tudo para sentir tambem, ai deu menos que 9km/l, mas o pé estava embaixo tempo todo. Acrdito que possa novamente chegar nos 10km/l que andava antes, se for nos 100km/h.
Mas ainda assim, acho pouco, ando com trollers junto e aquele mwm é economico, depois das trilhas chego a colocar 30% a mais de diesel, mas fazer o que?
Abs, Rafael


PS: ainda não sei se vale a pena trocar os bicos (elementos), pois em todos os foruns australianos, lá tem basante motor 3l rodando, eles recomendam a cada 100000, max 200000 km, mas por aqui todos me dizem que é besteira, que não muda nada, etc.
Ainda não me sei o que fazer, então por enquento vou gastar num interccoler. Encomendei hoje, acjho que em 10-15 dias vai estar no carro. Vou colocar em cima do motor, e depois acho que vai rolar um scoop de sw4.