Ver Versão Completa : Câmbio p/ Motor Falcon 3.6
Odair Fernello
30/03/2010, 21:48
Pessoal estou para colocar um motor Falcon 3.6 na minha f-75 e gostaria de ajuda para a escolha do cambio, preciso de um cambio de baixo custo e com poucas adaptações. Considerando q meu uso é para o dia a dia e algumas trilhas leve. Alguns dos colegas poderiam me ajudar?
E dar as dicas para adaptação?:parede:
Alexandre Souto
30/03/2010, 22:02
Olá amigo, pelo que parece tem ótimos câmbios compatíveis.
http://www.google.com.br/search?q=falcon+3.6+câmbios+compat%C3%ADveis&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt&client=safari
abs!!!
Matheus Gandini
30/03/2010, 22:47
cara...pega u clark 4m da f1000....original desse motor ou da c20 que é o mesmo....nao tem gabis e é super fortee
digo por experiencia própria.....mas acabei de vender minha rural :/
abrass
Odair Fernello
31/03/2010, 11:39
Valeu Alexandre
Obrigado
Odair Fernello
31/03/2010, 11:43
Fala Matheus tudo bem?
Me diz uma coisa se for o cambio da C-20 a capa seca da C-20 também da certinho no motor?
Odair Fernello
01/04/2010, 09:23
Alguem mais poderia me orientar?
com a capa seca da c20 não dá pois as furações do motor são diferentes.
mas a do cambio com a capa seca do falcon tres parafusos dão certinho o outro vc tem que furar a orelha da caixa.
Junior
Alexandre Souto
01/04/2010, 10:45
Melhor usar um cambio ford, tipo da F250 deve
dar, talvez da F4000 ou o original deste motor, algo lhe empede de usa-lo?
Não sei se vc leu o link que te mandei, não foi desdenhando de sua pergunta. Mas tem mta coisa lá. Eu li e postei o link direto do Google pq ficaria td junto. Pesquise amigo.
Abs e boa sorte com esta bela mecânica!!!!
Odair Fernello
01/04/2010, 11:51
Legal Junior,
Não tenho a capa seca original do Falcon, q batalhar para achar e pelo q ja ouvi alguns colegas é dificil de achar essa capa, mas valeu Junior
Odair Fernello
01/04/2010, 11:56
Alexandre não sei se é o coiózão aqui q não tem abilidade heheheh, mas eu não consegui achar nada a respeito no link.
E não passou pela minha mente q foi desdenho de sua parte, agradeço.
Matheus Gandini
01/04/2010, 12:17
Fala Matheus tudo bem?
Me diz uma coisa se for o cambio da C-20 a capa seca da C-20 também da certinho no motor?
bah cara, me pegou, num sei te responder isso...mas u clarck é bem forte e nao tem gambis...
abrass
Alexandre Souto
01/04/2010, 13:23
Desculpe-me amigo, o coiózão aqui não conferiu o link postado....
Pelo que vi e tb um pouco de achismo, o meu cambio C4, os mecânicos do maverick, os da F1000 antiga e muitos outros provavelmente, certamente sem nenhuma alteração só os Ford.
Pode ser uma boa ir em uma autorizada ou mecânica de Ford's e perguntar sobre....
Tb fiquei curioso sobre isto!!!
Nos deixe informados!
Grande abraço e bom feriado!!!
dickvigarista
01/04/2010, 17:43
Pelo que sei, barato e bom é o próprio cambio da Willys 3M seca.E se não me engano compatível.
Odair Fernello
01/04/2010, 19:33
Valeu Alexandre, lí um tópico antigo do Fabiano Carraro e achei bem interessante ele diz q o cambio da C-10 3m é o cambio ideal e q também daria para adaptar a tampa do uillys nela enviei um help pra ele por mp até o momento ele não me respondeu, estou no aguardo.
Abraços a todos e um ótimo feriado.
Odair Fernello
05/04/2010, 22:11
Pessoal o Professor Fabiano deu uma aula sobre cambio e estou postando aqui para q possa ajudar alguem q tenha duvidas também.
Abraços
Re: Cambio
ODAIR,no que posso lhe dizer seria o seguinte:
o CAMBIO CLARK 3M.é muito robusto, até mais do que o 260-f 4m,mas possui alguns inconvenientes por ter saído nas c-10 com as alavanca no volante, obriga adaptaçoes pra ir pro assoalho, como a famosa e incomoda tampa lateral ......solucionado com a "trabalhosa" tampa superior do willis que comentei......file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image001.gif
ele é um cambio mal escalonado nas marchas,existindo um enorme vazio entre a 1°e a 2°,mas da 2° pra 3° é melhorzinha a passagem, nao deixando um buraco tao grande,mas que em motores com mais de 30kg de torque nao se sente tanto.
com a tampa lateral ele fica relativamente barato e nao é + necessario soldar ou frezar a parte de traz dele pois ja existe uma engrenagem willis com freza igual ao do cambio chevrolet na parte interna.é só procurar no (www.recuperg.com.br (http://www.recuperg.com.br/))
a reduzida vç pode só refurar a carcaça do cambio,(qualquer torneiro bom faz)ou entao usar uma flange que a recuperg tambem tem pronta pra este fim.
quanto a tampa superior.....a coisa é mais pesada um pouco.......mas fica excelente quando bem feito, com a alavanca ficando mais curta e rapida do que no proprio cambio da willis.
é assim,
1°)arrumar uma tampa "3 marchas" usada e uma carcaça willis.
2°)cortar uma fatia da carcaça do cambio willis de +- 0,5cm ,onde vai parafusada a tampa,precisa deste pedaço por ser de ferro fundido, onde ele sera soldado em cima do cambio c-10 ,e onde sera parafusada a tampa posteriormente.....
3°)desmontar o cambio da c-10 por completo e mandar cortar dele os mesmos 0,5cm tudo cortado no nivel,ok.
4°)esquentar a carcaça a +- 600° e soldar tudo com eletrodo pra ferro fundido
5°)DEIXAR ESFRIANDO NO CAL.
6º)VEREFICAR DEPOIS DE FRIO SE NAO A VAZAMENTOS NA SOLDA.
7º)"aproveitar que a carcaça esta desmontada pra fazer os furos pra reduzida"
8°)montar o cambio como manda o manual usando retentores de qualidade (SABÓ) oleo de qualidade com aditivo tipo:molicote ou militec
9°)a tampa recebera os garfos da C-10 soldados no lugar dos originais willis,e pra isto deve se atentar pra alguns detalhes:
a)os garfos permanecem os willis mas é cortado os "U"que seguram as engrenagens e sao pequenos demais pro cambio da c-10 e no mesmo lugar sao soldados os da c-10
b)na hora de cortar os garfos deve se medir com o maximo de precisao a distancia de encaixe deles nas engrenagens do cambio da c-10,dar apenas pontos de solda (eletrodo k 46x2,5 a 90aH)pois ali é aço comum.
c)confirmar que esta tudo encaixando perfeitamente e ai sim correr cordao de solda de forma eficiente,cuidando pra nao haver empenamentos.
10°)pode parecer complicado mas é extremamente simples e rapido pra quem mexe com isto.file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image002.gif
DA CAPA SECA E EMBREAGEM PRA ADAPTAÇAO DO CAMBIO CLARK 3MARCHAS!!!!!
1º)capa seca original FORD (falcon 3.6)
2º)volante do motor e arranque originais FORD (falcon 3.6)
3º)plato de embreagem CHEVROLET (c-10)
4°) disco de embreagem CHEVROLET (c-10)
5º)colar de rolamento da CHEVROLET (c-10)
6°)garfo de embreagem CHEVROLET ou FORD (sao bem parecidos + existem em diversas curvaturas e comprimentos,entao é escolher um e testar,mas geralmente o original FORD fica excelente.
resumindo um trampo de mais ou menos R$1,500 contra
O CAMBIO ORIGINAL CLARK 260-F 4MARCHAS!!!!
1°)O ORIGINAL É O MELHOR +- R$1,500+adaptaçoes.
e poderia usar a mesma embreagem pois,o eixo piloto é mais grosso do que os chevrolet.......
..... em compensacao tera que por uma flange entre o "cambio e a reduzida" que custa +- 750,00.
ou seja nao fica menos de R$2,8k COM MAO DE OBRA INCLUSA ESTE CAMBIO,mas fica tudo original e sem gambiarras,pois a flange é perfeita e a relaçao de cambio pro motor tambem.file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image001.gif
este cambio possui 4 marchas sendo a 1°bem curta (4,qualquer coisa)e a 2°/3° bem escalonadas em sequencia ,sendo a 4°igual a maioria dos cambios comuns 1:1.inclusive o C-10 3marchas ,ou seja nada de conseguir "velocidade" maior sem que seja um overdrive(desmultiplicado).
estes cambios ficam ideal com relaçoes de diferenciais 9x44(4,8file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image003.gifpra pneu 33"/35" e 8x43(5,3file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image003.gif pra pneu 36"/38" ou ainda os curtissimos 9x53(5,89) pra pneu acima dos 40".
nestes casos extremos os cambios aguentao,mas a reduzida pode nao aguentar,assim como os semi-eixos.
BOM espero ter lhe ajudado qualquer coisa tamos ai.file:///C:/DOCUME~1/IAPRHEMA/CONFIG~1/Temp/msohtml1/01/clip_image004.gif
t+
fabiano carraro
06/04/2010, 22:55
desculpa ODAIR mas sou considerado por aq ,mais fanfarrao do que professor de alguma coisa.....:roll:
....... estas informaçoes que lhe passei, sao extremamente sigílosas e consideradas "segredos industriais".:pipoca:
apenas os maiores mecanicos do país detem tal conhecimento,e sao realmente capazes de lidar com tamanha complexidade da engenharia......:cool:
RESUMINDO ESTA ECRENCA TODA............e ai conseguiu saber que cambio vai enfiar na f???????
esqueci de dizer mas da pra colocar o cambio do opala 6cc tambem no FALCON 3.6 .......:cool:
só que da-lhe flange nele tambem.....
em tempo por que nao vende o falcon e soca um 4cc gm com cambio do opala 6cc mesmo, esquentaria menos a cabeça e acabaria aliviando o bolso,ia ficar decente e barato esta f-pro dia-dia :concordo:
faço uma flange pra reduzida do willis no cambio do opala pra ti por R$700,00 ai é só tacar tudo original do opala lá motor/cambio/embreagem/pedaleiras/freio e nunca mais se incomodar pois fica forte e extremamente barato de manter.:idea:
Odair Fernello
07/04/2010, 12:09
desculpa ODAIR mas sou considerado por aq ,mais fanfarrao do que professor de alguma coisa.....:roll:
....... estas informaçoes que lhe passei, sao extremamente sigílosas e consideradas "segredos industriais".:pipoca:
apenas os maiores mecanicos do país detem tal conhecimento,e sao realmente capazes de lidar com tamanha complexidade da engenharia......:cool:
RESUMINDO ESTA ECRENCA TODA............e ai conseguiu saber que cambio vai enfiar na f???????
esqueci de dizer mas da pra colocar o cambio do opala 6cc tambem no FALCON 3.6 .......:cool:
só que da-lhe flange nele tambem.....
em tempo por que nao vende o falcon e soca um 4cc gm com cambio do opala 6cc mesmo, esquentaria menos a cabeça e acabaria aliviando o bolso,ia ficar decente e barato esta f-pro dia-dia :concordo:
faço uma flange pra reduzida do willis no cambio do opala pra ti por R$700,00 ai é só tacar tudo original do opala lá motor/cambio/embreagem/pedaleiras/freio e nunca mais se incomodar pois fica forte e extremamente barato de manter.:idea:
Perdão Fabiano, como a aula q vc passou foi pra lá de boa, postei para repartir com os amigos do forum, agora qto ao cambio ainda não decidi, e qto ao motor falcon já pensei até em desistir dele mas já gatei com retifica, pistões novos e agora a vaca foi pro brejo e o din din também hehehe:putz:. Vou refrescar a cabeça e o bolso aí vou decidir o q fazer, mas agradeço pela sua ajuda e se causei algum transtorno me perdoe. Caso venha a precisar novamente de socorro vou te procurar.:mrgreen:
Um forte abraço:concordo:
fabiano carraro
12/04/2010, 23:20
kkkkkkkkkkkk que isto amigo esta "adapteishom" é mais velha que o proprio cambio da c-10 que por sinal detem projeto da decada de 30 e todo mundo ja conhece a pelo menos 20 anos,eu acho.:pensativo:
no que precisar tamos ai meu véio e desculpa ai a brincadeira :mrgreen:
Odair Fernello
13/04/2010, 11:59
Beleza fabiano, sou leigo nessa area.
Um forte abraço
Coloca um Clark ou um da Ford , tipo da F350 , já vi varios com esse câmbio , problema que tem só 4 marchas , tenta tmb um da série 20(d20 , c20 e A20) ou do Opala (4m e 5m). :pensativo:
Odair Fernello
22/04/2010, 12:25
Paccar, Valeu pela orientação estou terminando a montagem do motor ai vou decidir.
Obrigado
luiz felipe soares souto
23/04/2010, 22:31
Paccar, Valeu pela orientação estou terminando a montagem do motor ai vou decidir.
Obrigado
Odair, tenho esse motor no meu jeep. to com o cambio da c10 e t case willys,a capa seca é do falcon mesmo, mas pode usar da f1000 que vinha com esse motor. quanto a alavanca da c10, a camaquã of road possui uma tampa lateral sem gambiarras de cortar nada, é so tirar uma e colocar a outra.
Mauricio Rotta
26/04/2010, 12:02
Odair
Sem dúvida existem dezenas de câmbios que você pode usar no seu motor falcon, da mesma maneira que existem centenas de maneiras de se adaptar uma mecanica seja qual for em um Jeep. Só vou te dizer que na minha modesta opinião, a melhor receita com o motor falcon é a embregem completa da C10 e o câmbio também da c10 3 marchas, primeiro pq a 3ª tem a mesma relação de todas as 4ª's dos outros câmbios que são bem mais caros que o 3m c10 e em matéria de durabilidade vc estará muito bem servido. Qto a alavanaca embaixo a minha adaptação era tremendamente porca e mesmo assim durou anos e anos sem encher o saco.
O platô da C10 encaixa perfeitamente no volante do falcon, porém o disco não, assim é preciso dar um pequeno passe de torno no centro do volante do motor para que a embreagem da C10 passe a casar perfeitamente na adaptação, o câmbio c10 bate perfeitamente com a furação da capa seca do falcon portanto, aí zero de gambiarras.
No mais é só curtir um excelente motor, com um desempenho ótimo e um ronco maravilhoso que faz a galera puxa saco do opala 4cil e dos APzinhos, calarem o bico na hora.
Quanto a esses 'buracos' entre a 1ª e a 2ª marcha esqueça, você sente esses buracos utilizando motorzinho de dentista... com o falcon esses buracos não fazem a menor diferença... você vai meter a 3ª e andar tranquilamente como se estivesse dirigindo um carro automático, ainda mais se os teus diferenciais forem os 8x43.
Velho, vai por mim, essa é a receita... eu a utilizei durante anos e anos e foram somente anos de alegria, só troquei o c10 3m por um cambio da d20 que me caiu de paraquedas aqui e não resisti a tentação de colocar um 4m... mas não mudou nada o Jeep e eu poderia muito bem ter ficado sem realizar esse serviço e continuado com o 3m.
Porém não esqueça de colocar uma embreagem hidráulica também já que o acionamento do plato da c10 é bem mais pesado do q o da embreagem original willys. Mas aí a conversa e outra e o tópico também.
Nesse caso consulte aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5656
Odair Fernello
26/04/2010, 19:27
Valeu felipe, estou com esta idéia mesmo.
Odair, tenho esse motor no meu jeep. to com o cambio da c10 e t case willys,a capa seca é do falcon mesmo, mas pode usar da f1000 que vinha com esse motor. quanto a alavanca da c10, a camaquã of road possui uma tampa lateral sem gambiarras de cortar nada, é so tirar uma e colocar a outra.
Odair Fernello
26/04/2010, 19:32
Odair
Sem dúvida existem dezenas de câmbios que você pode usar no seu motor falcon, da mesma maneira que existem centenas de maneiras de se adaptar uma mecanica seja qual for em um Jeep. Só vou te dizer que na minha modesta opinião, a melhor receita com o motor falcon é a embregem completa da C10 e o câmbio também da c10 3 marchas, primeiro pq a 3ª tem a mesma relação de todas as 4ª's dos outros câmbios que são bem mais caros que o 3m c10 e em matéria de durabilidade vc estará muito bem servido. Qto a alavanaca embaixo a minha adaptação era tremendamente porca e mesmo assim durou anos e anos sem encher o saco.
O platô da C10 encaixa perfeitamente no volante do falcon, porém o disco não, assim é preciso dar um pequeno passe de torno no centro do volante do motor para que a embreagem da C10 passe a casar perfeitamente na adaptação, o câmbio c10 bate perfeitamente com a furação da capa seca do falcon portanto, aí zero de gambiarras.
No mais é só curtir um excelente motor, com um desempenho ótimo e um ronco maravilhoso que faz a galera puxa saco do opala 4cil e dos APzinhos, calarem o bico na hora.
Quanto a esses 'buracos' entre a 1ª e a 2ª marcha esqueça, você sente esses buracos utilizando motorzinho de dentista... com o falcon esses buracos não fazem a menor diferença... você vai meter a 3ª e andar tranquilamente como se estivesse dirigindo um carro automático, ainda mais se os teus diferenciais forem os 8x43.
Velho, vai por mim, essa é a receita... eu a utilizei durante anos e anos e foram somente anos de alegria, só troquei o c10 3m por um cambio da d20 que me caiu de paraquedas aqui e não resisti a tentação de colocar um 4m... mas não mudou nada o Jeep e eu poderia muito bem ter ficado sem realizar esse serviço e continuado com o 3m.
Porém não esqueça de colocar uma embreagem hidráulica também já que o acionamento do plato da c10 é bem mais pesado do q o da embreagem original willys. Mas aí a conversa e outra e o tópico também.
Nesse caso consulte aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5656
Fala ai Mauricio, realmente estou com essa idéia mesmo mas a unica coisa q ainda esta me incomodando é q me disseram q na m inha F a alavanca vai ficar incomodando o pé ao acelerar devido a alavanca ser na lateral do cambio. Isso realmente é verdade?
Forte abraço