PDA

Ver Versão Completa : gaiola tubular(dianteira de chevette, traseira do gol bx, será que da certo?)



tets__
30/03/2010, 11:38
Olá amigos, tudo bem?

Depois de ter comprado o gurgel e não ter mechido nele, resolvi vender. Também descobri que ele não era adequado para pular barrancos etc...

Agora quero montar uma gaiola, com uma proposta meio indecente, hehe

Tenho peças do gol bx, suspensao, cambio, quadro do cambio, que segura no chassi, bandeijas e etc...Gostaria de usa-lo na parte traseira da gaiola, de modo a ficar com o "motor central". Já vi uma pessoa aq que fez, porém de um lugar só, alias se alguem lembrar do link seria útil.

Na dianteira estava pensando no chevette, procurei uns conjuntos de suspensao dele no mercado livre e variam de 65,00 até 200,00 reais. Porém não sei se daria certo fixar, se ficaria legal a altura (um pouco maior que os chassi de brasilia ja estaria bom) e coisas desse tipo. Pelo que vi parece fácil fixa-lo no chassi...

Lembrando que a gaiola será tubular, vou partir do zero :shock: :? :parede:

e então, será que rola??

Obrigado...
abraço
Estevão.

tqf2
30/03/2010, 12:27
Com dinheiro e paciência,,, tudo pode dar certo..... hehe

cesarferreira
30/03/2010, 13:52
Porque a dianteira do Chevette??? Qual a vantagem? O curso não é maior que a canela do Gol!!
Certo até dá, mas porque?
Abç, Cesar:pensativo:

tqf2
30/03/2010, 14:59
Porque a dianteira do Chevette??? Qual a vantagem? O curso não é maior que a canela do Gol!!
Certo até dá, mas porque?
Abç, Cesar:pensativo:

Eu acho que ele já tem essas peças do chevette também......

Eu acho...

tets__
30/03/2010, 17:01
hehe tb tenho varias dúvidas, pensei na suspensao do chevette pq, via fotos e que ja me falaram, da para adaptar, não sei em questao de curso de suspensao, como ficaria isso, bom ou ruim...
outra coisa que deve levar vantagem na dianteira da brasilia é a caixa de direção...

A suspensao do gol eu iria usar na traseira...ia pegar a dianteira do gol a ar, e sem inverter nada e jogar na traseira, com bandeija, quadro, cambio, amortecedor td...inclusive ja vi uma gaiola assim por aq mais nao acho o link...

As peças que tenho é a do gol a ar (comprei um gol a ar com carcaça td podre)..
Não tenho as peças do chevette...mais vi umas no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123168673-chevette-suspenso-dianteira-quadro-caixa-discos-freio-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131557939-chevette-suspenso-completa-c-sitema-de-freio-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131463553-suspenso-complta-c-cx-de-direcoe-rodas-chevette-84-diante-_JM

Eu confundi muito a resposta?
hehe

cesarferreira
31/03/2010, 13:04
Não esqueçe que deverás usar duas estepes!!

tets__
31/03/2010, 15:00
Não esqueçe que deverás usar duas estepes!!

Olá Cesar, mais porque dois estepes?
a furação do gol que vai ficar na traseira é 4x100....
a do chevette tb nao é?

Valeww
abraço

tets__
31/03/2010, 15:01
Pessoal, será que o curso da suspensao do chevette é maior q a da brasilia??
senão não vale a pena o esforço hehe

cesarferreira
31/03/2010, 22:08
Olá Cesar, mais porque dois estepes?
a furação do gol que vai ficar na traseira é 4x100....
a do chevette tb nao é?

Valeww
abraço

É!!!!:parede:

tets__
31/03/2010, 22:26
É!!!!:parede:

hehehe tb, é uma confusão danada de peças...

agora oq eu queria saber mesmo é a respeito do curso, se é melhor que da brasilia (ai sim teria q ter 2 estepes hehe)

aparentemente parece ser uma suspensao mais robusta que a da brasa...estou com a grana aq e nao sei se meto bala nas peças do chevette...
quem puder dar uma luz ai é bem vindo..

abraços

leobnaval
01/04/2010, 20:56
Tenho peças de chevette inclusive esta susp. diant. e também estou fazendo uma gaiola porém com chassi e susp. da própria brasilia.

Possivel é se fica bom não sei, vai depender da qualidade das peças e serviço (principalmente de alinhamento do chassi com a susp. a fixação deverá ser feita com vários tubos e suportes esqueça este negócio de 4 parafusos, etc.) isso é para fixa-lá na carroceria do chevette, para fixa-lá num chassi vw a ar ou um chassi tubolar terá que fazer os suportes ou até mesmo solda-lá no chassi.

Eu particularmente acho esta susp. diant. do chevette muito boa uma pelo seu sistema ser duplo "A" (sistema amplamente usado no off-road) com exelente desempenho devido ao grande curso e pouca variação de cambagem durante o trabalho da suspensão, outra pelo fato de ela suportar na diant. todo o peso do motor e câmbio sendo que na gaiola ela não vai receber toda esta carga (ou seja esta superdimensionada), porém ela foi projetada para ser utilizada com pneus pequenos 165 R13" (não sei a durabilidade dos componentes de susp. e direção usando-se pneus grandes aro 15"), concerteza terá a vida útil dos componentes reduzida.

E o principal, vai ser necessário, modificar a fixação do amortecedores (pois no chevette ele é fixado na carroceria e na bandeja superior) e utilizar uma mola adequada a nova carga (já que não vai mais ter um motor sobre esta susp.).

Devido ao tempo e dinheiro necessários para testar e adequar esta susp. a uma gaiola, preferi utilizar a susp. da brasilia.

E quem sabe numa próxima oportunidade utilizar a susp. diant. do chevette.

Quanto ao curso não sei dizer quanto tem, nem se tem mais ou menos que a da brasilia.

Abraços, Leo

tets__
06/04/2010, 00:32
Fala Leo, tudo bem?

De qual cidade vc é? Dependendo do preço tenho interesse nas peças...

Quanto ao chassi, pretendo fazer um tubular pois como vou usar a dianteira do gol ar na traseira da gaiola acho que seria mais viável montar em vez de adaptar no chassi da Vw. Já vi uma pessoa que fez isso aqui no forum mais nao me lembro o link do topico...tenho apenas algumas fotos e nao sei como postar aq hehe.

Você sabe me dizer se o chevette tem o quadro da suspensao, assim como no gol, que tem o chamado quadro U onde fica ligado as bandeijas?
Estou em duvida como fixar ele, preciso ver as peças "ao vivo" hehe

Eu tinha pensado nessa suspensao justamente por isso, ela é estilo duplo A, creio que seja boa, e o fato de ficar superdimensionado deve ajudar a pular barrancos etc...
Quanto ao amortecedor, vou ter que adaptar as torres do gol na traseira, e acho que seria quase mesma coisa que nos do chevette...
Ainda tenho várias dúvidas em relação a fixação das peças, a do gol ja tenho alguma coisa mais ou menos "bolado".

Alguem ai sabe como eu posto fotos?

Obrigado pelas dicas...

abraços
Estevão.

leobnaval
06/04/2010, 00:45
Sou de Piracicaba mas não estou vendendo as peças.

A suspensão do chevette é fixa num sub-chassi que serve de berço para o motor portanto é um conjunto muito resistente e até pesado, sendo que a fixação da bandeja inferior é uma parte nesta peça e uma parte no monobloco (carroceria) do chevette, portanto teria que fazer este suporte para o braço inf. no chassi de sua gaiola.

Para postar a fotos clique abaixo desta mensagem no canto esq. no responder, abri-rá um campo para você digitar e acima terá vários atalhos como no word então você clica na figura de um clips que é para anexar (arquivoc e fotos) então você seleciona o material em seu computador e envia, assim que enviar a resposta os anexos virão junto.

Abraços, Leo

tets__
06/04/2010, 00:53
Fala Leo,
desculpe achei q estava vendendo as peças...

bom pelo jeito parece um pouco mais complicado do que eu pensava, agora tenho q achar uma para ver de perto...

nas fotos abaixo o rapaz fez um suporte para bandeja do gol, aquele que tinha comentado...segue as fotos...

Valew
abraço

leobnaval
07/04/2010, 16:57
É mais ou menos assim mesmo que você vai ter que fazer em um suporte para bandeja inferior.

Da uma olhada em uma susp. de chevette que vai ver que é mais simples do que parece pelo menos ela fica inteira montada no sub chassi.

Abraços, Leo

tets__
08/04/2010, 16:00
oks, obrigado pelas dicas, vou passar em um desmanche para ver se encontro algo...
espero que de certo de achar uma suspensão e não pedirem caro hehe

enquanto isso preciso comprar todas as peças para reparo da mecanica do gol..

valew
abraços

tets__
10/05/2010, 16:57
pessoal, alguem sabe me dizer se o preço esta bom desse peça?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142433088-suspencao-completa-do-chevette-84-usada-em-boa-condicoe-_JM

Faltando uma pinça e caixa de direção.
valew

leobnaval
10/05/2010, 17:16
Você já procurou nos ferro-velhos aí de Campinas?

Acho melhor comprar aí porque você economiza com frete e ainda vê as peças e o estado que se encontram, comprar peças velhas pela internet é fod@ depois você não aproveita e vai reclamar pra quem.

Abraços, leo

diegot
10/05/2010, 18:22
Tets
Gostei da sua idéia.
Posso sugerir uma modificação para aumentar o curso e o diversão na fabricação?
Eu encurtaria o sub chassis e faria balanças mais longas. Assim você aumenta o curso disponível sem diminuir a bitola. Dependendo da modificação você pode colocar coilovers no lugar da mola e tirar o amortecedor original.
Para os coilovers basta comprar aqueles kits (luva com rosca + porca) que vendem para colocar suspenão de rosca em carros em conjunto com molas e amortecedores traseiros de algum carro que melhor se encaixe na suspensão.

Estou falando isso pelas fotos que estão nos links postados por você. Nunca desmontei um chevette, mas como disseram acima, tudo é possível.

oliveiraideal
10/05/2010, 22:47
essa gaiola da foto só não está mais alta do que a minha né léo?! kkk
abraços! e boa sorte!!

leobnaval
11/05/2010, 23:46
De que foto você esta falando?

Abraços

tets__
18/05/2010, 01:39
Você já procurou nos ferro-velhos aí de Campinas?

Acho melhor comprar aí porque você economiza com frete e ainda vê as peças e o estado que se encontram, comprar peças velhas pela internet é fod@ depois você não aproveita e vai reclamar pra quem.

Abraços, leo

Então leo, como estou sem carro para ir no desmanche dar uma fuçada, estava procurando na net mesmo, só para nao ficar parado e ja começar fazer uns rabiscos...mas em breve estou com o carro e vou atras disso, inclusive de medir as peças do gol que está em um mecanico amigo para trocar os reparos...
assim que tiver noticias posto aq hehe

abraços
estevão

tets__
18/05/2010, 01:48
Tets
Gostei da sua idéia.
Posso sugerir uma modificação para aumentar o curso e o diversão na fabricação?
Eu encurtaria o sub chassis e faria balanças mais longas. Assim você aumenta o curso disponível sem diminuir a bitola. Dependendo da modificação você pode colocar coilovers no lugar da mola e tirar o amortecedor original.
Para os coilovers basta comprar aqueles kits (luva com rosca + porca) que vendem para colocar suspenão de rosca em carros em conjunto com molas e amortecedores traseiros de algum carro que melhor se encaixe na suspensão.

Estou falando isso pelas fotos que estão nos links postados por você. Nunca desmontei um chevette, mas como disseram acima, tudo é possível.

Pois é Diegot, essa seria uma situação ideal e com certeza ficaria com um bom resultado. Daria para fazer os amortecedores igual ao do Flávio Cadore fez na gaiola dele, com amortecedor de moto dianteiro modificado...
O problema também é que agora quero fazer alguma coisa mais rápida, sem modificar mais ainda o "frankstein" que vai nascer, se for para melhorar o conjunto vai demorar mais alguns meses quebrando a cabeça e tb $$$ heheh embora o resultado final seria incomparável...

Quanto a fixação da suspensão do chevette ainda é um mistério pra mim, mas seguindo as dicas do pessoal e pelas fotos, até agora parece viável, pretendo tirar essa duvida em breve indo no desmanche e se tudo der certo comprar a peça...

abraços
estevão

tets__
18/05/2010, 01:53
Outra coisa pessoal, alguem sabe me dizer uma distancia entre eixos bom?
pois tenho um buggy de dois lugares e acho ele muito curto na hora de subir barrancos da impressao que vai tombar, embora seja meio dificel acho hehe

diegot
18/05/2010, 19:08
Pois é Diegot, essa seria uma situação ideal e com certeza ficaria com um bom resultado. Daria para fazer os amortecedores igual ao do Flávio Cadore fez na gaiola dele, com amortecedor de moto dianteiro modificado...
O problema também é que agora quero fazer alguma coisa mais rápida, sem modificar mais ainda o "frankstein" que vai nascer, se for para melhorar o conjunto vai demorar mais alguns meses quebrando a cabeça e tb $$$ heheh embora o resultado final seria incomparável...

Quanto a fixação da suspensão do chevette ainda é um mistério pra mim, mas seguindo as dicas do pessoal e pelas fotos, até agora parece viável, pretendo tirar essa duvida em breve indo no desmanche e se tudo der certo comprar a peça...

abraços
estevão

Mas se for fazer sem modificação alguma acho melhor nem cogitar em fazer depois, pois aí as modificações ficam em uma proporção tão grande que inviabiliza o projeto, teria que modificar gaiola+susp.

Boa sorte, quero ver esse carro andando.

oliveiraideal
19/05/2010, 22:49
estou falando da estrutura da gaiola que tinha ali na foto.. vc tinha falado que a minha tinha ficado um pouco alta.. eu acho que ali tem uns 1,8metros de altura.. ou não? ;D

abraços!!

léo.. abre um tópico e mostra o que está fazendo.. abraços!

leobnaval
20/05/2010, 00:04
Oliveira esta foto que esta no meu perfil é de uma L200 EVO, mas não é minha...

Quanto a minha gaiola no momento esta parada, afinal acabou o dinheiro ano passado agora tenho um pouco de $$$ para fazer umas coisas mas não tenho tempo...

To terminando minhas motos de trilha primeiro, assim que tiver novidades refernte a gaiola posto aqui no forum, to esperando um amigo me ajudar a desenhar a estrutura e fazer algumas simulações usando o cosmos do solid work.

Abraços, Leo

VictorCarrijo
17/02/2011, 14:43
E aí... O que deu isso aqui???
Eu estava pensando em colocar a suspensão dianteira do chevette também. Pq eu acho ela aos montes aqui e é uma suspensão tipo "Duplo A"
Só que estou em duvida se ela levanta muito, pq se não deixar minha gaiola altinha não me resolve...

Alguém aí sabe sobre o curso dessa suspensão??? Se levanta muito...
Grato...

genhero
20/02/2011, 22:03
ola amigo, axo as balanças do gol mto fracas e curtas, dificultando o ajuste de curso da suspa, então fiz balanças tubulares num chassi tubular tb... axei que ficou bem melhor..

frenando giló
09/05/2015, 00:45
olá pessoal ressucítando o topico me diz ai genhero como ficou a suspensão da frente vc colocou a do chevas e deu pra levantar