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Ver Versão Completa : Tranco na reduzida - Grand Vitara



fauzer
29/03/2010, 18:37
Olá pessoal,

Recentemente utilizei o fórum para pedir sugestões sobre uma peça da tração dianteira do Grand Vitara 98, e prontamente as respostas apareceram e ajudaram a caminhar para a solução do problema.

Agora peço, novamente, sugestões dos colegas foristas em relação ao problema que passarei a expor:

O carro deve ser utilizado para não atolar, até para evitar forçar peças e estrutura. Ele anda tranquilamente no 4x4 normal e reduzida, sem fazer barulho algum, sobe duna, etc...

Ocorre, que algumas vezes em que atolei e com a reduzida ligada, ao tentar sair, forçando um pouco o motor, ele dá uns trancos. Esse barulho ocorre apenas nessa hipótese. Esse barulho é alto.

Se algum companheiro tiver passado por isso, e souber onde é o problema e o que poderia ser feito para resolvê-lo, vai me ajudar a ter alguma idéia prévia antes de levar a viatura ao mecânico.

De toda forma agradeço pela atenção.

fauzer
02/05/2010, 23:41
Alguém tem alguma idéia?

Nelmont França
03/05/2010, 08:54
Alguém tem alguma idéia?
Fauzer

Como são mesmo esses "trancos"?
Não seriam estalos?

Giovanni Morano
03/05/2010, 21:42
Olá pessoal,

Recentemente utilizei o fórum para pedir sugestões sobre uma peça da tração dianteira do Grand Vitara 98, e prontamente as respostas apareceram e ajudaram a caminhar para a solução do problema.

Agora peço, novamente, sugestões dos colegas foristas em relação ao problema que passarei a expor:

O carro deve ser utilizado para não atolar, até para evitar forçar peças e estrutura. Ele anda tranquilamente no 4x4 normal e reduzida, sem fazer barulho algum, sobe duna, etc...

Ocorre, que algumas vezes em que atolei e com a reduzida ligada, ao tentar sair, forçando um pouco o motor, ele dá uns trancos. Esse barulho ocorre apenas nessa hipótese. Esse barulho é alto.

Se algum companheiro tiver passado por isso, e souber onde é o problema e o que poderia ser feito para resolvê-lo, vai me ajudar a ter alguma idéia prévia antes de levar a viatura ao mecânico.

De toda forma agradeço pela atenção.

Opa! Cmg acontece sim, e a minha é 98 tbm! barulho fortissimo como se tivesse quebrando algo! "Trucu" mas tudo funciona normal! Ah mas o barulho é quando faço o giro completo no 4x4! Valeu!

fauzer
04/05/2010, 01:58
Fauzer

Como são mesmo esses "trancos"?
Não seriam estalos?


Afirmativo companheiro, mas ele faz isso *independente da alavanca do 4x4 tiver acionada*, bastando entrar num atoleiro que venha a forçar um pouco a viatura que dá esses estalos altos...

A gente tem a impressão que tá batendo alguma pedra embaixo do carro com o barulho.

O que pode ser?

rogeriomasih
04/05/2010, 07:50
Ocorre, que algumas vezes em que atolei e com a reduzida ligada, ao tentar sair, forçando um pouco o motor, ele dá uns trancos. Esse barulho ocorre apenas nessa hipótese. Esse barulho é alto.

se fosse em um samurai, meu palpite iria para a corrente da caixa de tranferência, mas no teu caso não sei se o acionamento é por corrente. :pensativo:

vou te enviar uma mp com o meu celular. se for do teu interesse, me liga que vamos no mecânico onde ajeito o samurai para dar uma olhada.:concordo:

Nelmont França
04/05/2010, 08:22
Afirmativo companheiro, mas ele faz isso *independente da alavanca do 4x4 tiver acionada*, bastando entrar num atoleiro que venha a forçar um pouco a viatura que dá esses estalos altos...

A gente tem a impressão que tá batendo alguma pedra embaixo do carro com o barulho.

O que pode ser?
Fauzer,
Realmente ta estranho... Seria bom vc aceitar o convite do Rogério de ir em seu mecânico de confiança.
Não esqueça de postar o resultado!

Fabil
06/05/2010, 20:54
se esse barulho é um TREC forte e bem alto e só aparece em 4x4, aposto minhas fichas na corrente da tcase pulando...

PS: Rogerio.. todos vitaras tem corrente na Tcase tb ok?, porem diferente do samurai helicoidal, a corrente dos vitaras/G.vitaras só toca a tracao dianteira, e nos samurais a corrente é permanente, ou seja. toca a traçao traseira e dianteira..

T+

fauzer
07/05/2010, 10:49
se esse barulho é um TREC forte e bem alto e só aparece em 4x4, aposto minhas fichas na corrente da tcase pulando...

PS: Rogerio.. todos vitaras tem corrente na Tcase tb ok?, porem diferente do samurai helicoidal, a corrente dos vitaras/G.vitaras só toca a tracao dianteira, e nos samurais a corrente é permanente, ou seja. toca a traçao traseira e dianteira..

T+

Ele não aparece apenas na 4x4...

fauzer
30/06/2010, 00:41
Caro Rogério,

Vou lhe ligar em julho para vermos isso!

Obrigado pela atenção!

nanito
30/06/2010, 00:51
E aí Fauzer, alguma pista sobre o barulho?

Depois de passar alguns 2 meses lendo o fórum, finalmente encontrei alguém com o problema parecido com o meu!

No meu caso, eu tenho um vitara 92, câmbio automático.

Por acaso seu GV é automático? Esse barulho aparece quando o carro está sendo acelerado em piso irregular/subida em estrada de chão ou paralelepipedo?! Esse barulho parece vir da parte de trás do motor, como se fosse na junção do motor com o câmbio?

Se responder sim a estas questões, estamos na mesma barca!

No início suspeitei do cano de descarga, imaginei que estivesse batendo embaixo, mas veirfiquei e está tudo ok. Depois foi a vez de conferir o calço do motor, imaginei que a cada acelerada, o motor balançava e batia no cárter, troquei o calço por um novo original e continua o barulho. Esta semana tentarei ir no mecânico de câmbio auto, o problema que morre 500,00 só pra ele descer o câmbio e verificar alguma anomalia.

Bom, amanhã vejo aqui o que vc respondeu.

Abraço!

fauzer
30/06/2010, 01:03
Olá Nanito,

Meu GV é mecânico, gasolina, 98.

O barulho na realidade não seria um tranco, e sim estalos quando estou andando apenas na areia, perto de atolar a viatura, e atolada ao tentar desatolar, em situação que realmente é preciso forçar o motor.

Observei tbm que esses estalos ocorrem tanto com a 4x4 acionada como não.

Não resolvi esse problema até hj pq estou evitando forçar o carro, quando vou andar em algum terreno complicado, já utilizo a reduzida e em alta velocidade pra não ficar e não usar muita força do carro, pois aparecerá o barulho se a viatura tiver parando e tentando sair.

Até agora não sei em que local pode ser, mas continuo lendo as sugestões dos colaboradores, isso enriquecerá nosso fórum com idéias alternativas para as soluções de problemas desse tipo.

Como o barulho não ocorre apenas na 4x4 ligada, até arrisco em dar algum palpite tbm... acho que pode ser na caixa de transferência, ainda não sei.

É isso.

Abraço!

nanito
30/06/2010, 21:34
Pois é cara!

O barulho do meu eu noto quando trabalha a suspensão, tipo estou subindo uma rua de paralelepipedo e tem uma lombada, daí se eu passo um pouco rapidinho, dá esses barulhos no motor/caixa. A impressão que tenho é que parece alguma coisa se desprende do conjunto do motor.

Tipo, quando vou sair da garagem do meu escritório também, na rampa da calçada pra rua sabe, meio que torce a viatura e no que eu acelero dá esse barulho.

Ainda não verifiquei com o mecânico da caixa, mas eu to achando que vou matar a charada com ele.

Por enquanto, tento não forçar muito também.

Abraços!

Bandinho
15/09/2010, 07:53
Olá Nanito,

Meu GV é mecânico, gasolina, 98.

O barulho na realidade não seria um tranco, e sim estalos quando estou andando apenas na areia, perto de atolar a viatura, e atolada ao tentar desatolar, em situação que realmente é preciso forçar o motor.

Observei tbm que esses estalos ocorrem tanto com a 4x4 acionada como não.

Não resolvi esse problema até hj pq estou evitando forçar o carro, quando vou andar em algum terreno complicado, já utilizo a reduzida e em alta velocidade pra não ficar e não usar muita força do carro, pois aparecerá o barulho se a viatura tiver parando e tentando sair.

Até agora não sei em que local pode ser, mas continuo lendo as sugestões dos colaboradores, isso enriquecerá nosso fórum com idéias alternativas para as soluções de problemas desse tipo.

Como o barulho não ocorre apenas na 4x4 ligada, até arrisco em dar algum palpite tbm... acho que pode ser na caixa de transferência, ainda não sei.

É isso.

Abraço!

Olá Fauzer, conseguiu resolver o problema? O meu gran vitara está com um barulho muito parecido com a sua situação.
Abs

Joneswalker
31/01/2011, 03:07
E ae, alguém resolveu o problema, o meu vitarinha tbm dá um tranco quando passo em lombada e tracionando o carro, ainda não tive tempo de conferir tudo, achei que poderia ser o escapamento, mais não localizai nada de estranho, não tem coxins quebrados na caixa o único detalhe e o do lado esquerdo do motor, esta trincado(só um pouco), irei troca-lo em breve e espero que seja ele rsrs.:pensativo:

Elisson
31/01/2011, 08:21
Olá Nanito,

Meu GV é mecânico, e sim estalos quando estou andando apenas na areia, perto de atolar a viatura, e atolada ao tentar desatolar, em situação que realmente é preciso forçar o motor.

É isso.

Abraço!

Cara, acredito que seja uma vibração normal do conjunto!!! Pegue qualquer carro 4x2 e tente passar na areia. Perceba direitinho que nao eh toda a areia q q ele da esse tranço q vc diz. E o mesmo So acontece pois a suspensão trabalha num curso muito rápido fazendo todo o carro tremer. Em situações normais de uso da 4x4 ou high ou low os estalos
jamais serão vistos mas basta pegar areia fofa molhada para e tentar sair tanto em low como em high q vc escutarA os estalos. E Pra matar de veZ a sua duvida faca isso e bote outra pessoa pra conduzir o veiculo na situação So pra vc vc como os pneus/suspensão Estão trabalhando e tremendo todo o conjunto. Mas se os estalos vierem do meio do carro manda abrir a caixa de transferência pois a corrente ou as engrenagens podem estar com desgate resultando nos trAncos ouvidos por vc!!!! Espero ter contribuído com algo, abraço e boa sorte! Meu gv eh 2000 verde idêntico ao seu 2.0 16v 4 portAs.

fauzer
31/01/2011, 10:33
Pessoal, o problema dos estalos do meu GV foi resolvido fazendo duas coisas:
1) Reaperto geral de todas as peças debaixo do carro;
2) Troca da corrente da caixa de transferência da redução, pois a mesma estava com folga, mais larga que deveria ser.

É isso ai, obrigado pelas opiniões que foram de grande valia!
Abraços!

Elisson
31/01/2011, 11:12
Pessoal, o problema dos estalos do meu GV foi resolvido fazendo duas coisas:
1) Reaperto geral de todas as peças debaixo do carro;
2) Troca da corrente da caixa de transferência da redução, pois a mesma estava com folga, mais larga que deveria ser.

É isso ai, obrigado pelas opiniões que foram de grande valia!
Abraços!

Muito bem companheiro....agora seria interessante você dizer os valores que foram pagos pra gente ter noção da "brincadeira"!!!!! :palmas:

fauzer
31/01/2011, 11:20
Rapaz, na autorizada Suzuki e na All Car (antiga suzuki), daqui de Fortaleza, o valor dessa corrente ficou orçado em R$ 1693,00, acrescentando o serviço de instalação em R$200,00 na oficina de um conhecido meu, ficou o total de R$ 1893,00.

Depois soube que havia alternativas como a importação que sai bem menos caro. Se ocorrer de precisar trocar alguma coisa de novo, espero que não seja tão cedo, vou ter que saber como farei para importar!!!

Abraços.

Joneswalker
31/01/2011, 14:20
É amigos no caso do meu não é a corrente não, pois acontece sempre que eu traciono na saida de lombada(quebra molas) isto eu percebi em 4x2, parece que o conjunto mecânico se desloca quando a suspensão traseira, trabalha tracionando, alguém já teve o mesmo problema, em 4x2?

wbigal
01/02/2011, 15:36
Rapaz, na autorizada Suzuki e na All Car (antiga suzuki), daqui de Fortaleza, o valor dessa corrente ficou orçado em R$ 1693,00, acrescentando o serviço de instalação em R$200,00 na oficina de um conhecido meu, ficou o total de R$ 1893,00.

Depois soube que havia alternativas como a importação que sai bem menos caro. Se ocorrer de precisar trocar alguma coisa de novo, espero que não seja tão cedo, vou ter que saber como farei para importar!!!

Abraços.

Olá,

Já pesquisou se a Suzucar não tem esta corrente? www.suzucar.com.br, ou ligue lá e fale com o Edvaldo (11) 3744 9954 e 3744 0918

Abraço.

fauzer
11/03/2011, 16:56
Parece que um problema semelhante ao anterior está acontecendo. Agora ouço estalos mais na frente do carro quando aciono o 4x4 normal ou reduzido, sendo que esses barulhos fazem mais no começo, mas depois param... não são tão altos quanto aqueles relatados por mim antes em que foi preciso trocar a corrente da caixa de transferência da redução...

Alguém tem alguma idéia agora do que pode ser?

Abraço!

Giovanni Morano
12/03/2011, 09:55
Parece que um problema semelhante ao anterior está acontecendo. Agora ouço estalos mais na frente do carro quando aciono o 4x4 normal ou reduzido, sendo que esses barulhos fazem mais no começo, mas depois param... não são tão altos quanto aqueles relatados por mim antes em que foi preciso trocar a corrente da caixa de transferência da redução...

Alguém tem alguma idéia agora do que pode ser?

Abraço!

Isso é coisa mais complexa! Quais os sintomas? só barulho? direção? folga? ? ? ?
Não vou citar possiveis problemas selhantes, pois ja deve ter visto isso né!
Ou então liga para a SUZUCAR e conversa com o JONNY! as vezes estou em dúvida ligo para ele! Ou converso via e-mail!

fauzer
12/03/2011, 12:11
só barulho mesmo, estalos... ~mesmo com a direção em linha reta...