Ver Versão Completa : Temperatura band
falcanbhz
29/03/2010, 10:18
Pessoal... seguinte...
Este final de semana peguei uma bela subida para um parque aqui em belo horizonte..
A minha band tem um marcador digital para temperatura da agua... e acima de 80 graus começa a apitar..
Ou seja... a band chegou a 86 graus.. como nao tenho referencia de qual a temperatura ideal para a agua deste motor... (608) turbinado e intercoolado.... peço a ajuda de vocês ...
valeriano
29/03/2010, 10:51
Pessoal... seguinte...
Este final de semana peguei uma bela subida para um parque aqui em belo horizonte..
A minha band tem um marcador digital para temperatura da agua... e acima de 80 graus começa a apitar..
Ou seja... a band chegou a 86 graus.. como nao tenho referencia de qual a temperatura ideal para a agua deste motor... (608) turbinado e intercoolado.... peço a ajuda de vocês ...
Pelo que eu ouvi falar (não dou certeza disso) até 90 é tranquilo.
A válvula termoestática do OM314 é mais restrita (acho que é 74°C), mas para OM314 TDI, o pessoal acaba usando a válvula do OM364 (que é de 80°C se não me engano).
Se vc quiser não ter esse aquecimento, vc pode trocar a hélice do motor por uma de plástico, que dará uma refrigeração muito melhor.
Como é q eu faço para ligar o relogio de temperatura na "cebolinha" do motor ?
Pq na minha band só marca a temperatura no vermelho.
Valeu
falcanbhz
29/03/2010, 16:16
Bem... minha hélice já é de plástico com 6 pás.....
Agora como sempre desligo o cabo de bateria... não sei se por padrão o aparelho esta marcando 80 graus para emitir um alerta...
O que preciso saber é se 80 graus é risco ou não.. Carro a gasolina eu sei que varia entre 85 e 90 graus para ligar ventuinha... agora..toyota.... pelo que sei a helice fica ligada direta.... e não deveria estar subindo assim...
O radiador esta muito sujo e vou limpar neste final se semana...
A de plástico do caminhão MB 1113 cabe perfeitamente e tem 8 pás,se não me engano,e ventila muiiiiito,acabei de fazer a troca a uma semana e a diferença é enorme,vale a pena!
fabioband4x4
29/03/2010, 16:54
Não sei qual a temperatura certa ,mas se teu radiador estiver muito sujo o certo é varetar o radiador...fiz isto no meu jipe, paguei 70$ , fica muito bom ...:concordo:
marcvale
29/03/2010, 22:36
Olá Mourão.
Um dia desses, li aqui no forum algo sobre uma hélice de plástico, instalada no Toyota do nosso amigo Francisco Bicalho. Como não me recordo se foi um tópico específico ou não, tento me redimir, lembrando que ele mencionou sobre a utilização de uma hélice de 10 pás, a do 366. Segundo aquele relato, o resultado foi excelente.
Se você se interessar, sugiro que mande uma MP para o Chico, que além de deter um excelente conhecimento sobre Toyota Bandeirante, é uma excelente pessoa.
Um abraço,
Márcio Valença.
A de plástico do caminhão MB 1113 cabe perfeitamente e tem 8 pás,se não me engano,e ventila muiiiiito,acabei de fazer a troca a uma semana e a diferença é enorme,vale a pena!
Marcio quando postei não me recordava bem se eram 8 ou 10 pás,acho que estamos falando da mesma hélice,é realmente excelente,só acrescentei arruelas inox para aumentar a area de pressão dos parafusos e também arruelas de pressão,ficou 10!
Abs.
Afirmo com qse 100% de certeza que 80º é tranquilo p/ seu motor...
Com TODOS os mecanicos com quem conversei até hj, a temperatura ideal do OM 314 é de 90º ! Alguns dizem até que se andar mto abaixo disso, ao longo do tempo, venha a dar problemas...
Na minha nunca subi de 80º, e olha que quando viajo com ela ando esmirilhando a coitada...
Ps: meu marcador é de mercúrio!
mecamaniaco
30/03/2010, 21:50
Afirmo com qse 100% de certeza que 80º é tranquilo p/ seu motor...
Com TODOS os mecanicos com quem conversei até hj, a temperatura ideal do OM 314 é de 90º ! Alguns dizem até que se andar mto abaixo disso, ao longo do tempo, venha a dar problemas...
Na minha nunca subi de 80º, e olha que quando viajo com ela ando esmirilhando a coitada...
Ps: meu marcador é de mercúrio!
Concordo! Temperaturas abaixo disso refletem diretamente no consumo também!
Gente acho que esta havendo um mal intendido em relação ao motor trabalhar mais frio,uma hélice com mais pàs gera uma melhor ventilação e consequentemente evita o super aquecimento,o motor vai trabalhar na temperatura normal dele,que é por volta de 90 e para que isso ocorra corretamente tem a valvula termostática que abrirá assim que a temperatura alcançar o limite estipulado.Caso contrário nos países frios ou mesmo no sul do Brasil,os motores acabariam mais rápido ou teriam algum problema,só pelo fato de demorarenm mais para aquecer,quem vai regular isto é a valvula termostática.
feitosac
31/03/2010, 23:32
Amigos, na minha Band o marcador de temperatura é meio louco, tem dias que marca legal, e outros oscila do minimo ao maximo parecend que ta fervendo, mas é falso, ja troquei o sensor no motor e fiação e o reloginho testado no terra tambem ta funcionando, alguem ja passou por isso ? pode me dar uma dica ? tem algum tipo de medidor que possa ser instalado externo ?
Abraços.
Feitosa.
Daniel Gomes
02/04/2010, 14:46
Amigos , eu que abri anteriormente um tópico sobre temperatura e realmentte após trocar a hélice resolvi o meu problema...
coloquei a hélide de 10 pás, tem que cortar ela +/- 2 cm, cada pá, para poder ficar do mesmo tamanho d original da band. não é nada dificil, uma vez que se trata de uma hélice de plástico, tb coloquei uma radiador de 4 janelas ..
porém a minha configuração é motor 314+turbo+intercooler+ radiador do ar-condicionado......
andar com a temperatura entre 90 ºC, em subidas onde se força o motor, é mais doque normal
Pergunta onde o colega conseguiu um marado digital que apita, teria como tirar foto dele ..
grato
Daniel na minha não precisou nem cortar,deu certinho;havia sido informado pelo Chicão,que foi qté quem comprou a hélice para mim,que seria necessário cortar os 2 cm mas na hora coloquei para medir e não foi preciso cortar nada!A minha é uma 82 com o motor MB 314(608)
Abs