Ver Versão Completa : Nova Ranger: 2ª troca da correia poli-v..
DI HERVAL
28/03/2010, 18:07
Boa Tarde Foristas...
Comprei a Nova Ranger e tive de substituir a correia poli-v aos 1.500km (barulho cíclico)... Revenda bancou pois sou cliente antigo, foi colocada da marca goodyear .... Ford nada disse...
Agora esta com 11.500km e está com barulho desta vez contínuo e alto, achei que fosse rolamento, levei na revenda e retiraram a correia, limparam para ver se era nela ou em algum rolamento... barulho parou quando na revenda, motor e demais componentes frio...:dance:
.....assim que cheguei em casa começou novamente....:parede:
Gostaria de saber se alguem ja teve esta esperiência ????
Será que devo trocar pela mesma marca????
Será que é na correia ou algo que esta levando ao desgaste dela, muito embora ao analisá-la aparentemente não possui descaste excessivo ou "fraturas"...
Uso a caminhonete frequentemente em trechos com areia, será este o problema do desgaste prematuro???
Obrigado a todos...
Edintruder
28/03/2010, 19:25
Di, essa kilometragem é muito baixa para uma correia fazer isso. Mesmo com areia e poeira.
Muito estranho. Eu chuto no alinhamento de alguma polia. Até mesmo o tensor um pouco desalinhado pode fazer isso. Alternador, tensor ou bomba da DH, se na montagem algo ficou mal encaixado ou assentado, pode ter ficado com um ângulo, forçando a correia num lado mais que o outro, trabalhar mal alinhada ou fazendo ela "torcer" quando passa pela polia. Se for uma polia com as pistas da Poli-V fará barulho, o tensor, por ser liso, dificilmente fará barulho.
Pequeno jr
28/03/2010, 21:14
Não tenho dúvidas que problema é a correia. Como disse o Edin é algum componente do sistema.
DI HERVAL
29/03/2010, 15:36
Obrigado Edin e Pequeno Jr.
Vou dar uma olhada no alinhamento, pode ser este o problema...
Qual a melhor marca de correia ???? Gates, goodyear,... ????
Obrigado....
Pequeno jr
29/03/2010, 15:47
A que faz de linha de montagem é Dayco.
Goodyear tbm é muito boa. É a que eu uso no momento.
Não me recordo desta Gates.
DI HERVAL
30/03/2010, 09:18
Valeu pelas respostas !!!!
Levei para dar uma olhada no alinhamento, tudo esta perfeito...
Acham que deve ter sido por ter pego muita poeira, água etc... já que uso na fazenda... Eu já esperava este tipo de resposta....
Vou efetuar novamente a troca da correia e ver no que vai dar..
Obrigado e abraço a todos....
Mais um aqui com o mesmo problema!
Se pegar lama faz mais barulho ainda. Pior que o consultor me levou pra ver uma nova e fazia o mesmo barulho...
Fiz eles trocarem a polia tensora e ficou a mesma coisa.
Se tirar e limpar a correia o barulho para por um tempo. A ranger daqui está com 18000km rodados e anda 7 dias por semana na poeira. Ia até trocar por uma goodyear mas acho que é melhor aumentar o volume do som, hehehe
Edintruder
30/03/2010, 12:59
Experimenta colocar talco na correia. Veja se pára, pois tira um pouco do grip da borracha em contato com o metal da polia.
eduardo1968
30/03/2010, 15:56
A que faz de linha de montagem é Dayco.
Goodyear tbm é muito boa. É a que eu uso no momento.
Não me recordo desta Gates.
Pequeno jr
Comprei pra a minha ranger 2.5, na International (na caixa, original) e era Goodyear. Já a original da ford não dá pra identificar a fabricante. O fato é que as duas diferem um pouco no desenho e no preço.
Eduardo
DI HERVAL
30/03/2010, 22:38
E ai pessoal.
Me diseram que existe um spray que se coloca na correia quando esta fazendo barulho, é próprio para este tipo de caso. Não vi o produto mas vou me informar e postar.
No fim resolvi limpar a correia e passar um pouco de óleo em spray (wd 40), pois como dito, a correia esta em perfeitas condições..... pelo menos cheguei em casa e nada de barulho.....
Neste feriado vou viajar +/- 2000 Km, vamos ver no que vai dar.....
A correia original que veio na minha possui listas internas apenas em um sentido, já a goodyear possui estas mesmas listas porém com outras perpendiculáres. A Goodyear chamada de "correias Poly – V Gatorback" .
Abs.
Edintruder
30/03/2010, 23:34
Experimenta também grafite em pó.
Se passar spray e parar o problema esta na correia.
veja se o rolamento do sistema tensor nao foi para o beleleu.
Se foi, abra e troque so o rolamento. Dificil mas da, (rosca esquerda).
DI HERVAL
02/04/2010, 09:46
Após rodar 800km a problema continua... Nos primeiros 150km sem problemas, mas depois o barulho voltou...
Problema é na correia pois ao usar um pouco de wd 40 o barulho acaba.....
Edi, a correia esta oleosa do spray, nao sei se com grafite junto ira virar uma pasta.... Acho tua dica válida e melhor que o uso do spray mas infelizmente coloquei wd 40 antes de ler esta dica....
Quando retornar a troca da correia será inevitável... a segunda em 12000km......
Até..
DI HERVAL
10/04/2010, 11:17
Acabei usando um produto indicado para passar na borracha das esteiras ergométricas (esteiras usadas em academias)
O nome é "Brilholac" e tem base de óleo de silicone e hidrocarbonetos. Custo R$ 5,20.
Problema resolvido... já que a correia, como dito, estava em perfeito estado de conservação.
Abraço a todos...
reimartins
20/05/2010, 07:39
Amigos do fórum, tive até ontem uma Ranger 3.0 e só tenho elegios à motorização, forte, econômico e durável. Contudo quero relatar um problema similar ao citado aqui no tópico: Minha Ranger aos 7.000 km quebrou a correia. Ficou parada na concessionária daqui de vitória uma semana "aguardando peças". Me foi dito que trocaram a correia, os esticadores e os rolamentos. Pensam que ficou por aí? Aos 14.000 km (parece brincadeira) quebrou a correia de novo!!!! Mais uma semana na concessionária e mandei um mail para a ford comentando sobre a "RAÇA FORTE" e perguntando se podiam me mandar um "kit 7.000 km". Novamente trocaram as peças todas (segundo eles) e daí pra frente o problema não apareceu mais. Pensei que esse problema (e outros também) fosse específico da minha unidade, inclusive achei que a minha ranger foi montada um dia após a derrota do Boca para algum time do Brasil e me conformei, mas estou vendo que não foi o caso. Bom dia para todos.
Fontenelle
21/05/2010, 00:49
A minha tb faz o mesmo barulho, na autorizada disseram que é sujeira, limpam, mas quando esquenta tá lá o barulho denovo. Piora quando passo pos estrasdas de terra ou lama.
Cachoeira
03/09/2010, 22:38
Também tenho uma ranger xlt 3.0 (09/10) com esse barulho. No momento solucionado através de um pouco de spray (graxa para altas temperaturas) na correia, mas me indicaram usar esse spray próprio para correias. Minha ranger nem tanta poeira pega. O mecanico apontou como sendo na correia e polia na parte superior (onde a correia passa de costas na polia lisa - que estava super espelhada). Vamos ver como fica...
Sds
TylerNTL
04/09/2010, 07:54
Também tenho uma ranger xlt 3.0 (09/10) com esse barulho. No momento solucionado através de um pouco de spray (graxa para altas temperaturas) na correia, mas me indicaram usar esse spray próprio para correias. Minha ranger nem tanta poeira pega. O mecanico apontou como sendo na correia e polia na parte superior (onde a correia passa de costas na polia lisa - que estava super espelhada). Vamos ver como fica...
Sds
Polia espelhada eu acho que não é indício de nada não. Depois de alguns km ela fica assim mesmo.
Edintruder
04/09/2010, 16:39
A minha F1000 faz isso sempre que passa dos 2200 rpm.
Daí eu entendi porque o Di Herval reclamava... rsrsrsr
água resolve, mas quando seca volta o ruído de novo. Até hoje nunca tentei nada para resolver isso.
Imperador!
04/09/2010, 17:05
Um meca amigo me ensinou a passar parafina (de vela mesmo) na correia. Até que funcionou (num Santana), mas o procedimento tinha que ser repetido uma vez por semana.
Carlos A. C. Azevedo
04/09/2010, 19:09
Olá pessoal, tem que ter cuidado com esse negocio de espirrar o oleo em correia principalmente em correia dentada, indicação em negrito na caixa da DAYCO.
E polia espelhada, pode ser tensionador com regulagem acima da especificação, tem que ver como fica a folga, se tiver muito apertado, lá vai os rolamentos polias e se duvidar até o eixo junto...
Cachoeira
15/09/2010, 19:54
Sds
O Barulho da correia da minha também continua. O mesmo não me atrapalha; apenas preocupa-me a possiblidade de ser algum problema (que mereça correção).
Pelos relatos de Di Herval que trocou a correia aos 1500kms e veio a limpá-la aos 11500kms (e também checou o alinhamento das polias) resolvendo apenas temporariamente, bem como os de RcSala e Fontenelle que afimam que o problema soluciona também "temporariamente" com uma mera limpeza, estou pensando em desprezar este problema (são tentativas já trilhadas pelos companheiros - que não resolveram definitivamente - e que me servem muito - vantagem de se ter um forum...) . Receio colocar um carro "novo" na manutenção e acabar arrumando problemas que nem existiam (dependendo do mecânico...). O que vocês acham de desprezá-lo? Algum de vocês já chegou numa definição/solução? As rangers 3.0 2005-2009 tem algo semelhante?
Sds a todos e agradeço ;)
Opa, a ranger daqui depois de 20000km parou com esse barulho, ou pelo menos diminuiu bastante. Com essa seca tem muita poeira na estrada e mesmo assim não tenho notado mais o barulho. Talvez ele volte quando aparecer lama na estrada...
Quando exigi a troca do tensor (que não resolveu) o meca da concessionária falou que teria que remover o radiador, intercooler e tudo mais ali na frente... Na mesma hora olhei pro consultor e quando eu ia mandar cancelar o mechânico se tocou e falou que iria remover apenas o protetor do carter. Ainda bem, nunca que eu deixaria desmontar meio carro por causa de um barulhinho...
Mas enfim, por enquanto esta 100%!
Anthoniusnikos
17/09/2010, 00:15
Já percebi que depois de uns 100.000 Km, melhor trocar as polias e tensores juntamente com as correias.
Passar parafina nas correias também ajuda combate o resecamento. E, se a correia gritar nas saídas com o motor ainda frio, é sinal de que a poly-v está frouxa.
Para a troca das polias poly-v não precisa tirar nada, além delas.
Para troca a correia dentada, sim, precisa tirar tudo da frente.
Anthon