PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio

Pagani
20/02/2005, 12:42
AE !!

Estive pesquisando preços de bloqueio para o meu CJ onde me ofereceram um Ensimec full lock por um valor ou somente " o miolo " por outro bem inferior, alguem sabe me dizer o que é isso? ou esta terminologia e exclusiva do logista?

VLW

Pagani

Pagani
22/02/2005, 09:13
AE !!

Esta foi a explicação apresentada pelo logista quanto ao "somente miolo".

"Significa que vc mantem a sua caixa de satelites e troca somente o miolo da sua caixa de satelite ( 2 satelites e 2 planetarias ) pelo bloqueio que vc adquire.
A diferença é que o Full lock é mais resistente e mais preciso em relação a calibragem do sistema para que em curvas ele desacople , facilitando a dirigibilidade em asfalto."

o que vc acham?

VLW

Pagani

Wallace
22/02/2005, 10:45
AE !!

Esta foi a explicação apresentada pelo logista quanto ao "somente miolo".

"Significa que vc mantem a sua caixa de satelites e troca somente o miolo da sua caixa de satelite ( 2 satelites e 2 planetarias ) pelo bloqueio que vc adquire.Como falei, isso vale para quase todos os bloqueios.

A diferença é que o Full lock é mais resistente e mais preciso em relação a calibragem do sistema para que em curvas ele desacople , facilitando a dirigibilidade em asfalto."Isso ai é conversa de vendedor ou de quem não entende. TODOS os bloqueios tipo 100% de acionamento automatico deveriam desacoplar em curvas, basta não acelerar.
Cetamente ele falou isso já que chegou a ser comum esse bloqueio ai nunca desacoplar, o que não acontece com os importados.
Isso é mais uma questão de projeto e montagem (não existem uma regulagem propriamente dita).
O que existe de diferente é o No-Slip, que é um bloqueio mais caro já que possui um sincronizado para o bloqueio engatar e desengatar, ai sim voce tem um diferencial, que é uma suavidade e conforto no rodar. Isso sim é que melhora (ou facilita) a dirigibilidade no asfalto.

o que vc acham?Acho que voce não esta confiante com quem esta lhe vendendo esse bloqueio!

leovalle
22/02/2005, 12:55
Eu já tõ intendendo que o cara quer é te vender um "sistema soldado", isso sim. Nem se compara.

Tinha o sistema soldado e quando quebrou levou com ele uma coroa e um pinhão (os raros 53/9)

[]'s

Beto Lacerda
22/02/2005, 14:48
ou então algo como o lock right que vc substitui o miolo de sua cx. satelite por um bloqueio , ele aproveita a caracaça original
[]'s

Aurélio
13/04/2005, 23:36
Pessoal,

Aproveitanto o tópico, o que os mestres sabem ( ou conhecem ) desse "novo" bloqueio apresentando pela ENSIMEC?
É 100% como os Full Lock?
Resumindo, será que funciona????
Abaixo a descrição que está no site da empresa.

" O novo bloqueio de diferencial TRPC foi desenvolvido pela ENSIMEC para atender mais um campo do mercado nacional, visando clientes que necessitam tração superior mas não querem abrir mão do conforto de um diferencial aberto ( normal).

O TRPC basicamente é uma caixa de satélite comum, reforçada com quatro satélites no lugar de duas originais e um conjunto de superfícies cônicas nas planetárias, que tem a função de gerar atrito entre elas e a carcaça. Este atrito força as planetárias a manter mínima a velocidade entre elas e a carcaça. Com isto obtém se o efeito “bloqueio” já que as planetárias somente tem rotação em caso de diferença de rotação entre os pneus do mesmo eixo.

A força desta fricção e diretamente proporcional ao torque aplicado ao diferencial pelo motor, quanto mais troque o motor produzir, maior será e efeito “bloqueio”. Este efeito é resultado da geometria especial dos dentes das satélites e planetárias, que como são cônicas tendem a se afastar a medida que se aplica carga nelas. Como estão calçadas dentro da carcaça, aumenta a pressão de aplique sobre os acentos e assim nos casos das duas planetárias obtem se o efeito desejado. Existem duas molas prato no centro do conjunto que sujeitam as planetárias a uma compressão inicial. Pode se entender como um ponto inicial acima do zero em termos de atrito nas planetárias, sendo que sem torque nenhum, já há um pequeno efeito “bloqueio”. Esta pequena precarga é ajustável, substituindo as molas prato por mais suaves ou mais fortes, dependendo do uso do TRPC.

O TRPC necessita um óleo de diferencial especial, usual para todos os tipos de diferenciais com tecnologia LSD, com já são fabricados pela DANA e conhecidos como “Posi-Traction” ou “tração positiva”. Este óleo não possue elementos de extrema pressão, o que prejudicaria o efeito de atrito dos cones. Em compensação possuem aditivos anti-desgaste com outra tecnologia, para não influenciar negativamente no efeito.

A aplicação do TRPC se estende desde camionetes com diferencial original aberto, passando por utilitários de uso brando, até o uso em eixos dianteiros para Off-Road. A vantagem do TRPC é a pequena influência sobre a dirigibilidade do veículo, sendo possível a sua instalação em veículos com tração integral."

[]'s curiosos

leopoldo
14/04/2005, 00:00
Este óleo não possue elementos de extrema pressão, o que prejudicaria o efeito de atrito dos cones. Em compensação possuem aditivos anti-desgaste com outra tecnologia, para não influenciar negativamente no efeito.

Será que eu estou percebendo uma enorme besteira nessa explicação ou não?????? :lol:

Até onde eu sei, o SAE 90 Hipoide foi formulado por causa da pressão do contato nos dentes da coroa-pinhão. Retirar o aditivo EP resulta em destruição da camada lubrificante e BABAU para os dentes do par coroa-pinhão.

No TEXACO 3450, para os LSD o(s) aditivo(s) possue(m) uma característica adicional para os discos trabalharem.

leovalle
14/04/2005, 00:43
Pessoal,

Aproveitanto o tópico, o que os mestres sabem ( ou conhecem ) desse "novo" bloqueio apresentando pela ENSIMEC?
É 100% como os Full Lock?
Resumindo, será que funciona????
Abaixo a descrição que está no site da empresa.

Aurelio,

Esse bloqueio não é igual ao Full Lock fase 4. Ele é deslizante e comumente chamado de 75%. É indicado pra quem pega estrada de terra com utilitários em que se tromba com atoleiros e obstáculos leves. Não tem muito resultado em trilhas mais pesadas com os famosos "x". Alguns utilizam na dianteira em carros de trilha.

Resumindo: se vc tem um sítio que quando chove a estrada fica difícil ele é bom, senão é o 100% mesmo.

[]'s

Wallace
14/04/2005, 07:38
Uma solução meio termo em preço e desempenho é o True Trac que é o melhor deslizamento limitado que existe.
Não é por discos mas por engrenagens, sem óleo especial ou qualquer outra loucura.

Franco
14/04/2005, 10:11
Este óleo não possue elementos de extrema pressão, o que prejudicaria o efeito de atrito dos cones. Em compensação possuem aditivos anti-desgaste com outra tecnologia, para não influenciar negativamente no efeito.

Será que eu estou percebendo uma enorme besteira nessa explicação ou não?????? :lol:

Até onde eu sei, o SAE 90 Hipoide foi formulado por causa da pressão do contato nos dentes da coroa-pinhão. Retirar o aditivo EP resulta em destruição da camada lubrificante e BABAU para os dentes do par coroa-pinhão.

No TEXACO 3450, para os LSD o(s) aditivo(s) possue(m) uma característica adicional para os discos trabalharem.

Leopoldo

Em parte voce até tem razão :oops: , não está escrito corretamente e vamos adequar o site, Ok. O que queremos transmitir é que efetivamente alguns fornecedores como a Mobil e a MOTUL ja fabricam oleos sem estes aditivos convencionais e substituindo os por equivalentes sintéticos com caracteristicas destintas e por isto não mais chamados de EP para diferenciar o produto :shock: . Os componentes EP prejudicam o funcionamento das area em fricção e por isto os oleos destes diferenciais deve ser especial. Como nós aqui no Brasil sempre recebemos por último as novidades do mundo, a antecipação gerou este erro, desculpe por favor. :roll:
Mais informações sobre estes oleos no site da MOBIL da Alemanha como segue:

http://www.mobil.com/Germany-German/Lubes/PDS/GLXXDECVLMOMobilube_LS_85W-90.asp#TypicalPropertyTitle

Tambem da Elf, mas ai vai ter que ler em francês, OK. :twisted: ou da Motul, ja tem oleos mais desenvolvidos. Quem manda mesmo neste mercado de oleos especificos para LSD são os alemães BMW, Mercedes Porsche e Audi, que em seus carros altamente refinados tecnológicamente precisam de soluções especiais, e ai que entram os referidos oleos, Ok leia mais no site da Mobil Exxon. ( Porque não usar um oleo moderno se ele esta disponível???)

No caso do TRPC, quanto mais refinado o oleo for, mas eficiente ele se tornará. Como esses oleos não são muito comuns em postos e em distribuidores ainda por cima muitas vezes so vende baldes de 20l, a opção do Texaco 3450 atende, por ser um oleo específico para LSD. Mas não é um oleo Hipoide normal com aditivos adicionais, isto só pelo cheiro ja é perceptível até para o leigo. :twisted: Então a sua colocação tb não está certa, OK.

E por favor, educação e bom e eu gosto e espero ser tratado com.

Franco Gommersbach, EngMec.

leopoldo
14/04/2005, 10:51
..........opção do Texaco 3450 atende, por ser um oleo específico para LSD. Mas não é um oleo Hipoide normal com aditivos adicionais, isto só pelo cheiro ja é perceptível até para o leigo. :twisted: Então a sua colocação tb não está certa, OK.

Franco,

Sinto muito mas:

1- Vocês não haviam citado o MOTUL, etc.... sintético(s)

2- O Texaco 3450 realmente é EP e com outros aditivos, ou se preferir, outros aditivos e com EP.

Esquece a história de se guiar pelo cheiro. Não dá para diferenciar isso assim. Não é a mesma coisa que diferenciar aço e zamac pelo cheiro .

Do site da texaco:

http://www.texaco.com.br/produtos/lubrificantes/catalogo/images/im_3450eng.gif

3450 Óleo de Engrenagem

Óleo lubrificante grau SAE 90, classificação API GL-4, especialmente desenvolvido para diferenciais autoblocantes, também denominados tração positiva. Recomendado para automóveis, utilitários e caminhões leves fabricados até 1997 e/ou que requeiram um óleo do tipo TL 3450 e SAE 90. Apresenta características de extrema pressão (EP), anti-ruído e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.

Mas eu uso MOTUL sintético.

E sobre o seu comentário:

E por favor, educação e bom e eu gosto e espero ser tratado com

Não entendí sua colocação uma vez que não houve ofensa alguma nos meus comentários embora seja uma piada um site trazer erros como esse.

Franco
14/04/2005, 12:27
..........opção do Texaco 3450 atende, por ser um oleo específico para LSD. Mas não é um oleo Hipoide normal com aditivos adicionais, isto só pelo cheiro ja é perceptível até para o leigo. :twisted: Então a sua colocação tb não está certa, OK.

Franco,

Sinto muito mas:

1- Vocês não haviam citado o MOTUL, etc.... sintético(s)

2- O Texaco 3450 realmente é EP e com outros aditivos, ou se preferir, outros aditivos e com EP.

Esquece a história de se guiar pelo cheiro. Não dá para diferenciar isso assim. Não é a mesma coisa que diferenciar aço e zamac pelo cheiro .

Do site da texaco:

http://www.texaco.com.br/produtos/lubrificantes/catalogo/images/im_3450eng.gif

3450 Óleo de Engrenagem

Óleo lubrificante grau SAE 90, classificação API GL-4, especialmente desenvolvido para diferenciais autoblocantes, também denominados tração positiva. Recomendado para automóveis, utilitários e caminhões leves fabricados até 1997 e/ou que requeiram um óleo do tipo TL 3450 e SAE 90. Apresenta características de extrema pressão (EP), anti-ruído e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.

Mas eu uso MOTUL sintético.

E sobre o seu comentário:

E por favor, educação e bom e eu gosto e espero ser tratado com

Não entendí sua colocação uma vez que não houve ofensa alguma nos meus comentários embora seja uma piada um site trazer erros como esse.

isso ta ficando comico...... :D :D

Quanto ao 3450, como o texto ja diz, " apresenta caracteriscicas de EP" e não " é um oleo EP"> O 3450 apresenta caraceristicas EP, atraves de componentes específicos, que não são os aditivos de um oleo comum hipoide EP. Alias é esse ponto que eu queria que o cliente não confundisse para não colocar qq oleo 90 hipoide com o diferencial TRPC, mas saber de antemão que há uma diferença a ser observada. Para um expert como o senhor deve ter sido obvio e por isso reparou em detalhes. Com ja disse anteriormente, vamos alterá-los Ok.

Quanto a colocação, na boa, Ok, eu não estou aqui para ofender, nem para disser que esta errado ou nada deste tipo, quero ventilar assuntos de interesse mutuo, defender os produtos da ENSIMEC, (afinal é meu ganha-pão) e esclarecer dúvidas e como foi o caso o erro da publicação do site.

Franco

Marcelo R. A. da Cunha
14/04/2005, 22:07
Franco,

Aproveitando que vc esta nesse topico vou relatar a minha experiencia com o seu bloqueio Full Lock Fase IV:

1- Em locais onde antes teria que usar 4x4 hoje passo com muito mais facilidade em 4x2.

2- O funcionamento do bloqueio em ambiente fora de estrada e perfeito, tornando obstaculos antes quase impossiveis de transpor hoje uma brincadeira.

3- O funcionamento do seu bloqueio no asfalto nao causa nenhum tipo de dificuldade ou interferencia na direção. Respeitando apenas a maneira correta de se dirigir qualquer veiculo equipado com o seu ou qualquer outro bloqueio 100%.

sendo assim gostaria de parabeniza-lo por seus produtos e por sua iniciativa em produzir equipamentos que antes teriamos de recorrer aos importados.
Gostaria de lembrar que nao estou ganhando nem um centavo e nem vendendo produtos da Ensimec, sou apenas um cliente muito satisfeito com os produtos adquiridos (Bloqueio e Kit de Bengalas Flutuantes).

rgds,

Marcelo Cunha
JPW - Dana 44

Dennis Figueiredo
14/04/2005, 22:22
Franco,

Aproveitando que vc esta nesse topico vou relatar a minha experiencia com o seu bloqueio Full Lock Fase IV:

1- Em locais onde antes teria que usar 4x4 hoje passo com muito mais facilidade em 4x2.

2- O funcionamento do bloqueio em ambiente fora de estrada e perfeito, tornando obstaculos antes quase impossiveis de transpor hoje uma brincadeira.

3- O funcionamento do seu bloqueio no asfalto nao causa nenhum tipo de dificuldade ou interferencia na direção. Respeitando apenas a maneira correta de se dirigir qualquer veiculo equipado com o seu ou qualquer outro bloqueio 100%.

sendo assim gostaria de parabeniza-lo por seus produtos e por sua iniciativa em produzir equipamentos que antes teriamos de recorrer aos importados.
Gostaria de lembrar que nao estou ganhando nem um centavo e nem vendendo produtos da Ensimec, sou apenas um cliente muito satisfeito com os produtos adquiridos (Bloqueio e Kit de Bengalas Flutuantes).

rgds,

Marcelo Cunha
JPW - Dana 44

Assino embaixo........ sou fã(ou fan :lol: ) dos produtos ENSIMEC e também o atendimento sempre atencioso do Franco.

Por fim é uma empresa de SANTA CATARINA :wink: oque me deixa ainda mais feliz com ela. :D

Giovani
14/04/2005, 22:43
Assino embaixo........ sou fã(ou fan :lol: ) dos produtos ENSIMEC e também o atendimento sempre atencioso do Franco.

:D Tenho um Full Lock, que hoje está fora do eixo. Quem tem um jeep 100% bloqueado conhece as maravilhas... Mas, se o Franco puder me explicar, gostaria de saber por que o meu quebrou??? Aqueles pinos das molinhas, atravessaram dentro da casa e quebraram. Assim a compensação não funcionou mais, e deixei 4 pneus na lona... :P

[]'s

ramiro_eli
15/04/2005, 12:52
Leopoldo,

Quanto está pagando o litro de Motul?
Pode me indicar algum revendedor?

leopoldo
15/04/2005, 15:28
Ramiro, bom dia.

Comprei o óleo MOTUL no posto de troca MOBIL da Av. Morumbí....................foi a 5 anos......hehehe.........não lembro quanto eu paguei.

tenho quase certeza que era o MOTUL GEAR 300 75W90

outras opções:

http://www.mobil.com/Brazil-English/Lubes/PDS/GLXXENCVLMOMobilubeSHC_LS75W-90.asp#ApplicationsTitle

http://www.mobil.com/Brazil-English/Lubes/PDS/GLXXENCVLMOMobilube_HD_LS_80W-90.asp

ramiro_eli
15/04/2005, 16:02
Obrigado pela dica Leopoldo!

Elmer_Jeep
15/04/2005, 18:25
Sim, então esse é o tal "bloqueio de Cônicos" que a ensimec ia lançar faz teeeempo e nunca lançou :?:

Ok, e o preço :?:

Giovani
17/04/2005, 23:34
Tenho um Full Lock, que hoje está fora do eixo... Mas, se o Franco puder me explicar, gostaria de saber por que o meu quebrou??? Aqueles pinos das molinhas, atravessaram dentro da casa e quebraram.

:D Salve Galera!!!

:D O Franco entrou em contato comigo.

Manda pra Ensimec para da uma olhada, sempre tem uma primeira vez e essa das molas atravesar é algo inedito e me deixa bastante curioso. Problemas assim, quando compovadamente por erro de montagem/produto/projeto, ( que é muito remoto) são corrigidos sem custo... manda pra ca, para resolver a questão Ok.

...Com toda essa quilomentragem deveria estar bem amaciado e se os dentes não apresentarem desgaste dos cantos realmente o que da pra fazer é só trocar os pinos. Esses tem na ENSIMEC, ... Não vai te custar nada, me manda teu endereço que lhe enviarei um saquinho com quatro pinos e quatro molas...
Quanto ao enviar o bloqueio, não perde tempo e não envia!!, o Fase 1 é facil de avaliar visualmente como ja ti escrevi,OK.
QQ dúvida, me retorna Ok

:D O bloqueio está OK, basta trocar os pinos e molas... :wink:
:D Bom, a galera aqui cai de pau quando o cara é ratão, mas quando a empresa é séria, merece elogios. Estou muito satisfeito com o atendimento da ENSIMEC. São empresas como essa (e pessoas como o Franco) que merecem nossa credibilidade. O pós-venda deve ser levado em conta na hora de adquirir um produto, pois atendimento, assitência e garantia fazem parte do pacote. Pensem nisso, mesmo que o custo inicial seja maior, vc acaba tendo um benefício maior depois da compra. :wink:

[]'s

Franco
18/04/2005, 08:50
Sim, então esse é o tal "bloqueio de Cônicos" que a ensimec ia lançar faz teeeempo e nunca lançou :?:

Ok, e o preço :?:

Elmer

Faz mesmo, e vai continuar fazendo até que a ENSIMEC resolva todos os detahles. No caso do TRPC tem sido um pouco ingrato, tem demorado muito mais do que o previsto e mesmo assim ainda não esta pronto. Peço descuplas pelas promeças não compridas da Fenajipe de 2004, onde a previsão era de meados de 2004 para venda e esta mais para meados de 2005.

Enquanto isso a conorrencia lança um ARB tupiniquim :shock: . A animação é boa, vamos ver se fuinciona tb. Uma coisa são quatro unidades instalados pelos pais da crinaça, outra são 1000 unidades instalados nos mais sujos mecanicos do pais, ai o bicho pega, experiencia própria, 8) 8)

A minha opinão a respeito da concorrência é esta, quanto mais opção em equipamentos especiais, melhor. Isto mostra uma evolução tecnológica brasileira mesmo neste mercado remoto de off-road como o nosso (não tem nem comparação com o mercado automotivo do tio Sam). Quanto mais equipamentos especiais, quanto mais opção, mais este mercado é animador porque o cliente, tão disputado, acaba se multipicando pela oferta que cresce. A lógica é: quanto mais produto BOM, mais cliente, mais vendas, mais produtos....
E o q eu é mais importante, não são as grandes empresas que estão fazendo estes produtos, não são os pequenso mesmo. Quem é grande não liga a minima para este pequeno mercado off-road brasileiro ( ou alguem tem dúvidas porque a Dana sequer tem um posi-traction original para os diferencias antigos 19 estrias???? até o 30 estrias com o rolamento antigo, acho que ja não tem mais) Por isto, não ficam ai criticabdo a toa, que isto ou aquilo é bosta, não foi facil para nenhum de nos chegar até aqui !!! (espero poder falar em nome da maioria das pequenas empresas do ramo) Digo, bola pra frente, avante e sai da frente :D :D :D :D :D :D :D

Franco Gommersbach
ENSIMEC Ltda.

So faltou dizer " .....porque eu não desisto nunca"

leopoldo
18/04/2005, 13:29
Para quem ficou curioso com a questão do aditivo "EP" dos lubrificantes hipóides:

Entrei em contato coma MOTUL para saber das diferenças entre os aditivos EP para os lubrificantes minerais comuns e os sintéticos. A resposta é a seguinte:

A principal diferença entre óleos sintéticos e minerais para engrenangens hipóides está no tipo de básicos lubrificantes utilizados. Nos dois casos entram aditivos EP (extrema pressão) em quantidade maior ou menor dependo dos básicos. É por isso que no caso de diferenciais autoblocantes, mesmo em competições, recomendamos a utilização do MOTUL 90 PA, um produto mineral de excepcional qualidade e muito superior aos similares disponíveis no mercado.

Como a MOTUL recomenda esse óleo (MINERAL), vejam os dados - vou ver qual o sintético recomendado também:

90 PA - Lubrificante para Diferencial Autoblocante Extrema Pressão SAE 90

APLICAÇÕES

Lubrificante Extrema Pressão especificamente desenvolvido para serviço em diferenciais autoblocantes ou com deslizamento limitado, tanto de veículos de competição como de uso diário.
Para todas as pontes diferenciais hipóides, com ou sem sistema autoblocante ou de deslizamento limitado, submetidos a serviços severos de trancos, fortes cargas e regimes de rotação moderados ou regime de rotação elevados e cargas moderadas.
Para las pontes autoblocantes de deslizamento limitado de BMW, usar Motul HYPO SYNT LS.

ESPECIFICAÇÕES

NORMAS : API GL 4 e GL 5. / MIL-L-2105-D

Lubrificante para transmissões com engrenagens hipóides “Extrema Pressão” que reduz eficazmente o desgaste em regime limite provocado pelo serviço com trancos, elevadas cargas e baixo regime de rotação.
Aditivação LS (Limited Slip), para facilitar o funcionamento dos mecanismos autoblocante.
Seu grau de viscosidade SAE 90 permanece em seus limites apesar de ser submetido a serviços muito severos de carga ou de regime.
Sua equilibrada aditivação proporciona proteção contra a oxidação, a corrosão e ao desgaste prematuro dos elementos da transmissão. Não danifica retentores e juntas.
Evita la formação de espuma.

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO

Troca: Respeitar rigorosamente as instruções do fabricante, ou adaptado às condições de serviço.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Grau de Viscosidade SAE J 306 90
Densidade a 15°C (59°F) ASTM D1298 0.898
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 140 mm²/s
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14.5 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 102
Ponto de Fulgor ASTM D92 212°C / 414°F
Ponto de Fluidez ASTM D97 -24°C / -11°F

EMBALAGENS

Frascos: 2L, 60L