PDA

Ver Versão Completa : Pneu 35



Galopeiro
26/03/2010, 02:27
Eu tenho um niva..e queria saber se fazendo as devidas adaptações tem como eu por um pneu 35 nele...

e outra to começando a fazer trilhas agora para ser mais exatos estou indo mais acompanhando doq pilotando...para aprender mais...

e queria saber se o desenho do Pneu faz diferença na hora da aderencia

Galopeiro
26/03/2010, 02:47
Alguem pode me dizer que tamanho é esse pneu...achei demais

http://www.youtube.com/watch?v=BpDX-nuVaAE&feature=related

Galopeiro
26/03/2010, 02:56
me desculpa se estiver enganado mas o desenho parece frontiera certo????

JUNINHO_BITTENCOURT
26/03/2010, 06:55
De alguma máquina agrícola.

Este Troller ja saiu na seção jipe do leitor da 4x4&cia

Matheus Gandini
26/03/2010, 13:12
u troller amarelo que aparece nos videos esta a venda....faz um tempiin que vi u anuncio e nao me lembro onde
:\
mas é uma maquina....

Galopeiro
26/03/2010, 17:27
Esse troller é animal...

shuther4x4
26/03/2010, 19:16
Eu tenho um niva..e queria saber se fazendo as devidas adaptações tem como eu por um pneu 35 nele...

Com as "devidas adaptações" você pode colocar qualquer pneu em qualquer viatura!




e queria saber se o desenho do Pneu faz diferença na hora da aderencia

Se não fizesse seria maravilhoso. Poderíamos usar um p44 pra tudo!!!:mrgreen:

O problema de você querer adaptar algo e o seu custo benefício. O quanto você vai gastar pra colocar um pneu 35 num Niva e o quanto ele vai ser confiável (aguentar) com essa transformação. Isso talvez não seja nenhum pouco interessante.

Comece a fazer umas "trilhinhas" com seu Niva como ele está. Aí vai vendo as reais necessidades e a partir daí vai partindo pras melhorias se forem necessárias ou troca de viatura se for o caso.

Abraços e boa diversão.

Prieto 4x4
31/03/2010, 12:40
Eu tenho um niva..e queria saber se fazendo as devidas adaptações tem como eu por um pneu 35 nele...

e outra to começando a fazer trilhas agora para ser mais exatos estou indo mais acompanhando doq pilotando...para aprender mais...

e queria saber se o desenho do Pneu faz diferença na hora da aderencia


Pneus 35" no Niva?????

Vai ter que modificar tanta coisa, e investir tanto $$$, que aí...só vc mesmo poderá dizer se vai valer à pena....

Tem que ter total convicção, de que este É O CARRO... e que está disposto a investir....

Faça o que o Fábio sugeriu. Vai devagar, e vai descobrindo aos poucos qual seu real interesse...

abs

Cesar

Prieto 4x4
31/03/2010, 12:44
Pneus 35" no Niva?????

Vai ter que modificar tanta coisa, e investir tanto $$$, que aí...só vc mesmo poderá dizer se vai valer à pena....

Tem que ter total convicção, de que este É O CARRO... e que está disposto a investir....

Faça o que o Fábio sugeriu. Vai devagar, e vai descobrindo aos poucos qual seu real interesse...

abs

Cesar


em tempo....

eu tenho no meu CJ pneus Super Tork 33" ( recapado dá quase 35") e posso te assegurar.....faz muiiiiiiiiiiiiiiiiiita diferença em algumas situações de trilha...

Só que o carro fica pesado pra caramba, o consumo foi lá em cima, e começa a desgastar outros componentes....:putz:

Crasher
31/03/2010, 22:08
pneu 35", esse eu gostaria de ver, mandei um jogo de scorpion at 215/80/r16 para a 3K e montei modelo crossara eles informam que aumenta 2" e mesmo levantado . as rodas dianteiras raspan atraz do paralama. mas eu gostaria de ver.

Boa sorte com a empreitada
[]"

Pinaudmaster
01/04/2010, 13:53
Utilizar pneu 35" no Niva é uma intervenção que trará (muito) mais custos que benefícios.

fabiano carraro
18/04/2010, 22:42
traz aq que eu insta-lo eles pra vç...........:concordo:

do 32" ao 38":wink:


ps:nao vai ficar mais original ,referente a mecanica ,e se quiser pra passeios amenizamos o investimento e "NAO damos garantia" se quiser pra trilhas pesadas gastamos o necessario até ficar funcional e lhe dou garantia.:pipoca:

COL
19/04/2010, 16:20
Ola, posso lhe dizer que o oque o Shuther 4x4 lhe falou e verdade essa semana coloquei um novo radiador de aluminio no meu Niva.
Olha que meu pai tem uma oficina e me ajudo a instalar o radiador com a ventuinha do vectra(radiador do corsa)eu tinha bastante chapas e canos mesmo assim gastei cerca de 800,00 R$ para adaptar esse radiador (800,00 sem mão de obra).Muita coisa e ja tinha e comprei a ventuinha usada.
Então vai com calma.Mas se você estiver com a ("ferpa" como agente diz aqui no Parana) você pode colocar o Niva em cima de chassis e tentar colocar os 35.:concordo:

800,00 pra mim e bastante dinheiro :-D

jipezuki
19/04/2010, 17:00
Tenho uma Pathfinder com Kit de suspensao americano, que utilizava Pneus Grabber 35". Posso lhe dizer que o carro ficava bem legal para trilhas, porém muito pesado, gastão e para rodar no asfalto estava horrível, fora os rolamentos que viviam se acabando. Troquei para 33" (novos!! não Remold) e melhorou muito. Portanto para colocar um 35" no Niva, vc terá que mudar tanta coisa que talvez o custo não compense, inclusive na revenda do veículo...

nino-ed
31/05/2010, 10:44
pneu 35", esse eu gostaria de ver, mandei um jogo de scorpion at 215/80/r16 para a 3K e montei modelo crossara eles informam que aumenta 2" e mesmo levantado . as rodas dianteiras raspan atraz do paralama. mas eu gostaria de ver.

Boa sorte com a empreitada
[]"
Bom dia amigos

Meu irmao esta com um niva e esta querendo colocar os pneus 215 80 R16...com rodas originais do jipe CJ...ficaram um pouco pra fora, mas como citou a rodas dianteiras pegam... existe alguma forma de fazer um lift no niva sem cortar os paralamas...
Ouvi falar ...não sei ate onde isso é verdade (sem pedradas)
colocar molas do opala e tentar calçar a suspenção

Alguma receita que já fizeram pra colocar 215/80/R16?

Abraço amigos

Dinola
31/05/2010, 12:43
Bom dia amigos

Meu irmao esta com um niva e esta querendo colocar os pneus 215 80 R16...com rodas originais do jipe CJ...ficaram um pouco pra fora, mas como citou a rodas dianteiras pegam... existe alguma forma de fazer um lift no niva sem cortar os paralamas...
Ouvi falar ...não sei ate onde isso é verdade (sem pedradas)
colocar molas do opala e tentar calçar a suspenção

Alguma receita que já fizeram pra colocar 215/80/R16?

Abraço amigos

Além de levantar, eu tive que cortar os paralamas !
[]

nino-ed
01/06/2010, 10:42
Além de levantar, eu tive que cortar os paralamas !
[]
Dinola,

Se puder me mandar algumas fotos de como vc fez explicando melhor como vc levantou (trocou molas, calços na susp).

Meu e mail é edgard_takeuti@yahoo.com.br (acho que minha mp nao esta funcionando)

Abraço

Dinola
01/06/2010, 14:28
Dinola,

Se puder me mandar algumas fotos de como vc fez explicando melhor como vc levantou (trocou molas, calços na susp).

Meu e mail é edgard_takeuti@yahoo.com.br (acho que minha mp nao esta funcionando)

Abraço

Nino, dá uma pesquisada no forum que vc vai achar tudo que precisa. O que não achar pode perguntar que a nação niveira te ajuda na boa. :concordo:
[]s

nino-ed
01/06/2010, 14:36
Nino, dá uma pesquisada no forum que vc vai achar tudo que precisa. O que não achar pode perguntar que a nação niveira te ajuda na boa. :concordo:
[]s
Já pesquisei algumas coisas

Queria saber a opnião de vcs....seria melhor comprar um kit do Apoio4x4 ou fazer em casa com calma

logo estarei relatando mais duvidas sobre isso

Só pra terem uma ideia do que fizemos ou queremos fazer

Colocamos 4 pneus 215/80R16 na roda de Cj original (acho que o off-set é ZERO)..ficou pra fora só que precisa levantar ele (Niva) ... qualquer valeta pega no paralama...

**São só testes por enquanto... como tinha as rodas do meu jipe e uns pneus usados encostados fizemos isso...mas ainda nem saiu da garagem..
pesquisando muito pra num fazer merda

Abraço

fabiano carraro
03/06/2010, 00:56
assim entra facil e resolve zilhao de problemas......inclusive ganharia em reduçao (mais de 25%)que é o real problema do NIVA......2,16 da reduzida em eixinhos de cristal com 4,30 NAO É PRA PNEUZAO.......:pipoca:




























E vao aparecer outros com certeza ,só que é ai que esta a diversao toda......"INTERATIVIDADE COM SEU VEICULO":mrgreen:

Mauricio Rossetto
03/06/2010, 16:50
Acho que o Fabiano Carraro encontrou a solução para o seu problema.
Fabiano, você vende e instala esse tipo de cubo com redução? Acho que muita gente que faz trilha se interessaria..... poderia servir em qualquer jipe......
Pode-se bolar um tipo que encaixe para se colocar e tirar quando necessário.....junto com as rodas e pneus para trilha...:pensativo:

nino-ed
05/06/2010, 19:27
assim entra facil e resolve zilhao de problemas......inclusive ganharia em reduçao (mais de 25%)que é o real problema do NIVA......2,16 da reduzida em eixinhos de cristal com 4,30 NAO É PRA PNEUZAO.......:pipoca:




























E vao aparecer outros com certeza ,só que é ai que esta a diversao toda......"INTERATIVIDADE COM SEU VEICULO":mrgreen:
Esse kit é nacional ?
Ficou animal...

Fabiano... se puder falar mais sobre esse kit...acho que tem muita gente interessada...

eu estou muito curioso pra saber mais

Abraço

GENIVA
05/06/2010, 21:39
Esse kit é nacional ?
Ficou animal...

Fabiano... se puder falar mais sobre esse kit...acho que tem muita gente interessada...

eu estou muito curioso pra saber mais

Abraço


X2:mrgreen:

Edintruder
05/06/2010, 22:18
Temos no Brasil as mangas de eixo da Kombi com redução, porém para adaptar no Niva precisaria inverter os diferenciais de cabeça para baixo para mudar o sentido de giro dos semi-eixos. O sistema da Kombi reduz cerca de 20%, o que compensaria ao usar pneus maiores.
Na caixa da Kombi, o diferencial é montado invertido propositalmente para o uso das reduções.

Mauricio Rossetto
06/06/2010, 20:08
Fabiano, você que está montando estas caixas reduzidas de roda?
Percebo que ela é montada com 3 engrenagens para que não gire a roda ao contrário como acontece com a caixa reduzida da Kombi, obrigando a inverter a posição da coroa do diferencial.
A caixa é muito bem feita, é montada com engrenagens de caixa de marchas?

Dinola
06/06/2010, 23:46
Ô Fabiano, responde aí pra galera como é esta redução, por que tá todo mundo ansioso. Senão vou achar que é photoshop. :mrgreen:
[]

felipe.paris
09/06/2010, 13:54
Só nesse tempo o Fabiano já podia ter vendido uns 5! :parede:
Vamos lá, fale mais sobre isso!

edneyccruz
09/06/2010, 17:47
Oi pessoal.

Eu estive outro dia com o Fabiano falando sobre essa solução, que era uma coisa que eu tb tinha vontade de fazer no meu Niva, esse sistema é o mesmo que a mercedes usa no Unimog e é muito bacana, como proprio Fabiano ja falou. Ele tem a idéia de fazer e eu quero muito que isso siga adiante, mas até onde sei o custo de produção seria bem alto para poucas peças o que seria um tanto proibitivo para Muitos niveiros, ainda assim vamos ver a resposta dele, enquanto isso procurem esses sistema do Unimogo para ver como funciona.


Abraços.

Mauricio Rossetto
12/06/2010, 08:32
Acho que esse equipamento deveria ganhar um tópico próprio: NIVAMOG
É uma idéia muito boa para ficar escondida dentro de um tópico de pneus. Estive brincando de desenhar uma caixa dessas e é uma idéia fantástica, você pode projetar infinitas relações de redução e altura, com os devidos reforços, e não fica limitado ao Niva, pode ser feito para qualquer jipe. Vi uns caminhões do exército aqui das Agulhas Negras de Resende equipados com algo semelhante, agora sei o que é. Acho que seria interessante evoluir a idéia até que pudesse ser colocado e tirado com as rodas grandes, assim o Niva seria tão versátil que teria uma aplicação para o dia a dia e para a trilha animal.

Flugêncio
12/06/2010, 09:28
Acho que esse equipamento deveria ganhar um tópico próprio: NIVAMOG
É uma idéia muito boa para ficar escondida dentro de um tópico de pneus. Estive brincando de desenhar uma caixa dessas e é uma idéia fantástica, você pode projetar infinitas relações de redução e altura, com os devidos reforços, e não fica limitado ao Niva, pode ser feito para qualquer jipe. Vi uns caminhões do exército aqui das Agulhas Negras de Resende equipados com algo semelhante, agora sei o que é. Acho que seria interessante evoluir a idéia até que pudesse ser colocado e tirado com as rodas grandes, assim o Niva seria tão versátil que teria uma aplicação para o dia a dia e para a trilha animal.

Maurício,

Já ví toda a construção deste eixo em um fórum russo, vou dar uma procurada. Tem muitas fotos e até o gabarito.

GENIVA
12/06/2010, 12:46
Acho que esse equipamento deveria ganhar um tópico próprio: NIVAMOG
É uma idéia muito boa para ficar escondida dentro de um tópico de pneus. Estive brincando de desenhar uma caixa dessas e é uma idéia fantástica, você pode projetar infinitas relações de redução e altura, com os devidos reforços, e não fica limitado ao Niva, pode ser feito para qualquer jipe. Vi uns caminhões do exército aqui das Agulhas Negras de Resende equipados com algo semelhante, agora sei o que é. Acho que seria interessante evoluir a idéia até que pudesse ser colocado e tirado com as rodas grandes, assim o Niva seria tão versátil que teria uma aplicação para o dia a dia e para a trilha animal.

Mauricio,
Tb estou com a idéia atiçada :lol:
Vamos aguardar para ver se o Mestre Flugencio acha mais algum material à respeito:mrgreen:.

Flugêncio
12/06/2010, 13:04
Mauricio,
Tb estou com a idéia atiçada :lol:
Vamos aguardar para ver se o Mestre Flugencio acha mais algum material à respeito:mrgreen:.



Geniva,

Encontrei alguma coisa, mas acho que tem mais, vou procurar!

http://www.naoffroad.com/forum/lofiversion/index.php?t2323.html

GENIVA
12/06/2010, 14:14
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
CARACAS:o
Isso vai mexer com os (ou o :mrgreen:) neurônios de muitos niveiros,he,he!
Vamos estudar semana que vem...Com muita calma:lol:.
Obrigado por mais essa Flugêncio:concordo:

nino-ed
12/06/2010, 20:29
ai simmmm
....quem disse que niva num vai pra trilha..
parece que é complicado esse sistema pra fazer....quem tiver uma luz repasse pra nos que somos leigo nesse assunto

Valew Flugêncio...e ao Fabiano

MUDANDO O CONCEITO DO NIVA NAS TRILHAS

Mauricio Rossetto
13/06/2010, 21:31
Agora deu para ver bem como foi confeccionado. Aliás muito bem feito, parabéns pros Camaradas. Não é complicado, mas trabalhoso. Dá para fazer em um bom torneiro, mas teremos que correr atrás das engrenagens antes de tudo, e definir a relação das engrenagens, que calcularemos de acordo com os pneus e rodas que serão escolhidos..........viajando na maionese, esse sistema permite que usemos até outros diferenciais, como os de Opala por exemplo, pois a relação corrigiremos ali.

nino-ed
14/06/2010, 10:25
Agora deu para ver bem como foi confeccionado. Aliás muito bem feito, parabéns pros Camaradas. Não é complicado, mas trabalhoso. Dá para fazer em um bom torneiro, mas teremos que correr atrás das engrenagens antes de tudo, e definir a relação das engrenagens, que calcularemos de acordo com os pneus e rodas que serão escolhidos..........viajando na maionese, esse sistema permite que usemos até outros diferenciais, como os de Opala por exemplo, pois a relação corrigiremos ali.
Essa "peça"...irá trazer varias possibilidades, assim como o Mauricio comentou conforme a necessidade/configuração de como vamos deixar o nivão.
Partindo pra quem conhece ou tem ideia de preço....

Vc's Chutariam $$$ pra fazer as 4 peças? Entre material e mao de obra

Já juntando pra comprar/fazer

Abraço galera

fabiano carraro
14/06/2010, 10:31
Maurício,

Já ví toda a construção deste eixo em um fórum russo, vou dar uma procurada. Tem muitas fotos e até o gabarito.:concordo:PESQUISEM QUE ACHAM.


só adianto que o custo pra produzir o protótipo aq no BRASIL ,é de exatos R$9.000 (nove mil reais)o jogo com 4 peças .:rolleyes:

Mauricio Rossetto
14/06/2010, 18:16
Pois é. Nove mil em cima do meu Niva dá pra comprar outra peça: Um Vitara hehehehe

Marcelo Leitão Oliveira
14/06/2010, 18:48
Em Barbacena instalamos eixos do jeep no Rocsta e com isso permitiu usarmos pneus 33.

É radical mas bem mais reduzido. Bem mais barato.

nado2
14/06/2010, 19:22
Havia uma empresa expondo na Fenajeep um sistema bem parecido, era uma peça em acrilico, acredito que para mostar o funcionamento das engrenagens, não lembro o nome da empresa, também não sei se o sistema está a venda ou se era somente pra fezer graça, enfim .
Alguém que tenha passado por lá com mais tempo pode dizer.

Flugêncio
14/06/2010, 20:16
Havia uma empresa expondo na Fenajeep um sistema bem parecido, era uma peça em acrilico, acredito que para mostar o funcionamento das engrenagens, não lembro o nome da empresa, também não sei se o sistema está a venda ou se era somente pra fezer graça, enfim .
Alguém que tenha passado por lá com mais tempo pode dizer.

Acho que foi um protótipo da Macrotorque, dizem que instalados ficam uns 14/15mil.

nino-ed
15/06/2010, 08:51
Senhores,

Eu já tinha visto (em video) esse mecanismo aqui no brasil.....só que foi colocado numa wrangler

Olhem o video............

http://mediacenter.clicrbs.com.br/canal-rural-player/99/player/99353/mundo-4x4-07-02-2010/1/index.htm

Alguem conhece o cara?

Mauricio Rossetto
15/06/2010, 11:09
Esse vídeo com o Wrangler mostra bem o que podemos esperar do equipamento, que ele não faz milagres e que se não reforçar a estrutura original pode quebrar. Também reparamos a necessidade talvez maior que esse equipamento: o bloqueio de diferenciais.... têm um projetinho simples de bloqueio que poderíamos rever e quem sabe aperfeiçoar..

O tópico era de que mesmo? pneus??? :-P:-P

Afajoses
15/06/2010, 20:01
Isso muito me interessa !!

Alguem se habilita ?:pipoca::pipoca:

Mauricio Rossetto
15/06/2010, 20:48
Geniva,

Encontrei alguma coisa, mas acho que tem mais, vou procurar!

http://www.naoffroad.com/forum/lofiversion/index.php?t2323.html
Camaradas, nas fotos têm um diferencial aberto, talvez com algum sistema blocante, dá para entender o que é exatamente?

fabiano carraro
15/06/2010, 22:08
Camaradas, nas fotos têm um diferencial aberto, talvez com algum sistema blocante, dá para entender o que é exatamente?


AHAAAA AGORA SE COÇARAM NÉ...................:mrgreen:


sim o cara é mestre no que ta fazendo e apita muito,nao é um zé roela qualquer.......:palmas:


sabe muito bem como construir tudo e é um cara inteligentissimo,5 iguais a ele aq no BRASIL e estavamos bem servidos.:rolleyes:


Agora reparem que no diferencial que ele fez o bloqueio ,ele usou um eixo TRAZEIRO cortado e jogado pra frente no lugar daquela merda de aluminio original.:pipoca:


o BIBI aq de Curitiba ja havia me mostrado isto em 2003 em um raid que fizemos ,ele havia feito a mesma coisa em seu Niva........

Eu fiz bloqueios 80% com travamento por porcas por muito tempo na epoca que trabalhava com arrancada aq no AIC.....


Agora o NIVA deste gringo é realmente algo decente demais até mesmo pros padroes deles.

O CARA TA DE PARABENS MESMO.:concordo:

Flugêncio
16/06/2010, 10:49
Agora reparem que no diferencial que ele fez o bloqueio ,ele usou um eixo TRAZEIRO cortado e jogado pra frente no lugar daquela merda de aluminio original.:pipoca:



Aqui no RJ, um colega fez um desses e está desnvolvendo o bloqueio, em Sorocaba tem um torneiro fazendo o diferencial de ferro.

GENIVA
16/06/2010, 12:47
Aqui no RJ, um colega fez um desses e está desnvolvendo o bloqueio, em Sorocaba tem um torneiro fazendo o diferencial de ferro.

:-x Hummm se eu tivesse tempo para fazer tudo que queria...
Mas o trabalho me chama... e as crianças tem fome..
Chega logo minha aposentadoria!!!!
:idea::idea::idea:Vamos sugerir a criação do bolsa NIVA?!!
Valor mensal para manutenção,adaptações,acessórios,guinchamentos,
psiquiatras,separações e outras despezas que qualquer niveiro esteja sujeito:odedo:

Flugêncio
16/06/2010, 13:23
:-x Hummm se eu tivesse tempo para fazer tudo que queria...
Mas o trabalho me chama... e as crianças tem fome..
Chega logo minha aposentadoria!!!!
:idea::idea::idea:Vamos sugerir a criação do bolsa NIVA?!!
Valor mensal para manutenção,adaptações,acessórios,guinchamentos,
psiquiatras,separações e outras despezas que qualquer niveiro esteja sujeito:odedo:


No meu caso, pra aposentar, faltam só três sexta-feira...
.
.
.
.
.
.
.
.
Santa rs rs rs rs

BACALHAU
16/06/2010, 13:43
Quando vocês se aposentarem vão ver que o que falta não é tempo e sim dinheiro. :parede:

Mauricio Rossetto
16/06/2010, 16:06
O diferencial encurtado para colocar na dianteira (que também pode ser feito assim na traseira, com homocinéticas igual a kombi) é consequência principalmente para quem vai trocar os diferenciais pelos do Chevette ou Opala, mas uma idéia para o bloqueio é que estou buscando.
A propósito, o Opala saiu alguns anos com diferencial auto-blocante. Alguem sabe se funcionava bem e se é interessante correr atrás deles? Se souberem me avisem, pois estou querendo comprar os diferenciais do Opala e com auto-blocante principalmente me interessa.

fabiano carraro
17/06/2010, 10:19
O diferencial encurtado para colocar na dianteira (que também pode ser feito assim na traseira, com homocinéticas igual a kombi) é consequência principalmente para quem vai trocar os diferenciais pelos do Chevette ou Opala, mas uma idéia para o bloqueio é que estou buscando.
A propósito, o Opala saiu alguns anos com diferencial auto-blocante. Alguem sabe se funcionava bem e se é interessante correr atrás deles? Se souberem me avisem, pois estou querendo comprar os diferenciais do Opala e com auto-blocante principalmente me interessa.opala com blocante de fabrica????


Sei nao Mauricio mas acho que isto nunca existiu...............:pensativo:

até onde conheci de GMs (a concessionaria faz fundos com minha residencia...)eu nunca vi isto.:pipoca:


Até onde sei apenas as A-20/D-20 F1000 e AERO WILLIS sairam no BRASIL com bloqueios semi limitados, nenhum é 100%,todos de disco.

100% apenas as KOMBISSAURAS do ano de 1967 á 1969 (extremamente raras).....e com bloqueio a cabo igual os macrotorque sem falar nos KARMANGUIA/GURGEL com um sistema chamado "selectraction" que eram acionado por meio de cabos no freio de mao.:concordo:


mas é capaz de que em algum ano tenha sido colocado......

bom de qualquer forma por experiencia propria nem perca tempo com isto,sera apenas pra passar raiva e gastar latinhas importantes pra coisas melhores.:pipoca:

se pretende colocar eixos novos no carrao parta ja de cara pros DANA 44 como eu ,que alen de possuirem uma grande quantidade de relaçoes ainda tem bloqueios de todo tipo pra eles .

MaGao
17/06/2010, 14:24
isso se chama Portal Axles.. altamente discutido no Hardcore

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75197


em eixos pode chegar a uns 15mil reais =)

Abraços,

Mauricio Rossetto
18/06/2010, 18:08
Sim Fabiano, depois de eu pesquisar mais sobre o assunto, têns razão. Poderei arrumar dor de cabeça se eu partir para diferenciais tão antigos, e sua manutenção impossível. O diferencial autoblocante saiu no Opala 71 apenas e a relação era 3,73. Muito interessante para Nivas com motores de 90hps para cima, infelizmente mais um caso de mosca branca.
Os Dana 44 são ideais. O problema é o preço, cada um custa o preço de um motor, mais as modificações e ajustes pra adaptação.
Meu projeto é fazer um jipe o mais simples e barato, aliado a robustez, baixa manutenção e economia. Pois chegarei em breve no ponto de vista que o Bacalhau citou.
Quero parar de trabalhar (como uma besta, pois deixar de trabalhar é impossível) e terei então que ter o menor custo possível de manutenção de tudo. Estamos preparando a casa, os carros, para termos o menor custo mensal: sem iptu, energia elétrica rural, carros antigos isentos de ipva a alcool e gnv, plantações para recorrer o menos possível a mercados... algo tipo: "com 800 merreis nois vive. O restante é pra viajá!":-D:-D:-D:-D

BACALHAU
18/06/2010, 20:03
...

Meu projeto é fazer um jipe o mais simples e barato, aliado a robustez, baixa manutenção e economia. Pois chegarei em breve no ponto de vista que o Bacalhau citou.
Quero parar de trabalhar (como uma besta, pois deixar de trabalhar é impossível) e terei então que ter o menor custo possível de manutenção de tudo. Estamos preparando a casa, os carros, para termos o menor custo mensal: sem iptu, energia elétrica rural, carros antigos isentos de ipva a alcool e gnv, plantações para recorrer o menos possível a mercados... algo tipo: "com 800 merreis nois vive. O restante é pra viajá!":-D:-D:-D:-D

Fala, bicho.
Vou te dar uma pala, também encuquei com isso. Ficar de boreste penteando urubu.
Terminando de envenenar e incrementar o "Pangaré" vou largar brasa por aí.
De repente dou uma incerta no seu cafofo.
Vai ser o maior desbunde. Nada de lesco-lesco que eu não sou lelé. Viver só de bico e, de vez enquando, pintar o caneco.
Vou botar ficha nisso.
Mas, pelo colorido dos teus panos, parece que que você faz parte de outra tribo, aquela do arco-íris. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
http://usuarios.multimania.es/c2d/Blog/img/hippie_ruso.jpg

Mauricio Rossetto
18/06/2010, 21:33
Olha cara, eu respeito o próximo, se ele não ficar muito próximo. Assim não tenho preconceitos, todas as tribos são bem vindas. Se tú rolá o mapa abaixo e passar aqui por essas bandas vai ser bem vindo! Agora a pintura do teu violão (foto) compromete também.......hehehehe tú é de Afranio? hehehe

Mauricio Rossetto
18/06/2010, 21:38
Ou você acha que a Kombi não está em meus projetos? Que tal ela 4x4?
Esse projeto estou pensando em adiantá-lo agora, com o Niva mesmo. Como? Com as caixas transformadas em diferenciais. A vantagem é que o Niva poderá ficar com suspensão independente nas 4 rodas. Tenho uma caixa de Santana (diferencial 3,9) e já tô olhando pra ela mal intencionado...

BACALHAU
18/06/2010, 22:34
Olha cara, eu respeito o próximo, se ele não ficar muito próximo. Assim não tenho preconceitos, todas as tribos são bem vindas. Se tú rolá o mapa abaixo e passar aqui por essas bandas vai ser bem vindo! Agora a pintura do teu violão (foto) compromete também.......hehehehe tú é de Afranio? hehehe

Vou lhe contar uma coisa. Procuro um lugar onde o vizinho mais próximo fique a, no mínimo, 500 metros. Não gosto de escutar briga de marido e mulher e nem choro de criança. :mrgreen:
Agora, duas coisas eu não entendi: Que mapa é esse a que você se referiu e que lance é esse de "Afranio"? :pensativo:

Mas, em termos de carro, se não for o NIVA, penso em algo mais "simples".
http://www.ciadejesus.com/extras/hippie-vw-surf-beetle.jpg

Mauricio Rossetto
19/06/2010, 10:10
Omi rapaiz!
A cidade de Afrânio é um dos pontos do polígono da maconha no Nordeste - desviei de lá por medo de assalto, aconselhado pelas pessoas em Petrolina quando fui ao parque da Serra da Capivara, fui "beirando" o Rio São Francisco - de Niva é claro;
Descer o mapa eu quero dizer sair daí de riba no mapa e dar uma voltinha aqui no Rio ou São Paulo.
Sobre vizinho, hoje o mais próximo está a 700m e se aparecer um mais perto eu chamo o Ibama (já fizemos isso) - é proibido construção onde estou. A casa que estou já estava construída e só reformei, mas mantenho o forro telhado e o piso em tábua corrida, praticamente só reformei banheiro e cozinha. Tudo muito simples (o segredo da felicidade) - a varanda de trás estamos preparando para fechar de vidro (mas de uma forma que os pássaros não se machuquem batendo) que será o ateliê nosso - minha mulher faz peças de papel machê (orkut - petite galerie) e eu estou me preparando para mexer com cerâmica)
O fusca é fantástico, quanto mais lemos e estudamos o projeto de Ferdinand Porche mais nos apaixonamos, gosto muito da Variant antiga e da KarmannGuia. A Kombi para quem têm um sítio é fantástica, e 4x4 então.... resistente e de custo de manutenção baixo, que tal uma com a caixa de transferência do Niva? Seria incrível. Compro sempre revistas desses carros e hot-hods, encontramos muitas soluções neles.
O sitio que tenho não posso desmatar e nem o faria se pudesse, mas o que queremos cultivar pode perfeitamente conviver e até tirar proveito da mata. São ervas medicinais, extração de óleos essenciais e cogumelos. Esse primeiro ano de produção de amoras, framboesas e blackberrys já rendeu geléia pra encher o armário, mais algum tempo, vai ter quantidade até para comercializar. Estamos nos preparando para morar lá de vez, pois hoje temos que alugar uma casa na cidade de Itatiaia para trabalhar, pois o custo e o desgaste (cansaço) inviabiliza morar hoje no sitio a 45Km de distância. Levar até lá a internet e o telefone é outro desafio. o sinal do celular acaba a 22Km de casa.
A dificuldade de chegar e sair de lá é que alimenta esse hobby, buscando melhorias no jipe e alternativas. O Vitara da Lu é também antigo (1992) que compramos a quase um ano, do jeito que trouxemos de Barueri-SP está perfeito, sem qualquer manutenção. Não fizemos nada até hoje a não ser conferir o óleo dos diferenciais e caixas quando chegamos com ele e trocar o óleo do motor. Hoje preferimos ele para viagens, confortável silencioso e rápido, quase um carro de passeio. Já o Niva 91 diminuiu a manutenção com as melhorias que fiz, mas ainda temos que "virar a manivela o tempo todo", mas foi ele que viabilizou tudo isso.
Estou contando estas coisas porque é legal passar um pouco de nós, já que as pessoas do forum se tornaram tão importantes em nossas vidas por participarem de projetos e idéias afins, e a consideração e a admiração mútua é consequência.

BACALHAU
19/06/2010, 12:11
"...ervas medicinais, extração de óleos essenciais e cogumelos..." :shock: :rolleyes: :cool:
Depois ficam falando da "produção agrícola" de PE. :mrgreen:

Mas, falando sério, Maurício.
Saí da cidade do Rio de Janeiro, porque não queria que meus filhos, na época pré-adolescentes, ficassem naquela cidade. Na época, pretendia ir para Floripa ou alguma cidade do interior de SP ou sul de MG, mas, fui voto vencido. Fomos para Fortaleza.
O NE não vai sair do buraco onde se encontra enquanto o povo daqui não mudar a mentalidade. Não evoluem, continuam a pensar como há 200 anos e fazendo-se de vítimas dependentes do assistencialismo do sudeste. Mas, isso é uma outra história.
O que sei é que não pretendo enterrar os meus ossos aqui.
Quero e preciso sair daqui o mais rápido possível, senão vou acabar ficando (mais) louco.
Meus planos voltaram a ser o interior de SP ou sul de MG. O problema é logístico. Tenho o monte de animais que são meus companheiros e não deixo meus amigos para trás. 16 gatos, 5 cachorros, 4 gansos, 3 periquitos, 2 porcos.
Minha idéia é achar uma chácara ou um pequeno sítio próximo a uma cidade. O essencial: silêncio, energia elétrica, silêncio, água, silêncio, internet e silêncio (silêncio: ausência de ruídos produzidos por humanos). Celular é desejável, mas, com internet não é fundamental.
Como nem todos gostam de animais (tem ignorantes que têm aversão a gatos, p.ex.) e como não gosto de incomodar e não quero ser incomodado, vizinhos a menos de 500 metros não são desejados.
Para isso, minha F1000 será moeda de troca.
Como você, não quero nada complicado ou de luxo. Uma casa que me abrigue do tempo, um galpão para abrigar os NIVAs e minhas ferramentas e a sombra generosa de uma árvore para papear com os amigos que quiserem aparecer.

Pinaudmaster
19/06/2010, 15:31
Meus planos voltaram a ser o interior de SP ou sul de MG. O problema é logístico. Tenho o monte de animais que são meus companheiros e não deixo meus amigos para trás. 16 gatos, 5 cachorros, 4 gansos, 3 periquitos, 2 porcos.


COD,

- Deixe os gatos e leve somente os cachorros. Melhor, leva tudo e use os gatos para alimentar os cachorros na viagem.

- Porcos: te indico um amigo meu que faz linguiça aí mesmo em Tamboril-CE.

- Periquitos: Solte-os

- Gansos: Aproveite-os em uma atividade econômica: produção de foie-gras legítimo (coisa que não existe por aqui). Mantenha um casal reprodutor, por precaução.

Pronto, seu problema está resolvido.

fabiano carraro
20/06/2010, 01:38
BACANA ESTE PAPO ALTUISTA ................:mrgreen:


mas afinal de contas por que diabos querem colocar um pneu maior do que o capo do NIVA entao?:pipoca:

Mauricio Rossetto
21/06/2010, 11:58
Bacalhau, temos como vizinhança várias chácaras, sítios e casas em terrenos de 5mil m2 ou até menores com valores acessíveis (comparados a Rio e Sampa). Como temos o mesmo ideal em relação ao silêncio (não ouvimos nem fogos no final de ano.....ontem foi jogo do Brasil e não sei se houve gols pois não ouvimos nada......é que também não temos televisão....)

Acho que o Pnaudmaster quer nos horrorizar hehehehehe .

Mauricio Rossetto
21/06/2010, 12:17
Me lembrou uma piada heheheheh:

Albert Einstein foi a uma festa e, como não conhecia ninguém, foi logo tentando se misturar aos convidados:
- Oi, como vai? - perguntou ele.
- Vou bem!
- Qual é o seu Q.I.?
- 250.
Então logo começou a conversar sobre física quântica, teoria da relatividade, bombas de hidrogênio, Deus, o Universo etc.
Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Qual seu Q.I.?
- 150.
Então, novamente começou a conversar, só que desta vez sobre desigualdade social, justiça, questões internacionais.
Andou mais um pouco e encontrou uma terceira pessoa:
- Oi, como vai? - perguntou ele.
- Tudo bem!
- Qual o seu Q.I.?
- 100.
Então começou a conversar sobre desemprego, reforma agrária, aumento dos combustíveis, Mensalão, Bin Laden, etc.
Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Como está, tudo bem?
- Tudo ótimo.
- Qual é o seu Q.I.?
- 50.
Então começou a falar sobre a Casa dos Artistas, Big Brother, novelas e minisséries, música baiana, pagode, religião, Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, Hebe, Sandy e Júnior, Roseana Sarney, FHC, Jader Barbalho, etc.
Deu mais uma volta e encontrou outra pessoa e perguntou:
- Qual o seu Q.I.?
- 10.
- E aí mano, firmeza? E o "Parmera”?

Pinaudmaster
21/06/2010, 13:19
Aqui, um Nivão da hora, com pneuzão, como vocês tanto admiram:

http://www.1resimler.com/data/media/1097/lada_niva.jpg

BACALHAU
21/06/2010, 15:40
Bacalhau, temos como vizinhança várias chácaras, sítios e casas em terrenos de 5mil m2 ou até menores com valores acessíveis (comparados a Rio e Sampa). Como temos o mesmo ideal em relação ao silêncio (não ouvimos nem fogos no final de ano.....ontem foi jogo do Brasil e não sei se houve gols pois não ouvimos nada......é que também não temos televisão....)

...


Está começando a me interessar... :pensativo: :mrgreen:

Se você puder me mandar maiores informações, como preços por exemplo, de casas em terrenos menores que 5 mil m2, favor enviar para bacalhaucsb@hotmail.com. Desde já agradeço.
Outra coisa que eu achei legal nessa região e que está eqüidistante de RJ, MG e SP.
Quanto a TV e sua programação, também passo muito bem sem ela, obrigado.

Dinola
21/06/2010, 16:37
Me lembrou uma piada heheheheh:

Albert Einstein foi a uma festa e, como não conhecia ninguém, foi logo tentando se misturar aos convidados:
- Oi, como vai? - perguntou ele.
- Vou bem!
- Qual é o seu Q.I.?
- 250.
Então logo começou a conversar sobre física quântica, teoria da relatividade, bombas de hidrogênio, Deus, o Universo etc.
Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Qual seu Q.I.?
- 150.
Então, novamente começou a conversar, só que desta vez sobre desigualdade social, justiça, questões internacionais.
Andou mais um pouco e encontrou uma terceira pessoa:
- Oi, como vai? - perguntou ele.
- Tudo bem!
- Qual o seu Q.I.?
- 100.
Então começou a conversar sobre desemprego, reforma agrária, aumento dos combustíveis, Mensalão, Bin Laden, etc.
Andou mais um pouco e encontrou outra pessoa:
- Como está, tudo bem?
- Tudo ótimo.
- Qual é o seu Q.I.?
- 50.
Então começou a falar sobre a Casa dos Artistas, Big Brother, novelas e minisséries, música baiana, pagode, religião, Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, Hebe, Sandy e Júnior, Roseana Sarney, FHC, Jader Barbalho, etc.
Deu mais uma volta e encontrou outra pessoa e perguntou:
- Qual o seu Q.I.?
- 10.
- E aí mano, firmeza? E o "Parmera”?


Boa essa ! Manda pro tópico de humor !:concordo:
[]

BACALHAU
21/06/2010, 19:43
Dinola, neste caso esta piada está no lugar certo.
Ela tem endereço certo. :concordo:
A sutileza do Maurício foi impecável. :palmas: :palmas: :palmas:

Mauricio Rossetto
22/06/2010, 09:56
Voltando no assunto dos Pneus, creio que a forma melhor de fazê-lo como na foto, exemplo colocado por Pnaudmaster é com o protótipo tipo da Macrotorque, tendo visto que, o sistema usado na Wrangler é mais simples e mais barato mas apresenta o risco da ruptura da corrente causar um acidente. Acho que o protótipo está bem entendido, falta definir que engrenagens usar. De caixa de marchas será viável? Umas engrenagens fáceis de encontrar são de caixa de marchas de Fusca ou Brasilia, por exemplo a relação tipo uma combinação da primeira com a segunda marcha.......: Caixa Fusca/Brasilia/Kombi Motor 1.5 - 1a 3,80 - 2a 2,06 - 3a 1,32 - 4a 0,88 - Ré 3,88


Alguém têm material sobre construção de diferencial usando caixa (de fusca por exemplo), para eu dar uma estudada?

Só tenho fotos do tipo:

fabiano carraro
22/06/2010, 10:18
Voltando no assunto dos Pneus, creio que a forma melhor de fazê-lo como na foto, exemplo colocado por Pnaudmaster é com o protótipo tipo da Macrotorque, tendo visto que, o sistema usado na Wrangler é mais simples e mais barato mas apresenta o risco da ruptura da corrente causar um acidente. Acho que o protótipo está bem entendido, falta definir que engrenagens usar. De caixa de marchas será viável? Umas engrenagens fáceis de encontrar são de caixa de marchas de Fusca ou Brasilia, por exemplo a relação tipo uma combinação da primeira com a segunda marcha.......: Caixa Fusca/Brasilia/Kombi Motor 1.5 - 1a 3,80 - 2a 2,06 - 3a 1,32 - 4a 0,88 - Ré 3,88


Alguém têm material sobre construção de diferencial usando caixa (de fusca por exemplo), para eu dar uma estudada?

Só tenho fotos do tipo:pessoal vamos com calma ai............:parede:


QUANDO ALGUEM PERGUNTA EM UM TOPICO DE UM FORUM OFFROAD

SOBRE COMO COLOCAR PNEUS ENORMES EM UM VEICULO SEM A MINIMA ESTRUTURA PRA SUPORTA-LOS.........

2 coisas acontecem........


1º o que perguntou geralmente nao vai faze-lo em hipotese alguma,esta apenas passando o tempo até o chefe dele dar uma paulada em sua cabeça:mrgreen:


2° Todos tem de levar em consideraçao que este tipo de adaptaçao exige muito dinheiro MESMO,nao é com uns poucos reais que vai se conseguir este tipo de preparaçao ,ou seja isto é coisa pra quem tem muito "sobrando" em baixo do colchao.

Entao DESVIRTUANDO DO OFFTOPIC sem a menor sutilesa.:rolleyes:

e VOLTANDO A PERGUNTA DO INICIO DO TOPICO


como conseguiriamos colocar pneus 35"polegadas em um NIVA de forma eficiente e confiavel totalmente focado na questao SEGURANÇA E ROBUSTES DO CONJUNTO sem a menor preocupaçao com o custo disto?

POR FAVOR SEJAM MAIS FOCADOS NAS RESPOSTAS ,PRA QUE ESTE TOPICO SEJA DE FACIL PESQUISA A QUEM REALMENTE ESTIVER INTERESSADO EM FAZER UMA ADAPTAÇAO DESTE PORTE EM UMA ESTRUTURA MONOBLOCO COMO A DO VEICULO EM QUESTAO.:concordo:



ps:lembrando que de pneus 32"pra cima tornaçe obrigatório uma mecanica extremamente forte.:pipoca:

ps:quem quer apostar que daq pra frente somem as respostas e o topico morre lá no fundao..........:mrgreen:

fabiano carraro
22/06/2010, 10:21
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu escrevi isto a uns tempos atraz sei lá aonde :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::concordo:



"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, lembre-se que, por enquanto, ainda não há terra em cima'":mrgreen:

edneyccruz
22/06/2010, 11:26
pessoal vamos com calma ai............:parede:


QUANDO ALGUEM PERGUNTA EM UM TOPICO DE UM FORUM OFFROAD

SOBRE COMO COLOCAR PNEUS ENORMES EM UM VEICULO SEM A MINIMA ESTRUTURA PRA SUPORTA-LOS.........

2 coisas acontecem........


1º o que perguntou geralmente nao vai faze-lo em hipotese alguma,esta apenas passando o tempo até o chefe dele dar uma paulada em sua cabeça:mrgreen:


2° Todos tem de levar em consideraçao que este tipo de adaptaçao exige muito dinheiro MESMO,nao é com uns poucos reais que vai se conseguir este tipo de preparaçao ,ou seja isto é coisa pra quem tem muito "sobrando" em baixo do colchao.

Entao DESVIRTUANDO DO OFFTOPIC sem a menor sutilesa.:rolleyes:

e VOLTANDO A PERGUNTA DO INICIO DO TOPICO


como conseguiriamos colocar pneus 35"polegadas em um NIVA de forma eficiente e confiavel totalmente focado na questao SEGURANÇA E ROBUSTES DO CONJUNTO sem a menor preocupaçao com o custo disto?

POR FAVOR SEJAM MAIS FOCADOS NAS RESPOSTAS ,PRA QUE ESTE TOPICO SEJA DE FACIL PESQUISA A QUEM REALMENTE ESTIVER INTERESSADO EM FAZER UMA ADAPTAÇAO DESTE PORTE EM UMA ESTRUTURA MONOBLOCO COMO A DO VEICULO EM QUESTAO.:concordo:



ps:lembrando que de pneus 32"pra cima tornaçe obrigatório uma mecanica extremamente forte.:pipoca:

ps:quem quer apostar que daq pra frente somem as respostas e o topico morre lá no fundao..........:mrgreen:


Uma coisa que também me incomoda é essa mania das pessoas no geral quererem impor o seu ponto de vista ou criticar quem quer mudar, tentar algo novo.
Acho que no fórum devem ser trocas informações que sejam úteis ao assunto, pertinentes a dúvida e não criticas por não concordar com a ideia. Muitas e muitas vezes tive problemas de encontrar uma informação ou simplesmente não postei uma dúvida por saber que na grande maioria receberia crítica ou um comentário nada relevante.
Para mim, se a pessoa quer manter seu veículo original tem que fazer isso, tenho um Sandero Stepway e antes disso um Clio que não receberam nenhuma adaptação, nem na fiação do som que desliga junto com o carro, mas no caso do Niva ja prefiro melhorar algumas coisas que me incomodam, como os bancos, performance e futuramente o tamanho dos pneus e rodas, cortar parte da lata, preferência minha que independente da opinião alheia, vou fazer.
Como ja é sabido, gosto cada um tem o seu e no máximo podemos lamentar pela preferência da pessoa, mas nunca julgar ou impor um ponto de vista diferente, então, para concluir vamos nos ater em ajudar, combinar encontros e trocar informações relevantes ao tópico e felizes ou não com o que o camarada fará, apoiarmos ou nos abstermos.

Abraço aos camaradas.

MRaizer
22/06/2010, 11:39
como colocar pneus 35" num Niva?
Bem, primeiro eu procuraria uma carcaça de diferencial dianteiro em aço. Como ninguém ainda a fez (tenho isso planejado, mas eu mesmo nem começei) o negócio é partir para as adaptações, ou usando um diferencial de Chevette/Opala ou usando um de Laika/Niva trazeiro, cortado e flangeado. Aproveitar para trocar as tulipas por outras mais resistentes talvez não seja má idéia.
Depois levantar a suspenção... Affe... tem dois jeitos, ou se criando uma nova canga para a suspensão dianteira e braços maiores para a trazeira ou se instalando um sub-chassis. Na segunda hipótese pode-se mesmo ignorar toda a suspensão original do Niva e fazer-se uma nova com eixos de outro carro, como os de Wrangler. DAi pode-se inclusive colocar todo o power train de outro veículo sem se preocupar muito com o tamanho (a carroceria deixa de ter função estrutural e passa a ser apenas... carroceria).
Motor? Bem, o original só se for envenenado. Ele pode chegar a 120cv sem muita dificuldade, mas, sabedeus... Se for para trocar por um motor à gasolina, gosto do AP1.8 (parem com isso de AP2.0, só por ser maior não quer dizer que seja melhor, não nesse caso pelo menos) e dos diesel de baixa cilindrada meu preferido atualmente é o VW 1.9 (eu tenho aqui em casa mazda e xud. e ainda prefiro o VW).
Outra opção seria reduzir a caixa de transferência ou os diferenciais.

MRaizer
22/06/2010, 12:01
Agora, se perguntarem como EU faria o meu Niva...
Bem, lembram do Bruno Mega? Pois é, eu perguntaria para ele qual o lanterneiro que fez, rs.

Primeiro passo: pegar o diferencial de alumínio que tenho guardado e usar como modelo para construir um novo, em aço. Instalá-lo em suporte próprio e independente do motor.

Segundo passo: cortar a borda dos para-lamas no mesmo feitío que no Mega Niva e instalar alargadores de para-lama.

Instalar as rodas com os novos pneus. Caso o off-set não seja suficiente, usar espaçadores e/ou instalar batentes para que o pneu não raspe do lado de dentro quando com a direção exterçada (o Flugêncio tem uma má recordação disso na Linha vermelha).

Ah, sim. Meu Niva está com um motorzinho que não é de dentista. Dai não preciso me preocupar com falta de torque.:twisted:

Pinaudmaster
22/06/2010, 13:34
como conseguiriamos colocar pneus 35"polegadas em um NIVA de forma eficiente e confiavel totalmente focado na questao SEGURANÇA E ROBUSTES DO CONJUNTO sem a menor preocupaçao com o custo disto?

Camarada:

Dê uma olhada na postagem #11 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1130060&postcount=11) desse mesmo tópico.

edneyccruz
22/06/2010, 15:36
Eu ainda acho que o custo é algo um tanto irrelevante quando se trata de Off-road, o importante mesmo é o que a pessoa quer fazer. Eu mesmo, se for pensar o quanto ja gastei para deixar o Niva próximo do que quero, compraria um Uno 0 KM, mas adoro o meu Niva.

Gosto da ideia de colocar esses pneus no Niva, para o meu os 31 ja estariam de bom tamanho, mas maiores ficariam muito legais. Se considerarmos fazer trilhas mais pesadas com o Niva, acho que esse é o caminho. Apoio a tentativa e colaboro com o que puder.

Acho que o que gastamos para realizarmos nossa vontade é investimento e não gasto.

BACALHAU
22/06/2010, 17:05
Concordo com você, Edney.
O problema é que a realidade brasileira às vezes só nos permite sonhar (falta de dinheiro, falta de peças/material, falta de pessoal/profissional qualificado). Isso quando não nos impede de alcançar os nossos sonhos, atrasa a realização deles.
Mas, a diferença entre um sonhador e um empreendedor é a motivação.

Quanto ao gosto, é que nem... bem, você sabe: cada um tem o seu.
Cada um faz da sua vida e do seu NIVA o que bem quiser. Quem acha que é um sacrilégio, perda de tempo ou gasto desnecessário de $$$, que vá ler outro tópico. Afinal, ninguém está pedindo dinheiro nem nada para eles, não é mesmo?
Tem uns caras lá na Rússia que ficaram muito chateados com esse tipo de opinião em relação ao que eles fizeram com os seus Lada 4X4 novinhos. :twisted: Olha só.

BACALHAU
22/06/2010, 17:07
Acho que eles nem estão conseguindo dormir de tão preocupados que estão. :mrgreen:

Aliás, a julgar pelos estribos, a única preocupação deles deve ser a autonomia. Será que vão ter dinheiro para a gasolina? :pensativo:

Pinaudmaster
22/06/2010, 17:21
Eu ainda acho que o custo é algo um tanto irrelevante quando se trata de Off-road, o importante mesmo é o que a pessoa quer fazer. Eu mesmo, se for pensar o quanto ja gastei para deixar o Niva próximo do que quero, compraria um Uno 0 KM, mas adoro o meu Niva.

Gosto da ideia de colocar esses pneus no Niva, para o meu os 31 ja estariam de bom tamanho, mas maiores ficariam muito legais. Se considerarmos fazer trilhas mais pesadas com o Niva, acho que esse é o caminho. Apoio a tentativa e colaboro com o que puder.

Acho que o que gastamos para realizarmos nossa vontade é investimento e não gasto.


Discordo.

Tudo o que você disse é perfeitamente aceitável, mas no campo das "orientações genéricas".


É claro que cada um faz o que bem entender com o próprio $, mas em se tratando de *Lada Niva*, pneus 35" são o tipo da modificação radical demais para as limitações existentes e já extensamente listadas por aqui (monobloco, sem chassi separado, etc, etc, etc), que na minha humilde opinião construída em 20 anos de off road e quase 10 anos de Niva, se traduzirão em mais *custos* que *benefícios*, ou seja, essa brincadeira pode sair cara, muito cara.

Esses Nivas 1.9 TD bigfoot das fotos acima, novinhos, novinhos, primos russos do meu querido ex-Niva verde, provavelmente devem ter alguma utilização prática, como veículos de serviço na neve, como utilizados pela GAZPROM (empresa russa do ramo de gás natural), que eu tive a oportunidade de dirigir pessoalmente em 2008.

A bigfootização de Niva, que aqui é encarada como *esporte* ou *satisfação pessoal* é algo muito comum na Rússia e demais repúblicas ex-URSS. É melhor alternativa que há por lá andar pra valer na neve sem ter que recorrer a veículos especializados.

edneyccruz
22/06/2010, 18:13
Discordo.

Tudo o que você disse é perfeitamente aceitável, mas no campo das "orientações genéricas".


É claro que cada um faz o que bem entender com o próprio $, mas em se tratando de *Lada Niva*, pneus 35" são o tipo da modificação radical demais para as limitações existentes e já extensamente listadas por aqui (monobloco, sem chassi separado, etc, etc, etc), que na minha humilde opinião construída em 20 anos de off road e quase 10 anos de Niva, se traduzirão em mais *custos* que *benefícios*, ou seja, essa brincadeira pode sair cara, muito cara.

Pinaudmaster, notoriamente temos opiniões diferentes, não acredito que uma alteração possa ser radical demais colocar pneus 35 no Niva, ou mesmo cara demais frente. Realmente o custo frente ao benefício é alto e se considerarmos friamente é algo que não vale a pena, agora, algumas pessoas simplesmente gostam da ideia e não tem nenhum problema em executa-la para ter um gosto satisfeito. Eu mesmo acabo de gastar R$1.500,00 iniciando uma tentativa de deixar o motor do Niva pouco mais económico e eficiente, restando ainda aproximadamente outros R$1500,00 a serem gastos para concretizar meu plano, isso sem contar com os bancos que acabo de trocar (R$800,00), a caixa de direção aliviada que vou instalar semana que vem (R$500,00) e a homocinética que vou colocar no lugar da junta elástica (R$700,00), isso tudo em um Niva que comprei por R$11.000,00. Se considerarmos tudo isso, joguei meu dinheiro fora, poderia ter vendido o Niva e comprado um outro carro, por ex.
Continuo com a minha opinião que nenhum gasto é demais quando se quer realizar uma vontade e desde que esse tipo de alteração seja bem feita, não há motivos para deixa-la de lado. De qualquer forma, isso muda de pessoa para pessoa e ninguém esta certo ou errado, temos somente que ajudar um ao outro com nosso conhecimento de como fazer bem feito e deixar o proprietário resolver o que considera melhor para si mesmo.

Pinaudmaster
22/06/2010, 18:24
Pinaudmaster, notoriamente temos opiniões diferentes, não acredito que uma alteração possa ser radical demais colocar pneus 35 no Niva, ou mesmo cara demais frente. Realmente o custo frente ao benefício é alto e se considerarmos friamente é algo que não vale a pena, agora, algumas pessoas simplesmente gostam da ideia e não tem nenhum problema em executa-la para ter um gosto satisfeito. Eu mesmo acabo de gastar R$1.500,00 iniciando uma tentativa de deixar o motor do Niva pouco mais económico e eficiente, restando ainda aproximadamente outros R$1500,00 a serem gastos para concretizar meu plano, isso sem contar com os bancos que acabo de trocar (R$800,00), a caixa de direção aliviada que vou instalar semana que vem (R$500,00) e a homocinética que vou colocar no lugar da junta elástica (R$700,00), isso tudo em um Niva que comprei por R$11.000,00. Se considerarmos tudo isso, joguei meu dinheiro fora, poderia ter vendido o Niva e comprado um outro carro, por ex.
Continuo com a minha opinião que nenhum gasto é demais quando se quer realizar uma vontade e desde que esse tipo de alteração seja bem feita, não há motivos para deixa-la de lado. De qualquer forma, isso muda de pessoa para pessoa e ninguém esta certo ou errado, temos somente que ajudar um ao outro com nosso conhecimento de como fazer bem feito e deixar o proprietário resolver o que considera melhor para si mesmo.


Rapaz, o que você fez e continuará fazendo no seu Niva são melhorias testadas, aprovadas, líquidas e certas, que lhe trarão mais segurança e conforto no seu dia a dia, até porque dezenas (ou centenas) de Niveiros do Brasil já fizeram a mesma coisa e você se espelhou neles.

Colocar pneus 35" não é o tipo de intervenção que possa ser enquadrada na concepção acima. Quantos Nivas com pneu 35" existem rodando no Brasil ? E rodando *sem problemas* oriundos da adaptação ? Quantos ?

Abraços

fabiano carraro
22/06/2010, 19:13
[QUOTE=Pinaudmaster;1192791]Rapaz, o que você fez e continuará fazendo no seu Niva são melhorias testadas, aprovadas, líquidas e certas, que lhe trarão mais segurança e conforto no seu dia a dia, até porque dezenas (ou centenas) de Niveiros do Brasil já fizeram a mesma coisa e você se espelhou neles.

Colocar pneus 35" não é o tipo de intervenção que possa ser enquadrada na concepção acima. Quantos Nivas com pneu 35" existem rodando no Brasil ? E rodando *sem problemas* oriundos da adaptação ? Quantos ?

Abraços[/QUOTE

exatamente ............................NENHUM QUE EU CONHEÇA...:mrgreen:

bom a principio agradecemos o retorno ao topico........:rolleyes:



bom deixa eu dizer uma coisa bem legal,pra este tipo de coisa absurdamente simples (colocar pneus de qualquer tamanho que seja em um carro....)só precisamos de:

1ºVONTADE

2°NECESSIDADE

3°CONHECIMENTO TECNICO

4ºESTRUTURA

5°DINHEIRO (do cliente é claro)

e eu mexendo neles......só trazer que eu dou até garantia!!!!!:concordo:

BACALHAU
22/06/2010, 20:32
Rapaz, o que você fez e continuará fazendo no seu Niva são melhorias testadas, aprovadas, líquidas e certas, que lhe trarão mais segurança e conforto no seu dia a dia, até porque dezenas (ou centenas) de Niveiros do Brasil já fizeram a mesma coisa e você se espelhou neles.

Colocar pneus 35" não é o tipo de intervenção que possa ser enquadrada na concepção acima. Quantos Nivas com pneu 35" existem rodando no Brasil ? E rodando *sem problemas* oriundos da adaptação ? Quantos ?

Abraços

Para uma mente ampla, nada é pequeno.

Lembrei de Santos Dumont.
Quando era pequeno, era ridicularizado pelas outras crianças quando em uma brincadeira em que alguém perguntava se determinado animal voava ele sempre afirmava que o homem tinha essa capacidade.
Depois, foi chamado de louco por muitos dos que duvidavam que ele conseguiria conduzir para onde queria, um balão. Nascia o dirigível.
E, quando ele se propôs a elevar por seus próprios meios uma máquina mais pesada que o ar, chegou perto de ser chamado de herege. Nascia o avião.
Ao longo da história da humanidade sempre foi assim. Tudo é impossível, até que chega alguém "desobediente" que vai lá e faz.

O que seria da humanidade se não fossem os loucos sonhadores?

GENIVA
22/06/2010, 21:45
mas no caso do Niva ja prefiro melhorar algumas coisas que me incomodam, como os bancos, performance e futuramente o tamanho dos pneus e rodas, cortar parte da lata, preferência minha que independente da opinião alheia, vou fazer.
Como ja é sabido, gosto cada um tem o seu e no máximo podemos lamentar pela preferência da pessoa, mas nunca julgar ou impor um ponto de vista diferente, então, para concluir vamos nos ater em ajudar, combinar encontros e trocar informações relevantes ao tópico e felizes ou não com o que o camarada fará, apoiarmos ou nos abstermos.

Abraço aos camaradas.

:concordo: Isso aí!


NIVA um ótimo investimento!
Investi $$$quase dez anos em um casamento em que logo no começo ja percebi que não era o que eu queria para mim!
Mas por comodismo e falta de coragem continuava,passando noites de insônia e dias estressado no trabalho por causa de brigas e discórdias.
Construi uma casa com meu dinheiro(antes de casar) e depois tive que dividir com ela.
Sustentei, dei um carro e um cartão para abastecer o carro e gastar meu mirrado $$.
Enquanto isso ela aplicou seus $$ em uma faculdade e saiu formada,com uma casa no nome dela,uma boa pensão ,ainda fez de tudo para jogar meus filhos contra mim.:evil:
Qd o carro dela estragava,eu que corria pra oficina... Lição aprendida!!!:lol::lol::lol:
agora não penso duas vezes em investir o que tiver disponível no meu NIVA!
Deixem de lado a sensatez(tão comum aos normais) e gastem tempo e $ naquilo que substitui um caro tratamento com remédios anti-depresivos!
É isso que recomendo àqueles que tb são apaixonados de verdade:
Primeiro invistam em conhecimentos sobre o NIVA:!:
Estudar tudo que for possivel à respeito dele,o tempo gasto nisso será muito prazeroso para os verdadeiros niveiros!
Depois deixem as mentes trabalharem...E se alguem tiver uma idéia meio maluca...
Isso é ser niveiro gente!!!
Vai ser para sempre assim...
Embora adultos,Tratamos o NIVA com a inocência de uma criança.
...Enfim, se alguem quiser colocar pneus maiores...Boa sorte!:concordo:
Abçs

Flugêncio
22/06/2010, 21:57
:concordo: Isso aí!


NIVA um ótimo investimento!
Investi $$$quase dez anos em um casamento em que logo no começo ja percebi que não era o que eu queria para mim!
Mas por comodismo e falta de coragem continuava,passando noites de insônia e dias estressado no trabalho por causa de brigas e discórdias.
Construi uma casa com meu dinheiro(antes de casar) e depois tive que dividir com ela.
Sustentei, dei um carro e um cartão para abastecer o carro e gastar meu mirrado $$.
Enquanto isso ela aplicou seus $$ em uma faculdade e saiu formada,com uma casa no nome dela,uma boa pensão ,ainda fez de tudo para jogar meus filhos contra mim.:evil:
Qd o carro dela estragava,eu que corria pra oficina... Lição aprendida!!!:lol::lol::lol:
agora não penso duas vezes em investir o que tiver disponível no meu NIVA!
Deixem de lado a sensatez(tão comum aos normais) e gastem tempo e $ naquilo que substitui um caro tratamento com remédios anti-depresivos!
É isso que recomendo àqueles que tb são apaixonados de verdade:
Primeiro invistam em conhecimentos sobre o NIVA:!:
Estudar tudo que for possivel à respeito dele,o tempo gasto nisso será muito prazeroso para os verdadeiros niveiros!
Depois deixem as mentes trabalharem...E se alguem tiver uma idéia meio maluca...
Isso é ser niveiro gente!!!
Vai ser para sempre assim...
Embora adultos,Tratamos o NIVA com a inocência de uma criança.
...Enfim, se alguem quiser colocar pneus maiores...Boa sorte!:concordo:
Abçs

Isso mesmo Geniva!!!

Mesmo tendo um Niva parado aqui na porta, vou adotar outro em breve!
Se é loucura eu não sei, mas com certeza me divirto e faço novos amigos.

Mais um bom link pra ajudar a colocar pneus maiores e fazer outras coisinhas:

http://www.naoffroad.com/forum/lofiversion/index.php?t1011.html

Pinaudmaster
22/06/2010, 22:00
Esse pessoal pirou.
O assunto mudou de Pneus 35" para uma interessante discussão filosófica sobre a liberdade de fazer o que bem entender com o $ e um carro".

Ninguém aqui está dizendo para não fazê-lo.

Eu não entrei em questão alguma sobre a filosofia de mods em Nivas.

Apenas estamos (estávamos :rolleyes::rolleyes::rolleyes:) falando de custo x benefício ...

Quem quiser que o faça, sabendo que até em Toyota Band é complicado colocar pneu 35":


Posso falar duas coisinhas

1- Pneu 35 não entra na band sem adaptações, um 33 pode ser que não dê zica, se você usar a band pra ir no shopping

2 - o 265/75/16 entra na band original de boa e não pega em lugar nenhum, aliás, acho que é o melhor tamanho de pneu pra uma band original.

Eu tentei colocar um pneu 3k recapado (modelo guerra) na minha band quando ela tava original (o pneu tava recapado num 265/75/16 e estava um pouco mais alto que um 33), e posso garantir que ao esterçar ela pega na barra, e acabei fod¨&$* meus paralams dianteiros, pq o pneu pegou e destruiu tudo. []s

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1128083&postcount=23

Mauricio Rossetto
22/06/2010, 23:13
É claro que a brincadeira de levantar o Niva para os pneuzinhos de 35 exigirão reforços na suspensão. Eu já comecei a fazê-lo, trocando as barras inferiores que seguram a balança, que são de 16mm por 24mm. Estou estudando outras modificações na suspensão dianteira, e talvez desista dela, trocando-a totalmente. A suspensão traseira é certo ser remodelada totalmente....

BACALHAU
22/06/2010, 23:48
...

Mais um bom link pra ajudar a colocar pneus maiores e fazer outras coisinhas:

http://www.naoffroad.com/forum/lofiversion/index.php?t1011.html

Flu, ter esse trabalho todo e manter o mesmo motor? É isso mesmo? :pensativo:

Se eu fosse fazer um troço desses, o "Pangaré" tá no ponto para isso e ficaria ainda melhor (mais reforçado), eu partiria logo para um motorzinho mais vitaminado.

Sei lá, tenho que parar de ler esses tópicos de doidos.
Tô começando a ter uma idéias meio esquisitas... :roll:

Má influência. :twisted:

fabiano carraro
23/06/2010, 12:37
Flu, ter esse trabalho todo e manter o mesmo motor? É isso mesmo? :pensativo:

Se eu fosse fazer um troço desses, o "Pangaré" tá no ponto para isso e ficaria ainda melhor (mais reforçado), eu partiria logo para um motorzinho mais vitaminado.

Sei lá, tenho que parar de ler esses tópicos de doidos.
Tô começando a ter uma idéias meio esquisitas... :roll:

Má influência. :twisted:ta bom darei uma colher de cha pra vçs e algumas chaves pra abrir o caminho...............:mrgreen:



começa tudo pelo PRINCIPIO DA ALAVANCA........desde o inicio (virabrequin)...

seguira até o fim.....no caso até a ultima "engrenagem".....pneu é uma engrenagem de borracha mas é.....


Ou seja em cima disto virao coisas comuns na mecanica ......

como por exemplo a capacidade de transmitir este movimento até o fim sem patinar ou principalmente "quebrar"..... a chave da robustes......

a capacidade de transmitir este movimento com suavidade de forma linear e constante é a chave da qualidade do projeto......

a necessidade de faze-lo com uma rotaçao "x ou y" a do consumo.....

a forma de controlar este movimento de forma que nao vibre ou torça alem do necessario..... a das quebras.....


e por ai vai.:concordo:


"lembrando que caro é aquilo que jamais poderemos fazer" :concordo:

Mauricio Rossetto
23/06/2010, 16:16
Sim, Fabiano Carraro têm razão. Não é uma simples troca de pneus, estamos caminhando para uma troca de jipe. Não só o equipamento deverá ser idealizado, mas toda a suspensão deverá ser revista, e de acordo com a finalidade que será aplicado, ele mesmo informa isso no início do tópico. Não sou torneiro mecânico, sou um curioso apenas e por ser um assunto que encanta qualquer jipeiro, posso no máximo dar pitacos. Então vou eu: Acho que um Niva original pode receber esse equipamento com os devidos ajustes ou reforços em sua suspensão original, mas creio que deverá ficar bem reduzido para compensar seu motor de 70hp, tipo um tratorzinho, andando na rodovia a 60 talvez chegue a 80 no máximo, para compensar o grande diâmetro do pneu e a estabilidade deve ir pra cucuia. Mas não estará preparado para encarar trilhas: lama, erosão....É pra tirar onda indo passear no shopping.
Agora, para uma trilha, muita coisa vai mudar, será uma troca de jipe. Nove mil está de bom tamanho sim, para as modificações que deverão ser feitas em um jipe original sem intenções de trilhas. Alguns de nós que temos o Niva já um pouco modificado, esquece disso mas o valor do projeto é para um jipe original.
Para trilhas, é esse papo todo que desenrolou: dependendo do nível de trilha, vai exigir troca de diferencial, troca de motor...... então esquece nove mil. Seu poder financeiro será seu limite. Enfim é trocar de jipe. A "casca" será poderá ser do Niva, será um Niva para quem olhar vai dizer -Veja um Niva! Mas para isso poderá ser qualquer carro, até um de passeio.
Eu quero apenas um Niva, para viajar na maionese trocando a plataforma do Niva, então para quê um Niva? Posso escolher uma carroceria com mais aerodinâmica, uma estrutura de opcionais já instalada, painel moderno, etc. Aliás acho até que se numa vistoria de GNV o camarada suspeitar que a suspensão foi alterada, não passa. Se quiser fazer a coisa direito vai virar protótipo no documento (como um triciclo ou gaiola). É claro que vamos desenvolvendo a idéia e acabamos indo a extremos, então acho que é melhor nos limitarmos ao início do tópico, o restante foi viagem na maionese, papos existenciais, divã, opiniões pessoais e outras viadagens:twisted: que perdi a conta:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Flugêncio
23/06/2010, 16:31
E para colocarmos simples 31" ?

edneyccruz
23/06/2010, 17:54
Para colocar 31 é só levantar os 5cm e ter rdas com off-set negativo, ou espaçadores. Se tiver a caixa de direção original, arrume uma aliviada, do maverik por exemplo.
O Niva vai ficar mais lento, pois a relação dos diferenciais não é muito reduzida, ainda assim, vai funcionar.

Flugêncio
23/06/2010, 18:34
Para colocar 31 é só levantar os 5cm e ter rdas com off-set negativo, ou espaçadores. Se tiver a caixa de direção original, arrume uma aliviada, do maverik por exemplo.
O Niva vai ficar mais lento, pois a relação dos diferenciais não é muito reduzida, ainda assim, vai funcionar.

Levantar só isso é fácil, tenho direção francesa ou DH do Vitara e diferenciais 9/40.

edneyccruz
23/06/2010, 18:49
Eu vi outro dia em uma oficina um exatamente desse jeito, levantado, com a caixa de direção francesa, só não lembro se os paralamas estavam cortados, independente disso o carro era todo original. Tenho fotos que fiz dos pneus e posso postar a semana que vem.

Falando dos 35", eu vi um Niva aqui no brasil rodando com a suspenção do Rogério Bacelar e pneus 35", notos 1.9d turbo. E na Argentina também vi um com um motor diesel turbo e sub-chassi. Talvez com ap 2.0 ajude, afinal mexer na relação até onde sei é bem caro e complicado.

Quando a loucura, ou custo benefício, eu faço pela vontade de ter e não ligo para o custo frente a adaptação, mas sim frente a minha vontade de ter, ou tentar. Como falei, pelo que estou gastando para deixar o motor como quero, no final daria para colocar um ap, mas é uma vontade minha fazer o original render mais do que o esperado.

Minha opinião, pneu 35" no Niva é um exagero que não melhora em muita coisa o Niva em nenhuma aplicação prática, mas que fica bonito, isso fica. No meu o dia que chegar na fase de mudança de suspensão, vou colocar os 31", que ja acho um bom tamanho. Agora, até chegar lá, estou procurando alternativas para fazer portais parecidos com os do Unimog para o Niva, em um preço razoável que permita que outros Niveiros se beneficiem da mesma solução, se acabar se mostrando algo viável, "TALVEZ" instale pneus maiores que 31" como os 35" por exemplo.

Flugêncio
23/06/2010, 20:18
Como falei, pelo que estou gastando para deixar o motor como quero, no final daria para colocar um ap, mas é uma vontade minha fazer o original render mais do que o esperado.



As receitas que quero pro motor, é simplesmente para que o mesmo mantenha pelo menos a 100Km/h em subidas longas usando GNV. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Já conseguí algo perto quando tinha o "Niva Cangaceiro"

Mas... que medida deve ter estes pneus do Niva abaixo?

Mauricio Rossetto
23/06/2010, 20:47
Pois é Flugêncio, parece ser o 35, mas se observar por baixo não é mais um Niva, ficou só a carroceria.....
Já tô pensando em fazer isso na picapinha Corsa da minha mulher:twisted::twisted::twisted:

35 = 88,90cm
31 = 78,74cm
750x16 = 82cm
750x15 = 78cm
235 x 85 x 16 = 81,00
235 X 75 X 16 = 75,89
225X 75 X 16 = 74,39
215 x 80 x 16 = 75,04
205 X 75 X 16 = 71,39
175 x 80 x 16 = 68,64
195 x 75 x 15 = 67,35

BACALHAU
24/06/2010, 12:36
Talvez isto ajude:

http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/TC_mods.htm

Mauricio Rossetto
24/06/2010, 21:20
Tenho pneus 225x75x16 com paralamas rebatidos e as balanças empurradas mais para frente para não raspar na parte traseira do paralama, e fica bem pesado para ele. Toda a melhoria que fiz de comando Aerocar e rebaixamento do cabeçote em 0,7mm (está agora com 9,3 de taxa de compressão) foi "comida" pelo pneu, que não deixa de ser uma engrenagem de borracha conforme o Fabiano. Acho que está andando menos que um original. Agente percebe que pesa, pois ele não consegue subir de giro, não fica "esperto", e o volante com a caixa original então, ficou mais pesada, e a folga está aumentando... e não adianta muito passar do GNV para a gasolina. Creio que o assunto aumento de pneu (afinal jipe pede pneu grande!) é mais complicado do que parece. Para aumentar o pneu, deve-se acompanhar a redução da relação coroa pinhão dos diferenciais e para ultrapassar a limitação do tamanho das caixas de roda, mandar fazer o protótipo com o Fabiano. Hoje digo que a relação ideal pro Niva com pneus um pouco maiores que o original (afinal não se acha mais o original) é a 4,30, pois já tive e era melhor. Na época estava com 205x75x16. Para pneus maiores, essa redução deve aumentar proporcionalmente. Agora a foto com as duas caixas de transferência foi incrível, nunca tinha imaginado isso: http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/images/Twin_TC_crawler.jpg

Mauricio Rossetto
24/06/2010, 23:19
Uma mecânica apropriada para pneus grandes:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144979794-toyota-bandeirante-turbinada-intercoolada-remodelada-1994-_JM

fabiano carraro
25/06/2010, 00:38
Tenho pneus 225x75x16 com paralamas rebatidos e as balanças empurradas mais para frente para não raspar na parte traseira do paralama, e fica bem pesado para ele. Toda a melhoria que fiz de comando Aerocar e rebaixamento do cabeçote em 0,7mm (está agora com 9,3 de taxa de compressão) foi "comida" pelo pneu, que não deixa de ser uma engrenagem de borracha conforme o Fabiano. Acho que está andando menos que um original. Agente percebe que pesa, pois ele não consegue subir de giro, não fica "esperto", e o volante com a caixa original então, ficou mais pesada, e a folga está aumentando... e não adianta muito passar do GNV para a gasolina. Creio que o assunto aumento de pneu (afinal jipe pede pneu grande!) é mais complicado do que parece. Para aumentar o pneu, deve-se acompanhar a redução da relação coroa pinhão dos diferenciais e para ultrapassar a limitação do tamanho das caixas de roda, mandar fazer o protótipo com o Fabiano. Hoje digo que a relação ideal pro Niva com pneus um pouco maiores que o original (afinal não se acha mais o original) é a 4,30, pois já tive e era melhor. Na época estava com 205x75x16. Para pneus maiores, essa redução deve aumentar proporcionalmente. Agora a foto com as duas caixas de transferência foi incrível, nunca tinha imaginado isso: http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/images/Twin_TC_crawler.jpg


O nome é DUAL T-CASE e é muito usado no ROCKCRAWLER:concordo:

SÓ POR CURIOSIDADE.......

em nivas nunca foi feito um jogo de engrenagens mais reduzidas pra t -case ,como nos SAMUCAS por exemplo??

instalei uma outro dia destes que reduziu o samurai em mais de 80% em baixa e 20% em alta.....ficou excelente,o motor 1.3 dobrou de tamanho e os pneus puderam pular pra 32"!!!!!:dance:


e tambem estiveram me pedindo pra CONFECCIONAR OUTRAS ENGRENAGENS na transferencia por corrente da L-200......IA SER PRA COLOCAR EM UM NIVA......:pipoca:

PS:LEMBRANDO QUE O MOTIVO PRA USARMOS O NIVA COMO COBAIA É O FATO DELE POSSUIR NO DOCUMENTO A PALAVRINHA MAGICA 4X4.:concordo:


este NIVASSO ai das fotos esta com eixos de wrangler e pneus 33".....e é minha maior fonte de inspiraçao atualmente.:mrgreen:

Flugêncio
25/06/2010, 07:47
SÓ POR CURIOSIDADE.......

em nivas nunca foi feito um jogo de engrenagens mais reduzidas pra t -case ,como nos SAMUCAS por exemplo??




Carraro,

Na Europa existe vários tamanhos de engrenagens para o dif central e tb para caixa de marchas, é só ter $$$$.

Veja o link postado.

http://www.ladaniva.co.uk/baxter/res...TC_crawler.jpg (http://www.ladaniva.co.uk/baxter/resources/images/Twin_TC_crawler.jpg)

Flugêncio
25/06/2010, 08:18
Esse Hermano já fez algo bom.

http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=6813&sid=5d5c1054bc9c2d1f7c27748c1c724d6c

fabiano carraro
25/06/2010, 23:05
Esse Hermano já fez algo bom.

http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=6813&sid=5d5c1054bc9c2d1f7c27748c1c724d6c
:palmas: a maneira mais correta e eficiente de fazer um NIVA andar muito bem em trilhas medias......"soca este jogo de engrenagens em 1°meirissimo lugar",aumenta as balanças dianteiras em suas párabolas mais uns 15%,recorta os paralamitos,e coloca pneus 31"....

pronto é só ir andar e ser feliz.:concordo:


Lembrando de fazer um mega reforço antes na longarina, onde vai ser apoiado a T-CASE senao esta reduçao toda arranca na hora ela do assoalho.:mrgreen:

Flugêncio
27/06/2010, 20:56
:palmas: a maneira mais correta e eficiente de fazer um NIVA andar muito bem em trilhas medias......"soca este jogo de engrenagens em 1°meirissimo lugar",aumenta as balanças dianteiras em suas párabolas mais uns 15%,recorta os paralamitos,e coloca pneus 31"....

pronto é só ir andar e ser feliz.:concordo:


Lembrando de fazer um mega reforço antes na longarina, onde vai ser apoiado a T-CASE senao esta reduçao toda arranca na hora ela do assoalho.:mrgreen:

Esse ficou bom?

http://www.youtube.com/watch?v=kYXSEtv1vBM&feature=related

Flugêncio
27/06/2010, 21:03
Mais...

http://www.youtube.com/watch?v=xudtpy3wx_M&NR=1

fabiano carraro
27/06/2010, 21:59
Mais...

http://www.youtube.com/watch?v=xudtpy3wx_M&NR=1Na minha opniao.............nao mesmo........:pipoca:

ACHEI......

muito alto

muito engessada a suspa

muito esquesita a amarracao de carroceria,ele deixou entrando muita agua pelos tubos do teto.......

e muito ABERTO em uma regiao de muito frio......deve ser uma praga andar morrendo de frio com este carro.......:mrgreen:


mas foi um trabalho e tanto que o carinha executou nesta carroceria.:palmas:

edneyccruz
28/06/2010, 09:39
Concordo com o Fabiano, ele esta muito travadão, principalmente a traseira. Mas que essas modificações Hard Core sempre ficam legais de se ver, isso ficam.

Afajoses
28/06/2010, 21:05
Olha, eu não entendo nada de mecanica, e não sei realmente se o meu motor original esta preparado (desde que comprei ando em media a 90 no GNV e 110 na Gasolina, com uma sobrinha....) mas não senti muita diferença desde que troquei os pneus 6.70x16 pelos 7.50x16 continuo fazendo as mesmas velocidades e ele vai super bem nas trilhas, este sabado mesmo fiquei agarrado 2x:putz: em um facão e só sai por conta dos pneus

aqui tem um filminho da primeira agarrada
http://picasaweb.google.com/Machmar55/Equipe_do_Bozo_4x4_26062010_videos1#54878286139571 59106

e as fotos

http://picasaweb.google.com/Machmar55/Equipe_do_Bozo_4x4_26062010#

Flugêncio
28/06/2010, 21:21
Olha, eu não entendo nada de mecanica, e não sei realmente se o meu motor original esta preparado (desde que comprei ando em media a 90 no GNV e 110 na Gasolina, com uma sobrinha....) mas não senti muita diferença desde que troquei os pneus 6.70x16 pelos 7.50x16 continuo fazendo as mesmas velocidades e ele vai super bem nas trilhas, este sabado mesmo fiquei agarrado 2x:putz: em um facão e só sai por conta dos pneus

aqui tem um filminho da primeira agarrada
http://picasaweb.google.com/Machmar55/Equipe_do_Bozo_4x4_26062010_videos1#54878286139571 59106

e as fotos

http://picasaweb.google.com/Machmar55/Equipe_do_Bozo_4x4_26062010#

André,

Existem motores e motores, nenhum é igual ao outro. O seu está excelente.

Afajoses
28/06/2010, 21:47
Sim flugencio,

o que eu queria expor é justamente isso ! o motor estando em bom estado aguenta ! :)

Certo ? :pensativo:

Mauricio Rossetto
12/07/2010, 18:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31443&highlight=fusca+baja&page=2 msg 20 e 30.....

Juninho Flora
16/07/2010, 18:01
Na minha opniao.............nao mesmo........:pipoca:

ACHEI......

muito alto

muito engessada a suspa

muito esquesita a amarracao de carroceria,ele deixou entrando muita agua pelos tubos do teto.......

e muito ABERTO em uma regiao de muito frio......deve ser uma praga andar morrendo de frio com este carro.......:mrgreen:


mas foi um trabalho e tanto que o carinha executou nesta carroceria.:palmas:





amigo queria saber de vc , eu queria colocar roda 15 no meu niva , com off set negativo com o pneu 235 75 15 !
vc sabe se as rodas serven no niva por elas serem negativas ?

nazafks
18/07/2010, 13:37
Boa tarde amigos, deem uma olhada neste niva e na sua suapeção.Vejam o detalha das cruzetas no lugar das homocinétcas e comentem por favor.Estamos querendo fazer assim tb, pois quando vc levanta a suspenção a homocinética começa a estalar...

nazafks
18/07/2010, 13:50
Seguem mais fotos...

edneyccruz
18/07/2010, 20:57
Olá, Nazafks.

Para mim, olhando as fotos, parece uma gambiarra tenebrosa, eu não sairia em um carro desses nem recebendo para isso. O pivo superior esta mais que no limite, o braço do pivo inferior dobrado daquela forma e o sistema de cruzeta ao invés da homocinérica todo cheio de marcas, me deram uma má impressão. Acho que se é para levantar bem, o melhor é fazer uma extensão e descer o quadro da suspensão e o diferencial, ou ja colocar de vez um sub-chassí.
Vi na foto do seu Niva que ele tem teto solar. De que carro é? Funciona bem e não vaza?


Abraço.

nazafks
19/07/2010, 00:27
[QUOTE=edneyccruz;1212182]Olá, Nazafks.

Para mim, olhando as fotos, parece uma gambiarra tenebrosa, eu não sairia em um carro desses nem recebendo para isso. O pivo superior esta mais que no limite, o braço do pivo inferior dobrado daquela forma e o sistema de cruzeta ao invés da homocinérica todo cheio de marcas, me deram uma má impressão. Acho que se é para levantar bem, o melhor é fazer uma extensão e descer o quadro da suspensão e o diferencial, ou ja colocar de vez um sub-chassí.


Olá Edney, com certeza é uma gambiarra.Mas o que eu quero saber a opinião de vcs é sobre as cruzetas no lugar das homocinéticas.Será que não rodam quadradas com essa inclinação? A idéia é fugir dos estalos na homocinática do Niva quando se levanta a suspenção.Mas estive pensando, se a homocinetica suporta a inclinação das rodas p/ esquerda/direita que é bem grande, pq estalam quando levanta a suspenção ficando com angulo bem menor? Será que a interna não proporciona mt angulo?Ou será que estala pq o eixo fica curto? Na última alternativa, poderia se adaptar luvas nos eixos das homocinéticas p/ compensar a inclinação.Eu, particularmente, to achando que isso resolveria a questão dos estalos.Na outra opção de os estalos acontecerem pela homocinética interna não proporcionar um angulo mais acentuado, não poderia-se adaptar homocinética externa no lugar da interna p/ obter mais inclinação sem o problema de estalar? Eu não sei se to falando besteira na questão da externa dar mais angulo que a interna, mas se não for assim, o problema só pode estar no comprimento do eixo que teria que ser alterado tb quando se levantar a suspensão, ou adaptar uma luva p/ fazer a correção automática.Deem suas opiniões por favor, pois não pretendo levantar tanto quanto os Nivas das fotos, mas quero levantar um pouco mais que 2 pol. como o pessoal costuma fazer e tenho que achar uma solução p/ as homocinéticas.

nazafks
19/07/2010, 00:29
Vi na foto do seu Niva que ele tem teto solar. De que carro é? Funciona bem e não vaza?


Abraço.[/QUOTE]

O teto solar do me Niva é um da Webasto antigo que o pessoal adaptava em passat, opala, Brasília, etc.Parece que tb vinha de fábrica no Puma.Eu achei o meu num ferro velho num Opala e passamos a serra no teto.Fiz a instalação com mt cuidado e não entra água não.Tem as 4 mangueiras de drenagem da água e funciona mt bem.Este modelo só levanta a parte de trás ou p/ abrir, tira-se o vidro inteiro que tem um encaixe p/ isso.

MRaizer
20/07/2010, 10:04
Oi gente!
Seguinte, em tese as homocinéticas aguentam um ângulo maior que as cruzetas. Os estalos que ocorrem geralmente são pq, com o desgaste, as homocinéticas teriam criado "pistas" e, ao se mudar o ângulo delas, as bilhas passariam a "subi e descer" esses "degraus".
Solução: colocar homocinéticas novas, sem o desgaste. :pipoca:

edneyccruz
20/07/2010, 11:35
Pois é, meu primeiro carro foi um Corcel I que usava cruzetas ao invés de homocinética, vivia dando problema. talvez a melhor solução no caso de fazer uma adaptação, seria colocar homocinéticas de Kombi que tem um ângulo de trabalho maior do que as do Niva e permitiria subir um pouco mais a suspensão, além disso são bem mais baratas.
Li aqui no Fórum, em algum lugar que as do omega tem um angulo máximo de 23º se não me engano, isso de máximo, pode ser uma boa opção também, mas temos que descobrir qual o angulo de trabalho, se é meior do que o suportado pela da kombi.
Eu ainda sou a favor de extender o quadro da suspensão e mudar a fixação do diferencial dianteiro, fica mais alto, mais garantido e ja resolve o problema da quebra do suporte do diferencial dianteiro para quem faz trilhas.

Abraço.