PDA

Ver Versão Completa : Mecanica de Subaru 4x4(integral) + reduzida, bom ou ruim?

RodrigoFagundes
26/03/2010, 00:32
Bom, na minhas metas para montar uma gaiola/buggy com 4x4 integral + reduzida já namorava a idéia de montar em cima da idéia da mecanica completa de um subaru (de inicio era o impreza, mais parece que não tem reduzida, estou estudando a respeito).
mais basicamente é isso, o que acham? pontos positivos e negativos?
O uso será viagens e Raids. E o motor provavelmente central/traseiro.
Agradeço desde já.

Flávio Cadore
26/03/2010, 21:53
Na minha opinião, show de bola!
Tem Impreza que tem reduzida sim, no Mercado Livre tem vários...
O motor ficaria traseiro e vc vai precisar das reduções da Kombi para acertar a rotação das rodas traseiras.
Para a frente teria que decidir qual a melhor opção:
1-Duas engrenagens para acertar a rotação e sentido na entrada do diferencial dianteiro.
2-Pneus menores na frente para acertar a velocidade das rodas, visto que o diferencial central tem acoplamento viscoso ou bloqueio eletrônico para caixa automática.
3- Eu não usaria as reduções da Kombi na frente porque elas aumentam a distância do centro de giro da direção para o offset da roda, quanto maior esta distância mais arisco fica o veículo. Quando vira um pouco, ela vai de uma vez.....:mrgreen:

Um câmbio destes custa em torno de uns 3.000,00 no Mercado Livre...já tem gente procurando para fazer gaiola.

cesarferreira
26/03/2010, 22:38
Na minha opinião, show de bola!
Tem Impreza que tem reduzida sim, no Mercado Livre tem vários...
O motor ficaria traseiro e vc vai precisar das reduções da Kombi para acertar a rotação das rodas traseiras.
Para a frente teria que decidir qual a melhor opção:
1-Duas engrenagens para acertar a rotação e sentido na entrada do diferencial dianteiro.
2-Pneus menores na frente para acertar a velocidade das rodas, visto que o diferencial central tem acoplamento viscoso ou bloqueio eletrônico para caixa automática.
3- Eu não usaria as reduções da Kombi na frente porque elas aumentam a distância do centro de giro da direção para o offset da roda, quanto maior esta distância mais arisco fica o veículo. Quando vira um pouco, ela vai de uma vez.....:mrgreen:

Um câmbio destes custa em torno de uns 3.000,00 no Mercado Livre...já tem gente procurando para fazer gaiola.

X2

Rodrigo coloca logo o motor na frente e usa toda a transmissão do Impreza!! E aí parte para o abraço!!! Sonho mosca branca, um Impreza WRX batido destruído de 20 d 30 paus se encontrar!!

Marcelo A. Marchiodi
29/03/2010, 09:00
Como eu já tenho um motor Subaru, há algum tempo pensei o seguinte para um futuro up-grade quando tiver tudo montado: usar toda uma mecanica Subaru, desde motor até câmbio com 4x4 e diferencial traseiro (no caso quando está montado no carro original, Impreza ou Legacy), pegar tudo isso e virar o conjunto, ficando o motor traseiro... porém a rotação vai se inverter e os câmbios Subarus não permitem mudar a coroa de lado... então eu usaria caixas de redução de Kombi, adaptadas para uma suspensão duplo-A nas 4 rodas, para acertar a rotação (um amigo meu já fez isso uma vez, alterou a tampa interna delas fazendo uma nova com braços pra instalação de pivôs, nenhum bicho de 7 cabeças, mas exige bons conhecimentos de mecânica de usinagem).

Ficaria como um mini-Hummer, eu teria uma veículo 4x4, com boa relação final, pois somaria a relação original dos Subarus que é por volta de 3,90 mais a redução de KOmbi, que existem 3 relações diferentes, tendo um resultado sempre por volta de "5,alguma coisa"":concordo"

Dá um trabalho enorme por ter de criar uma nova suspensão, e muito trabalho de usinagem, mas acredito que o resultado seria pura diversão.

E esse negócio de Subarus terem redução... acho que provavelmente e talvez só o Forester, lembrem-se que Imprezas e Legacys são carros comuns (muito bem feitos, mas comuns), e não o tipo de carros 4x4 que tem opção de reduzida. Mas acho que talvez eles devam ter algum tipo de bloqueio de diferencial central.

Mas se o Forester tiver redução... seria uma excelente opção, é algo que merece uma pesquisa (conheço um cara que trabalhou em concessionária Subaru), apesar de não ser uma mecânica comum de se achar. :pensativo:

RodrigoFagundes
29/03/2010, 15:12
(...)

E esse negócio de Subarus terem redução... acho que provavelmente e talvez só o Forester, lembrem-se que Imprezas e Legacys são carros comuns (muito bem feitos, mas comuns), e não o tipo de carros 4x4 que tem opção de reduzida. Mas acho que talvez eles devam ter algum tipo de bloqueio de diferencial central.

Mas se o Forester tiver redução... seria uma excelente opção, é algo que merece uma pesquisa (conheço um cara que trabalhou em concessionária Subaru), apesar de não ser uma mecânica comum de se achar. :pensativo:

Não sei se intendi, mas, os Legacy tem reduzida em sua maioria, logo os impreza me parece que só os WRX, que estão meio fora de orçamento. Estava procurando algum na faixa até 10mil que seriam os Legacy/Impreza até 96, 98 Que aproveitaria mais coisas além do cambio.

RodrigoFagundes
29/03/2010, 15:14
X2

Rodrigo coloca logo o motor na frente e usa toda a transmissão do Impreza!! E aí parte para o abraço!!! Sonho mosca branca, um Impreza WRX batido destruído de 20 d 30 paus se encontrar!!

Na verdade, na verdade, o que estou vendo é tentar centralizar o motor, e com ele atrás está parecendo mais tranquilo.... mais é uma idéia ainda... e Impreza WRX está acima do orçamento, lógico que nem se compara.

Flávio Cadore
29/03/2010, 19:11
Como eu já tenho um motor Subaru, há algum tempo pensei o seguinte para um futuro up-grade quando tiver tudo montado: usar toda uma mecanica Subaru, desde motor até câmbio com 4x4 e diferencial traseiro (no caso quando está montado no carro original, Impreza ou Legacy), pegar tudo isso e virar o conjunto, ficando o motor traseiro... porém a rotação vai se inverter e os câmbios Subarus não permitem mudar a coroa de lado... então eu usaria caixas de redução de Kombi, adaptadas para uma suspensão duplo-A nas 4 rodas, para acertar a rotação (um amigo meu já fez isso uma vez, alterou a tampa interna delas fazendo uma nova com braços pra instalação de pivôs, nenhum bicho de 7 cabeças, mas exige bons conhecimentos de mecânica de usinagem).

:pensativo:

Marcelo, olhe como eu fiz a minha, usei o montante do rolamento do Corcel II e fiz as balanças novas e mais compridas.
Usinei no torno o montante para usar o rolamento de roda do Gol e cubo também do Gol e é possível instalar as reduções de Kombi também...eu não sei como é...não é aconselhável usar o cubo do Corcel porque ele quebra fácil e não fica muito bonito uma roda com 3 parafusos . :mrgreen:

Marcelo A. Marchiodi
31/03/2010, 18:29
Marcelo, olhe como eu fiz a minha, usei o montante do rolamento do Corcel II e fiz as balanças novas e mais compridas.
Usinei no torno o montante para usar o rolamento de roda do Gol e cubo também do Gol e é possível instalar as reduções de Kombi também...eu não sei como é...não é aconselhável usar o cubo do Corcel porque ele quebra fácil e não fica muito bonito uma roda com 3 parafusos . :mrgreen:

Valeu Flávio!
Na verdade ainda estou só sonhando com essa configuração que citei, por enquanto vou montar mais básico.
Mas esse assunto de reduzida nos Subarus me interessou (apesar de ter certeza que os Impreza e Legacy não tem), comecei a pesquisar um pouco e pelo jeito os Forester tiveram algumas versões com um tipo de reduzida sim, "dual range gearbox", amanhã vou ver direito num fórum australiano que achei com muitas fotos. E vi que um cara aqui no fórum disse que o Forester dele tem.
Isso torna a coisa bem interessante, uma mecânica dessas, com uma reduzida... :pensativo:

RodrigoFagundes
01/04/2010, 11:05
http://foto.webmotors.com.br/_fotos/anuncioUsados/grande/2010/201003/20100319/SUBARU-LEGACY-2.5-GX-4X4-TW-16V-GASOLINA-4P-MANUAL-61313952010031909333124.jpg

Veja na foto a pequena alavanca da reduzida no console de assoalho ao lado do freio de mão. Foto tirada de uma Subaru Legacy SW 4x4 - 98
Retirado desse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71525&page=2

então, tem alguns Legacy's que tem reduzida, agora se é boa ou não, ainda não descobri. AINDA.
:mrgreen:

leobnaval
01/04/2010, 19:42
Acho que esta configuração mecânica de subaru com tração 4x4 é o sonho dos usuários desta seção do forum hehehehe.

Cezar candelaria
02/04/2010, 16:01
E se eu falar pra voçês que aqui em Candelaria tinha uma suspenção completa 4x4 de Subaru (não sei qual modelo , mas parece que era Legacy ) por 500,00 reais e ficou u 1 ano numa oficina e ninguem queria....todo mundo achava que não teria peça quando quebrasse uma coroa e pinhão por exemplo.....outra coisa é que a caixa é eletrica, ou seja não tinha como engatar e desengatar a tração (não tinha o chicote).
O Marcelo chegou a ficar interessado ( né Marcelo ) , mas quando fui atrás já tinham vendido....parece que venderam por 400,00...
Há se eu tivesse internet à 1 ano atrás......

RodrigoFagundes
04/04/2010, 18:41
E se eu falar pra voçês que aqui em Candelaria tinha uma suspenção completa 4x4 de Subaru (não sei qual modelo , mas parece que era Legacy ) por 500,00 reais e ficou u 1 ano numa oficina e ninguem queria....todo mundo achava que não teria peça quando quebrasse uma coroa e pinhão por exemplo.....outra coisa é que a caixa é eletrica, ou seja não tinha como engatar e desengatar a tração (não tinha o chicote).
O Marcelo chegou a ficar interessado ( né Marcelo ) , mas quando fui atrás já tinham vendido....parece que venderam por 400,00...

hahaha
porque eu não acho essas coisas.... acho q não sei procurar...
mais vamos melhorando... internet mudando o mundo "na pratica"...

SJKCaio
07/04/2010, 10:03
Marcelo,

Andei dando uns pitacos na seção OUTROS sobre o Legacy.

Como já escrevi lá comprei uma 93 para uso misto,já tive alguns jipes que eu mesmo montei/reformei (Camper,Samurai e um CJ3).

Estou muito satisfeito com perua e digo que montar uma gaiola usando essa mecanica sai mais caro que usar VW e mais barato do montar um CJ/Samurai.

CustoXbeneficio excelente, estou seriamente pensando num lift de 2" e pneus maiores.

Preciso só trocar a embreagem (500,00-Displatec) e recondiconar os amortecedores (80,00/cada).

Tenho mexido muito no motor, qq dúvida vamos conversando.

Refiz agora o escapamento e se vc escutar o ronco desse motor é impossivle não gostar. O giro sobe fácil de 3000RPM para 6000RPM e olha que o meu tem 270.000km rodados.

caio fonseca
07/04/2010, 11:09
olha essa aqui é até automatica.

http://www.youtube.com/watch?v=rcrYahrkxo4

RodrigoFagundes
07/04/2010, 12:13
Cada dia mais me convenço a começar essa "loucura". realmente está me chamando muito a atenção.
SJKCaio, só uma duvida, ele tem giro, OK, mais tem torque também?
aguenta fazer um raid por exemplo?

SJKCaio
07/04/2010, 12:53
Torque: 149 lb·ft (202 N·m) @ 3600 rpm

20,6Kgf.m /3600RPM

Estes motores são muito usados em aviação (ultra-lev/experimentais) por causa do torque.

Vc não precisa de uma caixa de redução para adaptar a hélice.

SJKCaio
07/04/2010, 13:00
Cada dia mais me convenço a começar essa "loucura". realmente está me chamando muito a atenção.
SJKCaio, só uma duvida, ele tem giro, OK, mais tem torque também?
aguenta fazer um raid por exemplo?

A tração integral funciona 70% dianteira e 30%traseira, quando uma das rodas patina passa para 50/50.

O cambio, reduzida e transferencia é tudo numa caixa só, quando troquei o óleo (90W) até assustei pois foi 3,8l.

Apesar de ser 2.2 o consumo não é tão absurdo, faz na faixa de 8,5km/l mesmo com o ar ligado.

RodrigoFagundes
07/04/2010, 13:16
SJKCaio, mais uma duvida, vc teve muita manutenção nela? Quando teve, teve problemas, conseguiu achar peças para o seu modelo? e o preço? muito caro pra manter?
eu queria aproveitar para montar uma gaiola/buggy/jeep em cima do motor e transmissão, qual sua opinião a respeito? (ia comprar uma sucata, e aproveitar diferenciais, motor, transmissão, e até injeção se tiver)
Agradeço a ajuda, e abraços....

RodrigoFagundes
07/04/2010, 17:24
A tração integral funciona 70% dianteira e 30%traseira, quando uma das rodas patina passa para 50/50.

O cambio, reduzida e transferencia é tudo numa caixa só, quando troquei o óleo (90W) até assustei pois foi 3,8l.

Apesar de ser 2.2 o consumo não é tão absurdo, faz na faixa de 8,5km/l mesmo com o ar ligado.

A proposito, a sua Legacy é original? Qual pneu usa?
será que se eu colocar a mecanica padrao dela com um pneu de umas 33" não desgasta muito? como faço pra saber essa relação? alguem tem alguma idéia?

tqf2
08/04/2010, 09:15
Gostei desse modelo do vídeo hein...

Ficou curtinha... show..
Mesmo com o motor dianteiro... ficou muito bom.

SJKCaio
08/04/2010, 12:53
SJKCaio, mais uma duvida, vc teve muita manutenção nela? Quando teve, teve problemas, conseguiu achar peças para o seu modelo? e o preço? muito caro pra manter?
eu queria aproveitar para montar uma gaiola/buggy/jeep em cima do motor e transmissão, qual sua opinião a respeito? (ia comprar uma sucata, e aproveitar diferenciais, motor, transmissão, e até injeção se tiver)
Agradeço a ajuda, e abraços....

Gastei pouco com o motor só um bico de injeção (150,00) e um conserto no radiador. Não precisei abrir nada, porém achei muita peça a venda pela internet.
É um motor de baixa manutenção uma vez revisado, porém naõ dá para comparar com um VW AP em termos de preço de peças.
Mas esse boxer 4cilindros está muito a frente em tecnologia (baixo centro de gravidade, peso, torque,etc...)

Esses carros compensam quando vc compra por um preço bom e tem vários nessas condições..........

Vale muito mais a pena investir nessa mecanica do que usar uma de Niva8-)8-)
A qualidade dos componentes está anos-luz na frente do que tem ai no mercado hoje.

Marcelo A. Marchiodi
08/04/2010, 16:34

Fala Cezar, lembro sim, uma pena mesmo ter perdido isso!

Marcelo A. Marchiodi
08/04/2010, 16:41
Valeu pelo "feedback" Caio!:concordo:
Excelente contribuição a sua, me ajudou bastante, essa de câmbio com redução foi novidade mesmo pra mim, gostei disso!

E pra quem está em dúvida sobre a mecânica Subaru, o Caio já explicou, é excelente e muito moderna, motores muito bem feitos (sempre me impressiono com o acabamento). E quanto a peças, a internet tá aí pra isso, tem um forum brasileiro que tem muita coisa: http://www.clubesubaru.com.br/forum/
Basta falar que é japonês, os caras sabem fazer essas coisas. Hoje mesmo li sobre um motor usado nos Suzuki Jimnys no Japão, 750 cc e turbo! Imagina, pequeno e forte!

RodrigoFagundes
08/04/2010, 17:53
Brigadão pelo feedback, realmente.
cada dia estou mais decidido a usar essa mecanica!
logo logo se dão inicio aos trabalhos.

leobnaval
08/04/2010, 23:25
Mecânica subaru é show, sem comentários, não tem comparação com o que estamos acostumados a ver e ter...

SJKCaio
09/04/2010, 15:20
Em relação a pneus maiores, creio qua a embreagem vai precisar de um upgrade.
Só não pus os pneus de Kombi (185/80/14) ainda pois a minha embreagem precisa ser trocada.

Esse site tem muita informação www.ultimatesubaru.org (http://www.ultimatesubaru.org) foi aqui que descobri os macetes de código de falha da injeção.

Quando comprei esta perua estava fazendo 6km/l ,pois a sonda lambda estava com um fio cortado.

Adaptei uma sonda generica de 04 fios (a original tinha 03 fios), gastei uns 80,00 reais nisso.

Não entendo muito de gaiola, mas pelo formato do motor uma gaiola de motor central pode ser bem viável com essa mecanica.

Cezar candelaria
09/04/2010, 20:32
Caio, se voçê não pos ainda os pneus da Kombi qua voçê usa ? E voçê acha que com os pneus 185x14 vai ter uma boa altura? O seu Subaru tem irs na traseira ?
Meus deus , quanta pergunta rsrsrs!!!

Cezar candelaria
09/04/2010, 20:33
Não vi nada...alguem pode colocar denovo o link....

Cezar candelaria
09/04/2010, 20:34
olha essa aqui é até automatica.

http://www.youtube.com/watch?v=rcrYahrkxo4
Agora sim....

Dézao
11/04/2010, 19:14
A quem se aventurar em descobrir onde se encontra essa relíquia em São Paulo aí vai o link !!!!!

http://autosorfaos.wordpress.com/2010/04/02/subaru-legacy-tw/

Sorte a todos....rsrsrs

RodrigoFagundes
14/04/2010, 15:28
Eis que surge uma duvida mais.
como toda gaiola tem que ter uma gambiarra...
1- Se eu comprar uma transmissão do impreza WRX ( :twisted: ) consigo adaptar a reduzida de um legacy?
2- na transmissão de um legacy ou impreza, consigo adaptar o eixo traseiro do omega? (aquele independente que nunca lembro o nome)

Marcelo A. Marchiodi
14/04/2010, 15:36
Eis que surge uma duvida mais.
como toda gaiola tem que ter uma gambiarra...
1- Se eu comprar uma transmissão do impreza WRX ( :twisted: ) consigo adaptar a reduzida de um legacy?
2- na transmissão de um legacy ou impreza, consigo adaptar o eixo traseiro do omega? (aquele independente que nunca lembro o nome)

1-Não... os Imprezas não tem essa redução. A redução dos Legacy vai dentro da caixa, não dá pra separar ela e adaptar em outra caixa.

2-Não... os câmbios e diferenciais Subaru são semelhantes aos VW, câmbio e coroa/pinhão tudo no mesmo corpo, o diferencial do Omega é uma caixa com coroa e pinhão e homocinéticas.

Dá uma olhada nesse tópico: http://www.ausubaru.com/forum/showthread.php?t=13511 que vai clarear as idéias sobre como é essa transmissão com redução dos Subaru.

RodrigoFagundes
14/04/2010, 16:15
Opaa...
brigadão Marcelo, pela primeira vez eu vi a mecanica de um deles desse jeito (ao menos em foto hehe).
Pensei em trabalhar algo na idéia da traseira do omega, com 2 semi eixos (não era esse o nome que queria lembrar), Tem alguma sugestão de como adaptar? ou será q tem como "mandar fazer" um do zero?

Flávio Cadore
14/04/2010, 18:14
1-Não... os Imprezas não tem essa redução. A redução dos Legacy vai dentro da caixa, não dá pra separar ela e adaptar em outra caixa.

2-Não... os câmbios e diferenciais Subaru são semelhantes aos VW, câmbio e coroa/pinhão tudo no mesmo corpo, o diferencial do Omega é uma caixa com coroa e pinhão e homocinéticas.

Dá uma olhada nesse tópico: http://www.ausubaru.com/forum/showthread.php?t=13511 que vai clarear as idéias sobre como é essa transmissão com redução dos Subaru.

Discordo da segunda resposta porque nos Subarus 4x4 o diferencial traseiro é independente, como no Omega...procure no You Tube que tem vários vídeos da transmissão. 4x4 é o que o nosso amigo procura. Teria que ver apenas a relação dele.

RodrigoFagundes
14/04/2010, 18:21
Discordo da segunda resposta porque nos Subarus 4x4 o diferencial traseiro é independente, como no Omega...procure no You Tube que tem vários vídeos da transmissão. 4x4 é o que o nosso amigo procura. Teria que ver apenas a relação dele.

Exatamente,
a idéia é fazer diferencial independente, porém na frente e atrás.
Será que presta? rs

Flávio Cadore
14/04/2010, 18:28
Exatamente,
a idéia é fazer diferencial independente, porém na frente e atrás.
Será que presta? rs

Aí também não, vc deverá manter a caixa que tem a reduzida e diferencial para um eixo e para o outro eixo usar o diferencial do próprio Subaru ou outro equivalente.

Para usar 2 diferenciais de Omega tem que fazer como na Máquina Blue e aí a caixa do Subaru não serve.

meufuscagaiola
14/04/2010, 20:32
http://mais.uol.com.br/view/182297 anda ate na agua

RodrigoFagundes
15/04/2010, 12:49
Aí também não, vc deverá manter a caixa que tem a reduzida e diferencial para um eixo e para o outro eixo usar o diferencial do próprio Subaru ou outro equivalente.

Para usar 2 diferenciais de Omega tem que fazer como na Máquina Blue e aí a caixa do Subaru não serve.

Existe algum outro diferencial com custo beneficio bom que seja da mesma forma ? e tem algum que "encaixa" com transmissão do subaru?
brigadão, vou estar dando uma pesquisada nisso também...

Flávio Cadore
15/04/2010, 18:51
Rodrigo, se vc for comprar uma caixa de Subaru já o compra o diferencial...já ví no Mercado Livre motor 2.2/caixa/diferencial traseiro por 4.000,00...
Ontem estava vendo uns vídeos no You Tube...fiquei imaginando...tudo Subaru + 4 reduções de Kombi ( uma em cada roda)...na frente pode complicar um pouco mas vai também. :mrgreen:

leobnaval
15/04/2010, 22:24
Flávio o bom seria que andaria ao contrário com as reduções, né hehehehehehe

Flávio Cadore
15/04/2010, 22:36
Flávio o bom seria que andaria ao contrário com as reduções, né hehehehehehe

Leo, tu me persegues néééé, querendo me pegar. Quando se fala em Subaru é motor ((((Atrás)))). Motor na frente de gaiola é carniça.

leobnaval
15/04/2010, 22:53
Mais ou menos isso né Flávio...

Que que você não comentou este pequeno detalhe. Seria a solução que nosso amigo queria, mecânica de subaru invertida, simples assim (nem tão simples)

Concordo que mecânica de gaiola tem que ser traseira, mas nesse caso a mecânica seria 4x4 e nesse caso são outros 500, de qualquer modo melhor ainda com mecânica tras. e 4x4.

abraços

adams
15/04/2010, 22:57
Algo assim:
http://www.subaru4wdclubwa.asn.au/Accessories/lift-kit/400-lift-kit-installation.jpg

Flávio Cadore
15/04/2010, 23:04
Essa é a parada!!!! hehehe, só que sem as MacPerson.

RodrigoFagundes
15/04/2010, 23:48
Mais ou menos isso né Flávio...

Que que você não comentou este pequeno detalhe. Seria a solução que nosso amigo queria, mecânica de subaru invertida, simples assim (nem tão simples)

Concordo que mecânica de gaiola tem que ser traseira, mas nesse caso a mecânica seria 4x4 e nesse caso são outros 500, de qualquer modo melhor ainda com mecânica tras. e 4x4.

abraços

Eu entrei naquelas historia de mecanica traseira por achar que ficasse melhor, porém já estava no seu conselho de aproveitar mecanica inteira e fazer dianteira mesmo.... porém vou ainda conversar com o mecanico antes de iniciar.
obs. a ideia da mecanica dianteira (entre eixos) seria mais viavel que poderia usar a traseira pra fazer um bagageiro ou deixar o estepe em pé, dependendo até 2 pra ficar mais "invocado".
essa idéia de usar o dif. do omega era pra trabalhar com eixo com suspensao independente, por isso.
(tentei achar o gif dos eixos se mexendo independente mais tá no note que tá na empresa, depois posto)

RodrigoFagundes
15/04/2010, 23:52
Achei nesse topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65882&highlight=diferencial+omega

fotos em anexo tb...
(com foto até leigos igual se expressa melhor )

Flávio Cadore
15/04/2010, 23:59
Rodrigo, se vc olhar bem aquela foto acima (da Subaru) vai ver que o diferencial traseiro é independente.
Com a caixa Subaru o motor sempre vai ficar dianteiro ou traseiro porque o motor está na frente do eixo. E se inverter ele vai ficar atrás do eixo ( traseiro).
Motor central , 4x4 acho que só em carros tipo Lamborguini e afins...

RodrigoFagundes
16/04/2010, 00:05
Tudo bem, percebi o trazeiro é independente, porém queria fazer na frente também...
agora a segunda frase sua eu não intendi direito. vc quer dizer que não tem como eu colocar eu centralizar o peso entre eixos? (pelo menos não ficar tão desproporcional peso da traseira x dianteira)

Flávio Cadore
16/04/2010, 00:13
Tudo bem, percebi o trazeiro é independente, porém queria fazer na frente também...
agora a segunda frase sua eu não intendi direito. vc quer dizer que não tem como eu colocar eu centralizar o peso entre eixos? (pelo menos não ficar tão desproporcional peso da traseira x dianteira)

Distribuir o peso até dá, mas colocar o motor central com uma caixa Subaru 4x4, isso não dá. Não vou dizer que é impossível colocar motor central porque tudo é possivel mas é pouco provável que alguém o faça, outra hora vou desenhar uma projeção.

Este tópico não vai acabar nunca assim....

RodrigoFagundes
16/04/2010, 00:25
Hehe, brigadão...
vou dar uma estudada mais e encerrar o topico...
agradeço os que demais colararam :mrgreen:

Marcelo A. Marchiodi
16/04/2010, 10:18
Essa é a parada!!!! hehehe, só que sem as MacPerson.

Exato, seria perfeito: duplo A nas 4, caixas de redução de Kombi com tampa traseira alterada pra ser o "cubo"!!! Já vi um amigo fazer isso, ele simplesmente fundiu novas tampas com furação pra prender os pivôs, acho que de D-20.
É a idéia que demorei pra ter e comentei num outro tópico... seria um mini Hummer, mas com motor traseiro: mecânica, motor, câmbio, tração Subaru com reduzida, suspensão duplo A com caixa de redução de Kombi... conseguiria uma boa relação final pra off-road, por volta de 5,alguma coisa! E ainda a vantagem do vão livre com as caixinhas.

E outra, creio que dê pra alterar a relação de reduzida desse câmbio Subaru, fazendo ficar mais reduzido, afinal são engrenagens, e já fizemos aqui na oficina, com o material usado na indústria automotiva, tratado... usamos num redutor, nunca mais quebrou engrenagem.

Putz, seria um projetinho massa, mas eu to igual o que vi um cara num outro tópico falar: "Oh Deus... porque me fizeste lindo... e pobre!" :lol:

SJKCaio
16/04/2010, 10:55
É só virar.........

leobnaval
16/04/2010, 18:26
Não é só virar não, e a direção vai ficar nas rodas tras.? e a alavanca vai ficar com funcionamento invertido? E o novo sistema de direção na diant.

Flávio Cadore
16/04/2010, 19:06
Exato, seria perfeito: duplo A nas 4, caixas de redução de Kombi com tampa traseira alterada pra ser o "cubo"!!! Já vi um amigo fazer isso, ele simplesmente fundiu novas tampas com furação pra prender os pivôs, acho que de D-20.
É a idéia que demorei pra ter e comentei num outro tópico... seria um mini Hummer, mas com motor traseiro: mecânica, motor, câmbio, tração Subaru com reduzida, suspensão duplo A com caixa de redução de Kombi... conseguiria uma boa relação final pra off-road, por volta de 5,alguma coisa! E ainda a vantagem do vão livre com as caixinhas.

E outra, creio que dê pra alterar a relação de reduzida desse câmbio Subaru, fazendo ficar mais reduzido, afinal são engrenagens, e já fizemos aqui na oficina, com o material usado na indústria automotiva, tratado... usamos num redutor, nunca mais quebrou engrenagem.

Putz, seria um projetinho massa, mas eu to igual o que vi um cara num outro tópico falar: "Oh Deus... porque me fizeste lindo... e pobre!" :lol:

Uma maneira de fazer o motor do Subaru central é como no meu desenho "podre", me perdoem...é basicamente colocar o motor na posição normal traseiro e puxar um cardã até a traseira da caixa, para unir os dois pode ser usado uma corrente de T-Case de Ranger por ex.
Um ponto negativo: não podem ser usadas as reduções de Kombi neste caso, vão livre menor.

Flávio Cadore
20/04/2010, 19:15
Só para apimentar a discussão da GAIOLA TOP...a pedido...segue a foto.
Estava me lembrando hoje que este esquema do desenho dá para fazer na minha gaiola, é só fazer uma saída na traseira da minha caixa de Santana, colocar um cardã articulado e um diferencial de Omega na frente ( de Omega eu já tenho).

RodrigoFagundes
20/04/2010, 21:01
Brigadão hombre

Flávio Cadore
24/04/2010, 19:23
Recapitulando:
Motor Subaru, 2.5 Turbo.
Suspensão Duplo A.
Redução de Kombi na frente e na traseira também?
Se faltar tração que tal um Boomerang?

http://www.youtube.com/watch?v=sLkvTpgmmiU

RodrigoFagundes
24/04/2010, 20:20
Flavio, não intendi...
qual a função desse boomerang?
a proposito, a idéia original ($$) é motor de legacy... o sonho de consumo é do impreza wrx bi turbo :mrgreen:
a tração 4x4 integral com a tal reduzida que dizem que engata até 120 km/h... haha
Sobre as reduzidas, será que consigo andar na BEM estrada em velocidade alta (100, 120) com as reduções da kombi nas 4? (arrisco que sim)

Flávio Cadore
24/04/2010, 21:32
120 km/h? vai sim e não ronca como pode parecer...

Quanto ao boomerang vou terminar de montar e depois mostro...mas já adianto que a gaiola fica 6X6... poderá até participar de licitações para o Exército Brasileiro...hehehehe

RodrigoFagundes
24/04/2010, 21:47
ahhhh
agora sim intendi (apos ver o video umas 3 vezes com sua "dica")
seria uma espécie de correia dentada que giraria 2 rodas ao inves de uma...
lembrei de bicicleta... hahaha
fera ein.
pena que o preço de 5 pneus é caro, imagina 7 ou 8
hahaha
mais tá valendo
vc falou de mim e tb tá fazendo a gaiola dos sonhos...
tem um link pras fotos da sua gaiola?

Flávio Cadore
24/04/2010, 22:36
A minha é esta...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46288

leobnaval
25/04/2010, 12:19
Sobre as reduzidas, será que consigo andar na BEM estrada em velocidade alta (100, 120) com as reduções da kombi nas 4? (arrisco que sim)

Vai depender principalmente do tamanho dos pneus que você vai usar e mais alguns detalhes...

Abraços

Flávio Cadore
25/04/2010, 15:34
Isso dá um trabalho do "cão"...

http://www.youtube.com/watch?v=flZOoOS3W-4

mec art
26/04/2010, 09:30
Tenho um subaru impreza que estou preparando para provas de raly, com motor EJ20 turbo que esta no estaleiro ainda!!!! ......acham que já não pensei nisso!!!!! só que o fato de não inverter o diferencial dentro da caixa me dixou um pouco desiludido na questão........
Colocar as reduções da kombi antiga seria a unica soluçao viavel.....assim fez nosso amigo FC lá do sul tchê....abraço a ele!!! só que eu queria assim como no projeto que conclui na minha.....usar uma mecanica semelhante e não ficar adicionando muita coisa para não aumentar o peso.......de nada adianta ser um tamque de guerra inquebravél mas ficar atolado por ter peso de mais ......sacrificando as vezes nossos companheiros nas trilhas ........pois ele vai enroscar tambem!!!!!! ela anda como as outras (não voa) então tem de ser leve e com potencia para ter agilidade e ser rapida
POR isso fui atraz de todas as informações possiveis sobre subaru pois sabia da tração mas quando falei com o Kleber da GALPÃO SUBARU DE SP, FIQUEI MEIO FLUSTRADO COM A QUESTÃO POIS QUERIA MONTAR ESSA MECANICA NA MINHA ......FALOU!!!!!

RodrigoFagundes
26/04/2010, 10:21
A minha é esta...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46288

já tinha visto varios videos da sua gaiola, só não tinha associado carro ao dono.
Show de bola, como vc mesmo disse, para provar suas teorias
hehe

Marcelo A. Marchiodi
26/04/2010, 11:16
Isso dá um trabalho do "cão"...

http://www.youtube.com/watch?v=flZOoOS3W-4

Pô Flávio, show demais, merece um tópico específico hein!:concordo:
Vai fazer com engrenagens ou corrente?

Marcelo A. Marchiodi
26/04/2010, 12:32
Voltando na minha idéia sobre usar a mecânica de um Legacy, seria mais ou menos como o veículo das fotos abaixo, esse é israelense (em Israel o pessoal não brinca não, tem coisa muito legal lá, inclusive muitos bajas) e usou um v8 de Corvete, caixas de redução de Hummer, e pneu 38" (embora pareça pequeno no conjunto, é realmente um 38 ).

No caso de se usar uma mecânica do Legacy, usaria-se as caixas de redução de Kombi, mas a parte de trás dela teria de ser feita uma nova, pra poder encaixar os pivôs, como na foto que mostra a caixa do Hummer! Se fizer um molde bem feito e fundir em aço, aguenta tranquilo.

Também tenho algumas ressalvas se essas caixinhas aguentariam rodar muito tempo em altas velocidades, tipo um deslocamento em asfalto, a uns 90/100km/h que seja... a lubrificação delas é meio precária, é algo que merece uma atenção maior.

Suspensão duplo A nas 4 e coilover, não fica barato e não é muito fácil de fazer (muito serviço de usinagem, solda, etc), mas ficaria um carrinho e tanto!!!

E não ficaria um carro pesado, pelo contrário, acho que não passaria de uns 850 kg...com um motor de 130 cv + ou -...precisa mais!?

Flávio Cadore
26/04/2010, 19:35
Pô Flávio, show demais, merece um tópico específico hein!:concordo:
Vai fazer com engrenagens ou corrente?

Marcelo, eu não pretendo construi-la no momento, "no momento" porque de aparecer um troco legal aí dá para fazer...sempre concorro nos sorteios da Mega Sena para isso...já ganhei 3 vezes... na última se tivesse acertado mais um número teria ganho 22.000.000,00...com isso já dava. :mrgreen:

Dentro do boomerang tem uma corrente DID60, dupla, nem tive o trabalho de ver se ela agüênta a parada...mas acho que vai...

Cara, quanto as reduções de Kombi não tem problema, um dia saí com o JefersonRS e outros amigos, saímos as 11:00 e voltamos as 21:00, pau e pau, chegamos a colocar 110 km/h no estradão e vc nem se dá conta que tem reduções... eu também pensava que roncava e tal ( dentes retos), que nada...

Ontem estava olhando uns vídeos, uma gaiolinha ao estilo Mitsubishi, 660 cv, bem legal...dei mais uma olhada e ví umas com V8 com 550 cv, motor central ou motor traseiro e uma monstra de uma caixa. E uma especial com 1100 cv...O site dos caras http://www.sandrailfab.com

Flávio Cadore
26/04/2010, 19:41
Suspensão duplo A nas 4 e coilover, não fica barato e não é muito fácil de fazer (muito serviço de usinagem, solda, etc), mas ficaria um carrinho e tanto!!!

E não ficaria um carro pesado, pelo contrário, acho que não passaria de uns 850 kg...com um motor de 130 cv + ou -...precisa mais!?

Para vc ter uma idéia, eu gastei 240,00 para cortar as chapas das balanças e mais 50 orelhas ( fusível) para soldar no chassis...e se usar um montante de rolamento de algum carro não fica tão caro não, mais a usinagem das buchas de metal das balanças. Uns tubos e solda.

A minha gaiola pesa 600 kg.

Franco Fileppo
27/04/2010, 12:07
120 km/h? vai sim e não ronca como pode parecer...

Quanto ao boomerang vou terminar de montar e depois mostro...mas já adianto que a gaiola fica 6X6... poderá até participar de licitações para o Exército Brasileiro...hehehehe
tem um cara aki de itape fazendo tambem esse boomerang que ele chama de eixo tandem,ele ta fazendo pra uma brasilia ficar 6x4 e depois de fazer uma vai começar a fazer pra vender pra gaiolas,eu particularmente acho que a suspensao nao vai aguentar os esforços laterais e de torçoes quando a frente faz curva,pra esse tipo de traçao tem que ser eixo rigido com um monte de reforços e se puder sem suspensao,só uma balança mesmo,depois outra gaiola separada com a suspensao,montada em cima,mas cada um pensa de um modo...

de qualquer forma belo projeto e espero que dê certo pra gente poder copiar a zoio!

abraço

Flávio Cadore
27/04/2010, 18:58
tem um cara aki de itape fazendo tambem esse boomerang que ele chama de eixo tandem,ele ta fazendo pra uma brasilia ficar 6x4 e depois de fazer uma vai começar a fazer pra vender pra gaiolas,eu particularmente acho que a suspensao nao vai aguentar os esforços laterais e de torçoes quando a frente faz curva,pra esse tipo de traçao tem que ser eixo rigido com um monte de reforços e se puder sem suspensao,só uma balança mesmo,depois outra gaiola separada com a suspensao,montada em cima,mas cada um pensa de um modo...

de qualquer forma belo projeto e espero que dê certo pra gente poder copiar a zoio!

abraço

Legal saber que o mundo não vai ficar só nisso...hehehe
Quanto as torções, pra tudo tem solução...o "brabo" mesmo vai ser fazer curva numa gaiola curta...só na base do freio.

Flávio Cadore
27/04/2010, 22:30
Realmente o nome correto é Eixo Tandem ou Sistema Tandem...eu conhecia por Boomerang, porque lembra um formato de um.

RodrigoFagundes
21/05/2010, 18:21
ressucitando o topico.....
a idéia era usar um motor e cambio do subaru, provalvelmente do Legacy que tem reduzida, porém, será que aguenta umas rodinhas 35", 38"?
lembrando que os diferenciais eu iria trocar.
Grato :D
Obs. leia-se Pneus ao inves de rodas.

danilo kid
21/05/2010, 23:13
rodrigo, depois da sua mp, fiz uma leitura dinamica(desculpa de quem ficou com preguiça de ler tudo) no seu tópico.

continuo achando uma boa idéia...mas precisa dar o start!

já falou com o bill aqui do fórum?

tb não conheço ele, mas a reputação o precede:ele montou uns baita bichos que circulam aqui no fórum(spider, pv,...veja na seção hardcore), especialmente para rc, eeee agora ele tá montando um projeto com mecanica de subaru também(spider 2). acho que é uma pessoa que pode, com propriedade, opinar sobre seu projeto.

boa sorte e vai pás cabeça companheiro.

Filipe Rainier
28/09/2012, 14:23

boa tarde

sou novo por aqui sempre usei o site pra tirar algumas duvidas, mas acabei de me registrar, to acompanhado essa luta de gaiola 4x4
eu estou vendo oque facço pra colocar um motor e cambio de legacy em uma TL 1973, (até agora não descobri como fazer isso) pois bem eu estou com um legacy baixado pra desmontar e caso haja interesse eu tenho a suspensão dianteira e traseira do subaru legacy
mas o meu é 4x2 mas a suspensão é independente nas 4 rodas, se alguem interessar sou de Brasilia, meu email filiperainier@gmail.com

Murilo kaled
29/08/2017, 19:34
Valeu Flávio!
Na verdade ainda estou só sonhando com essa configuração que citei, por enquanto vou montar mais básico.
Mas esse assunto de reduzida nos Subarus me interessou (apesar de ter certeza que os Impreza e Legacy não tem), comecei a pesquisar um pouco e pelo jeito os Forester tiveram algumas versões com um tipo de reduzida sim, "dual range gearbox", amanhã vou ver direito num fórum australiano que achei com muitas fotos. E vi que um cara aqui no fórum disse que o Forester dele tem.
Isso torna a coisa bem interessante, uma mecânica dessas, com uma reduzida... :pensativo:

Existem sim "Subarus" impreza é legacys com traçado integral e reduzida, inclusive, além de ser um ótimo carro e ótima mecânica (inclusive pra seu projeto) essa versão com reduzida é muito rara mas tu pode comprar uma redução separada, pode ser de impreza ou legacy (Outback tu acha fácil) pode ser 18, 20 ou 22 q é a mesma coisa.o carro é muito forte e quase não é necessário usar, mas Funciona tão bem que o carro é capaz de puxar um caminhão ou outros objetos pesados. Eu falo porque tenho um impreza original com essa configuração.