Ver Versão Completa : Motor a AR ou AP
iai galera blz?
esotu precisando muito da ajuda de vcs
a minha gaiola esta com motor 1600 dupla carburação
e estou pensando em trocar por um ap
e gostaria da opiniao de vcs
qual e melhor
lembrando q eu qro para trilha e nao para pista
aguardo resposta
vlw
abraço
Eduardo Fernando
25/03/2010, 21:11
iai galera blz?
qual e melhor
aguardo resposta
vlw
abraço
a minhao tava com motor ar 1600 1 carb com reduçao de kombi, coloquei motor ap 2.0 alcool carb 2E o barulho ta bonito mas nao testei ainda pra fallar qual melhor (no geral é claro....) acho que so na trilha de casa branca sp dia 16 pra dizer mesmo
bajeiro do sul
25/03/2010, 21:13
iai galera blz?
qual e melhor
aguardo resposta
vlw
abraço
Dudu
Tinha no meu baja motor a ar 1600 dupla carburação, e sempre achei o bixo. Mas depois que troquei por AP 1.8, não quero saber de outro. O motor a ar quando aquece demais perde um pouco a força, e o ap aquecido fica cada vez melhor, sem falar na potencia do ap, acho ele superior e não quero trocar de volta (fundi o motor a ar) e consertar ele sai mais mais caro que colocar um AP. sei de muitas pessoas que vão discordar, mas eu penso assim e faço trilhas pesadas. depende muito do como anda , tipo de terreno, pneus, etc...
um abraço
e a minha fundiu o a ar 1600 e pra retificar ele o + barato q achei foi 1600
reais ai por isso q nao sei se devo trocar ou nao
leobnaval
25/03/2010, 23:52
Concordo com o que o bajeiro disse acima, no seu caso dudu, não sei porque fica assim tão caro retificar este motor por este valor que você citou da pra retificar inteirinho, preparar e colocar todas peças novas, só fica carcaça, virabrequim e volante.
Ap é exelente motor e possui manutenção tão em conta quanto um motor a ar, é um projeto mais atualizado e conta com componentes mais atuais (embora já esteja ficando ultrapassado para os dia de hoje) o contra do motor AP é a distribuição de peso concentrada na tras., as adaptações necessárias (flanges, reforços) e o radiador.
E sou fã do motor 1600 ainda mais preparado, mas tudo depende das condições que você encontrar as vezes sai mais barato por um AP que retificar o seu 1600, lembre-se que adaptação puxa mais adaptação e não fica só no motor no final terá que mudar várias peças da gaiola.
Eu to fazendo a minha 1600, mas futuramente pretendo fazer uma com AP e IRS, etc.
Mas (pra mim) compensa fazer uma inteiramente focada no projeto novo que modificar toda a minha estrutura.
Mas a decisão fica por sua conta.
Abraços, Leo
bajeiro do sul
26/03/2010, 08:48
Dudu
Tinha no meu baja motor a ar 1600 dupla carburação, e sempre achei o bixo. Mas depois que troquei por AP 1.8, não quero saber de outro. O motor a ar quando aquece demais perde um pouco a força, e o ap aquecido fica cada vez melhor, sem falar na potencia do ap, acho ele superior e não quero trocar de volta (fundi o motor a ar) e consertar ele sai mais mais caro que colocar um AP. sei de muitas pessoas que vão discordar, mas eu penso assim e faço trilhas pesadas. depende muito do como anda , tipo de terreno, pneus, etc...
um abraço
Foi a conta que eu fiz, a retifica completa do motor a ar, mais alguns melhoramentos sairia perto de R$ 2.000,00, paguei R$ 500,00 num AP funcionando e mais R$ 500 para istalar. Claro, como disse o Leo a adaptação é meio complicada com flange, radiador e tudo o mais, mas se vc tiver o mecanico certo, este ponto é meio simples, o problema ai é encontrar o cara certo
abraço
Denilson Maçaneiro
26/03/2010, 10:19
Nossa que caro essa retifica do motor 1600....
Eu retifiquei o motor da minha gaiola e gastei uns 600 reais.
Meu cumpadre é mecânico e não cobrou a mão de obra, ele tb conseguiu descontos nas peças e na retifica. Num sábado montamos e regulamos o motor.
Agora se fosse pra pagar esses mil e poucos na retifica de um 1600 a ar eu preferiria comprar um AP.
Quanto ao motor 1600 ar a alcool não acho bom. Um amigo colocou a alcool e quando pega água o motor esfria e começa a falhar. Este problema não acontece no meu motor a gasolina. Agora não sei como reage o motor AP a alcool quando pega água.
GAIOLA TORK 31X10,5X15
26/03/2010, 15:06
EU SOU FIEL AO VW AR EM GAIOLAS , SE QUISER UM POUCO MAIS DE FORÇA É POR TAXA E MELHORAR IGNIÇAO , CARBURAÇAO E POR AI VAI ...
PRA DEIXAR O 1.6 UM CANHAOZINHO , COLOCA INJEÇAO QUE FICA UM TESAO E GASTA MENOS QUE A ADAPTAÇAO DO AP , SE COMPRAR A INJEÇAO EM DESMANCHE E UMA HIS ASPIRADO , É DIVERTIMENTO GARANTIDO .
QUANTO AO MOTOR A AR NO ALCOOL UM AMIGO COLOCOU E TEVE O MESMO PROBLEMA , MAS ELE PEGOU UM MOTOR DE DESMANCHE AI JÁ VU NÉ PODERIA ESTAR COM PROBLEMA JÁ , O PAI DE NOSSO AMIGO AQUI DO FORUM MONTOU 1.6 A ALCOOL NO BAJA , OS VIDEOS DELE FALAM POR SI SÓ .
http://www.youtube.com/watch?v=q9xXekgSoQ0
leobnaval
27/03/2010, 17:21
Como disseram pra gastar R$ 1600 num motor a ar tem que estar muito detonado, um serviço bem feito num motor desses depende o que tiver que fazer pode gastar bem pouco até o valor que você citou.
E outra lembre que sua gaiola é documentada se você mudar o motor vai ter que mudar a documentação.
E acho melhor você fazer um orçamento numa retifica de quanto fica pra retificar seu motor, (peça para orçar somente os serviços de retifica e não, as peças e serviço de montagem).
Para isso vai ter que abri-lo e ver realmente o que aconteceu o que esta ruim e o que terá que trocar e fazer.
Aqui em minha cidade as retificas fazem orçamento sem compromisso, eles medem tudo e passam as relações de serviços com os valores cobrados por eles e as peças que você terá que comprar.
A montagem do motor poderá ser feita pela própria retifica ou pelo seu mecânico.
Ta estranho R$1600, você sabe o que seria feito pagando este valor?
Abraços, Leo
iai galera blz?
vlw pelas informações
ai vai o orçamento + barato q encontrei aki um BH
kit motor 415,70 original metal vele
fixo 43,00 metal leve
movel 16,02 metal leve
casq. comando 19,90
bomba oleo 54,90 schadek
tucho 54,72 riosulense
total peças 604,oo
Usinagem e mão de obra
desmontagem 50,oo
montagem 200,00
carcaça 150,00
eixo 100,00
biela 150,00
cabeçote 300,00
total usinagem e mõ de obra 950,00
total 1554.24
estava olhando pra colocar o AP msm so q vou ter q mecher no documento e corro o risco de depois nao conseguir mudar no documento e perde o emplacamento dela pois eles podem barrar alguma coisa
continuo aguardando mais opiniões
vlw
abraço
Franco Fileppo
28/03/2010, 21:45
todos esses preços estao abusivos! por exemplo uma retifica de eixo(vira)100,aki custa 80 reais o kit nao é nessesario trocar se nao estiver 1mm se tiver std ou 0,50 manda abrir e troca só os pistoes,o mesmo ocorre com os cabeçotes,aki custa 100 cada,como vc ve tudo ai é mais caro ate a mao de obravc nao cotou o mais importante que é um comando de kombi pra dar mais torque!os tuchos só serao trocados se o alojamento de tucho estiver com folga ai vc manda abrir e poe sob medida,lembre -se que no motor de fusca o que manda é a parte de baixo que sendo bem feita aguenta duas partes de cima
desmonte o seu motor leve na retifica pra conferir todas medidas e so ai faça um orçamento do que vc precisa nao esse completao ai
ahhh 150 na retifica de bielas ta abusivo tambem aki custa 80 pra fazer ferro e bucha!se nao fundiu nenhuma faça só bucha!pq é dificil deformar o colo de uma biela pois os casquilhos estragam antes!
grande abraço e boa sorte!
iai galera blz?
vlw pelas informações
ai vai o orçamento + barato q encontrei aki um BH
kit motor 415,70 original metal vele
fixo 43,00 metal leve
movel 16,02 metal leve
casq. comando 19,90
bomba oleo 54,90 schadek
tucho 54,72 riosulense
total peças 604,oo
Usinagem e mão de obra
desmontagem 50,oo
montagem 200,00
carcaça 150,00
eixo 100,00
biela 150,00
cabeçote 300,00
total usinagem e mõ de obra 950,00
total 1554.24
estava olhando pra colocar o AP msm so q vou ter q mecher no documento e corro o risco de depois nao conseguir mudar no documento e perde o emplacamento dela pois eles podem barrar alguma coisa
continuo aguardando mais opiniões
vlw
abraço
Só não leva na retífica se ela for a retífica Buritis...
careiro, enrolado, tem quase um ano que estou brigando por causa do motor do meu Gurgel...
me cobrou os olhos da cara, e o motor ficou uma mer&&%*@(#da!!
leobnaval
29/03/2010, 17:34
Como já disse o Franco isso aí ta muito estranho, preço de tudo novo e serviço de retifica com quase o dobro do valor cobrado em certos serviços.
Já disse antes, abre seu motor e vê o que realmente precisa trocar, porque travou, quais componentes foram afetados, etc. Se tiver que fazer tudo compensa por um AP, se não é só arrumar o que realmente estragou, aproveitar trocar o que estiver meia boca e ser feliz hehehehe.
Por isso mesnonte totalmente seu motor e meça (leve para alguma retifica, sem ser esta medir e te passar as medidas)
Só para Exemplo, meu motor 1600 estava com folga nos anéis, de principio no máx. teria que trocar o kit, abri para verificar e pistão era 0.5 portanto daria para trocar apenas pistão anéis e retificar o cilindro, mas não precisou, apenas mandei brunir as camisas (20,00), jogo de anéis novos cofap (35,00) e as folgas acabaram voltaram ao padrão original.
Troquei uma vareta que estava ruim, mandei fazer retifica completa nos cabeçotes (ficaria 70,00 cada, com troca de sedes, retentores, lavagem quimica, assentamento de vál., etc.) mas tive que trocar um pois esta trincado, mesmo assim ficou 210,00 os 2 cabeçotes retificados e com garantia.
Portanto veja o que realmente precisa ser feito em seu motor.
Abraços, Leo
bom
esse foi um preço base pra trocar tudo pois ainda nao abri o meu motor
mas fui em 12 retificas aki em bh e me passaram esse preço msm com diferença de uma para outra de +- 80 reais no total
nao sei se estou certo mas me corrijam se estiver errado
ja q vou abrir o motor pra retificar nao e melhor eu trocar tudo e colocar novo do q fazere so metade??
tbm pensei em mecher nele pra aumentar um pouco a potencia mas sem gastar muito
sera q vcs tem alguma ideia??
lembrando q meu motor e de kombi 92 de
1600 torc com dupla carburação
vlw
abraço
leobnaval
30/03/2010, 16:38
Depende, pra que trocar todo kit se ele aceita retificas para sobre-medidas, pra que trocar peças boas que estão dentro das medidas aceitas, por outras novas que teram mesma durabilidade e rendimento.
Essa é a questão, não aconselho você a trocar tudo e sim a fazer e trocar tudo que PRECISAR, se estiver mais ou menos troca, agora porque trocar componentes que não sofreram e tem muito a rodar ainda.
Se for pra trocar tudo, pode por uma revisão completa no AP que for comprar tambem, pois concerteza não virá tudo novo (ao menos que você compre um motor 0km numa agência).
Abraços, Leo
o Video era do baja do meu pai que esta sendo reformado (quebrou no meio depois de um salto animado) hehehehe o motor a alcool esta no meu baja agora, ele é um 1600 a alcool com cabeçote taxa e carburação dupla retarbalhada e volante aliviado e n fica atras de motor ap nenhum, o danado gira a 6,800rpm com uma força impressionante para um motor de cilindrada baixa. sobra motor na maioria dos obstaculos.
Achei as notas da retifica de qndo foi feito. Com td novo, retendor no virabriquim, comando da kombi injetada e engrenagem nova revisão nos cabeçotes assentamento de valvulas e td deu 1,650 reais. E como eu disse não troco por ap nenhum pq o ap é pesado, tem que adaptar uma parafernalha de coisas como radiador mangueiras etc flange.. o a ar bem feito por um profissional que conheça esse tipo de motor, cuidar bem da lubrificação do motor e cuidado com as trocas de oleo o motor a ar nunca vai encomodar, andei quase 2 anos com o mesmo motor ainda gasolina a baixo de pau agua e muiiiiitoo barro e abri e a unica coisa que tinha que fazer era uma troca de anéis.
Mas vai de gosto pq os valores se assemelham e os resultados tbm!!!
GAIOLA TORK 31X10,5X15
19/05/2010, 14:37
Bom agora posso dar minha contribuiçao , pois acabei de reformar o motor da minha gaiola , o motor estava nas bacia das almas já .
Vamos lá :
Retifica completa , carcaça (com jaqueta de aço) , retifica virabrequim , cabeçote os 2 completos (base de troca) r$ 390,00
*( um dos donos lá preparava motor para a speed em interlagos, manja pouco de motor a ar ele né) telefone : 2052-4292 ou 2052 - 4297 celso e cesar ." pode falar que foi o douglas da gaiola que indicou que ele já sabe quem é , estao animadao pra montar uma tambem .
Peças comprei tudo na mercadocar aqui em sao paulo tem site na net o tel eu nao tenho . Anel , bronzinas , bomba de oleo , jogo junta , oleo , trIboil (redutor de atrito) , cabo de vela , vela , reparo do carburador , retentor , tudo tudo do motor , gastei uns 350,00 e faz até em 6x no cartao de credito .
Mao de obra levei pra meu amigo andre , da super tork , que pra mim é um dos melhores mecanicos que já vi , domina motores como poucos . Me cobrou 300,00 de m.o. Pra mim foi de graça , vai fechar o motor e por e acertar o motor na gaiola , já vou aproveitar e enfiar o soldante na gaiola , vo mete a mig no diferencial .
Total de 1040,00 motor completo e ajustado nos minimos detalhes , até anel ajustado na mao vai ser feito .
Nao vejo a hora de cair na trilha , pena que vou ter que amaciar o motor para só depois poder botar o triboil (redutor de atrito) e desce o sapato na trilha .