Ver Versão Completa : Barulho estranho no motor
buchmann
25/03/2010, 18:15
Camaradas... help!!!!!
Estou com meu niva em um mecâ faz 3 semanas. :confused:
Mandei abrir o motor para dar uma geral, pois ele tinha fervido. :parede::parede:
Segundo ele foi preciso plainar o cabeçote, só que foi algo muito irrizório (um terço de milimetro, segundo ele). Ele, o mecâ, deu uma regulada nas valvulas.
Feito tudo isso, blz, mas começou a fazer um barrulho estranho na corrente dentada do bixo, tipo cleck cleck :mrgreen:. Mas só ocorre quando o motor está frio, depois que esquenta para.:sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad: :sad::sad::sad::sad:
Alguém já passou por isso ou tem alguma sujestão para este caso??
thgteixeira
25/03/2010, 19:00
Hum!
O Mecânico deu uma olhada no estado das polias e da corrente?
Camaradas... help!!!!!
Mandei abrir o motor para dar uma geral, pois ele tinha fervido. :parede::parede:
Segundo ele foi preciso plainar o cabeçote, só que foi algo muito irrizório (um terço de milimetro, segundo ele). Ele, o mecâ, deu uma regulada nas valvulas.
Feito tudo isso, blz, mas começou a fazer um barrulho estranho na corrente dentada do bixo, tipo cleck cleck :mrgreen:. Mas só ocorre quando o motor está frio, depois que esquenta para.:sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad::sad: :sad::sad::sad::sad:
Se o ruído não for exageradamente forte e sumir em poucos minutos, é normal, é op tempo para o óleo lubrificante esquentar e circular pelo motor. O meu faz o mesmo, parece um motor diesel por um ou dois minutos, depois para. Faz isto há 4 anos, e até agora não explodiu :mrgreen:, portanto, não me preocupo!
SERGIO MOLLO
25/03/2010, 21:45
Camaradas... help!!!!!
O meu esta parado, esperando chegar da russia o GUIA DA CORRENTE, pois gastou, e comecou com um barulhinho, ate mudar para um barulhao, que parecia que estava tudo solto dentro do motor. E' bom verificar.
Abracos
Pelo seu relato, parece a corrente mal ajustada. Já ajustou ?
Ab
buchmann
25/03/2010, 22:19
Camaradas..
Teixeira: Cara, o meca esta mechendo no bixo por 3 semanas, ele falou que as peças estão boas, mas lendo os post, lembrei que ele comentou que o esticador da correia dentada estava no máximo.
Girti: kkkkk, estou rindo até agora sobre o seu caso, "faz isso a 4 anos e o motor ainda não explodiu" kkkk, mas realmente é + ou - isso que vc comentou mesmo, mas como eu não estou andando com o carro, pois esta lah ainda, só posso transmitir o que o meu meca falou. Mas ouvi o barrulho e me pareceu um pouco alto.
Sergio Mollo: camarada, só por curiosidade, vc não achou essa peça aqui? e quanto vc vai pagar por ela?? Quem sabe podemos usar essas informações no futuro :)
Dinola: Como comentei antes, o ajuste da corrente está no máximo, o cara, o meca, tentou ajustar de todas as formas e nada.
Obrigado pela ajuda ai pessoal.. amanhã cedo vou ligar pro meu mecâ e passar essa informações.. valeu ai..
Camaradas..
Teixeira: Cara, o meca esta mechendo no bixo por 3 semanas, ele falou que as peças estão boas, mas lendo os post, lembrei que ele comentou que o esticador da correia dentada estava no máximo.
Girti: kkkkk, estou rindo até agora sobre o seu caso, "faz isso a 4 anos e o motor ainda não explodiu" kkkk, mas realmente é + ou - isso que vc comentou mesmo, mas como eu não estou andando com o carro, pois esta lah ainda, só posso transmitir o que o meu meca falou. Mas ouvi o barrulho e me pareceu um pouco alto.
Sergio Mollo: camarada, só por curiosidade, vc não achou essa peça aqui? e quanto vc vai pagar por ela?? Quem sabe podemos usar essas informações no futuro :)
Dinola: Como comentei antes, o ajuste da corrente está no máximo, o cara, o meca, tentou ajustar de todas as formas e nada.
Obrigado pela ajuda ai pessoal.. amanhã cedo vou ligar pro meu mecâ e passar essa informações.. valeu ai..
Buchmann, o ruído de folga na corrente é muito forte (e tende a aumentar, com o passar do tempo), e não desaparece quando o motor esquenta. O ruído quando o motor está frio deve ser das válvulas, o que é normal no Niva, sendo que muitos Nivas batem válvulas (moderadamente!) mesmo quando à temperatura normal.
Apesar do seu meca dizer que já está no máximo, é prudente retirar o extensor (peça que ajusta a corrente) e verificar se a mola não está emperrada. Além disso é preciso apertar bem o parafuso de ajuste senão um pouquinho que ele solta, apresenta o ruído intermitente descrito. Isto já aconteceu comigo. Não custa tentar. Só para completar, o barulho de válvula é bem diferente do da corrente. Dica : com uma chave de fenda grande vc consegue identificar de onde vem o ruído colocando a ponta nos pontos onde vc desconfia e no cabo vc encosta a orelha. Experimente.
Ab
SERGIO MOLLO
26/03/2010, 01:11
Caro Buchmann;
Por aqui tem, na sarancar custa R$45,00 e na bomer R$49,00, eu paguei U$15,00, mas nao e' pelo preco e sim pela qualidade que optei por comprar da russia.
Nao adianta o esticador ate' ser novo, se o guia da corrente estiver gasto, pois a corrente vai ficar bamba.
Obs... Se tivesse pressa, compraria aqui mesmo o guia.
Abracos
Sergio
Flugêncio
26/03/2010, 07:31
Buchmann, o ruído de folga na corrente é muito forte (e tende a aumentar, com o passar do tempo), e não desaparece quando o motor esquenta. O ruído quando o motor está frio deve ser das válvulas, o que é normal no Niva, sendo que muitos Nivas batem válvulas (moderadamente!) mesmo quando à temperatura normal.
O Meca, pode ter montado a corrente mais folgada do lado da engrenagem bomba/distribuidor, ai pode colocar tudo novo que não vai parar de fazer barulho.
thgteixeira
26/03/2010, 11:38
O Meca, pode ter montado a corrente mais folgada do lado da engrenagem bomba/distribuidor, ai pode colocar tudo novo que não vai parar de fazer barulho.
É exatamente nisso que eu estou apostando!
buchmann
26/03/2010, 22:11
Blz camaradas..
Mandei a pagina para o meu mecanico ler os posts..
Vamos ver no que dah :)
Obrigado ai..
buchmann
05/04/2010, 09:31
Seguinte Camaradas..
O meu Niva ficou pronto na terça, mas somente pude pegar ele na quinta. Mas fui viajar com ele no final de semana, andei uns 300 e poucos km com o bixinho. Num é que ficou jóia. Não esta ficando com a abeça quente, nem fazendo nenhum barrulho estranho, ficou muito bom mesmo.
Obrigado a todos ai pela ajuda, por isso adoro esse fórum :)
Binho F75
21/01/2012, 22:21
Prezados colegas
Estou procurando um Niva para comprar e os 4 que vi com motor original são o seguinte:
1 faz um barulho de válvulas mesmo com o motor quente.
1 barulho de válvulas + rajando
2 barulho de válvula mais um tá, tá, tá, tá ...
Resta saber qual dos 4 está normal.
Tenho 1 opala 4cc, um dia retirei a tampa de válvulas e estava com borra no óleo, então fiz uma limpeza no motor, retirei a bomba de óleo e as engrenagens estavam riscadas, limei e depois lixei as engrenagens, troquei óleo e filtro e o barulho do motor ficou bem melhor.
A explicação que encontrei é que com certeza a lubrificação ficou com fluxo maior diminuindo o barulho.
Se alguém quiser fazer com o Niva me escreva que passo os detalhes.
O que vi nos Nivas é que o pessoal geralmente deixa parado e as vezes não troca o óleo que também tem validade por tempo e não somente por km.
Também tive um Gol GT que fazia um barulho de válvulas e rodei com ele 30mkm e nunca deu problema não explodiu assim como o colega Girti falou.
Espero ter ajudado.
rinalada
09/02/2012, 18:50
Olá Amigos,PRECISO DE UMA LUZ.
O MEU LADA BATEU PEGOU ,MARCHA LENTA ÓTIMA SEM BARULHOS,POREM QUANDO SOBE A ROTAÇÃO ELE COMEÇA A EMBARALHAR E PERDE POTENCIA E MORRE,NÃO TEM COMO ANDAR COM ELE,JÁ TROQUEI VELAS,ME FALARAM QUE PODE SER VÁVULA ´PRESA,SERÁ???,JÁ VERIFIQUEI O DISTRIBUIDOR ,NÃO CONSIGO MATAR A CHARADA,ELE NÃO DA ESTOUROS E NEM SINAIS DE QUE ESTA FORA DE PONTO,ESTOU NO TATUAPÉ,ZONA LESTE,SE TIVEREM UM MECA PRA INDICAR ,AJUDA,
OBRIGADO A TODOS - RINALADA
ANTIGUARINA@GMAIL.COM
Olá Amigos,PRECISO DE UMA LUZ.
O MEU LADA BATEU PEGOU ,MARCHA LENTA ÓTIMA SEM BARULHOS,POREM QUANDO SOBE A ROTAÇÃO ELE COMEÇA A EMBARALHAR E PERDE POTENCIA E MORRE,NÃO TEM COMO ANDAR COM ELE,JÁ TROQUEI VELAS,ME FALARAM QUE PODE SER VÁVULA ´PRESA,SERÁ???,JÁ VERIFIQUEI O DISTRIBUIDOR ,NÃO CONSIGO MATAR A CHARADA,ELE NÃO DA ESTOUROS E NEM SINAIS DE QUE ESTA FORA DE PONTO,ESTOU NO TATUAPÉ,ZONA LESTE,SE TIVEREM UM MECA PRA INDICAR ,AJUDA,
OBRIGADO A TODOS - RINALADA
ANTIGUARINA@GMAIL.COM
Ja testou a pressão de cada pistão para ver como esta camara e os aneis de cada um
rinalada
09/02/2012, 22:04
Ja testou a pressão de cada pistão para ver como esta camara e os aneis de cada um
Não ,isso ainda não fiz,ai começa a complicar ,preciso de um meca honesto e que conheça estes carros,o carro estava ótimo ,troquei o óleo e as velas e filtro de ar ,ia faze a controlar,andei uns 10 Km na dutra e vi que estava queimado óleo o que não fazia,verifiquei que estava com 1/2 litro acima do nivel,depois quando quando liguei para voltar para casa,ele andou uns 100 metros e fez um barulho como se fosse correia patinando e pronto,veio de quincho,o engraçado é que se liga ele frio demora um pouco até dar o problema,
agradeço a sua dica,obrigado
Rinaldo
luiz albano
10/02/2012, 21:03
No meu para resolver o problema foi necessario substituir o kit da corrente de comando,qto a ao desempenho o antigo dono retirou a valvula termostatica,coloquei e ficou redondo.
Desenterrando o tópico...
Comprei um Niva 1.7i 1998 (motor original) a algumas semanas.
Ele estava com esse barulho estranho no motor, que silenciava depois de alguns minutos depois de ligado, pelo que o mecânico viu, realmente parecia ser a corrente com folga, mas resolvemos deixar para abrir o motor apenas depois de verificar a disponibilidade dessas peças. Um dia depois, vindo do trabalho, esse barulho (ou outros?) resolveu não parar mais, ao reduzir pra trocar marcha ou parar, o barulho ficava mais forte; em alta rotação o barulho sumia. Como estava perto de casa, fui assim mesmo. Mas... depois de desligar o carro, não ligou mais, nem chega a "virar" o motor. Vai ter que ir de guincho pra mecânica.
Alguém tem uma dica do que pode ter ocorrido?
Caso precise de alguma peça do kit de distribuição (SARANCAR loja 4x4 peças novas e usadas para o seu off-road Lada Laika Niva Samara (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=2262)), as peças do motor 1.6 servem?
Um dia antes do ocorrido, o mecânico fez uma regulagem na lenta, pois as vezes o Niva estava apagando ao reduzir ou parar. Isso pode ter alguma relação com o novo problema? Não tenho muito conhecimento em mecânica, por isso pergunto. :pensativo: