PDA

Ver Versão Completa : Roda fora de centro



Pagani
19/02/2005, 15:57
AE !!

Hoje enquanto o autoeletrico estava trabalhando em meu jeep, observei que a roda traseira esquerda(lado do motorista)) está uns 3 cm em desalinhamento com a da direita, ou seja comparando com a carroceria ela esta mais a frente 3cm do que comparado a da direita.

Verifiquei a carroceria e aparentemente está alinahda como chassi;
O chassi não apresenta trincas;
Suporte de dos feiches está OK (alinhado e soldado)
O amortecedor do lado esquerdo esta com a bucha inferior bem detonada.

O que poderia causar esta diferença? Pois nunca reparei isso.


T+


Pagani

Ronaldo B.
19/02/2005, 23:46
Pagani,

Isso pode ter várias causas, no jeep do meu cunhado era o chassi que estava desalinhado, mas como era pouca coisa, deu prá compensar na fixação do eixo e ficou bom, pode ser problema no feixe de molas também, fica meio difícil saber com certeza, mas começa pelo mais fácil que é a fixação do eixo no feixe e mede o chassi prá saber se ele não tá torto ou desalinahdo.

[]´s

Hélio
21/02/2005, 08:41
Ae Pessoal! :D

Eu estou fazendo umas revisões no eixo dianteiro do meu CJ5 para resolver o problema do Chimy :evil: e fazendo algumas medições acabai encontrando o problema citado pelo Pagani no eixo trazeiro :evil: . No lado do motorista o eixo trazeiro esta +/- 1 cm para frente.
As fixações parecem estar em boas condições. Então poderia ser um problema no proprio eixo? :?


[]'s meio tortos

elcio
21/02/2005, 14:13
seu chassi pode estar fora de gabarito.
ja verificou os suportes dos feixes no chassi, ou os feixes?
a lata nao eh boa referencia pra medir distancia nenhuma. se a sua lata estiver mal encaixada, ou torta, sobre o chassi, a sua teoria vai por agua abaixo.
sempre tenha o chassi como base para mediçoes.
se o chassi estiver ok, suportes ok, feixes, jumelos, entao sua lata esta torta.
vc tbem pode estar com o grande azar de estar com eixo torto, acho pouco dificil, mas nao impossivel.

[]´s 100% gabaritados.

Hélio
21/02/2005, 17:06
Ae Elcio

Vou dar uma verificada com mais detalhes nas fixações das molas. :wink:

Obrigado,


[]'s meio torto

elcio
21/02/2005, 17:48
Helio:

verifique tbem se o pino mestre do feixe de molas nao esta quebrado e os grampos "U" frouxos.

[]´s

w@ldo
25/02/2005, 10:21
O Elcio, como sempre, mata as charadas... só queria relatar que eu estava com problema de Chimy e após trocar pivos, colocar amortecedor de direção e brigar muito descobrimos que a carcaça do eixo dianteiro estava torta, então verifique com bastante atenção pois é bem difícil de visualizar o problema.... :shock:

elcio
25/02/2005, 10:59
Grande Waldo:

pesquisando e aprendendo. :wink:
se eu puder ajudar eh um prazer.
ja me ferrei muito pois muitas vezes cai nao mao de quem entendia menos que eu.
nao gostaria de ver os amigos na mesma situaçao.


[]´s sempre querendo ajudar.

leopoldo
25/02/2005, 11:37
1-O eixo traseiro tem mania de empenar para frente do lado do motorista, ou seja o tubo + longo, portanto pode ser o eixo sim.

É uma possibilidade.

2-Arqueamento de mola também causa posicionamento levemente diferente. Veja pela posição - inclinação - do jumelo. Quanto + em pé, mais pra frente o eixo deve estar.

Outra possibilidade.

3-O Chassis, como dito, pode estar empenado ou alguém pode ter feito um reparo com solda e ter "comido bola" E deixou um lado + curto. Meça as distâncias da borda do suporte dianterio da mola traseira para o furo no chassis po onde passa o jumelo do feixe dianteiro, aquele tubo que transpassa a longarina.

É também uma outra possibilidade.

4-A carroceria ou algum detalhe está retrabalhado ou torto. A carroceria pode estar meio fora de alinhamento. Só medindo tudo para saber.

Agora, se voce junta 3 a 5 mm para cada uma dessas possibilidades, voce tem mais de 12 a 20 mm de diferença final.