Conectar

Ver Versão Completa : incontingência (sistema de arrefecimento)



andre_belem
25/03/2010, 09:08
Todo o dia eu acordo e rezo para que "nada quebre hoje no sistema de arrefecimento" !

Primeiro vazamento - mangueiras de retorno velhas furaram
Segundo vazamento - mangueira principal de entrada furou (velha)
Terceiro vazamento - Alça de redução na lateral direita do motor quebrou no meio

O sistema de arrefecimento foi limpo com produto, todo revisado, trocadas várias mangueiras e reduções. Poréeemmmmmmm (eu ainda rezo todos os dias).

Estou perdendo água ! Um dos pontos eu já corrigi e era os o-rings do sensor de nível e da tampa. Agora apareceu um ponto de vazamento sob pressão lá atrás do motor. Já olhei a bomba por completo mas não consegui detectar ONDE está saindo água.

As minhas perguntas para os foristas:
- Posso eliminar o circuito de água do radiador de óleo ?? Eu acho que ele não serve para nada ! Ou seja, seria um ponto a menos para vazar.
- na bomba de água existem duas cebolinhas: uma com um fio e outra com dois. Já vi que a de um fio vai para o sensor do painel mas a outra não faço idéia. A cebolinha que controla os ventiladores fica no radiador. Alguma idéia ?
- meu segundo ventilador não está acionando e ainda não descobri porque. Provavelmente fiação. Será que é por isso que o sistema não está refrigerando corretamente ? eu ando com o jpx na cidade..por isso a demanda por valor.


Abraços

sajo
25/03/2010, 09:31
Eliminei a circulação da água do radiador de óleo no meu XUD. Vc elimina duas mangueiras com isso. Quanto a ventuinha, no meu Jota, só uma é insuficiente para resfriar adequadamente o motor. Com uma ventuinha apenas a temepratura sobe mais que o normal e demora a baixar.

Sandro/DF

Augusto Braga
25/03/2010, 12:55
André,

Ali atras é a valvula termostática, a bomba fica na frente do motor,tocada pela correia dentada.

Precisa das duas ventoinhas, uma entra um pouco depois.

Abrs

andre_belem
25/03/2010, 13:41
oi Augusto...ops ! falha minha. Isso mesmo - válvula termostática.
Descobri agora de manhã que o vazamento era no retorno do reservatório. No "T" que fica logo acima da válvula.
Ainda quero descobrir o que são os dois sensores.

Vou ver como eliminar o radiador de óleo.

Att
André