Conectar

Ver Versão Completa : Tcase TOY BAND - Vazamento intenso de óleo!

Lucas Nassif
25/03/2010, 00:21
Boa noite pessoal!

Seguinte:
A tcase da Band daqui de casa, a uns tempos atrás, começou a vazar MUITO óleo quando desliga o motor, principalmente depois de ter rodado muito com o carro.

O óleo vaza na saída da tcase pro cardã traseiro, e pinga daquele tamborzinho do freio de estacionamento. Pois bem, achando que era o retentor que vai ali na saída da tcase, comprei um retentor novo ontem, marca SABÓ.

Cheguei em casa, retiramos o cardã traseiro da Band, sistema de freio de estacionamento e o flange onde vai a cruzeta. Aí já deu pra ver o retentor.

Mas o vazamento não tava nele. O óleo tava vindo pelas estrias do eixo que sai da tcase. O retentor em si estava em muito bom estado, e seco. Portanto não foi trocado. Não precisou.

E agora? Como o óleo tá vindo pelas estrias do eixo da tcase, qual é a causa desse vazamento? Será que a tcase terá que ser aberta?

Estou sem câmera digital no momento, por isso não tenho fotos mostrando exatamente de onde tá vindo esse vazamento.

Agradeço a quem puder ajudar.

Grd. abraço,
Lucas Nassif.

Lucas Nassif
25/03/2010, 11:06
Ninguém? :pensativo:

Elmer_Jeep
25/03/2010, 12:06
Boa noite pessoal!

Seguinte:
A tcase da Band daqui de casa, a uns tempos atrás, começou a vazar MUITO óleo quando desliga o motor, principalmente depois de ter rodado muito com o carro.

O óleo vaza na saída da tcase pro cardã traseiro, e pinga daquele tamborzinho do freio de estacionamento.

Mas o vazamento não tava nele. O óleo tava vindo pelas estrias do eixo que sai da tcase. O retentor em si estava em muito bom estado, e seco. Portanto não foi trocado. Não precisou.

E agora? Como o óleo tá vindo pelas estrias do eixo da tcase, qual é a causa desse vazamento? Será que a tcase terá que ser aberta?

Agradeço a quem puder ajudar.

Grd. abraço,
Lucas Nassif.

Seguinte, primeiro tenho que te perguntar uma coisa, chegou a ver o nível do óleo na tcase ? Veja se está acima, caso positivo verifique o oleo do cambio, se estiver abaixo então o problema está no retentor interno, é um retentor duplo que separa o oleo do cambio e da tcase, quando esse retentor estraga o oleo do cambio desce e enche a tcase dai mesmo com o retentor da saida estando bom o excesso de oleo faz com que vaze pela estria do eixo.

Pra trocar esse retentor tem que remover a tcase, não sei se vc tem como fazer esse trampo ai pois requer algumas ferramentas e conhecimento técnico.

Geralmente quando montamos aqui usamos junta líquida (cola 1004) na estria do eixo pra evitar esse possível vazamento.

[]'s

Lucas Nassif
25/03/2010, 12:21
Seguinte, primeiro tenho que te perguntar uma coisa, chegou a ver o nível do óleo na tcase ? Veja se está acima, caso positivo verifique o oleo do cambio, se estiver abaixo então o problema está no retentor interno, é um retentor duplo que separa o oleo do cambio e da tcase, quando esse retentor estraga o oleo do cambio desce e enche a tcase dai mesmo com o retentor da saida estando bom o excesso de oleo faz com que vaze pela estria do eixo.

Pra trocar esse retentor tem que remover a tcase, não sei se vc tem como fazer esse trampo ai pois requer algumas ferramentas e conhecimento técnico.

Geralmente quando montamos aqui usamos junta líquida (cola 1004) na estria do eixo pra evitar esse possível vazamento.

[]'s

Elmer,

Antes de desmontar a parte de trás da Tcase para chegar no retentor, esgotei o óleo dela usando um pote 2L de sorvete, e este ficou completamente cheio. Como não sei qual o volume de óleo normal na Tcase, fiquei na dúvida se ela estava com óleo acima ou abaixo do normal.

O que eu posso afirmar é que depois de ter rodado direto todos os dias, durante umas 2 a 3 semanas com o maldito vazamento, ainda tinham cerca de 2L de óleo na tcase. Portanto, acredito que essa hipótese do retentor duplo (câmbio X tcase) estar danificado, é válida.
Vou conferir o nível do óleo do câmbio. Foi completado na última troca de óleo do motor, então não pode estar baixo agora.

O carro está rodando (com vazamento, mas tá). Qual o próximo procedimento a ser tomado? O carro pode continuar rodando (sem risco de fundir o câmbio) ou é melhor pará-lo e tirar a Tcase de uma vez?

:concordo:

Abração,
Lucas Nassif.

Elmer_Jeep
25/03/2010, 15:41
O carro está rodando (com vazamento, mas tá). Qual o próximo procedimento a ser tomado? O carro pode continuar rodando (sem risco de fundir o câmbio) ou é melhor pará-lo e tirar a Tcase de uma vez?

Abração,
Lucas Nassif.

Veja o nivel do cambio, pra ter certeza, se tiver baixo é o retentor interno danificado mesmo.

Pode até continuar rodando mas tem que ficar sempre atento ao nivel do óleo e sempre que completar a tcase vai transbordar e dar continuidade ao vazamento. O correto é retirar a tcase pra substituí-lo. Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender :parede:

[]'s

feitosac
25/03/2010, 23:08
Elmer a minha ta começando a vazar neste eixo estriado, mas é bem pouco.
Voce pode me dar alguma dica no topico que abri sobre embreagem com cheiro de queimado ???
Desde ja agradeço.
Carlos Feitosa.

Lucas Nassif
26/03/2010, 00:07
Veja o nivel do cambio, pra ter certeza, se tiver baixo é o retentor interno danificado mesmo.

Pode até continuar rodando mas tem que ficar sempre atento ao nivel do óleo e sempre que completar a tcase vai transbordar e dar continuidade ao vazamento. O correto é retirar a tcase pra substituí-lo. Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender :parede:

[]'s

Elmer,
hoje a tarde refiz o trampo de ontem.
O tamborzinho do freio de mão estava quebrado nas estrias, portanto foi trocado. E chutei o balde e troquei o retentor também.

Conferí o nível de óleo do câmbio e me pareceu um pouco baixo só..nada preocupante. Mas vou completá-lo e observar se vai abaixar novamente. E quanto à tcase, continua com seus 2L de óleo.

Depois que remontei tudo, fui na rua andar com a Band afim de testar uns UPs (amortecedor de direção, etc), e como cheguei em casa em cima da hora pra sair pra faculdade, não deu pra ver direito se tinha vazado muito óleo, mas tenho a impressão que se não parou o vazamento, diminuiu bastante. É só uma impressão.

Amanhã olho lá no quintal se tem muita marca de óleo.

EVALDO KAISER
21/06/2010, 22:13
carlos se nao for retentores da uma olhada no pino da carreta de reduçao , pois este pino tem dois aneis de borracha que fazem a vedaçao . Os aneis podem estar desgastados ou sem açao pelo tempo de uso e causam grande vazamento , poças no meu caso, relatei o que aconteceu comigo ...boa sorte.....

jipeirodesdepequeno
13/04/2014, 16:14
Estou com um problema semelhante, mesmo apos colocar um retentor e tamborzinho do freio de mão novos continua vazamento... a suspeita é que seja na estria do eixo com o tambor...
Elmer vc disse que tem um retentor que não deixa passar oleo do cambio para reduzida, mas e sobre aquele furo que o pessoal faz pra uma caixa "salvar" a outra? não deveria vazar nesses casos tambem?

[]'s

Elmer_Jeep
14/04/2014, 17:44
Elmer vc disse que tem um retentor que não deixa passar oleo do cambio para reduzida, mas e sobre aquele furo que o pessoal faz pra uma caixa "salvar" a outra? não deveria vazar nesses casos tambem?

[]'s
Sim, existe um retentor com duas pistas que impede a passagem de óleo do cambio pra redução.
Esse furo eu desconheço, se fizer algum furo ali vai vazar tudo pois o nível do óleo do cambio fica numa parte mais alta que a tcase daí o óleo transborda na tcase.

[]'s

edwint
14/04/2014, 18:53
o problema é que se a luva ou o eixo estiverem gastos, a folga entre eles (movimento horario ant-horario) fará que faze oleo de qualquer forma, dificilmente vc conseguira veda-los, o geito é fazer uma gambiarra e ir sempre passando algum vedante tipo silicone ou veda calha.

Zeca - PVH
20/04/2014, 01:49
Por Elmer Jeep: "Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender"

Elmer,
Minha Band está com vazamento na tcase e creio que seja em razão desse retentor duplo citado estar danificado. Por isso, gostaria de saber: QUAL É ESSE MACETE PARA INSTALAR A TCASE NO CAMBIO SEM DANIFICAR ESSE RETENTOR?
Um abraço.

Elmer_Jeep
20/04/2014, 13:53
Elmer,
Minha Band está com vazamento na tcase e creio que seja em razão desse retentor duplo citado estar danificado. Por isso, gostaria de saber: QUAL É ESSE MACETE PARA INSTALAR A TCASE NO CAMBIO SEM DANIFICAR ESSE RETENTOR?
Um abraço.

Tem que conseguir um parafuso dos longos(que une a tcase no cambio), serrar a cabeça e usar ele como guia pra centralizar a tcase porque geralmente quando o cara vai instalar a tcase ela encaixa desalinhada e como o retentor é a parte mais frágil pode ser danificado nessa hora, daí usando esse parafuso vc encaixa a tcase primeiro no corpo do parafuso e desliza ela tranquilamente até o local da junção com o cambio, depois é só montar os demais parafusos e trocar esse sem cabeça pelo parafuso longo original e finalizar o aperto.

[]'s

ALVARO ANGELO
21/04/2014, 07:36
Tem que conseguir um parafuso dos longos(que une a tcase no cambio), serrar a cabeça e usar ele como guia pra centralizar a tcase porque geralmente quando o cara vai instalar a tcase ela encaixa desalinhada e como o retentor é a parte mais frágil pode ser danificado nessa hora, daí usando esse parafuso vc encaixa a tcase primeiro no corpo do parafuso e desliza ela tranquilamente até o local da junção com o cambio, depois é só montar os demais parafusos e trocar esse sem cabeça pelo parafuso longo original e finalizar o aperto.

[]'s

Conhecimento é poder.
Compartilhar é nobreza.

Alvaro Angelo

Fband
22/04/2014, 10:10

[]'s

Elmer,

Obrigado pela dica !! :concordo:
Agora pra retirar a TC do câmbio, precisa de algum extrator, ou é só puxar ?

Abraço !

Elmer_Jeep
22/04/2014, 10:30
Elmer,

Obrigado pela dica !! :concordo:
Agora pra retirar a TC do câmbio, precisa de algum extrator, ou é só puxar ?

Abraço !

Soltar os parafusos e puxar, se o cambio estiver no carro cuidado pra ela não cair em cima de vc.

[]'s

Fband
22/04/2014, 10:37
Soltar os parafusos e puxar, se o cambio estiver no carro cuidado pra ela não cair em cima de vc.

[]'s

Valeu Elmer !!

Em breve a TC vai pra bancada !

Abraço !

Sergioporto
22/04/2014, 11:07
Valeu Elmer !!

Em breve a TC vai pra bancada !

Abraço !
Fband ,um lembrete para quem nunca retirou a CT .Retirando a tampa lateral ,onde geralmente vai colocada a PTO tem um parafuso e tambem uma porca que fixam a CT à carcaça do cambio e mais tres parafusos externos.
Como diz o Elmer ,cuidado que a CT é pesada ,pode machucar.
boa sorte na empreitada e já coloca respiro na CT.
Abs

Elmer_Jeep
22/04/2014, 11:14
Abs

Bem lembrado a idéia do respiro.
Onde vc instalou?
Geralmente eu instalo no nipple na tampa superior próximo do acionamento do 4x4L.

[]'s

Sergioporto
22/04/2014, 12:23
Estou com cambio ainda fora do lugar.Agora à tarde tiro foto e posto aqui.Quando comprei o cambio ,o cara falou que tinha o respiro.Tinha sim mas estava antes do retentor duplo ,naquele flange que fecha local da 5ª marcha.nao tava resolvendo nada ,sempre vazando óleo pelo retentor do tamborzinho ou estria do eixo ,agora talvez pare!!

Elmer_Jeep
22/04/2014, 12:37
Estou com cambio ainda fora do lugar.Agora à tarde tiro foto e posto aqui.Quando comprei o cambio ,o cara falou que tinha o respiro.Tinha sim mas estava antes do retentor duplo ,naquele flange que fecha local da 5ª marcha.nao tava resolvendo nada ,sempre vazando óleo pelo retentor do tamborzinho ou estria do eixo ,agora talvez pare!!

Esse respiro nessa parte é original, mas só alivia a pressão do cambio mesmo.

[]'s

Fband
22/04/2014, 13:07
Fband ,um lembrete para quem nunca retirou a CT .Retirando a tampa lateral ,onde geralmente vai colocada a PTO tem um parafuso e tambem uma porca que fixam a CT à carcaça do cambio e mais tres parafusos externos.
Como diz o Elmer ,cuidado que a CT é pesada ,pode machucar.
Abs

Sérgio,

Podeixá ! Já está nos planos colocar respiro na CT e no câmbio !

Abração !

Sergioporto
22/04/2014, 15:30
Ai estao as fotos do respiro da CT e da caixa principal com cotovelo gasto de tanto raspar no tampao mas já fiz uma saliencia nele para evitar isso.