Florestal
24/03/2010, 21:51
Prezados,
Gostaria de compartilhar minha experiência com um problema mecânico na minha L-200 e sua correção, e algumas lições sobre o trabalho com concessionárias.
Segunda à noite, chego do trabalho, escuto o barulho de água escorrendo debaixo do carro. Olho, coloco a mão, e infelizmente a água é quente: pré-diagnóstico, mas que mer*** deve ser uma mangueira. Como estava a noite, até tentei ver qual mas nao consegui.
Comprei minha caminhonete numa autorizada em São Paulo e ela veio com um programa de garantia de 15 meses da Mitsubishi, o MITSIM, que dá garantia para vários itens do motor, cambio, tração, etc. normalmente peças mais caras.
Liguei para o serviço de assistencia da MITSIM umas 22:00 hs - Aliás um parenteses rápido - fui super bem atendido, realmente bem melhor do que eu esperava - e agendei um guincho para o dia seguinte pela manhã, por volta das 7:00.
Devido ao kinder transito de Brasilia (cada dia uma surpresa), o guincho chegou por volta das 8:20 e às 9 am a viatura estava numa concessionária (TOKYO) para diagnóstico. Resolvi levar na concessionária porque como há uma garantia envolvida, poderia ser q alguma peça coberta pelo MITSIM estivesse estourado (bomba d'agua, valvula termostatica, etc) ai matava dois coelhos com uma caixa d'agua só). Na entrega, avisei que tinha quase certeza q era mangueira, pelos sintomas, etc.
O vendedor (que não era mecanico) olha pra mim com a maior naturalidade e diz: bom sr. Estevão, nós vamos então cobrar R$ 380,00 pelo orçamento e depois ligamos para o senhor para passar o valor do conserto.
Confesso q fiquei uns 10 segundos tentando entender a informaçao que ele tinha me passado. Será que esse valor é caso eles passem o orçamento e eu não aceite? Perguntei tentando achar alguma explicação medianamente plausível para o assalto. Ou será que tenho cara de trouxa, burro e idiota? O vendedor, nao mecanico, me informou que o orcamento era cobrado porque o carro nao estava mais na garantia.
Então informei que o carro possuia garantia, chamada MITSIM, da fábrica. A resposta: "eu desconheço essa garantia". Ja provavelmente vermelho de raiva e querendo soltar um missil patriot no vendedor (nao mecanico), peguei o livrete de bordo e comecei a ler as clausulas do MITSIM. A Mitsubishi motors do Brasil cobre atraves desse contrato veiculos SEMINOVOS adquiridos em concessionarias, etc.
Acho que ja estava gritando pq o supervisor dele veio e disse: "Dr. Estevão, nós vamos fazer o orcamento sem custo e se tiver alguma peça coberta pelo MITSIM nós vamos trocar e cobrar a fábrica, caso contrario vamos ligar para o senhor, para passar orçamento e autorizar ou não o reparo. O senhor nos desculpe, mas não oferecemos esse produto (MITSIM) em nossa empresa. Se não oferecem que se danem os clientes das outras empresas, já que não treinam os vendedores (não-mecanicos) q eventualmente pode aparecer algum cliente cujo carro tem essa cobertura?
Fui embora às 9:40 com promessa de ao menos o orçamento fosse passado no dia. 7 horas da noite e nada...o vendedor me liga e diz q orçamento só no outro dia.
As 10 am de hoje ele liga com o veredito: surpresa: mangueira d'agua, R$15 a mangueira e apenas R$ 300 a mão de obra. Pelo telefone, achei q era falta de educacao mandar o cara ir pra pqp e continuei ouvindo: "mas preciso ver se tenho a mangueira, se não tiver, tenho que pedir à fabrica e talvez no sábado chegue". Ou seja de hoje até segunda nada de viatura. Solicitei então que confirmasse quando poderia me entregar a viatura e qual valor total do serviço, já indicando que aquele valor eu nao ia pagar. Uma hora depois, me retorna dizendo: "Sr. Estevão, nós conseguimos a mangueira para sexta, podemos entregar o carro do Sr. no sábado e o valor nós baixamos para R$ 285.
Mandei cancelar o serviço, peguei o guincho levei na MITSAN, oficina especializada em MITs em Brasilia (indicacao do Pequeno Jr. acho). A viatura chegou às 16:30 e às 17:30 estava pronta, consertada, arrumada, filé, por R$ 100 total (razoavel pelo trabalho de chegar até a mangueira, atrás do turbo). Ainda dei carona para um mecanico que me disse o seguinte: "trabalhei em várias concessionárias MIT. Concessionária é ilusão".
Ainda notei que o diferencial traseiro estava melejando, o que não estava antes de ir para essa concessionária. Parafuso frouxo, rapidamente consertado.
INfelizmente tenho q concordar com o Mecânico, concessionária q deveria ser um exemplo de baixo custo, honestidade, profissionalismo e atendimento ao cliente, é exatamente o oposto: caro, desonesto (cobrando mão de obra excessiva), nada profissional (lento e ineficiente - 4 dias para entregar um carro q arrumou em 1 hora), e um atendimento ao cliente simplesmente lamentável, despreparado (não sabia nem o q era MITSIM, um programa da própria marca q representa).
E vamos combinar R$ 380 por um orçamento, só os ladrões de Brasilia mesmo pra pagar...
Resumo da ópera, quem tiver viatura em Brasília, sugiro não ir nem tomar cafezinho nas duas concessionárias (NARA e TOKYO, do mesmo dono), pois corre o risco de pagar uns R$50 pelo café e R$50 pelo estacionamento.
Abraços
Florestal
Gostaria de compartilhar minha experiência com um problema mecânico na minha L-200 e sua correção, e algumas lições sobre o trabalho com concessionárias.
Segunda à noite, chego do trabalho, escuto o barulho de água escorrendo debaixo do carro. Olho, coloco a mão, e infelizmente a água é quente: pré-diagnóstico, mas que mer*** deve ser uma mangueira. Como estava a noite, até tentei ver qual mas nao consegui.
Comprei minha caminhonete numa autorizada em São Paulo e ela veio com um programa de garantia de 15 meses da Mitsubishi, o MITSIM, que dá garantia para vários itens do motor, cambio, tração, etc. normalmente peças mais caras.
Liguei para o serviço de assistencia da MITSIM umas 22:00 hs - Aliás um parenteses rápido - fui super bem atendido, realmente bem melhor do que eu esperava - e agendei um guincho para o dia seguinte pela manhã, por volta das 7:00.
Devido ao kinder transito de Brasilia (cada dia uma surpresa), o guincho chegou por volta das 8:20 e às 9 am a viatura estava numa concessionária (TOKYO) para diagnóstico. Resolvi levar na concessionária porque como há uma garantia envolvida, poderia ser q alguma peça coberta pelo MITSIM estivesse estourado (bomba d'agua, valvula termostatica, etc) ai matava dois coelhos com uma caixa d'agua só). Na entrega, avisei que tinha quase certeza q era mangueira, pelos sintomas, etc.
O vendedor (que não era mecanico) olha pra mim com a maior naturalidade e diz: bom sr. Estevão, nós vamos então cobrar R$ 380,00 pelo orçamento e depois ligamos para o senhor para passar o valor do conserto.
Confesso q fiquei uns 10 segundos tentando entender a informaçao que ele tinha me passado. Será que esse valor é caso eles passem o orçamento e eu não aceite? Perguntei tentando achar alguma explicação medianamente plausível para o assalto. Ou será que tenho cara de trouxa, burro e idiota? O vendedor, nao mecanico, me informou que o orcamento era cobrado porque o carro nao estava mais na garantia.
Então informei que o carro possuia garantia, chamada MITSIM, da fábrica. A resposta: "eu desconheço essa garantia". Ja provavelmente vermelho de raiva e querendo soltar um missil patriot no vendedor (nao mecanico), peguei o livrete de bordo e comecei a ler as clausulas do MITSIM. A Mitsubishi motors do Brasil cobre atraves desse contrato veiculos SEMINOVOS adquiridos em concessionarias, etc.
Acho que ja estava gritando pq o supervisor dele veio e disse: "Dr. Estevão, nós vamos fazer o orcamento sem custo e se tiver alguma peça coberta pelo MITSIM nós vamos trocar e cobrar a fábrica, caso contrario vamos ligar para o senhor, para passar orçamento e autorizar ou não o reparo. O senhor nos desculpe, mas não oferecemos esse produto (MITSIM) em nossa empresa. Se não oferecem que se danem os clientes das outras empresas, já que não treinam os vendedores (não-mecanicos) q eventualmente pode aparecer algum cliente cujo carro tem essa cobertura?
Fui embora às 9:40 com promessa de ao menos o orçamento fosse passado no dia. 7 horas da noite e nada...o vendedor me liga e diz q orçamento só no outro dia.
As 10 am de hoje ele liga com o veredito: surpresa: mangueira d'agua, R$15 a mangueira e apenas R$ 300 a mão de obra. Pelo telefone, achei q era falta de educacao mandar o cara ir pra pqp e continuei ouvindo: "mas preciso ver se tenho a mangueira, se não tiver, tenho que pedir à fabrica e talvez no sábado chegue". Ou seja de hoje até segunda nada de viatura. Solicitei então que confirmasse quando poderia me entregar a viatura e qual valor total do serviço, já indicando que aquele valor eu nao ia pagar. Uma hora depois, me retorna dizendo: "Sr. Estevão, nós conseguimos a mangueira para sexta, podemos entregar o carro do Sr. no sábado e o valor nós baixamos para R$ 285.
Mandei cancelar o serviço, peguei o guincho levei na MITSAN, oficina especializada em MITs em Brasilia (indicacao do Pequeno Jr. acho). A viatura chegou às 16:30 e às 17:30 estava pronta, consertada, arrumada, filé, por R$ 100 total (razoavel pelo trabalho de chegar até a mangueira, atrás do turbo). Ainda dei carona para um mecanico que me disse o seguinte: "trabalhei em várias concessionárias MIT. Concessionária é ilusão".
Ainda notei que o diferencial traseiro estava melejando, o que não estava antes de ir para essa concessionária. Parafuso frouxo, rapidamente consertado.
INfelizmente tenho q concordar com o Mecânico, concessionária q deveria ser um exemplo de baixo custo, honestidade, profissionalismo e atendimento ao cliente, é exatamente o oposto: caro, desonesto (cobrando mão de obra excessiva), nada profissional (lento e ineficiente - 4 dias para entregar um carro q arrumou em 1 hora), e um atendimento ao cliente simplesmente lamentável, despreparado (não sabia nem o q era MITSIM, um programa da própria marca q representa).
E vamos combinar R$ 380 por um orçamento, só os ladrões de Brasilia mesmo pra pagar...
Resumo da ópera, quem tiver viatura em Brasília, sugiro não ir nem tomar cafezinho nas duas concessionárias (NARA e TOKYO, do mesmo dono), pois corre o risco de pagar uns R$50 pelo café e R$50 pelo estacionamento.
Abraços
Florestal