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Ver Versão Completa : Vazamento de óleo no Filtro Secundário.



hopfer
24/03/2010, 13:40
Olá pessoal.

Estou com um vazamento de óleo no filtro secundário. Inicialmente era para ser na transmissão pois levei na revenda, diagnosticaram que seria o retentor do volante da transmissão. Fiz o serviço e depois de dois dias voltou a pingar óleo. Levei de volta e me disseram que se trata de um vazamento no filtro secundário. Fui lá visualmente verificar e realmente é lá...(estamos falando do mesmo vazamento). Enfim, com a revenda da Kia eu me viro na justiça mas gostaria de saber o que pode ser pra não ser mais enganado pelas assistências.

Pode ser aperto do filtro, mas ele está muito bem apertado. Como está com 6000km acho que vou fazer uma troca de óleo para descartar o filtro. Fora isso o que mais pode ser? Li em documentos técnicos que normalmente esses vazamentos são o entupimento de um tal de suspiro de óleo do motor, pois aumenta a pressão interna e o óleo tenta escapar por outro lugar (filtros,varetas,etc..)
Como acho esse Suspiro? alguem poderia postar uma foto?
O que mais poderia ser?

A Sportage é um 1997 Diesel 2.2 aspirado. tenho ela a 12 anos.

Tks pela ajuda.

Júlio C. A. Santos
24/03/2010, 14:05
Olá hopfer,

Na tampa do cabeçote (tampa de plástico), só existe uma mangueirinha que sai da tampa e vai até o coletor de admissão, tire ela fora e verifique se ela tá entupida(acho difícil isso acontecer). No lugar dessa mangueira eu instalei uma válvula anti-chama. Na minha Sportage também vaza óleo debaixo da caixa de marcha, mas não chega a pingar. Só um detalhe: O motor da minha Sportage é igual ao seu, qual óleo você usa? 15w 40?... 15w 50?... 20w 50?... Qual?

Abraço :concordo:


Julio

Sportage 96 2.2 diesel aspirada

Lucena04
24/03/2010, 15:18
Olá hopfer,

Na tampa do cabeçote (tampa de plástico), só existe uma mangueirinha que sai da tampa e vai até o coletor de admissão, tire ela fora e verifique se ela tá entupida(acho difícil isso acontecer). No lugar dessa mangueira eu instalei uma válvula anti-chama. Na minha Sportage também vaza óleo debaixo da caixa de marcha, mas não chega a pingar. Só um detalhe: O motor da minha Sportage é igual ao seu, qual óleo você usa? 15w 40?... 15w 50?... 20w 50?... Qual?

Abraço :concordo:


Julio

Sportage 96 2.2 diesel aspirada

Esses dias fui tirar umas fotos do meu peito de aço para o Eduardo e reparei que uma parte estava meio melecada de óleo, parecia a caixa de marcha e tomei um susto, mas não tive tempo ainda de levar para o mecânico dar uma olhada no que está acontecendo.
Mas não chega a pingar, como vc disse.
Nessa última troca mudei de óleo (para motor) de 15w50 para 10w40 (semi-sintético).
:concordo:

Júlio C. A. Santos
24/03/2010, 16:08
Lucena,

Não sei se é do mesmo vazamento que a gente ta falando mas veja como está na minha Sportage. O MAAT me aconselhou identificar o óleo pelo cheiro. O óleo da caixa geralmente tem cheiro forte(já descobri vazamento de óleo da caixa até de dentro do carro pelo cheiro), mas no meu caso acho que é óleo de motor mesmo. Deve ta vazando pelo retentor daquele eixo que vai da caixa até o motor, esqueci o nome.

Robinho da Jaguatirica
24/03/2010, 16:14
Olá pessoal.

Estou com um vazamento de óleo no filtro secundário. Inicialmente era para ser na transmissão pois levei na revenda, diagnosticaram que seria o retentor do volante da transmissão. Fiz o serviço e depois de dois dias voltou a pingar óleo. Levei de volta e me disseram que se trata de um vazamento no filtro secundário. Fui lá visualmente verificar e realmente é lá...(estamos falando do mesmo vazamento). Enfim, com a revenda da Kia eu me viro na justiça mas gostaria de saber o que pode ser pra não ser mais enganado pelas assistências.

Pode ser aperto do filtro, mas ele está muito bem apertado. Como está com 6000km acho que vou fazer uma troca de óleo para descartar o filtro. Fora isso o que mais pode ser? Li em documentos técnicos que normalmente esses vazamentos são o entupimento de um tal de suspiro de óleo do motor, pois aumenta a pressão interna e o óleo tenta escapar por outro lugar (filtros,varetas,etc..)
Como acho esse Suspiro? alguem poderia postar uma foto?
O que mais poderia ser?

A Sportage é um 1997 Diesel 2.2 aspirado. tenho ela a 12 anos.

Tks pela ajuda.
Caro hopfer,

Dê uma lida no tópico Sportage motor e transmissão http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383 que vc provavelmente terá sua dúvida sanada, é um excelente tópico, como todos os antigos, poste lá a sua dúvida que um monte de amigos (por sinal excelentes amigos) darão seus pitacos e te ajudarão, se você gostar do tópico que lhe indiquei, e perceber que o seu tópico aberto na sua primeira mensagem pode não ser tão útil, dificultando futuras pesquisas, envie uma mensagen para o moderador pedindo a exclusão, ajuda a manter este magnífico forum organizado.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

hopfer
25/03/2010, 22:22
Olá hopfer,

Na tampa do cabeçote (tampa de plástico), só existe uma mangueirinha que sai da tampa e vai até o coletor de admissão, tire ela fora e verifique se ela tá entupida(acho difícil isso acontecer). No lugar dessa mangueira eu instalei uma válvula anti-chama. Na minha Sportage também vaza óleo debaixo da caixa de marcha, mas não chega a pingar. Só um detalhe: O motor da minha Sportage é igual ao seu, qual óleo você usa? 15w 40?... 15w 50?... 20w 50?... Qual?

Abraço :concordo:


Julio

Sportage 96 2.2 diesel aspirada

Olá Julio.. estou usando 15w 40 da Ipiranga.

hopfer
25/03/2010, 22:23
Caro hopfer,

Dê uma lida no tópico Sportage motor e transmissão http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383 que vc provavelmente terá sua dúvida sanada, é um excelente tópico, como todos os antigos, poste lá a sua dúvida que um monte de amigos (por sinal excelentes amigos) darão seus pitacos e te ajudarão, se você gostar do tópico que lhe indiquei, e perceber que o seu tópico aberto na sua primeira mensagem pode não ser tão útil, dificultando futuras pesquisas, envie uma mensagen para o moderador pedindo a exclusão, ajuda a manter este magnífico forum organizado.

Boa lama!


Robinho da Jaguatirica

Obrigado Robinho.... já dei uma olhada nesse tópico mas não solucionou minha dúvida. Mas vou postar lá sim. Tks....

hopfer
25/03/2010, 22:35
Lucena,

Não sei se é do mesmo vazamento que a gente ta falando mas veja como está na minha Sportage. O MAAT me aconselhou identificar o óleo pelo cheiro. O óleo da caixa geralmente tem cheiro forte(já descobri vazamento de óleo da caixa até de dentro do carro pelo cheiro), mas no meu caso acho que é óleo de motor mesmo. Deve ta vazando pelo retentor daquele eixo que vai da caixa até o motor, esqueci o nome.

Não, não é..... é na área ao redor do filtro secundário. O que me intrigou foi justamente o fato de ser apenas ali. No primário não tem nada.

Lucena04
27/03/2010, 01:21
Júlio, aí está a foto da mancha.
:concordo:

MAAT
27/03/2010, 09:37
oi hopfer el filtro que tu fala es el que esta debaixo do arranque,si es ese no ten nada ver com la pressao interna do motor ai trabalha pressao da bomba de oleo e nunca la pressao interna supera la pressao da bomba de oleo,aguna ves ja acontecio que el retorno do filtro se feche por graxa del oleo (colesterol),eso es do filtro secundario que es debaixo do arranque,si es el filtro primario que esta debaixo del coletor de escape es defeto del filtro si el filtro es de la marca TEX FIL,OK UN ABRAÇO

hopfer
29/03/2010, 16:46
Gracias, es este filtro sim.

hopfer
31/03/2010, 11:55
O filtro era o IMPECA.
Realmente era o filtro. Esse filtro foi colocado pela Concessionário na ultima revisão quie fiz... um lixo.. fiquem de olho.

j andré
06/10/2018, 15:44
Olá.
Estou com esse mesmo problema. Estava pingando óleo no filtro secundário. Troquei o filtro e percebi que estava com folga no encaixe da borracha com o filtro. A parte ruim é que começou a pingar novamente, o filtro novo está com menos de 1000km. Será defeito de fabricação do filtro ou algum intupimento? A marca do filtro é tecfil.

Tranquilo
08/10/2018, 09:41
Opa, André!
Tenho uma TDI 2001 a 02 anos e meio e já aconteceu pelo menos três vezes vazamento na vedação do filtro lubrificante. Duas vezes foi porque os filtros afrouxaram e na terceira não consegui identificar o que houve. Acabei mudando de lugar para fazer as trocas de óleo e filtro(sempre acompanhando de perto) e fico de olho se tem marca de óleo na garagem. Na vez que vazou sem motivo aparente eu já havia rodado +/- 5000km, daí optei por fazer a troca. Uso filtros tecfil e óleo lubrax top/extra turbo 15w40 com trocas a cada 5000km. Ultimamente uma troca a cada 03 meses rodando em asfalto.