PDA

Ver Versão Completa : VW TIGUAN ...tentação!



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11]

engluiz
12/09/2015, 11:41
Olá a aos membros do fórum estou negociando uma Tiguan ano 2011 usada, minha questão aos colegas é vale apena pagar uns 10 mil a mais em uma já modelo 2012, pelo que pesquisei na net a diferença é estética e o park assist 2.0, o qual ao meu ver não vale a pena, o que acham?

Miranda_MG
12/09/2015, 14:35
Olá a aos membros do fórum estou negociando uma Tiguan ano 2011 usada, minha questão aos colegas é vale apena pagar uns 10 mil a mais em uma já modelo 2012, pelo que pesquisei na net a diferença é estética e o park assist 2.0, o qual ao meu ver não vale a pena, o que acham?

Luiz,

Se for só pelo Park Assist, não vele mesmo não. Usamos o nosso poucas vezes e em todas (ou quase), foi para satisfazer a curiosidade alheia. ;)

Abraço,

Miranda

Magnani
13/09/2015, 00:27
Luiz,

Se for só pelo Park Assist, não vele mesmo não. Usamos o nosso poucas vezes e em todas (ou quase), foi para satisfazer a curiosidade alheia. ;)

Abraço,

Miranda

Algumas de 2011 tem o botão OFF-ROAD. Pelo manual ele melhora a atuação do sistema no OFF-ROAD. No Brasil não vendem mais, mas no Chile ainda tem a versão mais preparada para terra.

Magnani
13/09/2015, 02:34
Pessoal, fiz minha primeira viagem em julho. Rodei 4217 Km no total. Consegui 11,8 Km/L pelo computador de bordo na viagem inteira.

Na ida fui do Rio até Penha/SC em único dia. Depois de Penha até São Miguel das Missões/RS.
Na volta fui de São Miguel das Missões até Gramado/RS. Depois de Gramado até Curitiba. Depois de Curitiba até o Rio.

Abasteci com Podium, o que foi meio estressante de encontrar no interior do Rio Grande do Sul. Às vezes só conseguia Podium entrando no interior das cidades. Mas quando eu atravessar a fronteira com a Argentina vou ter que me acostumar com uma gasolina diferente, quem sabe não diminuo o gasto atual usando só Podium?

A segurança do carro é muito grande, não senti dificuldade em nenhuma ultrapassagem, muito bom o desempenho.
Tentei achar a velocidade mais econômica, andando a 88 Km/h consegui a melhor média da viagem, chegou a 13 Km/l.

O porta-malas foi meio estressante, vou colocar umas fotos da arrumação que fizemos.

511647511651511650511657511656

511654511655511648


Foram duas arrumações diferentes pra procurar a melhor arrumação. Na primeira arrumação o banco traseiro que foi ocupado não foi deslocado pra frente. Na segunda arrumação foi pra frente. Como era uma criança que viajou foi tranquilo. Só não recomendamos colocar o banco com a inclinação reta.
Fica muito desconfortável.
Isso tudo para viajar com a cobertura do porta-malas. Tirando não tem estresse nenhum. Cabe bastante coisa.
E pra quem não sabe, o espaço do estepe pode ser utilizado, só precisa de um bagageiro no teto para colocar o estepe.
A altura do fundo do porta-malas até a cobertura é de 47 cm. Tirando o estepe vai pra mais de 60 cm.
Pra quem tá decidindo se compra ou não acho que ajuda bastante na escolha.

Sds,

Miranda_MG
13/09/2015, 11:48
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-tiguan-2016-tem-primeiro-teaser-divulgado/

4Motion para todos? Duvido... para as versões 1.4 acho que não.

E agora que todo mundo está pondo diesel aqui, talvez a Tiguan até venha também.

Abraço,

Miranda

Joao Baeta
13/09/2015, 14:31
:arrow:Povo!
Ja fechei outro carro que sera sucessor da TIG: SZK GV 12-12 4x4 prata
TIG esta no "hospital" vendo o coracao que foi "mal feito" pela retifica em Petropolis!
Apos de ficar bom.... Passar adiante!
Fiquei ultimos quase 5 anos com ele.......
Posso dizer: Foi um grande companheiro de viagens.... Belo motor com excelentes retomadas! Nota 9.9!
Esse 0.1 que e problemas chatos de eletronicas que me causou aporriacao.... (So deu serios apos de 75 mil km)
Me levou cada lugar que achava que ia negar (E falava: Vamos.... hehe)
Em Guape (MG) belas cachoeiras e tinha um riacho e subida..... enfrentava como estivesse passeando num bosque (E logo veio um Corcel 2 que subiu :lol:)
Vai ficar nas otimas lembrancas que tive com ele.....! Sentirei muitas saudades de guiar..... Etc... :cry:
Agora vou continuar viajando de Grand Vitara 2.0 16v ano 12 4x4 prata com menos de 45 mil km! :palmas: :concordo:
Continuarei acompanhando o topico... Posso ajudar a qq coisa que aprendi muito ultimos 5 anos e tenho anotado tudo no caderno so de carros (Tenho catalogo de N.F das pecas...... Codigos...)
So me chamar! :concordo:
Posto foto do sucessor:

511682

lavusca
14/09/2015, 10:41
:arrow:Povo!
Ja fechei outro carro que sera sucessor da TIG: SZK GV 12-12 4x4 prata
TIG esta no "hospital" vendo o coracao que foi "mal feito" pela retifica em Petropolis!
Apos de ficar bom.... Passar adiante!
Fiquei ultimos quase 5 anos com ele.......
Posso dizer: Foi um grande companheiro de viagens.... Belo motor com excelentes retomadas! Nota 9.9!
Esse 0.1 que e problemas chatos de eletronicas que me causou aporriacao.... (So deu serios apos de 75 mil km)
Me levou cada lugar que achava que ia negar (E falava: Vamos.... hehe)
Em Guape (MG) belas cachoeiras e tinha um riacho e subida..... enfrentava como estivesse passeando num bosque (E logo veio um Corcel 2 que subiu :lol:)
Vai ficar nas otimas lembrancas que tive com ele.....! Sentirei muitas saudades de guiar..... Etc... :cry:
Agora vou continuar viajando de Grand Vitara 2.0 16v ano 12 4x4 prata com menos de 45 mil km! :palmas: :concordo:
Continuarei acompanhando o topico... Posso ajudar a qq coisa que aprendi muito ultimos 5 anos e tenho anotado tudo no caderno so de carros (Tenho catalogo de N.F das pecas...... Codigos...)
So me chamar! :concordo:
Posto foto do sucessor:

511682


Olá João.

Estou acompanhando o fórum ultimamente para poder formar uma opinião antes de comprar um SUV.
Gostaria de perguntar, por qual motivo você resolveu trocar a TIGUAN pelo GRAND VITARA?

Desde já, obrigado.

Miranda_MG
14/09/2015, 14:00
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-volkswagen-tiguan-e-lancado-oficialmente-na-alemanha/

E como esperado, versões com tração dianteira e integral.

Ficou muito bacana. Agora é esperar para saber quando e por quanto chega ao Bra$il.

Joao Baeta
14/09/2015, 14:06
:arrow:Ola lavusca
Meu pai disse esses dias: Vai trocar um belo carro para 1 "pe de boi?"
Motivo: A VW faz belos carros... Mas nao e feito para rodar por aqui.... Por causa da alto teor de alcool na gasolina, Muita eletronica para aporrinhar.... Sempre estava erro na sonda lambada... Nunca estava em "verde"
E ultimalmente deu grande problema (cilindro 2 deu falta de pressao interno)
A VW "condenou" a troca de motor + turbina+ bomba (Ja tinha retificado aos 85500km com a troca de bicos injetores que e muito comum em modelo TIGUAN/JETTA/PASSAT darem pau nisso!
Tenho a minha TIG desde 0km (10/11) pego muita estrada (quase 118mil km)
Antes dele eu tinha GV a diesel 2001...Eu adorava, mas dava problema no motor... Ate resolvi tricar motor e a turbina e 3 anos depois vendi.... :putz:
Entao estou voltando para Suzuki pois a marca nunca da problema, nao tem muita eletronica para aporrinhar!


Olá João.

Estou acompanhando o fórum ultimamente para poder formar uma opinião antes de comprar um SUV.
Gostaria de perguntar, por qual motivo você resolveu trocar a TIGUAN pelo GRAND VITARA?

Desde já, obrigado.

engluiz
14/09/2015, 22:37
Luiz,

Se for só pelo Park Assist, não vele mesmo não. Usamos o nosso poucas vezes e em todas (ou quase), foi para satisfazer a curiosidade alheia. ;)

Abraço,

Miranda

Foi o que pensei, vou comprar uma 2011 completa com todos os opcionais que tinha disponíveis, quando fechar o negócio posto as fotos, obrigado pela sugestões.

engluiz
14/09/2015, 22:38
Algumas de 2011 tem o botão OFF-ROAD. Pelo manual ele melhora a atuação do sistema no OFF-ROAD. No Brasil não vendem mais, mas no Chile ainda tem a versão mais preparada para terra.

sim ela tem o botão offroad, ela é completa até farol bixenon.

Magnani
15/09/2015, 01:16
Lavusca,

Em diversas postagens em fóruns há problemas relatados com o motor TSI.
Aparentemente havia a incompatibilidade entre a gasolina usada no Brasil até o final de 2013 que tinha acima de 600 ppm de enxofre com o motor TSI que é de injeção direta de combustível.
A partir de 2014 a gasolina comum passou a ter 50 ppm de enxofre e a Podium, 30 ppm. Eu acredito que isso deva reduzir a incidência desse tipo de problema.

Qualquer dúvida estamos aí.

Joao Baeta
27/09/2015, 23:56
sim ela tem o botão offroad, ela é completa até farol bixenon.

:arrow:Aquele botao e somente p descer igremes, e o freio vai controlando sem pisar
Tem a versao Track& Field (pc dianteiro tem 28 graus contra 18 o do normal) e pneus aro 16 e so!

sbrissia
10/10/2015, 11:53
Pessoal, minha tiguan está com 76mkm e estou pensando em fazer a troca do óleo do câmbio, preventivamente. Câmbio sem sintomas...
Aqui na minha cidade tem uma oficina especializada em câmbio, tem inclusive a máquina para a troca.
Pediram R$900, mas reutilizam o filtro. Vou negociar para comprar o kit que achei no ML, com óleo Mobil ATF 3309 + filtro original + junta por R$600 e pagar só a MO.
Alguém mais já trocou ? quanto pagou?

-=-

Outra questão: troca do óleo da Haldex. Conversei com o mecânico da VW, disse que o procedimento é simples, por gravidade.
Alguém já trocou? consta no manual a cada 60mkm. Achei o óleo no ML por R$ 230 (275ml !!!)

-=-



Estou acompanhando este tópico para tomar minha decisão, se compro uma VW TIGUAN 2012 ou uma ou um SUBARU FORESTER XT 2011.
já faz um tempo da sua postagem, mas vou responder. Eu estava com a mesma dúvida. Optei pela tiguan.

As forester turbo acima de 2008 tiveram o trocador de calor de óleo retirado do projeto, fazendo com que o óleo perca suas propriedades com menos que os 10000km recomendados para troca, comprometendo a durabilidade do motor em si.
Não é difícil achar forester turbo desta geração com motor feito com menos de 30mkm...

Soluções:
- trocar o óleo com pouco tempo (eu nunca passo de 5000km) - o duro é achar uma que o dono antigo fez isto
- adaptar um intercooler de óleo
- comprar uma Forester turbo S edition, que já tem o trocador de calor.
- comprar uma Forester turbo anterior a 2009

Boa sorte na procura!

cauemarques
14/10/2015, 13:54
Eai pessoal, estou atrás de uma Tiguan, quais opcionais são os mais utilizados? O que eu estou atrás é o Keyless, teto solar e se possível o Xenon.. Em 2012 esses opcionais eram atrelados ao pacote mais caro?
O que olhar em uma tiguan usada?

engluiz
28/10/2015, 22:22
Eai pessoal, estou atrás de uma Tiguan, quais opcionais são os mais utilizados? O que eu estou atrás é o Keyless, teto solar e se possível o Xenon.. Em 2012 esses opcionais eram atrelados ao pacote mais caro?
O que olhar em uma tiguan usada?


Boa noite, eu estava em duvida se comprava uma tiguan 2011 completa ou uma 2012 pelada, optei pela 2011 e não me arrependo o carro é otimo, o sistema Kessy é otimo deixo a chave no bolso e esqueço dela, o teto solar é outro opcional excelente, enfim te aconselho a procurar uma tiguan com todos os opcionais pois a as tecnologias presente nos mesmos que é o diferencial da Tiguan.

Joao Baeta
28/10/2015, 23:42
:arrow:Boa compra!
So nao fique muito tempo com ela....!
Fiquei com ela durante 5 anos e me fufu na ultima vez! (10/11)
Aprendi muito como lidar com ela..... Tenho caderno somente sobre TIG!
Ja ecomendei um motor inteiro para TIG e vou colocar no lugar da antiga e vender!
Adorei o carro, porem nao e tao confiavel como eu pensei!
Use somente Podium/Racing/Premium que tem 25% de alcool, Ja a comum/adv tem 27% de alcool!
Gasosa daqui e uma bosta........ Mecanicamente nao aguenta o teor do alcool (Quando fiz a retifica, usava a antiga teor de ppm altissimo que deu problema serio)
VW nao tem menor pingo de respeito por consumidores!
Sinto falta da disposicao na estrada (TSI e excelente nesse caso)
Resto nem sinto falta..... Estou adorando o GV 4x4 que e da SZK (Sempre tive, e mudei para VW e com tempo arrependi)
O sistema 4x4 eletronica foi exemplar... Nunca deu pane nesta parte (Usava em terra vez quado e viajava muito)
Modo geral eletronica me aguentou muito bem, somente a mecanica que nao aguentou a nossa gasolina vagabunda !
Quando olho a foto abaixo....Sinto saudades!
Foto na regiao de Furnas (MG) so tem estrada de terra, Foi em out/12... E o carro ignorou perfeitamente!


Boa noite, eu estava em duvida se comprava uma tiguan 2011 completa ou uma 2012 pelada, optei pela 2011 e não me arrependo o carro é otimo, o sistema Kessy é otimo deixo a chave no bolso e esqueço dela, o teto solar é outro opcional excelente, enfim te aconselho a procurar uma tiguan com todos os opcionais pois a as tecnologias presente nos mesmos que é o diferencial da Tiguan.

Magnani
11/11/2015, 23:49
Pessoal, fiz a 1ª revisão na Distac em Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Atendimento foi o possível diante da quantidade de carros para fazer a revisão. O preço como consta no site da VW foi de R$ 354,00 podendo parcelar em 3 vezes sem juros.
Antes de fazer a revisão fiz uma viagem à São Paulo sendo que na volta coloquei uma velocidade de cruzeiro pra ver o quanto o carro conseguiria ser econômico. Foi bem razoável, consegui 13,8 Km/l, em 6h40min de viagem, distância de 440 Km. Mantendo a velocidade de 88 Km/h no piloto automático. E chegando no Rio à meia-noite, sem pegar trânsito pesado.
Posso dizer que estou bem satisfeito com o carro e também com o atendimento no pós-venda.

Joao Baeta
12/11/2015, 02:06
:arrow:Como 0km e bom
Mas se livra la pelos 70....80 mil km..... Pois ae enche o saco... Problemas atras de outros!
No meu caso ... Comprei motor para o TIG e vou passar adiante!
VW NUNCA MAIS! :evil:


Pessoal, fiz a 1ª revisão na Distac em Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Atendimento foi o possível diante da quantidade de carros para fazer a revisão. O preço como consta no site da VW foi de R$ 354,00 podendo parcelar em 3 vezes sem juros.
Antes de fazer a revisão fiz uma viagem à São Paulo sendo que na volta coloquei uma velocidade de cruzeiro pra ver o quanto o carro conseguiria ser econômico. Foi bem razoável, consegui 13,8 Km/l, em 6h40min de viagem, distância de 440 Km. Mantendo a velocidade de 88 Km/h no piloto automático. E chegando no Rio à meia-noite, sem pegar trânsito pesado.
Posso dizer que estou bem satisfeito com o carro e também com o atendimento no pós-venda.

Miranda_MG
12/11/2015, 10:06
Pessoal, fiz a 1ª revisão na Distac em Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Atendimento foi o possível diante da quantidade de carros para fazer a revisão. O preço como consta no site da VW foi de R$ 354,00 podendo parcelar em 3 vezes sem juros.
Antes de fazer a revisão fiz uma viagem à São Paulo sendo que na volta coloquei uma velocidade de cruzeiro pra ver o quanto o carro conseguiria ser econômico. Foi bem razoável, consegui 13,8 Km/l, em 6h40min de viagem, distância de 440 Km. Mantendo a velocidade de 88 Km/h no piloto automático. E chegando no Rio à meia-noite, sem pegar trânsito pesado.
Posso dizer que estou bem satisfeito com o carro e também com o atendimento no pós-venda.

Magnani,

Muito bom esse consumo que conseguiu. Está abastecendo com qual gasolina?

Abraço,

Miranda

Magnani
12/11/2015, 21:09
Magnani,

Muito bom esse consumo que conseguiu. Está abastecendo com qual gasolina?

Abraço,

Miranda

Olá Miranda, só coloco Podium desde zero.

Para o prejuízo ficar menor o segredo é abastecer sempre em São Paulo.
O Rio tem o custo de vida mais caro do Brasil.
Paguei aqui perto de casa R$ 4,897. Paguei em São Paulo, na estrada, R$ 4,199.

O problema de conseguir esse consumo é ter paciência para andar mais devagar. Tem que parecer um monge budista.

Abraços,

Magnani

Joao Baeta
13/11/2015, 10:17
:arrow:Ponho + Racing...(Mesma oct do podium e pouco + barato) por 4,799 que fica atras de casa (Shell)
Ontem fui encher o tanque no Catacumba (Lagoa) no BR..... Sempre chego no tanque e cheiro da gasosa (podium tem cheiro pouco diferente) e estranhei.... Que o cheiro era + gasosa normal.... Mal coloco gasosa la.....
+ aqui no lado de casa ou inicio da Barra ou Itaipava (Onde amigo meu e dono do posto)



Olá Miranda, só coloco Podium desde zero.

Para o prejuízo ficar menor o segredo é abastecer sempre em São Paulo.
O Rio tem o custo de vida mais caro do Brasil.
Paguei aqui perto de casa R$ 4,897. Paguei em São Paulo, na estrada, R$ 4,199.

O problema de conseguir esse consumo é ter paciência para andar mais devagar. Tem que parecer um monge budista.

Abraços,

Magnani

junior_martins
23/11/2015, 18:48
Tenho uma chave reserva original da minha Tiguan que foi roubada em setembro. R$ 400,00 Se alguem tiver interesse mande um whatsapp ou me ligue 11 997320513. Abraços

Magnani
03/01/2016, 19:04
Olá Pessoal,

Surgiu uma dúvida. Quando eu passo as marchas pelo Tiptronic eu tenho que tirar o pé do acelerador, como num câmbio manual ou não?

Agradeço desde já.

Miranda_MG
03/01/2016, 20:54
Olá Pessoal,

Surgiu uma dúvida. Quando eu passo as marchas pelo Tiptronic eu tenho que tirar o pé do acelerador, como num câmbio manual ou não?

Agradeço desde já.

Não. Deixe que o câmbio faça o trabalho por você. :)

Abraço,

Miranda

Magnani
04/01/2016, 02:57
Não. Deixe que o câmbio faça o trabalho por você. :)

Abraço,

Miranda

Obrigado Miranda,

Abraços

RodrigoReis
05/01/2016, 01:02
Boa noite Tiguanzeras, um pequeno relato de fim de ano.

Comprei minha Tiguan 2011 faz 5 meses, indo pra SC carro morre do nada, ok, guincho etc, fui oficina, segundo bico entupido, tem que trocar todos, porque já já todos vão entupir também, concessionária 980,00 cada sã0 4, jogo de velas 560,00 bateria morreu de tanto tentar pegar 300,00, procurei na internet achei uns bico por 200,00 semi-novo óbvio que deve ser recuperados, chorei consegui novo por 500,00 cada em SC, natal deu 3mil.

Já uns dias pra cá, tanto parada como andando, quando giro para esquerda faz uns trek no volante, deve ser caixa, mais uns 2mil conto, vou confirmar ainda, levo amanha no mecânico.

Pensando agora me pergunto, vale a pena comprar um carro potente 200cv turbo, completação tudo que tem direito bla bla bla, não é muito velho 2011, hoje valendo 65mil FIPE, e ficar dando problema toda hora?

Já estou com medo de andar com o carro, daqui a pouco é outro problema, bah me bateu a saudade no Cerato 2014 140cv que só era gasolina e mais nada rsrsrsrs.

Minha previa opinião, se não tem dinheiro pra comprar zero ou quase zero carro desse nível 120-140mil, tem que ficar com as SUVs meia boca baratas zero, tipo Tracker, sem mais, se fud....

bettoni
05/01/2016, 01:30
Senhores, boa noite. 01h29 a.m., perdi algumas horas lendo o tópico todo..

Primeiramente, parabéns aos membros, em especial ao Joao Baeta, mesmo tendo desistido do carro recentemente, passa uma grande emoção nos relatos passados do carro.

Moro em Curitiba-PR, tenho 25 anos, atualmente possuo um Corsa Maxx 1.0 2009 e um Golf 2.0 Conforline 2001.

Vamos lá, hoje à tarde fui em algumas lojas de veículos "dar uma olhadinha" e acabei me encantando por uma Tiguan 2010!

Nunca havia cogitado tal carro e etc, mas como falaram anteriormente, depois de fazer o test-drive, você se apaixonada, que potência!

A pergunta: O que acham da compra de uma Tiguan 2.0 TSI 2010 com 90.000 km

Link: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/volkswagen/tiguan/usado-semi-novo/tiguan-tsi-20-preta-2010-2498966/1

Falei para o vendedor que dependendo da negociação nos meus carros abraçaria a TIG, estou no aguardo dele.

Obrigado, abraços!

RodrigoReis
05/01/2016, 01:59
Senhores, boa noite. 01h29 a.m., perdi algumas horas lendo o tópico todo..

Primeiramente, parabéns aos membros, em especial ao Joao Baeta, mesmo tendo desistido do carro recentemente, passa uma grande emoção nos relatos passados do carro.

Moro em Curitiba-PR, tenho 25 anos, atualmente possuo um Corsa Maxx 1.0 2009 e um Golf 2.0 Conforline 2001.

Vamos lá, hoje à tarde fui em algumas lojas de veículos "dar uma olhadinha" e acabei me encantando por uma Tiguan 2010!

Nunca havia cogitado tal carro e etc, mas como falaram anteriormente, depois de fazer o test-drive, você se apaixonada, que potência!

A pergunta: O que acham da compra de uma Tiguan 2.0 TSI 2010 com 90.000 km

Link: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/volkswagen/tiguan/usado-semi-novo/tiguan-tsi-20-preta-2010-2498966/1

Falei para o vendedor que dependendo da negociação nos meus carros abraçaria a TIG, estou no aguardo dele.

Obrigado, abraços!

Infelizmente não vale a pena, qualquer coisinha é 3-5mil, e elas aparecem uma média de 3 vezes ano, logo você pode gastar em 2016 15mil, fora coisas piores como motor, compre um carro zero km bom se preciso parcele alguma coisa, claro minha opinião de dono de uma Tiguan 2011.

Miranda_MG
05/01/2016, 06:35
Senhores, boa noite. 01h29 a.m., perdi algumas horas lendo o tópico todo..

Primeiramente, parabéns aos membros, em especial ao Joao Baeta, mesmo tendo desistido do carro recentemente, passa uma grande emoção nos relatos passados do carro.

Moro em Curitiba-PR, tenho 25 anos, atualmente possuo um Corsa Maxx 1.0 2009 e um Golf 2.0 Conforline 2001.

Vamos lá, hoje à tarde fui em algumas lojas de veículos "dar uma olhadinha" e acabei me encantando por uma Tiguan 2010!

Nunca havia cogitado tal carro e etc, mas como falaram anteriormente, depois de fazer o test-drive, você se apaixonada, que potência!

A pergunta: O que acham da compra de uma Tiguan 2.0 TSI 2010 com 90.000 km

Link: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/volkswagen/tiguan/usado-semi-novo/tiguan-tsi-20-preta-2010-2498966/1

Falei para o vendedor que dependendo da negociação nos meus carros abraçaria a TIG, estou no aguardo dele.

Obrigado, abraços!

Bettoni,

Bom dia, cara. Compartilho da opinião do Rodrigo. Não pelo fato de achar que vai gastar 15 mil por ano. Pois temos a Tiguan a quase 3 anos aqui em casa e até hoje só gasolina e óleo à exceção de um evento externo que a levou à CSS.

Mas acho que deve considerar o seu desconhecimento em como o antigo dono tratou o veículo. Qualquer veículo caro (porque a Tiguan é um) e mal cuidado, pode te trazer esse tipo de dor de cabeça. E o meu ponto é esse: não é apenas dor de cabeça no sentido de custos adicionais - o que conta, claro, mas também por deixar o carro parado aguardando manutenção. Hoje você possui dois veículos e, se um der pau, você tem o outro de suporte. Não sei no seu caso, mas aqui em BH, com o transporte público a m#*!@ que está, ficar sem carro é sofrimento garantido.

Pense nisso. Com 25 anos, você pode ter um novo daqui a pouco. Não acho que vale a pena agora um financiamento. Então guarde o que puder por mês e aplique em algo que dê seus 10% a.a. livres de IR e inflação. em 5 anos você vai ter condição de tomar uma decisão bem melhor fundamentada. Nesse meio tempo, se aparecer uma oportunidade imperdível como um veículo bem cuidado de um amigo, você a aproveita.

Abraço,

Miranda

Joao Baeta
05/01/2016, 14:09
:arrow:Ola Bettoni!
Eu fiquei com 5 anos com a minha (10/11), peguei 0km, mil maravilhas!
So deu probleminhas acima de 70 mil km, e sempre ajeitando.....
O carro e um tesao, nave de estrada, nota 10
por outro lado, a manutencao do carro e caro e pecas + caro ainda!
Teve uma hora que me fufu legal me obrigando a troca do motor, troquei e ficou show....
Nao aguentei o desrespeito da VW e voltei na marca que nunca deveria ser saido e sempre fui feliz: Suzuki!
Peguei Grand Vitara 2012 4x4 (fiz grandes amizades atraves do GV)
Eu olho para Tiguan que esta no meu pai(testando a parte final antes de vender) desprezando
Suzuki me deu liberdade novamente....!

Nao pegaria Tiguan novamente (excelente motor), mas tanta eletronica que me aporrinha!

Sobre essa TIG que vc ta de olho.... NAO pegaria por esta a km alta e ano 09/10...Pega bem mais nova que sera feliz



Senhores, boa noite. 01h29 a.m., perdi algumas horas lendo o tópico todo..

Primeiramente, parabéns aos membros, em especial ao Joao Baeta, mesmo tendo desistido do carro recentemente, passa uma grande emoção nos relatos passados do carro.

Moro em Curitiba-PR, tenho 25 anos, atualmente possuo um Corsa Maxx 1.0 2009 e um Golf 2.0 Conforline 2001.

Vamos lá, hoje à tarde fui em algumas lojas de veículos "dar uma olhadinha" e acabei me encantando por uma Tiguan 2010!

Nunca havia cogitado tal carro e etc, mas como falaram anteriormente, depois de fazer o test-drive, você se apaixonada, que potência!

A pergunta: O que acham da compra de uma Tiguan 2.0 TSI 2010 com 90.000 km

Link: http://www.socarrao.com.br/curitiba-regiao/curitiba/carros/volkswagen/tiguan/usado-semi-novo/tiguan-tsi-20-preta-2010-2498966/1

Falei para o vendedor que dependendo da negociação nos meus carros abraçaria a TIG, estou no aguardo dele.

Obrigado, abraços!

bettoni
05/01/2016, 15:13
Poxa, me desanimaram hahahaha..

Esperava palavras de afeto e carinho kkkkkkkkk

Bah, que merda.. E agora.. Hoje fui la andar no carro de novo, nao bate nada, sem barulhos, revisao no manual ate os 80 e poucos mil.. vao me entregar revisada agora tambem.

PS: ela eh 10/10

Joao Baeta
05/01/2016, 23:22
:arrow:Da OLHADA no manual de revisao............ ESTADO GERAL....
Ve o intervalo entre elas....
Mande fotinhas para gente! :concordo: :!:


Poxa, me desanimaram hahahaha..

Esperava palavras de afeto e carinho kkkkkkkkk

Bah, que merda.. E agora.. Hoje fui la andar no carro de novo, nao bate nada, sem barulhos, revisao no manual ate os 80 e poucos mil.. vao me entregar revisada agora tambem.

PS: ela eh 10/10

Magnani
07/01/2016, 16:14
Caro Bettoni,

Li alguma coisa na internet sobre problemas com motores de injeção direta. Não é exclusividade da VW.
Tanto que nos motores novos há a proposta de misturar os dois tipos de injeção, a direta e a indireta, para diminuir esses problemas que acontecem.
Como nossa gasolina tinha muito enxofre até dezembro de 2013 os motores sofreram bastante.
Comprei a minha esse ano, mas foi zero, tenho muito interesse em ficar bastante tempo com ela, não troco de carro todo ano.
Queria saber como fazer a manutenção depois de 5 anos. Não sei aonde existem oficinas fora da concessionária que façam a manutenção aqui no Rio de Janeiro.
Espero que os problemas no motor cessem, por enquanto uso gasolina Podium direto.
Tirando esse detalhe o carro é excelente.

Sds

bettoni
10/01/2016, 16:38
Então, como imaginava, a proposta do vendedor de fazer um bom negócio pra mim não foi cumprida.

Meus carros: Corsa FIPE: 20500,00 - Golf FIPE 18800, totalizando = R$ 39300,00

Pegava meus carros por R$ 30.000,00 - E não baixava nada na Tiguan... Queria R$ 28.000 de volta.

Não vale a pena, é um carro legal, presença, etc. Mas sei que não é um "bom negócio", aceitaria se fosse oportunidade. Desta forma, vou deixar quieto e sigo tentando vender os 2 particular.

Mas de toda forma, a paixao pela TIG continua aqui hahha

M a r c u s
13/01/2016, 14:37
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2016/01/13/interna_noticias,51734/volkswagen-apresenta-conceito-hibrido-tiguan-gte-active-em-detroit.shtml

Ficou ninja com esses BFs

mfdomingues
15/01/2016, 15:17
Se me permitem um pitaco, eu não possuo um TIG, mas minha irmã pegou um 2010 / 11 como parte do pagamento de um negocio que ela fez.

Tentou ficar com o carro, porque afinal não falta mimos, tem muita presença e não falta conforto e eletrônica, bom, de cara quando olhei vi as msgs de erro no painel, peguei o manual do proprietário e estava lá com a ultima manutenção em atraso (atraso de 3.000 km), bom, vamos fazer um orçamento, tenho na família um primo que é mecânico, mas, ele não é só mecânico é engenheiro mecânico e especialista em preparação de motores, orçamento na mão e pah de cara R$ 5.500,00 isto era para fazer bicos, trocar a lambda, regulagem, descarbonização etc, fora algumas outras coisas (aparentemente estava esquentando um pouco, não tenho certeza), minha irmã foi tentar devolver e o antigo dono já disse que não queria que era isto mesmo.

Bom, vendemos, sorte a nossa que ele já veio com um bom deságil e quando passei para frente, expliquei tudo para o comprador e entreguei 2 orçamentos para ele e demos o desconto no valor do maior, tentei ser o mais honesto possível, mas, via que o rapaz mais queria carro pela empolgação de ter um TIG que pela razão.

Enfim, eu gostei muito do carro ( o pouco que andei) mas é pagar caro pelo status, se fosse meu único carro não optaria por ele, pegaria outro e nunca compraria carro se não tivesse total confiança na procedência do antigo dono, comprar TIG de agência é muito complicado, algumas são apenas desova de bombas.

RodrigoReis
19/01/2016, 20:28
Oi, alguém sabe o que é a luz amarela num circulo com um P com um risco no meio transversal?



520625

Magnani
31/01/2016, 01:58
Olá Rodrigo,

Pelo que eu entendi no manual seria falha no freio eletrônico de estacionamento.

Sds,

Magnani

Magnani
31/01/2016, 02:23
Prezados,

Fiz uma viagem do Rio à Fortaleza pela BR-116 e voltei pela BR-101 até Feira de Santana onde peguei a BR-116 de novo.
Foram 6600 Km de muita segurança pelo desempenho do motor.
Algumas vezes usei o modo S da transmissão automática. O carro parece fórmula 1, troca as marchas com a rotação lá em cima. Muito seguro pra ultrapassar.
O porta-malas foi o suficiente para mim, esposa e filha.
Mas o mais legal de tudo foi chegar em Aquiraz/CE. Tinha lama e areia. Olhei e vi uma excelente oportunidade de testar o sistema 4motion.
Na areia de praia com pneus a 36 libras de pressão o carro conseguiu andar sem atolar. Mas quando se passa a segunda ele não conseguia atingir muita velocidade. Ainda faltam mais testes para ver se eu consigo confiar nele pra andar na areia.
Chegando em Natal tentei subir umas dunas com essa pressão. O carro não conseguiu. Depois farei o teste reduzindo a pressão.
Saiu bem caro o combustível porque procurei sempre que possível colocar Podium. Na falta dela, Grid.

Por duas vezes o carro encostou o fundo no chão, uma vez numa obra na BR-101, o que não era pra acontecer, imagina um carro mais baixo?
A segunda foi fugindo de um engarrafamento na BR-116 por dentro de um trecho de terra.

Por conta das chuvas cai num buraco e criou uma bolha enorme no pneu dianteiro. Muitos carros ficaram no caminho, mas eu ainda rodei 1000 Km com essa bolha. Agora sei que vou ter que trocar o pneu.

O GPS é louco, às vezes te coloca em trechos de terra porque ele acha que seria uma estrada federal e consequentemente mais rápido. Não sendo no Rio de Janeiro, vc sobrevive. Agora quem for usar o GPS no Rio muito cuidado com ele.

Mas no geral estou muito satisfeito. 13000 Km de pura satisfação.

eduardor
11/02/2016, 11:35
Olá pessoal, tudo tranquilo?

Tenho um amigo que tem uma IX35 e em busca por melhor desempenho está literalmente DOENTE por uma Tiguan.

Passei um pouco do relatos (pros e contras) do pessoal e surgiu outra dúvida: Na mesma faixa de valor (ou até um pouco mais, tendo como base o valor 0km), quais outras opções de viaturas valem a pena ser avaliadas antes de bater o martelo?

Abraços,
Eduardo.

Magnani
17/02/2016, 09:55
Olá pessoal, tudo tranquilo?

Tenho um amigo que tem uma IX35 e em busca por melhor desempenho está literalmente DOENTE por uma Tiguan.

Passei um pouco do relatos (pros e contras) do pessoal e surgiu outra dúvida: Na mesma faixa de valor (ou até um pouco mais, tendo como base o valor 0km), quais outras opções de viaturas valem a pena ser avaliadas antes de bater o martelo?

Abraços,
Eduardo.

Olá Eduardo,

O único que o supera nessa faixa de preço é o Subaru Forester Turbo.

Os outros com motor V6, consomem mais e não conseguem superá-lo.

Só em torno de R$ 190.000,00 você começa a ter concorrentes de peso. Mas aí é outra categoria.

Procure no www.carrosnaweb.com.br. Lá dá pra comparar bem.

Sds,

Magnani

Joao Baeta
17/02/2016, 13:36
:arrow:Povo!
A gente ia vender a minha TIG...
Meu pai se "apaixonou" por ela e resolveu ficar com ela...... :putz:
O carro esta redondo..... Trocou recentemente por outro motor quase zerado (So tem 4mkm) e tambem todos os discos do carro......!
Eu RECUSO a dirigir ele (Nao confio+ na VW) ......... Ate tenho saudades dele na estrada com belo torque em baixa
Estou plenamente satisfeito com o meu GV que e show na terra e durabilidade!
Estou querendo botar Pedal Booster e chipar um pouco para diminuir a "lerdeza" na estrada

rudek
18/02/2016, 11:00
Olá todos!

Depois da limpeza dos bicos conforme eu tinha dito, a luz de avaria acendeu novamente. O motivo era bem provável pelo fato que a câmara de válvulas e combustão estava bastante carbonizada. Tive orçamentos astronômicos e inclusive o veredito de mandar o motor para retífica afim de limpar toda a parte de combustão. Alem do orçamento ser uma fortuna, eu não estava a vontade com essa solução.

Sendo assim, resolvi arriscar uma coisa que eu queria já ter feito mas me faltava coragem.

Amigos... Resolvi enfim o problema da luz de avaria (pelo menos por enquanto). Estou bem empolgado pq fui eu q resolvi!! Hehehe

ATENÇÃO

Adianto q esse procedimento é drástico mas faz todo sentido e por isso assumi o risco. Talvez, eu ajude inúmeras pessoas que estão enfrentando problemas de luz da injeção / avaria acessa por motivos de carbonização em algum lugar nos motores TSI a partir dos 60 mil km ou ate antes, gastando fortunas nas oficinas com peças e serviços que não resolvem. O procedimento é muito barato e fácil. Recomendo após ter feito troca ou limpeza dos bicos com ultrasom e mesmo assim a danada da luz acende poucos dias depois.

Seguinte: Peguei uma garrafa pet de refrigerante (600ml), um tubo spray de car 80 e um frasco do aditivo STP para limpeza da câmara de combustão (frasco amarelo). Com a garrafa pet seca e limpa, coloquei o STP e em seguida despejei o spray de car 80 misturando-os. O spray vem com aquele caninho e é importante deixa-lo em contato com o líquido da garrafa de forma que não escape nenhuma gota. Alerto que essa mistura é bastante inflamável. Bem... Feito isso, despejei a mistura no tanque da tiguan q estava quase vazio e enchi com 58 litros de gasolina grid.

Senhores... Acreditem ou não, mas no mesmo instante que eu liguei o carro, ao lado da bomba de combustível ainda, a luz de avaria apagou de vez!!! Esses produtos irão fazer a limpeza profunda em todo sistema de admissão. Todo o resíduo de carbono irão simplesmente ser eliminados na combustão. Limpará do filtro (q é interno no tanque) ate a câmara de combustão, tbi, borboleta e tudo mais. Acho q vou fazer isso a cada três tanques.

Custo disso: car 80 (R$17,00) + STP amarelo (R$25,00)= R$43,00 + tanque cheio.

Espero que eu ajude muita gente!

Bom dia! A tempos acompanho o fórum, enfim, em 2012, adquiri a minha tiguan 2010 (30.00km) ! show, maravilhosa. Em dez/2015, paguei a ultima das 36 parcelas, "é minha!", com intenção de ficar mais uns 2, 3 anos com ela. Só que, na primeira semana de Janeiro/2016, pá: acendeu luz da injeção (está com 66.000km). Na oficina foi scaneada e, resultado foi: mistura pobre sensor 1, falha cilindro 2 e 4.
O mecanico sugeriu trocar jg de velas, disse que eram ainda originais, deveriam ser trocadas. Ok, encomendei (R$ 500,00) , trocamos e, continuou com o problema.
Ae, partimos para sonda, a 1a. antes do catalisador, após várias procuras, não teve jeito, tive que pegar na CCS VW, aguardei 20 dias para chegar, e, ontem, fui buscar (R$ 900,00 pgto. em 3x).
Cheguei em casa, e eu mesmo troquei, fácinho!, Voltei na oficina para limpar a memória e fizemos nova leitura, resultado: a tal mistura pobre resolveu, não apareceu mais, creio que devido a substituição da sonda lambda, porém, a falha no cilindro 2 e 4 permaneceu. Trocamos de lugar as bobinas para testar e manteve a msg de falha cilindros 2 e 4.
E a luz de injeção acesa.
Nota.: sempre usei apenas gasolina comum, e, apesar das msg do scaner, o motor está funcionando normal, sem falhas, desempenho normal e consumo normal de bêbada rss.

Antes de trocar a sonda, após feita a limpeza da memória, a luz de injeção acendia após 1 ou dois dias, agora, acende de imediato.
Então, Manguaras, estou querendo comprar um refrigerante de 600ml rss, usar a garrafinha e fazer o mesmo procedimento que vc fez. o que me diz, você continua colocando a mistura quimica? parou mesmo de acender a luz da injeção?
Sinceramente, não tenho condições nem intenção de trocar, mais, a exemplo do João Baeta, fico em dúvida se me livro ou não.
E, nesta oficina, "jogaram a toalha", falaram para procurar a concessionária. :/

rudek
19/02/2016, 11:04
BOM DIA! Então , sobre o problema da luz da injeção ligada e resultados do snacer com falha nos cilindros, descobri hoje, não sei se já haviam postado algo aqui, porém ocorreu o seguinte: notei que, em marcha lenta, a tiguan tem uma leve oscilação, pouquissima mais tem, subindo um pouco e descendo a aceleração, mais muito pouco mesmo, e, barulho de rangido na correia !
Pesquisei e encontrei que, o problema está no DIAFRAGMA DA TAMPA DE VALVULA, deve estar rompido, furado !! ocasionando todos os defeitos acusados no scaner. Basta trocar que resolve !! Preço em média: R$ 50,00 (Mercado Livre)!!!! Na CCS trocam a peça inteira, não apenas a membrana: valor R$ 3.000,00 !!! :confused:
enfim, tudo isso esta na teoria, vou fazer os testes e volto postar o resultado.

vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=oLQVsa-vNv4


https://www.youtube.com/watch?v=bDGEh8xMbRc


https://www.youtube.com/watch?v=xcgnmQHKa4g

Joao Baeta
19/02/2016, 16:09
:arrow:Maravilha!
E uma borrachinha boba que faz essa merd... toda!
Heheheheh!
Posta logo qd trocar a maldita peça! :concordo:



BOM DIA! Então , sobre o problema da luz da injeção ligada e resultados do snacer com falha nos cilindros, descobri hoje, não sei se já haviam postado algo aqui, porém ocorreu o seguinte: notei que, em marcha lenta, a tiguan tem uma leve oscilação, pouquissima mais tem, subindo um pouco e descendo a aceleração, mais muito pouco mesmo, e, barulho de rangido na correia !
Pesquisei e encontrei que, o problema está no DIAFRAGMA DA TAMPA DE VALVULA, deve estar rompido, furado !! ocasionando todos os defeitos acusados no scaner. Basta trocar que resolve !! Preço em média: R$ 50,00 (Mercado Livre)!!!! Na CCS trocam a peça inteira, não apenas a membrana: valor R$ 3.000,00 !!! :confused:
enfim, tudo isso esta na teoria, vou fazer os testes e volto postar o resultado.

vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=oLQVsa-vNv4


https://www.youtube.com/watch?v=bDGEh8xMbRc


https://www.youtube.com/watch?v=xcgnmQHKa4g

rudek
25/02/2016, 15:10
então, divulgando o resultado após substituição do diafragma, ou, membrana da tampa de válvula da tiguan: agora está 100%.
A peça chegou a 4 dias, instalei em 10 minutos, só é meio chato acertar as bordas da borrachinha, e na tampinha dos 5 encaixes que tem quebrei apenas 1 rss, mais é fácil. Após instalado, a marcha lenta estabilizou. Consequentemente, após passar novamente no scaner, tudo zerado, sumiu os erros de falha nos cilindros, mistura pobre, etc!!! sem nenhuma avaria! Já fazem 4 dias e não acendeu mais a luz da injeção no painel.
A oficina "especializada" em injeção, na qual levei, sequer sabia da tal membrana. Quanto a sonda lambda que havia comprado, coloquei a usada mesmo e acreditem, a CCS aceitou de volta a nova que havia encomendado e levou 25 dias pra chegar (R$900,00), porém, não devolveu dinheiro mais fiquei com crédito p/ futuros gastos.

foto da beleza danificada causadora de dor de cabeça:
http://i1128.photobucket.com/albums/m483/rudek10/dia1.png (http://s1128.photobucket.com/user/rudek10/media/dia1.png.html)

foto da nova:
http://i1128.photobucket.com/albums/m483/rudek10/dia2.png (http://s1128.photobucket.com/user/rudek10/media/dia2.png.html)

jmarx
29/02/2016, 10:36
1ª Revisão

Preço : R$354,00.Concessionária : Alta, Vergueiro (São Paulo)Por tempo : 6 meses
Km : 5.100
Serviço : Troca de óleo, filtro de óleo, parafuso e anel de vedação
Cheguei cedo (8h), fui atendido pelo consultor assim que cheguei, o serviço demorou 1 hora (tinha bastante clientes).

Em tempo : Na Brasilwagen Cambuci, queriam cobrar R$480,00, tentei negociar, foram inflexíveis, mesmo dizendo a eles sobre o preço tabelado do site da Volks. Detalhe : comprei o carro lá... Em tempo 2 : Nessa mesma concessionária (Brasilwagen), há um mês, minha esposa levou o carro dela pra revisão (já fora da garantia), e foi mau tratada... a ponto de ir no dia e horário marcado, com criança pequena, e esperar quase uma hora pra ser atendida e dispensada sem a realização do serviço porque estavam com um equipamento de diagnóstico quebrado... claro que nunca mais vai voltar lá...

Quanto ao carro, ainda está como zero, em todos os aspectos.
Nada a reclamar, só elogios, exceto consumo na cidade :
No trânsito caótico de São Paulo faz 4/L, 8/L sem trânsito (domingo); na estrada faz 11/L no feijão com arroz (no plano, CB a 120km/h) e uns 9/L quando pisa... sempre com AC ligado (cidade e estrada).
No abastecimento, intercalando entre comum e poduim. Não percebo diferença alguma no desempenho ou consumo; apenas que a comum "suja" mais, dá pra ver na fuligem preta na ponta do escapamento...

neilsonhenriques
29/02/2016, 12:32
No abastecimento, intercalando entre comum e poduim. Não percebo diferença alguma no desempenho ou consumo; apenas que a comum "suja" mais, dá pra ver na fuligem preta na ponta do escapamento...

Não sei o nível de influência da Pódium no consumo de um Tiguan, mas no Discovery, a economia fica em torno de 20% e o desempenho melhora muito. Como ela é 30% mais cara, acho que vale a pena pagar mais 10% pra ter uma gasolina melhor que, devido a maior compressão do motor, gera menos borra nos pistões.

Das poucas vezes que tive que abastecer com aditivada (ou mesmo comum, pelas estradas), levei uns 4 tanques só de Pódium até que o carro voltasse "ao normal", ou seja, não adianta intercalar os combustíveis, tem que usar Pódium durante alguns tanques.

jmarx
29/02/2016, 18:06
Hum... boa dica essa Neilson, vou manter por alguns tanques só na Pódium pra ver se vai dar diferença.

Embora, tenho a leve desconfiança de que reprogramaram as Tiguans mais recentes (a minha é 2015) para rodar melhor com a nossa gasolina comum... em detrimento do desempenho. Quando retirei na css foram bem firmes na resposta quando perguntei da gasolina : "somente use comum, não há necessidade de gasolina aditivada ou premium". E no complemento do manual diz que o carro está adaptado para rodar com a "gasolina comum em vigência no país" (o que entendo como sendo gasolina não aditivada, não premium, com os 27% de álcool).

Jazz08
11/03/2016, 21:48
fala galera!! sou novo no forum e novo dono de uma tiguan tb!! li muito antes de comprar e nao me arrependi ate agora neh!! rs
peguei uma 2012 com 62 mil km bem conservada!! peguei o modelo completo sem teto!! carro mto show!! ela ta programada para 65 mil fazer sua 7º revisao!! gostaria de saber onde a galera de BRASILIA faz suas revisões??? e o que normalmente se faz na 7 revisao?? valew galera!! abraço a todos e boa sorte com nossas tiguans!!

Joao Baeta
13/03/2016, 13:48
Não sei o nível de influência da Pódium no consumo de um Tiguan, mas no Discovery, a economia fica em torno de 20% e o desempenho melhora muito. Como ela é 30% mais cara, acho que vale a pena pagar mais 10% pra ter uma gasolina melhor que, devido a maior compressão do motor, gera menos borra nos pistões.

Das poucas vezes que tive que abastecer com aditivada (ou mesmo comum, pelas estradas), levei uns 4 tanques só de Pódium até que o carro voltasse "ao normal", ou seja, não adianta intercalar os combustíveis, tem que usar Pódium durante alguns tanques.

:arrow: Pois é!
Meu GV desde comprei .... Só tenho utilizado somente podium...... Tem 25% de alcool
Quando viajo para outros lugares.... Pesquiso no site
Uso: Podium ou Premium (Ipiranga) ou Racing (shell)
A taxa de compressão do meu e 10:5 contra 9:8 o do Tiguan....
So uso comum se for caso extremo!

RodrigoReis
29/04/2016, 12:40
Boa tarde, tenho uma Tiguan 2011, troquei os pneus e depois de 1 dia rodando não apaga mais a luz do painel referente aos pneus, quem trocou olhou para ver se tinha sensor no ventil e não tinha, coloquei 225/55 na frente e deixei os 235/50 atrás, tem como apagar essa luz?

Acho que nunca funcionou, porque quando furava o pneu não acendia nada.

Magnani
03/05/2016, 03:00
Boa tarde, tenho uma Tiguan 2011, troquei os pneus e depois de 1 dia rodando não apaga mais a luz do painel referente aos pneus, quem trocou olhou para ver se tinha sensor no ventil e não tinha, coloquei 225/55 na frente e deixei os 235/50 atrás, tem como apagar essa luz?

Acho que nunca funcionou, porque quando furava o pneu não acendia nada.

Olá Rodrigo.
No manual pede para colocar os pneus iguais tanto na frente como atrás. Não sei se o sistema eletrônico do veículo detecta a diferença dos pneus e coloca a mensagem de erro.
Não sabia que quando furava acontece de não acender. Foi bom você ter falado isso. Vou ficar ligado a partir de agora.
Vou trocar os 4 pneus pelo Scorpion ATR 215/60 R17. Essa medida é usada lá fora. Só não sei o que as concessionárias vão falar.

Valdely filho
09/05/2016, 22:10
Galera criar um grupo no zap zap

Magnani
14/05/2016, 03:53
Galera criar um grupo no zap zap

Valdely, já li em outro tópico que é bom o fórum ser aberto que assim todos podemos ter acesso às informações sem precisar estar inscrito no zap zap. Como a atualização das informações do fórum é bem lenta, penso que dá pra manter no fórum mesmo.

JFDerzi
01/06/2016, 05:49
Tiguan: Problemas no 4x4 AWD (bomba de pré carga haldex) - Solução!

[...]

No caso do meu, retirei a bomba de pre carga para testar. Ela é um motor elétrico-hidráulico, comandada pela central haldex que bombeia óleo à necessidade da tração traseira. No uso normal (default) a tração é dividida em 90% na dianteira e 10% na traseira. Dependendo da necessidade, essa proporção pode chegar a 100% na traseira.

[...] Restava saber se agora o problema era na fiação ou na central haldex que não estava acionando-a. Fiação estando ok, voltei minha atenção para a central haldex e ao retirá-la vi uma alteração no capacitor azul, substitui apenas ele, soldei no lugar e resolvi o problema de forma definitiva. Ate que enfim a tração AWD voltou a funcionar!

Quem precisar de algum detalhe, entrar em contato inbox. Abraço a todos!


Prezado Maranguas e outros usuários,

eu me cadastrei no fórum apenas para contatar o Maranguas via MP, conforme sugerido.
Infelizmente, só posso enviar MPs depois de 50 posts.

Por isso, como solução alternativa realizo este post.

Peço que qualquer outro usuário que ler esse post me faça o enorme favor de avisar ao Maranguas via MP que eu gostaria de falar com ele. Ele pode entrar em contato comigo por email, se ele se dispuser a me ajudar.

Desculpem-me o pedido estranho, pouco comum e "folgado" mas é que estou realmente com urgência (e com certo desespero).

Meu email: joaoderzi@gmail.com

Minha Tiguan (2011, 60.000km) está com os mesmos sintomas.

A tração traseira não acopla mas nenhuma mensagem de erro aparece na ECU.
Eu tenho VCDS/VagCom e fiz a leitura. Não há erros registrados.
Só falta eu colocar ela pra cantar pneu ao mesmo tempo em que monitoro os blocos da transmissão. Só pensei nessa possibilidade ontem a noite.

Em uma subida na minha cidade, Belo Horizonte, minha Tiguan só fica derrapando os pneus da frente. Ela não se move e nem "ameaça" rodar os rodas traseiras.
Existe outra Tiguan na família e esta sobe sem cantar pneu algum. Se eu pará-la no meio da subidona, deixar o carro voltar um pouco e fincar o pé no acelerador, ela canta o pneu da frente um pouco e pouco depois (1 segundo) começa a andar, certamente devido a ajuda da traseira.

É nítido. Assim que meu carro voltar da oficina em que está agora, faço um vídeo.

Eu gostaria de saber do Maranguas: (1) como ele fez o serviço com mais detalhes, (2) foi ele mesmo quem fez ou foi oficina e (3) em que cidade ele está.

Muito obrigado a todos e já agradeço antecipadamente.


(Na realidade, eu sou usuário antigo do Fórum. Usava um email comercial que não existe mais.
Eu fazia trilhas aqui em MG, estado das montanhas.
Usei o fórum em 2006/2007, imagino. Depois disso, só rodando no asfalto e sem ver necessidade do voltar ao fórum.
Por coincidência, o Dr. Google me trouxe aqui de volta.)

Miranda_MG
01/06/2016, 12:48
Prezado Maranguas e outros usuários,

eu me cadastrei no fórum apenas para contatar o Maranguas via MP, conforme sugerido.
Infelizmente, só posso enviar MPs depois de 50 posts.

Por isso, como solução alternativa realizo este post.

Peço que qualquer outro usuário que ler esse post me faça o enorme favor de avisar ao Maranguas via MP que eu gostaria de falar com ele. Ele pode entrar em contato comigo por email, se ele se dispuser a me ajudar.

Desculpem-me o pedido estranho, pouco comum e "folgado" mas é que estou realmente com urgência (e com certo desespero).

Meu email: joaoderzi@gmail.com

Minha Tiguan (2011, 60.000km) está com os mesmos sintomas.

A tração traseira não acopla mas nenhuma mensagem de erro aparece na ECU.
Eu tenho VCDS/VagCom e fiz a leitura. Não há erros registrados.
Só falta eu colocar ela pra cantar pneu ao mesmo tempo em que monitoro os blocos da transmissão. Só pensei nessa possibilidade ontem a noite.

Em uma subida na minha cidade, Belo Horizonte, minha Tiguan só fica derrapando os pneus da frente. Ela não se move e nem "ameaça" rodar os rodas traseiras.
Existe outra Tiguan na família e esta sobe sem cantar pneu algum. Se eu pará-la no meio da subidona, deixar o carro voltar um pouco e fincar o pé no acelerador, ela canta o pneu da frente um pouco e pouco depois (1 segundo) começa a andar, certamente devido a ajuda da traseira.

É nítido. Assim que meu carro voltar da oficina em que está agora, faço um vídeo.

Eu gostaria de saber do Maranguas: (1) como ele fez o serviço com mais detalhes, (2) foi ele mesmo quem fez ou foi oficina e (3) em que cidade ele está.

Muito obrigado a todos e já agradeço antecipadamente.


(Na realidade, eu sou usuário antigo do Fórum. Usava um email comercial que não existe mais.
Eu fazia trilhas aqui em MG, estado das montanhas.
Usei o fórum em 2006/2007, imagino. Depois disso, só rodando no asfalto e sem ver necessidade do voltar ao fórum.
Por coincidência, o Dr. Google me trouxe aqui de volta.)

JF,

Boa tarde. A última atividade do Maranguas no fórum foi há quase um ano. Acho pouco provável (a não ser por um golpe de sorte) que ele volte aqui por esses dias.

Você tem duas opções: ou leva em uma CCS e a chance é de demorarem e te fazerem a proposta de troca de uma peça inteira (ao invés do reparo na mesma), ou leva em uma oficina especializada em veículos 4x4 para os caras darem uma olhada e, quem sabe, não descobrirem que é um cabo quebrado ou conector com mal contato.

Se a opção for a segunda, talvez valha a pena olhar na região da Pedro II. Atrás do Shopping Portal, sei que existem umas duas ou três oficinas que ficam cheias (resta saber se é porque eles são referência).

Eu olharia em uma dessas primeiro sob a condição de questionar o proprietário sobre competência em veículos desse tipo e se eu pudesse acompanhar o serviço.

Se precisar de algo, moro próximo. Posso olhar algo in loco para você.

Abraço,

Miranda

JFDerzi
01/06/2016, 14:43
JF,

Você tem duas opções: ou leva em uma CCS e a chance é de demorarem e te fazerem a proposta de troca de uma peça inteira (ao invés do reparo na mesma), ou leva em uma oficina especializada em veículos 4x4 para os caras darem uma olhada e, quem sabe, não descobrirem que é um cabo quebrado ou conector com mal contato.




Excelente sugestão!

Eu já estive numa delas, exatamente nas ruas atrás do Shopping Portal.
Existe uma pessoa lá que era referência pros Vitara. Mas não lembro nem o nome da oficina e nem a endereço exato.

Eu já havia ligado pras oficinas especializadas em câmbio aqui em BH e nada.
É claro que as 4x4 seriam as mais capacitadas a resolver.

Além do fórum vou perguntar na Caminho das Pedras e Clécio (CWS: Clecio William | Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100009806523695&sk=about)), que são as pessoas de que me lembro dessa época.


Miranda, se você pudesse me indicar o endereço exato das oficinas atrás do Portal já seria de enorme ajuda.

Depois disso, seria eu mesmo batendo perna e visitando os lugares.

Uma CCS será minha última opção.
Geralmente a solução é sempre a mais cara (trocar o componente inteiro), demora como você falou e muitas vezes a mão de obra não é qualificada, por incrível que pareça.


Muito obrigado pelas sugestões.

Miranda_MG
01/06/2016, 19:24
Excelente sugestão!

Eu já estive numa delas, exatamente nas ruas atrás do Shopping Portal.
Existe uma pessoa lá que era referência pros Vitara. Mas não lembro nem o nome da oficina e nem a endereço exato.

Eu já havia ligado pras oficinas especializadas em câmbio aqui em BH e nada.
É claro que as 4x4 seriam as mais capacitadas a resolver.

Além do fórum vou perguntar na Caminho das Pedras e Clécio (CWS: Clecio William | Facebook (https://www.facebook.com/profile.php?id=100009806523695&sk=about)), que são as pessoas de que me lembro dessa época.


Miranda, se você pudesse me indicar o endereço exato das oficinas atrás do Portal já seria de enorme ajuda.

Depois disso, seria eu mesmo batendo perna e visitando os lugares.

Uma CCS será minha última opção.
Geralmente a solução é sempre a mais cara (trocar o componente inteiro), demora como você falou e muitas vezes a mão de obra não é qualificada, por incrível que pareça.


Muito obrigado pelas sugestões.

JF,

Vou dar uma passada lá e pego o endereço e telefone para você. Sei que fica na rua Magnólia a mais conhecida.

Além dessa, há outras duas indicações. Ambos de um amigo proprietário de um Troller e ex-proprietário de uma Land.

HP Mecânica 4x4  
Na Barão - Telefone: 2552-5821

Rogério Motors  
Na Av. Ivaí, 905 - Dom Bosco - Telefone: 3416-7052

Se não me engano, a primeira das duas é de um sujeito que faz as manutenções dos Land aqui de BH de quem não quer levar na Terranova e deixar um rim. E, se for ele mesmo, dizem que é excelente.

Abraço,

Miranda

JFDerzi
02/06/2016, 18:40
JF,

Vou dar uma passada lá e pego o endereço e telefone para você. Sei que fica na rua Magnólia a mais conhecida.

Além dessa, há outras duas indicações. Ambos de um amigo proprietário de um Troller e ex-proprietário de uma Land.

HP Mecânica 4x4  
Na Barão - Telefone: 2552-5821

Rogério Motors  
Na Av. Ivaí, 905 - Dom Bosco - Telefone: 3416-7052

Se não me engano, a primeira das duas é de um sujeito que faz as manutenções dos Land aqui de BH de quem não quer levar na Terranova e deixar um rim. E, se for ele mesmo, dizem que é excelente.

Abraço,

Miranda

Miranda, muito obrigado pela ajuda.

Uma conversa rápida com o Clécio não foi muito animadora, parece não haver ninguém habilitado a dar manutenção no Haldex devido a seus componentes eletrônicos. Mas esses eu imagino que estejam em ordem pq não há registro de erros na ECU.

Enfim, vou visitar todas e ver quem tem conhecimento e disposição de se aventurar a testar componente por componente.

As soluções encontradas na internet são todas muito simples. Raramente o módulo eletrônico do Haldex queima.
É relativamente comum a bomba de óleo do Haldex acumular borra/sujeira e não ter pressão adequada para o engate do Haldex.

A maioria dos casos foram resolvidos com uma lavagem.

Enfim, só testando com alguém que esteja disposto.

Obrigado novamente.

Miranda_MG
02/06/2016, 19:58
Miranda, muito obrigado pela ajuda.

Uma conversa rápida com o Clécio não foi muito animadora, parece não haver ninguém habilitado a dar manutenção no Haldex devido a seus componentes eletrônicos. Mas esses eu imagino que estejam em ordem pq não há registro de erros na ECU.

Enfim, vou visitar todas e ver quem tem conhecimento e disposição de se aventurar a testar componente por componente.

As soluções encontradas na internet são todas muito simples. Raramente o módulo eletrônico do Haldex queima.
É relativamente comum a bomba de óleo do Haldex acumular borra/sujeira e não ter pressão adequada para o engate do Haldex.

A maioria dos casos foram resolvidos com uma lavagem.

Enfim, só testando com alguém que esteja disposto.

Obrigado novamente.

JF,

Estou aqui. Se precisar de algo, estou à disposição.
Depois volte aqui e relate o que aconteceu. E, se puder acompanhar o reparo, faça umas fotos para nós, or favor.

Abraço,

Miranda

JFDerzi
03/06/2016, 11:34
JF,

Estou aqui. Se precisar de algo, estou à disposição.
Depois volte aqui e relate o que aconteceu. E, se puder acompanhar o reparo, faça umas fotos para nós, or favor.

Abraço,

Miranda

Com certeza, amanhã (sábado) pretendo fazer um vídeo demonstrando o problema, até para poder explicar nas oficinas.

Posto aqui tbm.

E darei o retorno sobre o diagnóstico definitivo e solução, se possível passo a passo.

Abs.

JFDerzi
04/06/2016, 20:32
Inacreditalvemente, tudo resolvido apenas com o cabo VCDS (VagCom) e um notebook.


Fui gravar o vídeo para demonstrar o problema, tanto aqui no fórum como nas oficinas mecânicas.

Arrumei uma Tiguan emprestada com um vizinho e lembrei de uma rampa para entrar numa garagem que é famosa por fazer os carros suarem.

Ela talvez tenha mais de 90 graus. O engenheiro faltou na aula de fazer rampa.


Chegamos lá e fui então subir com o meu carro pra mostrar pra eles.
O carro não subia e ficava derrapando apenas as rodas dianteiras.

O que eu pretendia fazer seria, primeiro pegar a Tiguan boa e depois a com problema:



parar no meio da rampa, acionar o Auto Hold e arrancar
parar no meio da rampa, pressionar o pedal do freio e depois arrancar com o carro (ela voltaria um pouco)
parar no meio da rampa e fazer tudo errado, soltar o pedal do freio, deixar o carro voltar bem e enfiar o pé no acelerador.


Primeiro fui com o meu carro, se eu acelerasse muito rápido no procedimento 1 ele já não arrancava e no procedimento 2 era quase impossível arrancar (1 acerto em 6 tentativas), desnecessário fazer o 3.


Para ganhar tempo, eu deixaria também o VCDS ligado ao carro e logando o funcionamento do Haldex (measuring blocks).

Liguei meu cabo à OBDII, ele é versão 14 (não que faça diferença).

Assim que liguei, dei um Scan e vi que haviam alguns códigos de erro estranhos: modúlos 02 (Auto Trans) e 22 (AWD 4Motion) estavam em vermelho, ambos com a mensagem "Cannot reach" (fora de alcance).

Beleza, mandei limpar os códigos de erro (Clean DTCs).

Dei Scan novamente e estava tudo normal.

No módulo 22 - AWD, escolhi a opção Advanced Measuring Value (Adv. Meas. Value) e escolhi o que achei interessante: temperatura do óleo do Haldex, temperatura da embreagem (óleo e disco), pressão da bomba, % de engate da embreagem, torque estimado... várias coisas.

Voltei com o carro pra rampa.


Como que por milagre, ela passou a funcionar corretamente. Nem meus amigos que testemunharam acreditaram.

Até desligando o ESP ela conseguia subir se eu fincasse o pé no acelerador.

Gerei um log do teste e toda vez que o carro destracionava, a pressão da bomba mudava de Lo para Hi e o Haldex engata mais um pouco saindo de 10% para 27, 31, 37%. O máximo acho foi 43% de engate necessário.

Tudo normal.

Imagino que tenha ocorrido o seguinte: há cerca de 3 meses mudei o escapamento dela para 3", inclusive o downpipe.
Para isso, é necessário desconectar o cardã.
Talvez tenham ligado o carro (apenas girado a chave) com o carro nessa condição, gerando os erros.

Tudo bem, ao ser religado com tudo remontado, ele deveria voltar ao normal.
A menos que "para se proteger" tenha desativado os módulos. Mas a MIL (Malfunction Indicator Light) que no Brasil chamamos de "a luzinha da injeção eletrônica" não acendeu.

Estranho.

Bom, vou ficar de olho no caso de ser algum mau contato ou problema no chicote.
Duvido que seja.
Pelo sim e pelo não, vou dar scan nela semanalmente (nessa primeira semana, dia sim e dia não).


Depois disso, voltamos a brincar na rampa tanto com meu carro como com a outra Tiguan.
No teste 3, de fazer tudo errado, ela cantava pneu por meio segundo no máximo e já saia andando.

O dono da casa também brincou de arrancar e ficou impressionado.
Ele tem um ASX AWD e uma FreeLander.
Adorou a Tiguan, tanto pra ele quanto pra patroa pois não tem que mudar nada no câmbio e o carro já ofereceria a melhor segurança para esse tipo de situação.

Mais um (ou dois) futuros donos de Tiguan.

Tenho o arquivo de log no meu note, se alguém quiser posso postar aqui.

Ele é meio chato pois é um arquivo .CSV que importei no Excel.
Gera um tabelão com os valores monitorados, cada nova linha foi gerada quando um dos valores mudava.
Deu um bocado de linhas, tabela ficou grande.

No mais, tudo resolvido e um enorme peso saiu das minhas costas.

Se eu imaginasse que a solução poderia ser fácil assim, teria scaneado o carro de primeira.


Miranda_MG, muito obrigado por toda a ajuda prestada e por toda a boa vontade.

Arildo MT
04/06/2016, 23:49
90 graus, vertical, ai só com guindaste pra subir, bom que resolveu fácil.

Magnani
05/06/2016, 01:27
Inacreditalvemente, tudo resolvido apenas com o cabo VCDS (VagCom) e um notebook.




Prezado JFDerzi,

Parabenizo-lhe pela iniciativa de compartilhar o processo de ajuste.
Se for possível postar o arquivo de log seria interessante até para nos incentivar a comprar o Vag-Com.
Acredito que em falhas do sistema Haldex não há nenhuma mensagem de erro no painel. Isso pra mim é uma falta que poderia ser corrigida.

Mas o importante foi a solução do problema. E o Miranda, realmente, é de grande ajuda.
Tenho o carro há um ano, conversei aqui no fórum com ele antes de comprar e ainda continua contribuindo com minhas dúvidas.

Sds,

Miranda_MG
05/06/2016, 08:28
JF e Magnani,

Aprendo com vocês mais do que o contrário. No entanto, é fato que podem contar comigo se precisarem.

Já há algum tempo, tenho estudado e atuado sobre alguns parâmetros da central da Ranger e percebo que a quantidade de funções que poderiam ter sido disponibilizadas ao usuário é maior. Por outro lado, também entendo que o proprietário típico quer é ligar e sair com o veículo; sem sequer querer se interessar por mais do que o que consta no manual impresso (e olhe lá).

Já são 3 anos com a nossa Tiguan e NENHUM problema a não ser o que provocamos (dois parabrisas trocados - pedras de estrada - e uma peça da suspensão traseira como resultado de uma baliza descuidada). Nem ruídos, nem problemas, nem engasgos (nos sentidos literal e figurado). E como a garantia se encerra agora, acho que é o momento de me aventurar a conhecer mais sobre ela. Em um nível em que o JF já alcançou e ultrapassou, pelo visto.

JF, que tal nos dar o caminho das pedras? Especificações do cabo, onde o adquiriu, software que usa no note, o que já fez na sua Tiguan (inclusive intervenções físicas e não apenas as de sistema) e o que pretende fazer.

Grande abraço aos dois.

Miranda

JFDerzi
05/06/2016, 22:14
JF e Magnani,

JF, que tal nos dar o caminho das pedras? Especificações do cabo, onde o adquiriu, software que usa no note, o que já fez na sua Tiguan (inclusive intervenções físicas e não apenas as de sistema) e o que pretende fazer.

Miranda



Miranda, como é que você tem alterado a central da Ranger?



Sobre o cabo: o sistema VCDS é uma interface específica para toda a linha VW, Audi, Seat e Skoda, e, dizem que também da Porsche com uma leve alteração no cabo.

O VCDS, também chamado de VagCom, é um produto completo: cabo USB para ligação no PC e na porta OBDII + software VCDS.
O produto é completo e é usado mundialmente. Praticamente todo dono de carro dessas marcas que é fuçador tem o produto, no mundo todo.

O VCDS apenas muda as opções disponíveis nos módulos do carro e o monitora amplamente enquanto funciona. Mostra os códigos de erro e os apaga, assim como apaga ou remarca os serviços de manutenção.
Ele não reprograma a ECU em busca de performance, ele não tem capacidade de dar flash (colocar outro programa namemória flash de qualquer central) ou mudar tempo de injeção, pressão do turbo, alterar o ponto da ignição...

Basics to VCDS / vag-com, fault codes, coding, output tests - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=95ghY4HIRfM)

Tutorial VCDS VAG-Com Portugues - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DHc4f9XiFic)


Existem basicamente duas opções de compra:

(1) no fabricante oficial que é a Ross-Tech ou seus representantes.
É caro $$$$$, a versão profissional mais barata custa USD 599.00 e a versão para "atletas de fim de semana" custa USD 349.00.
Ambas com cabo USB, sem Wifi. Link: http://store.ross-tech.com/shop/cat/VCDS.html

(2) Réplicas Chinesas a venda no eBay, Alibaba e MercadoLivre.
É a que eu comprei.
Os chineses estão cada vez melhores e como a diferença de preço é gigantesca, experimentei comprar um no Mercado Livre mesmo (eu tinha pressa). http://lista.mercadolivre.com.br/vcds#D

Podem notar que existem várias versões: 12, 14 e 15.
Basicamente, todas fazem a mesma coisa e a maior diferença está nos modelos (anos) de carro em que ela se conecta.
Como o preço da 14 praticamente empata com a da 12, comprei a versão 14 (há uns 8 meses).

Inicialmente, eu só queria o VCDS para retirar o alerta das luzes queimadas da placa traseira.
Eu as havia substituído por Leds. Como consomem quase nada, o sistema interpreta como se as luzes da placa estivessem queimadas e acende um alerta no painel.
Eu não queria ligar os Leds em série com as lâmpadas originais e deixá-las "escondidas" dentro da tampa do porta-malas, gerando calor.

Desabilitei esta função e comecei a brincar com várias outras, sobretudo as de monitoramento e de medir 0-100 do carro...
(Ross-Tech: VAG-COM Tour: Measuring Blocks (http://www.ross-tech.com/vag-com/tour/m-blocks.html), Segunda imagem)

Mais telas de monitoramento: http://www.ross-tech.com/vcds/tour/b-settings.php

Pra quem gosta tem muita coisa. Impossível postar todas as telas pois além do menu geral, cada módulo (central) tem seu menu específico e medições avançadas.


Sobre o que eu pretendo fazer com a Tiguan

Olha, pois é...

Eu adoro carros turbo, sempre adorei. Já tive alguns e estava com uma saudade louca de turbinar um carro atualmente (Civic?, Lancer?).

Acabou que, frigindo os ovos, escolhi por ter um carro turbo original e o modificar: já vem com documentação toda legalizada como turbo, sem complicação pra fazer seguro e sem problema de revenda.

Conversando com a patroa, optamos pela Tiguan.
Ela pensando no espaço e facilidade de colocar cadeirinha.
Eu pensando no potencial do carro e na tração 4Motion.

Então, comprei o carro para mexer.

Mas, como me considero um entendedor talvez avançado de mecânica eu nunca modificaria nada que prejudicasse o carro.

Por exemplo, "filtro de ar esportivo" daqueles cônicos que todo mundo coloca: sem chance.
Além deles não filtrarem o ar de maneira efetiva, irão aspirar ar quente e prejudicar a qualidade da mistura, a menos que fiquem dentro da caixa de ar original (ou tomada de ar redesenhada).

Até agora o carro só está apenas com o escapamento 3" em inox, feito aqui em BH mesmo (Badunga).
Infelizmente, deu uma ressonância enorme (como o esperado) e tive que comprar e instalar um silencioso DynomaxVT. Excelente, recomendo.

Se eu fosse fazer o escapamento novamente, seria de 3" em aço e não inox.
Bem mais barato e gera menos ressonância, mas iria incomodar também.

As 3" são necessárias porque o carro chegará perto ou ultrapassará os 300hp.
Com ele original, já fez grande diferença.
Pela regra geral, escapamento 2.5” não restringe para carros até 250hp.


Quanto a preparação em si, esse assunto é complicado.

O caminho mais fácil seria apenas reprogramar a ECU, como todo mundo faz. Existem opções: APR, Reiko e UniChip.
Assim como Giac e Eurodyme que são desconhecidas no Brasil.

O fato de todo mundo fazer não significa que está correto, haja vista os filtros de ar esportivos.

Essas reprogramações aumentam muito a pressão do turbo nos RPM baixos e um pouco na faixa final.
Como nossa turbina K03 é pequena, ela teria a vida útil reduzida se em RPMs altos trabalhasse com pressão em excesso.
Ok.
Mas, no carro original os bicos de injeção já ficam totalmente abertos depois de 4500 rpm. Isso é facilmente visto com osciloscópio.

De nada adianta colocar mais ar dentro do cilindro ao aumentar a pressão do turbo sem injetar também combustível, respeitando a razão estequiométrica da mistura.

Os bicos de injeção original teriam capacidade de alimentar a pressão que mudou de 0.7bar para 1.2 ou 1.3bar?
Notem que é quase o dobro de pressão.

Essa é minha grande restrição à reprogramação. Tenho que estudar mais sobre isso e infelizmente até em SP poucos reprogramadores tem dino 4x4.

Além disso, eu também acho uma sacanagem retirar as centenas (ou milhares?) de mapas que a montadora preparou, rodando um milhão de horas com o carro no mundo todo, e colocar apenas um mapa que essas empresas fizeram.

Ao contrário do que se imagina, a ECU não tem apenas um mapa e o fica corrigindo de acordo com os sensores do carro.
Ela escolhe um mapa inicial de acordo com seus sensores (temperatura do ar, altitude, sonda...).
A partir daí, ela corrige esse mapa até um limite, digamos 5%.
Passou disso, pra cima ou pra baixo, ela já escolhe outro mapa e o corrigirá bem menos.

Se o carro ficasse dependurado em seus sensores, na leitura da sonda e tudo mais, a ECU funcionaria BEM mais devagar sendo BEM menos dinâmica.
Isso resultaria num carro que consumiria mais, não teria a mistura ideal então quebraria mais (óleo contaminado com combustível ou mistura pobre esquentando o cilindro), teria o controle de ponto prejudicado ou ainda num carro menos potente que o ideal.

E não adianta pegar todos os mapas que a ECU tem e multiplicar pelo mesmo fator. Digamos, a partir de 2.500 RPM todos os mapas injetarão 20% a mais, multiplique tudo por 1,20.
Não, não adianta.
Se a variação fosse linear não seriam necessários vários mapas, vários sensores e horas e mais horas de teste.

Isso que é dureza. E nos fóruns gringos algumas pessoas boas tecnicamente já estão levantando essa lebre.

A reprogramação que eu faria hoje, se eu fosse fazer alguma, seria da Reiko em SP.
A APR é a mais aplicada no mundo, mas o preço no Brasil é um roubo.
A Reiko tem a mesma qualidade num preço que dá pra fazer: 2.5K.

Mas não farei por esses motivos listados, até que tudo se esclareça melhor.

Tem caboclo (só vi no exterior) que ainda troca a turbina dos Tsi, tirando a K03 e instalando uma K04 e reprogramando a ECU.
Tanto a APR como a Reiko tem programas para a K04.

Extremamente caro no Brasil (cerca de 16K no mercado livre, de uma loja no RJ) e só agravaria os problemas e dúvidas acima.


Existe também uma turbina que eu acho muito interessante, da FrankenTurbo F23T. Ela é a concorrente da APR k04.
Tem um preço um pouco menor e funciona melhor também.
É uma K04 híbrida, que enche mais rápido e trabalha mais fria.

Além disso, já que estamos falando nisso, a APR tem um outro kit para se instalar uma Garrett maior que a K04, levando o carro aos 460HP com gasolina podium (104 RON) e 409hp com a comum (95 ron).
https://www.goapr.com/products/stage3_20_tsi_trans.html


Mas isso de trocar turbina, estou falando só por falar.
Eu não faria agora porque penso que o carro ainda tem várias possibilidades “sem partir ignorância.”
Inclusive meu projeto favorito não troca a turbina e teria uma potência semelhante ou superior às K04.


Com a reprogramação em standby me sobram algumas opções.


Bom, sob risco de ser expulso do fórum (kkkk) declaro que estou instalando um módulo de ignição CDI da CM Racing (ignição Plus).
Um amigo meu aqui de BH instalou no carro turbo dele.
Antes o carro cantava pneu de 1ª e 2ª. Com a Plus, passou a cantar de 3ª também.

E eu já tive a Plus instalada num Marea aspirado há uns 15 anos atrás.
Funcionava 100% e o ganho na retomada e economia eram nítidos.

Até que... Liguei para o fabricante para tirar uma dúvida, a respeito de um possível defeito, nos desentendemos e deixei o equipamento de lado.

Essa é a queixa geral do produto, tudo vai bem até que o pau quebra.
Como o engenheiro que as fabrica é bravo, todo mundo malha o produto, sobretudo os preparadores. A maioria deles já teve a profissão da mãe envolvida na discussão.
Nesses 15 anos, o engenheiro mudou muito no trato com as pessoas, eu também mudei e resolvi retomar o contato.

Eu concordo numa coisa: é muito difícil uma pessoa correta ficar sem passar raiva umas 03 vezes ao dia no Brasil, pelo menos.
Eu passo, já começa ao ler o jornal pela manhã. Caderno "política" e "economia" deveriam se chamar "comédia da vida real".

Passa mais raiva quem vai lidar com clientes, preparadores ou não, que não entendem nada do equipamento mas, apesar disso, não respeitam as instruções e instalam de qualquer forma. Depois pretendem tirar as dúvidas por telefone.
Ainda mais quando eles tem que “girar a oficina” e fazer pelo menos um carro por semana, custe o que custar, na qualidade que der.

Mas isso é outro assunto.

Atualmente enviei quatro bobinas do Audi R8 para serem estudadas e preparadas para receber a ignição do CM, pessoa que se tornou amiga.
Sério mesmo, adoro o veio, maneira carinhosa de chamar o professor.

As bobinas da linha Audi (2.0) são as mesmas dos Tsi 2.0 (Jetta, Tiguan e Golf GTI).
Nos EUA, as bobinas do R8 custam cerca de USD 22 cada.
São vermelhinhas, lindas, e tem a fama (nunca confirmada) de serem mais potentes e melhor construídas.

Quando eu a instalar no carro posto os resultados e fotos tbm.



Além da ignição Plus, ao invés de remapear posso aumentar a pressão do turbo usando uma MBC (manual boost controler, www.boostvalve.com (http://www.boostvalve.com/)).

Essa válvula dá um Bypass no controle eletrônico que a ECU exerce sobre a wastegate. Esse controle ainda existirá mas não limitará a pressão aos atuais 0.5bar.
Então, eu colocaria uma MBC e um bico suplementar controlado por um módulo a parte apenas para alimentar a pressão extra.
O suplementar iria começar quando a ignição original já não conseguisse alimentar mais.

Eu usaria 1.0 bar no máximo.

O motor TSI original tem picos de 0.73Bar (em 4a, 5ª e 6ª marcha) até uns 3500 RPM depois cai para 0.5Bar até uns 5.500 RPM e depois vai caindo para 0.3Bar até o fim do giro.

Os TSI reprogramados pela APR, turbina original, tem picos de 1.2 Bar, depois 0.8 e depois 0.5 (se não me engano, valores pegos de cabeça mas eu tenho os gráficos da própria APR se alguém se interessar, foi difícil achar).

Além dos problemas já citados da reprogramação/alimentação, eu acho que é pressão demais pra se trabalhar na gasolina, mesmo com intercooler.
Então, eu colocaria o topo máximo de 1 bar e bico suplementar.

Sinceramente, se eu achasse que não ficou o ideal e que eu quero mais, eu consideraria passar para o álcool. Só com isso já ganha mais 40% de potência na mesma pressão.

Além desses 40% a mais de potência no álcool, eu poderia tirar o intercooler o que diminuiria o lag da turbina e tiraria no mínimo uns 0.2Bar de resistência que o intercooler impõe ao sistema.

Então: menos lag, mais pressão se eu quiser (ou apenas mais durabilidade da turbina) e mais confiabilidade no álcool já que nossa gasolina é uma mijolina.

Ok, alguém pode se perguntar: Pô, todo mundo quer colocar intercooler e o cara quer tirar o dele, tá doido!?
Não, não estou (ainda).

É que a combustão do álcool libera bem menos calor que a da gasolina então o ar da turbina no álcool já é bem mais frio por si só.
E, o bico suplementar ainda esfria adicionalmente a mistura toda. Já vi carros em que a pressurização depois do suplementar fica igual uma garrafa de cerveja, “suada de frio”.

Completamente desnecessário o intercooler nesse tipo de projeto e até prejudicial porque o ar muito frio atrapalha a vaporização e a mistura do combustível com o ar no interior do cilindro.

Mas essa ideia do álcool e tudo mais é só um pensamento, uma alternativa sadia de ter um carro pouco modificado, com a turbina K03, confiável, com ECU e mapas originais e lá pelas casas dos 340hp.

De acordo com alguns fóruns, o haldex aguenta bem, até teóricos 70 kg de torque.
Fato é que existe uma Tiguan a metanol com 630hp na roda sem problema nenhum com o haldex. Essa monstruosidade ignorante teve que trocar os discos da embreagem e reforçar outros pontos do câmbio, mas o haldex que a parte problemática permaneceu intocado.


Por enquanto, a única certeza é a instalação da ignição CDI e ver como é que fica.

Depois disso, se eu achar que precisa: remapear ou modificar via MBC para 1bar.

Em seguida, pensar na vida e considerar o opção do álcool.

Não sei se precisa e até se eu usaria nessa BH onde até o anel rodoviário terá um radar a cada km.
Mas, que o projeto ficaria lindo, ficaria.

Ah, estou também redesenhando a entrada de ar para caber um elemento filtrante maior ou um filtro cônico bom. Ainda está só nas ideias e desenhos e farei primeiro em MDF.
Quando ficar realmente bom, passo pra fibra de carbono ou de vidro, tenho um amigo que sabe trabalhar com esses materiais.

E, além do escapamento instalei molas H&R nela.
Abaixou o carro mais ou menos 1.5” e reduziu bastante a inclinação nas curvas.
Perdeu muito pouco de conforto como o fabricante anuncia, molas progressivas: são macias nos buraquinhos e depois do curso inicial são esportivas rígidas e blábláblá.

É que quando eu trouxe o DynomaxVt pra cá por causa da ressonância, achei uma promoção das molas e aproveitei o frete que se alteraria pouco.


É mais ou menos isso.

Miranda_MG
06/06/2016, 19:16
JF e demais,

Tenho 2,5 anos de fórum como assinante e talvez mais 0,5 ano de curioso por aqui. E não me recordo, nesse tempo todo, de uma postagem tão densa. Show demais. ;)

Já li uma vez e agora vou me dedicar a cada assunto. Não pelo interesse em modificar tanto(?) a Tiguan, mas por aprender sobre.

Vou dar uma olhada no AliExpress e retorno aqui sobre o que decidi.

Quanto à Ranger, não atuo diretamente nos parâmetros, por alguns motivos. Mas compartilho a base da sua crença sobre usuários x engenheiros. Enfim, uso um software livre para intervir até onde considero civil e, para quem quer se aventurar mais, existem tortuosos caminhos para download e uso do próprio sistema da FORD.

Vamos conversando por aqui. E, volto a dizer, sem dúvida o nível do tópico deu um salto.

Abraço,

Miranda

JFDerzi
07/06/2016, 12:22
Boa tarde, Miranda.

Muito obrigado, na realidade eu posso dizer o mesmo sobre suas postagens. Excelente qualidade técnica.

Só para complementar, eu também não sei o que irei fazer e até que ponto chegarei.

Mas, antes de mais nada, é sempre preciso avaliar as possibilidades e entender exatamente onde estamos entrando.
É por isso que eu fiz uma espécie de relatório de tudo que vi até agora, junto a minhas dúvidas, prós e contras.

A única certeza é quanto a ignição pois ela é a única alteração que é benéfica ao carro e ainda traz ganho de performance.

Alguns detalhes técnicos foram deixados de lado, o post já estava grande demais.
Por exemplo, eu alguns momentos eu falo das vantagens do bico complementar para alimentar a sobrepressão extra.
Ok, entendido.
Mas existe uma grande dificuldade: temos injeção direta e a pressão nos bicos diretos é gigante (400 bar ou mais eu acho).
O bico complementar é um bico convencional, de injeções indiretas.
Então ele deveria ser alimentado pela bomba de baixa pressão.

Se eu o ligar em paralelo à bomba de alta, a bomba de baixa pressão tem vazão para isso? Não sei.
É fácil encontrar e trocá-la por outra que tenha mais vazão? Não sei.
Seria o caso de fazer outra linha de injeção, pegando direto do tanque, com outra bomba apenas para esse bico suplementar? Não sei (e já desanimo, o "puxadinho" começa a ficar grande demais).

Coisas assim, em prol da síntese, ficaram de fora.

Estou a disposição para trocarmos idéias e depois posto tbm o desenho da nova entrada de ar e elemento filtrante, quando eu os tiver feito (dentro de meses, estou enrolado com uma reforma em casa).

Não tem a mínima chance de me convencerem que uma caixa de fibra + adaptador pra grade da Tiguan + filtro de ar (que custa R$ 60 no ML) custam 370 obamas, sem frete pro Brasil e sem imposto.
Se adicionar ainda uma curva tubular substituindo a original, com diâmetro levemente maior (precisa disso?), aí a piada se completa, o sistema passa a custar 500 obamas.

Carbonio - 2.0T/1.8T TSI Intake System - Mk5 / Mk6 GTI, Jetta, GLI, Passat / CC, Tiguan, Audi A3 / Mk2 Audi TT (http://www.ngpracing.com/newstore/carbonio-2.0t-1.8t-tsi-intake-system-mk5-mk6-gt-jetta-gli-passat-cc-tiguan-audi-a3-mk2-audi-tt.html)

E tem outros ainda mais caros...
Unitronic TSI Intake UH001-INA (A3, TT, GTI, CC, Jetta) - Modded Euros (https://www.moddedeuros.com/products/unitronic-20-tsi-gen2-cold-air-intake-system)

JFDerzi
08/06/2016, 13:33
Em tempo, foi só tocarmos no assunto que o Eurodyne entrou em promoção.

ECS News Eurodyne Tuning Now Available for your VW 2.0T (https://www.ecstuning.com/News/Volkswagen_20T_Eurodyne_19829/?utm_source=emailcampaign&utm_medium=email&utm_content=retail&utm_campaign=Volkswagen_20T_Eurodyne_06082016_1982 9)

Esse equipamento reprograma a ECU, ao contrário do VCDS e a Eurodyne já possui alguns mapas disponíveis, inclusive o das outras turbinas, K04 e F23T.

Não sei se o equipamento tem alguma limitação (número de carros a que atende).
Se não tiver é opção interessante para se fazer uma vaquinha.

Miranda_MG
08/06/2016, 16:39
JF,

Ainda estou na metade da leitura e pesquisas relacionadas de tudo que você postou, mas dei uma olhada no link do último tópico. US$ 699,00. Bom, hein?! É de se pensar sim.

Deixe-me então lhe fazer um pedido: procurar quais são as opções disponíveis de equipamentos especificamente no mercado europeu. Pode ser que exista algo satisfatório ao nosso uso e a baixo custo (não barato, mas relativo ao que temos de bom aqui no Brasil). Tenho duas viagens agendadas para lá e pode ser uma opção interessante também. A primeira delas é daqui um mês aproximadamente e a segunda, a confirmar, em outubro. Ainda não sei se terei tempo para sair e procurar, mas se conseguir planejar e comprar para entrega em hotéis, fica tranquilo (observando a legalidade das operações).

Vamos conversando. Pode ser que consigamos algo de bom e que podemos estender aos outros foristas.

Abraço,

Miranda

JFDerzi
15/06/2016, 10:07
J...procurar quais são as opções disponíveis de equipamentos especificamente no mercado europeu. .

Pesquisa em andamento.
Mas se precisar trazer dos EUA eu posso trazer via shipito, tudo também dentro da legalidade.

Vamos ver o que é mais vantajoso.

Abs.

Léo 2e2t
13/07/2016, 11:08
Pessoal, minha tiguan está com 17.000 km, pastilhas dianteiras já estão a ponto de troca, está na média das de vocês essa quilometragem, eu particularmente acho pouco, o pneus originais também já estão quase na marca de segurança, está muito diferente do consumo de vocês? O botão de partida estava funcionando hora não, precisava apertar uns 3 x tinha hora, foi pra revisão e a garantia trocou...
abraço,

Magnani
13/07/2016, 16:23
Pessoal, minha tiguan está com 17.000 km, pastilhas dianteiras já estão a ponto de troca, está na média das de vocês essa quilometragem, eu particularmente acho pouco, o pneus originais também já estão quase na marca de segurança, está muito diferente do consumo de vocês? O botão de partida estava funcionando hora não, precisava apertar uns 3 x tinha hora, foi pra revisão e a garantia trocou...
abraço,

Léo, eu troquei os pneus com 14.000 Km, mas foi em virtude de bolha em um pneu. Os outros 3 estão praticamente zerados.
Meu carro anterior já saiu de fábrica com problema de cambagem. Gastaram os pneus originais antes do tempo normal.
Pelo que eu leio nos sites por aí os pneus de SUV duram mais do que os pneus de carros normais. Acredito que o tempo certo seja mais de 50.000 Km.
Agora as pastilhas de freio dependem de como você usa mais o carro. Se na estrada ou na cidade. Se você usa o carro mais na cidade, você freia mais. Gasta mais rápido as pastilhas.
Eu troquei os pneus pela medida 215/60 R17. Além de mais baratos eu pude colocar o Scorpion ATR. A concessionária não reclamou. O diâmetro permanece o mesmo. E essa medida é usada no exterior.

Qualquer dúvida estamos aí.

Miranda_MG
13/07/2016, 17:13
Pessoal, minha tiguan está com 17.000 km, pastilhas dianteiras já estão a ponto de troca, está na média das de vocês essa quilometragem, eu particularmente acho pouco, o pneus originais também já estão quase na marca de segurança, está muito diferente do consumo de vocês? O botão de partida estava funcionando hora não, precisava apertar uns 3 x tinha hora, foi pra revisão e a garantia trocou...
abraço,

Léo,

Tranquilo? A confirmar, mas o hodômetro da nossa Tiguan está marcando 30 mil km ou próximo disso. As pastilhas dianteiras estão inteiras, mas vou trocar as traseiras por agora.
Os pneus também estão inteiros. Com rodízio feito a cada revisão. Os seus têm desgaste irregular? Do jeito que está não digo que aguentam mais 30, mas 15 a 20 é possível.
Mas é bem o que o Magnani falou: se fosse eu dirigindo, talvez tivesse que adiantar essas trocas.

Abraço,

Miranda

Miranda_MG
23/07/2016, 09:35
Pessoal, minha tiguan está com 17.000 km, pastilhas dianteiras já estão a ponto de troca, está na média das de vocês essa quilometragem, eu particularmente acho pouco, o pneus originais também já estão quase na marca de segurança, está muito diferente do consumo de vocês? O botão de partida estava funcionando hora não, precisava apertar uns 3 x tinha hora, foi pra revisão e a garantia trocou...
abraço,

Léo,

Apenas para informá-lo e, quem sabe, talvez também seja útil a outros usuários.

Fui comprar as pastilhas traseiras e faço as seguintes observações:

1. Pesquisem! O que serve para qualquer tipo de peça, claro. Comprei as pastilhas originais por quase metade do preço daquilo que estava sendo praticado em algumas concessionárias. E comprei em uma outra concessionária! A impressão que tenho é que poderia ter comprado um pouco mais barato ainda, mas como o carro é da esposa e ao comprar presencialmente eu pude conferir os códigos e os países de origem das peças, meu risco foi zero. Pela Internet, com os códigos das peças em mãos, talvez ainda haja alguma diminuição de preço (mas admite-se algum risco em não ser exatamente aquilo que se espera).

2. A pesquisa do código correto para peças originais é feita pelo VIN do veículo (chassi). Sei que MIT e FORD têm serviços de procura desse tipo disponíveis na Internet. É possível que a VW também tenha. Mas consegui os códigos na primeira CCS em que liguei para pesquisar os preços.

3. A VW tem (e eu não sabia) uma linha econômica de peças que está sendo vendida aos clientes também. Já tinha ouvido falar de outras montadoras que praticavam a utilização de peças originais em linhas diferentes, mas na VW isso foi (ou já era, sei lá) aberto. No caso das pastilhas, elas ficam uns 40% mais baratas que as "originais originais". Ou seja, optando por uma original da linha econômica tem-se valores aproximados das ganéricas/paralelas disponíveis no mercado. Optei pelas originais originais por dois motivos:
a. vamos manter a Tiguan por, no mínimo, mais o que tivemos até agora e como os freios são destaque no carro, quero mantê-los assim;
b. a disponibilidade das de linha econômica é menor (deram-me previsão de mais de uma semana para chegada e a confirmar) e como o carro volta ao trabalho na semana que vem, não dava (fica a dica: se a opção for por uma peça original de linha econômica, planeje-se antes).

4. Ia, eu mesmo, fazer a troca. Procurei e encontrei tutoriais em vídeo (YouTube) a respeito. Mas telefonei em uma das melhores oficinas aqui de BH e vai me custar R$ 90,00 a troca. Como preciso de um scanner para desabilitar o freio de mão eletrônico, eu teria que fazer a troca com o veículo na posição P do câmbio correndo o risco de forçá-lo. Além disso, no elevador fica muito mais prático do que no chão, pois não tenho cavaletes em casa. Enfim, torna-se racional a escolha por uma oficina com estrutura adequada. Em caso de emergência, eu mesmo troco.

5. Preços:
Dianteiras: 1200 - comprei por 600 - e a linha econômica: 400.
Traseiras: 730 - comprei por 450 - e a linha econômica: 310.
Caras, mas a opção por um bom carro carrega esse ônus também. No ML, há valores das "originais originais" entre o mais caro e o que comprei. Genéricas tem até de 120/60, mas não têm o sensor de desgaste e eu não acredito que sejam tão eficientes.

Abraço,

Miranda

Léo 2e2t
27/07/2016, 08:50
Nossa, até parece que estamos falando de carros diferentes KKKKKK, as pastilhas traseiras estão boas e os pneus michellin já estão quase na marca de segurança, a minha é aro 18, certamente o chip está fazendo isso, mesmo sendo minha esposa que direige. Mas como rodamos pouco com ela isso não me incomoda não, pretendo ficar com ela muito tempo ainda, pois é um carro fantástico e muito bom de dirigir.

Abraço,

Maranguas
27/07/2016, 11:41
Prezado Maranguas e outros usuários,

eu me cadastrei no fórum apenas para contatar o Maranguas via MP, conforme sugerido.
Infelizmente, só posso enviar MPs depois de 50 posts.

Por isso, como solução alternativa realizo este post.

Peço que qualquer outro usuário que ler esse post me faça o enorme favor de avisar ao Maranguas via MP que eu gostaria de falar com ele. Ele pode entrar em contato comigo por email, se ele se dispuser a me ajudar.

Desculpem-me o pedido estranho, pouco comum e "folgado" mas é que estou realmente com urgência (e com certo desespero).

Meu email: joaoderzi@gmail.com

Minha Tiguan (2011, 60.000km) está com os mesmos sintomas.

A tração traseira não acopla mas nenhuma mensagem de erro aparece na ECU.
Eu tenho VCDS/VagCom e fiz a leitura. Não há erros registrados.
Só falta eu colocar ela pra cantar pneu ao mesmo tempo em que monitoro os blocos da transmissão. Só pensei nessa possibilidade ontem a noite.

Em uma subida na minha cidade, Belo Horizonte, minha Tiguan só fica derrapando os pneus da frente. Ela não se move e nem "ameaça" rodar os rodas traseiras.
Existe outra Tiguan na família e esta sobe sem cantar pneu algum. Se eu pará-la no meio da subidona, deixar o carro voltar um pouco e fincar o pé no acelerador, ela canta o pneu da frente um pouco e pouco depois (1 segundo) começa a andar, certamente devido a ajuda da traseira.

É nítido. Assim que meu carro voltar da oficina em que está agora, faço um vídeo.

Eu gostaria de saber do Maranguas: (1) como ele fez o serviço com mais detalhes, (2) foi ele mesmo quem fez ou foi oficina e (3) em que cidade ele está.

Muito obrigado a todos e já agradeço antecipadamente.


(Na realidade, eu sou usuário antigo do Fórum. Usava um email comercial que não existe mais.
Eu fazia trilhas aqui em MG, estado das montanhas.
Usei o fórum em 2006/2007, imagino. Depois disso, só rodando no asfalto e sem ver necessidade do voltar ao fórum.
Por coincidência, o Dr. Google me trouxe aqui de volta.)


JF,

Mil desculpas por nao ter "sumido" daqui a uns dias. Tou num sufoco do meu doutorado e fiquei sem tempo de acompanhar aqui.

Mas enfim... resolveu seu problema? Andei lendo as últimas páginas e parece q foi solucionado já seu problema na Haldex.

Tenho meu Tiguan desde 2010 (comprei zero) e ele esta com 75 mil rodados. Modéstia a parte sei bastante sobre e posso ajudar na medida do possível.

Qualquer dúvida dá o help ai ou no meu email pessoal tmaranguape@gmail.com

Jolucas
27/07/2016, 15:45
Nossa, até parece que estamos falando de carros diferentes KKKKKK, as pastilhas traseiras estão boas e os pneus michellin já estão quase na marca de segurança, a minha é aro 18, certamente o chip está fazendo isso, mesmo sendo minha esposa que direige. Mas como rodamos pouco com ela isso não me incomoda não, pretendo ficar com ela muito tempo ainda, pois é um carro fantástico e muito bom de dirigir.

Abraço,

Surpreendeu-me os problemas em alguns Tiguans aqui, no fórum. Tive um (modelo 2011/2012), aro 18. Excelente carro. Nos dois anos e meio que fiquei com ele, nunca apresentou qualquer defeito. Fiz apenas as revisões previstas na cc. A única ressalva que faço é a falta de uma embreagem DSG. Acabei vendendo, com 22 mil rodados, porque tinha o sonho de possuir um Golf GTI. E gostei da troca. Estou com ele, 13 mil rodados, sem problemas.

carlos cavaco costa
27/07/2016, 16:40
Marangua Boa tarde,
Devido a um serviço mal feito para reparo de uma colisão a tubulação do radiador de oleo do Tiguan foi perfurado e com isto vazou o oelo todo, fazendo que o carro parasse, apos patinar. Foi trocado o Radiador pela concessionaria. Quando retirei o carro, ao subir a rampa da garagem do predio o carro estava sem força.Colocando em a marcha manual ele subiu. Notei tambem que ao colocar em "D" ele demorava um pouco para entrar a primeira marcha. Retornei a concessionaria, ele disse que o problema era na embreagem traseira, sistema haldex. Estou achando este diagnostico furado; podes me ajudar?

Maranguas
27/07/2016, 18:31
Marangua Boa tarde,
Devido a um serviço mal feito para reparo de uma colisão a tubulação do radiador de oleo do Tiguan foi perfurado e com isto vazou o oelo todo, fazendo que o carro parasse, apos patinar. Foi trocado o Radiador pela concessionaria. Quando retirei o carro, ao subir a rampa da garagem do predio o carro estava sem força.Colocando em a marcha manual ele subiu. Notei tambem que ao colocar em "D" ele demorava um pouco para entrar a primeira marcha. Retornei a concessionaria, ele disse que o problema era na embreagem traseira, sistema haldex. Estou achando este diagnostico furado; podes me ajudar?


Boa noite Carlos! Vc é de Recife? Comprei meu Tiguan lá na Bremen... ;) Seja bem vindo ao Fórum!

Vamos lá... Lamento o ocorrido, mas o radiador a óleo nada tem a ver com sistema de embreagem do acoplamento haldex (tração traseira). NADA MESMO. No diferencial traseiro do Tiguan é preenchido com óleo exclusivo e isolado que é bombeado por uma bomba de pré-carga e esta aciona a embreagem no módulo elétrico haldex. Sistema autônomo e controlado eletronicamente com lubrificação própria.

Falando em falta de Tração:

Se o seu Tiguan está com mais de 60 mil rodados, sugiro caso não tenha feito, fazer a troca do óleo haldex junto com a substituição do filtro/peneira (previsto no manual de revisões). Esse serviço é melhor ser feito na concessionária pois o óleo é bem específico do sistema.

Ja vi Tiguans sem tração somente pela falta de troca do óleo do sistema. Os engenheiros da VW são fod$! Após essa quilometragem é realmente necessário fazer essa troca.

Mas adianto logo: A falha do sistema haldex, digo tração traseira, não implica nenhum dano à potência do carro. A única diferença é que o carro ficará 4x2 com os mesmos 200cv bravos... ou seja, em uma arrancada, o eixo dianteiro vai cantar mesmo com o ESP acionado.


Falando em falta de Força

Problema mais sério que deve ser averiguado com mais atenção dependendo do estresse do sistema durante esse vazamento. Fiquei preocupado com o seu relato... Vc disse que o carro parou e antes patinou... Assustador!

Esse óleo que vazou do radiador, serve para lubrificar e resfriar a transmissão automática. Queira Deus que não tenha danificado a caixa. O sistema Triptronic Audi/Vw tem um mecanismo de proteção a superaquecimento do sistema mas tudo depende do estresse. No seu caso, houve um estresse agudo e por isso o carro parou. Pelo seu relato, falta de força para vencer uma ladeira e demora pra engatar a 1a no modo manual, me pareceu problema exclusivamente no câmbio. Aliás, o triptronic não é tem histórico de problemas mas funcionar sem lubrificação é complicado.

Na minha opinião, problemas no haldex está descartado e me concentraria somente no câmbio.

PS: Essa c@gada foi culpa da concessionária? Estou notando que estão empurrando o problema para o haldex. Fica esperto... deixe o carro lá e somente tire com tudo verificado e resolvido. Provavelmente vá precisar trocar os solenóides do câmbio ou quem sabe a própria caixa de marcha Inclusive, eu no seu lugar cobraria uma declaração no ocorrido sobre o furo no radiador. O que aconteceu foi bem sério. Se estiver na garantia, não perca tempo e ligue para a Volkswagen e abra uma ocorrência.


Boa Sorte!
Estou a disposição

Maranguas
27/07/2016, 21:07
Bom dia! A tempos acompanho o fórum, enfim, em 2012, adquiri a minha tiguan 2010 (30.00km) ! show, maravilhosa. Em dez/2015, paguei a ultima das 36 parcelas, "é minha!", com intenção de ficar mais uns 2, 3 anos com ela. Só que, na primeira semana de Janeiro/2016, pá: acendeu luz da injeção (está com 66.000km). Na oficina foi scaneada e, resultado foi: mistura pobre sensor 1, falha cilindro 2 e 4.
O mecanico sugeriu trocar jg de velas, disse que eram ainda originais, deveriam ser trocadas. Ok, encomendei (R$ 500,00) , trocamos e, continuou com o problema.
Ae, partimos para sonda, a 1a. antes do catalisador, após várias procuras, não teve jeito, tive que pegar na CCS VW, aguardei 20 dias para chegar, e, ontem, fui buscar (R$ 900,00 pgto. em 3x).
Cheguei em casa, e eu mesmo troquei, fácinho!, Voltei na oficina para limpar a memória e fizemos nova leitura, resultado: a tal mistura pobre resolveu, não apareceu mais, creio que devido a substituição da sonda lambda, porém, a falha no cilindro 2 e 4 permaneceu. Trocamos de lugar as bobinas para testar e manteve a msg de falha cilindros 2 e 4.
E a luz de injeção acesa.
Nota.: sempre usei apenas gasolina comum, e, apesar das msg do scaner, o motor está funcionando normal, sem falhas, desempenho normal e consumo normal de bêbada rss.

Antes de trocar a sonda, após feita a limpeza da memória, a luz de injeção acendia após 1 ou dois dias, agora, acende de imediato.
Então, Manguaras, estou querendo comprar um refrigerante de 600ml rss, usar a garrafinha e fazer o mesmo procedimento que vc fez. o que me diz, você continua colocando a mistura quimica? parou mesmo de acender a luz da injeção?
Sinceramente, não tenho condições nem intenção de trocar, mais, a exemplo do João Baeta, fico em dúvida se me livro ou não.
E, nesta oficina, "jogaram a toalha", falaram para procurar a concessionária. :/

Em primeiro lugar desculpa o sumiço! hehe

Bem... ainda hj a cada 4 tanques eu faço a "mistura" e te falo... o carro fica bem nervoso por causa da mistura mais rica. A cada garrafinha, um tanque cheio com gasolina grid e se a luz estiver acessa, "taca-lhe pau" hehehe... acelere pra valer e de preferência coloque o cambio no S para manter a rotação mais alta.

Provalvelmente, antes do tanque acabar, a luz irá se apagar. :)

A luz já acendeu outras vezes comigo, repeti o procedimento e deu certo. Acredito que a solução está na troca dos bicos injetores, mas enquanto houver o car80 e o octane eu vou adiar a troca.

RodrigoReis
06/09/2016, 16:27
Os bicos estão entupindo, ano passado 4 da madruga indo para Floripa, parou de vez, troquei os 4 bicos 3mil, troca antes que fique empenhado.

JFDerzi
13/09/2016, 10:07
JF,

Mil desculpas por nao ter "sumido" daqui a uns dias. Tou num sufoco do meu doutorado e fiquei sem tempo de acompanhar aqui.

Mas enfim... resolveu seu problema? Andei lendo as últimas páginas e parece q foi solucionado já seu problema na Haldex.

Tenho meu Tiguan desde 2010 (comprei zero) e ele esta com 75 mil rodados. Modéstia a parte sei bastante sobre e posso ajudar na medida do possível.

Qualquer dúvida dá o help ai ou no meu email pessoal tmaranguape@gmail.com

Opa, eu desapareci também. É a correria da vida.

Tudo resolvido sim, com o reset das centrais. Óleo do Haldex e filtro já trocados na Mila por 3k e poucos reais.
Salgado, mas não trocar sairia muito mais caro.

Muito obrigado pela disponibilidade e pelo contato.

Miranda_MG
11/10/2016, 09:39
Pessoal,

Bom dia. Reiniciamos um grupo de WhatsApp para a Tiguan a pedidos. Lembrando que o mesmo não exclui as postagens aqui no fórum, mas acaba permitindo que outros que não são usuários daqui possam ter acesso às informações.
Quem tiver interesse, deixe o número aqui ou por mensagem privada. Outro meio é o miranda.mg77@gmail.com.

Abraço,

Miranda

Joao Baeta
11/10/2016, 20:51
Pessoal,

Bom dia. Reiniciamos um grupo de WhatsApp para a Tiguan a pedidos. Lembrando que o mesmo não exclui as postagens aqui no fórum, mas acaba permitindo que outros que não são usuários daqui possam ter acesso às informações.
Quem tiver interesse, deixe o número aqui ou por mensagem privada. Outro meio é o miranda.mg77@gmail.com.

Abraço,

Miranda


:arrow:Me põe lá: 21 99926.4847

rofonta
30/10/2016, 01:27
Gostaria de participar do grupo do WhatsApp: 11 99609-2423

Abraços.

rf2802
06/12/2016, 16:48
Boa tarde.
Minha primeira postagem por aqui, recentemente peguei uma tiguan 10/11 e estou apaixonado pelo carro.
47 - 999869080 para incluir no grupo do whatsapp.
Obrigado.

Léo 2e2t
08/12/2016, 16:12
Pessoal, a bomba dágua da minha tig apresentou vazamento e começou a baixar o nível de liquido de arrefecimento, pois bem, o carro está na garantia e internado na CSS esperando chegar a bomba nova coberta pela garantia, a garantia dela acaba em Janeiro 2017, tem apenas 24.000 km rodados, nesse contexto o consultor técnico está tentando adiantar a ultima revisão já que ela está internada lá e veio com um papo de ter que trocar o óleo de cambio e fluidos de freio, achei muito estranho isso... Alguém aqui já fez essa revisão dos 36 meses e saberia me informar o que foi feito? Como o carro não está comigo, não tenho como consultar o manual pra ver se tem mais informações...

abraço,

Alexcarmo
12/12/2016, 18:19
Pessoal, é verdade que o filtro de combustível da tiguan, não é necessário trocar.

rafatramontina
14/12/2016, 09:12
Bom dia.. Me add por favor.. (14) 98112-5095

BorisTH
16/12/2016, 18:36
Boa tarde!

Tenho uma Tiguan 11/12 que comprei com 18000 km. Desde sempre ela apresenta um barulho de batida metálico que surge em vias irregulares e que parece vir da parte traseira, lado do passageiro.

Enquanto ela estava na garantia, a VW não achou nenhum problema. Na primeira revisão pós garantia a concessionária disse ser a suspensão traseira a causa do barulho e sugeriu trocar toda ela (7500,00). Levei numa oficina de confiança e me disseram que a suspensão estava ok. Não fiz nada. Na revisão seguinte, na mesma concessionária, misteriosamente já não havia nenhum problema com a suspensão e isso não foi nem citado. Levei em outra concessionária e algumas outras oficinas e ninguém acha a causa do barulho.

Já calcei o macaco, aquela peça de isopor que acomoda o estepe, os bancos e qualquer coisa solta dentro do carro... atualmente ela está com 48000 km e saiu da última revisão na concessionária há 1 semana, tudo normal.

Alguma luz?

Agradeço a ajuda de todos

LEONARDO COELHO
24/12/2016, 16:57
Pessoal sou novo aqui e com a minha tiguan,

Gostaria de saber se alguém já teve problema com a abertura do tanque de combustível para abastecer. E se tem alguma forma de abrir manual.

A minha esta me deixando na mao. Nas 2 vezes que abasteci ela nao funciona de primeira. Preciso ficar fechando e abrindo o carro até a tampinha do tanque tb abrir. Na primeira vez foram umas 10 tentativas, na segunda umas 20.

Obrigado desde já.

BorisTH
25/12/2016, 21:41
Já aconteceu com a minha. Foi problema no motorzinho que abre a portinhola. Pra não ficar na mão até o conserto você pode desabilitar essa trava e a tampa ficará sempre destrancada.

O código da peça que encomendei foi 5N0810773F.

Miranda_MG
25/12/2016, 23:30
Fumys,

Boa noite. Não consigo te ajudar especificamente sobre o barulho. Mas posso contribuir com hipóteses. Já olhou se não há nada solto no compartimento do macaco, por exemplo? Uma peça ou chave que tenha caído por ali. Mesma suposição no vão que existe sob as lanternas. Não me lembro bem do caso, mas em um carro da família, ao voltar de uma revisão em que foi trocada uma lâmpada, voltou fazendo uma barulheira infernal. Encurtando a história, o mecânico havia deixado uma chave em um desses espaços.

A Tiguan é um veículo em que, opinião minha, a suspensão é um dos pontos fortes. Ela é bem justa e não dá muita margem a problemas intermitentes ou a apenas ruídos.

Abraço,

Miranda



Boa tarde!

Tenho uma Tiguan 11/12 que comprei com 18000 km. Desde sempre ela apresenta um barulho de batida metálico que surge em vias irregulares e que parece vir da parte traseira, lado do passageiro.

Enquanto ela estava na garantia, a VW não achou nenhum problema. Na primeira revisão pós garantia a concessionária disse ser a suspensão traseira a causa do barulho e sugeriu trocar toda ela (7500,00). Levei numa oficina de confiança e me disseram que a suspensão estava ok. Não fiz nada. Na revisão seguinte, na mesma concessionária, misteriosamente já não havia nenhum problema com a suspensão e isso não foi nem citado. Levei em outra concessionária e algumas outras oficinas e ninguém acha a causa do barulho.

Já calcei o macaco, aquela peça de isopor que acomoda o estepe, os bancos e qualquer coisa solta dentro do carro... atualmente ela está com 48000 km e saiu da última revisão na concessionária há 1 semana, tudo normal.

Alguma luz?

Agradeço a ajuda de todos

Miranda_MG
25/12/2016, 23:35
Leonardo,

Se for mesmo o motor comentado pelo Fumys, veja se não vale comprá-lo fora do Brasil (já que ele também lhe deu o código da peça) e enquanto isso, basta desabilitar a trava. Estou dizendo isso porque recentemente comprei uma peça que aqui a concessionária queria 850, por 90 reais (+ impostos que posto aqui em quanto ficaram).

Abraço,

Miranda



Pessoal sou novo aqui e com a minha tiguan,

Gostaria de saber se alguém já teve problema com a abertura do tanque de combustível para abastecer. E se tem alguma forma de abrir manual.

A minha esta me deixando na mao. Nas 2 vezes que abasteci ela nao funciona de primeira. Preciso ficar fechando e abrindo o carro até a tampinha do tanque tb abrir. Na primeira vez foram umas 10 tentativas, na segunda umas 20.

Obrigado desde já.

Miranda_MG
25/12/2016, 23:40
Como exemplo rápido, a primeira pesquisa no ebay por 5N0810773F retornou o original por US$ 47.56. Se for uma taxação de 100%, chega a 300 e poucos reais.

Quanto custaria aqui?

Abraço,

Miranda

BorisTH
26/12/2016, 15:04
Obrigada pelas considerações.

Levei em um outro mecânico que disse se tratar da fechadura do porta malas. A peça realmente faz um barulho, mas não sei. Só colocando uma nova.

Quanto a peça da portinhola, paguei 85 reais para um amigo que comprou na Alemanha, direto na VW.

Miranda_MG
26/12/2016, 16:28
Buscou no berço também essa peça. ;)

A pesquisa que fiz foi no ebay americano. Talvez no alemão fique mais barata mesmo a peça. O problema nesse caso é o frete só.

Vamos ver se o Leonardo descobre pra gente quanto é aqui no Brasil.

Abraço,

Miranda_MG



Obrigada pelas considerações.

Levei em um outro mecânico que disse se tratar da fechadura do porta malas. A peça realmente faz um barulho, mas não sei. Só colocando uma nova.

Quanto a peça da portinhola, paguei 85 reais para um amigo que comprou na Alemanha, direto na VW.

LEONARDO COELHO
28/12/2016, 16:04
'Já aconteceu com a minha. Foi problema no motorzinho que abre a portinhola. Pra não ficar na mão até o conserto você pode desabilitar essa trava e a tampa ficará sempre destrancada.

O código da peça que encomendei foi 5N0810773F.'

Obrigado Fumys. Como faço para desabilitar a portilnhola? nao achei nanda no manual.

LEONARDO COELHO
28/12/2016, 16:07
Obrigado pela dica. Poderia me dizer como faço para desabilitar a portinhola? nao achei nenhuma referencia no manual.....

BorisTH
30/12/2016, 13:40
Obrigado pela dica. Poderia me dizer como faço para desabilitar a portinhola? nao achei nenhuma referencia no manual.....

Eu levei ao mecânico, que desabilitou com um daqueles scanners.

RodrigoReis
04/01/2017, 17:05
Oi Tiguezada, então, eu ia abrir um toptico novo mas achei melhor seguir no classico, eu tenho uma 2011, estou pensando em dar um up no multimídia. Queria saber qual a melhor opção custo benefício e compatibilidade, abç.

JFRAN1989
06/01/2017, 18:08
Pessoal,

Bom dia. Reiniciamos um grupo de WhatsApp para a Tiguan a pedidos. Lembrando que o mesmo não exclui as postagens aqui no fórum, mas acaba permitindo que outros que não são usuários daqui possam ter acesso às informações.
Quem tiver interesse, deixe o número aqui ou por mensagem privada. Outro meio é o miranda.mg77@gmail.com.

Abraço,

Miranda


Me inclui no grupo, por favor.

21 98774 9074

Grato

LEONARDO COELHO
07/01/2017, 14:52
Já aconteceu com a minha. Foi problema no motorzinho que abre a portinhola. Pra não ficar na mão até o conserto você pode desabilitar essa trava e a tampa ficará sempre destrancada.

O código da peça que encomendei foi 5N0810773F.

Obrigado pela dica.
Voce poderia me dizer como desabilitar o motor? Não achei nada no manual, e também não há maneira de abrir sem motor. Todo mecânico que consultei falou que tinha um jeito para emergências, e nenhum conseguiu achar. rs.

BorisTH
09/01/2017, 22:58
Como disse, levei no mecânico e ele utilizou o scanner pra desabilitar a função trava da portinhola. Assim, ela fica destrancada sempre.

Ele comentou que tem um acesso pra abrir manualmente pelo porta malas, logo acima da roda do passageiro. Mas não cheguei a desmontar pra ver.

Miranda_MG
11/01/2017, 08:16
Nova Tiguan: Nova Volkswagen Tiguan 2018 - NoticiasAutomotivas.com.br - YouTube (https://youtu.be/y7hJKOe9K3o)

Muito show.

Abraço,

Miranda

Caju1976
13/01/2017, 09:17
Pessoal, bom dia! Estou com um Tiguan 2014 a uns 6 meses. Por ser 4x4, achei normal ela vibrar quando estou fazendo manobras em baixa velocidade. Mas estou achando um pouco estranho ter a mesma percepção quando estou em baixa velocidade (abaixo de 30km/h) em linha reta. É comum essa pequena vibração no eixo traseiro? Meu carro está com 85 mil km, e revisões em dia. Obrigado.

BorisTH
13/02/2017, 22:19
Estava pensando em trocar minha Tiguan 2012 e esses dias fui até a concessionária ver essa Tiguan "nova" 1.4.

Fui esperando não gostar do novo motor, porém não achei ruim. Não chega a dar aquele "tranco" gostoso quando se acelera a Tig 2.0, mas é bem razoável se você for pisando lentamente. Ela é um pouco mais silenciosa e o câmbio troca suavemente. Não escutei mais os "puff puff" da suspensão. Quanto ao acabamento... que decepção. Os frisos laterais cromados foram embora, colocaram um tecido áspero e marrom nos bancos que deixou uma aspecto "barato" ao interior, o couro do volante (acho que nem é couro) não é lá muito agradável ao toque, retiraram o porta óculos (vendo pelo lado positivo quem sabe assim some o grilo...), não há mais acesso ao portal mala pela fileira traseira e a tela com os dados do computador de bordo ficou horrível parecendo tela daqueles tetris de camelô, entre outros detalhes. E tudo isso custando 136k. Fora que ela virou 4x2. Lembro que há pouquíssimo tempo esse preço comprava a top de linha 2.0.

Da versão 2.0 0km já desisti, pois não vejo sentido em pagar os mais de 156k pedidos num carro com cara de velhinho e que já saiu de linha lá fora.

Eu realmente adoro esse carro e está difícil achar um substituto custo benefício... nunca entendi direito as decisões sempre atrasadas da VW com a Tiguan e o quanto desperdiçam o potencial dela.

jhippert
03/03/2017, 11:56
Saudações!

Com satisfação, volto a frequentar esse fórum. Na verdade nunca deixei de acompanhar tópicos como os classificados e outros de alguns veículos específicos.

Falando de 4x4, há alguns anos fui proprietário de uma Hilux 2001, seguido de uma Freelander 2006. Veículos de perfis bem diferentes. Depois passei muito tempo longe dessa praia.

Agora volto como proprietário de uma Tiguan 11/12, preta, rodas r17, acabou de virar 50 mil km. Não tem teto, nem "park assist", nem couro/banco elétrico. Opcionais que não fiz muita questão na busca. Estava entre esse veículo e uma Sportage, mas aí andei na Tiguan... Já podem imaginar o que aconteceu. Sportage?? O que é isso?? É de comer?? Ha, ha, ha!!!

Aí li praticamente todo esse tópico, porque confesso que não tinha muito conhecimento específico sobre a Tiguan e sua aquisição acabou sendo uma questão de oportunidade para mim. Tive que entrar com uma Ecosport no negócio e a pessoa que me vendeu o carro topou pegar e Eco. Por um bom valor. Como a Tiguan, agora minha, está em ótimo estado de conservação, não tive dúvidas depois de me informar um pouco por aqui.

Agora estou correndo atrás do conhecimento para evitar pegadinhas e manter a manutenção da Tig em dia da forma mais econômica possível.

Portanto, buscando somar a essa discussão e ajudar aos mais inexperientes como eu, tentei reunir as informações que achei mais importantes nessa pastagem, pois o tópico está bem longo. Tem muita informação extremamente útil, porém um pouco dispersa. Por isso, meu post ficou meio longo. Aí me desculpo com os mais antigos por aqui, experts em Tiguan.

Por favor, fiquem à vontade para acrescentar informações ou esclarecer algumas dúvidas que também incluí. Podem ser comuns a outros colegas.

- Consumo

Esse tema é recorrente. Penso como a maioria aqui. Um carro com um motor turbo de 200 cv vai cobrar o preço. O que mais interfere positiva ou negativamente é o pé do piloto! Estava com um HB20 1.6 2013 automático que bebia 6.5 a 7.5 na cidade de BH (morro e mais morro), trânsito urbano. A Tiguan deu 8 km/l na cidade no primeiro tanque, gasolina BR comum, dirigindo com inteligência. Achei excelente o consumo pelo que o carro oferece. Mas já deu pra ver que se pisar fundo, pode cair para 5, 6 km/l. Na estrada ainda não medi. Assim que medir, posto aqui.

- Tipo de combustível

Informações obtidas no site da Petrobrás. http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/produtos/automotivos/gasolina/ (http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/produtos/automotivos/gasolina/)
=>Petrobras Podium - octanagem mínima de 95 unidades, até 30 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre.
=> Petrobrás Premium - octanagem mínima de 91 unidades, até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre.
=> Petrobras Grid - octanagem 87 unidades (igual à da comum), até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre. Porém contém aditivos redutores de atrito e detergentes dispersantes.
=> Gasolina Comum possui octanagem mínima de 87 unidades, até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre.

Acrescentando que a redução do tele de enxofre se deu no fim de 2013 para início de 2014, muito antes do início deste tópico, portanto pode ter carro aí que pegou a gasolina ruim por muitos km. Temo pelo meu!

Como foi explicado em posts anteriores, o motor da Tiguan não aproveita a alta octanagem da Podium, devido à sua taxa de compressão abaixo de 10. Do post do conterrâneo Miranda - "A Tiguan não tem aumento de desempenho (significativo?) com o uso de gasolina de alta octanagem, pois sua taxa de compressão é de 9,8:1. A opção por ela, em muitos casos, é feita pensando-se na sua pureza.
- Há uma discussão atual sobre a não indicação do uso de gasolinas aditivadas em motores de injeção direta. Nada comprovado ainda, mas algumas marcas já começam a desenvolver mecanismos para atuar sobre o possível problema de carbonização que, nesse caso, seria potencializado pelo uso de aditivos. Aqui em casa usávamos a comum até o aumento do percentual de etanol. Agora, tenho lembrado a minha esposa de abastecer com a premium."

Achei um post interessante sobre esse tema em outro fórum. Sobre combustíveis e lubrificantes. Vou ler com calma. Pessoalmente, estou pensando em intercalar gasolina comum, da pobrinha mesmo, com a Grid, já vi muito mecânico afirmando que as aditivadas realmente reduzem a carbonização acumulada. Minha preocupação é com a conservação, não com o desempenho então acho que não justifica a Podium. Segue o post citado.

http://www.forumcarros.com.br/index.php?/topic/4880-uso-preventivo-de-aditivo-para-limpeza-dos-bicos/ (http://www.forumcarros.com.br/index.php?/topic/4880-uso-preventivo-de-aditivo-para-limpeza-dos-bicos/)

- Compra de peças

Desde a época da Freelander que sempre procuro alternativas às ccs para aquisição de peças de reposição e/ou manutenção. Não gosto de ser extorquido! Já importei disco de freio, pastilhas, amortecedores a acho uma boa alternativa ser precavido e trazer alguma peça na mala quando viajar exterior. Fora o peso, não custa nada. Já vi peças pra Tiguan até no aliexpress, ebay, etc. Também achei esse site abaixo que é ótimo para pegar as referências das peças. Coisa de primeiro mundo que faz falta por aqui, onde as ccs a fazem questão de esconder os códigos para evitar pesquisa de preço/alternativas de compra. No link, um exemplo das peças do freio dianteiro.

https://parts.vw.com/a/Volkswagen_2012_TiguanAT-AWDSEL/_51506_5965296/BRAKE-COMPONENTS-FRONT-SUSPENSION/9245260.html (https://parts.vw.com/a/Volkswagen_2012_TiguanAT-AWDSEL/_51506_5965296/BRAKE-COMPONENTS-FRONT-SUSPENSION/9245260.html)

No momento, estou precisando da tampa da bateria. Comprei o carro com ela já com o fecho quebrado. Vou apenas pesquisar o preço de uma tampa original na ccs, depois devo encomendar no Aliexpress mesmo.

https://pt.aliexpress.com/item/OEM-Bandeja-Da-Bateria-Tampa-Lateral-Para-VW-Jetta-Golf-MK5-MK6-Passat-B6-Tiguan-Skoda/32680625438.html?spm=2114.42010308.4.9.RGBo11 (https://pt.aliexpress.com/item/OEM-Bandeja-Da-Bateria-Tampa-Lateral-Para-VW-Jetta-Golf-MK5-MK6-Passat-B6-Tiguan-Skoda/32680625438.html?spm=2114.42010308.4.9.RGBo11)

Vi colegas falando sobre peças que seriam como uma segunda linha da VW. Originais, porém sem o ágio de vir na caixinha da VW. Onde encontro essa linha? Algum colega tem mais algum site interessante de peças para indicar que seja confiável?

Além da tampa do compartimento de bateria, estou precisando de amortecedores da tampa do porta malas. Pelo peso para abrir a porta, creio que precisarei substituir em breve.

Os famosos batentes da suspensão que muitos aqui já precisaram substituir. Alguém saberia informar qual o código da peça?

- Revisão dos 50 mil km

Meu veículo já passou do período de garantia. Fez as revisões na ccs até 47 mil. Estou tentando conseguir o histórico detalhado dessas revisões, pois o antigo proprietário não pôde informar.

Apesar de procurar no "Manual de Instruções", creio que as informações que procuro seriam encontradas no "Manual de manutenção". Alguém possui esse manual para o Tiguan? Se não, informações sobre a quilometragem para manutenções periódicas como troca de velas, correia/tensores já ajudariam muito! O que deve ser verificado aos 50 mil km?

Se você teve paciência pra ler até aqui, deve ter percebido que quero a maior distância possível das ccs. Já vi cada relato aqui e eu mesmo passei por cada situação que é perfeitamente justificável o trauma.

- ODB2/Bluetooth/VAG.com/VCDS x EU do Tiguan

Encomendei uma interface bluetooth-ODB2 no Mercado Livre. Chega semana que vem. Junto com o software "Tork Pro", deve ser bem útil para monitorar e diagnosticar eventuais falhas da máquina. Só que minha dúvida é a seguinte. Somente com esse software é possível alterar parâmetros como com o VCDS? Creio que não.

Apesar de que a maior parte das funcionalidades que podem ser alteradas já estão disponíveis no próprio CB (tilt de retrovisor direito, abertura e fechamento de vidros pela chave, controle de faróis e luzes de apoio) pode ter alguma função mais útil que ainda não descobri. Tem muito vídeo bacana no YouTube, quase tudo que serve pro Jetta, Golf, serve pra nossa Tig também. Acho que vou comprar o cabo com o sw que também encontrei no ML por cerca de R$140,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698770957-cabo-vag-12123-vcds-hex-can-usb-vw-audi-golf-skoda-novo-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698770957-cabo-vag-12123-vcds-hex-can-usb-vw-audi-golf-skoda-novo-_JM)

- Pneus

Meu veículo está equipado com pneus 235/55 r17. Sabem se é possível apoyar la medida de perfil sem comprometer a segurança e estabilidade do carro? Talvez um perfil 60 tornasse o carro um pouco mais macio ao rodar além de melhorar a pegada "off road" para estradas de terra. Quem tem aro 17...quais as medidas vocês utilizam?

Tem aparecido no mercado um monte de marcas “xingling”, algumas até com boas referências em sites gringos. Alguém já ouviu falar de uma marca chamada Triangle?

Bem, acho por enquanto é “só isso” que eu queria compartilhar com vocês. Esse fórum sempre foi minha referência sobre veículos, devido ao alto nível de conhecimento dos usuários e gentileza entre os colegas.

Desculpem pelo tamanho do post, mas acho que acabei dando uma consolidada no que tem rolado aí nas últimas páginas. De repente vai ajudar outros colegas também.

Quanto às minhas dúvidas, fiquem à vontade para responder separadamente, tudo junto, por MP, como puderem :P

Grande abraço!

Miranda_MG
03/03/2017, 19:41
jhippert,


Boa noite. Grande post o seu! Literalmente. ;)


Antes de entrar nos detalhes, as congratulações pela compra. Bem cuidado, é um veículo espetacular!


Vou fazer minhas colocações em tópicos também:


1. Sobre o combustível, continuamos a alternar entre comum e podium (essa, muito eventualmente). Acho que o mais importante nesse caso é buscar postos de confiança ou algo próximo disso. A aditivada não é uma opção nossa pela ausência de convicção sobre benefícios dos aditivos. De qualquer forma, vou ler a sua indicação do post do outro fórum. Obrigado.


2. O consumo aqui em BH é altamente variável em função do trajeto e do horário. Nossa média é de 6-6,5 km/l. Consigo melhorar se optar por caminhos mais longos e planos, mas melhora o consumo e piora a distância (então não adianta tanto). O seu de 8 km/l está muito bom.


3. Peças, descobri o ebay e sou uma pessoa melhor e que economiza mais agora. Tem tudo lá. Até parafusos (literalmente)! Sobre o código das peças, ligo nas CSS's e converso com o atendente até que ele me dê o código. Mas uma outra opção é o catálogo da VW. Envie-me um e-mail (miranda.mg77@gmail.com) e te envio o catálogo e o manual de serviços.


4. Sobre a segunda linha, as próprias CSS's vendem. Só tomar cuidado para não ser enganado pelo contrário: comprar originais de segunda linha pelo preço de primeira. Um bom atendente de setor de peças é o Beto na Nova Catalão (na unidade que fica entre o Shopping Del Rey).


5. Aplicativos de conexão usando OBDII fazem, no máximo, a leitura e o apagar de erros. Para alterar configurações, vai precisar de um cabo e um software em um note. O meu está para chegar da China. Se quiser experimentar antes de comprar para saber se vale à pena, à disposição.


Bem, vamos conversando. Provavelmente me esqueci de algo.


Abraço,


Miranda

jhippert
04/03/2017, 22:49
Miranda,

Grato pelas observações e informações adicionais! Espero que o meu "textão" ajude aos colegas de alguma forma!

Vou te enviar o email agora mesmo para que você me envie o Manual e o catálogo.

O cabo acho que vou acabar comprando mesmo. Os sites da China são uma boa opção, já que não tenho pressa.

Obrigado mais uma vez!

BorisTH
16/03/2017, 13:55
Velho Tiguan deve seguir junto com modelo novo no mercado americano - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/velho-tiguan-deve-seguir-junto-com-modelo-novo-no-mercado-americano/)

Yuriokxs
17/04/2017, 13:13
Olá, gostaria de saber como funciona a entrada aux que fica no porta treco ao lado do banco do motorista. Tipo ligo meu cel e não aparece no display do rádio. Como não tem Bluetooth única maneira de ouvir sim do celular seria por um auxiliar. Digo sem utilizar cd ou cartão sd. Valeu.

pmp76
01/05/2017, 10:50
Olá pessoal,
Tenho uma Touareg V6. Algum colega poderia me incluir no grupo do zap? 61 99228 9798 Abraço a todos!

Tiguy
16/05/2017, 17:03
Pessoal, boa tarde,
estou tendo problemas com a cortina do teto da minha Tiguan
Simplesmente tem algum problema no motor da cortina ou alguma coisa emperrada que nao consigo mais fecha-la e em dias de sol tenho sofrido com o calor.
Alguém já teve problema similar? Estou tentando fugir da concessionária se possível. Muito obrigado.

Miranda_MG
16/05/2017, 22:57
Tiguy,

Boa noite. Não tive problemas, mas acho que um integrante do grupo de WhatsApp passou por isso. Se quiser entrar lá para saber se o que aconteceu foi o mesmo e qual a solução dada, segue o link do grupo: WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/3VO3EPlulsmDptkSrqk1cJ)

Abraço,

Miranda


Pessoal, boa tarde,
estou tendo problemas com a cortina do teto da minha Tiguan
Simplesmente tem algum problema no motor da cortina ou alguma coisa emperrada que nao consigo mais fecha-la e em dias de sol tenho sofrido com o calor.
Alguém já teve problema similar? Estou tentando fugir da concessionária se possível. Muito obrigado.

Léo 2e2t
29/05/2017, 11:29
Bom dia pessoal, ví algum tempo atrás um post sobre a Tiguan virar 4x2, mas não consegui achar, pois bem, ontem fui sair com ela e como fica com minha esposa eu quase nunca dirijo, e logo na saída da rampa do prédio já deu uma fritada de pneu que morri de vergonha, depois na rua fui testar na saída do sinaleiro e a mesa coisa, fritou pneu, comentei com minha mulher depois e ela falou que começou isso de uns dias pra cá, ou seja, ela não está mais com o 4x4 ativado, terminou a garantia em janeiro agora, e como só tem 30.000 km não troquei o óleo de cambio que pediram uma fortuna na CSS, ontem acusou no painel uma troca de óleo, mas não qual óleo. Seria esse o problema de ter que trocar o óleo de cambio para voltar a funcionar o 4x4?

abraço,

Léo 2e2t
02/06/2017, 10:27
Bom dia pessoal, ví algum tempo atrás um post sobre a Tiguan virar 4x2, mas não consegui achar, pois bem, ontem fui sair com ela e como fica com minha esposa eu quase nunca dirijo, e logo na saída da rampa do prédio já deu uma fritada de pneu que morri de vergonha, depois na rua fui testar na saída do sinaleiro e a mesa coisa, fritou pneu, comentei com minha mulher depois e ela falou que começou isso de uns dias pra cá, ou seja, ela não está mais com o 4x4 ativado, terminou a garantia em janeiro agora, e como só tem 30.000 km não troquei o óleo de cambio que pediram uma fortuna na CSS, ontem acusou no painel uma troca de óleo, mas não qual óleo. Seria esse o problema de ter que trocar o óleo de cambio para voltar a funcionar o 4x4?

abraço,

Levei em um oficina de confiança aqui, ex funcionário da CSS, limpou o conector do Holdex e apagou alguns códigos de falha, voltou tudo a funcionar normalmente, vamos ver ser vai continuar funcionando por mais tempo, a luz do óleo é a da próxima revisão que a css programou para o próximo mês fazer a troca do óleo do motor, o cara cobrou R$ 220,00, trocou uma lâmpada queimada e ainda colou 30,00 de gasolina porque rodou muito pra fazer os testes...

Abraço,

xxziriguixx
16/08/2017, 18:48
Me inclui no grupo, por favor.

21 98774 9074

Grato

Boa noite a todos, sou novo no fórum e gostaria de poder participar tb pelo grupo do whatsapp....011 94713-5375.
Obrigado

André Nara
29/08/2017, 17:20
Salve Salve. Há um mês adquiri uma Tiguan 2013 completa. Estou satisfeitíssimo, por enquanto. Embora tenha 69 mil km, parece zero. Sem barulho ou qualquer outro defeito. Quanto ao consumo, realmente, na cidade, fica entre 6,5 e 7 km/l. Uma dúvida que tenho refere-se à quilometragem para troca do óleo do sistema Haldex e do câmbio. Qual a quilometragem ideal?
Vi um anúncio no mercado livre deste óleo para o sistema Haldex. O vendedor diz ser original. Vcs concordam? Será que o preço está bom?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-860789019-oleo-haldex-para-engrenagem-do-eixo-traseiro-da-tiguan-_JM
Grande abraço a todos.
Por fim, também gostaria de fazer parte do grupo formado no whatsApp. Meu número: 19.99151.9292.

Diego Freitas
13/09/2017, 16:36
boa tarde

Galera, sou novo aqui sai de um civic si e comprei uma tiquan 10/10 2.0 tsi e estou maravilhado, pois o carro é excelente, fez agora 60 mil km e gostaria de tirar uma duvida, a troca do óleo do haldex é obrigatória em qual quilometragem ?

Pergunto pois fiz todas as manutenções básicas no carro e quero deixa lo prevenir qualquer futuro inconveniente que possa surgir.

e outra coisa existe um grupo no whats app ? se sim poderiam me add por favor 11952680161

renatovr1
24/09/2017, 22:06
Me add no grupo por gentileza.
24 981193571.
Obrigado

renatovr1
24/09/2017, 22:16
Pessoal, sou novo no fórum e possuo uma Tiguan 2010.
Há uns dias atrás fui subir um gramado com ela, não mto alto, e percebi que não tracionou as rodas traseiras. Fiz um Scan e segue o resultado.

1 Fault Found:
00448 - Haldex Clutch Pump (V181)
011 - Open Circuit - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101011
Fault Priority: 3
Fault Frequency: 1
Reset counter: 40
Mileage: 84443 km
Time Indication: 0


Alguém poderia ajudar?
Seria caso de defeito na bomba, ECU queimada ou oxidada. Ou uma simples limpeza e troca de óleo e filtro resolveria.

Obrigado

Rodrigolj
10/10/2017, 21:16
Pessoal, tenho uma tiguan 2011, ela nao tem bluetooth. Sabem se é só comprar o módulo e instalar? Ela já tem os cabos preparados para esta instalação? Pelo que pesquisei o modulo é o 5K0 035 730. É isto msm? Valeu!

mcostabr
13/10/2017, 03:16
boa tarde

Galera, sou novo aqui sai de um civic si e comprei uma tiquan 10/10 2.0 tsi e estou maravilhado, pois o carro é excelente, fez agora 60 mil km e gostaria de tirar uma duvida, a troca do óleo do haldex é obrigatória em qual quilometragem ?

Pergunto pois fiz todas as manutenções básicas no carro e quero deixa lo prevenir qualquer futuro inconveniente que possa surgir.

e outra coisa existe um grupo no whats app ? se sim poderiam me add por favor 11952680161

Nas revisões o haldex é trocado a cada 50 mil km, é muito caro! No youtube tem um video explicando como troca.

mcostabr
13/10/2017, 03:26
Estava pensando em trocar minha Tiguan 2012 e esses dias fui até a concessionária ver essa Tiguan "nova" 1.4.

Fui esperando não gostar do novo motor, porém não achei ruim. Não chega a dar aquele "tranco" gostoso quando se acelera a Tig 2.0, mas é bem razoável se você for pisando lentamente. Ela é um pouco mais silenciosa e o câmbio troca suavemente. Não escutei mais os "puff puff" da suspensão. Quanto ao acabamento... que decepção. Os frisos laterais cromados foram embora, colocaram um tecido áspero e marrom nos bancos que deixou uma aspecto "barato" ao interior, o couro do volante (acho que nem é couro) não é lá muito agradável ao toque, retiraram o porta óculos (vendo pelo lado positivo quem sabe assim some o grilo...), não há mais acesso ao portal mala pela fileira traseira e a tela com os dados do computador de bordo ficou horrível parecendo tela daqueles tetris de camelô, entre outros detalhes. E tudo isso custando 136k. Fora que ela virou 4x2. Lembro que há pouquíssimo tempo esse preço comprava a top de linha 2.0.

Da versão 2.0 0km já desisti, pois não vejo sentido em pagar os mais de 156k pedidos num carro com cara de velhinho e que já saiu de linha lá fora.

Eu realmente adoro esse carro e está difícil achar um substituto custo benefício... nunca entendi direito as decisões sempre atrasadas da VW com a Tiguan e o quanto desperdiçam o potencial dela.

Vai na Jeep testar o Compass diesel... sensacional, park assist, lane assist, anti colision... é top demais

renatovr1
14/10/2017, 01:55
Bom dia. Passo por problemas de tracao na minha Tiguan TB.
Teria como me enviar os logs que vc salvou?
eng.renato@gmil.com

Obrigado

NetoQ
17/11/2017, 10:09
pessoal somos mecanicos e estamos comuma tiguan 2010 em nossa oficina esta com problema na bomba de combustivel alguem sabe onde encontramos essa bomba no brasil nova? ainda n achamos em nenhuma revendedora autorizada se alguem souber nos de uma mao ai vlw!

sufiatti
20/11/2017, 21:45
pessoal somos mecanicos e estamos comuma tiguan 2010 em nossa oficina esta com problema na bomba de combustivel alguem sabe onde encontramos essa bomba no brasil nova? ainda n achamos em nenhuma revendedora autorizada se alguem souber nos de uma mao ai vlw!

Seria a bomba de alta pressão ou a bomba elétrica de baixa pressão que está no tanque? Neste site tem as duas basta pesquisar pelos nomes que relatei atrás. Coloque na busca jetta TSI ou tiguan
Por favor poderiam me incluir no grupo (63) 984749611

Danilo Martínez
03/01/2018, 23:45
Amigo, pressinto que estou com o mesmo problema. Na chuva, minha Tiguan solta a frente como se fosse um carro sem tração integral. Podemos nos falar por telefone ? Meu WhatsApp é 11-96463-0606.

Obrigado.



Tiguan: Problemas no 4x4 AWD (bomba de pré carga haldex) - Solução!

Meu Tiguan estava apresentando falta de tração 4x4. Se você tem um, e se facilmente "canta pneu" em alguma arrancada mais brusca ou fazendo curva mesmo com os pneus em estado razoável, você provavelmente está sem tração na traseira.

Esse problema é silencioso, não há indicação no painel nem luzes de advertência. Um erro de projeto na minha opinião, pois além da tração AWD ser um item muito importante de segurança, ela pode lhe deixar literalmente na mão em um ambiente fora da estrada.

Existem duas formas para verificar o problema. O mais indicado é via VAG - Diagnóstico. Eu possuo o software VCDS que me diz tudo sobre o carro. O erro apresentado foi na bomba de pré carga haldex (modulo de controle AWD). Outro método é levantando a dianteira do veículo em um elevador ou macaco hidráulico. Coloque o carro em D e vá soltando milimetricamente o pé do freio. Se o carro sequer tentar se mover, sua tração traseira está sem torque. Caso ele tente ir para frente, pare o teste e estará tudo ok com sua tração traseira. Advirto que esse método é perigoso e não recomendo. Se o fizer, tenha bastante cuidado.

No caso do meu, retirei a bomba de pre carga para testar. Ela é um motor elétrico-hidráulico, comandada pela central haldex que bombeia óleo à necessidade da tração traseira. No uso normal (default) a tração é dividida em 90% na dianteira e 10% na traseira. Dependendo da necessidade, essa proporção pode chegar a 100% na traseira.

Voltando ao problema da bomba, ao retirá-la e testá-la fora do carro, verifiquei q ela está funcionando normalmente. Restava saber se agora o problema era na fiação ou na central haldex que não estava acionando-a. Fiação estando ok, voltei minha atenção para a central haldex e ao retirá-la vi uma alteração no capacitor azul, substitui apenas ele, soldei no lugar e resolvi o problema de forma definitiva. Ate que enfim a tração AWD voltou a funcionar!

Quem precisar de algum detalhe, entrar em contato inbox. Abraço a todos!

landeirohpcu
15/01/2018, 07:57
Fala pessoal tenho uma 2015 comprei zero em 2016 esta na garantia. Tive problema no alternador que a css trocou na garantia. No mais so alegria. Minha esta com 20mil km. Me add no grupo aew 49 988141036

Frebento
20/03/2018, 07:21
Maranguas,

Estou exatamente com o mesmo problema e já fiz tudo que você diz ter feito e nada...

Você conseguiu resolver o seu?

Me ajude por favor.




Bom dia Rapaziada Tiguanzeiros!

Estou enfrentando o primeiro problema razoável com minha Tiguan 2010 com exatos 60.000km. A danada da Luz da injeção/avaria do catalizador está acessa direto. Ao dar a partida pela manhã ela pisca e em seguida fica fixa. Os sintomas sentidos na condução foram dois: consumo explodiu para 4,0km/l (antes conseguia ate 7,0 na cidade) e pela manhã com o motor frio, sentia uma leve (muito leve mesmo) vibração como uma falha na queima.

Semana passada, fui em uma oficina de minha confiança e verificaram através do VCDS e foi verificado falha na queima dos cilindros 1 e 2. Dai apagaram o erro, trocaram as bobinas e velas de lugar e novamente ligaram o scanner. Novamente o mesmo erro. Ou seja, provavelmente bico sujo ou travado aberto.

Antes de trocar os bicos, solicitei a eles fazer a limpeza dos mesmos com o ultrassom, car 80 e VG2000 (aditivo para limpeza do sistema da própria VW. Colocaram tudo no lugar e a luz apagou. Notei o carro mais esperto e mais econômico mas infelizmente no 3o dia a danada da luz acendeu novamente.

Alguém passou por esse problema? Observei na internet que existem algumas Tiguans com essa quilometragem enfrentando o mesmo problema. É meio unânime que todos culpam a gasolina lixo que temos e de fato, verifiquei que a admissão do meu estava bem carbonizada, mas por enquanto nenhum sintoma disso é observado como barulho de válvula batendo. Não existe barulho nem fumaça branca no meu carro diferente do normal. O carro anda igual a zero km.

Gasolina que uso, é sempre a GRID com octane da STP a cada 3 tanques. A maioria falam que esse motor só admite a Premium, mas não aceito esse argumento. Pelo menos meu carro veio um caderno anexo no manual informando que poderia usar gasolina comum.

Enfim, amanhã vou lá novamente para checar o erro. Tenho receio de investir em bicos novos e o problema persistir. Encomendei por conta o anti-chama pq notamos lá q ele tava transpirando um pouco e tinha um pouco de óleo no sistema do turbo. Melhor previnir.

Se alguém puder me ajudar ficarei imensamente agradecido!

Lucas crepaldi
12/04/2018, 09:39
Bom dia!! Pode me incluir no grupo de whatsapp? 011973329495

Obg

Rodrigo oficinadosom
15/04/2018, 21:13
Se puder me incluir grupo tiguan agradeço. 51.984629549

Rodrigo oficinadosom
15/04/2018, 21:15
Alguém sabe como fazer pra reproduzir vídeos no radio original tiguan ?

C.R
17/04/2018, 12:29
Maranguas,

Estou exatamente com o mesmo problema e já fiz tudo que você diz ter feito e nada...

Você conseguiu resolver o seu?

Me ajude por favor.

Tive uma que aconteceu igual trocaram tudo na CC, bicos, bobinas, velas e não descobriram, a última tentativa ia ser a turbina.

Renatosousa
17/04/2018, 21:46
Boa noite pessoal, acabei de comprar minha tiguan com 55 mil km, o carro está impecável, poderiam me adicionar no grupo. (11)987621711. Abraços

Renatosousa
17/04/2018, 21:56
Poderia me add amigo.
(11)987621711

Maranguas
30/05/2018, 08:04
Tive uma que aconteceu igual trocaram tudo na CC, bicos, bobinas, velas e não descobriram, a última tentativa ia ser a turbina.


Minha dica é: Compre o aditivo Octane da STP e um tubo de CAR 80 (autopeças) e garrafa pet de agua mineral seca e limpa.


Coloque na garrafa pet todo o octane e misture com o CAR 80 (TODO). Apos isso, vá a um posto de gasolina e encha o tanque... é importante que ele fique cheio para a mistura nao ficar saturada.

Em ate 200 km rodados, é para a luz apagar. Faço isso a cada 4 tanques e funciona espetacularmente.

Considere tb fazer a limpeza do tanque caso nao resolva.

Maranguas
30/05/2018, 08:09
Pessoal que esta com problema na tração: Troquem o óleo e filtro do sistema haldex (diferencial traseiro). Se o problema continuar, poder ser problema na bomba de pre carga ou no modulo haldex.

Thiagosdr
07/06/2018, 19:11
Boa noite! Poderiam me add no grupo do WhatsApp?? (11)98410-6238

Andhx
28/06/2018, 15:55
Boa Noite!! Se o grupo de whats ainda existir, como faço para fazer parte? Comprei uma Tiguan e gostaria de manter contato. Abs!

Andhx
04/07/2018, 12:35
Olá Maranguas! Tudo bem? Grato pelas ótimas dicas. Adquiri uma Tiguan 2010 com 90km e gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo fazer esta limpeza no tanque? Você me indicaria mais alguma ação com produtos quimicos levando em conta a KM?

Obrigado!!

Abs

Andhx
05/07/2018, 10:37
Bom Dia!

Muito Obrigado pelo seu post, acabo de adquirir uma Tiguan e foi muito útil!

O software Tork Pro cumpre o prometido? Pergunto isso pois para Iphone ele é pago e não gostaria de gastar dinheiro a toa rs

Abs

mfonseca1
27/07/2018, 11:44
Bom Dia, gostaria também que me adicionassem no gripo do whatszap 21-99888-5618. Obrigado

jmarx
19/10/2018, 16:21
Boa tarde pessoal, se ainda existir o grupo do whats, por favor me adicionem 11-981777009.
Valeu !

Willian Zanelato
28/10/2018, 19:26
Boa tarde pessoal, se ainda existir o grupo do whats, por favor me adicionem 11-981777009.
Valeu !

Boa Tarde

Poderiam me adicionar no grupp de whatsapp da tiguan?

048996004315

viniciodf
29/10/2018, 21:04
Tambem gostaria de ser adicionado.... o grupo ainda existe? Tenho algumas experiencias para compartilhar, principalmente quanto a troca de oleo e do filtro do sistema Haldex.

Maaaoliveira
19/11/2018, 23:09
Boa noite Maranguas e Tiguanzeiros, sou novo aqui no Fórum, vocês poderiam por gentileza me incluir no grupo de WhatsApp? (11) 97165-9902.
Tenho uma Tiguan 2013 com 56 mil km e estou passando por problemas semelhantes: consumo na cidade de 4,5km/l, consumo na estrada de 8,0km/l a 80km/h (!!!) - a 120km/h cai para 6,5km/l. A performance também está baixa, não compatível com o 2.0 T. Sofrível na estrada.
O carro não acendeu nenhuma luz no painel mas Troquei recentemente velas, filtros de ar e de óleo, sonda lambda e fiz limpeza do corpo de borboleta, sem resultados práticos. Também usei um aditivo vendido na concessionária Audi chamado “ tune up” que prometia limpar o sistema de injeção, sem resultados também. Não sei mais o que fazer, já gastei uma bala com o carro sem resultados concretos. Tenho até receio de viajar nele com a minha família. Alguém teria uma sugestão do que fazer, ou já passou por algo semelhante?? Muito obrigado e abraços, Marcelo

Lnpfc
05/03/2019, 04:56
Pessoal, to estudando a compra de uma 2012 completa (to entre ela e a Outlander, completamente diferentes..rs) e tenho uma dúvida meio peculiar: as suvs tendem a ser mais “respeitadas” no trânsito (sinto uma diferença danada quando deixo minha Tracker em casa e pego a livina da minha mãe) e a Tiguan é uma SUV pequena e meio “disfarçada” de Gol.enfim, queria saber se, quando dirigimos a Tiguan, sentimos que ela é respeitada no trânsito como qualquer outra SUV... parece bobagem, mas a minha mulher se sente muito mais segura em um carro grande porque é mais “respeitada” no trânsito, isto é,não é qualquer um que corta na nossa frente, minguem da aquela aceleradinha pra não deixar você passar, etc...

Antonio Ribeiro Leite
26/03/2019, 20:52
Comprei uma Tiguan 12/13 a um mês. O carro e maravilhoso. O consumo apesar ser alto está de acordo com o que o carro oferece ( Potencia/torque e 4x4) Já tive alguns problemas. 1. Luz injecao acessa. Fui autorizada o scanner leu falha coletor admissao. Fui mecânico confiança trocou as velas pois o carro está 91000 km aí resolveu até agora 2. Painel teto defeito trocado garantia garagem. Se tiver algum grupo watts favor me incluir 27 992866674. Abracos

Vbrambila
22/06/2019, 22:12
Esse grupo existe ainda, favor me add (11)96422 2535.
Comprei uma 2011 e estou com problemas na camera de ré. Alguem poderia me dar um help?

Bruno enzo
12/10/2019, 20:51
Por favor me coloque no grupo
11 947510517 por favor obrigado um abraço para todos Tiguanzeiros tá

azrael_rj
26/10/2019, 16:09
Pessoal, uma Tiguan Rline aguenta expedições tipo carretera, Bariloche, Atacama, Machu Picchu?

viniciodf
07/11/2019, 08:29
Pessoal, uma Tiguan Rline aguenta expedições tipo carretera, Bariloche, Atacama, Machu Picchu?

Fala amigo imagino que sim. Tenho uma Tiguan 2.0 2014 e acabei de fazer uma viagem em agosto para o Deserto do Atacama, Santiago, Buenos Aires e Montevideu.
Carro se comportou muito bem, sem nenhum problema. Rodei ao todo 10600 km em 24 dias e gastei apenas com combustível.
Segue o trecho da viagem no google maps.


Google Maps (https://tinyurl.com/yxepvwb4)

chaulim
02/12/2019, 15:29
Olá. Tenho uma tiguan 2013/14 e preciso fazer umas manutenções. Tenho dúvidas na revisão periódica. Vejo muito desconhecimento por parte dos mecânicos com esse carro. Por isso gostaria de participar do grupo no whatsapp. Fone 34 - 9 8435-2433.

LuizAoR
11/02/2020, 09:27
Comprei uma Tiguan 2014 com 140.000km. Até os 100.000km todas revisões em concessionária. Dono anterior trocou a bomba dágua. Na próxima troca de óleo pretendo trocar filtros de óleo, combustível e ar. Sabem quando deve-se trocar velas, bobinas, corrente, mangueiras?
Por favor me incluir no grupo de whatsapp 19997657887

Marcos Aguila
18/04/2020, 02:08
Olá

Se ainda tiver Grupo no zap favor me incluir

11 9-9750-2656

Tenho uma 2010 que está chegando agora nós 80K

Dica várias Luzes no painel acesso acusando Falha EPS/ABS .

Troca do Sensor de ABS funciona.

Valor da peça ML R$50,00

A minha acendeu EPC e injeção vim buscar informação no Grupo.

Passando o aparelho acusa Falha na Ignição Cilindro 1 e 3 , vou trocar as velas ,e colocar de Iridium ver se resolve. Se não partir trocar Bobina ! .

Preciso de um auxílio de como Instalar o RCD para Bluetooth.

Thiagoricardo
05/07/2020, 20:27
Boa noite,

Tenho uma Tiguan 2012, sabem se ela tem GPS na central?

gigio70
27/07/2020, 11:48
Bom dia! posso colocar gasolina comum na VW tiguan???? Já ouvir dizer que só pode gasolina podium... Procede isso???? grato

gigio70
02/08/2020, 13:04
Pessoal preciso tirar uma dúvida: toda tiguan tem tração 4x4 integral? Ou tem tiguan só 4x2?

SennaGN
04/11/2020, 15:57
Boa tarde Pessoal. ainda tá rolando esse grupo de zap TIG BR? me adicionem pfv 21-999306275

SennaGN
10/11/2020, 10:40
bom dia pessoal!

Vocês indicam algum site ou algum vendedor no mercado livre que seja confiável para compra de peças na internet?

Indicam também alguma marca específica que seja de confiança?

Raphael vasconcelos
01/03/2021, 00:23
Boa noite pessoal. Tenho uma Tiguan 2010 e gostaria de participar do grupo. Alguém pode me add? 61.9.9999.9585

thiagogravata
11/04/2021, 11:20
Bom dia, pessoal! Se houver o grupo de WhatsApp, por favor incluir 85 99911 4991. Grato.

xibiu!!!
05/05/2021, 11:37
Novo Volkswagen Tiguan Allspace renovado estreara dia 12 de maio (https://motor1.uol.com.br/news/505520/volkswagen-tiguan-allspace-estreia-maio/)

KitiU.
26/06/2021, 18:05
Rádio multimídia!!!

Olá pessoal, comprei para minha esposa uma Tiguan 2014, ela tem a central rcd 510, mas não tem sensor dianteiro nem câmera de ré, existe a possibilidade de colocar nessa central ou se não tem, qual seria a melhor opção de multimídia para usar na Tiguan, alguma que comunique com o painel e mostre as informações do ar condicionado na tela igaul a original?

Bsribas
22/07/2021, 21:52
Pessoal...
Alguém sabe informar onde está localizado o filtro de combustivel da tiguan?
Olhei por baixo do carro e não localizei..
Sinceramente não faço ideia de onde fica o bendito filtro para fazer a substituição.

Raphael1982
13/08/2021, 12:10
Boa tarde! Se ainda tiver o grupo de WhatsApp, gostaria de participar - 21988996072.
Sou proprietário de uma
Tiguan 2012.
Obrigado!

Raphael1982
13/08/2021, 12:16
Pessoal, estou com um problema na minha Tiguan 2012 e meu mecânico não consegue resolver. Ao girar a chave, ela está acusando vários erros no painel, como se a rede não estivesse conseguindo ler. Os marcadores de velocímetro, temperatura etc. também ficam ligando e desligando, assim como luzes do painel, etc. Depois de algum tempo com a parte elétrica ligada, se tirar a chave e rodar denovo, o defeito tende a parar e não ocorre mais ao longo do dia.
Detalhe: esse defeito costuma aparecer em dias de chuva. Em dias seguidos de sol, não acontece.
Outra forma de não ocorrer é desconectando o módulo do abs. Foi o que o meu mecânico fez.
Desconfio que haja alguma avaria em algum sensor do abs que esteja causando um conflito na rede.
Alguém já passou por isso?

Raphael1982
13/08/2021, 12:18
Complementando, quando o defeito ocorre, o rastreador registra 103 erros, pois o carro não consegue ler os sensores. Quando o defeito não ocorre, o rastreador não acusa nada, o carro fica normal. Então meu mecânico não consegue descobrir onde é o problema.

Raphael1982
13/08/2021, 12:20
Os erros são de falha de comunicação.

leonardocms
05/09/2021, 12:39
Pessoal, boa tarde!

Me registrei no fórum há algumas semanas (pesquisando sobre a luz da injeção) e vou deixar abaixo meu relato para tentar ajudar outras pessoas com problemas similares.

Sou proprietário de uma TIG 2013 há pouco mais de 1 ano. Carro chegando nos 70 mil km agora, (comprei com 50 mil km) e todas as revisões até os 50 mil feitas em CSS. Semanas atrás a luz da injeção acendeu e alguns dias depois o carro começou a falhar. Realizei a substituição das 4 bobinas (somente uma estava falhando) e jogo de velas - luz da injeção apagou mas percebi que o carro estava perdendo potencia em baixa rotações e se perdendo um pouco entre a segunda e terceira marcha.

Pesquisando muito, achei alguns relatos publicados anos atrás aqui no fórum sobre a utilização do CAR80 em conjunto com o aditivo da STP (eu utilizei o laranja em conjunto com o CAR80 e o dourado no tanque posterior). O carro melhorou relativamente bem no consumo de combustível e não sinto mais as falhas em baixa - certamente estava carbonizado.

Grande abraço!

LC

xibiu!!!
29/10/2021, 18:33
O que muda no novo VW Tiguan Allspace, que chegará ao Brasil em 2022 - AUTOO (https://www.autoo.com.br/o-que-muda-no-novo-vw-tiguan-allspace-que-chegara-ao-brasil-em-2022/)

577533

fredbh
30/10/2023, 18:39
Fala pessoal! Tudo bem?
Alguem pode enviar aqui ou no privado o link de entrada/inscrição do grupo whatsapp?
Obrigado.