Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida sobre Sidekick

Cláudio Faria
23/03/2010, 00:25
Boa noite senhores!
Meu nome é Cláudio e estou começando nessa cachaça, mas não comecei com o pé direito, não...:cry: Fui afoito e comprei um Vitara 5p 97 sem histórico da manutenção e agora vou pagar o preço pela minha ansiedade. Quarta ele vai pro estaleiro (zezuki) e vamos ver no que dá...
Mas a minha solicitação aos amigos é a seguinte: Pretendo importar peças (ebay) mas tenho uma dúvida, existe alguma relação entre os Sidekick americanos e os nossos vitaras quanto ao ano de fabricação? Os motores, peças de suspensão, transmissão, etc do Vitara 97 são os mesmos do Sidekick 97 americano, ou não tem nada à ver? Como eu faço para identificar as peças do meu carro?
Gostaria de parabenizar a todos pelo fórum, leio bastante, mas muito menos que gostaria, aprendo bastante aqui, na verdade, quase exclusivamente aqui, mas tenho muito, mas muito mesmo que aprender para virar um iniciante em 4x4...
Espero levantar o carrinho o quanto antes para enfiar na Restinga da Marambaia.
Muito obrigado!:concordo:

Ricardo Passoni
23/03/2010, 12:43
So uma pergunta é 4 cc ou V6 ?? Ja existem topicos sobre estes motores
abraços e bem vindo

Cláudio Faria
23/03/2010, 19:26
Opa, desculpe-me pelos dados incompletos do carro Ricardo.
É um Vitara 5p branco motor 1.6L, 16v G16B SOHC

Cadü Smith
24/03/2010, 15:41
Opa, desculpe-me pelos dados incompletos do carro Ricardo.
É um Vitara 5p branco motor 1.6L, 16v G16B SOHC
:pensativo::pensativo::pensativo:
é bem mais simples de lidar com esse carro do que o V6. Comprei um do segundo tipo, o do H20A, 6 caneco.. é um tesão de carro, deixa quase todos os suv parrudos de mesmo porte pra trás, apesar de ser um carro antigo, o motor é 100% alumínio. etc etc

É OUTRO CARRO, pouca coisa tem em comum, principalmente na parte mecânica. Só aparência. E curiosamente, tem menos ainda em comum com o Gran Vitara 98, seu sucessor. é um carro único, e inclusive esse motor foi desenvolvido em parceria pela Suzuki e Mazda, lá no Japão ainda..

abç

leohaberli
25/03/2010, 22:35
AMIGO, QUAIS PROBLEMAS TE IMPEDIRAM DE CAIR NA MARAMBAIA? PERGUNTO POIS GOSTARIA DE DICAS PARA ACHAR Um com revisão em dia...

Cadü Smith
26/03/2010, 19:05
So uma pergunta é 4 cc ou V6 ?? Ja existem topicos sobre estes motores
abraços e bem vindo

Ricardão, procurei várias vezes de diversas formas, mas não encontrei nenhum tópico sobre o vitara V6 especificamente, só alguns comentários esporádicos.. se vc sabe quais, são, posta o link ae, pode ser ? valeu !
e também esse carro é um grande mistério até pra quem entende de zuk's ..

[]s

Cadü Smith
26/03/2010, 19:06
AMIGO, QUAIS PROBLEMAS TE IMPEDIRAM DE CAIR NA MARAMBAIA? PERGUNTO POIS GOSTARIA DE DICAS PARA ACHAR Um com revisão em dia...

marambaia ? o que seria ?

[]s

Cláudio Faria
26/03/2010, 23:25
marambaia ? o que seria ?

[]s

Amigo, A Restinga da Marambaia é um paraíso dentro da cidade do Rio de Janeiro, são quarenta quilômetros de praia, sendo 35 sem estrada caminhando em trilhas e areia. A área é campo de provas e de exercícios militares, mas é possível pescar desde que tenha uma licença.

http://diariodorio.com/restinga-da-marambaia/

O Vitara está roncando muito, ainda não sei se é caixa de marchas ou transmissão. Vai ser desmontado esta semana. Enguiçar dentro da marambaia é um pesadelo. O que se pode fazer, é contar com as gentilezas dos amigos ou ser rebocado por um trukadão do exército quando passar na ronda, mas aí posso até perder a licença...

Esta semana troquei o flange do cano de descarga, aqui foi 170 k, no Ebay custa 9 doletas. tá certo, tem o envio, mas como custa menos de 50 U$ não pagaria 60%. 170 é muito diferente de 17...
Vi um Kit para retífica com bomba d'agua, bomba de óleo e tudo por 237doletas mais 157 de envio, botando 60% (se cobrarem...) dá uns 630 U$ (mas geralmente não cobram encima da taxa de transporte (pelo menos nas compras que fiz até hoje não cobraram, só incidiram sobre o valor da mercadoria. Por lei eles teriam que cobrar sobre tudo)). Mas 630U$ acho que fica barato ainda, o que vcs acham?
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/96-98-1-6-L-Suzuki-Sidekick-G16KV-Engine-Rebuild-Kit_W0QQitemZ220445214387QQcmdZViewItemQQptZMotors _Car_Truck_Parts_Accessories?hash=item33538f06b3

Não é o meu caso agora, mas se fosse comprar este kit, ou similar pois este é para o motor G16KV. Será que o motor G16B 1997 de lá, é o mesmo do que G16B 1997 daqui?

Cadü Smith
26/03/2010, 23:50
Não é o meu caso agora, mas se fosse comprar este kit, ou similar pois este é para o motor G16KV. Será que o motor G16B 1997 de lá, é o mesmo do que G16B 1997 daqui?

com certeza, isso é padrão pra qualquer fabricante de motores, é o RG do motor, onde qualquer alteração mínima que seja no projeto, deve acontecer um acréscimo ou alteração dessa nomenclatura, pode ficar sussegado. Vc teria que se preocupar se o outro país fosse por exemplo, a Yugoslávia, ou Paquistão, vai saber como se escrevem as coisas por lá.. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
por exemplo, meu motor é o H20A, sei pq ta na plaquetinha no motor, se eu procurar no mundo inteiro partes desse motor, essa sigla é o que vai garantir a compatibilidade ! vai sem susto :concordo::concordo::concordo:

[]

Cláudio Faria
28/03/2010, 11:03
Valeu Cadu, obrigado!
Ontem eu fui com o carro roncando pra marambaia. Não iria por na areia, mas não resisti...:mrgreen:
Posso fazer outra pergunta? É o seguinte, é normal o sistema de arrefecimento expulsar um pouco da água quando o carro é muito exigido? É a terceira vez que acontece, quando ao parar o carro depois de atravessar um trecho complicado de areia, observar a goteira na parte inferior direita do para-choque dianteiro.

Cadü Smith
29/03/2010, 17:57
Valeu Cadu, obrigado!
Ontem eu fui com o carro roncando pra marambaia. Não iria por na areia, mas não resisti...:mrgreen:
Posso fazer outra pergunta? É o seguinte, é normal o sistema de arrefecimento expulsar um pouco da água quando o carro é muito exigido? É a terceira vez que acontece, quando ao parar o carro depois de atravessar um trecho complicado de areia, observar a goteira na parte inferior direita do para-choque dianteiro.

Claudio, o meu tb apresentou isso aí. depois de exigir bem do motor, borbulhar o reservatório a ponto de expulsar bastante água até, não é? bom, no meu caso levei numa boa casa de radiadores, que fazem reparos inclusive em bombas dágua e colméias etc. o meu prblema foi simples e barato. a tampa do radiador ( da colmeia) tava com a borracha já envelhecida. e como raramente exijo bem do motor na cidade e na estrada, nunca aconteceu nenhum problema. qdo fiz a primeira trilha boa no penúltimo fdsemana, aconteceu. disse o profissional que a borracha enfraquecida não aguentou o esforço extra e rompeu, prejudicando o sistema. MAS NÃO SUBIU A TEMPERATURA NO PAINEL !!:shock::shock::shock:
PODE ocorrer tb de excesso de água no reservatório, ainda mais se vc não usa o aditivo antifervura.
completa de água corretamente até o nível indicado ?
A temperatura no relógio do painel sobe bem, ou fica dentro do normal ?
puxa na vareta do óleo do motor, e veja se tá leitoso (café com leite), se estiver, é sinal de junta queimada, contaminando óleo c água. Mas de qualquer forma, leva num lugar especializado em sist de arrefecimento, radiadores, etc.

[] e boa sorte !

Cláudio Faria
29/03/2010, 20:11
Cadu, o ponteiro do marcador de temperatura se manteve dentro da faixa normal, subiu, mas não chegou nem no último quarto superior. Semana passada completei o óleo pois estava um pouco baixo (tem menos de 3 mil km que fiz a troca) e me pareceu normal na vareta, apenas escuro como acontece com qualquer carro...
Quarta eu vou pará-lo e irei pedir para o Zezuki para examinar.
Mais uma vez, obrigado pela colaboração com o novato aqui!:concordo:

Cadü Smith
30/03/2010, 23:40
acredito que deve ser ou tampa do radiador q não funcionando, ou válvula termostática funcionando errado tb.. :pensativo: acho improvável ser bomba d'água..

Opa, estamos aí pra isso :concordo:

Leonardo Rezende
31/03/2010, 16:03
Cadu, o ponteiro do marcador de temperatura se manteve dentro da faixa normal, subiu, mas não chegou nem no último quarto superior. Semana passada completei o óleo pois estava um pouco baixo (tem menos de 3 mil km que fiz a troca) e me pareceu normal na vareta, apenas escuro como acontece com qualquer carro...
Quarta eu vou pará-lo e irei pedir para o Zezuki para examinar.
Mais uma vez, obrigado pela colaboração com o novato aqui!:concordo:

É bom ter cuidado com o marcador de temperatura. Às vezes o motor ferve e o marcador não sai do meio. Aqui em Salvador acontece com todo mundo, e ninguém tem solução.

Cláudio Faria
31/03/2010, 20:34
Eita, isso é sério! Eu até estranhei o ponteiro não ter subido muito, a sensação térmica era alta do motor... Aconteceu uma outra vez quando o carro começou a ratiar por causa de uma vela danificada. O ponteiro indicava temperatura dentro da faixa normal, mas a sensação era de calor excessivo com o capô aberto.

Cadü Smith
05/04/2010, 09:13
Eita, isso é sério! Eu até estranhei o ponteiro não ter subido muito, a sensação térmica era alta do motor... Aconteceu uma outra vez quando o carro começou a ratiar por causa de uma vela danificada. O ponteiro indicava temperatura dentro da faixa normal, mas a sensação era de calor excessivo com o capô aberto.

Do meu aconteceu da mesma forma, exatamente essa sensação do calor excessivo debaixo do capo. No meu caso achei estranho o motor borbulhar por dentro, com o motor desligado. parecia uma panela de pressão, e derrepente aliviou a pressão, como se tivesse aberto uma válvula de alivio, sei lá... mas agora ta normal, mesmo no transito violento..

EduPuga
05/04/2010, 14:12
pode revisar o radiador, já passei por isso também, apesar de não indicado travei a hélice agora não esquenta de jeito nenhum.

Cláudio Faria
05/04/2010, 23:15
A tampa plástica do radiador do meu está rachada, Radiador novo aqui no Rio custa uma pequena fortuna, estou pensando em importar (Ebay custa 75 dólares, mais 70 para enviar, mais o imposto (se cobrarem...) Mas ainda vale à pena. O que tenho receio é comprar uma marca porcaria ou vir errado.
Já tive experiência ruim em recondicionar radiador.

Cadü Smith
06/04/2010, 15:50
A tampa plástica do radiador do meu está rachada, Radiador novo aqui no Rio custa uma pequena fortuna, estou pensando em importar (Ebay custa 75 dólares, mais 70 para enviar, mais o imposto (se cobrarem...) Mas ainda vale à pena. O que tenho receio é comprar uma marca porcaria ou vir errado.
Já tive experiência ruim em recondicionar radiador.

Cláudio, aqui em SP tem algumas firmas que recuperam reformam recondicionam e revendem radiadores. (não sei se o de plástico + alumínio é reformável)
Mas com certeza aí no Rio vc consegue achar uma firma que faça isso. Quer uma boa dica ? pergunte aos taxistas da sua região, todo taxista ele fica o dia inteiro falando de manutenção barata, futebol e política. são 3 assuntos que eles dominam bem.. hehe
[]s

Cláudio Faria
06/04/2010, 17:06
Aqui perto de casa (estrada do Catonho e Cafundá) tem várias recuperadoras de radiadores, uma vez, eu fiz o serviço no radiador de um accent na loja do cara mais conceituado de lá e não ficou bom...
Eu vou comprar um novo mesmo.
Mas valeu Cadu!

nanito
07/04/2010, 16:20
Vai numa oficina de radiadores que eles fazem a peça com cobre ou latão, não tenho certeza. Se comprar um novo de plástico, logo logo racha de novo.

Abaixo vão algumas dicas que aprendi ao longo da minha trajetória com o guaxinim:

- A temperatura do painel marca a temperatura da água no motor, se não tem água, o marcador vai se manter ou diminuir (esfriar).
- O bom mesmo é sempre estar em dia com as mangueiras do sistema de arrefecimento, tampa do radiador, fluído do radiador e válvula termostática (pra não andar com o carro frio), tudo isso pelo menos 1X ao ano, para uso normal. Se for uso severo (trilhas) revisar a cada 2 ou 3 meses.

- Lavar BEM, tirar todo o barro, lodo, bosta, o que for do radiador nas partes inferiores e entre o radiador do ar-condicionado e do motor. Se a viatura for com câmbio auto, esse cuidado deve ser redobrado pois ali se arrefece o óleo ATF da caixa.

- A hélice também é bom verificar se está acoplando à medida que o motor esquenta, mas qualquer problema, dá pra travar ela também ou desembolsar uns 400 pilas prum acoplamento viscoso novo.

Abraços!