PDA

Ver Versão Completa : Duvida Grand Vitara.



ralvesdosreis
22/03/2010, 21:45
Tenho um grand vitara que comprei a três meses atrás, estou com uma duvida, ele é 04 portas 2.0 automático, moro na cidade de Ouro Preto e como todos já sabem Ouro Preto é só ladeira, o que esta ocorrendo é que tem uma subida que leva para a Universidade de Ouro Preto quando subo por ela qualquer carro menor sobe de 2° ou 3° marcha, mas a grand vitara não sobe bem, fica alternado entre primeira e segunda, quando entra 02° não passa de 20 km hora, será que tem algum defeito ou todos são assim ? posso pisar fundo no acelerador que o máximo que ocorre é cair na primeira marcha depois na 02° e não passa dos 20 hr, já na estrada não tem nenhum problema.

R1C4rdo
23/03/2010, 01:22
Olá!
Tenho um Tracker (que é a mesma coisa que um Suzuki Grand Vitara 4 portas) e apesar de não ser automático, tem momentos que eu preciso colocar a primeira para que a viatura ande melhor. Isso para mim não me incomoda, pois eu acho que as marchas devem ser utilizadas para que possamos tirar o máximo desempenho do veículo.
No caso de câmbios automáticos se ele fica trocando demais em locais que você gostaria que ele mantivesse determinadas velocidades, acredito que você deva posicionar a alavanca na posição 1 (1ª marcha) ou ligar a tecla "Power", para o câmbio esticar mais as marchas. Desta forma o câmbio não vai ficar trocando de marcha até você acabar a subida.
Vamos ver se alguém que tenha mais experiência em Grand Vitaras com câmbio automático possa colocar mais alguma informação e/ou corrigir aquilo que escrevi.
Abraço!

andre veiga
23/03/2010, 11:58
hehe,

E eu que achava que esse problema era só no gv 1.6 auto...
O que eu fazia era enfiar o pé aqui em baixo com a cx travada em 2a, ele costumava chegar lá em cima com certa tranquilidade e a uns 35 40 km/h.

Mas se tivesse que tirar o pé no meio da ladeira... desiste e aprecie a paisagem... e não se irrite com os taxi lotação uno 1.0 com 5 pessoas te pedindo passagem e te deixando para trás...

Se ligar o ar então acho que nem rebocado sobe...

A tecla Power faz a mudança de 1a para 2a ser em + alta rotação, não altera nada nesse caso, o carro não tem força para subir la de 2a!

ESSE é o motivo de eu colocar o gv a venda... ele parece peder uns 200cv em OP!!
Isso mesmo,fica devendo a a cavalaria e paga com o consumo de uns 5km/l, isso para o 1.6 3portas.

Mas em BH e na estrada achei ele mais gostoso e economico que o gv sport (2.0 1.6v manual) que tenho.

ralvesdosreis
23/03/2010, 12:52
Caro amigo André, tem horas que me esqueço que tenho um vizinho por perto para me ajudar a esclarecer algumas dúvidas, muito obrigado ao amigo acima que me ajudou ao esclarecer sobre o comportamento do tracker, não imaginava que era assim não André, a minha sportage subia de boa, a pajero então nem se diga, em relação ao consumo como tenho o pé bem leve estou achando aceitavel, melhor que o da pajero aqui, na estrada fui ao ES com o grand vitara, me surpreendeu muito se comportou muito bem, agora terei que me acostumar e relaxar com a paisagem como vc mesmo disse.
Muito obrigado.

hehe,

E eu que achava que esse problema era só no gv 1.6 auto...
O que eu fazia era enfiar o pé aqui em baixo com a cx travada em 2a, ele costumava chegar lá em cima com certa tranquilidade e a uns 35 40 km/h.

Mas se tivesse que tirar o pé no meio da ladeira... desiste e aprecie a paisagem... e não se irrite com os taxi lotação uno 1.0 com 5 pessoas te pedindo passagem e te deixando para trás...

Se ligar o ar então acho que nem rebocado sobe...

A tecla Power faz a mudança de 1a para 2a ser em + alta rotação, não altera nada nesse caso, o carro não tem força para subir la de 2a!

ESSE é o motivo de eu colocar o gv a venda... ele parece peder uns 200cv em OP!!
Isso mesmo,fica devendo a a cavalaria e paga com o consumo de uns 5km/l, isso para o 1.6 3portas.

Mas em BH e na estrada achei ele mais gostoso e economico que o gv sport (2.0 1.6v manual) que tenho.

rs095849
24/03/2010, 21:30
Tenho um grand vitara que comprei a três meses atrás, estou com uma duvida, ele é 04 portas 2.0 automático, moro na cidade de Ouro Preto e como todos já sabem Ouro Preto é só ladeira, o que esta ocorrendo é que tem uma subida que leva para a Universidade de Ouro Preto quando subo por ela qualquer carro menor sobe de 2° ou 3° marcha, mas a grand vitara não sobe bem, fica alternado entre primeira e segunda, quando entra 02° não passa de 20 km hora, será que tem algum defeito ou todos são assim ? posso pisar fundo no acelerador que o máximo que ocorre é cair na primeira marcha depois na 02° e não passa dos 20 hr, já na estrada não tem nenhum problema.

Olá! O meu GV comprei faz 15 dias, zerinho, mas o problema é o mesmo. Na subida, não anda e troca de marcha a todo momento. Porém, é preciso considerar que é um motor apenas 2.0, para um carro muito mais pesado que um automóvel e 4x4 permanente. A maioria dos similares do segmento do GV usam motor mais potente, mas tb bebem mais e tem mais ruído interno. Muitos não passam dos 5km/l, enquanto o meu GV faz entre 8,5 e 9 na média estrada/cidade. Depois de "amaciar" melhora. Mas fora isso é um carro e tanto. Muito bom. Abraço.

Alexandre X
24/03/2010, 21:38
Pois é, eu to de namoro com um GV 2.0 automatico 2000, e pela primeira vez andei num. Achei o bixo extremamente "manco" e tava com gasolina podium, é assim mesmo?

rafafpg
24/03/2010, 22:11
Olá!
Tenho um Tracker (que é a mesma coisa que um Suzuki Grand Vitara 4 portas) e apesar de não ser automático, tem momentos que eu preciso colocar a primeira para que a viatura ande melhor. Isso para mim não me incomoda, pois eu acho que as marchas devem ser utilizadas para que possamos tirar o máximo desempenho do veículo.
No caso de câmbios automáticos se ele fica trocando demais em locais que você gostaria que ele mantivesse determinadas velocidades, acredito que você deva posicionar a alavanca na posição 1 (1ª marcha) ou ligar a tecla "Power", para o câmbio esticar mais as marchas. Desta forma o câmbio não vai ficar trocando de marcha até você acabar a subida.
Vamos ver se alguém que tenha mais experiência em Grand Vitaras com câmbio automático possa colocar mais alguma informação e/ou corrigir aquilo que escrevi.
Abraço!
kkkkkk... mandou bem Ricardo !!!

É isso mesmo, coloque na primeira marcha, assim ele não passará para a segunda.... o botão power ajudará também como o Ricardo disse, caso queria esticar + as marchas.

Lembre-se:
O Câmbio do GV na marcha 1, só ficará em primeira, na marcha 2, ficará em 1 e 2, se usá-lo na 2 com o power ligado, ficará SÓ em segunda, não voltando para a primeira.
Em "D" com OD "ON" 1,2,3 e 4, e com o OD OFF, apenas 1,2 e 3.
Tenho um GV 2.0 16v Automático também, apanhei uns 3 meses pra aprender, mas agora já tenho tirando melhor proveito do câmbio, que adoro por sinal e não me arrependo de ter pego um GV Aut !

Uma dica interessante também é aprender a dar aquela aliviada "leve" no acelerador para trocar as marchas, o que ajuda bastante na economia, mas nada que com o tempo você não pegue o jeito.

Abraços,

rafafpg
24/03/2010, 22:28
Pois é, eu to de namoro com um GV 2.0 automatico 2000, e pela primeira vez andei num. Achei o bixo extremamente "manco" e tava com gasolina podium, é assim mesmo?
Alexandre,

Eu também achava isso no começo, nas primeiras vezes que andava no carro, já havia dirigido aut, porém não tinha " prática " e nem as manhas do câmbio do GV. Tenho um GV 2.0 01 aut, e posso dizer que não acho ele manco, inclusive tenho amigos que tem GV Manual e que andaram no meu e gostaram bastante. O carro estando bom de motor/câmbio, é uma questão de prática realmente, saber tirar proveito deste câmbio, diferente do amigo que abriu o tópico, já peguei subidas horríveis e não tive este problema, é uma questão de adequar a marcha e o pé para tal necessidade. Além do consumo não ser muito longe do manual, hoje consigo uma média de 8,5km/l em São Paulo, o que acho bem interessante para este carro, sendo automático, e além disso, o conforto para mim que ando 45km de transito quase sempre pesado todos os dias, não tem preço !

Abraços,

afs
26/03/2010, 16:20
1) Desligue o overdrive na cidade (evita a 4a)
2) Ligue o botão "sport" no câmbio (estica mais)
3) ao subir ladeiras ingremes não o faça em D, e sim em 2

Tive um Vitara JLX automatico 1.6 e u, GV 2.0 automatico. Rodei inclusive em Ouro Preto e outros lugares do tipo, O carro funciona perfeitamente é só saber o que fazer.

Na estrada:

1) Overdrive ligado
2) Sport Ligado
3) dirigir em D

Em cidades planas ou razoavelmente planas

1) Overdrive ligado,
2) Sport desligado
3) cambio em D

Pressionando o overdrive estando em D, o carro reduz para 3a e não passa a 4a. Serve tambem como freio motor leve.

Vocês não leem manual não ? KKKKK !