Ver Versão Completa : Motor 1.3 em 1.6
Galera..Tenho um Samurai 1.3, ano 94 injetado..
Logo terei que retificar meu motor, trocar pistões, anéis, bronzinas e etc..
Pensei que pudesse tranforma-lo em 1.6 (o mesmo do vitara), pois pelo meu intendimento a unica coisa que mudava era o virabrequin,(muda o curso do pistão), e o pistão que é mais curto, na circunferencia achava eu que não mudava..
Porém alguns outros intendedores de suzuki falaram que a circunferencia do pistão muda de medida(é maior)..e não tem como fazer, pois muda junta de cabeçote i talz..Gostaria de saber se muda a medida e quanto muda, se tem como refiticar o bloco, se não for nada exagerado tem como fazer..
Então estou neste duvida.. Se tem alguém que ja fez essa mudança em seu motor, se ja tentou fazer e não deu certo me ajude..
Tenho tudo na mao para fazer caso de certo.. E consigu a parte de baixo toda retificada do 1.6 do vitara(pistão, biela, e virabrequin e etc)
Ou seria mais de desmontar tudo e aí sim ver as medidas de tudo e ter certeza?
Grande abraço..
leo cabral
22/03/2010, 19:30
E porque quebrar a cabeça com isso?
Coloque um AP 1.6 que é muito menos dor de cabeça para você. As peças para samurais ( sensores e etc) ja estão ficando raras, se o motor bateu , ja não adianta mais insistir em um retifica.
Primeiro que não tem como legalizar (pelo menos aqui no sul não tem como)
Segundo que gera muita adaptação e gastos..
Terceiro, nada melhor que um conjuntinho original, onde tudo entra com a mão..
Por isso estou estudando tranforma-lo em 1.6... mas se não der retificarei o mesmo e deixarei 1.3..
Nunca vi um samurai com motor ap fazer mais que um com 1.3, por ser mais forte ou algo assim..
O Samurai com a X-Crawler é outra coisa..
Esses motorzinho 1.3 guentam o pau , não que o ap não guente.. mas na minha opinião é uma adaptação muito grande para um resultado não muito satisfatório.. (NA MINHA OPINIÃO)
Mas é isso aí..
Brigadão pela ajuda..
leo cabral
22/03/2010, 20:16
Maicon então mãos a obra , vai colocando aqui os progressos dessa empreitada.
Com certeza..
Desmontarei após o dia 10 de abril.. pois tem trilha neste dia.. hehehe
Mas com certeza se der certo ou não colocarei aqui o qq foi feito e etc..
Mas ainda assim ensisto.. Ninguém nunca tentou fazer essa adaptação ?
Brigadão léo..
Alexandre Banana
22/03/2010, 20:35
Cara o AP faz uma diferença GRAAAAANDE andando na areia ... não sei em lama e erosão, mas em areia a diferença é GIGANTE...
Com certeza da diferença para um samurai sem o kit de redução do X..
Porém aqui no sul as trilhas são muito técnicas.. por tanto eu nao cojito a ideia do ap.. E se um dia eu troca-se de motor, eu optaria por um 1.6 de corsa ou 1.8 da meriva.. onde a adaptação é muito mais facil, a começar pelo motor não ter o escape do mesmo lado da admição e não ser um motor deitado..
Mas que ficaria bom o motor do vitarinha num samurai ficaria..?!
Cara, será que ninguém fez essa mudança..
Ou será que sao todos fãs do ap.. hehehe
Abraçãooo
Alexandre Banana
22/03/2010, 20:48
Que ficaria show ficaria, mas ainda optaria por outro motor devido a facilidade em peças
Juliano Nitsch
22/03/2010, 20:53
Ola Maicon...
Realmente este motor do Samurai é show, aguenta o pau !! Também não vejo necessidade de substituir pelo AP, depois da redução 4.16 o negócio muda mesmo. Oque vc vai gastar para adaptar um AP mais câmbio dá para fazer o motor original umas 2 vezes.
Outra grande vantagem do motor original é o cárter dimensionado para o uso off-road, pode pegar uma inclinação legal que o pescador tá sempre mergulhado no óleo.
Quanto a passar para 1.6, acho que a parte mecânica (pistões, virabrequim, etc...) não vai ser difícil, porém não esqueça que vai ter que mexer na alimentação de combustível também, afinal são 300 cil. a mais. Talvez vai ter que remapear a central.
Fiz um motor de Samurai em outubro passado, pistão e anéis segunda medida, o resto todo original, ficou bem forte ! Oque eu faria para melhorar mais o torque e dar uma rebaixada no cabeçote, aí já era. Não vai ter problema com detonação pq nossa gasolina é uma m...da
Fica aí as dicas e minha opinião.
Até mais
Primeiro que não tem como legalizar (pelo menos aqui no sul não tem como)
Segundo que gera muita adaptação e gastos..
Terceiro, nada melhor que um conjuntinho original, onde tudo entra com a mão..
Por isso estou estudando tranforma-lo em 1.6... mas se não der retificarei o mesmo e deixarei 1.3..
Nunca vi um samurai com motor ap fazer mais que um com 1.3, por ser mais forte ou algo assim..
O Samurai com a X-Crawler é outra coisa..
Esses motorzinho 1.3 guentam o pau , não que o ap não guente.. mas na minha opinião é uma adaptação muito grande para um resultado não muito satisfatório.. (NA MINHA OPINIÃO)
Mas é isso aí..
Brigadão pela ajuda..
Hoje em dia ta tão facil de conseguir peças pro samurai que na minha opinião vale a pena..
Na alternativa 4x4 tem um mar de peças lá.. os cara tão investindo cada vez mais nisso..
tipo assim.. Não faz mal se não ter como transformar para 1.6.. Vou retifica-lo e deixa-lo original igual.. Se durar a metade do que durou ta luxo.. durou 5 anos em trilhas pesadas.. e apenas da uma fumadinha(hehe)
abração galera
Juliano Nitsch
22/03/2010, 21:03
Concordo plenamente com vc !!! Aguenta muito... não tenho nada contra o AP, mas tô muito contente com o originalzinho.
Prefiro pegar a grana da adaptação e investir na susp. pra torcer mais o bixo.
A Suzucar também tem muita peça !!!
Se precisar alguma coisa dá um toque.
Té mais.
arlei_vitara
22/03/2010, 21:12
Hoje em dia ta tão facil de conseguir peças pro samurai que na minha opinião vale a pena..
Na alternativa 4x4 tem um mar de peças lá.. os cara tão investindo cada vez mais nisso..
tipo assim.. Não faz mal se não ter como transformar para 1.6.. Vou retifica-lo e deixa-lo original igual.. Se durar a metade do que durou ta luxo.. durou 5 anos em trilhas pesadas.. e apenas da uma fumadinha(hehe)
abração galera
Maicon,
Vai fazer com quem a reforma do teu motor, é aí no vale do Paranhana mesmo? Já tens uma idéia do valor que vai investir ?
[ ]s,
Maurício Fernandes
22/03/2010, 21:17
Já pensou em turbinar?, rebaixar cabeçote, ou intercoolar?
Beleza Juliano..
Apenas tenho a duvida do tamanho dos pistões, pois a junta do cabeçote não é a mesma, sinal que deve ter alguma diferença..
Ja mandei um e-mail para o marcelo da alternativa 4x4, perguntando para ele se exite alguma diferença mesmo na junta..
Tenho um amigão de Canela.. Muito suzukeiro.. ele disse que não tem como, pois a junta não vedaria o cabeçote e etc.. mas sabe como que é né.. ele nunca tentou fazer..
E a respeito da alimentação.. Tenho um regulador de pressão de combustivel para carro turbos com regulagem.. e tenho a bomba do ap que é de 3 Bar.. então com esse regulador posso dar mais combustivel o menos..Posso trabalhar até de 1 Bar (original) até 4 bar que a bomba guenta legal..
E mesmo assim se não der certo, posso fazer o que voce disse, remapear..
Mas vou correr atras disso e coloco aqui para voces.. com certeza se der certo, vai mudar muito a cabeça de alguns a respeito de fazer toda uma adaptação desde motor, caixa, cardã entre outros..
Abraçãoo..
leo cabral
22/03/2010, 21:19
Cara o AP faz uma diferença GRAAAAANDE andando na areia ... não sei em lama e erosão, mas em areia a diferença é GIGANTE...
Pessoal digo porque eu ja vi.
O Samurai 1.8 do Alexandre Banana , anda DEMAIS! :palmas::palmas::palmas:
Arlei.. Farei a retifica aqui mesmo sim.. com o Gilberto..não me recordo o nome da retificadora.. mas os caras são bom.. sempre fizemos com ele a retifica de motores.. nada a reclamar deles..
E em termos de valores na alternativa 4x4 pistões 1.3 com aneis, bronzinas de mancal e biela, junta de motor completa, da por volta de R$ 850,00 tudo.. aí tem mais uns R$ 200,00 de retifica de bloco, virabrequin e etc..ISSO NO MOTOR ORIGINAL..
Mauricio.. Ja pensei em turbinar tbm.. Mas para mim turbinar do mesmo terei que deixar o motor todo justinho..e os gastos se elevariam muito..
A respeito de rebaixar o cabeçote.. da diferença mesmo ou é mais psicologico?.. hehehe
Grande abraço
Juliano Nitsch
22/03/2010, 21:36
Rebaixar dá uma boa diferença sim, tanto é que motores flex usam taxa de 10:1, 10,5:1 ou 11:1 pois tem que ficar na intermediaria da gasolina (9:1) e do álcool (13:1). Por isso carros flex consomem mais doque um originalmente a álcool que tem a taxa correta. Porém não estou falando de consumo e sim o torque que vai ser diferente.
Agora a quantidade de material a ser retirada do cabeçote varia de motor para motor. O pessoal da retífica pode dar uma opinião mais precisa.
O motor feito original fica bem fortinho.
Até mais.
Arlei.. Farei a retifica aqui mesmo sim.. com o Gilberto..não me recordo o nome da retificadora.. mas os caras são bom.. sempre fizemos com ele a retifica de motores.. nada a reclamar deles..
E em termos de valores na alternativa 4x4 pistões 1.3 com aneis, bronzinas de mancal e biela, junta de motor completa, da por volta de R$ 850,00 tudo.. aí tem mais uns R$ 200,00 de retifica de bloco, virabrequin e etc..ISSO NO MOTOR ORIGINAL..
Mauricio.. Ja pensei em turbinar tbm.. Mas para mim turbinar do mesmo terei que deixar o motor todo justinho..e os gastos se elevariam muito..
A respeito de rebaixar o cabeçote.. da diferença mesmo ou é mais psicologico?.. hehehe
Grande abraço
Vamo lá galera.. não é possivel que ninguém tentou ou ouviu falar sobre esta adaptação..
heuheu
abração a todos!!
Alexandre X
23/03/2010, 09:31
O "povo" mais avancado em preparacao de motores suzuki sao os japoneses. Lendo os foruns de la (google translator rulez) nunca vi nada semelhante. Nos motores de 800 cil eles fazem milagres. A melhor loja do "aftermarket" la e a APIO. Da uma googlada la e ve se nao tem nenhuma solucao.
Beleza X..
Se nem TU que é o cara em Suzuki ouviu falar disso eu desisto..
Vou tentar na pratica pra ver se da certo.. quando eu estiver com tudo desmontado eu vejo se da ou não.. Se é complicado ou não..
Brigadão X.. Vou dar um procurada..
compra um motor de vitara e seja feliz heauhuaehuea
acho que gastaria um pouco mais.. mais naaada d+ e teria certeza que funcionaria perfeito..
ABraços,
Magao...
Ja pensei nesta possibilidade.. porém aqui no sul voce só consegue regularizar o motor se for apenas 10% maior o numero de cv..sendo que o samurai tem 63 e o vitara deve ter mais de 80.. Então não daria para regularizar..
Mas com certeza essa seria o melhor jeito de transformar ele em 1.6 sem nenhum tipo de adaptação.. pois a caixa do samurai deve servir direitinho no bloco do vitara(que eu imagino que seja igual ao do samurai).
Valeu.. Abração!!
Boa noticia...
Conversei com um mcanico amigo meu, que faz apenas adaptações em 4x4, e ele disse que a um tempo atras ele ja fez um motor 1.3 virar 1.6..
Diz ele que é tudo igual.. desde junta de cabeçote, como cabeçote..
Muda apenas virabrequin, biela, pistão.. Ele tem esse conjuntinho pra vende novo (retificado com pistões e bronzinas novas) e quer vender..
Primeiramente perguntei quanto ele queria e ele chutou uns R$ 1.200,00..
Acho que vale a pena, pois gastaria isso para deixar 1.3 mesmo.. gastarei mais um pouco pois tem retifica de bloco e etc..
Mas é isso aí galera.. Confirmarei o que estou falando quando eu mesmo desmontar e ver se da certo MESMO..
Graande Abraço
Maurício Fernandes
24/03/2010, 10:40
Boa sorte.
Vai noticiando aqui, pois interessa a todos.
Cadü Smith
26/03/2010, 13:14
de olho.......................
Galera..
Consegui um bloco de um motor de vitara 1.6 para conferir as medidas..
Ontem a noite desmontei o meu motor 1.3 e vi que o diametro do pistão é o mesmo, ou seja, pistao do 1.3 e 1.6 é o mesmo..
Porém o curso do virabrequim muda, isso eu ja tinha em mente, mas o incoveniente é que o bloco do 1.6 é quase dois centimetros maior..
Ou seja, no bloco original, pelo que eu vi e analisei,por enquanto, com o virabrequin do 1.6 os pistões ficariam para fora das camisas do 1.3 quando estivessem em cima..
Estamos estudando, mas se não ter outro jeito, não terá como fazer..
conheci um cara que disse que ele ja fez 1.3 em 1.6, porém ele não quis dizer o segredo.. ¬¬ hehe
Voltarei aos estudos..
Abração!
Joao Baeta
14/04/2010, 09:43
:arrow:Ô Maicon... Vc está abrindo o motor qts km rodados? :pensativo:
O meu Azul nunca abriu motor e está quase 180mkm... Só troco óleo... Filtros..Etc... E nada!
:concordo:
Juliano Nitsch
14/04/2010, 12:38
Fala Maicon
Não tem segredo, se ele não usou o virabrequim do 1.6 só pode ter aumentado o diâmetro dos pistoes ! Resta saber qual pistão ele usou... uma vez ouvi, ha alguns anos atrás quando as peças Suzuki ainda eram muito caras, que o cara usou pistão da CB 450 em um sidekick 1.6, só pra vc ter uma idéia das opçoes.
Outro detalhe é saber se tem material sobrando no bloco para ser retirado, para caber o novo pistão.
Até mais
Galera..
Consegui um bloco de um motor de vitara 1.6 para conferir as medidas..
Ontem a noite desmontei o meu motor 1.3 e vi que o diametro do pistão é o mesmo, ou seja, pistao do 1.3 e 1.6 é o mesmo..
Porém o curso do virabrequim muda, isso eu ja tinha em mente, mas o incoveniente é que o bloco do 1.6 é quase dois centimetros maior..
Ou seja, no bloco original, pelo que eu vi e analisei,por enquanto, com o virabrequin do 1.6 os pistões ficariam para fora das camisas do 1.3 quando estivessem em cima..
conheci um cara que disse que ele ja fez 1.3 em 1.6, porém ele não quis dizer o segredo.. ¬¬ hehe
Voltarei aos estudos..
Abração!
Cadü Smith
14/04/2010, 17:19
maicon, como adoro me intrometer, aí vai meu palpite, baseado num fato:
FATO: um aventureiro foi passear pela região da lagoa dos patos com sua família a bordo de um Niva carburado 1.6, basicão, eita, jipinho valente. Mas deu um "reveistréis" no piloto que deixou dar calço hidráulico no motor numa poça mais funda. foram pro espaço as bielas ?(haste que segura o pistão) as camisas e mais algumas coisas, não estragou muito, e a retífica seria até siples, mas as peças de reposição não haviam na região, esperar mais de 10 dias pra oficina aqui em SP enviar as peças pelo correio naquela região, naquela época de chuva, e a família no carro ? o mechanico da região deu a sugestão de usar o kit de adaptação, se não me engano 1.6 AP ou 1.7 AP do fusca !!!! em 2 dias o Niva do parceiro foi retificado e repotencializado !! a performance ficou melhor que a anterior original, com pistões, camisas, biela, etc novos e maior volume total do motor. O cara e sua família continuaram a viajem que durou mais vários dias difíceis pro veículo, que aguentou numa boa e nem sei mais do cara até hoje. Diz que vendem o kit pro Niva depois dessa, de até 1.8 se não me engano.
HIPÓTESE: talvez seja esse o segredo do mecânico. Usando talvez pistões do 1.6AP, certamente são maiores em diâmetro, portanto é certo que, se couber entre as galerias de água e óleo no interior do bloco, com estes pistões o carro ganha mais potência e rotação, = elasticidade, porém menos torque em baixas rotações.. talvez colocando um turbo beeeem modesto, bem apertado com 0.3/0.5 pra abrir nos 1500/2000 rpm, quem sabe?
fica o bicho ?
forte abraço
Cadü Smith
14/04/2010, 17:25
q vc acha Baeta ?
Também é um hipotese aumentar o diametro do pistão.
Mas primeiro teria que fazer uma junta especial e eu não sei como ficaria a vedação no cabeçote..
Mas isso são opiniões a serem pensadas..
Logo logo trago mais noticias..
abração galeraa
Joao Baeta
14/04/2010, 20:50
q vc acha Baeta ?
:arrow:Bem.... Na minha opinião... Se colocar AP 1.6 tem que trocar a cx de marcha... Botar o do Chevette.... E resto nao vai aguentar o tranco...:parede:
Prefiro continuar com o original mesmo!!!:concordo:
Maurício Fernandes
14/04/2010, 22:38
Falei com um amigo que tem um Suzuki Swfit. Ele disse que é bem comum o pessoal colocar pistões do Vitara 1.6 no motor 1.3. Diz que fica muito bom e não precisa de adaptação alguma.
Joao Baeta
14/04/2010, 22:59
Falei com um amigo que tem um Suzuki Swfit. Ele disse que é bem comum o pessoal colocar pistões do Vitara 1.6 no motor 1.3. Diz que fica muito bom e não precisa de adaptação alguma.
:arrow:Só colocar e fechar o cabeçote?!
Tão simples assim? :pensativo:
Claro que não tem adaptação alguma, pois o pistão é o mesmo.. No diametro é tudo igual..
Só se ele trocou o virabrequim tbm.. Se não, não tem o que mudar..
Valeeu!!
Maurício Fernandes
15/04/2010, 11:14
O swift GTI é 1.3. O mesmo bloco do samurai/jimny. G13b(b) (os novos jimnys são M13A 2001/2003). A diferença está na parte de cima, comando de válvulas, etc. Mas não no cabeçote (parte mecânica).
Maicon, tu disse que o pistão do 1.6 (vitara) é o mesmo do 1.3 (samurai, jimny, Swift)? Tem certeza?????
Juliano Nitsch
15/04/2010, 13:47
Fala Mauricio...
Comando, valvulas maiores, etc..., não interferem na cilindrada !
Somente diametro do cilindro e curso do virabrequim...
Té mais.
O swift GTI é 1.3. O mesmo bloco do samurai/jimny. G13b(b) (os novos jimnys são M13A 2001/2003). A diferença está na parte de cima, comando de válvulas, etc. Mas não no cabeçote (parte mecânica).
Maicon, tu disse que o pistão do 1.6 (vitara) é o mesmo do 1.3 (samurai, jimny, Swift)? Tem certeza?????
Maurício Fernandes
15/04/2010, 18:13
Juliano, presta atenção no diálogo e pensa antes de escrever.
Não disse que muda a cilindrada, pelo contrário. Falei que o motor é o mesmo.
A questão é usar pistão de 1.6 em bloco de 1.3. Fica mais potente.
Juliano Nitsch
15/04/2010, 19:17
Vai com calma no jeito que vc escreve as coisas que eu não sou nenhum leigo meu amigo !
Acho que quem esta precisando prestar mais atenção é vc :parede:
Vc disse que o motor do GTI é tudo igual, que muda comando, valvulas etc..., e eu disse que nada disso vai adiantar se não mudar o diâmetro do pistão ou o curso do virabrequim !
Outro detalhe que vc não prestou atenção, o diâmetro do pistão do 1.6 é igual ao do 1.3 conforme nosso amigo Maicon já antecipou.
Até mais.
Juliano, presta atenção no diálogo e pensa antes de escrever.
Não disse que muda a cilindrada, pelo contrário. Falei que o motor é o mesmo.
A questão é usar pistão de 1.6 em bloco de 1.3. Fica mais potente.
Juliano Nitsch
15/04/2010, 21:56
Só para constar:
Informações retiradas do manual.
Samurai 1.3 8v > Diâmetro x Curso = 74,0 mm x 75,00 mm
Vitara 1.6 8v e 16v > Diâmetro x Curso = 75,00 mm x 90,00 mm
Portanto oque muda é o curso ! A diferença de 1 mm no pistão não vai adiantar nda.
Até mais
Realmente, o fato de ter um comando diferente, ou valvulas maiores 'nao interferem nas cilindradas, e sim no tempo que cada valvula ficara aberta e a quantidade de ar e combutivel que vai entrar no cilindro..
Mas voltando ao assunto..
é isso aí mesmo que tu falo juliano sobre o curso dos pistoes.. eu medi a camisa do cilindro de cima até em baixo do 1.3e tem 12,5 cm e do 1.6 tem 13,5cm, ou seja, é apenas 1cm maior a camisa..
Vi tbm que o virabrequim do 1.6 vai girar dentro do bloco 1.3 tranquilo.. pois a medida interna dos blocos sao as mesmas
Calculos e mais calculos.. heuheue
abraços e volto com mais novidades amanha..
Cadü Smith
16/04/2010, 00:16
Realmente, o fato de ter um comando diferente, ou valvulas maiores 'nao interferem nas cilindradas, e sim no tempo que cada valvula ficara aberta e a quantidade de ar e combutivel que vai entrar no cilindro..
é isso aí mesmo que tu falo juliano sobre o curso dos pistoes.. eu medi a camisa do cilindro de cima até em baixo do 1.3e tem 12,5 cm e do 1.6 tem 13,5cm, ou seja, é apenas 1cm maior a camisa..
Vi tbm que o virabrequim do 1.6 vai girar dentro do bloco 1.3 tranquilo.. pois a medida interna dos blocos sao as mesmas
essa do virabrequim eu não esperava... jamais imaginava o virabr. do 1.6 caber no bloco do 1.3 ... o pistão no seu curso máximo, com o virabreq do 1600 no bloco 1300, não escapa pra fora do bloco não ? como fazer com essa questão ?
forte abraço e boa sorte !
Mandruva
16/04/2010, 07:43
Se esse trem der certo vamos ter uma supervalorização
dos Viras 1.6
EHHEHEHEHEHEHHEEEEEHHEH
Mandruva
rogeriomasih
16/04/2010, 08:25
essa do virabrequim eu não esperava... jamais imaginava o virabr. do 1.6 caber no bloco do 1.3 ... o pistão no seu curso máximo, com o virabreq do 1600 no bloco 1300, não escapa pra fora do bloco não ? como fazer com essa questão ?
forte abraço e boa sorte !
POST # 203 - MAICON:
Escapa pra fora das camisas sim amigo..
Porém estamos torcendo para que o pistão do 1.6 seja mais alto que o do 1.3 (hoje vamos tirar essa duvida) pois aí podemos usar os pistoes do 1.3 (que em diamentro é a mesma coisa) e virabrequim do 1.6.. e se ainda continuar saindo o pistão para fora, certamente será pouca coisa, da para tirar um pouquinho na cabeça do pistão..
Mas com certeza, hoje em dia estando tudo mais dificil de regularizar, e daqui uns dias os proprios moteres Ap vão sumir, a melhor opção para deixar seu samuca mais forte será essa aí mesmo.. por isso to me empenhando muito para que tudo de certo..
Falooou,
Cadü Smith
18/04/2010, 00:06
Escapa pra fora das camisas sim amigo..
Porém estamos torcendo para que o pistão do 1.6 seja mais alto que o do 1.3 (hoje vamos tirar essa duvida) pois aí podemos usar os pistoes do 1.3 (que em diamentro é a mesma coisa) e virabrequim do 1.6.. e se ainda continuar saindo o pistão para fora, certamente será pouca coisa, da para tirar um pouquinho na cabeça do pistão..
Mas com certeza, hoje em dia estando tudo mais dificil de regularizar, e daqui uns dias os proprios moteres Ap vão sumir, a melhor opção para deixar seu samuca mais forte será essa aí mesmo.. por isso to me empenhando muito para que tudo de certo..
Falooou,
po, Maicon... hehehe, essa é dureza, hein... motor AP sumir do mercado ? hehehe, bom se vc diz, mas acho isso difícil, é um motor muito versátil, principalmente pela divulgação e uso... acho difícil sumir, mas de qualquer forma, é sempre muito valioso ter novas opções de adaptação e potencialização pras nossas máquinas, o que no meu ponto sde vista, é motivo mais que suficiente pra descobrir novos caminhos, muito bom e parabéns de novo.
Muito boa a sacada de apenas trocar o virabrequin
já pensou no caso de confeccionar um prolongamento, uma peça de aço, como se fosse uma junta do cabeçote, porém mais "gorda", mais espessa, pra diminuir essa diferença? (PALPITE APENAS)
juntando todas as medidas, talvez se chegue em uma solução alterando pouco as peças, diminuindo o risco de enfraquecimento por desgaste das mesmas, em vez de desbastar 1 cm da cabeça do pistão, (só exemplo) faria uma junta de aço "gorda" de 0,5cm , somado ao uso do pistão do 1300 desbastado em 0,5 cm, em vez do 1 cm, entendeu? A ideía é cada parte do motor "arcar' com essa solução, não deixar apenas uma única solução para o problema... ta meio confuso, não sei se entendeu meu raciocínio...
grande abraço
Fala cadu...
Cara, ja pensei nesta possibilidade.. mas acho que nao é possivel pois mesmo que a imenda desta tal 'junta de ferro grossa' fosse bem feita.. acho que nao vedaria bem, talvez ficaria queimando oleo, pois quando o anel raspasse na imenda ele nao limparia por completo..para vedar bem deve ser apenas uma peça..
Amanha terei a resposta se da para transformar em 1.6, pois chegará o virabrequim, bielas e pistoes do 1.6..
Aí veremos as reais possibilidade de modificaçoes a serem feitas,.
A respeito de motor ap, aqui na minha regiao motor ap COMPLETO com injeçao e tudo, ta cada vez mais dificil de se encontrar.. claro que tem infinidades desse motor, mas um dia que sabe fique mais dificil de achar..
Abraçaao galeraa
Amanha dou noticias...
arlei_vitara
20/04/2010, 15:27
Maicon,
Comprou onde e pagou quanto pelas peças para o motor?? São novas ??
[ ]s
Cara.. Essas peças sao o seguinte..
Um amigo meu quebro o motor de seu vitara 1.6 16v, entao ao invez dele comprar as peças após o bloco chegar da retifica, nao, ele comprou tudo sem saber que seu bloco estava rachado, ou seja, acabou que nao conseguiu usar as peças pois seu bloco nao tinha conserto e as peças sobraram..
Ainda nao comprei as peças pois queria ter certeza de que dava para fazer a adaptaçao..E sim, sao todas novas..
Mas galera.. eu estou desistindo da adaptaçao.. a diferença de 20mm no bloco, e de 15mm no curso dos pistoes é muito grande, assim ficando muito dificil de tirar essa diferença..
Sendo que hoje vi que o pistao do vitara tem a mesma altura que o do samurai, o que acabou dificultando mais ainda, pois se ele fosse mais alto, eu conseguiria tirar um pouco da diferença usando o pistao do samurai, que no caso seria mais baixo..POREM nao é..
as diferenças entre os PISTOES é apenas que o do vitara é 1mm maior no diamentro e o eixo do pino é maior, tem 19mm o furo, sendo que o do samurai de 17..
As BIELAS tem tbm o mesmo comprimento, porém a do vitara é mais forte..
Ou seja, a diferença toda do curso esta apenas no virabrequin e no bloco, sendo muito dificil de tornar um motor 1.3 em 1.6..
E para tirar 20mm em pistao, biela e em junta de cabeçote é quase impossivel...Sendo que no pitao daria para tirar apenas de 1 a 2mm, na biela uns 4mm, e na junta mais uns 5 a 6mm, ainda sobraria de 3 a 5 mm do pitao para fora..
Se alguém ja fez esta adaptaçao, meu parabéns..Ja ouvi falar que fizeram, mas os papudos estao sempre falando e falando e falando.......
Obrigado pela ajuda de todos que acompanharam a empreitada e me desculpem se desapontei no resultado..
Grande abraço
Aos que ja reformaram seu motor 1.3..
Gostaria de saber onde costumam comprar as peças.. jogo de pistao, jogo de anel, bronzinas de manca e de biela, jogo de junta..
Vi na alternativa 4x4 e ele me passou um orçamento assim..
Jogo de pistao com o jogo de anel: R$ 450,00
bronzinas de biela: R$ 80,00
Bronzinas de mancal: R$ 120,00
Jogo de junta: R$ 190,00
é mais ou menos isso aí mesmo? ou costumam pagar mais caro..
Solicitei um orçamento na Suzucar, quero comparar os preços e a qualidade..
Valeu.. Abraçao!!
arlei_vitara
21/04/2010, 00:37
Maicon e demais...........
Minha duvida tbem esta na QUALIDADE das peças......como identificar, antes de comprar e ainda mais à distancia como aqui do RS, se não estou comprando peças Xing Ling que vão durar uma baba e logo o motor tá ruim de novo.............tem marca de fabricante indicada ????????/
A Alternativa e Suzucar trabalham com mais de uma marca destas peças ?? Dá prá comprar sem medo?
Também estou com esta duvida..
Motores nacionais eu conheço uma das melhores marcas de peças de motores que é a Metal leve..
Mas agora peças importadas eu ja nao sei..
Nao sei a marca nao.. vou fazer esta pergunta..
Faloou
corre e faz um orçamento carrera / sampa ... é gm ... e parece que vendem peças "originais" suzuki ...!!!
Marvin_CPS
22/04/2010, 14:14
Fala Maicon,
Nesse ultimo mês tive que fazer retifica de cabeçote, logo cotei em 03 lojas em sampa:
- Alternativa 4x4 (anderson@alternativa4x4.com.br)
- Suzucar (suzucar@suzucar.com.br);
- Suzuki Peças (suzukipecas@yahoo.com.br);
Das três a Suzuki Peças é a mais kra, e tb a mais recente de mercado. Pelo menos pra mim... Vi o anuncio da loja no jornal + OffRoad.
A Suzucar sempre trabalha, na maioria dos casos, com as duas linhas de peças: original japonesa e paralela chinesa. E os preços são compativeis com a da alternativa, que trabalha na maioria dos casos com peças paralelas e algumas coisas japonesas.
A Suzuki peças eu não conheço.
Ja escutei falar tb da carreira/GM. Fiz uma cotação lá uma vez mas eles não tinham a peça! Mas acho que lá é tudo originepa!
O preço que vc obteve é o de mercado... Tanto na alternativa, qto na suzucar! Pelo menos o jogo de junta e de pistões...
Qto a qualidade de peças é dificil dizer!!! Mas creio que se conseguir na Carreira ou Suzucar sejam peças mais "refinadas"! Mas nada contra a alternativa!
Espero ter ajudado!
Abs,
Carrera so vende peças originais.. Pelo que sei ficou responsável pelo abastecimento do mercado quando a suzuki foi embora.. Não sei como anda la..
mais por exemplo.. eles tem caixa de direção samurai nova original.. R$ 2.800,00 ..
Original e muito caro hehe
Abraços,
Mandruva
24/04/2010, 07:19
Carrera so vende peças originais.. Pelo que sei ficou responsável pelo abastecimento do mercado quando a suzuki foi embora.. Não sei como anda la..
mais por exemplo.. eles tem caixa de direção samurai nova original.. R$ 2.800,00 ..
Original e muito caro hehe
Abraços,
Com Esses R$ 2.800,00 vc coloca uma hidraulica e sobra
muito dinheiro ainda
Abraços
Mandruva