PDA

Ver Versão Completa : Samurai aquecendo internamente

AlanFreeride
22/03/2010, 10:29
Pessoal

Adaptei um motor ap + cambio de opala 5m no meu samuca, daí agora não sei pq perto da alavanca de cambio a temperatura tá subindo muito... Será que eu poderia fazer alguma coisa para melhorar isso, ou é assim mesmo??? O Ar condicionado tá sofrendo...
E a temperatura do motor no medidor original está acima do meio, marcando ± 3/4 da temperatura, isso é normal??? No motor original ele não passava do meio...

Valeu!!!!

leo cabral
22/03/2010, 10:48
Qual radiador você esta usando?

Se for o original encontrou o problema.

AlanFreeride
22/03/2010, 11:12
Sim, estou usando o original, pq será que o original não dá conta de motor 1.6 ap?

Mineiro do Cerrado
22/03/2010, 15:52
Sim, estou usando o original, pq será que o original não dá conta de motor 1.6 ap?

Correto Alen,

O radiador é dimensionado para um motor menor.
Traque o radiador por um que seja compativel com o novo motor e seus problemas vão acabar!

Abçs

Leonardo Truccolo
22/03/2010, 16:56
Q t-case tu ta usando???? A original???? Tem foto da adaptação????

Abraço,

Leonardo

AlanFreeride
22/03/2010, 17:16
Minero, meu mecanico me disse que o radiador do samuca daria conta da refrigeração, na verdade eu não queria trocar o radiador original, pq o encaixe do ar condicionado dá certinho, agora se não tiver jeito... qual radiador será que encaixa no samurai? e o aquecimento interno perto da alavanca do cambio, o que será que tah acontecendo???

Leonardo, estou usando a t-case original sim, o samuca tá no mecanico de novo, pq tava vazando oleo, mas assim que eu pega-lo de volta, tiro umas fotos e te envio, ok.

leo cabral
22/03/2010, 17:44
Minero, meu mecanico me disse que o radiador do samuca daria conta da refrigeração, na verdade eu não queria trocar o radiador original, pq o encaixe do ar condicionado dá certinho, agora se não tiver jeito... qual radiador será que encaixa no samurai? e o aquecimento interno perto da alavanca do cambio, o que será que tah acontecendo???
.

Seu mecânico esta errado.

Já vi de tudo em termos de Radiador para o Samurai:

- Radiador de Santana
- Radiador de Palio
- Radiador de Tempra

A maioria com o Termostato de acionamento da ventulina de 75°.

Mas já que seu mecânico tem medo de mexer no trocador do Ar condicionado, recomendo o Radiador do Chevette que tem capacidade maior que o original e é plug and Play no Samurai.

Maicon
22/03/2010, 19:29
Normalmente o escapamento do ap sai perto da caixa de marcha(talvez no seu caso seja diferente)..

Sobre o aquecimento, antes de trocar o radiador tenha certeza que é por causa dele que esta aquecendo.. a Ventuínha liga quando o ponteiro chega no meio? Se liga e mesmo assim continua subindo pode ser sim o radiador.. Agora se a ventuínha liga somente quando esta em 3/4 no painel, o problema esta no cebolão(termostato).. Se isso estiver acontecendo troque o mesmo por um de temperaturas mais baixa (80 ºC a 90 ºC)

Se caso for o radiador, o radiador do opala fica shor de bola, é muito facil a adaptação (é bem igual ao do chevette, porém é um pouco mais largo, indo mais agua no radiador)

E para resolver o problema do aquecimento dentro do carro(nos pés) compre aqueles feltros, ou papel de aluminio e cole em baixo, ou e em cima, como preferir, ja amenisa bastante o calor.

Abração

Alexandre Banana
22/03/2010, 20:39
Seu mecânico esta errado.

Já vi de tudo em termos de Radiador para o Samurai:

- Radiador de Santana
- Radiador de Palio
- Radiador de Tempra

A maioria com o Termostato de acionamento da ventulina de 75°.

Mas já que seu mecânico tem medo de mexer no trocador do Ar condicionado, recomendo o Radiador do Chevette que tem capacidade maior que o original e é plug and Play no Samurai.
E aí Leo,

Acho que o do chevette já resolve o pro dele .... o ap dele é 1.6 ...

Alexandre Banana
22/03/2010, 20:45
Pessoal

Adaptei um motor ap + cambio de opala 5m no meu samuca, daí agora não sei pq perto da alavanca de cambio a temperatura tá subindo muito... Será que eu poderia fazer alguma coisa para melhorar isso, ou é assim mesmo??? O Ar condicionado tá sofrendo...
E a temperatura do motor no medidor original está acima do meio, marcando ± 3/4 da temperatura, isso é normal??? No motor original ele não passava do meio...

Valeu!!!!
Fala Alan,

Tenho um Samurai com ap 1.8 + caixa chevette 4m e T-case de willys ...

O ponteiro da temperatura do meu fica na metade quando estou na cidade ... baixando quando estou na estrada. Mas não passa do meio não. Se você está usando o radiador original com certeza teu carro tá esquentando por causa dele .. coloca o do chevette q é "prugin prei" e resolve teu caso.

Quanto a temperatura subindo ali perto do cambio é exatamente o que nosso amigo Maicon falou. No motor ap o escapamento fica meio "fulerage" ali perto da caixa de marcha devido a posição do coletor ... tu deve estar sentindo o "calor" da descarga ali. Vale até a pena tu dar uma olhada pra saber como que ficou a descarga lá no começo e colocar um isolador termico ( polietileno + aluminio ) que vai ajudar bastante.

Nando Pires
23/03/2010, 12:15
Alan,

Não esqueça de verificar o óleo de transmissão também, pois na minha Pajero quando começou a esquentar próximo à alavanca, o óleo tinha vazado (troquei a embreagem e um retentor estragou na montagem...).

Saudações

alfreis
23/03/2010, 12:33
All,

O que também costuma amenizar bem o calor do escape é aquela fita termotape...
Dá um certo trabalho colocar, mas ajuda muuuuuuuuito!!!

Abs.

AlanFreeride
24/03/2010, 08:48
Valeu!!!

Acho que vou começar testando o painel do samuca com a temperatura real verificando se a ventuinha está acionando no tempo certo, se não acionar vou trocar a cebolinha, estou até pensando em medir a temperatura a laser aqui numa auto elétrica, só pra certificar se está correto.
Depois irei verificar a questão do aquecimento interno, vou colocar um isolante termico, e se for preciso colocarei um termo tape na saida do escapamento...
Agradeço as sugestões, assim que acabarem as adaptações posto fotos...
Obrigado...

Marcio Martin
24/03/2010, 08:56

Aproveitando o tópico:

Léo,
É plug and play mesmo? tira um põe o outro? e quanto ao reservatório de agua?
Outra coisa, o meu radiador esta com um pequeno vazamento, trocando por um de chevete e resolvendo o problema tem algum outro beneficio, o motor trabalharia mais frio por exemplo ou não muda nada?

[]´s

Marcio

AlanFreeride
17/05/2010, 11:05
All
Bom resolução do meu caso:
1º a temperatura interna foi resolvida, pois meu mecanico colocou o escapamento praticamente colado no cambio, por isso esquentava tanto, afastamos e td resolvido;
2º a temperatura do motor estava marcando errado no painel, a cebolinha do samurai não é compativel com a do AP, por isso o cara do auto eletrico colocou um resistor antes da cebolina para acertar a temperatura correta, medimos com laser e com o motor quente chega de 90º a 92ºC, não troquei o radiador continuo utilizando o mesmo original, somente fechei a entrada de cima e aumente uma saida em cima e coloquei um reservatório do gol.

Agradeço a todos pelas sugestões dadas...

nanito
17/05/2010, 11:44
All
Bom resolução do meu caso:
1º a temperatura interna foi resolvida, pois meu mecanico colocou o escapamento praticamente colado no cambio, por isso esquentava tanto, afastamos e td resolvido;
2º a temperatura do motor estava marcando errado no painel, a cebolinha do samurai não é compativel com a do AP, por isso o cara do auto eletrico colocou um resistor antes da cebolina para acertar a temperatura correta, medimos com laser e com o motor quente chega de 90º a 92ºC, não troquei o radiador continuo utilizando o mesmo original, somente fechei a entrada de cima e aumente uma saida em cima e coloquei um reservatório do gol.

Agradeço a todos pelas sugestões dadas...
Bota aquelas mantas térmicas ali no escapamento. Só tem que cuidar o manuseio na hora de colocar: utlizar luvas, máscara e óculos pois as microfibras que se soltam da manta são nocivas. Depois é só ligar o bixo e esperar o escape esquentar pra queimar a manta, vc vai sentir um cheiro de queimado no início, depois esse cheiro some.

Abraços!