PDA

Ver Versão Completa : Gaiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas



gseverog
18/02/2005, 19:46
GAiola 4x4 com suspensao independente nas 4 rodas, alguem sabe onde eu encontro inforemacao sobre isso, pretendo montar um veiculo com tracao nas 4 rodas, motor ap, e suspensaum independente em todas as rodas, nada de eixo rigid, naum preciso de muitu curso de suspensao, eu preciso eh de vaum livre!!!

Flávio Cadore
18/02/2005, 21:12
Eu estava fazendo uma, motor e caixa de Fiat, suspensão de corcel e ia usar dois diferenciais de Niva ( dianteiro que é indepemdente) mas o cara que ia me vender deu pra trás e agora no momento estou parado com ela...eu tenho uma outra com motor de Agrale.
Eu moro em Faxinal do Soturno fica perto de Santa Maria...
Flávio...

billj
18/02/2005, 21:17
Bom, se fosse eu, começaria as minhas investigações com o chassis e mecânica do Vitara, tentando enfiar o eixo traseiro do Omega nele...........

Abraços,

gseverog
19/02/2005, 13:13
Obrigado pelas respostas, mas vcs naum conhecem algum site, mesmo gringo, q tenha o projeto detalhado, ou fotos detalhadas, de uma gaiola 4x4 independente, nem precisa ser 4x4, soh tem q ser independente nas 4 rodas.

Flavio Cadore: Amigo, com suspensão de corcel, me diga como, me mostre umas fotos ou esquemas, q eu tb qria usar esta mesma suspensão, soh q no caso eu ia tirar de uma pampa!

Edintruder
19/02/2005, 15:24
Ha alguns meses atrás apareceu um no Auto Esporte na Globo domingo de manhã. Era um chassis com motor central 2.2 do ômega e a carroceria da Fiorino em cima. Olha no site da globo e manda um e-mail para o pessoal do Auto Esporte, mas o mais importante é que depois do e-mail, faz uma "ajudinha" numa encrizilhada que eles te respondem. ehehehe

gseverog
19/02/2005, 15:34
eu jah falei uma vez com o dono dela, mas foi sobre a caixa de transeferecia, na epoca queria saber soh sobre essa adaptacao, mas agora q vc me lembrou eu vou perguntar sobre a suspensao dele!!! Abraços e siguam ajudando :D

Flávio Cadore
19/02/2005, 16:35
Eu vi a reportagem sobre a Fiorino, ficou show de bola, só que o cara é um Industrial e tinha um Tecnologo ( "espécie"de engenheiro") encarregado do projeto. Ele pretendia participar de Rallys. As suspensões foram feitas e pelo que eu vi na época os diferenciais eram de Niva.
Flávio...

gseverog
19/02/2005, 16:39
naum, os diferenciais era de omega, salvo engano!!

gseverog
19/02/2005, 17:49
falando nisso alguem tem algum projeto de uma suspensao Duplo A, ou pareceida, ou fotos, outras fotos q qro e naum consigo eh da suspensaum traseira do omega!

Bomba
19/02/2005, 20:28
Tenta esta aqui, ó:

http://www.4wheeloffroad.com/featuredvehicles/131_WEB_WALK/
http://www.4wheeloffroad.com/brandpages/chevy/131_0306_walk/

Você vai gostar do vão livre...
Hehehehehehehe :mrgreen:
[]s,

gseverog
19/02/2005, 21:00
eh assim a suspensao q eu qro, tu acerto manow, soh naum precisa ser taum alta, hehehe

Marcio
20/02/2005, 12:23
Na revista 4x4&Cia deste mês, saiu uma reportagem de um cara que montou pra ele uma gaiola 4x4 pra participar de rallys... não li a reportagem, apenas dei uma olhada na a revista na banca, assim não tenho mais informaçãoes a respeito da construção ...
Mas vc consegue dar uma olhada na cara dela no site da revista:
http://www.4x4ecia.com.br/ed_139/avaliacao.php

A[]'s
Márcio

gseverog
20/02/2005, 13:47
walew

gseverog
20/02/2005, 15:48
queria uma tipo essas aki, tem ateh uma pra f150

http://www.edge.au.com/images/products/doulbleaarmsusp/left_rear_end_view_back.jpg
http://www.edge.au.com/images/products/doulbleaarmsusp/top_left_rear_end_view_back.jpg

a da f150:
http://www.fly-n-hi.com/FST/f150_IRS/irs_f150_jacks.jpg

Paulo_Marcelo
21/02/2005, 20:28
Fazer uma suspensao duplo A pode ser muito simples ou muito complicado.... tudo depende do que você quer.

Procura na net sobre "suspension design" que vc verá alguns conceitos envolvido nesse tipo de suspensao.

Bomba
22/02/2005, 13:35
Essas aí que você postou são usadas na traseira de quads...
Se você for usar qualquer coisa que não seja motor de moto, vão ser frágeis. Suspensão duplo A até pode ser uma opção, mas com o drivetrain convencional... diferencial, homocinéticas e afins. Transmissão por corrente, com um disco pra frear as 2 rodas, só em quads mesmo.

[]s,

gseverog
22/02/2005, 16:12
mas, eu tavah falando eh do tipo de suspensão, naum de transmissao! mas mesmo assim, walew pelo tok! a parte de transmissão vai ser mais parecido como a dah f150 q tem na outra foto

bruno_
25/07/2005, 21:58
Olha esse site aqui!!!
www.proformance.com.au

bruno_
25/07/2005, 22:31
lembrei de algumas fotos!
Também to pensando em fazer algo parecido com a suspensão!!

Théo_Augusto
26/07/2005, 11:25
O que vc deve estar querendo é algo parecido com o Ford EX. Este da foto aí em baixo. Dá uma goglada em ford ex que aparece muita coisa. Este carro foi lançado no saloa de Detroit de 2002 e foi a inspiração para muita gente fazer este projeto. O Adolfo, aqui de Fpolis, criou o trilha4x4 baseado nestas linhas. Depois evoluiu o projeto e fez o A4, que vai ser construído em Joinville/SC. Tenha várias fotos dele, inclusive das suspensões, se quiser. O buggy Chetta (ou algo assim) do tridenti (o mesmo dono do Fiorino 4x4) também se inspira neste carro da ford.

Agora.... se quiser algo "porreta" mesmo, eu prefiro o peugeot.

Théo_Augusto
26/07/2005, 11:32
Minha coleção de fotos de 4x4 com suspensão independente. A tempos venho "bolando" a construção de uma...

Théo_Augusto
26/07/2005, 11:39
outras... estas são do projeto e de carro Touareg da VW que participou do Dakkar.

gseverog
26/07/2005, 13:01
WAlew pela ajuda, bm que nós todos poderiamos, montar um grupo de estudo sobre suspensões independentes em 4x4's :twisted: :twisted: :twisted: :roll: :roll: :roll: :lol: :lol:

andre veiga
26/07/2005, 17:55
E aí Théo

Eu ficaria satisfeito com qualquer um destes ai em cima...

[]s
André

Théo_Augusto
26/07/2005, 18:19
Eu também....

ehehe

Théo

bruno_
02/08/2005, 02:19
Achei um link que eu acho que pode nos ajudar.
Mas eu nã sou muito bom em ingles :parede: mas vou traduzir e estudar um pouco :pensativo:
www.autozine.org/ (http://url)
Vá em The Very Best of Auto Zine(no pé da página)
e escolha Technical School-Handling

Marcelo A. Marchiodi
07/10/2005, 16:45
E aí gente, alguma novidade sobre essa suspensão???
Onde eu poderia encontrar algum material ou livro para ajudar nos cálculos pra essa suspensão? Pra poder fazer e manter corretamente a geometria de suspensão.

Outra pergunta que também acho pertinente a este assunto: qual o ângulo máximo que uma homocinética pode trabalhar???

vfserra
10/10/2005, 16:46
Oi Marcelo, estou pensando em fazer um Gurgel X-12 4x4 e gostaria de saber se vc ou alguem ai ja fez ou pensou em como fazer. Estava pensando em por motor AP na frente atras deixar a suspensao original atraz e na frente colocar um cambio de fusca virado para traz. o que vc acha???

dollis
18/10/2005, 17:25
ha algum tempo venho insistindo na ideia de construi uma gaiolinha leve 4x4.

a ideia inicial seria usar um conjunto de motor+cambio de algum carro nacional com conjunto transversal e monta-lo na longitudinal, no centro do chassi tubular.

desta forma um dos semieixos se ligaria ao diferencial trazeiro e outro ao diferencial dianteiro.

usaria diferenciais de baixa redução como os de opala, porem com os semieixos cortados, pra ter apenas a bola do diferencial que seria travada ao chassi.
as saidas para as rodas seriam por homocinéticas, tornando todas as rodas independentes e tracionadas.

o diferencial do cambio transversal deveria ser blocado pra evitar de as rodas dianteiras ficarem patinando qdo perdrem tração (situação comum em gaiolas leves)

o q inviabiliza todo o projeto é o o fato de o conjunto cambio+diferencial transversal ja ser bastante reduzido, que somado a redução dos diferenciais dos eixos, teria uma redução exagerada.

mesmo considferando um diferencial de eixo longo como os do opala e rodas grandes, a redução total do sistema não permitira velocidades superiores a 50 Km/h em 4th marcha.

por enquanto as ideias ficaram paradas.

alguem tem uma ideia pra eu poder continuar este projeto ?
alguem ja teve ideia semelhante a abortou pelo mesmo motivo ?
alguem ja viu algo assim funcionando ?
alguem tem uma formula mágica pra tornar algum cambio transversal mais longo ? :parede: :parede:

Beretta
19/10/2005, 09:39
Dollis, já pensei muito nesse lande do morot transversal colocado entre eixos...
Só que e usando alen do cambio do transversal, usando dois cambios de fusca ou variante II como diferenciais, poi em terceira a relação é 1:1, na verdade usaria o cambio só como diferencial, e ainda em uma situação poderia engartar uma segunda tendo assim uma redução ou uma quarta ai teria quase um overdrive......
A principio que conjunto motor cambio vc pensou ?


Dorival Beretta
Barra do Garças- MT

dollis
19/10/2005, 14:28
Beretta,

eu ainda não me decidi pelo conjunto de motor e cambio, na verdade acho q essa vai ser a ultima parte, pois as configurações são bem próximas.

primeiro preciso achar uma solução de diferenciais, dai podemos encontrar o conjunto motor+cambio, dando maior peso pras configurações do cambio, ja q mexer no motor é algo mais facil.

pensando em preço e disponibilidade em desmanches, pensei nos conjuntos Fiat, mas tb vejo com bons olhos o conjunto dos Monsas antigos.
penso no conjunto do motor+cambio do monsa automático.

uma opção que tb me parece interessante é o conjunto AP que vinha nos Ford Escord, Verona, Apolo, Logus e Pointer

mas poderia ser qq conjunto mesmo.

gostei dessa ideia do cambio+diferencial da variant, preciso conhecer melhor o funcionamento destes.

vc tem algo a respeito que possa ser demonstrado ?

gostei da ideia.

Beretta
19/10/2005, 16:41
Dollis, não sei se a diferença de valores é muito grande, mas o ap com logus deve ser de longe a melhor opção. na vila canaã deve ser facil achar...rsrsrsrs
Em relação ao cambio do vw a ar, é que buggys e gurgels 4x4 tem um cambio na frente só pra ser usado só o diferencial dele, e a relação da terceira é 1:1, assim vc usaria o conjunto ap com cambio logus, montato longitudinalmente e blocado, usando os eixos que normalmenmte iriam para as rodas agora serão ligados a dois cambios fusca um na frente outro atras, esses eixos serão ligados no eixo piloto onde antes tinha o sistema de embreagem, nôs cambios fusca vc deixa engatado a terceira marcha nos dois e os eixos deles nas rodas...
sendo que a terceira marcha dá 1:1 a segunda deve ser reduzida e a quarta desmultiplicada...

dollis
19/10/2005, 16:59
Beretta,

No caso, o conjunto AP do Logus é o mais caro por ser motor AP, q é um item muito procurado.
Ja os conjuntos Fiat ou GM são mais baratos nos desmanches e tem desempenho superior.
Essa parte ai a gente deixa pro final e pega o q for mais conveniente, já q o formato, peso e tamanho são bem parecidos.

Agora com relação ao conjunto diferencia+cambio do fusquetas;
A 3a marcha tem relação de 1:1, mas e o diferencial ?
Qual é a relação de redução deste diferencial ?
Um diferencial de chevette q é barato, é muito curto 41:10, o mais longo do Opala, se não me engano é 28:10...

precisariamos de algo mais proximo do 1:1 no diferencial, mas como isso seria algo praticamente impossivel e tornaria a peça muito fragil, penso q devo achar uma solução para diminuir a redução do cambio, que tb pode ser levemente compensada com o uso de uma roda grande, muito grande.

não conheço esses cambios transversais, não sei se é possivel se fazer uma engranegem primária modificada, sem a necessidade de fazer as demais, situação que inviabilizaria o projeto.

um amigo q entende mais, me falou q estes cambios normalmente tem a engrenagem usinada no próprio eixo...
:?: :idea: :!:

Marcelo A. Marchiodi
19/10/2005, 17:22
Gente, sem querer ser chato, mas não vamos fugir muito do assunto principal do tópico, suspensão independente!
Mas pra ajudar nesse assunto de vocês (Dollis e Beretta) essa configuração que foi falada aí se parece com aquele jipe Quatrax, dêem uma pesquisada nele, acho que aqui no fórum deve ter alguma coisa.
Alguém poderia ajudar em alguma coisa sobre suspensões assim como a da foto abaixo?
O que falta aqui são dados para cálculos pra confecção desse tipo de suspensão.

dollis
19/10/2005, 17:45
Marcelo,

me perdoe.
é q eu sou "mirim" e ainda não sei usar o forum corretamente.
nem sei como vim parar aqui...

mas eu pego o jeito...

Flávio Cadore
21/10/2005, 21:06
" Bah galera tudo os mesmo pobrema".

Eu tbm estou pensando numa gaiola 4x4 com cambio transversal, fiz até o chassis, com motor e caixa Fiat, menos $$$$$.
Para resolver o problema da redução eu pensei em usar a redução que tem nos câmbios automáticos de Landau só que ao contrário para aumentar a rotação, eu ainda não encontrei essa tal redução, ela é pequena, acho que resolveria o problema.
Eu ia usar o diferencial dianteiro de Niva 5:1...
Um problema que vai aparecer para quem construir uma é que ela fica comprida por causa da posição do motor...e outra, não se deve bloquear o diferencial do câmbio, se o fizer não tem o porque de se usar o cambio transversal, deve ter sim um bloqueio manual ou um diferencial autoblocante$$$$$$.
E para contentar o rapaz que reclamou da conversa sobre o câmbio, eu usei a suspensão do Corcel, é igual a essa da foto, é só faze ras balanças novas e com o mesmo comprimento...
Flávio...

dollis
22/10/2005, 01:15
Flavio,

Os diferenciais do Niva são 4,1:1 e 4,3:1
o chevette tb tem diferencial 4,1:1, porém bem mais baratos e facies de se encontrar.
Um diferencial dianteiro completo de Niva seria possivelmente o item mais caro de toda a Gaiola, e ainda tem o agravante de ter um formato de carcaça muito especifico, com homocinéticas muito dificeis e igualmente caras.

Eu sugiro usar dois diferenciais de chevette, porem cortados, apenas com a bola, saindo pra uma tuipa simples q pode ser parafusada a homocinética deslisante do Gol.

Estou montando as homicinéticas do Gol no diferencial dianteiro original do meu Niva, mas um amigo mais ousado ja está usados a mesma receita, com o diferencial do chevete de mesma relação e a coluna inteira do Gol, com cubo de roda e tudo.

Eu PENSO (mas posso estar errado) q no caso de uma gaiola com motor centro/trazeiro ou mesmo pra qq gaiola muito leve com finalidade jeepcross ou indor, o diferencial central precisa ser blocado, pois a dianteira perde aderencia e levanta com muita facilidade e se o diferencial central estiver livre, o carro vai transferir tudo pro eixo dianteiro, fazendo este girar em falso enquanto o trazeiro fica parado, dai a gaiola para e então o trazeioro traciona, gerando um efeito de gangorra.

Nos Niva, Land Rover, CHerokee e outros veiculos com diferencial central o motor fica na dianteira e são carros pesados, onde as rodas estão sempre em atrito com o chão.

Note que mesmo os carros maiores, como as L200 Evolutino q disputam o Rally dos Sertões tem os diferenciais centrais bloqueados, pois as rodas giram muito no ar.

Como vc ja faz o chassim, será q poderia colocar umas fotos e umas dicas pra eu ir imaginando como vou começar ?

Eu tb penso no conjunto de motor e cambio da Fiat, pois são baratos e de bom desempenho.

dollis
22/10/2005, 11:36
foto tirada no Rally dos Sertões 2005


Este consjunto é original das Pajero Full, com algumas adaptações de reforço.

Théo_Augusto
23/10/2005, 10:46
Alguém poderia ajudar em alguma coisa sobre suspensões assim como a da foto abaixo?
O que falta aqui são dados para cálculos pra confecção desse tipo de suspensão.

Marcelo

qual uso vc pretende dar pra este projeto?

Em pouco tempo devo começar uma gaiola 4x4 (susp. independente nas 4).

Abraços
Théo

Flávio Cadore
23/10/2005, 16:05
Fotos eu não tenho mas tenho o desenho...
Este é o chassis que eu fiz, por queimar poucos neurônios não gostei do resultado final do acionamento da suspensão dianteira, da suspensão traseira eu gostei mas mesmo assim vou mudar o acionamento e vou colocar os amortecedores inclinados dentro do chassis...
Flávio...

Humberto Baldisseri
24/10/2005, 19:27
Caros colegas,em Franca tem um mecânico que fez uma gaiola 4X4,ela ficou maravilhosa!O mecânico é fera.Ele é que fez o Jeep do Iassis.

Pedro Freitas
26/10/2005, 09:13
Show de bola essa viatura. :palmas: :palmas: :palmas:
Parece uma mistura de CJ com Bug. Sabe informar o preço?


[]'s

dollis
26/10/2005, 09:46
realmente é muito bonito e aparenta ser robusto, mas isso ai não tem suspensão independente em nenhum dos eixos.

:!:

Humberto Baldisseri
26/10/2005, 19:31
Ele me falou que ela iria ficar pronta por volta de R$ 25.000,00.

Dollis,eu nao falei que ela era suspensão independente!

dollis
26/10/2005, 23:04
Dollis,eu nao falei que ela era suspensão independente!

e nem eu falei q vc havia dito isso...
eu é q estou informando que não é algo q se encaixe em "GAiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas."

foi apenas uma referencia ao tópico sem nenhum desmerecimento ao equipamento.

deixa pra lá...

:D :mrgreen:

Assis1
27/10/2005, 18:28
Alguém já viu algo parecido? :pensativo: :pensativo:

gseverog
28/10/2005, 13:01
Agora sim estamos falando de suspensao indepedente EXTREME

Marcelo A. Marchiodi
12/05/2006, 11:54
Essa suspensão que o Assis mostrou é de um "buggy" de corrida no deserto da classe 1, vejam os dados dessa classe:

Class 1: Unlimited single and two seat buggies or truggys. No production bodied vehicles allowed in this class.

Aka: 1500 (BITD)
Horsepower: 350-700
Wheel Travel: 20-24 Front, 22-32 Rear
Weight: 2500-4000
Top Speed: 130
Cost New: 125,000-150,000
Cost Per Prep: 7500-15000


Nessas corridas é muito comum essa suspensão, eu até ia abrir outro tópico pra falar sobre elas mas vou resgatar esse aqui!

Então, alguém já tentou fazer ou está fazendo algo parecido???
:pensativo:
Que eu sei só conheço aquela gaiola Cheetah que tem uma suspensão "double A arm", parecida com a dos gringos.
Essas suspensões não são de veículos 4x4 mas são belos exemplos de como poderia-se fazer aqui, dá pra fazer um esquema pra 4x4 nelas.

Vai umas fotos aí pra atiçar o povo!

ESPANHOL
04/06/2007, 16:31
Não quero ser chato naum mas kd as fotos?

Jorge_PG
04/06/2007, 17:38
È maesmo kd as fotos?

Marcelo A. Marchiodi
05/06/2007, 00:03
Calma pessoal, o que aconteceu foi que as fotos se perderam numa das mudanças do fórum.
Eu nem me lembro mais que fotos eu tinha colocado, mas coloco outras pois tenho bastante!
Aqui tem muitas também http://www.desertrides.com/multimedia/photo/bitd_parker425_07_race/index.php
E aqui também http://www.desertrides.com/multimedia/photo/bitd_parker425_07_tech/index.php

Marcelo A. Marchiodi
05/06/2007, 00:11
Agora, querem mesmo um excelente exemplo de gaiola 4x4 com suspensão independente!?
Na minha opinião, isso é o melhor que poderiam fazer, o melhor set-up: http://www.youtube.com/watch?v=S6ATXW4KBpY
Achei sensacional esse troço! Dá vontade de ter um!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse é o site dele: http://www.marvineng.com/flyer/index.htm

ESPANHOL
05/06/2007, 09:17
Marcelo, Pq vc diz que estas susp. não servem para 4x4? Vc acredita que seriam fracas devido ao tamanho dos braços ou o q?
Será que uma bandeja inferior apoiada nestes braços não funcionariam bem em um 4x4?

Marcelo A. Marchiodi
05/06/2007, 10:23
Que estranho... as fotos antigas apareceram, ontem não estavam aparecendo...

Espanhol, eu disse que essas gaiolas das fotos não são 4x4, não disse que não dá pra fazer, dá sim, mas requer muito o que os americanos chamam de "fabrication", a confecção de peças próprias para um veículo assim, no Brasil se tem a mania de querer adaptar tudo, de pegar coisas prontas, soldar tudo junto e mandar ver...
Na verdade penso que um trabalho assim, uma gaiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas exige mais o trabalho de um bom mecânico industrial torneiro/frezador que entenda de mecânica automotiva (estruturas tubulares adequadamente trianguladas por exemplo, boa noção de geometria de suspensão...)... do que um mecânico automotivo somente.
Entende!?
E funcionaria muito bem sim, basta ver o desempenho dessa que coloquei, do video!!!

ESPANHOL
03/07/2007, 12:07
Que estranho... as fotos antigas apareceram, ontem não estavam aparecendo...

Espanhol, eu disse que essas gaiolas das fotos não são 4x4, não disse que não dá pra fazer, dá sim, mas requer muito o que os americanos chamam de "fabrication", a confecção de peças próprias para um veículo assim, no Brasil se tem a mania de querer adaptar tudo, de pegar coisas prontas, soldar tudo junto e mandar ver...
Na verdade penso que um trabalho assim, uma gaiola 4x4 com suspensão independente nas 4 rodas exige mais o trabalho de um bom mecânico industrial torneiro/frezador que entenda de mecânica automotiva (estruturas tubulares adequadamente trianguladas por exemplo, boa noção de geometria de suspensão...)... do que um mecânico automotivo somente.
Entende!?
E funcionaria muito bem sim, basta ver o desempenho dessa que coloquei, do video!!!

:arrow::arrow:Existe algum programa ou topico que fassa estes calculos? ou que ensinem a fazer a geometria e/ou a triangulação?

Valeu

Marcelo A. Marchiodi
10/07/2007, 13:35
Espanhol,

Suspensão com certeza é a parte mais complexa num carro, tão complexa que poucos (tirando engenheiros) se atrevem a estudá-la.
Eu tenho feito pesquisas por conta própria e estou longe de ousar construir alguma coisa mas estou estudando, é bom acompanhar fóruns americanos, vou dar alguns exemplos que você deve colocar no seu favoritos e sempre visitá-los:

http://www.race-dezert.com/forum/

http://www.thesamba.com/vw/forum/viewforum.php?f=9 esse é muito bom, vale a pena acompanhar.

http://shoptalkforums.com/viewforum.php?f=28&sid=149c116bc0b25d578213b706b2cb9228 outro excelente! Um dos mais completos da área.

http://www.desertrides.com/forum/viewforum.php?f=8

Claro, todos em inglês, não é nem necessário dizer que se você quer algum material bom, tem que se conformar que só vai achar em inglês.
Um tópico pronto tipo "faça a suspensão assim..." não existe, até os americanos tem essa dificuldade, o que eles fazem é pesquisar em bons livros, por exemplo o "Race Car Vehicle Dynamics - William F. Milliken, Douglas L. Milliken".
Tem esse link que achei recentemente que é um trabalho de mestrado sobre suspensão, em português: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-22122005-165842/ é só baixar, té em pdf.
No orkut tem uma comunidade chamada 'Mini-baja Brasil" que tem boas dicas, que podem ser aplicadas em gaiolas maiores.
Bom, com isso já dá pra começar a se virar!

fernandov8
10/07/2007, 14:04
Oi pessoal já sendo intrometido vou participar da conversa :na minha opinião gaiola é feita de tubos e não se aproveita chassi de outro veiculo.
Estou começando uma de tubos independente nas 4 rodas e tração nas 4.
Na verdade estou fazendo duas uma ap 1.8 e outra v8 ford 302.
assim que tiver as fotos eu mando .ja tenho muitas peças só falta juntar pra fotografar.
Abraços.

Marcelo A. Marchiodi
11/07/2007, 01:09
...na minha opinião gaiola é feita de tubos e não se aproveita chassi de outro veiculo...

Concordo totalmente!


Estou começando uma de tubos independente nas 4 rodas e tração nas 4.
Na verdade estou fazendo duas uma ap 1.8 e outra v8 ford 302.
assim que tiver as fotos eu mando .ja tenho muitas peças só falta juntar pra fotografar.

Vamos aguardar ansiosos! Que tipo de suspensão está usando? Duplo A?
Em breve terei material também e vou fazer um tópico na seção Frota 4x4, em breve!

fernandov8
15/07/2007, 11:29
Concordo totalmente!



Vamos aguardar ansiosos! Que tipo de suspensão está usando? Duplo A?
Em breve terei material também e vou fazer um tópico na seção Frota 4x4, em breve!
A suspensão temapenas uma bandeja para cada roda só para aumentar a curiosidade vou usar dana 44 disco nas 4 e homocineticas para todas as rodas !!!
Embolou as ideias ??????? legal.
Abraços:parede:

Marcelo A. Marchiodi
16/07/2007, 08:25
A suspensão temapenas uma bandeja para cada roda só para aumentar a curiosidade vou usar dana 44 disco nas 4 e homocineticas para todas as rodas !!!
Embolou as ideias ??????? legal.
Abraços:parede:

Interessante, é uma McPherson, aqui na minha cidade tem um cara que tá fazendo parecido, usando o dana 44 com homocinéticas, mas tá usando duplo A com caixa de redução na ponta de eixo (caixa da Kombi modificada, mas acho fraca), tipo o Hummer.
Nos deixe informados!

fernandov8
17/07/2007, 10:31
Interessante, é uma McPherson, aqui na minha cidade tem um cara que tá fazendo parecido, usando o dana 44 com homocinéticas, mas tá usando duplo A com caixa de redução na ponta de eixo (caixa da Kombi modificada, mas acho fraca), tipo o Hummer.
Nos deixe informados!
Não sei se posso chamar de McPherson está mais pra McFrancksten porque a gente usa processos de diversos sistemas .sem duvida vai funcionar mas não stou usando caixa da Kombi.

fernandov8
07/08/2007, 07:58
oi marcelo voce ouviu algum comentario sobre cubos dianteiros que o pessoal usa nas 4x4 ?
Ainda não defini qual usar, estou aceitando sugestões

Marcelo A. Marchiodi
07/08/2007, 08:56
oi marcelo voce ouviu algum comentario sobre cubos dianteiros que o pessoal usa nas 4x4 ?
Ainda não defini qual usar, estou aceitando sugestões

Olha Fernando, eu já procurei muita coisa por aí, o que vi que pode ser usado, mas com algumas modificações são partes do Santana, mas creio que o melhor mesmo seja fazer uma nova peça estudando uma dessas que falei e fazendo a fixação por terminais rotulares como os da foto. Fazendo para receber a homocinética.

fernandov8
09/08/2007, 07:41
Oi Marcelo obrigado por responder, já tentei trocar ideias com alguns usuarios mas parece que eles só querem receber informações e não repassar informações.:twisted:
Mas vamos lá voce já viu o cubo da kombi desmontado ?!!, ele tem uma estrutura um tanto interessante vou usalos na traseira e estou desenvolvendo uma articulação para usa-lo na frente.
Ele é barato e tambem resistente a modificação é basica.
estou com muito trabalho mas em breve terei fotos.:mrgreen:

Flávio Cadore
09/08/2007, 22:29
Fernando, se vc fosse usar uma suspensção com dupla A a solução estaria na suspensão do Corcel...eu estou fazendo uma tbm....aquela peça onde vão os pivôs (Corcel) usinada para receber o rolamento de roda do Gol e conseqüentemente o cubo e homocinéticas do Gol. Com uma balança de 44 cm de comprimento vc consegue um curso da suspensão de 44 cm...

fernandov8
11/08/2007, 07:32
Oi flavio tudo bem ?! estou usando uma bandeja pra cada roda feitas aqui na minha oficina,o cubo que penso em usar é da kombi moderna com hom.
Ele tem dois rolamentos de boa resistencia; só preciso bolar o sistema de pivo pra colocar na diant. o do gol é legal mas vou usar pneu 33 polegadas
não sei se ele aguenta. o que voce acha ??

Flávio Cadore
12/08/2007, 20:31
Deve aguêntar sim porque a kombi é para carregar peso.

DIETHER WALTER
05/09/2007, 02:38
vi gaiolas 4x4 em Tubarão s.c e o pessoal do grupo pedra branca de são josé s.c Florianopolis usando na parte traseira mecãnica completa de astra e vectra fica muito bom e naum quebra nunca . eles usam motores turbo e bem preparados . tenho fone de um deles se tiver interesse:0xx4832461075ou0xx4899832002

tqf2
31/03/2010, 14:35
Mais uma vez eu desenterrando tópico..

é que me intriga muito termos de usar a suspenção original do fusca ou Kombi

Em minha região, achar uma kombi pra aproveitar a suspensão é jogar dinheiro fora... pq é muito caro.. coisa de 4 mil uma kmbi caindo de podre.

Por isso passo horas pesquisando na net uma forma de ter suspensão independente de longo curso na minha gaiola..

cesarferreira
31/03/2010, 21:51
Em minha região, achar uma kombi pra aproveitar a suspensão é jogar dinheiro fora... pq é muito caro.. coisa de 4 mil uma kmbi caindo de podre.

Por isso passo horas pesquisando na net uma forma de ter suspensão independente de longo curso na minha gaiola..

Olá amigo, faça vc mesmo a suspenção da Kombi e faça melhorada!!
Veja a resposta 94 no tópico da Maquina Blue, eu fiz isso e fiquei muito satisfeito, fiz as balanças com tubo redondo de 50mm com parede de 8mm, molas do Maverick, amortedores traseiro da Chevy! ficou barato e olha as fotos que te mostram como funciona!
Abraço, Cesar

caio fonseca
01/04/2010, 08:44
se fexa de tubo fica loka olha


http://www.youtube.com/watch?v=B1moMRNEDKE

tqf2
01/04/2010, 09:37
Olá amigo, faça vc mesmo a suspenção da Kombi e faça melhorada!!
Veja a resposta 94 no tópico da Maquina Blue, eu fiz isso e fiquei muito satisfeito, fiz as balanças com tubo redondo de 50mm com parede de 8mm, molas do Maverick, amortedores traseiro da Chevy! ficou barato e olha as fotos que te mostram como funciona!
Abraço, Cesar


Opa.. valeu pela idéia..

eu vou dar uma olhada lá ...

cheguei pensar em fazer igual vc disse... mais vou olhar... melhor..... hehe

Gomes Pride
06/07/2011, 20:32
Galera
estava lendo o topico e lembrei de um DVD que baixei da Net do programa XTREME 4X4, tem muita coisa violenta no programa pena que ñ tem legenda se alguém quiser me da um toque tem uns 10Gb

Falow