Ver Versão Completa : Niva com suspensão indepedente nas rodas traseiras.
Alguém ai tem um Niva (ou outro Jeep também) com suspensão independente na traseira?
Os carros da rally Dakar possuem suspensão independente nas 4 rodas!
Niva só esta esperando o guincho ekron 9500lbs daqui 1 mês ele chega!:-D
Edintruder
21/03/2010, 10:16
O mais simples seria comprar a suspensão dianteira completa, incluindo o diferencial, recortar e reforçar pontos da traseira e instalar. Terás o vão central mais livre, porém terás mais duas heterocinéticas extras pra encomodar.
Afajoses
21/03/2010, 14:01
O mais simples seria comprar a suspensão dianteira completa, incluindo o diferencial, recortar e reforçar pontos da traseira e instalar. Terás o vão central mais livre, porém terás mais duas heterocinéticas extras pra encomodar.
Edintruder,
Vc teria mas informaçõrs sobre isso , tipo fotos, passo a passo, alguem que já tenha feito etc...
:concordo::concordo::concordo::concordo:
Na questão da homocinética acho que não tem problema.Estou vendo um jeito aki que rebaixa o diferencial em 4 centimetros(diferencial dianteiro)
na traseira digamos que eu faria o mesmo não deixaria ele baixo mais nem tão alto a ponto de a homocinetica começar a fazer estalos.
Niva com pneus 225/75 r 16
Hummm diferencial de Ômega?
Edintruder
21/03/2010, 20:06
A relação do diferencial o ômega é a mesma do Niva?
shuther4x4
21/03/2010, 21:35
Um dos pontos críticos do Niva é o diferencial dianteiro. Aí vai ficar com esse "ponto crítico" na traseira também? Se for partir pra essa idéia pense em um diferencial de ferro então.
Ps: são mais 4 homocinéticas: 2 internas e 2 externas:roll:.
Abraços.
eu comprei um diferencial de omega trazeiro relaçao 3.90 estou pretendendo fazer independente nas 4 rodas, paguei 500 reais com as pontas homocineticas
[]"
A relação do diferencial o ômega é a mesma do Niva?
Sei lá... Por acaso acho que é 10x43, mas isso é um chute científico:shock:
Edintruder
22/03/2010, 09:56
eu comprei um diferencial de omega trazeiro relaçao 3.90 estou pretendendo fazer independente nas 4 rodas, paguei 500 reais com as pontas homocineticas
[]"
Ôpa! Já arranjasses um, agora arranja outro pra dianteira e fica com um par de diferenciais que com certeza irão aguentar muitíssimo bem! Com relação mais longa que o do Niva, realmente já ajuda muito com motores melhores também.
Crasher eu venho a crer que vai ficar melhor no barro na queles (facoes) que passa no meu do Jeep só deixando os vãos da roda para passarem,
quando acontecer isso não vai ter mais diferencial descendo e pegando nesses (facoes).Aki no Norte do Parana aonde eu ando tem muito disso ([facoes]) acredito que venha ficar melhor.Na questão do trabalho, sem duvida,vai da muito trabalho (ja estou até me cansano antes mesmo de começar a tentar) Mas qual diferencial seria compativel para mim executar esse trabalho?aguém sabe qual seria o melhor da categoria.
Alias Bacalhau por que esse rancor primeiro eu posto aquele negocio la de 2.0 tudo bem estou errado mais depois fais todo aquele processo cheio de 9 hora'' agora vem dizer oque eu ando bebendo:?:.Saiba que minha classificção não era expert por que eu não sei fazer nem calculo de cilindrada e muito menos sei dominar o forum sei aonde esta todos o seus comandos.Entrei no topico não fais 2meses quase...Mas mesmo assim apesar das criticas aprendi com vc obrigado .:grin:
BACALHAU
23/03/2010, 22:43
...
Alias Bacalhau por que esse rancor primeiro eu posto aquele negocio la de 2.0 tudo bem estou errado mais depois fais todo aquele processo cheio de 9 hora'' agora vem dizer oque eu ando bebendo:?:.Saiba que minha classificção não era expert por que eu não sei fazer nem calculo de cilindrada e muito menos sei dominar o forum sei aonde esta todos o seus comandos.Entrei no topico não fais 2meses quase...Mas mesmo assim apesar das criticas aprendi com vc obrigado .:grin:
Meu camarada, não tem nada de rancor ou crítica de minha parte não. :discordo:
O que tem é zoação mesmo. :twisted: :dance: Desculpe-me se pareceu o contrário.
Eu percebi que você não notou que o seu tópico "desceu" na lista devido aos "novos" tópicos respondidos. Mas, "vacilos" assim são mais do que normais por aqui. Eu me enrolo todo com as MPs. Ou então, tem gente respondendo perguntas que foram feitas há anos, sem se tocar com a data. Acontece a toda a hora. Se não gostou da brincadeira, mais uma vez, desculpe-me. Agora, quanto a beber, se for um bom vinho desses aí do Sul, me convida que eu já vou de caneca na mão. Por aqui, o que vendem com esse nome não se parece com vinho nem na cor. :parede:
Em relação ao motor 2.0, apenas quis retribuir o que aprendi aqui neste Fórum e em outros sites da internet. Ou seja, quis lhe retransmitir o que eu também recebi. Ninguém nasce sabendo, inclusive eu, e acho melhor retransmitir o pouco que aprendi, do que simplesmente dizer que você estava errado e mandar pesquisar no Fórum. Concorda?
O Bacalhau foi mal cara achei que vc estava querendo dizer que eu tava fazendo coisa errada e não gostando nem um poco por que o esse => :twisted:
Achei que estava querendo demonstrar que estava bravo.Mais de qualquer forma, eu que tenho que pedir desculpas, afinal eu que entendi errado.
A alias para tomar um vinho acho que não te chamo mas para fazer uma trilha de mais ou menos uns 2 dias ai você pode ter certeza que eu chamo, Alias vmos combinar uma.A Refugio=(nome da fazenda que a gente anda de Jeep) esta sendo novamente liberado(algum tempo atras ela foi fechado por que alguns gaioleiros andaram poluindo o lugar[jogando latinhas de cerveja,e até mesmo brigando de soco lá]) Agora ganhamos uma area de 24 alqueires toda fechada e patrulhada pelo força verde.
para entrar la e so de veiculo 4x4 e com apresentação de carteirinha de socio do Jeep Clube.
Mas de qualquer forma desculpas ae cara, foi mal mesmo.
E vamos combinar uma trilha em.Quando a Refugio estiver liberada eu aj comunico e agente marca uma trilha. :-D :-D :-D
thgteixeira
24/03/2010, 15:29
Será que não tem algo a esse respeito naquele PDF sobre o Niva da Poch?
Projeto bacana, camarada! Não posso te ajudar, mas dou o maior apoio moral na empreitada! :mrgreen:
Ola voltando ao assunto do topico.Ontem conversei com meu Pai (temos um alfiscina mecânica) sobre o assunto do diferencial de Omega e ele me disse que o diferencial do Omega e ruim e ele disse que ronca, disse que en si o diferencial e ruim.Alguem tem uma outra opinião sobre um bom diferencial? Alias ainda estudo o diferencial do Omega, não acho que ela seja tão ruim assim.Aguardo um opnião.:-D (Crasher eu venho a crer que com diferencial de omega fica bom sim, acho que meu Pai falo mal do diferencial do Omega porque ele meio a favor de jogar o Niva em cima de um chassis, eu ja so mais com suspensão independente.
Niva branco com pneus 225 75R16.
O Bacalhau foi mal cara achei que vc estava querendo dizer que eu tava fazendo coisa errada e não gostando nem um poco por que o esse => :twisted:
Achei que estava querendo demonstrar que estava bravo.Mais de qualquer forma, eu que tenho que pedir desculpas, afinal eu que entendi errado.
A alias para tomar um vinho acho que não te chamo mas para fazer uma trilha de mais ou menos uns 2 dias ai você pode ter certeza que eu chamo, Alias vmos combinar uma.A Refugio=(nome da fazenda que a gente anda de Jeep) esta sendo novamente liberado(algum tempo atras ela foi fechado por que alguns gaioleiros andaram poluindo o lugar[jogando latinhas de cerveja,e até mesmo brigando de soco lá]) Agora ganhamos uma area de 24 alqueires toda fechada e patrulhada pelo força verde.
para entrar la e so de veiculo 4x4 e com apresentação de carteirinha de socio do Jeep Clube.
Mas de qualquer forma desculpas ae cara, foi mal mesmo.
E vamos combinar uma trilha em.Quando a Refugio estiver liberada eu aj comunico e agente marca uma trilha. :-D :-D :-D
Problemas com os facões , amigo ?
Basta colocar pneu 215X80X16 que seus problemas acabam. Onde um Cj com 750 ou 33 passa, o Niva passa com folga. :concordo:
Ab
lcdalzoc
25/03/2010, 09:26
Não vejo pq mexer na suspensão do Niva. Ela já é excelente. Se quiser maior vão livre, coloque uns pneus um pouco maiores como o colega aí de cima falou.
Meu ex-Niva tava com 6.50-16 Pirelli AS22, péssimos no asfalto, péssimos no barro, péssimos no cascalho, mas nunca encalhei. E só eu e Deus sabemos onde já enfiei o coitado. Mas garanto uma coisa, a suspensão do Niva (juntamente com seu sistema de tração) é uma de suas melhores qualidades...
Tigerburning
25/03/2010, 13:43
que tal coloca o diferencial dianteiro e trazeiro de algum carro 4x4 com inependente nas 4, deve ter um alguns em ferro velho:
Subaru forester, outback, impreza
Audi A6, A8, S3, S6, S4, TT
Ecosport 4x4
tucson v6
honda crv
Olha Dinola concordo eu uso pneus 225 75R16 fica um vão livre enorme na frente mais a questão e se assim ja bom imagina com essa suspensão independente, cara eu vo passa en atoleiros que nem Land Rover Cj's
Engesas JPX toyota band vão passar.Com essa suspensão eu vo vou poder fazer trilhas sozinho sem medo de atolar e ligar para alguém as 11:00 horas do noite dizendo:Oi tudo bem,Sabe serra do canario então cara to atolado vc vem me buscar?
Entendeu mais ou menos o meu raciocinio?Vai fica um Jeep incrivel finalmente se eu fizer isso os Nivas não vão mais ser motivo de chacota aki na minha cidade.Apesar que ele não e zuado fais algum tempo ultimamente a fama dos Nivas :-D so tende a crescer no Brasil.:-D
Esse e meu raciocinio.:-D :mrgreen: :-D :mrgreen:.
Ola TIGERBUNING acho interessante isso que você disse o problema e saber qual diferencial(de que carro)vai ser melhor para por qual e melhor em custo peças (qual que tem as peças mais baratas :mrgreen:)qual aguenta uma trilha pesada.Se você souber quaal e melhor por favor me avisa Obrigado.
:-D
Olha Dinola concordo eu uso pneus 225 75R16 fica um vão livre enorme na frente mais a questão e se assim ja bom imagina com essa suspensão independente, cara eu vo passa en atoleiros que nem Land Rover Cj's
Engesas JPX toyota band vão passar.Com essa suspensão eu vo vou poder fazer trilhas sozinho sem medo de atolar e ligar para alguém as 11:00 horas do noite dizendo:Oi tudo bem,Sabe serra do canario então cara to atolado vc vem me buscar?
Entendeu mais ou menos o meu raciocinio?Vai fica um Jeep incrivel finalmente se eu fizer isso os Nivas não vão mais ser motivo de chacota aki na minha cidade.Apesar que ele não e zuado fais algum tempo ultimamente a fama dos Nivas :-D so tende a crescer no Brasil.:-D
Esse e meu raciocinio.:-D :mrgreen: :-D :mrgreen:.
Ola TIGERBUNING acho interessante isso que você disse o problema e saber qual diferencial(de que carro)vai ser melhor para por qual e melhor em custo peças (qual que tem as peças mais baratas :mrgreen:)qual aguenta uma trilha pesada.Se você souber quaal e melhor por favor me avisa Obrigado.
Col, se eu fosse me preocupar com chacotas, eu não teria Niva. Tem que levar na esportiva.
Com um guincho 8000, pneu, manutenção preventiva e bom senso vc vai poder fazer as trilhas sozinho (como eu já fiz , o que não é nem um pouco aconselhável). Aí eu duvido que alguem tira sarro. :dance:
O único problema são os alagados muito profundos que pelo menos eu procuro evitar.O motor do Niva fica mais perto do chão com relação a Lands, Toiotas, etc. Mas com guincho 8000, bateria sabidamente carregada (basta instalar um amperímetro) e repito, bom senso, o Niva passa com motor desligado. Já fiz isto algumas vezes e dá certo. O negócio é deixar estes jeeps maiores irem na frente e aí vc consegue analizar a situação. Ou conhecer bem a trilha. Com suspenção independente ou original, sem guincho, vc vai ter ligar para resgate de qualquer jeito
Abs
Ae Dinola bom senso eu tenho de sobra, eu mesmo que tenho um Niva direto fico fazendo uma chacota com ele uma delas( Digo que Niva vai muito bem na água sabe por que?Porque bost# não afunda.e so boiar e chegar até o lugar desejado (risos).Mas a minha intensão e dizer:Digamos que o Niva tenha um limite de acessórios para trilha ( limite e só um exemplo agente pode fazer oque quiser)Mas esse limite é:Pneus Largos, Jeep alto,Guincho,as vezes um bagageiro, um motor com pistões maiores ou até mesmo outro motor,escape para cima as vezes, snorkel, bobina statica,Amortecedores maires e com maiores cursos também,Molas maiores calsos de tecnil e algumas coisinhas amais que não lembro agora.
A questão é eu quero ir mais que esse " Limite " .Umas dessas coisas de altrapassar esses "limites" quero ver Nivas tão modificados( a mecânica )mais robustos, enfim mais " Brutos,monstruosos ".
Um niva que foi bem modificado tem bastante coisa diferente e do Flugencio e mais outros que não me lembro ou até mesmo não sei.:-D
Ae Dinola bom senso eu tenho de sobra, eu mesmo que tenho um Niva direto fico fazendo uma chacota com ele uma delas( Digo que Niva vai muito bem na água sabe por que?Porque bost# não afunda.e so boiar e chegar até o lugar desejado (risos).Mas a minha intensão e dizer:Digamos que o Niva tenha um limite de acessórios para trilha ( limite e só um exemplo agente pode fazer oque quiser)Mas esse limite é:Pneus Largos, Jeep alto,Guincho,as vezes um bagageiro, um motor com pistões maiores ou até mesmo outro motor,escape para cima as vezes, snorkel, bobina statica,Amortecedores maires e com maiores cursos também,Molas maiores calsos de tecnil e algumas coisinhas amais que não lembro agora.
A questão é eu quero ir mais que esse " Limite " .Umas dessas coisas de altrapassar esses "limites" quero ver Nivas tão modificados( a mecânica )mais robustos, enfim mais " Brutos,monstruosos ".
Um niva que foi bem modificado tem bastante coisa diferente e do Flugencio e mais outros que não me lembro ou até mesmo não sei.:-D
Vc parece bem determinado. Desejo boa sorte na empreeitada. :concordo: Aqui vai meu apoio e vai postando umas fotos com os detalhes da transformação. :pipoca:
Ab
Olha queria ver e melhor diferencial para mim começar compra as coisas devagar e tambem me esqueci que eu tenho que convencer meu Pai a me ajudar a por esse diferencial.:-D
Tigerburning
26/03/2010, 14:45
Subaru forester, outback, impreza
Audi A6, A8, S3, S6, S4, TT
Ecosport 4x4
tucson v6
honda crv
dos carros q citei, os audi com certeza aguentam, pois sao preparados pra aguentar motores bem potentes. o problema eh q relacao, pode ser q seja longa demais
a dos outros, eu acho q aguentam, o impreza aguenta rally, os forester e outback la fora nego prepara pra trilha, e sao mais pesados e potentes q o niva.
o preco das pecas de todos eles nao faco ideia, as nao acho q deva ser caro em ferro velho
CesarCowboy
26/03/2010, 15:44
Encontrei essas imagens na net. Será que o feliz proprietário esta no Forum?
tb estou tentando adaptar diferencial de omega no meu niva , comprei a suspenção inteira , falta comprar agora a para dianteira , so q estou desanimando pq todo mundo põe defeito, principalmente com relação a adaptação , gostaria d trocar umas ideias
Edintruder
28/03/2010, 10:13
Dalbor, duas perguntas:
1- Vais mandar fazer o serviço? Nada que um bom "prof. Pardal" e $$$ não faça...
2- Vais fazer tu mesmo? Nada que boas ferramentas e habilidade não façam...
O diferencial do ômega é muito resistente, então com certeza vai durar tanto quanto o Niva, fora isso, nunca vi ômega com diferencial quebrado! Niva já vi alguns...
Na dianteira, tu aproveitas o sistema todo original, basta trocar o diferencial e fazer apenas os semi-eixos. O complicado na dianteira é apenas a adaptação do diferencial e homocinéticas do diferencial. O resto fica igual. Na traseira sim, que a coisa complica, pois tem que instalar o sistema de balanças completo. Mas também é algo simples de ser feito quando tem um local com espaço e ferramentas adequadas.
Não desanima pois o resultado compensa! :concordo:
não sou mecanico , sou metido e curioso , ja adaptei um ap 2.0 , ficou bom mas quebrou a homocinetica , arrumei, quebrou a coroa do dif. dianteiro , resolvi mudar tudo , na frente a adaptação perece simples , mas a traseira eu acho q vai ficar sem curso , dai me falaram q a relaçao do chevete 1.6s é a mesma do omega 2.0 , só q acho q não vai aguentar pneus 7.50 r16 , pois só uso para trilhas e aqui são meio pesadas. essa é a duvida " omega = $$$ ou chevete +facil "???????????
Marcelo J Manente
03/04/2010, 23:53
Se esta quebrando o dif. dianteiro pq não adaptar um dif. de Niva traseiro na frente?
O mecanico Bibe, aqui de Curitiba estava com problemas de quebra no dif. dianteiro pois ele usava o Niva em Raids.
Então ele adaptou o dif. traseiro na frente deixando apenas a "bola" do diferencial e cortando o resto fora. Agora, como é que ele fez isso eu não sei, só sei que vi o bicho montado no Niva dele.
Ele não é muito de contar como faz as coisas, mas mesmo assim, se interessar a adaptação, liga pra ele: Mecanica do Bibe (41) 33565047
Abraços
Amigos, to com idéia de girico.Vou expor pra vcs dizerem o que acham.Primeiro, eu quero levantar bem a suspensão do meu Niva sem partir p/ eixo rígido, pois não adianta andar nas alturas e tropeçando nos facões com os diferenciais.Então, to pensando em substituir as homocinéticas internas e externas originais por homocinéticas externas do santana nos dois lados.A homocinética externa trabalha com ângulo inclinado numa boa sem estalar, pq são curtas e precisam virar bem p/ o carro fazer as curvas.Pra compensar o movimento axial do semieixo, adaptaria nele uma luva de cardan de opala por exemplo.No meu ver ficaria exelente este conjunto.Partindo dai, tb pensei em fazer o mesmo na traseira, porém mantendo o diferencial original e cortando bem no começo do eixo p/ adaptar a homocinética.Do lado da roda tb cortaria o eixo(tubo onde passa o semieixo) logo após o suporte das molas e tb adaptaria um suporte p/ a homocinética.Pois bem, como vai ficar sem eixo rígido p/ segurar as rodas, pensei em fazer um triângulo de ferro p/ a frente das rodar e atuar no lugar dos tirantes originais segurando as rodas p/ não irem pra frente/tras. e tb p/ não mexerem lateralmente.Bom, falar é simples, mas fazer não é impossível e p/ levantar o Niva com vão livre sem colocar eixo portal (que sairia muito mais caro e complexo p/ fazer) acho que é uma ótima opção.Fica ai a idéia p/ vcs opinarem enquanto eu quebro a cuca aqui p/ ver se não to ficando pirado.Um abraço, Nazareno.
Segue algumas fotos de um Niva bem alto, embora o diferencial traseiro continue no chão... Nesse caso o cara substituiu as homocinéticas por cruzetas.Não pretendo Levantar tudo isso, pq ainda pretendo usar o Niva pra andar na estrada em viagens tb, só uns 5 a 10cm a mais do que se consegue levantar com as conhecidas buchas de bandeja e pivo.
fag.online
26/08/2010, 10:14
Salve salve gurizada, deem uma olhada do meu tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53457
talvez especificamente nas páginas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53457&page=8
e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53457&page=13
onde tem fotos do que pretendem fazer.
Claro, a altura talvez não chegue ao que vocês pretendam, mais isso é questão de utilizar amortecedores com dupla ação, molas maiores etc.
Mais o principio de como fazer está ai.
Abracos e fiquem a vontade com perguntas