Conectar

Ver Versão Completa : Como engraxar o munhão ?

andre_belem
20/03/2010, 21:31
Oi oi...sou eu de novo *rsrs*
cada dia que passa e conserto uma coisa, eu descubro outra para consertar *rsrs*

Me engraxei todo debaixo da viatura e não descobri como engraxar o munhão por dentro sem desmonta-lo. É isso mesmo ? Existe uma tampa de acesso por baixo, que pelo esquema no manual de mecânica do carro me parece dar acesso a parte de dentro do munhão. Pensei em furar a tampa e instalar uma engraxadeira.

Alguém já fez isso ?

Abraços
André

Augusto Braga
20/03/2010, 22:20
André,

O munhão deve ser lubrificado com molikote, existe a venda umas embalagens com 0,5Kg, procura preço pq é caro.

Encima do munhão existe um parafuso alen que Vc desenrosca para adicionar esta graxa, não coloca demais senão estoura o retentor e a graxa vai para o diferencial,misturando com o oleo .

Abrs

andre_belem
20/03/2010, 23:23
oi Augusto...realmente eu não vi nada.
Ainda desci até a garagem e fucei debaixo da viatura. Não encontrei parafuso algum. Só mesmo a tampa que contem 4 parafusos.
Vou postar umas fotos para você me indicar.

abç

geraldo paulino filho
20/03/2010, 23:53
Andre, eu abri um ponto de lubrificação e coloquei um pino , agora é só pegar a engraxadeira e injetar a graxa [tb uso Molikote, é bem carinha mas vale a pena],
Desculpe, esse serviço foi feito em um diferencial Dana 44 da Rural, provavelmente tb deve dar certo no Jota, mas como disse o colega, pode ser que o do jota seja igual ao da Land. que tem um parafuso que é retirado para colocar, na Land usasse óleo].

Mauriciolindoia
20/03/2010, 23:59
Andre o meu é assim tambem, quando eu fui engraxar, tive que retirar os 4 parafusos e completar de graxa, coloquei graxa comum, que mecanico usa, na epoca desconhecia outra graxa especifica. Por enquanto não apresentou problemas e já faz um tempo bom.
Para desmontar é meio chato, pois embaixo da tampa ela tem uma peça (vamos classificar assim) que entra no munhao, entao você tera que fazer um pouco de força!
Espero ter ajudado.
Mauricio:concordo:

andre_belem
21/03/2010, 09:39
Mauricio e Geraldo,
tirei umas fotos agora de manhã. São essas tampas que vocês falam ? não seria uma má idéia instalar uma engraxadeira ali. Mas acho que o munhão do JPX que eu tenho só molykote mesmo, nada líquido pois não é blindado (como vc falou no Land - aqui me parece ser só graxa mesmo).

O que vocês acham ?
Abç

Augusto Braga
22/03/2010, 17:52
André,

O parafuso Alen fica ao lado da tampa SUPERIOR, sentido disco de freio, da acesso para colocar o bico da engraxadeira dentro do munhão.

Abrs

andre_belem
22/03/2010, 18:18
Augusto...vc trocou o parafuso pela engraxadeira ? ou adaptou alguma outra coisa ? vou olhar com cuidado amanhã de manhã para ver se encontro o dito.
Abratz

Augusto Braga
22/03/2010, 18:38
André,

Me expressei mal, onde falei engraxadeira leia bico da bomba de graxa.

Vc não precisa e nem deve trocar o parafuso por um bico graxeiro, pois qd Vc mandar dar uma geral no Jipe podem colocar graxa normal.

É só tirar o parafuso e colocar molikote.

Abrs

andre_belem
23/03/2010, 20:33
Augusto...seria pedir muito uma foto do teu ? olhei por tudo e não encontrei o dito parafuso !:parede:

Augusto Braga
24/03/2010, 19:37
André,

Sabado tiro e coloco a foto.

Abrs

geraldo paulino filho
25/03/2010, 07:13
Coloquei o bico nessa posição

andre_belem
25/03/2010, 08:52
Oi Geraldo...você tirou o conjunto todo para furar, certo ?
Segundo o Augusto tem um parafuso halen um pouco acima que poderia servir para esse fim (detalhe...na sua foto não aparece e no meu conjunto parece que não tem isso).

Vou aguardar a foto dele para procurar melhor.

Abçs

leogc
25/03/2010, 16:54
andre, é isso aí que o augusto falou. mas tem alguns mecanicos que tiram esse parafuso e tapam o furo...então só tirando os quatro parafusos.

abs

Augusto Braga
28/03/2010, 10:16
André,

Seguem as fotos .

Abrs

Augusto

leogc
28/03/2010, 17:30
ô augusto, vendeu o jota ainda não?!

abs

Augusto Braga
28/03/2010, 19:48
Leo,

O Jotinha ainda esta em Casa.

Abrs

Augusto Braga

andre_belem
28/03/2010, 19:58
Olá Leo e Augusto,
incrível ! mas ali onde vc mostrou o halen no meu não tem nada. Lisinho. Ainda tirei a roda para ver se achava alguma coisa..me parece que foi tampado mesmo.
Bem...quando eu desmontar o munhão vou ver se instalo isso.
Abratz

leogc
29/03/2010, 22:19
Leo,

O Jotinha ainda esta em Casa.

Abrs

Augusto Braga

pelo visto o cachorro tem apego pelo jota....continua vendendo?

abs

Helio M.O
05/04/2010, 10:51
Olá Leo e Augusto,
incrível ! mas ali onde vc mostrou o halen no meu não tem nada. Lisinho. Ainda tirei a roda para ver se achava alguma coisa..me parece que foi tampado mesmo.
Bem...quando eu desmontar o munhão vou ver se instalo isso.
Abratz

Pessoal,

uma pergunta:
Depois de rodar 25.000km, quando for engraxar os munhões, não seria necessário retirar toda a graxa velha 1º, para depois colocar a nova?

Ou é só completar a graxa?

Valeu,
Helio

Eduardo Tescarollo
05/04/2010, 12:40
Pessoal,

uma pergunta:
Depois de rodar 25.000km, quando for engraxar os munhões, não seria necessário retirar toda a graxa velha 1º, para depois colocar a nova?

Ou é só completar a graxa?

Valeu,
Helio

Tambem é minha duvida!

leogc
05/04/2010, 14:50
Acho que eh sempre melhor tirar a graxa velha. Mas como tirar eu nao sei. Se tivesse um bico de engraxamento, era so bombear a nova que ela empurrava a velha...

Abs

andre_belem
05/04/2010, 21:11
agora e o eixo traseiro ? como faço para engraxar ?

eu prefiro tirar a graxa velha sim - e isso pode fazer com uma gasolina ou querosene...secar bem....limpar tudo e matar a dona maria do coração quando você sentar na sala de cerveja aberta e um canivete limpando a nhaca debaixo das unhas :dance:
(brincadeira).

Mas o melhor é sim limpar tudo e emporcalhar com uma engraxadeira.

Mas e o traseiro ? alguém já abriu lá para engraxar ?
pretendo dar um trato nas rodas muito em breve.

Helio M.O
07/04/2010, 12:59
É, pela lógica, deve ser melhor retirar a graxa velha antes.

Neste caso, creio que para fazer a limpeza é necessário retirar aquelas duas tampas com 4 parafusos, de cima e de baixo.
Será isso mesmo?

sds,

Helio

Eduardo e Leo, se divertiram muito lá na Canastra?

Infelizmente, não deu para mim ir este ano...

leogc
07/04/2010, 13:14
po helio, perdeu o passeio. foi muito bom.

abs

MARCOS AFONSO
08/04/2010, 08:26
para tirar agraxa velha terá que desmontar todo munhão, inclusive soltar omocinetica e rolamentos.
já no eixo trazeiro não usa graxa alguma, a lubrificação é feita pelo oleo do dif que chega até as pontas, e não requer manutenção extra apenas conferir a folga dos rolamentos.
abraços........

andre_belem
08/04/2010, 08:54
Marcos isso é importante ! Já vi algumas vezes óleo vazando ali pela roda traseira (em outros jipes hehe).
Então, se o óleo do diferencial vai embora meio rápido pode significar vazamento pelos rolamentos traseiros...correto ??

Vou fazer em breve a manutenção dos meus diferenciais....só estou esperando $$$.
Abraços
André

Eduardo Tescarollo
08/04/2010, 10:34
É, pela lógica, deve ser melhor retirar a graxa velha antes.

Neste caso, creio que para fazer a limpeza é necessário retirar aquelas duas tampas com 4 parafusos, de cima e de baixo.
Será isso mesmo?

sds,

Helio

Eduardo e Leo, se divertiram muito lá na Canastra?

Infelizmente, não deu para mim ir este ano...

Fala Helio,

O encontro foi bom demais, aquele lugar para quem gosta de natureza e offroad é um prato cheio, j´[a estou preparando retorno para lá no final do ano.

Abs

Helio M.O
08/04/2010, 11:45
Valeu Marcos! Eduardo e Leo, Pois é perdi mesmo...e depois de ver as fotos que já foram postadas, piorou, fiquei babando para conhecer a Canastra. Pena que não vai dar para ser Canastra + a galera do JPX , seria melhor ainda ! um abraço, Helio

Helio M.O
08/04/2010, 12:28
Más no cubo da roda traseira leva graxa sim, que dever ser trocada a cada 30.000km - está no manual...

andre_belem
09/04/2010, 07:01
Olá Hélio,
vi isso no manual também mas não entendi como nem onde.
POde explicar ? vc já fez isso ?
Abraços

MARCOS AFONSO
09/04/2010, 07:51
não li o manual, mas questiono se não pode ser algum erro, como outros que já constatei, mas por teoria, rolamentos lubrificados por oleo não usam graxa,( pode-se constatar a ausencia de retentores nas pontas de eixo, o que faz o oleo ir do miolo até as pontas ) até mesmo por que essa graxa irá diluir no oleo, e por conssequencia contamina-lo, principalmente por possuir bloqueio essa graxa pode aumentar o deslizamento dos discos do bloqueio, tirando sua atuação nos casos em que ainda funciona.
abraços......

andre_belem
09/04/2010, 20:30
Oi Marcos - você tem toda razão.

Pergunto: algum dos forista está exatamente na fase de montagem do diferencial original traseiro ? seria interessante ver isso desmontado "com fotos".

Abraços
André

Helio M.O
10/04/2010, 12:44
não li o manual, mas questiono se não pode ser algum erro, como outros que já constatei, mas por teoria, rolamentos lubrificados por oleo não usam graxa,( pode-se constatar a ausencia de retentores nas pontas de eixo, o que faz o oleo ir do miolo até as pontas ) até mesmo por que essa graxa irá diluir no oleo, e por conssequencia contamina-lo, principalmente por possuir bloqueio essa graxa pode aumentar o deslizamento dos discos do bloqueio, tirando sua atuação nos casos em que ainda funciona.
abraços......

Marcos,
você está certo e o manual errado...

Talvez, a informação do manual se refira a algum modelo de eixo traseiro antigo, com um só rolamento. O eixo atual, me parece que utiliza rolamento duplo.

Bom , um lugar a menos para engraxar...só tem que verificar periodicamente, o nível do óleo do diferencial.