Conectar

Ver Versão Completa : Freio duro após muito tempo de descida



Italo Xavier Santos
20/03/2010, 18:45
Amigos, no fim de semana passado peguei de Macaé para Petrópolis por Magé e estrada velha de Petrópolis, na ida tudo bem mas resolvi voltar pela serra (Petrópolis x Teresópolis x Friburgo x Lumiar x Casemiro de Abreu x Macaé) para quem conhece dá uns 200Km quase de descida e poucas subidas... no trecho "TerêxFri" em uma obra na estrada percebi o freio realmente duro, quase sem condições de parar o carro, tudo bem que ainda sou novato em câbio automático e havia esquecido de coloca-lo na posição "2" com isso tive que segurar no freio mesmo, mas daí ficou uma dúvida, o que ocasiona a perda de rendimento do freio é o óleo que "esquenta" ou as pastilhas que pela temperatura perdem a eficácia?
Outra coisa engraçada após isso é que percebí que minhas pastilhas pararam de fazer um barulinho tipo como se estivesse com areia entre elas e os discos dianteiros quando estou parando o carro...

Italo Xavier Santos
20/03/2010, 18:48
Só mais um detalhe, as pastilhas são novas e começaram a fezer este barulho após uma inundação aqui onde passei quase dois dias passando por trecho de alagamento...

MarBO
20/03/2010, 21:39
Italo

Pelo que voce esta contando parece que voce petrificou as pastilhas, que é quando voce passa por um superaquecimento dos freios e depois as pastilhas esfriam rapidamente e ficam duras perdendo a eficiencia, e ai a solução é troca las.
Agora com relação ao segundo post seu, e comum quando entrar agua na pastilha o freio fazer o famoso chiado não é problema, é coisa normal, que voce resolve passando oleo, brincadeira esta ultima parte não va fazer isso em.

Orleans
20/03/2010, 23:55
Italo,

Se as pastilhas estiverem boas, na concessionária o procedimento seria esse:

1 – Verifique o sistema hidráulico dos freios quanto a vazamentos ou nível de fluído baixo.

2 – Com a transmissão em neutro, pare o motor e aplique o controle do freio de estacionamento. Aplique o pedal de freio diversas vezes para eliminar todo o vácuo do sistema.

3 – Aplique o pedal do freio e segure-o na posição de aplicado. Funcione o motor. Se o sistema de vácuo está operando, o pedal de freio tenderá a movimentar-se para baixo sob pressão constante do pé. Se não for percebido movimento, o sistema de servo do freio hidráulico não está funcionando. Continue o teste com as etapas abaixo.

4 – Remova a mangueira de vácuo do sevo freio na conexão da válvula de retenção. O vácuo do coletor deve estar disponível na extremidade da válvula de retenção da mangueira de vácuo com o motor em marcha lenta e a transmissão em neutro. Caso o vácuo do coletor esteja disponível conecte a mangueira à válvula de retenção do sevo freio e repita os passos 2 e 3 acima.

5 – Verifique... e caso nenhum movimento descendente do pedal do freio seja percebido, substitua o servo freio hidráulico.

6 – Funcione o motor por um mínimo de 10 segundos em marcha lenta acelerada. Pare o motor e deixe o veículo parado por 10 minutos. Em seguida aplique o pedal do freio com um esforço de aproximadamente 89 N (20lbs). O comportamento do pedal do freio deve ser o mesmo percebido com o motor em funcionamento. Caso o comportamento do pedal do freio for esponjoso, sangre o sistema hidráulico para remover o ar.

Abraço