PDA

Ver Versão Completa : Xenon Na tr4, qual o modelo?

oliveiraideal
20/03/2010, 16:18
Galera, Ando muito em estrada e no sítio.. preciso enchergar mais! kkk

já procurei foi mto na net e n achei 1 lugar que me falasse.. o que me disseram era q um hb3 ou um hb4 daria bem certinho, não quero comprar pra dar buxo.. alguem tem uma tr4 e pos os faróis de milha na bixinha?

ah, a minha é aquela quadrada linda, ano 2005.. os faróis q eu quero são em baixo.. valeu!

lealrenato
20/03/2010, 20:32
:stop::stop::stop::stop:

xenon é proibido !!!!!!!

a nao ser que vc queira sustentar os guardas:-(:-(:-(

oliveiraideal
20/03/2010, 23:21
e não o xenon não é proibido, você só precisa regulariza-lo, enfim, você vai ao orgão que verifica as coisas dos veículos (inmetro) que está regularizado com o detran, faz vistoria, paga uma taxa, vai ao detran, faz vistoria, paga licenciamento, paga novo documento e tem um carro 100% legalizado. Não precisa ser sustento de guarda que eu não gosto disso, não apoio porra de indulgencia e de nada que venha a sustentar atividades ilícitas, só preciso saber qual o modelo.

viniciusl
21/03/2010, 18:19
Não tem nada no manual do carro sobre o modelo das lâmpadas? Eu chutaria HB4, que é a que a Full que tinhamos em casa usava. Só um adendo: o procedimento que você citou para regularização está correto, fiz recentemente na minha Sport e tenho discriminado a alteração dos faróis no documento. Todavia o xenon nas luzes de NEBLINA não é permitido. Mas é aquela coisa né, os de neblina você só liga quando quiser...

serginhoarnoud
21/03/2010, 19:12
O procedimento está correto, já que o carro eh mais velho que a lei, mas desnecessario. O xenon nas milhas nao eh proibido nem permitido, ele apenas nao consta na lei, que prevê o procedimento apenas aos faróis baixos. O mesmo deve ser H4, já as milhas, nao sei informar. Mais uma coisa, o xenon só nas milhas nao faz mta diferença em estradas escuras, e a lampada de gás tb nao tem uma performance mto legal em projetores H4, espalha demais !

Nava
21/03/2010, 20:06
Usar ou não xenon fica a criterio do dono do carro.
O q eu sei é que os refletores dos carros modernos são fabircados em material plastico e suas lampadas originais são projetadas para este refletor, levando em consideração FOCO e calor emitido.

Quando vc colocar xenon, o primeiro problema é o foco e por isso essa luz incomoda a todos, pois ela espalha. O segundo problema é o calor pois ela aquece muito mais que as halogenas, podendo até derreter ou deformar o farol.

Por ultimo, a radiação UV emitida pelo xenon ataca o material dos farois, esbranquecendo as lentes e deixando-as com aparecencia de velhas...e para isso nao dá polimento pois é degradação do material.

Pelo que sei H4.

serginhoarnoud
21/03/2010, 21:13
Usar ou não xenon fica a criterio do dono do carro.
O q eu sei é que os refletores dos carros modernos são fabircados em material plastico e suas lampadas originais são projetadas para este refletor, levando em consideração FOCO e calor emitido.

Quando vc colocar xenon, o primeiro problema é o foco e por isso essa luz incomoda a todos, pois ela espalha. O segundo problema é o calor pois ela aquece muito mais que as halogenas, podendo até derreter ou deformar o farol.

Por ultimo, a radiação UV emitida pelo xenon ataca o material dos farois, esbranquecendo as lentes e deixando-as com aparecencia de velhas...e para isso nao dá polimento pois é degradação do material.

Pelo que sei H4.
ERRADO.
Xenon emite mto menos calor. Tanto que a lâmpada de 35W ilumina mais que uma lâmpada halógena de 60W.
A lâmpada halógena emite luz através do calor, ou seja, teoricamente, ela eh feita pra aquecer e tb emite luz, só que a maioria da energia eh dissipada em forma de calor, por isso elas sao tao quentes qd ligadas. Já o xenon eh um gás nobre, e a sua emissao de luz eh mais eficiente, por isso produz menos calor e mais luz, tanto mais que uma lampada de 35W ilumina mais que uma halógena de 60W.

Alagoano
21/03/2010, 23:27
e não o xenon não é proibido, você só precisa regulariza-lo, enfim, você vai ao orgão que verifica as coisas dos veículos (inmetro) que está regularizado com o detran, faz vistoria, paga uma taxa, vai ao detran, faz vistoria, paga licenciamento, paga novo documento e tem um carro 100% legalizado. Não precisa ser sustento de guarda que eu não gosto disso, não apoio porra de indulgencia e de nada que venha a sustentar atividades ilícitas, só preciso saber qual o modelo.

Amigo Oliveira, por gentileza não me leve a mal...mas em QUALQUER estado da Federação, oq inclui Fortaleza, é PROIBIDO por lei a lâmpada de Xenon que não seja de fábrica, ou seja, xenon "pirata" é ILEGAL....ou seu veículo sai de FÁBRICA com faróis xenon ou no máximo vc poderá instalar lâmpadas BRANCAS.

Salvo engano, é multa de natureza GRAVÍSSIMA com 7 pontos na CNH, pois ofusca quem vem no sentido contrário (eu sou testemunha disso, quase sofro um acidente por causa dessa merda de xenon).

Por fim, se vc instalar o xenon "pirata", transitará em vias públicas na ILEGALIDADE e terá SIM que pagar a "CERVEJINHA" do guarda, e caso seja um agente da PRF será muito difícil ele aceitar, pois é bem pago pra função que exerce...

Então...JUÍZO amigo...e nada de xenon pirata!! :concordo:

Abração!!

serginhoarnoud
22/03/2010, 00:32
Xenon não eh proibido. Proibido sao lâmpadas que produzam mais de 2.000 lumens, que, até entao, sao apenas as lâmpadas com gás xenonio abaixo de 12.000K, se nao me engano. Assim, a xenon de 14.000K seria permitido, mas outra lei diz que sao proibidas lâmpadas com temperatura de cor maior que 8.000K. Outra coisa, legalizando de acordo com a legislação, o carro pode rodar com xenon sem problema algum, mesmo sendo o que vc considera de 'pirata'. Outro detalhe, os carros, a partir de 2009, precisam de regulagem de altura dos faróis e limpador dos mesmos para poderem ter a permissao de instalação do kit, dps disso voltam ao Detran para nova inspeção e regularização do kit. Já carros anteriores à 2009, nao precisam de nenhum desses itens (regulagem e limpador dos farois), só precisam do requerimento junto ao detran para instalação do kit e posterior regulamentação.

viniciusl
22/03/2010, 11:16
Amigo Oliveira, por gentileza não me leve a mal...mas em QUALQUER estado da Federação, oq inclui Fortaleza, é PROIBIDO por lei a lâmpada de Xenon que não seja de fábrica, ou seja, xenon "pirata" é ILEGAL....ou seu veículo sai de FÁBRICA com faróis xenon ou no máximo vc poderá instalar lâmpadas BRANCAS.

Salvo engano, é multa de natureza GRAVÍSSIMA com 7 pontos na CNH, pois ofusca quem vem no sentido contrário (eu sou testemunha disso, quase sofro um acidente por causa dessa merda de xenon).

Por fim, se vc instalar o xenon "pirata", transitará em vias públicas na ILEGALIDADE e terá SIM que pagar a "CERVEJINHA" do guarda, e caso seja um agente da PRF será muito difícil ele aceitar, pois é bem pago pra função que exerce...

Então...JUÍZO amigo...e nada de xenon pirata!! :concordo:

Abração!!

Bom, vamos lá... Existe uma diferença entre proibido e REGULAMENTADO. O uso do xenon foi REGULAMENTADO. Quem quiser usar, pode, desde que passe pelos processos legais cabíveis.

Fiz recentemente o processo na minha Pajero Sport 2009/2010. Pede-se uma autorização no Detran, passa-se por uma vistoria prévia, faz-se a modificação (TODOS os carros, independente do ano, devem ter o lavador de farol, que nada mais é do que um esguicho daqueles que usamos no capô. a regulagem de altura pode ser manual, do tipo parafuso - logo, todos os carros tem). Então, é feita a inspeção do Inmetro, volta-se ao Detran para a nova vistoria e é emitido o novo documento. O processo todo sai cerca de 350-400 reais, e sai uma observação no documento explicitando que o carro possui xenon. As únicas restrições são quanto a cor, que deve ser branca, ou de até 6000 kelvin. Acima disso, fica azulado e não passa na vistoria.

Segue link do Denatran que trata do assunto: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

viniciusl
22/03/2010, 11:19
Só um adendo: só ficam isentos dos lavadores os carros modificados E REGULARIZADOS antes da vigência da nova lei, ou seja, antes de 1º de janeiro de 2009. Também os originais fabricados até essa data, como as BMW que não tem lavador, Stilo Abarth, Hyundais e etc.

mjps
22/03/2010, 20:42
Oliveira,
Instalei a alguns anos o H4 na minha IO,(facinho, facinho) mas na vistoria do ano passado tive que retira-los, eram de 12000K, ou seja azuis, e atrapalham mesmo os outros o foco não da regulagem, espalha tudo.
Para usar um de 6000K, é mais facil e menos burocratico lampadas brancas da Philipis, sai mais barato e o resultado vai ser bem parecido.
Espero ter ajudado.

Nava
22/03/2010, 21:48
Sergio, desculpe discordar mas potencia de lampada, temperatura de cor e dissipação térmica não são grandezas proporcionais...

Não vou discutir isso aqui pq o topico é sobre o tipo de lampada e não sobre xenon...

A lampada é a H4, alto e baixo. A sugestão do amigo MJPS de usar lampadas modernas como as da Philips é uma ótima solução e dentro da lei.

serginhoarnoud
22/03/2010, 22:08
Quanto maior a potencia de um mesmo equipamento, maior a quantidade de calor produzida, isso eh proporcional. Quer testar ? Pegue duas lampadas normais/residencias, uma de 50W e outra de 250W e veja qual delas esquenta mais. A lâmpada de xenon esquenta menos que as halógenas pq extrai luz do calor com maior eficiencia.

Lesk
20/04/2010, 10:24
Galera, Ando muito em estrada e no sítio.. preciso enchergar mais! kkk

já procurei foi mto na net e n achei 1 lugar que me falasse.. o que me disseram era q um hb3 ou um hb4 daria bem certinho, não quero comprar pra dar buxo.. alguem tem uma tr4 e pos os faróis de milha na bixinha?

ah, a minha é aquela quadrada linda, ano 2005.. os faróis q eu quero são em baixo.. valeu!

Para o modelo 2005 não sei te ajudar, mas a 2009 usa lampada H4, o que permite que você tenha Bi-xenon, ou seja, farol baixo e alto de xenon numa lampada só. Na minha opinião, a melhor solução.

Só tome cuidado depois de instalar e leve num lugar que faça a regulagem e acerto da altura do seu farol, pois é bem comum que na instalação os caras mexerem e o faixo ficar muito alto, incomodando muito os outros motoristas.

E outra coisa, claro que é de gosto de cada um, mas eu tinha o farol de 6000K no carro e na moto, ele tem a cor mais branca, se aproximando mais dos xenon's originais, que são em torno de 4500k.

Abs,
Daniel

Lesk
20/04/2010, 10:27
Oliveira,
Instalei a alguns anos o H4 na minha IO,(facinho, facinho) mas na vistoria do ano passado tive que retira-los, eram de 12000K, ou seja azuis, e atrapalham mesmo os outros o foco não da regulagem, espalha tudo.
Para usar um de 6000K, é mais facil e menos burocratico lampadas brancas da Philipis, sai mais barato e o resultado vai ser bem parecido.
Espero ter ajudado.

Hoje em dia qualquer kit não-original de xenon terá que ser retirado para a vistoria. O detran está chatíssimo com esse assunto, as vezes encrenca até com xenon original!!!
Cuidado com as lampadas (Philips) que você vai colocar, lampadas super-white de 100w são tão proibidas quanto os xenons....

Abs,
Daniel

Alagoano
21/04/2010, 10:48
Bom, vamos lá... Existe uma diferença entre proibido e REGULAMENTADO. O uso do xenon foi REGULAMENTADO. Quem quiser usar, pode, desde que passe pelos processos legais cabíveis.

Fiz recentemente o processo na minha Pajero Sport 2009/2010. Pede-se uma autorização no Detran, passa-se por uma vistoria prévia, faz-se a modificação (TODOS os carros, independente do ano, devem ter o lavador de farol, que nada mais é do que um esguicho daqueles que usamos no capô. a regulagem de altura pode ser manual, do tipo parafuso - logo, todos os carros tem). Então, é feita a inspeção do Inmetro, volta-se ao Detran para a nova vistoria e é emitido o novo documento. O processo todo sai cerca de 350-400 reais, e sai uma observação no documento explicitando que o carro possui xenon. As únicas restrições são quanto a cor, que deve ser branca, ou de até 6000 kelvin. Acima disso, fica azulado e não passa na vistoria.

Segue link do Denatran que trata do assunto: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm

Certo....agora me diz uma coisa, depois de todo esse procedimento (que ao meu ver é muito complicado, caro e desestimulante), por um passe de mágica, o Xenon Pirata passará a não mais encadear e por em risco o veículo/condutor que venha em sentido contrário??

Pq pelo que eu vi no procedimento regulamentado pelo DENATRAN, é tudo uma questão de documentação, e esse dispositivo de limpeza e regulagem dos faróis acho que 90% da frota nacional NÃO possui...ou estou enganado? Não sabia nem que a Pajero Sport tinha o lavador de faróis....a Full eu sei que tem, mas ela já vem com o Xenon original de fábrica...

Não vi nada no procedimento em que afirmasse: APÓS A REGULAMENTAÇÃO, O XENON PASSARÁ A NÃO ENCANDEAR MAIS Os VEÍCULOS QUE VENHAM EM SENTIDO CONTRÁRIO.

Me tira essa dúvida por favor amigo...

Abração!

viniciusl
22/04/2010, 01:22
Certo....agora me diz uma coisa, depois de todo esse procedimento (que ao meu ver é muito complicado, caro e desestimulante), por um passe de mágica, o Xenon Pirata passará a não mais encadear e por em risco o veículo/condutor que venha em sentido contrário??

Pq pelo que eu vi no procedimento regulamentado pelo DENATRAN, é tudo uma questão de documentação, e esse dispositivo de limpeza e regulagem dos faróis acho que 90% da frota nacional NÃO possui...ou estou enganado? Não sabia nem que a Pajero Sport tinha o lavador de faróis....a Full eu sei que tem, mas ela já vem com o Xenon original de fábrica...

Não vi nada no procedimento em que afirmasse: APÓS A REGULAMENTAÇÃO, O XENON PASSARÁ A NÃO ENCANDEAR MAIS Os VEÍCULOS QUE VENHAM EM SENTIDO CONTRÁRIO.

Me tira essa dúvida por favor amigo...

Abração!

Vamos lá de novo... o dispositivo de regulagem pode ser manual, logo TODOS os carros possuem (parafusos de regulagem do facho). A Pajero Sport realmente não possui lavador de faróis, todavia isso não impede que o dono do carro os instale (como eu fiz). Quanto ao procedimento ser caro, complicado e desistimulante, é uma opinião sua. Para mim, foi simples, rápido (um dia), e de valor possível de ser pago.

Saiba que esse procedimento de vistorias e etc, nas atuais regras do Denatran, serve para toda e qualquer modificação, mesmo rodas ou pneus de medidas diferentes. Se a fiscalização não pega, são outros 500, mas está na lei.

Quanto a ofuscar quem vem em sentido contrário, realmente não sei te dizer. Posso apenas afirmar que não tenho visto motoristas reclamando do outro lado da pista, pois o farol está bem regulado.

Por fim, o intuito de eu ter postado nesse tópico foi apenas informar que quem quiser rodar com Xenon aftermarket ou Pirata (como você falou), pode. Basta tomar as medidas cabíveis e regularizar a viatura. Vai do gosto e necessidade de cada um decidir se vale ou não a pena.

Eu ponderei, fiz o procedimento como manda o orgão máximo do trânsito brasileiro, e estou plenamente satisfeito.

Qualquer outra dúvida, é só falar.

Grande abraço

André F
23/04/2010, 19:58
Prezado Vinicius,

O limpador colocado na sua Sport precisou de novas bombas, ou pode ser usada a mesma do parabrisas?

Se puder descrever ou indicar o produto agradeço.
Abraço!

viniciusl
24/04/2010, 03:20
André, é a mesma do parabrisa! É feita uma conexão em T na mangueira que leva água pro esguicho do parabrisa, para alimentar também o esguicho do farol. Quando aciona o esguicho do parabrisa, é acionado o esguicho do farol. Se você tiver a manha de furar o parachoque, dá pra fazer o serviço em casa, é muito simples e rápido de fazer. Caso não queira fazer você mesmo, imagino que qualquer loja que vende xenon faz ou indica quem faça. Os esguichos utilizados são do mesmo tipo dos que existem no capô (os famosos "brucutus").

abraços

gutoxj98
24/04/2010, 08:09
Caso vc não tenha instalado ainda, opte pela lampada H4-3, que é motorizada e muda sua posição com o farol alto.

Não coloque H4-2, pois ai vc tem xenon na baixa e halogena na alta, mas a alta é 35w então fica uma verdadeira MERDA quando vc colocca farol alto.

Eu instalei no baixo e nos milhas da cherokee e ficam otimos, eu optei pelo 8000k que fica levemente azulado, se quiser branco branco com mais leve de azul ainda opte pela 6000k que em asfalto molhado fica até melhor.

Já que está investindo nos farois, faça em todos pois senão fica muito desproporcional, a luz amarelada dos farois baixos irão se misturar com o xenon do seu milha e não vai ter 100 % de performance.....instale em todos e não se arrependerá.

QUANTO A LEI, SE É CERTO OU NÃO !!!!!!!!!!!!!!!.......basta vc regularizar no documento e pronto........eu não fiz isso ainda, pois já passei em milhares de comandos, posto de estrada, fui parado algumas vezes e NADA me encheram do xenon ou qualquer pegação de pé.......vc tem que ser coerente e tratar o policial como um policial e com respeito, se vc chegar chegando e ser mané, ele vai sim fazer vc se fuder inteiro e cheio de multas.....

E outra, pra quem tem xenon sabe disso, todos os carros quando vc mal chega perto eles já abrem pra vc passar, alem de que nas estradas só tem ZÉ RUELA andando de celta, e afins 1.0 a 80 km/h e estrada de 110 km/h......então neste quesito é muito bom, vc até economiza gasolina !!!!

Completando a informação - PAJERO TR4/SPORT/FULL - 1999>> - BAIXO/ALTO = "H4" MILHAS = "H1"

Abraços espero ter ajudado

André F
24/04/2010, 19:47
André, é a mesma do parabrisa! É feita uma conexão em T na mangueira que leva água pro esguicho do parabrisa, para alimentar também o esguicho do farol. Quando aciona o esguicho do parabrisa, é acionado o esguicho do farol. Se você tiver a manha de furar o parachoque, dá pra fazer o serviço em casa, é muito simples e rápido de fazer. Caso não queira fazer você mesmo, imagino que qualquer loja que vende xenon faz ou indica quem faça. Os esguichos utilizados são do mesmo tipo dos que existem no capô (os famosos "brucutus").

abraços

Vinicius,

Sensacional, excelente dica.
Obrigado pela informação.

rbata
01/10/2010, 12:03
Comprei a TR4 2010 usada, e veio com faróis xenon (farol baixo e milha apenas).

Estou querendo trocar as lâmpadas pela de cor mais branca/amarelada para ficar semelhante a original, pois a atual é muito azulada.

Estas são as fotos da lâmpada do farol de milha.

http://img138.imageshack.us/img138/2702/29092010700.jpg

http://img571.imageshack.us/img571/5137/29092010701.jpg

Alguém saberia dizer qual é o padrão delas?

Eu achei essa foto/site (abaixo) para usar como referência mas não ficou muito claro pra mim qual é o modelo dela.
Fiquei em dúvida entre H9 e H11 pelo tipo de soquete.

http://www.xenonguru.com/images/bulbs01.jpg

Depois vou tentar tirar fotos da lâmpada do farol baixo.

TheCarcass
21/03/2011, 20:47
Ola pessoal,

No manual da TR4 2005:

Farol: H4
Neblina: H3

Alguem com TR4 2005 tem alguma dica?

Como fica a lanterna?

Obrigado!

ddeehh
23/11/2012, 01:20
Fala Pessoal,

Sei que o assunto é xenon mas o que vou perguntar é indiretamente sobre a mesma coisa.

Estou pensando em colocar as Lâmpadas Philips Crystal Vision 4300K na minha TR4 2010. O que vocês acham? Alguém possui essas lâmpadas?

Outra pergunta,
Estou em dúvida no encaixe, no manual fala H4 para farol alto/Baixo e H1 para farol de milha.
Porém eu entrei em contato com a Mitsubishi Brabus e eles me informaram outra coisa Hb3 para farol alto e h1 para farol baixo e farol de milha.

Alguém sabe a resposta certa? Favor me ajudar pois não consigo enxergar bem na estrada com essas lâmpadas comuns.

Obrigado à todos.

XodódoGordo
07/03/2013, 20:08
Ola pessoal,

No manual da TR4 2005:

Farol: H4
Neblina: H3

Alguem com TR4 2005 tem alguma dica?

Como fica a lanterna?

Obrigado!

Boa noite TheCarcass! Tenho uma TR 2005, estou qrendo colocar xenon no farol e nos milhas. Pesquisei na tabela de aplicações da Mitsubishi e farol: H4 (alta e baixa) e Milha: H1.
Alguem do post colocou xenon? Tem q recortar o adaptador do milha? Obrigado

XodódoGordo
07/03/2013, 20:18
Fala Pessoal,

Sei que o assunto é xenon mas o que vou perguntar é indiretamente sobre a mesma coisa.

Estou pensando em colocar as Lâmpadas Philips Crystal Vision 4300K na minha TR4 2010. O que vocês acham? Alguém possui essas lâmpadas?

Outra pergunta,
Estou em dúvida no encaixe, no manual fala H4 para farol alto/Baixo e H1 para farol de milha.
Porém eu entrei em contato com a Mitsubishi Brabus e eles me informaram outra coisa Hb3 para farol alto e h1 para farol baixo e farol de milha.

Alguém sabe a resposta certa? Favor me ajudar pois não consigo enxergar bem na estrada com essas lâmpadas comuns.

Obrigado à todos.

Boa noite ddeehh! Sou novo no fórum, por isso estou respondendo sua pergunta somente nessa data já avançada. Já tive Philips Diamond Vision e Crystal Vision nos milhas no carro anterior e confesso que não gostei, não ilumina nada... a única coisa boa é a aparência, pois não fica aquele tom amarelo das halógenas comuns. Passei a usar xenon e não quero outro tipo de iluminação... Só preciso saber se na TR terei q fazer algum corte, adaptação na carcaça dos faróis ou nos milhas, pois assisti um vídeo no youtube que o cara recorta o adaptador do milha.... se tiver q fazer isso nem vou mexer.. Abrç.

XodódoGordo
07/03/2013, 20:21
Para quem não quer colocar xenon, uma boa opção hoje são as Philips Xtreme Vision (halógenas) , iluminam muito mais que as comuns e são pouca coisa menos amarelas.

reybelo
07/03/2013, 22:51
Hoje a melhor lâmpada halogena (mais branca e de maior iluminação ) é a Diamond Vision
Quem for colocar Xenon (que está proibido ) escolha lâmpadas de até 5k para não chamar atenção dos guardas

edvsimoes
06/04/2013, 13:47
Ola!

Alguem sabe dizer onde consigo informacao de como regular os farois da TR42010?
No manual nao fala nada!
E' o primeiro carro que tenho que no manual nao explica quais os parafusos mexer para subir/descer, esquerda/direita ... os farois altos e baixos!!

E' possivel subir somente a luz alta, sem mexer na baixa.
Minha alta esta' muito ruim de enxergar em trilhas a noite... E a baixa esta' perfeita!!!

Para meu espanto ABSOLUTO, na consessionaria daqui de Sao Carlos NINGUEM sabia como regular os farois!!!!!!!!!!!!
Sai' de la' correndo...

Um Abraco,
Eduardo
TR4 2009/2010 Manual