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Ver Versão Completa : Gaiola motor Transversal



tqf2
20/03/2010, 12:50
Pessoal.. estou montando uma gaiola a partir de um fusca,,,

somos em 4 amigos e faremos uma gaiola pra cada um...

A primeira é a partir do fusca..

Agora eis a questão..

Seria possível montar uma gaiola com motor traseiro transversal 4x4 integral...?

Exemplo... usa um motor e câmbio transversal acoplados na traseira, lança um cardã para dianteira acopladas no diferecial de um chevette por exemplo..

Funciona.?

Flávio Cadore
20/03/2010, 15:30
Possível é! Na Crestana em São Paulo tem uma Caixa e Diferencial de Audi TT por 14.000,00. Motor transversal.
Agora, fazer uma saída para cardan num câmbio transversal já é outra conversa, acho que não "rola".
O esquema da Máquina Blue ou câmbio de Subaru Impreza seria uma boa...tem ainda o esquema no câmbio do Fusca...

VORTEX
21/03/2010, 21:04
possível é! Na crestana em são paulo tem uma caixa e diferencial de audi tt por 14.000,00. Motor transversal.
Agora, fazer uma saída para cardan num câmbio transversal já é outra conversa, acho que não "rola".
O esquema da máquina blue ou câmbio de subaru impreza seria uma boa...tem ainda o esquema no câmbio do fusca...
oi sou novato aki e gostaria d umas dicas para fabricar minha gaiola eu tnho todo o maquinario e material eu soh preciso tipo umas dicas e desenhos p comexar a montar a maquina c puder me ajudar eu agradexo
desde jah obrigado pela atencao .

Fernando Massad
21/03/2010, 21:20
Pessoal.. estou montando uma gaiola a partir de um fusca,,,

somos em 4 amigos e faremos uma gaiola pra cada um...

A primeira é a partir do fusca..

Agora eis a questão..

Seria possível montar uma gaiola com motor traseiro transversal 4x4 integral...?

Exemplo... usa um motor e câmbio transversal acoplados na traseira, lança um cardã para dianteira acopladas no diferecial de um chevette por exemplo..

Funciona.?

Pra quê simplificar se pode complicar???? Não é???

tqf2
22/03/2010, 09:38
Pra quê simplificar se pode complicar???? Não é???

Não é essa a questão...

A questão é o desafio....
Fazer diferente....
Tentar......

Sair da "mesmice":idea::concordo:

tqf2
05/04/2010, 09:25
Olá..

Reativando esse tópico aqui..

Bom,, a primeira das quatro gaiolas está quase pronta..

Daí agora me surgiu um motor da FIAT 1050cc (popular 1.000 cilindradas) pra comprar..
Motor + câmbio+ radiador por R$450,00

Vale à pena..?
Compensa usar ele pra montar outra gaiola...?

Flávio Cadore
05/04/2010, 20:47
Se for o 1050 do 147 é muito antigo, "tá" todo detonado e a caixa é pior ainda...se for de um Mile até vai, por ser mais atual. Com um pouco mais vc compra motor de Fusca que é mais confiável.
Uma vez comprei um 147 para fazer uma gaiola por 200,00, acabei vendendo a carcaça pra sucata por 33,00 e o motor e caixa troquei por um motor de arranque de Passat, detalhe: o motor funcionava.

tqf2
06/04/2010, 08:07
Vixi... é tão ruim assim...? hehe

Sobre o motor de fusca,,,, aqui eu encontro o fusca completo 1500 ou 1600 por uns R$500,00..

Mais a idéia é usar um motor transversal pra Gaiola não ficar com aquela "bund@"

Flávio Cadore
06/04/2010, 20:07
Mais a idéia é usar um motor transversal pra Gaiola não ficar com aquela "bund@"
"Bota" o motor do Fusca virado para frente e depois vira coroa e pinhão, fica bom também...

tqf2
07/04/2010, 09:06
Pra usar a redução da Kombi, com o motor do fusca na posição original..
eu preciso virar coroa e pinhão..?

teimoso23
07/04/2010, 11:19
Pessoal.. estou montando uma gaiola a partir de um fusca,,,

somos em 4 amigos e faremos uma gaiola pra cada um...

A primeira é a partir do fusca..

Agora eis a questão..

Seria possível montar uma gaiola com motor traseiro transversal 4x4 integral...?

Exemplo... usa um motor e câmbio transversal acoplados na traseira, lança um cardã para dianteira acopladas no diferecial de um chevette por exemplo..

Funciona.?

Já havia pensado nisso.
Colocaria um motor trazeiro ou central com um câmbio transversal (do scort para entrar o motor AP). Porem essa mecanica deve ser instalada em longitodinal.Certo??
De onde sai as mocinéticas sairiam os cardãns para os diferenciais.:mrgreen: Até ai, perfeito!!!!
1°problema: As rodas rodariam ou uma contra outra (> <) ou Contraria (< >).
Solução: Colocar um dos diferenciais de ponta cabeça:dance::dance::dance:.
2°problema:A rotação que sai do câmbio originalmente para as rodas é muito baixa. Pelos calculos:parede: que eu fiz, iria acontecer o seguinte::parede:
Motor Ap1.8/Câmbio de escort/Diferenciais do Ômega 4.1 (que é a mais longa)........Teriamos um carro que em 5°marcha a 6000rpm, andaria há mais ou menos 60km/h.:?
Iria ter uma força violenta hehehehehehehe

tqf2
07/04/2010, 15:57
Já havia pensado nisso.

2°problema:A rotação que sai do câmbio originalmente para as rodas é muito baixa. Pelos calculos:parede: que eu fiz, iria acontecer o seguinte::parede:
Motor Ap1.8/Câmbio de escort/Diferenciais do Ômega 4.1 (que é a mais longa)........Teriamos um carro que em 5°marcha a 6000rpm, andaria há mais ou menos 60km/h.:?
Iria ter uma força violenta hehehehehehehe

Uma pergunta.... seria interessante então travar (bloquear) o câmbio pra que rodasse sempre juntos....

Me explica essa conta que vc fez.......:shock:

tqf2
07/04/2010, 16:01
E se colocar um motor longitudinal na transversal..?
Daí as saídas da homocinéticas, ligam nos outros diferenciais...

To ficando doido.....???

teimoso23
08/04/2010, 09:13
Uma pergunta.... seria interessante então travar (bloquear) o câmbio pra que rodasse sempre juntos....

Me explica essa conta que vc fez.......:shock:

Sim. Teria que travar o cambio ou se uma roda levantasse o carro para. Porém na saida da tração poderiamos colocar duas engrenagens presa entre a saida de força e o cardã. E um eixo com outras duas fixas engatando nas saidas de força.:putz:Teriamos um bloqueio.


Ja a respeito da conta, Imagina que um scort com motor 1.8 ande no maximo ha 200km/h. Só que sai do Câmbio é transferida diretamente para as rodas. Já na gaiola, teriamos saindo do câmbio e entrando nos diferenciais. Dentro dos diferenciais a rotação seria reduzida em até 4x. para depois sair para as rodas.
É mais ou menos assim.

tqf2
08/04/2010, 09:40
é trabalhoso né.......? rss

Gilbertojipeiro38
08/04/2010, 19:58
ja estou fazendo isso

tqf2
09/04/2010, 08:52
ja estou fazendo isso

É uma gaiola ou um Kart Cross...?

Achei pequenina.....rs

Cezar candelaria
09/04/2010, 13:36
Explica melhor a configuração Gilberto.....

Gilbertojipeiro38
10/04/2010, 11:30
motor e caixa do escort 1.8
eixos do cj
direçao full hidro

Gilbertojipeiro38
10/04/2010, 11:53
mais umas fotos

Flávio Cadore
10/04/2010, 13:14
Gilberto, apesar de não ser o meu estilo é muito legal a sua gaiola, o estilo dela é MOON BUGGY?

Já prepara um radiador de óleo de Santana 2000 que vai em cima do filtro de óleo para colocar na gaiola...hehheehe ... eu tive que colocar na minha que anda mais rápido do que a sua.
Parabéns!

tqf2
10/04/2010, 15:15
Gilberto...
Vc tá usando o motor transversal do Escorte + diferenciais do Jeep...?
Qual a relação desse diferencial..?
Vai ficar eixo...? suspensão igual de Toyota Bandeirantes..?

Alexandre Magri
12/04/2010, 14:52
mais umas fotos


Gilberto,

belo projeto, muito interessante, parabéns...
vc ja rodou com o "brinquedo"?

abraço.

Gilbertojipeiro38
12/04/2010, 18:02
nao andei ainda estou terminando as instalaçoes e juntando $$$ comprar os pneus e rodas

estou usando a relaçao 4.88 do cj mesmo acredito que nao vai passar de 60 km/h

teimoso23
12/04/2010, 21:57
Esta ficando legal sua gaiola cara. Continue mandando fotos de seu projeto.
Esses dias fiquei imaginando como seria andar com um carro desse em via comum.
Pegue um carro 1.0 e tente andar com ele somente em 2º marcha. Vai ser um pouquinho pior na gaiola em 5ºmarcha.
Mas para entrar em atoleiros vai ficar ótima.


nao andei ainda estou terminando as instalaçoes e juntando $$$ comprar os pneus e rodas

estou usando a relaçao 4.88 do cj mesmo acredito que nao vai passar de 60 km/h

tqf2
13/04/2010, 08:48
Existe algu diferencial bem curto...
Tipo 2 pra 1 ??

Marcelo A. Marchiodi
13/04/2010, 09:42
Existe algu diferencial bem curto...
Tipo 2 pra 1 ??

Não me leve a mal, mas você está se equivocando... um diferencial 2;1 seria longo, muito longo.
No caso do Gilberto por exemplo, que tá usando um "4,88" isso quer dizer que a divisão dos dentes da coroa pelos dentes do pinhão dá esse resultado e que na prática o pinhão gira 4,88 vezes (ou voltas) para fazer girar 1 volta completa a coroa. Portanto um diferencial curto seria algo tipo "5,alguma" coisa pra cima, entendeu?

tqf2
13/04/2010, 10:43
Pois é.... eu sei que é longo...
A idéia é essa mesmo...
Tipo... pra cada 2 voltas do eixo (cardã) a roda dar uma volta..

A idéia é essa mesmo... diferencial longo... beeeem longo..

Pois se termos um motor transversal, com as saídas (homocinéticas) bloqueadas e cada lado jogando pra um diferencial, sendo um dianteiro e um traseiro,,,, se tivermos um diferencial longo assim.... ficaria menos reduzido..
na teoria 50% de redução...
seria perfeito......

Marcelo A. Marchiodi
13/04/2010, 10:55
Pois é.... eu sei que é longo...
A idéia é essa mesmo...
Tipo... pra cada 2 voltas do eixo (cardã) a roda dar uma volta..

A idéia é essa mesmo... diferencial longo... beeeem longo..

Pois se termos um motor transversal, com as saídas (homocinéticas) bloqueadas e cada lado jogando pra um diferencial, sendo um dianteiro e um traseiro,,,, se tivermos um diferencial longo assim.... ficaria menos reduzido..
na teoria 50% de redução...
seria perfeito......

Nesse caso você vai ter que mandar fazer, ou usar algum redutor de máquina, pois diferencial automotivo acho que não existe menor que pelo menos 3,5.

tqf2
13/04/2010, 11:03
Nesse caso você vai ter que mandar fazer, ou usar algum redutor de máquina, pois diferencial automotivo acho que não existe menor que pelo menos 3,5.


me falaram que da Ranger a gasolina... é 2,5....

Gilbertojipeiro38
13/04/2010, 11:38
da minha ranger eh 3,90

mas tem uns do landau que eh 2,73

mosca branca de olho verde e com silicone

Marcelo A. Marchiodi
13/04/2010, 11:53
me falaram que da Ranger a gasolina... é 2,5....

É só pesquisar: http://www.therangerstation.com/tech_library/Axles.html ... a mais longa nessa tabela é 3,08. Esse negócio de "me falaram" não dá pra confiar sempre.

Flávio Cadore
13/04/2010, 19:05
Existe uma solução para este problema!!!!!!!!!!!!
Antes de fazer a minha gaiola 4x2 o meu objetivo era 4x4 com câmbio transversal mas quando eu vi o diferencial por dentro "me caíram os últimos butiá do bolso".
É o seguinte: se vc desengatar o diferencial dianteiro e travar a saída da caixa transversal a outra saída girará 2 vezes mais rápido...ficaria 4x2 marcha rápida...só que as planetárias e satélites deveriam ter rolamentos para agüêntar o esforço adicional. Nas satélites é relativamente fácil colocar uns rolamentos de agúlia mas nas planetárias complica um pouco...

Alexandre Magri
14/04/2010, 14:44
alguém sabe a relação do diferencial do omega?

abraços.

tqf2
16/04/2010, 14:25
Fiz um desenho do que eu acho que funciona..

conheço algumas pessoas que fazem redutores para indústria...

Talvez eu consiga algo pra usar num projeto..

Olha anexo.

tqf2
17/04/2010, 16:26
ninguém viu o desenho..?
ou a idéia é maluca D+;;;; hehe

leobnaval
18/04/2010, 11:41
Na mecânica o limite vai ser seu bolso, possível é, viável não...

Leandro Savionek
03/05/2016, 20:34
Já pensei em fazer com motor e cambio do monza é uma ótima ideia, só que o problema são os diferenciais que precisa uma relação muito longa 2 / 1 ou 2,5/1 mais que isso fica lento!