PDA

Ver Versão Completa : Dúvida: Posição das alavancas de tração

joaotobias
19/03/2010, 19:19
Pessoal, saudações e boa noite a todos.....

Como disse na minha ultima dúvida sou novo com Jeep....rs, sendo assim vai seguir para vocês mais uma dúvida "boba" me desculpem.

Hoje estava lavando o meu Jeep Willys no posto de gasolina e veio um senhor me dizer que eu estava andando no 4x4...eu sinceramente não soube responder. Mais vamos lá, a dúvida é a seguinte, qual seria a posição correta e sua função de cada alavanca daquela do meu jeep ?

da equerda para direita..começa com o cambio normal e as outras ? qual sua posição correta.

Abraços e agradeço muito a ajuda desse grupo maravilhoso...

abraços,

tobias

André Luiz Rossetim
19/03/2010, 19:34
Pessoal, saudações e boa noite a todos.....

Como disse na minha ultima dúvida sou novo com Jeep....rs, sendo assim vai seguir para vocês mais uma dúvida "boba" me desculpem.

Hoje estava lavando o meu Jeep Willys no posto de gasolina e veio um senhor me dizer que eu estava andando no 4x4...eu sinceramente não soube responder. Mais vamos lá, a dúvida é a seguinte, qual seria a posição correta e sua função de cada alavanca daquela do meu jeep ?

da equerda para direita..começa com o cambio normal e as outras ? qual sua posição correta.

Abraços e agradeço muito a ajuda desse grupo maravilhoso...

abraços,

tobias

Compra uma plaqueta e cola com superbonder no painel, por mais q vc tente vai demorar para decorar, custa nem R$15,00 pela internet

Matheus Gandini
19/03/2010, 19:40
4x2 reduzida
| |
| neutro
| |
4x4 normal

a alavanca da direita nao aciona a reduzida se a alavanca do meio( no caso a da tração ) nao estiver na posição 4x4

André Luiz Rossetim
19/03/2010, 19:44
Vc pode estar andando com as rodas livres na posição 4x4, ou elas podem ter escapado internamente, e mesmo estando na posição 4X2 o diferencial e cardã podem estar rodando. O que pode ter levado o tal "senhor" e concluir que vc esta andando no 4x4

Basta pedir para alguem ver se o cardã dianteiro esta girando qdo o carro anda.

edgar
20/03/2010, 07:59
tambem, pode ser que voce tenha roda livre original automatica, dai é beeem provavel que esteja travada pela sujeira acumulada pelos anos e seu desgaste natural.
Como o andre falou, abre o capo, coloca uma criatura (filho, irmão, sobrinho) de pé no parachoque e empurra o jeep com a 2 marcha engatada. Vai fazendo experiencias com as duas alavanquinhas com base na plaquinha que postaram ai pra cima.
se o cardã sempre girar é a tua roda livre que foi pro saco.

e não querendo ser chato....mas não é bom fazer um topico com este titulo generico....."ajuda"

Elmer_Jeep
20/03/2010, 16:00
e não querendo ser chato....mas não é bom fazer um topico com este titulo generico....."ajuda"
Boa Edgar.

E é até proibido esse tipo de prática, está nas Regras de Conduta.

Editei o título do tópico :concordo:

torpedo
20/03/2010, 16:36
Compra uma plaqueta e cola com superbonder no painel, por mais q vc tente vai demorar para decorar, custa nem R$15,00 pela internet

Plaquetas de Identificação: http://www.jet.com.br/donatti4x4/categoria.asp?idcategoria=7791&Nivel=430113&categoria=Plaquetas%20de%20Identifica%E7%E3o&NumeroCategoria=10

Alessandro Henrique
20/03/2010, 21:23
Minha sugestão é de que todo novato tenha uma cópia do manual do Jeep. Vide área de download.
Sds.

Leco1974
22/03/2010, 09:06
As bolas da alavanca do câmbio do teu jeep não têm indicação de posição? Caso não tenham, podes comprá-las no Garra 4x4 ou Gama 4x4, custam em média R$34,00 e vão te ajudar tb, tanto qto as plaquetas.
Por exemplo:
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Bola+Cambio+c%2F+indicacao+%2D+Preta+4M&dept%5Fid=510&pf%5Fid=BO011

fendrich
22/03/2010, 09:49
Alavanca da esquerda:
4x2 (p/ cima)
4x4 (p/ baixo)

Se você tiver roda livre, só vai acionar prá baixo quando a indicação da roda livre estiver 4x4

Alavanca da direita
Reduzida
Neutra
Normal

Reduzida só vai ligar em 4x4, se prepare que o bicho vai pegar. Uma vez usei em descida ingreme e nem precisei pisar no freio.
Neutra é quando você quer rebocar o jeep, por exemplo.
Normal liga tanto 4x2 quanto 4x4.

Tanto placa quando bola ajudam até você decorar.

Se tem roda livre manual, tome sempre cuidado para sincronizar a roda livre com as alavancas, senao o diferencial pode rodar em vão.

Um abraço

fabricio teco
22/03/2010, 16:47
Caramba, que doidera!!!:pensativo:

Essas alavancas e mais a roda livre manual. Puxa, haja expertise para poder dominar essas alavancas.
Agora as dúvidas.
Posso acionar a alavanca de 4x2 para 4x4 com o veículo em movimento?
Pra que serve a reduzida?

Valeu

fendrich
22/03/2010, 21:46
Fabricio,

Podem ser muitos os controles, mas todos eles só funcionam em conjunto. Tente ligar a reduzida sem estar com a roda livre ativada... Detalhe. Só vai ligar o 4x4 se as 2 rodas estiverem com a roda livre manual ativada. Pode parecer um comentário bobo, mas na hora H você pode esquecer.

Acionar ou desacionar qualquer uma das alavancas, COM O VEICULO PARADO! As caixas agradecem :), segurança acima de tudo.

A reduzida dá muito mais força ao jeep (perdemos em velocidade mas ganhamos em tração). Usamos para subir morros íngremes (ou descê-los), por exemplo, ou quando necessitamos que nossos CJ's mostrem suas habilidades de força na lama, na água... Onde eles vão e os carros normais nem se atrevem a chegar perto.

Você pode usar a 4x4 sem reduzida (alavanca da esquerda para baixo e alavanca da direita para baixo), o jeep vai tracionar com as 4 rodas mas não vai ter tanta força de tração. Entretanto, sempre que eu ligo o 4x4, já engato a reduzida prá não ter surpresa pela frente.

Detalhe. Sempre que puder, engate a tração e reduza ANTES de passar pelo obstáculo. Desça, analise o obstáculo e "configure" teu jeep para depois passar. Acho que você não vai gostar de descer no meio da lama prá ligar a roda livre manual...

Eduardo

Alessandro Henrique
22/03/2010, 22:29
Observe que:
De preferência engate 4x4 com o veículo parado embora seja possível engatar em movimento. Tal prática aumenta a durabilidade do conjunto e evita trancos no sistema.
Para acionamento da alavanca redução-neutro-normal, sempre execute com o veículo parado, independentemente da direção de acionamento.
A "reduzida" (Low) permite incorporar no sistema de transmissão uma relação adicional da ordem de 2,46:1, que permite por conseqüência aplicar mais torque às rodas em detrimendo à diminuição de velocidade.

Sds.

fabricio teco
23/03/2010, 10:22
Pô Fendrich e Alessandro, que aula!!! :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Vou testar hoje mesmo a noite:dance::dance::dance:

Tô falando que tô ficando viciado nessa tranqueira.:pipoca:

Então a roda livre deverá sempre estar desativada para o veículo em situação normal, e para configuração em situações adversas, sempre acionada, correto?

Para terminar, por quê na "Reduzida" existe a opção "DIRETA"? O que isto significa? Não seria apenas ligar ou desligar a reduzida, ou seja, "ligada" e "neutra"?

Valeu mesmo!!

fendrich
23/03/2010, 10:42
Fabricio,

Sim, roda livre desativada para o veículo em situação normal, senão o diferencial da frente vai rodar sem necessidade.

Na questão da reduzida, "ligado" é quando a alavanca está toda para cima ("reduzida") e o "desligado" é quando ela está toda para baixo ("direta").

A posição de "neutro" que existe na alavanca da direita (posição central) é para os casos em que você quer rebocar o teu CJ (vamos supor que você tem outro veículo para levar teu CJ até a trilha). Assim, nenhum dos diferenciais roda.

Como disse o Alessandro, aumenta a durabilidade do sistema porque as peças não ficam rodando em vão.

Alessandro Henrique
23/03/2010, 10:58
A posição neutra (N) permite a operação do PTO (Power take-off), tomada de força para utilização de guincho mecânico, bombas d'água, geradores de rádio, alguns implementos agrícolas, etc... em combinação com o acelerador automático (Governor);

Sds.

Alessandro Henrique
23/03/2010, 11:05
A posição de "neutro" que existe na alavanca da direita (posição central) é para os casos em que você quer rebocar o teu CJ (vamos supor que você tem outro veículo para levar teu CJ até a trilha). Assim, nenhum dos diferenciais roda.
O diferencial traseiro continuará em movimento pois as rodas traseiras são solidárias ao mesmo (não há roda livre). Quando em neutro ocorre o desengrenamento da caixa de transferência em relação aos eixos de saídas (dianteiro/traseiro).

Sds.

fendrich
23/03/2010, 11:12
O diferencial traseiro continuará em movimento pois as rodas traseiras são solidárias ao mesmo (não há roda livre). Quando em neutro ocorre o desengrenamento da caixa de transferência em relação aos eixos de saídas (dianteiro/traseiro).

Sds.

Me expressei mal, é verdade. Quis dizer que não havia transferência para o eixo traseiro e disse que o cardão não girava.

Valeu, Alessandro!

André Luiz Rossetim
23/03/2010, 13:16
O cardã (traseiro) gira sim, afinal ele é solidario ao pinhão do diferencial. A unica coisa que não gira é o eixo de saida da caixa de marchas.
`
É aconselhavel sempre engatar a neutra para ser rebocado, mas...não vjo vantagens. Apenas mantem as caixas paradas, evitando o aquecimento e desgaste desnecessario.

Denáise
02/03/2015, 22:03
Olá! Sou mais uma novata na área. Estou a poucas semanas com meu tão sonhado jeep, um CJ5 1972, tb conhecido como Juvenal! O antigo dono entendia que jeep "é assim mesmo" , ou seja, manutenção nota zero. No quesito estabilidade e "conforto". Dentre alguns itens há listados que terei que mexer, me intrigou as alavancas de tração e reduzida. Eu não percebi a função NEUTRA da reduzida, estou com a sensação que tem só a função ligada e direta. Isso é possível ou é fruto de alguma adaptação? Ele tem motor de opala 4cc, câmbio original 3 marchas.

se alguém puder me ajudar, agradeço!

obrigada.

Willian Del Piero Rocha
02/03/2015, 22:35
Denáise ,bem vinda ao fórum e ao mundo do 4x4 , ,o que pode estar ocorrendo é a alavanca estar com muita folga e não ficar parada no meio(neutro) ,caindo sempre para frente ou para trás .

Denáise
02/03/2015, 22:59
Hummm.... Pode ser! Não percebi a alavanca muito molenga, mas como só tenho os finais de semana para mexer nele, vou ver com mais calma.

Obrigada!!