PDA

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular em SP



Marcelo Cleto
18/03/2010, 14:12
Ola Todos.....

Alguem niveiro de sp ja fez a inspeção veicular...?
Aqueles que ja passaram pela mesma se puder deixem um relato aqui de como foi....

Abraços
MC

Dinola
18/03/2010, 14:29
Já existe um outro tópico referente a este tema. Já serve de refeência mas são de outros jeeps
Eu tambem estou preocupado. Preciso reinstalar todas as mangueiras referente ao cânister e não tenho o esquema de ligação. Será que alguem tem ?
E o cânister tem vida útil ?
Tambem estou curioso para saber a experiência de algum camarada com relação a inspeção.
Abs

Fccard
18/03/2010, 14:40
Olá !!

A minha é mes que vem (final 1) e to com medo, pois já me falaram que tá meio dificil (os caras estão meio exigentes)..
Já pensei em até transferir meu Niva para MG.
Se alguem já fez estamos no aguardo dos procedimentos...
vlw e abç - Fabio

Marcelo Cleto
18/03/2010, 14:48
Ola Todos.....

Tb sou final 1 ....acabei de imprimir o boleto......ja ouvi alguns relatos mas nenhum de niveiro...
Transferir nao acho o caso mesmo pq a coisa da inspeção deve virar nacional....
Meu niva teve o motor retificado a pouco tempo.....nao rodei 20.000km ainda...
Ontem troquei o abafador do escape que estava furado ......
Estou com medo tb .....rs
Qto ao canister niveiro Dinola vou ficar devendo........o meu niva esta com carbura Solex.....é a unica coisa que nao mais é original no motor...o resto continua igual

Abraços
MC

Fccard
18/03/2010, 15:49
Ola Todos.....

Tb sou final 1 ....acabei de imprimir o boleto......ja ouvi alguns relatos mas nenhum de niveiro...


Tambem já imprimi meu boleto....Pelo visto seremos as cobaias...rsrsrsrs

abç - Fabio

Marcelo Cleto
18/03/2010, 15:53
Tambem já imprimi meu boleto....Pelo visto seremos as cobaias...rsrsrsrs

abç - Fabio

Ola Fabio....

Falando com meu mecanico ouvi dele que ja houve nivas reprovados (clientes dele)......
Esperemos que alguem que ja tenha feito se manisfeste......

Abraços
MC

Fccard
18/03/2010, 16:26
Marcelo será que ele não sabe o motivo das reprovações ???

abç - Fabio

CesarCowboy
18/03/2010, 16:32
Ola Todos.....

Alguem niveiro de sp ja fez a inspeção veicular...?
Aqueles que ja passaram pela mesma se puder deixem um relato aqui de como foi....

Abraços
MC

Pode ser q eu esteja falando besteira..... rrsrsrsrsr
Moro em Jundiaí e aqui não tem inspeção. Mas já passei por lá com a minha moto (q tinha placa de SP) e ouvi de um dos vistoriadores que se a MOTO não conseguisse passar na vistoria (quanto a emissao de poluentes), eu poderia colocar alcool (etanol) no tanque dela (1/2 gasolina 1/2 alcool) que provavelmente passaria.
Agora se é verdade já não sei. :idea:
Se o Niva funciona com gasolina muito mais que batizada? Também não sei. (O meu é a alcool)
Se o alcool polui menos que a gasolina, tambem nao sei. :putz::putz:

Como disse no início, pode ser tudo besteira.

Abraços

Dinola
18/03/2010, 16:33
Pessoal, para quem não tem as ligações do cânister, o camarada Bacalhau gentilmente disponibilizou um catálogo de grande ultilidade para nós.
Vejam em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68219&highlight=c%E2nister. Lá possui todos os modelos de Niva de vários países, ano etc.
Quanto aos amigos cobaias, desejo boa sorte. :concordo::concordo:Mas antes, limpem e ajustem seus carburadores, ponto de ignição, etc, etc.
Abs

Fccard
18/03/2010, 16:36
I ai Cesar blz !!

Tb não sei não mas vou perguntar pro mecanico, o problema é o carro ficar muito quadrado e não funcionar direito, ai pode piorar um pouco as coisas...rsrsrsrs

abç - Fabio

Marcelo Cleto
18/03/2010, 16:42
Marcelo será que ele não sabe o motivo das reprovações ???

abç - Fabio

Olha nao perguntei os pqs......mas se quiser tentar fale com o Cesar da Alternativa4X4

Abraços
MC

Fccard
18/03/2010, 16:57
Quanto aos amigos cobaias, desejo boa sorte. :concordo::concordo:Mas antes, limpem e ajustem seus carburadores, ponto de ignição, etc, etc.
Abs

Dinola o cãnister tem alguma coisa a ver com a inspeção?? pq estou mexendo no meu Niva esses dias, devido a um problema de respiro e retirei as mangueiras todas, estão todas blz, até olhei aquela bombinha que vai as mangueiras do tanque para ela, só não sabia que chamava cãnister,:roll::roll: mas aparentemente estão OK... agora vou montar as laterais e o banco...para levar para fazer carburação...
Qual a finalidade do cânister??
obrigado
abç - Fabio

Dinola
18/03/2010, 17:08
Dinola o cãnister tem alguma coisa a ver com a inspeção?? pq estou mexendo no meu Niva esses dias, devido a um problema de respiro e retirei as mangueiras todas, estão todas blz, até olhei aquela bombinha que vai as mangueiras do tanque para ela, só não sabia que chamava cãnister,:roll::roll: mas aparentemente estão OK... agora vou montar as laterais e o banco...para levar para fazer carburação...
Qual a finalidade do cânister??
obrigado
abç - Fabio

Todas as suas dúvidas vc pode obter no mesmo link citado acima. Veja tambem as discuções em outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70636
Abs

Marcelo Cleto
18/03/2010, 19:17
Todas as suas dúvidas vc pode obter no mesmo link citado acima. Veja tambem as discuções em outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=70636
Abs
Ola Todos

estou lendo item por item do sugerido tópico e ate agora nada muito esclarecedor.....
algum niveiro que ainda nao foi aprovado no teste por ai?

abraços
MC

Marcelo Cleto
19/03/2010, 21:19
Olha nao perguntei os pqs......mas se quiser tentar fale com o Cesar da Alternativa4X4

Abraços
MC

Eita Fabio pelo jeito seremos as primeiras cobaias mesmo....rs
Niguem se manisfesta...

Abraços
MC

thgteixeira
19/03/2010, 21:48
Pessoal;

Não sei como está o Niva de vocês, mas sobre a inspeção, é bacana fazer algumas considerações importantes:

1 - Os Nivas tem de 15 a 20 anos de idade, obviamente os parâmetros são mais flexíveis para os nossos amigos Russos do que para veículos mais atuais. Nivas costumam passar tranquilamente, desde que estejam com todos os itens em funcionamento (cânister, conjunto de escape em ordem, carburador limpo e regulado, etc)

2 - Por dentro da tampa do capô do Niva, existe uma etiqueta com os níveis de emissão do motor. Se não encontrarem mais por dentro do capô, existe no manual do mecânico, E É COM BASE NESTE NÚMERO QUE ELES DEVEM FAZER O TESTE!!!

3 - Sim, o cânister tem vida útil! É um filtro de carvão ativado que trás os vapores do tanque de combustível para serem reaproveitados na admissão do motor. É bom revisar todas as mangueirinhas, válvulas e o próprio filtro antes de entrar na fila da Controlar.

4 - Motos costumam não passar, principalmente as que pertencem a motoboys, muito judiadas. Por isso essa "maracutaia" do Alcool, que deveria ser bem mais vigiada.

Creio que com tudo funcionando, ninguém terá problemas com a inspeção.

Dinola
19/03/2010, 22:07
Pessoal;

Não sei como está o Niva de vocês, mas sobre a inspeção, é bacana fazer algumas considerações importantes:

1 - Os Nivas tem de 15 a 20 anos de idade, obviamente os parâmetros são mais flexíveis para os nossos amigos Russos do que para veículos mais atuais. Nivas costumam passar tranquilamente, desde que estejam com todos os itens em funcionamento (cânister, conjunto de escape em ordem, carburador limpo e regulado, etc)

2 - Por dentro da tampa do capô do Niva, existe uma etiqueta com os níveis de emissão do motor. Se não encontrarem mais por dentro do capô, existe no manual do mecânico, E É COM BASE NESTE NÚMERO QUE ELES DEVEM FAZER O TESTE!!!

3 - Sim, o cânister tem vida útil! É um filtro de carvão ativado que trás os vapores do tanque de combustível para serem reaproveitados na admissão do motor. É bom revisar todas as mangueirinhas, válvulas e o próprio filtro antes de entrar na fila da Controlar.

4 - Motos costumam não passar, principalmente as que pertencem a motoboys, muito judiadas. Por isso essa "maracutaia" do Alcool, que deveria ser bem mais vigiada.

Creio que com tudo funcionando, ninguém terá problemas com a inspeção.


É isso mesmo Teixeira ! :concordo:
No tópico que citei, nossos colegas jeepeiros falam disso.
Quando as peças citadas estão em boas condições, os jeeps passam. Não deve ser diferente para Nivas.
Boa sorte a vcs e relatem depois.:pipoca:
Abs

thgteixeira
19/03/2010, 22:38
É isso mesmo Teixeira ! :concordo:
No tópico que citei, nossos colegas jeepeiros falam disso.
Quando as peças citadas estão em boas condições, os jeeps passam. Não deve ser diferente para Nivas.
Boa sorte a vcs e relatem depois.:pipoca:
Abs

Aliás, Dinola e demais camaLADAS;

Segundo o site do CONAMA, estes são os índices que nos interessam, para os Nivas (1990-1995 e com raras exceções, acima de 95)

Ano/modelo - 1990 e 1991
Marcha-lenta* - 6,0
2 500 rpm* - 3,5

Ano/modelo - 1992 a 1996
Marcha-lenta* - 5,0
2 500 rpm* - 3,0

Ano/modelo - 1997 em diante
Marcha-lenta* - 1,5
2 500 rpm* - 1,0
* em % de Co; Fonte: Conama

Vejam como a tolerância é bem maior para a grande maioria dos Nivas, que foram fabricados entre 1990 e 1993. Existem os 94/95 também, que estão praticamente na mesma gama.

thgteixeira
19/03/2010, 22:51
Em tempo: A Inspeção para motores a diesel é diferente.

Amigos com motor diesel e AP: Se não estiver tudo regularizado no documento, toma pau antes do teste com a mangueirinha. (oops)

Alterações feitas, aprovadas e documentadas: Não esquente a cuca. Mas mantenha o carro em dia.

Em tempo: Meu Niva está sendo transferido da Capital para S.Bernardo do Campo. Terei que fazer a inspeção em Abril para fazer a transferência e já estou providenciando o necessário. Em São Bernardo do Campo não há ainda a necessidade de inspeção veicular.

E sou a favor dela, há sim alguns parâmetros que podem melhorar, mas 57 reais, não fazem falta pra ninguém! Questão de consciência e de compromisso com o ar da nossa cidade/região metropolitana.

Em tempo: É a minha opinião.

Fccard
23/03/2010, 20:38
E sou a favor dela, há sim alguns parâmetros que podem melhorar, mas 57 reais, não fazem falta pra ninguém! Questão de consciência e de compromisso com o ar da nossa cidade/região metropolitana.

Em tempo: É a minha opinião.
`
É Thiago se fosse só 57 reais, mas nós já pagamos Licenciamentos, seguro obrigatorio, ipva.......etc, etc, etc... então não é 57 reais é mais 57 reais...rsrsrs

Tambem seria a favor, se isso fosse uma coisa seria...e não apenas para tirar dinheiro do povo e encher os bolsos de politicos corrupitos e safados, que na verdade não estão preocupados com nosso ar e sim com seus gastos....como diz um despachante amigo meu ""O BRASIL É UM PAIS QUE CRIA A DIFICULDADE PARA VENDER A FACILIDADE"" pq se fosse uma coisa seria, eles te reprovariam e te orientariam a fazer as devidas melhoras, e não apenas um " vc foi reprovado, tente novamente"

Precisamos de educação, boa vontade e conciência.... para ai sim cuidarmos de nossas terras e nossos rios e quem sabe teremos um brasil melhor....só vemos lixos nas ruas, e pessoas sofrendo, se esse dinheiro fosse aplicado para melhorar o pais, seria diferente, mas todos sabemos e a grande maioria é desviada dos nossos cofres e curiosamente aparecem em uma conta no exterior...""ESSE DINHEIRO NÃO É MEU""

Mas é só uma opinião e espero estar errado !!! ...desculpe-me o desabafo...

abç- Fabio

thgteixeira
24/03/2010, 14:46
`
É Thiago se fosse só 57 reais, mas nós já pagamos Licenciamentos, seguro obrigatorio, ipva.......etc, etc, etc... então não é 57 reais é mais 57 reais...rsrsrs

Tambem seria a favor, se isso fosse uma coisa seria...e não apenas para tirar dinheiro do povo e encher os bolsos de politicos corrupitos e safados, que na verdade não estão preocupados com nosso ar e sim com seus gastos....como diz um despachante amigo meu ""O BRASIL É UM PAIS QUE CRIA A DIFICULDADE PARA VENDER A FACILIDADE"" pq se fosse uma coisa seria, eles te reprovariam e te orientariam a fazer as devidas melhoras, e não apenas um " vc foi reprovado, tente novamente"

Precisamos de educação, boa vontade e conciência.... para ai sim cuidarmos de nossas terras e nossos rios e quem sabe teremos um brasil melhor....só vemos lixos nas ruas, e pessoas sofrendo, se esse dinheiro fosse aplicado para melhorar o pais, seria diferente, mas todos sabemos e a grande maioria é desviada dos nossos cofres e curiosamente aparecem em uma conta no exterior...""ESSE DINHEIRO NÃO É MEU""

Mas é só uma opinião e espero estar errado !!! ...desculpe-me o desabafo...

abç- Fabio

Desculpe, mas não concordo com você!

Existem parâmetros que ainda podem ser alterados na Inspeção Veicular, fato. Mas ela é extremamente necessária! Quem vive na Cidade de São Paulo e em sua Região Metropolitana (meu caso), vive em média um ano a menos só por conta do maldito ar que respiramos e que achamos normal. Não, não é normal!

Reclamamos da ingerência do setor público, então este privatiza a inspeção, que tem hora marcada e data pra acontecer (sem filas). Aí a reclamação é por conta da taxa, de R$ 57,00, que antes era devolvida aos nossos bolsos caso fôssemos aprovados, depois passou a ser recolhida por resolução federal, e pra mim é aí que está o erro. Antes a Prefeitura premiava o proprietário que mantinha o veículo em condições satisfatórias em relação aos níveis de emissões: Você pagava a taxa, se tomasse "bomba", eles ficavam com ela, você levaria o carro pra oficina, voltaria pra fazer o teste, e se desse tudo certo, seria reembolsado. Agora, a taxa fica, mas sinceramente, eu acho justo.

O Pessoal se preocupa muito com o desempenho do carro, mas será que se preocupa um pouquinho com o que o carro causa? Não! A Nossa cidade é uma vítima do uso excessivo do carro, deixou de ser uma bela cidade para se transformar em um verdadeiro inferno, com obras privilegiando o transporte individual em detrimento do coletivo e enfeiando a cidade. Veja fotos de como era o Parque Dom Pedro II nos anos 50, ou da Avenida São João e da Rua Amaral Gurgel sem o Minhocão para constatar.

Pago IPVA (meu último ano), licenciamento, pago o Seguro Obrigatório, e pago a taxa com satisfação, e ainda injeto grana nos cofres da CPTM, da SPTrans e da Cia do Metropolitano de São Paulo, pois faço questão de ir trabalhar de metrô/trem/ônibus em alguns dias da semana para não contribuir com essa poluição, e também pra não precisar judiar de mim e do Niva no meio dos congestionamentos.

Agora sou eu quem pede perdão pelo desabafo! Mas está na hora de São Paulo deixar o carro em casa. "ah, mas o transporte coletivo é uma desgraça!" - Se ele fosse usado por todos, e todos cobrassem soluções, duvido que seria! E o nosso Metrô e a nossa rede de trens anda muito boa e evoluindo muito! (e eu economizo tempo e dinheiro, e poupo o Niva para os finais de semana com a minha namorada e para os encontros do pessoal)

Fccard
24/03/2010, 17:17
Desculpe, mas não concordo com você!

A Nossa cidade é uma vítima do uso excessivo do carro, deixou de ser uma bela cidade para se transformar em um verdadeiro inferno, com obras privilegiando o transporte individual em detrimento do coletivo e enfeiando a cidade. Veja fotos de como era o Parque Dom Pedro II nos anos 50, ou da Avenida São João e da Rua Amaral Gurgel sem o Minhocão para constatar.

Pago IPVA (meu último ano), licenciamento, pago o Seguro Obrigatório, e pago a taxa com satisfação, e ainda injeto grana nos cofres da CPTM, da SPTrans e da Cia do Metropolitano de São Paulo, pois faço questão de ir trabalhar de metrô/trem/ônibus em alguns dias da semana para não contribuir com essa poluição, e também pra não precisar judiar de mim e do Niva no meio dos congestionamentos.

Agora sou eu quem pede perdão pelo desabafo! Mas está na hora de São Paulo deixar o carro em casa. "ah, mas o transporte coletivo é uma desgraça!" - Se ele fosse usado por todos, e todos cobrassem soluções, duvido que seria! E o nosso Metrô e a nossa rede de trens anda muito boa e evoluindo muito! (e eu economizo tempo e dinheiro, e poupo o Niva para os finais de semana com a minha namorada e para os encontros do pessoal)

Cara concordo com tudo que vc disse !!! concordo mesmo de coraçaõ, mas acho que é errado cobrar uma coisa que nós sabemos que não resolverá, pois nós pequenos não mudamos nada, agora os grandes, desmatam, poluem.....etc.. e pagam para os fiscais fingirem que não viram nada, é sobre essa educaçaõ que me referi, PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO E NÃO DE TAXAS E GASTOS....

thgteixeira
24/03/2010, 17:38
Cara concordo com tudo que vc disse !!! concordo mesmo de coraçaõ, mas acho que é errado cobrar uma coisa que nós sabemos que não resolverá, pois nós pequenos não mudamos nada, agora os grandes, desmatam, poluem.....etc.. e pagam para os fiscais fingirem que não viram nada, é sobre essa educaçaõ que me referi, PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO E NÃO DE TAXAS E GASTOS....

Só que as taxas e gastos neste caso estão promovendo um bem maior, para todos. E o controle de emissões irá resolver sim, é necessário, e é praticado com taxas e gastos no mundo todo.

As Taxas e os gastos são instrumentos de um Estado organizado visando um bem maior, que é a nossa sociedade, desde a escala menor até o macro. Se são bem aplicados ou não, cabe a nós fiscalizarmos.

Não há como exigir as coisas só de um lado! Precisamos de educação? Claro que precisamos! Mas precisamos nos mover pra isso, promover a educação em nossas pequenas atitudes do dia a dia. O Estado pode ditar regras básicas, para o macro, mas o micro faz parte da nossa responsabilidade.

Fccard
25/03/2010, 12:17
Só que as taxas e gastos neste caso estão promovendo um bem maior, para todos. E o controle de emissões irá resolver sim, é necessário, e é praticado com taxas e gastos no mundo todo.

As Taxas e os gastos são instrumentos de um Estado organizado visando um bem maior, que é a nossa sociedade, desde a escala menor até o macro. Se são bem aplicados ou não, cabe a nós fiscalizarmos.

Não há como exigir as coisas só de um lado! Precisamos de educação? Claro que precisamos! Mas precisamos nos mover pra isso, promover a educação em nossas pequenas atitudes do dia a dia. O Estado pode ditar regras básicas, para o macro, mas o micro faz parte da nossa responsabilidade.

É Thiagão..

É tudo questão de opnião... eu tenho uma, vc tem outra e com certeza alguem tem uma 3ª uma 4ª......etc..
Tem coisas que não se discute, e essa é uma delas pq se fosse uma coisa séria..com preocupação pelo meio ambiente, os grandes que inventaram não deviam cobrar pela mesma, pois já estariamos ajudando o meio ambiente, tem muitos funcionarios publicos que não fazem nada e no final do mes seus salários estão lá, graças as taxas e obrigações que nós pagamos...sou a favor da preservação e melhora do meio ambiente mas sou completamente contra taxas e leis que nós sabemos que amanha ou depois não existiram mais.....ex. quite de primeiros socorros do veiculos (vc deve ter comprado um) cadê..era obrigatório tb.... mas deixa pra lá..
o importante é que vc como eu, somos apaixonados por NIVA.... rsrsrsrsrs
Desculpa se fui rude, não era minha inteção...

abç - Fabio

fabioaguilera
27/03/2010, 19:46
Só que as taxas e gastos neste caso estão promovendo um bem maior, para todos. E o controle de emissões irá resolver sim, é necessário, e é praticado com taxas e gastos no mundo todo.

As Taxas e os gastos são instrumentos de um Estado organizado visando um bem maior, que é a nossa sociedade, desde a escala menor até o macro. Se são bem aplicados ou não, cabe a nós fiscalizarmos.

Não há como exigir as coisas só de um lado! Precisamos de educação? Claro que precisamos! Mas precisamos nos mover pra isso, promover a educação em nossas pequenas atitudes do dia a dia. O Estado pode ditar regras básicas, para o macro, mas o micro faz parte da nossa responsabilidade.

Um dia, camarada Thiago, um dia alcançaremos esta consciência na maior parte da sociedade. Parabéns pela lucidez.:palmas:

:palmas:

Marcelo Cleto
28/03/2010, 17:51
Ola Todos....

Sou totalmente a favor do controle ........
Mas se querem inspecionar que seja gratuito.....

Abraços
MC

fabioaguilera
28/03/2010, 18:20
Ola Todos....

Sou totalmente a favor do controle ........
Mas se querem inspecionar que seja gratuito.....

Abraços
MC

Eu também sou totalmente a favor do almoço! E já que eu vou almoçar, que seja de graça!

Marcelo, "there is no free lunch", como ele dizem lá. Alguém sempre paga a conta. Tudo que é gratuito, é gratuito só para umas pessoas, mas custou algo para outras.

Neste caso específico da inspeção, se ela não fosse cobrada diretamente dos proprietários, seria custeada pelo Estado, ou seja, por todos nós.

Isso não seria justo, pois aquele cidadão que nem tem carro, mas que paga ICMS ao comprar um prato feito de picadinho (lembre-se que não existe almoço grátis) estaria custeando a inspeção do seu carro. Isso não está certo.

Ademais, no que se refere às causas ambientais, vigora o princípio do "poluidor-pagador" que, a grosso modo, significa: Quem polui deve arcar com os custos decorrentes da poluição que produz.

Todos querem um mundo melhor: Mais fluidez no trânsito, um ar mais limpo, políticos mais honestos, menos criminalidade, etc.

Mas, curiosamente, são estes os mesmos que estacionam em local proibido, mantêm o carro na base da gambiarra, não hesitam em dar um "faz-me rir" naquela repartição pública da qual sairá uma linda e fresquinha certidão e se divertem no final de semana com DVDs piratas comprados no marreteiro que, por sua vez, financia outros crimes. ("marreteiro" é terminologia da minha avó!).

Historicamente esperamos sempre que venha primeiro dos outros as atitudes que farão nossa vida mais fácil, mas não é assim que a coisa funciona.

Se desejamos uma sociedade melhor é preciso começar dentro de nós mesmos. Sejamos, pois, rigorosos com o cumprimento da lei e dos preceitos da ética inicialmente conosco para depois podermos cobrar dos demais.

É o que penso.

Abraços!

Marcelo Cleto
28/03/2010, 18:41
Eu também sou totalmente a favor do almoço! E já que eu vou almoçar, que seja de graça!

Marcelo, "there is no free lunch", como ele dizem lá. Alguém sempre paga a conta. Tudo que é gratuito, é gratuito só para umas pessoas, mas custou algo para outras.

Neste caso específico da inspeção, se ela não fosse cobrada diretamente dos proprietários, seria custeada pelo Estado, ou seja, por todos nós.

Isso não seria justo, pois aquele cidadão que nem tem carro, mas que paga ICMS ao comprar um prato feito de picadinho (lembre-se que não existe almoço grátis) estaria custeando a inspeção do seu carro. Isso não está certo.

Ademais, no que se refere às causas ambientais, vigora o princípio do "poluidor-pagador" que, a grosso modo, significa: Quem polui deve arcar com os custos decorrentes da poluição que produz.

Todos querem um mundo melhor: Mais fluidez no trânsito, um ar mais limpo, políticos mais honestos, menos criminalidade, etc.

Mas, curiosamente, são estes os mesmos que estacionam em local proibido, mantêm o carro na base da gambiarra, não hesitam em dar um "faz-me rir" naquela repartição pública da qual sairá uma linda e fresquinha certidão e se divertem no final de semana com DVDs piratas comprados no marreteiro que, por sua vez, financia outros crimes. ("marreteiro" é terminologia da minha avó!).

Historicamente esperamos sempre que venha primeiro dos outros as atitudes que farão nossa vida mais fácil, mas não é assim que a coisa funciona.

Se desejamos uma sociedade melhor é preciso começar dentro de nós mesmos. Sejamos, pois, rigorosos com o cumprimento da lei e dos preceitos da ética inicialmente conosco para depois podermos cobrar dos demais.

É o que penso.

Abraços!

Ola Todos....

Perfeita sua colocaçao...apenas insisto.....se estamos pagando ...pagando estamos duas vezes....
Todo ano pagamos IPVA (IMPOSTO QUE SOMENTE PROPRIETARIOS DE CARRO PAGAM)......e pór ai vai....esses impostos que deveriam custiar despesas deste tipo de inspeção.....
Em tempo se der uma volta por este Brasil certamente ira poder ver com os própios olhos que R$57,00 faz falta sim para muita gente.......
Abraços
MC

fabioaguilera
28/03/2010, 19:02
Ola Todos....

Todo ano pagamos IPVA (IMPOSTO QUE SOMENTE PROPRIETARIOS DE CARRO PAGAM)

Temos que pagar mesmo, afinal são nossos carros que tornam necessária a reparação da pavimentação, da manutenção de complexos sistemas de engenharia de tráfego, de um grande contingente de bombeiros pra nos tirar de dentro do porta-luvas de vez em quando...

Ocorre que a inspeção veicular é um "fato novo", uma necessidade surgida ante as pressões que nos está devolvendo a natureza.





Em tempo se der uma volta por este Brasil certamente ira poder ver com os própios olhos que R$57,00 faz falta sim para muita gente.......
Abraços
MC

Certamente tem gente a quem faria muita falta os R$ 57,00. Por pouco mais ou pouco menos que isso já se reelegeu um presidente molusco por estas bandas.

Mas certamente estes R$ 57,00 não farão falta a quem tem condições de ter e manter um carro. É menos que um tanque de gasolina.

Salvo engano da minha parte, acho que vi vc demonstrar ser um cara combativo em relação à liberdade de expressão, o que me faz supor que vc é combativo em relação a outros temas. É louvável esta postura.

Abraços!

Marcelo Cleto
31/03/2010, 14:04
Temos que pagar mesmo, afinal são nossos carros que tornam necessária a reparação da pavimentação, da manutenção de complexos sistemas de engenharia de tráfego, de um grande contingente de bombeiros pra nos tirar de dentro do porta-luvas de vez em quando...

Ocorre que a inspeção veicular é um "fato novo", uma necessidade surgida ante as pressões que nos está devolvendo a natureza.




Certamente tem gente a quem faria muita falta os R$ 57,00. Por pouco mais ou pouco menos que isso já se reelegeu um presidente molusco por estas bandas.

Mas certamente estes R$ 57,00 não farão falta a quem tem condições de ter e manter um carro. É menos que um tanque de gasolina.

Salvo engano da minha parte, acho que vi vc demonstrar ser um cara combativo em relação à liberdade de expressão, o que me faz supor que vc é combativo em relação a outros temas. É louvável esta postura.

Abraços!

Ola Fabio....

Demorei mas voltei......rs
Sou combativo sim a injustiça...falta de liberdade de expressao....preconceito de qq natureza....como tb a governos ou pessoas ditatoriais.....
Acho maravilhoso podermos nos expressar como quizermos e expressar nossas opinioes sem ninguem...repito ninguem nos julgar.....

Infelizmente esse paraiso livre e liberto ainda esta muito longe de acontecer...ate mesmo aqui no forum vivemos algo parecido a uma ditadura....onde uma unica pessoa (moderador) julga aquilo que voce escreve e se nao esta em acordo com as regras do forum ou na opiniao dele voce simplesmente é BANIDO ou SUSPENSO....e sem maiores explicaçoes...
CABE A NÓS MUDARMOS ISSO AQUI OU NA VIDA REAL QUE LEVAMOS....

NAO A PRECONCEITOS....NAO A PRE-JULGAMNETOS.....SIM A LIBERDADE.....SEMPRE

Abraços
MC

fabioaguilera
01/04/2010, 15:11
Liberde de expressão? rsrsrsrs
Ela fica no capítulo "Sonhos" da Constituição!

Peter
01/04/2010, 15:21
E as inspeções como andam?
Alguem ja fez?
Aprovados ou reprovados?

[]s

Peter

Marcelo Cleto
01/04/2010, 20:12
E as inspeções como andam?
Alguem ja fez?
Aprovados ou reprovados?

[]s

Peter

Ola Todos......
É amigo Peter.....pelo jeito ainda ninguem a minha esta marcada agora para o dia 13/04 assim que eu tiver alguma novidade certamente estarei postando aqui.....em detalhes..

Abraços
MC

Drummond
04/04/2010, 15:34
Achei graça nisso do almoço grátis para comparar alguém que será inspecionado pela Controlar, empresa q ganhou licitação durante a gestão de Paulo Maluf em 1997, coisa q ninguém fala, aliás essa empresa fazia o que antes de ser oq é hj???


Tbm achei curioso quando foi citadas pessoas q ñ tem carro e pagariam o Controlar caso ñ fosse cobrado diretamente dos proprietários de veículos inspecionados, já que as custas sairiam dos cofres públicos! Pois é, mas meu filho ñ usa BOLSA FAMÍLIA, ñ usa ESCOLA PÚBLICA, ñ usa o POSTO DE SAÚDE do bairro. Eu ñ uso CAMISINHA q dão no posto de saúde, minha esposa ñ usa a PÍLULA ANTICONCEPCIONAL q dão no posto de saúde, tbm ñ uso TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO P PARTICIPAR DO CARNAVAL , ñ uso o BOLSA RECLUSÃO (R$ 798,00 de salário p família de quem está PRESO), ñ moro em conjunto habitacional do PROGRAMA MEU SONHO MINHA CASA...

E quem paga por isso tudo, é só quem usa???


Pelo contrário né, quem tem consciência tem q pensar mil vezes antes de por um filho no mundo, pois sabe q é caro desde o obstetra até o bacharelado na faculdade!




O veículo MAIS TRIBUTADO DO MUNDO é o brasileiro, vá p qualquer país do mundo (da mesma realidade q nós) e verão muitas coisas diferentes, voltamos p cá revoltados c o SISTEMA.

Abraço!

Drummond

Marcelo Cleto
04/04/2010, 16:11
Achei graça nisso do almoço grátis para comparar alguém que será inspecionado pela Controlar, empresa q ganhou licitação durante a gestão de Paulo Maluf em 1997, coisa q ninguém fala, aliás essa empresa fazia o que antes de ser oq é hj???


Tbm achei curioso quando foi citadas pessoas q ñ tem carro e pagariam o Controlar caso ñ fosse cobrado diretamente dos proprietários de veículos inspecionados, já que as custas sairiam dos cofres públicos! Pois é, mas meu filho ñ usa BOLSA FAMÍLIA, ñ usa ESCOLA PÚBLICA, ñ usa o POSTO DE SAÚDE do bairro. Eu ñ uso CAMISINHA q dão no posto de saúde, minha esposa ñ usa a PÍLULA ANTICONCEPCIONAL q dão no posto de saúde, tbm ñ uso TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO P PARTICIPAR DO CARNAVAL , ñ uso o BOLSA RECLUSÃO (R$ 798,00 de salário p família de quem está PRESO), ñ moro em conjunto habitacional do PROGRAMA MEU SONHO MINHA CASA...

E quem paga por isso tudo, é só quem usa???


Pelo contrário né, quem tem consciência tem q pensar mil vezes antes de por um filho no mundo, pois sabe q é caro desde o obstetra até o bacharelado na faculdade!




O veículo MAIS TRIBUTADO DO MUNDO é o brasileiro, vá p qualquer país do mundo (da mesma realidade q nós) e verão muitas coisas diferentes, voltamos p cá revoltados c o SISTEMA.

Abraço!

Drummond

AI esta......parabens caro amigo pela consciencia....
Minisfestar-se sim mas com embasamento....

Abraços...
MC

fabioaguilera
04/04/2010, 20:03
Achei graça nisso do almoço grátis para comparar alguém que será inspecionado pela Controlar, empresa q ganhou licitação durante a gestão de Paulo Maluf em 1997, coisa q ninguém fala, aliás essa empresa fazia o que antes de ser oq é hj???

Tbm achei curioso quando foi citadas pessoas q ñ tem carro e pagariam o Controlar caso ñ fosse cobrado diretamente dos proprietários de veículos inspecionados, já que as custas sairiam dos cofres públicos! Pois é, mas meu filho ñ usa BOLSA FAMÍLIA, ñ usa ESCOLA PÚBLICA, ñ usa o POSTO DE SAÚDE do bairro. Eu ñ uso CAMISINHA q dão no posto de saúde, minha esposa ñ usa a PÍLULA ANTICONCEPCIONAL q dão no posto de saúde, tbm ñ uso TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO P PARTICIPAR DO CARNAVAL , ñ uso o BOLSA RECLUSÃO (R$ 798,00 de salário p família de quem está PRESO), ñ moro em conjunto habitacional do PROGRAMA MEU SONHO MINHA CASA...

E quem paga por isso tudo, é só quem usa???


Pelo contrário né, quem tem consciência tem q pensar mil vezes antes de por um filho no mundo, pois sabe q é caro desde o obstetra até o bacharelado na faculdade!

Abraço!

Drummond

Não há curiosidade, nem graça nenhuma no que eu disse. Se a Controlar ganhou a licitação é pq, pelo menos na teoria, foi a empresa que melhor atendeu às condições do certame. Ou você sabe de algum segredo podre que nós não sabemos?

É diferente o contribuinte participar das políticas sociais com seus impostos, pois isso é NECESSÁRIO a qualquer Nação.

Os tributos, grosso modo, tem como função prover o mínimo aos que não têm condições de obter por suas próprias forças. (e acho desnecessário, neste momento, discutir as profundas raízes históricas disso no Brasil, mas recomendo a leitura de "As veias abertas da América Latina")

Longe de mim concordar com o modelo atualmente adotado nestas terras tupiniquins; eu apenas me reporto às teorias mais rudimentares de política social.

Folgo em saber que você, tendo efetivametne as condições financeiras que diz ter, não use nada do Estado. Não seria justo.

Meus pais, infelizmente, não tiveram como me pagar o ensino. Sempre estudei em escola pública, à exceção dos dois cursos superiores que fiz em instituições particulares. Até datilografia eu fiz em escola do estado!

Acho que retribuí bem à Pátria estes recursos em mim investidos quando doei, voluntariamente e com muito orgulho, um ano da minha vida ao Exército Brasileiro.

Tomei mto remédio em posto de saúde, mas odeio carnaval. "Bolsa Reclusão" - terminologia que eu, sinceramente, desconhecia - nunca precisei, mas se meu pai fosse preso certamente seria bem vinda! Além do que, evitaria a necessidade de eu atacar o patrimônio de um cidadão de bem, como você.

Se você acha mesmo que tirar imposto do seu bolso pra pagar camisinha dos pobres é a mesma coisa que destes tirar dinheiro pra pagar sua inspeção veicular, só me resta lamentar. É uma visão muito equivocada da sociedade.

Igualdade, diferentemente do imaginário popular, não é tratar todos igualmente. "Igualdade" é tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades.

É razoável que você, que é financeiramente bem sucedido - ou ao menos está acima da média - contribua com os extratos menos favorecidos da sociedade. Absurdo, porém, seria exigir o contrário, como no caso da inspeção veicular.

Devo concordar, pois é inegável, que o serviço oferecido pelo Estado brasileiro é uma verdadeira merda, mormente quando comparado a nossa carga triburária realmente elevada. Mas, façamos uma reflexão: O que é o Estado além de um reflexo FIEL do povo que o constitui? :parede:

Este Estado que presta um serviço de merda é composto por um pedacinho de cada um de nós. Reclamar e revoltar-se é um bom começo, mas não gera resultados práticos. :discordo:

Certa vez, tive que ouvir de um italiano, enquanto conversávamos justamente sobre o tema em debate: "Se vc precisa resolver um problema, imagine qual solução um brasileiro adotaria. E faça exatamente o contrário. Dará certo." Não fiquei feliz, mas fui autocrítico: Dá pra discordar do cara?!:evil:

E, apenas para finalizar, concordo com a afirmação do camarada Cleto: É realmente bom fazer afirmações com embasamento.:concordo:

Crasher
05/04/2010, 15:42
é aqui o topico da inspeção veicular???

se for gostaria de saber algumas duvidas, nas " normas" de inspeçao diz que o carro nao pode sofrer alteraçao do sistema de escapamento, eles tem o esquema de saida de gases de todos os carros ou simplismente tem alguem para falar que esse nao é original ou esse é original, pois utilizo motor ap em meu niva e pretendo fazer um escapamento compativel com a motorizaçao sendo assim vou ter que retirar o cano de descarga original e vestir um de 2" de ponta a ponta o que devo fazer??

e mais uma acabei de passar o caro para meu nome com documentaçao 2010 tudo pago, terei que fazer essa inspeção ainda este ano ? ou vou deixar somente para o ano que vem salvo que meu carro é placa final 1 e teria que levar logo se fosse fazer.

alguem sabe me explicar??
obrigado
[]"

Marcelo Cleto
05/04/2010, 16:44
é aqui o topico da inspeção veicular???

se for gostaria de saber algumas duvidas, nas " normas" de inspeçao diz que o carro nao pode sofrer alteraçao do sistema de escapamento, eles tem o esquema de saida de gases de todos os carros ou simplismente tem alguem para falar que esse nao é original ou esse é original, pois utilizo motor ap em meu niva e pretendo fazer um escapamento compativel com a motorizaçao sendo assim vou ter que retirar o cano de descarga original e vestir um de 2" de ponta a ponta o que devo fazer??

e mais uma acabei de passar o caro para meu nome com documentaçao 2010 tudo pago, terei que fazer essa inspeção ainda este ano ? ou vou deixar somente para o ano que vem salvo que meu carro é placa final 1 e teria que levar logo se fosse fazer.

alguem sabe me explicar??
obrigado
[]"


Opaaaa amigo NIVEIRO é aqui mesmo o tópico e como o mesmo pode acompanhar estamos tendo uma discussao DEMOCRATICA, LIVRE E DE DIFERENTES POSIÇOES sobre o assunto......
Qto as modificaçoes no sistema do escapamento creio que os mesmo da controlar nao tenham nenhum esquema deste ou daquele auto...apenas seguem as normas de equipamentos exigidos.....sendo assim originais ou nao devem estar dentro das normas ........
Qto voce ter passado o documento do carro para seu nome mesmo com o ano vigente de 2010 a lei antes se referia ao ano de fabricaçao do carro o que este ano passou ser obrigatoria para todos os veiculos de todos os anos de fabricaçao apenas excluindo os carros de fabricaçao 2010....
No seu caso de placa final 1 como o meu voce tem ate o dia 30 de abril para fazer a inspeçao.....atraves do site da controlar...www.controlar.com.br voce pode encontar todas a duvidas e exigencias da inspeçao.

Abraços
MC

wdoc
05/04/2010, 17:18
Alguem teve L200 2004 em diante aprovada sem ter que dar um "jeitinho"??

Crasher
05/04/2010, 17:39
eu tenho uma l200 2001 e preciso desse geitinho, rs tem o tel dele, rs

entao referente ao niva, o documento ja esta licenciado e tudo mais, o que eles podem fazer? bloquear o documento e dai resultaria de uma possivel apreençao do veiculo, por exemplo minha l200 esta com os documentos 2009 ja esta tudo pago ipva, licenciamento e seguro obrigatorio, só que o documento nao saiu pois estou devendo a vistoria. sera que se eu ficar queto passo despercebido e farei somente ano que vem?

obrigado
[]"

Ricardo Passoni
05/04/2010, 18:12
Bom qdo não se faz a vistoria e roda com o veiculo , no dia a dia , vc com certeza uma hora vai passar em algum LAP( Leitor Automatico de Placa) ele vai multá lo em R$ 550,00 e o licenciamento do ano seguinte bloqueado( devido a não vistoria!) , não ha como passar desapercebido tendo em vista que é automatico no sistema! , mas é so uma multa. qto ao Niva que esta reformando , tem que ir na Secretaria do Verde e Meio Ambiente ( SVMA ) e pedir a isenção , tem que explicar , comprovar e por ai vai , mas tenta!! , o prazo para isso acabou mas não custa tentar!!, tem muita informação no site da www.controlar.com.br , apreender não acontece , mas depende o que é averiguado em cada blitz . Jeitinho não acredito que tenha , pois fica tudo no sistema Detram e Controlar e tão de olho em cima , mas em nosso Brasil!!! tudo pode acontecer!
Abraços e sem polemicas com ninguem aqui no forum!!

Crasher
05/04/2010, 19:08
Essa do LAP e multa automatica eu nao sabia pois estou rodando com minha l200 e até agora nao chegou nada(ai meu deus). referente ao niva eu tranferi a semana passada ja nao eram para ter pedido? e o jeitinho era referente a bomba injetora, rs na controlar ainda nao tem esquema nenhum
[]"

Ricardo Passoni
06/04/2010, 19:56
É aqui o topico de inpeção veicular , ou foi movido para off topic??
Crasher puxa pelo renavam de seu carro e ve se tem multa emitida :concordo:
abraços e qquer coisa é so perguntar!

Drummond
06/04/2010, 21:16
Galera,
A Rede Bandeirantes de Rádio, Sincopetro e MTE Thomson estão promovendo uma espécie de Pré Inspeção!
Ouvi o anuncio na radio Sulamerica Transito e me dirigi até o posto de atendimento gratuito.
Eles colocam uma sonda no escape e te dão um extrato com os números emitidos pelo auto, O2, CO, CO2, HC, NOx, CO...
Tem um folder q diz o limite de HC pelo ano do carro. No meu caso de 1997-2002 máxima de 700ppm e passei c 0157ppm, emissão de CO 1.0% e passei c 00.62%.
Esse teste é feito da seguinte forma, vc deixa o carro em marcha lenta por mais ou menos uns 7min, daí eles colocam uma sonda na saída do escapamento. O carro ñ é acelerado em momento algum, daí ao questionar isso eles me informaram q o equipamento deles é feito p medir tudo pela marcha lenta.
Acho q vale a pena ficar antenado na rádio e ver onde será colocado o posto de atendimento p levar o carro lá e sanar dúvidas.

Abraço!

Drummond

Ricardo Passoni
06/04/2010, 21:46
Drummond, boa dica aqui que vc postou , em que local vc foi fazer esta pre inspeção?? Ta ai uma boa, tenho um carro segurado pela Porto Seguro , e eles fazem igual a Controlar, levei meu carro e foi sussa depois na Controlar.Ja ter uns parametros ja ajuda bem
abraços a todos

Drummond
07/04/2010, 17:27
Foi na ontemna Engenheiro Caetano Alvares, porém é móvel, então tem q ficar antenado na rádio Sulamerica Transito ou quem sabe ver se no site deles fala algo!

Abs

Marcelo Cleto
13/04/2010, 12:24
Ola Todos.....

Bem primeira inspeção veicular do meu Niva e foi REPROVADO....
Segue em anexo o comprovante da controlar com os parametros e com os indices que reprovaram o meu estão assinalados.....
Mais noticias estarei postando assim que refizer a inspeção...
Nao olham nada se tem ou na canister.......apenas verificam temperatura do motor, escapamento e possiveis vazamentos de óleo......mais nada...

Abraços
MC

Peter
13/04/2010, 15:34
Que coisa hem Marcelo.

Ja tem ideia do que deva ser feito para atingir esse indice de CO.

O meu carro é final zero ainda tenho um tempinho.

Ainda tenho que substituir o meu escapamento todinho!!!!!

Marcelo Cleto
13/04/2010, 15:55
Que coisa hem Marcelo.

Ja tem ideia do que deva ser feito para atingir esse indice de CO.

O meu carro é final zero ainda tenho um tempinho.

Ainda tenho que substituir o meu escapamento todinho!!!!!

Ola Peter....

Segundo orientaçao do pessoal da controlar essa taxa elevada é devido a queima pobre de combustivel..em marcha lenta....problemas com a regulagem do motor.
Terei mais detalhes depois que falar com meu mecanico....

Onde eu escrevi verificação de temperatura na verdade é taxa de ruido do motor.....
Assim que eu tiver maiores detalhes postarei aqui....

Abraços
MC

Edu Brandão
13/04/2010, 19:53
Pessoal,

Hoje fiz a inspeção com meu Jeep (Samurai 96) e foi aprovado.
Não fiz nenhum ajuste prévio ou regulagem, apenas ontem troquei óleo e filtro.
Passou bem abaixo dos limites:

COc Limite 3,00 (%vol)
Medido Marcha lenta - 0,03
Medido 2500 RPM - 0,11
HCc Limite 700 (ppm)
Medido Marcha lenta - 20
Medido 2500 RPM - 19
Fator Diluição Limite 2,5
Medido Marcha lenta - 1
Medido 2500 RPM - 1

Meu Jeep ainda está com o catalisador original e tenho feito bastante trilhas nestes últimos meses com muito barro.
Pensei que teria problemas.

Abs.

Edu Brandão

Fccard
15/04/2010, 18:12
Ola Todos.....

Bem primeira inspeção veicular do meu Niva e foi REPROVADO....
Segue em anexo o comprovante da controlar com os parametros e com os indices que reprovaram o meu estão assinalados.....
Mais noticias estarei postando assim que refizer a inspeção...
Nao olham nada se tem ou na canister.......apenas verificam temperatura do motor, escapamento e possiveis vazamentos de óleo......mais nada...

Abraços
MC

I ai Marcelo blz

Vou fazer a minha provavelmente semana que vem, me dizeram para trocar oloe, filtro de oleo, filtro de combustivel, filtro de ar, velas, cabos de velas, etc...vc fez alguma coisa desse tipo??
Vou fazer a carburação tb, pq meu carro está um pouco acelerado,
mas blz...

Vamos nos falando e trocando idéias..

abç

Marcelo Cleto
16/04/2010, 11:28
I ai Marcelo blz

Vou fazer a minha provavelmente semana que vem, me dizeram para trocar oloe, filtro de oleo, filtro de combustivel, filtro de ar, velas, cabos de velas, etc...vc fez alguma coisa desse tipo??
Vou fazer a carburação tb, pq meu carro está um pouco acelerado,
mas blz...

Vamos nos falando e trocando idéias..

abç

Ola Fabio......
Veja troquei o oleo, filtro de oleo, filtro de ar.....pq os mesmos ja estavam na hora de trocar.....
Cabo de vela tb troquei pois ao checar o cabo que sai da bobina estava partido...velas nao troquei pois as minhas estao relativamente novas....
No momento da inspeçao nao olharam um item desses se quer...apenas abrem o capo para medir a emissão de ruido do motor e para colocar umas das sondas de medição no motor....DETALHE...aqui mesmo alguns niveiros falaram sobre o CANISTER....ate nao guia da controlar os mesmo é citado....o meu esta sem desde a retifica do motor e nem olharam tb...o mesmo aconteceu com os filtros de gasolina...apesar dos meus ficarem embaixo do pneu reserva.......
Como relatei no topico segundo explicação do técnico após a inspeção meu carro esta com problemas de queima pobre de combustivel em marcha lenta....entra mais ar que combustivel....segundo meu mecanico isso é apenas uma regulagem simples de carburador.......entao fique atento tendo em vista que ja vai fazer a carburação do seu....
Ah....não se esqueça de dar uma olhada no seu escapamento o meu estava com o abafador furado e troquei antes da inspeçao....o mesmo deve estar sem furos e o conjunto em boas condições....

Espero que tenha ficado claro e qq duvida é só gritar.....rs
Abraços
MC.

Fccard
16/04/2010, 15:47
Blz manão !!!

Vou dar uma verificada em tudo isso e assim que tiver um resultado eu aviso... vlw

abç

Peter
25/04/2010, 21:04
Abaixo o adesivo original sobre atendimento da legislação do CONAMA,que esta colado no meu carro,um Niva 90.
Como se verifica ele deveria atender de 1,0 a 1,5% de CO quando o exigido e medido é de 3,5% de CO a ca. de 850 rpm.

So pra constar

Marcelo Cleto
27/04/2010, 17:27
Blz manão !!!

Vou dar uma verificada em tudo isso e assim que tiver um resultado eu aviso... vlw

abç
Blz Fabio.......

Alguma novidade na sua inspeçao?
Meu russo esta na oficina ajustando o parametro que o reprovou esta semana ainda ou no inicio da outra estarei passando novamente pelo inspeção.....
Em tempo Valeu Peter pela informaçao de ajustes do CO

Abraços
MC

nearzero
27/04/2010, 18:42
Então eu preciso fazer a minha ispeção tb, final 4. Nunca fiz a da controlar, fiz a do GNV. Achei bastante criteriosa em termos de quantidade de itens testados. Na última eu tive que retirar 5 faróis de milha. Detalhe, ano passado na mesma inspeção eu ja tinha esses milhas.

Tanto gnv como carburador eu mesmo regulo, e os índices foram baixíssimos de CO2. Saí todo felizão da inspeção, mas descobri (o wilson descobriu hj) que tem um furico no escapamento, acho que por isso ficou tão baixas as emissões shuahuahauhauhaua.

Se for isso mesmo ja saibam, façãm pequenos furos no seus escapamentos para não sair todo CO2 na sonda huahuahuaha


Eu pessoalmente acho isso ridículo. E as motos, que em sua maioria emitem proporcionamlmente mais gases tóxicos que a maioria dos carros? Agora tenho 2 inspeções anuais em vez de uma... muito chato isso.

BACALHAU
27/04/2010, 20:31
Que eu saiba a inspeção de GNV não opina em nada na questão "faróis de milha".

Segundo a legislação, eles não podem estar em altura superior aos faróis originais do carro (ou capô) e seu acionamento tem de ser em conjunto com a luz alta (e a luz alta só pode ser usada em vias sem iluminação). Ou seja, somente poderão entrar e permanecer em funcionamento quando estiverem acionados os faróis principais de luz alta. Não podem ser acionados (acesos) por interruptores independentes ("chaves caça" e similares). Pode se usar esses tipos de interruptores apenas para mantê-los desligados ao se usar o farol alto.
No caso de veículos Off Road, ao estarem instalados mais altos que os originais (bagageiro, santo antônio, p.ex) devem estar cobertos por capas, ao circular por vias públicas, ou estarem fisicamente desligados (sem fiação elétrica). Nesse aspecto, faróis sem a fiação não são considerados faróis, uma vez que não funcionam. :discordo:
Para evitar problemas com os "hômi", um chicote com conectores no porta-malas (tipo uma extensão), para ser usado apenas nas trilhas noturnas, pode ser uma boa alternativa para aquela "àrvore de Natal" instalada no bagageiro. :concordo:
Neste caso o uso de interruptores independentes, só para os faróis, não tem problema.
Também há o limite do funcionamento simultâneo de, no máximo, OITO faróis, independentemente das suas finalidades.
Os ovNIVAs poderão ser apreendidos pela patrulha espacial. :mrgreen:

Fccard
01/05/2010, 09:34
Blz Fabio.......

Alguma novidade na sua inspeçao?
Meu russo esta na oficina ajustando o parametro que o reprovou esta semana ainda ou no inicio da outra estarei passando novamente pelo inspeção.....
Em tempo Valeu Peter pela informaçao de ajustes do CO

Abraços
MC

I ia pessoal blz !!!

Então fui fazer a inspeção na quinta feira (29/04/2010), e como todos fui reprovado...mas estou indignado, pois o fator da minha reprovação foi o HCc que o limite é de 700 e meu carro em marcha lenta dá 715 e a 2500 rpm dá 158 o resto está tudo ok e bem abaixo...só o HCc que esta 715 mas em marcha lenta...SERÁ QUE ALGUEM ANDA EM MARCHA LENTA??? pois se a tal inspeção é para diminuir a poluição e meu carro andando queima 158 HCc Hidroxido de Carbono, será que não deveria existir uma tolerancia....por isso volto a dizer isso é só para tirar $$$$ do povo, não é serio e nem vai vingar, eu disse isso a um tempo atras e alguns discordaram, brigaram, reclamaram e até foram meio mal educados, mas chegou um ponto que parei de responder e deixei pra lá, será que esses que são a favor da robalheira vão fazer a inspeção ou nem de SP são, pq é facil cuidar do quintal do vizinho !!!!

Será que alguem sabe oq fazer para baixar esse tal de HCc ???

MC seu carro ficou bom?? passou na prova?? rsrsrsrs espero que sim !!!

segunda feira posto o comprovante da inspeção pois o mesmo ficou na empresa e hj é dia do trabalhador.....BOM FERIADO PARA TODOS !!!!

abç

Fccard
01/05/2010, 09:46
Então eu preciso fazer a minha ispeção tb, final 4. Nunca fiz a da controlar, fiz a do GNV. Achei bastante criteriosa em termos de quantidade de itens testados. Na última eu tive que retirar 5 faróis de milha. Detalhe, ano passado na mesma inspeção eu ja tinha esses milhas.

Tanto gnv como carburador eu mesmo regulo, e os índices foram baixíssimos de CO2. Saí todo felizão da inspeção, mas descobri (o wilson descobriu hj) que tem um furico no escapamento, acho que por isso ficou tão baixas as emissões shuahuahauhauhaua.

Se for isso mesmo ja saibam, façãm pequenos furos no seus escapamentos para não sair todo CO2 na sonda huahuahuaha


Eu pessoalmente acho isso ridículo. E as motos, que em sua maioria emitem proporcionamlmente mais gases tóxicos que a maioria dos carros? Agora tenho 2 inspeções anuais em vez de uma... muito chato isso.

Bom no meu caso eu tb nunca tinha feito, mas não me preocupei muito não pois meu carro não queima oleo, ta regulado e tudo certinho...assim eu achava....rsrsrsrsrs....mas logico NÃO PASSOU!!! faltarao pequenos ajustes como postei logo em cima !!!
Eu apenas troquei velas, cabos de velas e filtro de combustivel, não fiz carburação nem troquei oleo... não deve se preocupar com farois de milhas e etc, como disse o Bacalhau são sim proibidos mas ninguem olhou não, eu tenho dois milhas no bagageiro...no meu não olharam nada disso não !! eles olhao por baixo do carro para ver vazamentos ou escape furado, grudam um fio no motor que mede o RPM e colocam outro no escapamento para medir a emissão, não olhao nada mais....nada mesmo..

Boa sorte a todos !!!

abç

BACALHAU
01/05/2010, 10:43
I ia pessoal blz !!!

Então fui fazer a inspeção na quinta feira (29/04/2010), e como todos fui reprovado...mas estou indignado, pois o fator da minha reprovação foi o HCc que o limite é de 700 e meu carro em marcha lenta dá 715 e a 2500 rpm dá 158 o resto está tudo ok e bem abaixo...só o HCc que esta 715 mas em marcha lenta...SERÁ QUE ALGUEM ANDA EM MARCHA LENTA??? pois se a tal inspeção é para diminuir a poluição e meu carro andando queima 158 HCc Hidroxido de Carbono, será que não deveria existir uma tolerancia....por isso volto a dizer isso é só para tirar $$$$ do povo, não é serio e nem vai vingar, eu disse isso a um tempo atras e alguns discordaram, brigaram, reclamaram e até foram meio mal educados, mas chegou um ponto que parei de responder e deixei pra lá, será que esses que são a favor da robalheira vão fazer a inspeção ou nem de SP são, pq é facil cuidar do quintal do vizinho !!!!

Será que alguem sabe oq fazer para baixar esse tal de HCc ???

MC seu carro ficou bom?? passou na prova?? rsrsrsrs espero que sim !!!

segunda feira posto o comprovante da inspeção pois o mesmo ficou na empresa e hj é dia do trabalhador.....BOM FERIADO PARA TODOS !!!!

abç

Olá, Fábio.
Gostaria de fazer uma pequena correção sobre um item que confunde muita gente: o tal do HCc. Não é Hidróxido de Carbono, especificamente e sim hidrocarbonetos de um modo geral. Na prática, é combustível que não foi totalmente queimado dentro do motor e que é eliminado pelo escapamento.
Resolver isso não é complicado.
No seu caso, como esse índice é alto apenas na marcha lenta, verifique a regulagem da mesma (giglê de marcha lenta), no carburador.
Outros itens que ajudam, e muito, são:
- Filtro de ar em boas condições. Se entrar pouco ar no motor, a mistura fica "rica" e o combustível não é totalmente queimado.
- Velas, cabos, bobina. Ignição "fraca" também impossibilita uma queima adequada da mistura.

Em Sampa, existem boas empresas de regulagem de veículos, que possuem equipamento que realizam as mesmas medições aferidas pela prefeitura. Algumas "garantem" a aprovação do veículo nas inspeções.
Com uma boa regulagem do carburador e a verificação dos itens acima você deverá resolver esse problema.

BACALHAU
01/05/2010, 10:49
Ah, um detalhe muuuuito importante.
Abasteça com combustível de boa qualidade.
De preferência, rode até esvaziar o tanque e depois abasteça com gasolina de qualidade e aditivada.
Vi na sua mensagem seguinte que você já tinha trocado as velas e os cabos, mas, não falou no filtro de ar. Se não trocou, troque-o. No seu caso é fundamental uma entrada de ar desobstruída.

BOA $ORTE :concordo:

Fccard
01/05/2010, 20:35
Ah, um detalhe muuuuito importante.
Abasteça com combustível de boa qualidade.
De preferência, rode até esvaziar o tanque e depois abasteça com gasolina de qualidade e aditivada.
Vi na sua mensagem seguinte que você já tinha trocado as velas e os cabos, mas, não falou no filtro de ar. Se não trocou, troque-o. No seu caso é fundamental uma entrada de ar desobstruída.

BOA $ORTE :concordo:

I ai Bacalhau..... blz meu Rei !!!

Então eu troquei as velas e os cabos de velas, troquei o filtro de combustivel mas não troquei o filtro de ar pq ele estava limpo, mas vou trocar, depois vou levar para regular o carburador, vou verificar a bobina e o platinado isso eu não fiz.....hehehehe, semana que vem eu volto lá e depois aviso o resultado !!!!

obrigado
abç

Marcelo Cleto
02/05/2010, 19:51
I ia pessoal blz !!!

Então fui fazer a inspeção na quinta feira (29/04/2010), e como todos fui reprovado...mas estou indignado, pois o fator da minha reprovação foi o HCc que o limite é de 700 e meu carro em marcha lenta dá 715 e a 2500 rpm dá 158 o resto está tudo ok e bem abaixo...só o HCc que esta 715 mas em marcha lenta...SERÁ QUE ALGUEM ANDA EM MARCHA LENTA??? pois se a tal inspeção é para diminuir a poluição e meu carro andando queima 158 HCc Hidroxido de Carbono, será que não deveria existir uma tolerancia....por isso volto a dizer isso é só para tirar $$$$ do povo, não é serio e nem vai vingar, eu disse isso a um tempo atras e alguns discordaram, brigaram, reclamaram e até foram meio mal educados, mas chegou um ponto que parei de responder e deixei pra lá, será que esses que são a favor da robalheira vão fazer a inspeção ou nem de SP são, pq é facil cuidar do quintal do vizinho !!!!

Será que alguem sabe oq fazer para baixar esse tal de HCc ???

MC seu carro ficou bom?? passou na prova?? rsrsrsrs espero que sim !!!

segunda feira posto o comprovante da inspeção pois o mesmo ficou na empresa e hj é dia do trabalhador.....BOM FERIADO PARA TODOS !!!!

abç

Ola Todos.....

Fabio sua "revolta".....contra esta que realmente parece mais uma daquelas muitas que inventam no nosso Pais é compreensivo.....
Mas vamos la.....como ja foi postado o amigo esta precisando de alguns ajustes de carburaçao......farei minha segunda inspeção no dia 06 deste mes.....na PQP de onde moro para nao passar do prazo e eu ter que pagar nova taxa para fazer de novo perto de casa como eu queria....rs...sera que a demanda esta maior do que eles tem capacidade de inspecionar?....rs
Meu carro esta indo amanha (segunda-feira) a um mecanico aqui perto de casa que tem como ajustar o carro e fazer os teste iguais aos feito e exigidos pela controlar..........claro que estou pagando por este serviço e mais barato nao é........mas optei por deixar neste mecanico pois meu mecanico nao tem os referidos aparelhos similar para ajustar e medir os parametros de poluiçao do meu carro.....mais resultados so depois de quinta-feira mesmo
Infelizmente acredito que o mesmo va ter que gastar um pouco mais para poder ir tranquilamente e passar pois nao existe uma média dos resultados e sim parametros que se fora estiverem nao passa mesmo........
Abraços
MC.

Ricardo Passoni
03/05/2010, 13:03
Só uma coisa hj no jornal de SP 45% dos carros com final 1 fizeram a inspeção e os outros?? será que os demais não precisam ?? eu e vc pagamos nossos impostos seria justo ?? eu e demais sermos penalizados por falta de fiscalização ?? tolerancia pelo jeito não há ! é so acharcar nosso suado dinheiro o bando de FDPs !! politicos safados !
Abraços

Marcelo Cleto
04/05/2010, 10:09
Só uma coisa hj no jornal de SP 45% dos carros com final 1 fizeram a inspeção e os outros?? será que os demais não precisam ?? eu e vc pagamos nossos impostos seria justo ?? eu e demais sermos penalizados por falta de fiscalização ?? tolerancia pelo jeito não há ! é so acharcar nosso suado dinheiro o bando de FDPs !! politicos safados !
Abraços

:concordo::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: :concordo:

Fccard
04/05/2010, 10:49
Bom dia a todos !!!

MC vc vai levar seu carro onde??? pode passar o tel. ou o end. desse mecanico, quem sabe dou uma passada lá e levo meu carro para ele...
Boa sorte nessa jornada que só 45% se preoculpou em fazer e passar raiva.....

abç

CARLOS SP
04/05/2010, 17:16
Prezados colegas,
Não sei se isto serve como injeção de ânimo, inclusive para mim que vou ter que passar três 4x4 antigos.
Levei o Palio 97 de minha filha, semana passada. Veículo impecável, aparenta no máximo 3 anos de uso. Nem me preocupei em fazer uma prévia pq o veículo está com revisão em dia(pelo menos eu achava). Resultado reprovado. Fui até uma oficina de injeção e o diagnóstico: sonda lambda totalmente pifada. E deve ser verdade pq o técnico não mexeu em mais nada. Trocou a sonda. Hj fiz nova inspeção e resultado: 100% aprovado. Mas o mais importante é que o pessoal da Controlar não ficou procurando muito pêlo em ovo. Foi tranquilo, passaram o espelho por baixo, olhada superficial no motor e o teste no computador. Mas deu para perceber que muitos veículos bem mais novos saiam de lá sem o bendito selinho(talvez uns 50%). Vamos lá minha gente, quem já passou as viaturas dê um alô para os colegas. Estou em compasso de espera. Qualquer coisa ainda vou tentar transferir pelo menos para algum município menor, ainda que na Grande São Paulo. Interiorzão para mim fica inviável. Ou ainda compro um barraco na barranca do Paranapanema, de algum "irmãozinho" assentado com o nosso rico dinheirinho jogado no bueiro dos impostos e vâmu qui vâmu... Adoro meu país. Mas esses políticos %¨&920@$$$$**##...

Dinola
04/05/2010, 18:17
Prezados colegas,
Não sei se isto serve como injeção de ânimo, inclusive para mim que vou ter que passar três 4x4 antigos.
Levei o Palio 97 de minha filha, semana passada. Veículo impecável, aparenta no máximo 3 anos de uso. Nem me preocupei em fazer uma prévia pq o veículo está com revisão em dia(pelo menos eu achava). Resultado reprovado. Fui até uma oficina de injeção e o diagnóstico: sonda lambda totalmente pifada. E deve ser verdade pq o técnico não mexeu em mais nada. Trocou a sonda. Hj fiz nova inspeção e resultado: 100% aprovado. Mas o mais importante é que o pessoal da Controlar não ficou procurando muito pêlo em ovo. Foi tranquilo, passaram o espelho por baixo, olhada superficial no motor e o teste no computador. Mas deu para perceber que muitos veículos bem mais novos saiam de lá sem o bendito selinho(talvez uns 50%). Vamos lá minha gente, quem já passou as viaturas dê um alô para os colegas. Estou em compasso de espera. Qualquer coisa ainda vou tentar transferir pelo menos para algum município menor, ainda que na Grande São Paulo. Interiorzão para mim fica inviável. Ou ainda compro um barraco na barranca do Paranapanema, de algum "irmãozinho" assentado com o nosso rico dinheirinho jogado no bueiro dos impostos e vâmu qui vâmu... Adoro meu país. Mas esses políticos %¨&920@$$$$**##...

Pois é Carlos. Basta uma revisão e a gente colabora com um ar de melhor qualidade. Quanto aos políticos, podemos começar votando apenas em quem não tem débito com a justiça. Já é uma pequena injeção de ânimo. :grin:
Abs

CARLOS SP
04/05/2010, 18:57
Concordo contigo. Dinola.
E quando não der para escolher o melhor, que a gente tenha sabedoria para escolher o menos ruim.

E aí galera? Estão conseguindo transferência para outros municípios? Ensinem o pulo do gato prá nóis...

Girti
04/05/2010, 19:26
I ai Bacalhau..... blz meu Rei !!!

Então eu troquei as velas e os cabos de velas, troquei o filtro de combustivel mas não troquei o filtro de ar pq ele estava limpo, mas vou trocar, depois vou levar para regular o carburador, vou verificar a bobina e o platinado isso eu não fiz.....hehehehe, semana que vem eu volto lá e depois aviso o resultado !!!!

obrigado
abç

Fábio, a Aerocar (www.aerocar.com.br) é especializada em carburação, e tem equipamento de medição de poluentes. Sei porque, há alguns anos, levei meu Niva lá para verificar o que havia com o carburador (o antigo), e o Gilberto (dono da oficina, sabe tudo sobre carburadores e conhece bem os Nivas. É lá que se obtém o famoso comando de válvulas modificado) fez um exame de meu carro na máquina que mede as emissões. Talvez seja conveniente você levar o seu Niva para um exame lá, fica na zona Norte, próximo a Santana.