Conectar

Ver Versão Completa : Qual o peso de um Samurai Metal Top feixe?

marcelopmoura
18/03/2010, 09:34
Pessoal,

Estou comprando um Samurai Metal Top feixe e penso em colocar um cambão móvel pra puxá-lo com meu Pálio 1.4 2006. Então surgiu a dúvida: será que o Samuca é mto pesado pro Pálio 1.4? Qual o peso dele? Alguém já fez esta experiência??

Muito obrigado pela ajuda!!

Abraços traçados

MaGao
18/03/2010, 09:50
Ja puchei durante 180km.. um samurai igual o teu num gol 1.0.. hehe nas subidas o bixo pega.. mais da pra ir..

ABraços,

geraldo botelho
18/03/2010, 11:04
ouvi dizer que o canvas pesa 925kg e o MT 975kg o diogo ludovico pode ser mais exato.
não esquecendo que para transportar com o towbar ou cambão, deve-se colocar a marcha do 4x4 no neutro e a outra em segunda marcha. eu li isso em algum tópico por aqui

marcelopmoura
18/03/2010, 11:39
Humm, mto valiosa essa sua informação, Botelho!! Se alguém aqui puder consultar o manual pra confirmarmos isso, ficarei mto agradecido, pois pretendo instalar já esse fds.
Outra coisa... será que eh preciso "turbinar" os freios do pálio??

Grato

Henanh
18/03/2010, 11:49
Já vi gente rebocando com uno mil... Com relação aos freios acho que tão tem o que fazer, é só prestar atenção, pois quando reboco na parati 1.6, a frenagem é a maior preocupação...

abraço

andre veiga
18/03/2010, 12:56
Pessoall

Muita atenção ao rebocar o samuca com um carro pequeno...

Esse tema já foi abordado aqui ha algum tempo, o carro ideal rebocador é que seja bem mais pesado e com distancia entre-eixos também maior que o carro rebocado.

Com relação aos freios é outro problema pois imagine se os freios de um gol, uno, palio ou qualquer outro "pequeno" com peso em torno de 1 ton.foram projetados para segurar, além da propria carga total, mais 1ton?

Tem inúmeros casos de acidentes causados por "infrações à essas regras" e não são nada bonitos e muito menos baratos, visto que ambos os carros sofrem danos.

Se valer um conselho eu não o faria por nada no mundo.

diogo ludovico
18/03/2010, 13:28
Segundo o manual do meu (97 MT) ele pesa 1050kg, o feixe deve ser mais leve, acho que os 950Kg já citados.
Quant oa rebocar com carro pequeno, é complicado pois se sente "os trancos" sempre que se freia e se acelera, pois é quase 1 ton de peso extra. para pequenos deslocamentos (urbanos) não tem problema, mas para viagens mais longas eu manteria um "zequinha" lá no samuka para auxiliar nas frenagens mais complicadas, mas isso depende se este vai ocnseguir visualizar a luz de freio do carro que está puxando:pensativo:
Meu samuka, mesmo na Pajero full diesel sinto o "peso" do carro principalmente nas freadas onde se ve o samuka empurrando a traseira do rebocador.

marcelopmoura
18/03/2010, 14:16
Eh... como n tenho condições de trocar o pálio por um carro maior, (até teria, mas perco no ano e isso pode implicar em + manutenção) e se a trilha for mto longe, vou bem devagar e com mto cuidado. Acho q a idéia de mandar um zeca ajudando nas freadas eh boa, mas eh um risco de ser multado numa blitz!

geraldo botelho
18/03/2010, 17:27
marcelopmoura, dá uma olhada se o towbar fica reto, já que o samurai deve ser mais alto que o palio não pode ficar apontado pra baixo que pode sair da bola do reboque.

MaGao
18/03/2010, 17:57
Marcelo,

questão dos freios.. o carro sofre bastante.. mais como reboquei e não passei de 60km/h.. pra nao correr riscos.. =)

a proposito.. vai andando com ele.. esquece rebocar! samuca vc vai e volta tranquilo!

Abraços,

geraldo botelho
18/03/2010, 18:01
é melhor tu ires rebocando o pálio, :dance::dance::dance::dance:

brincadeira, vÁ rodando que é melhor

joão k. chikui
18/03/2010, 20:40
Marcelo , o grande perigo não é não conseguir puxar , mas sim frear e fazer curva , dar "L" , etc...
De Samurai , vá rodando que anda razoável e é muito econômico

marcelopmoura
18/03/2010, 23:33
Botelho, vou checar isso qdo for instalar. Mas sem dúvida ficará, o q eu acho q me obrigará a rebaixar o apoio do cambão pra ficar na mesma altura (n sei como o cara lá vai fazer).
Valeu a dica!! Dou notícias de como fiicou! ;)

Magao, vou precisar do cambão pra levar e trazer da oficina, hehehe! Já comprei ele escalado pra umas temporadas na oficina, rsrs (embreagem, caixa, amortec tras, faróis, buzina, bancos, freio-de-mão, lataria, som, porta tras...)

Abraço
Marcelo

Fernando Assis
19/03/2010, 09:07
Colega, qual a necessidade de rebocar o samuca??? Se rebocar de pálio, estará carregando duas toneladas, com frenagem e segurança comprometidas, não poderá passar fácil dos 60km/h, complicadíssimo em ultrapassagens (imagina um 1.4 puxando 2 toneladas) e os pneus do samuca vão rodando, desgastando, da mesma forma que se fosse rodando nele.
Agora se for rodando no samuca: mesmo desgaste dos pneus, consumo bem menor (vai ser um carro de 1 ton e não 2 toneladas que vc estará puxando), a frenagem e aceleração do samuca sozinho serão bem melhores que a dos dois carros atrelados.
Isso sem falar no mais importante, a segurança.
Outra coisa, câmbio, embreagem, freios, motor e outros ítens do pálio estarão sobrecarregados, podendo até quebrar!
Por isso não entendi o motivo de querer rebocar o samuca!

geraldo botelho
19/03/2010, 10:05
vá na paz, marcelopmoura (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=5502).
boa viagem e boa brincadeira. respeite os limites e tudo dará certo.

:palmas::palmas::palmas::dance::dance::dance:

Joao Baeta
19/03/2010, 18:18
:arrow:Já puxei um Vitara 3D ano 97 que tinha dado pau no alternador... Na estrada RJ 124 (Via Lagos)... Eu já conhecia o dono do Vitara... De lá até Jacarepaguá..... O GVTD nem sentiu que estava puxando... Fomos muito bem... Ele trocou as pastilhas/lonas e deu reparo do alternador....
Lembro bem no pedágio.... Ele freiou do nada e quase foi pego por cancela! :lol:

Jalisson
21/03/2010, 02:53
Esse carro pesa muito!!!!

Brincadeira galera, esse Samuka foi o meu Velocitá!

Marcelo: Não esqueça que se for rebocar, o seu engate tem que ser chico city reforçado.

Uma vez reboquei ele com um engate de equipadora que tinha no meu Corolla e o mesmo quebrou, sorte que foi na rua da minha casa e no quebra-mola.

Por sorte eu fui e o Samuka ficou lá parado sozinho! Depois fui buscar ele a pé! kkkkkkkkk

Abraços meu bom!

JEFFCATUNDA
21/03/2010, 17:46
Ai Negada!
Fiquei interessado no papo do engate da redução em NEUTRO e da colocação da marcha na segunda..
???
Acho que o samurai não tem neutro, só 4x4H,4x2 e 4x4L...

leo cabral
21/03/2010, 18:31
Ai Negada!
Fiquei interessado no papo do engate da redução em NEUTRO e da colocação da marcha na segunda..
???
Acho que o samurai não tem neutro, só 4x4H,4x2 e 4x4L...

Negativo Jeff

O Samurai possui Neutro sim , fica na posição antes de engatar o LOW

Esse procedimento de colocar em neutro e colocar em segunda marcha é bom no caso de reboque.

Mas o procedimento IDEAL é:

- Engatar o neutro
- Desligar as rodas livres
- Desconectar o cardãn traseiro.

Para um reboque rápido em curtas distancias desligar as rodas livres e conectar no neutro já resolve.

marcelopmoura
22/03/2010, 14:36
Fernando,
Concordo plenamente com vc! Respondendo a sua pergunta, e como havia dito na mensagem anterior, minha necessidade de rebocar o samuca eh apenas para o leva-e-trais das oficinas, entendeu? Para eu n ter q sempre voltar/ir buscá-lo de táxi ou buzão (mto incoveniente aqui em Recife pelo calor e violência da cidade), coisa que já passei mto com meu samuca anterior.
Mesmo assim agradeço mto sua gentileza e atenção em responder.

Abraço

marcelopmoura
22/03/2010, 14:38
Meu caro Jálisson,

Meu engate é Chico City sim e reforçado, na época que coloquei pretendia puxar bugues pra maragogi.

Valeu!

Bruno Machado
22/03/2010, 19:02
Negativo Jeff

O Samurai possui Neutro sim , fica na posição antes de engatar o LOW

Esse procedimento de colocar em neutro e colocar em segunda marcha é bom no caso de reboque.

Mas o procedimento IDEAL é:

- Engatar o neutro
- Desligar as rodas livres
- Desconectar o cardãn traseiro.

Para um reboque rápido em curtas distancias desligar as rodas livres e conectar no neutro já resolve.

leo cabral,

O procedimento correto para rebocar o Samurai com as 4 rodas no chão - segundo a Suzuki, pelo menos :mrgreen:, é colocar a roda livre off, câmbio em 2ª marcha e Transfer Case em neutro.

Só colocar a TC no neutro e desligar a RL deixa algumas engrenagens do câmbio girando, sem lubrificação. Essa é a razão de colocar o câmbio em 2ª, para garantir que todas as engrenagens do câmbio estejam paradas...

Essa recomendação está no manual do proprietário do Samurai.

[ ]'s

Maicon
22/03/2010, 19:17
O meu samurai Metal Top, pneus 235 recapado, sem estepe, sem bancos traseiros, porém com +- 50 kg de som, pesa 1.100,00..

Pesado a menos de meio ano..

leo cabral
22/03/2010, 19:25
leo cabral,

O procedimento correto para rebocar o Samurai com as 4 rodas no chão - segundo a Suzuki, pelo menos , é colocar a roda livre off, câmbio em 2ª marcha e Transfer Case em neutro.

Só colocar a TC no neutro e desligar a RL deixa algumas engrenagens do câmbio girando, sem lubrificação. Essa é a razão de colocar o câmbio em 2ª, para garantir que todas as engrenagens do câmbio estejam paradas...

Essa recomendação está no manual do proprietário do Samurai.

[ ]'s

não sei se você leu que escrevi "Para reboques rápidos" quando falei sobre a t-case em neutro e rodas livres desligadas

Para reboques em distancias longas,procure se informar sobre o procedimento de retirar o cardan traseiro por favor.

Bruno Machado
23/03/2010, 13:51
não sei se você leu que escrevi "Para reboques rápidos" quando falei sobre a t-case em neutro e rodas livres desligadas

Para reboques em distancias longas,procure se informar sobre o procedimento de retirar o cardan traseiro por favor.
leo cabral,

Tinha lido que você escreveu "Para reboques rápidos", mas você há de concordar que colocar o câmbio em 2ª não irá atrapalhar a rapidez do reboque, certo?
O procedimento correto é t-case em neutro, roda livre desligada e câmbio em 2ª, para que todas as engrenagens do câmbio fiquem paradas e não girem com lubrificação deficiente.

Quanto ao reboque para distâncias longas com as 4 rodas no chão, a recomendação da Suzuki é... t-case em neutro, roda livre desligada e câmbio em 2ª!
Apenas orientam para a cada 300km você parar, ligar o motor do jipe e com o câmbio em 2ª e t-case em neutro funcionar o motor durante 1 minuto para lubrificar a t-case.

Nunca ví essa recomendação de retirar o cardan traseiro para reboque a não ser aqui no Fórum, mas acredito que não danifique nada.
Entretanto, considerando as recomendações da Suzuki, creio ser um procedimento trabalhoso, sujo e relativamente difícil (deitar em baixo de jipe para tirar cardan não é trivial) e principalmente, desnecessário.

Escaneei as páginas 9-3, 9-4 e 9-5 (em inglês e espanhol) do Manual do Proprietário, tem as recomendações do fabricante para reboque nas mais diversas situações.

[ ]'s
Bruno