Ver Versão Completa : Cambio original.
Yuster Leonardo
18/08/2003, 20:56
Boa noite senhores!!
Sou novo por aqui e gostaria de algumas dicas de vcs que são bem mais experientes do que eu.
To reformando minha viatura aos poucos e desde Julho eu tive que dar uma $$egurada na obra, mas para o mal dos meus pecados meu cambio original 3m esta no bico do corvo :cry:
Ele já estava meio caidão, mas nos meus planos ele aguentaria mais uns tres meses para que eu pudesse chegar na parte do cambio na minha reforma, mas não deu :( Tá roncando absurdo e fazando muito e os sincronizados tão JAZ com certeza pois começou a ficar raspando entre 2 e 3 virse versa :cry:
Minhas perguntas são :?:
Este cambio todo reformado é um bom cambio, ou é caso perdido? :shock:
Para mexer neste cambio é muito complicado, muito dificil?
:roll:
Devo gastar muito? :x
Obrigado por qualquer informação :wink:
T+
walter.andreis
18/08/2003, 21:19
Minhas perguntas são :?:
Este cambio todo reformado é um bom cambio, ou é caso perdido? :shock:
Para mexer neste cambio é muito complicado, muito dificil?
:roll:
Devo gastar muito? :x
Obrigado por qualquer informação :wink:
T+
Yuster,
Se você pretende trocar de motor futuramente (colocar 1 mais potente), eu te aconselho a utilizar o câmbio de C10 3-marchas desde já, então quando trocar de motor não precisa se preocupar com o câmbio...
Sou fã deste câmbio, pois ele tem fama de INDESTRUTÍVEL, além de ser uma das opções mais baratas de câmbio disponíveis... Aqui por onde eu moro acha-se este câmbio até por R$150,00 (!!!), mas precisando trocar sincronizados / etc etc... por R$250,00 compra-se um câmbio de C10 redondinho...
Quanto ao valor que irá gastar para arrumar o seu, vá até www.donatti.com.br, e/ou www.portugues4x4.com.br que você tira uma base...
[]´s
Yuster Leonardo
18/08/2003, 22:30
Boa Noite Walter
Obrigado pela dica, mas tenho mais perguntas:
Este cambio da C-10 que vc se refere, como fica sua adaptação,
vou gastar muito para adapta-lo, pois seu preço por uns R$ 250,00 realmente é convidativo, porem fico pensando na adaptação e reduzida, etc...
Obrigado pela ajuda,
T+
Yuster,
Pelo estado que você falou, o seu câmbio já não merece tanta atenção. É melhor partir para outro. :cry: :cry:
Se você pretende trocar de motor, siga as dicas do Walter que é o melhor caminho, mas talvez o não mais barato porque será necessário comprar as flanges de adaptação para a reduzida, e não são muito baratas. :cry: Além da mão-de-obra que fica em torno de L$ 500 (em Sampa). :shock:
Se você pretende deixar o motor original, ou colocar um 4cc, ou até mesmo o 3.000 do Maverick, na minha opinião o melhor negócio seria colocar o 4 marchas Willys mesmo. :wink: É tirar um e colocar outro.
Se for de São Paulo, conheço um lugar que vende esses câmbios revisados e com garantia. :wink: :P
Aqui por onde eu moro acha-se este câmbio até por R$150,00 (!!!), mas precisando trocar sincronizados / etc etc... por R$250,00 compra-se um câmbio de C10 redondinho...
Walter... nas suas terras, por quanto você paga um clark 4 marchas? :?:
[s]
walter.andreis
18/08/2003, 22:59
Walter... nas suas terras, por quanto você paga um clark 4 marchas? :?:
Marcelo,
Como disse, o C10 3M é bem em conta...
Já este Clarck 4m / 5m dão uma boa diferença... vou anotar aki, e dar uma ligada pro pessoal amanhã, então te retorno o preço..
[]´s
Yuster Leonardo
18/08/2003, 23:29
Se você pretende deixar o motor original, ou colocar um 4cc, ou até mesmo o 3.000 do Maverick, na minha opinião o melhor negócio seria colocar o 4 marchas Willys mesmo. :wink: É tirar um e colocar outro.
Se for de São Paulo, conheço um lugar que vende esses câmbios revisados e com garantia. :wink: :P
Marcelo,nos lugares que vc tem conhecimento quanto sai um 4m Willys revisado +- :?:
Brigadão,.
T+
Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 23:53
E aí Leonardo
Para decidir que caixa usar vai depender se tu tens a intenção de trocar o motor no futuro e como vai usar o jeep.
Quando meu cambio original 3m deu pau, como pretendia seguir com o BF161 e fazer trilha, e não queria gastar muito, comprei outro 3m revisado, que eu acho que aguenta mais que o 4m.
Dica: se teu cambio tá roncando, desmonta logo p/ ver, de repente não sai tão caro, principalmente se achares as peças em sucata. Se seguir andando, aí sim quebra de vez. Descobri isto do pior Jeito :wink: .
Um abração
Alexandre
Yuster Leonardo
19/08/2003, 00:55
Obrigado pelas informações recebidas ate agora 8) 8)
Dica: se teu cambio tá roncando, desmonta logo p/ ver, de repente não sai tão caro, principalmente se achares as peças em sucata. Se seguir andando, aí sim quebra de vez. Descobri isto do pior Jeito :wink: .
Um abração
Alexandre
Alexandre obrigado pela sua informação, só pra saber vc já abriu este cambio vc mesmo :?: O por que da pergunta, é que já que esta quase perdido mesmo estou querendo muito tentar abrir eu mesmo, aqui em Campinas a mão de obra esta :shock: :shock:
E este mes estou meio $ :cry: $ :cry:
Tambem estou contado com a possibilidade de já trocar de cambio, tudo esta dependendo das L$ como dizem :roll:
Se mais alguem tiver mais alguma dica estarei no aguardo :)
T+ Senhores, obrigado
Fala Gente.... :D
Bom nestes cambios eu tenho uma certa experiência. :D
a primeira vez que estragou foi o rolamento, deixei para o fuçanico mexer, achando que era muito pra minha cabeça..... :roll:
Da segunda vez eu já me interessei mais, e acompanhei todo o serviço do fuçanico, desde da retirada da tampa do assoalho do jeep até ver o cambio no chão todo desmontado. :wink:
Da terceira vez eu criei coragem e meti a mão na massa. Não tem segredo é facil e simples demais mexer neste cambio. Hoje eu mesmo desço o meu, troco os roletes, engrenagens (né walter, mais uma vez agradeço a vc por estar rodando mais rápido no meu jeep), sincronizados, é muito simples. :D
Basta vc prestar a atenção na hora da desmontagem que não tem segredo. E na dúvida, grita pra nois aqui, sempre achará algum jipeiro ultra super puxa legal que vai te passar as dicas. :D
Pra começar, veja neste tópico, foi quando desci o meu cambio pra trocar as engrenagens, com as dicas do professor Giovani. :D :D
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=456
[]'s fazendo eu mesmo as manutenções, revisões e etc
Eugênio
JeepDennis
19/08/2003, 01:32
Olá Walter
O Preço do cmbio clarck 3m ai onde você mora me intereçou, mas será que você não encontraria um 4m com um preço bom.
Todos,
Gostaria de saber locais ou pessoas que vendem cambio 4 ou 5 marchas para que eu possa trocar o meu.
O meu é original 3 marchas e quando fui revisar o mesmo (a segunda não estava entrando), fiz um orçamento e o mesmo ficou em uns R$600,00.
Acho que já compensa trocar por outro mais moderno.
Abraço.
Marcelo,nos lugares que vc tem conhecimento quanto sai um 4m Willys revisado +- :?:
Yuster,
O 4m Willys sai aproximadamente por umas L$ 700,00. :mrgreen:
Se você comparar com um Clark 4m a diferença não é muita, mas tem a vantagem de não necessitar de nenhuma adaptação para a reduzida e nem para o motor. :wink: Com isso você ganha muito em mão-de-obra e peças. :lol: :wink:
[s]
E aproveitando o assunto, tenho um câmbio destes de C-10 3 m parado em casa, p/ vender. Eu comprei ele p/ instalar no meu CJ, mas no meio-tempo acabou surgindo uma ótima oportunidade de colocar o Clarck 4 marchas, e este de 3 m acabou "sobrando" ...
E reitero o que o Walter disse: esse câmbio é simplesmente "animal" em termos de resistência. As engrenagens são quase 50 % mais espessas que os da Willys. :wink:
Se alguém tiver interesse, manda um e-mail em PVT. O câmbio está em bom estado, mas sem o kit de adaptação, que se encontra fácil nas lojas off-road.
Pronto, fiz meu comercialzinho.... :D
Abraços a todos.
Yuster Leonardo
19/08/2003, 20:59
E ai Monge...
Da terceira vez eu criei coragem e meti a mão na massa. Não tem segredo é facil e simples demais mexer neste cambio. Hoje eu mesmo desço o meu, troco os roletes, engrenagens
Decidi já que o cambio ta indo pro saco mesmo,vou desmontar eu mesmo seguindo seu exemplo :twisted: :shock: o maximo que pode acontecer e não conseguir melhorar nada e ter que comprar outro mesmo :wink:
Mas me diga, estou bem encorajado por seus relatos porem acho que vou ter que trocar rolamentos, retentores e TUDO :lol:
Quais ferramentas vou precisar :?:
Tem mais alguma dica pro doido aqui :?:
Muito obrigado pela ajuda
T+
Alexandre Vaz Ferreira
19/08/2003, 22:11
E aí Leonardo :D
Quando abri o meu cambio 3m, tirei ele inteiro só com ferramentas simples, mas com a ajuda de um mecânico, principalmente porque o bom é ter pelo menos uma rampa :wink: .
Tem que tirar a tampa do assoalho e o resto soltar por baixo do Jeep,
Após ter ele fora é só tirar a tampa na qual sai a alavanca de mudança e já da pra ter noção do estrago :wink: .
No meu o eixo carretel estava todo em pedaço, novo +/- 350,00, além de mais algumas engrenagens quebradas que nem sei p/ que servem, aí resolvi trocar a caixa inteira :wink: .
Ha, já ia esquecendo. Tira o óleo antes, senão... :lol: :lol:
Um abração
Alexandre
Adalberto Veiga da Silva
20/08/2003, 00:03
Bem Amigos do 4x4Brasil.... Socorro...
Estou no mesmo barco que vc's!!!
Vou trocar o meu cambio original por um clarck. Como eu já tinha um clarck 4m da C10 que precisa tocar umas pecinhas resolvi orçar as peças e a brincadeira sai meio cara L$800;
Devido ao alto custo resolvi ver alguns preços de cambios revisados e a opção que me apareceu foi o cambio da A20 mais moderno pelo precito de L$ 1200, isto é um crime contra um jipeiro ou é o preço "justo"?
Este cambio é bem robusto guenta o tranco?
Vou colocalo num motor de opala 4cc fica bom e futuramente num 4.1?
Colocar o conjunto plato disco da A20 fica bom?
Já que vou gastar umas L$$$ tem um conjunto melhor???
PS.: Eu mesmo abri o meu antigo cambio do willys(T90) e no cambio de C10 ia trocar as peças se não fossem tão caras e não tem segredo e olha que eu sou auditor.
Abraço a Todos.
Adalberto
Yuster, vamos lá.
:arrow: Ferramentas:
1 macaco modelo jacaré (grande), eu tirei o meu com um pequeno, mas fiz uma armadilha incrivel.
1 cavalete, se não tiver, use outro macaco, será usado na hora que vc for descer a caixa, pois o motor vai abaixar também, então o cavalete ou o outro macaco vai segurar o motor.
chaves de boca, 13 ou 14, não me lembro. Vários tamanhos à mão fica bem.
1 alicate de abrir.
:arrow: Modo de preparo.
Primeiramente retire a tampa do assoalho, aquela de onde saem as alavancas. :)
Depois retire a tampa da alavanca de marchas. Aqui será seu primeiro contato visual com a caixa ainda no lugar. Ah, um detalhe interessante, retire a tampa da caixa de marchas com a alavanca em ponto morto.
No contato visual vc verá se há encrenagens quebradas, comidas, aneis sincronizadores (são dourados), espera-se que encontre óleo, e talvez limanha de ferro das engrenagens e dos aneis. :wink:
Eu achei mais facil retirar o radiador inteiro ao invés da hélice, pois eu ralei minha mào todinha tentando tirar a helice, æ achei mais prático retirar o radiador e deixar a hélice. :roll:
Solte os cardáns, ambos. pode soltar só na caixa mesmo.
Depois solte os parafusos que predem a caixa seca no motor, é onde está a embreagem com creamalheira e tudo mais. São 4 ou 6 parausos, não me recordo exatamente, e são maiores também. Inclusive um desde parafusos ou 2 seguram o motor de arranque.
Após isso, pegue o macaco grande, e o coloque na travessa que segura a caixa de marchas do jeep, é uma travessa no meio com 4 parafusos, 2 de cada lado.
Solte os parafusos. Pronto, sua caixa está apoiada no macaco.
Desça o macaco devagar, vc vai ver que a caixa e o motor vão abaixando juntos. lembra do outro macaco ou do cavalete? Pois então ao vc notar que já dá para vc arrastar a caixa pra tras, posicione o outro macaco logo abaixo do motor e deixe o motor se apoiar nele.
Motor apoiado, é só afastar o macaco que a caixa está apoiada, vc verá o eixo piloto aparecendo. (ops)
Acabe de abaixar o macaco, talvez não dê para vc sair debaixo do jeep com as alavancas da tração e redução, æ é simples é só soltar o pino que as prende e retirá-las.
Vai sair junto a caixa de marchas e a caixa de transferência. Detalhe, é bem pesadinho.
Com a caixa fora do jeep, coloque num lugar que vc pode sujar de oleo e ter espaço para mexer. :wink:
Pode soltar a caixa de transferência agora. Pois para retirar as engrenagens danificadas vc sem que separar o conjunto.
Aproveite e olhe as engrenagens da caixa de transferência, dizem que a caixa do jeep é superdimencionada para o motor dele, e que raramente dão problemas. Nunca tive na minha, só na caixa de marchas mesmo. :D
Usando o alicate de abrir, vc verá uma arruela de pressão, que prende o rolamento, solte-a.
Puxanto o carretel de engrenagens para trás ele sairá completo na sua mão, exceto o eixo piloto que ainda está preso na outra parte da caixa. Que sai também usando o alicate de abrir a arruela de pressão.
Agora é só analizar o que está ruim. :D
Verifique os roletes, estes estão dentro do eixo piloto, se não me engano são 13 no total. Veja se não há desgaste exagerados neles, e na ponta do carretel, se tiver, é bom tornear a ponta e acertar tudo novamente.
Com o carretel na mão, leve para algum mecanico fresador, ele irá fazer fresas para as engrenagens não escaparem. Isso se elas oferecerem condições. :P
Basicamente é isso. Para vc montar é só fazer o processo ao contrário. Na dúvida é só postar msg aqui que te auxilio.
[]'s
Eugênio
walter.andreis
20/08/2003, 03:50
Orrra Monge... :shock:
Sem comentários! :P
[]´s
Será que esqueci alguma coisa? :D :D :D
É que estou meio calejado de descer minha caixa de marchas.. hehee estou virando um expert. :P
E este final de semana vou descer novamente, tenho que trocar a embreagem. To numa preguiça que vcs não tem noção. :roll:
[]'s
Eugênio
Pedro Bachir
23/08/2003, 21:37
E ae Yuster? :)
Estou(na verdade o mexânico) colocando a cx de C- 10 3 marchas na minha F- 75. O cara vai entregar ela andando por lts 550,00, e vai dar uma arrumada na reduzida de graça, ele trocou a carcaça da cx de reduzida, ela tava escapando e disse ele que arrumou. Os jiperos daqui da região só levam nele, ele mesmo faz os flanges com uma chapa grossona(opa). :lol:
Quanto a cx original 4 marchas, Nem penseÉ a pior cx que existe eu, ando em média 45km/semana e de 1 em 1 ano tinha que abrir a cx. :evil: :evil: :evil: Ela é pior que a 3 marchas(que eu não acho ruim).
Eu tenho em um jeep 62 com o motor original e cx 3 marchas a 20 anos e Nuncaprecisou abrir. 8).
Fala Gente... :D
O Paulo, o mecanico que vc leva é o leca de perdões?
[]'s
Eugênio
Pedro Bachir
23/08/2003, 23:13
E ae?
Eu sempre levo no leca, mas é o Mamuca(Edson) quem esta adaptando tudo.
É que meu cunhado abriu a cx só pra trocar os sincronizados, pq eles tavam gastos e tava arranhando as marchas(sorte que ele sabia passar marcha no tempo certo), ai quando abriu tava uma cachorrada só, rolamento virado(montaram errado), sincronizador da 4 sem trava a 1 com 3 dentes quebrados, a cx tava fudida :shock: . Pra levar pra perdões só arrastada, ai não compensava. Então ficou com o mamuca pra trocar a cx :)
flw
Thiago Rodeghel
24/08/2003, 21:21
Bem Amigos do 4x4Brasil.... Socorro...
Estou no mesmo barco que vc's!!!
Vou trocar o meu cambio original por um clarck. Como eu já tinha um clarck 4m da C10 que precisa tocar umas pecinhas resolvi orçar as peças e a brincadeira sai meio cara L$800;
Devido ao alto custo resolvi ver alguns preços de cambios revisados e a opção que me apareceu foi o cambio da A20 mais moderno pelo precito de L$ 1200, isto é um crime contra um jipeiro ou é o preço "justo"?
Este cambio é bem robusto guenta o tranco?
Vou colocalo num motor de opala 4cc fica bom e futuramente num 4.1?
Colocar o conjunto plato disco da A20 fica bom?
Já que vou gastar umas L$$$ tem um conjunto melhor???
PS.: Eu mesmo abri o meu antigo cambio do willys(T90) e no cambio de C10 ia trocar as peças se não fossem tão caras e não tem segredo e olha que eu sou auditor.
Abraço a Todos.
Adalberto
Fala aí Adalberto :lol:
Comprei um clark 2215A 5m da C20 1996, por 500,00 latinhas, achei até barato, mas era sem revisar, o cara tinha acabado de tirar de uma ambulancia e um outro amigo jipeiro me avisou sobre ele. O cara me disse q depois q esquentava o cambio ficava duro para trocar de marchas. Bom levei no mecânico e acabei trocando rolamentos (todos), anéis (todos), sincronizados (todos) e os calços do garfo do cambio. Tudo original da GM, comprado na Accioly. No final todas as peças novas e originais sairam 260,00 latas. Bom 760,00 um cambio zerinho e revisado :D . Aqui em São Bernardo me pediam 1300,00 a 1500,00 :shock: . O negócio mesmo é pesquisar, principalmente em oficinas q trocam motores de pick-ups de gasolina para diesel, eles sabem onde vc pode encontrar esses cambios. :wink:
Belê. FLW