Conectar

Ver Versão Completa : Cambio original.

Yuster Leonardo
18/08/2003, 20:56
Boa noite senhores!!

Sou novo por aqui e gostaria de algumas dicas de vcs que são bem mais experientes do que eu.

To reformando minha viatura aos poucos e desde Julho eu tive que dar uma $$egurada na obra, mas para o mal dos meus pecados meu cambio original 3m esta no bico do corvo :cry:

Ele já estava meio caidão, mas nos meus planos ele aguentaria mais uns tres meses para que eu pudesse chegar na parte do cambio na minha reforma, mas não deu :( Tá roncando absurdo e fazando muito e os sincronizados tão JAZ com certeza pois começou a ficar raspando entre 2 e 3 virse versa :cry:

Minhas perguntas são :?:
Este cambio todo reformado é um bom cambio, ou é caso perdido? :shock:
Para mexer neste cambio é muito complicado, muito dificil?
:roll:
Devo gastar muito? :x

Obrigado por qualquer informação :wink:

T+

walter.andreis
18/08/2003, 21:19
Minhas perguntas são :?:
Este cambio todo reformado é um bom cambio, ou é caso perdido? :shock:
Para mexer neste cambio é muito complicado, muito dificil?
:roll:
Devo gastar muito? :x
Obrigado por qualquer informação :wink:
T+

Yuster,
Se você pretende trocar de motor futuramente (colocar 1 mais potente), eu te aconselho a utilizar o câmbio de C10 3-marchas desde já, então quando trocar de motor não precisa se preocupar com o câmbio...
Sou fã deste câmbio, pois ele tem fama de INDESTRUTÍVEL, além de ser uma das opções mais baratas de câmbio disponíveis... Aqui por onde eu moro acha-se este câmbio até por R$150,00 (!!!), mas precisando trocar sincronizados / etc etc... por R$250,00 compra-se um câmbio de C10 redondinho...
Quanto ao valor que irá gastar para arrumar o seu, vá até www.donatti.com.br, e/ou www.portugues4x4.com.br que você tira uma base...

[]´s

Yuster Leonardo
18/08/2003, 22:30
Boa Noite Walter

Obrigado pela dica, mas tenho mais perguntas:

Este cambio da C-10 que vc se refere, como fica sua adaptação,
vou gastar muito para adapta-lo, pois seu preço por uns R$ 250,00 realmente é convidativo, porem fico pensando na adaptação e reduzida, etc...

Obrigado pela ajuda,

T+

Marcelo
18/08/2003, 22:52
Yuster,

Pelo estado que você falou, o seu câmbio já não merece tanta atenção. É melhor partir para outro. :cry: :cry:

Se você pretende trocar de motor, siga as dicas do Walter que é o melhor caminho, mas talvez o não mais barato porque será necessário comprar as flanges de adaptação para a reduzida, e não são muito baratas. :cry: Além da mão-de-obra que fica em torno de L$ 500 (em Sampa). :shock:

Se você pretende deixar o motor original, ou colocar um 4cc, ou até mesmo o 3.000 do Maverick, na minha opinião o melhor negócio seria colocar o 4 marchas Willys mesmo. :wink: É tirar um e colocar outro.
Se for de São Paulo, conheço um lugar que vende esses câmbios revisados e com garantia. :wink: :P

Aqui por onde eu moro acha-se este câmbio até por R$150,00 (!!!), mas precisando trocar sincronizados / etc etc... por R$250,00 compra-se um câmbio de C10 redondinho...

Walter... nas suas terras, por quanto você paga um clark 4 marchas? :?:

[s]

walter.andreis
18/08/2003, 22:59
Walter... nas suas terras, por quanto você paga um clark 4 marchas? :?:

Marcelo,

Como disse, o C10 3M é bem em conta...
Já este Clarck 4m / 5m dão uma boa diferença... vou anotar aki, e dar uma ligada pro pessoal amanhã, então te retorno o preço..
[]´s

Yuster Leonardo
18/08/2003, 23:29
Se você pretende deixar o motor original, ou colocar um 4cc, ou até mesmo o 3.000 do Maverick, na minha opinião o melhor negócio seria colocar o 4 marchas Willys mesmo. :wink: É tirar um e colocar outro.
Se for de São Paulo, conheço um lugar que vende esses câmbios revisados e com garantia. :wink: :P

Marcelo,nos lugares que vc tem conhecimento quanto sai um 4m Willys revisado +- :?:

Brigadão,.
T+

Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 23:53
E aí Leonardo
Para decidir que caixa usar vai depender se tu tens a intenção de trocar o motor no futuro e como vai usar o jeep.
Quando meu cambio original 3m deu pau, como pretendia seguir com o BF161 e fazer trilha, e não queria gastar muito, comprei outro 3m revisado, que eu acho que aguenta mais que o 4m.
Dica: se teu cambio tá roncando, desmonta logo p/ ver, de repente não sai tão caro, principalmente se achares as peças em sucata. Se seguir andando, aí sim quebra de vez. Descobri isto do pior Jeito :wink: .
Um abração
Alexandre

Yuster Leonardo
19/08/2003, 00:55
Obrigado pelas informações recebidas ate agora 8) 8)

Dica: se teu cambio tá roncando, desmonta logo p/ ver, de repente não sai tão caro, principalmente se achares as peças em sucata. Se seguir andando, aí sim quebra de vez. Descobri isto do pior Jeito :wink: .
Um abração
Alexandre

Alexandre obrigado pela sua informação, só pra saber vc já abriu este cambio vc mesmo :?: O por que da pergunta, é que já que esta quase perdido mesmo estou querendo muito tentar abrir eu mesmo, aqui em Campinas a mão de obra esta :shock: :shock:
E este mes estou meio $ :cry: $ :cry:
Tambem estou contado com a possibilidade de já trocar de cambio, tudo esta dependendo das L$ como dizem :roll:
Se mais alguem tiver mais alguma dica estarei no aguardo :)

T+ Senhores, obrigado

monge
19/08/2003, 01:22
Fala Gente.... :D

Bom nestes cambios eu tenho uma certa experiência. :D

a primeira vez que estragou foi o rolamento, deixei para o fuçanico mexer, achando que era muito pra minha cabeça..... :roll:

Da segunda vez eu já me interessei mais, e acompanhei todo o serviço do fuçanico, desde da retirada da tampa do assoalho do jeep até ver o cambio no chão todo desmontado. :wink:

Da terceira vez eu criei coragem e meti a mão na massa. Não tem segredo é facil e simples demais mexer neste cambio. Hoje eu mesmo desço o meu, troco os roletes, engrenagens (né walter, mais uma vez agradeço a vc por estar rodando mais rápido no meu jeep), sincronizados, é muito simples. :D

Basta vc prestar a atenção na hora da desmontagem que não tem segredo. E na dúvida, grita pra nois aqui, sempre achará algum jipeiro ultra super puxa legal que vai te passar as dicas. :D

Pra começar, veja neste tópico, foi quando desci o meu cambio pra trocar as engrenagens, com as dicas do professor Giovani. :D :D

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=456

[]'s fazendo eu mesmo as manutenções, revisões e etc

Eugênio

JeepDennis
19/08/2003, 01:32
Olá Walter
O Preço do cmbio clarck 3m ai onde você mora me intereçou, mas será que você não encontraria um 4m com um preço bom.

ribon
19/08/2003, 07:31
Todos,

Gostaria de saber locais ou pessoas que vendem cambio 4 ou 5 marchas para que eu possa trocar o meu.

O meu é original 3 marchas e quando fui revisar o mesmo (a segunda não estava entrando), fiz um orçamento e o mesmo ficou em uns R$600,00.

Acho que já compensa trocar por outro mais moderno.

Abraço.

Marcelo
19/08/2003, 08:23
Marcelo,nos lugares que vc tem conhecimento quanto sai um 4m Willys revisado +- :?:

Yuster,

O 4m Willys sai aproximadamente por umas L$ 700,00. :mrgreen:
Se você comparar com um Clark 4m a diferença não é muita, mas tem a vantagem de não necessitar de nenhuma adaptação para a reduzida e nem para o motor. :wink: Com isso você ganha muito em mão-de-obra e peças. :lol: :wink:

[s]

fpandur
19/08/2003, 14:10
E aproveitando o assunto, tenho um câmbio destes de C-10 3 m parado em casa, p/ vender. Eu comprei ele p/ instalar no meu CJ, mas no meio-tempo acabou surgindo uma ótima oportunidade de colocar o Clarck 4 marchas, e este de 3 m acabou "sobrando" ...

E reitero o que o Walter disse: esse câmbio é simplesmente "animal" em termos de resistência. As engrenagens são quase 50 % mais espessas que os da Willys. :wink:

Se alguém tiver interesse, manda um e-mail em PVT. O câmbio está em bom estado, mas sem o kit de adaptação, que se encontra fácil nas lojas off-road.

Pronto, fiz meu comercialzinho.... :D

Abraços a todos.

Yuster Leonardo
19/08/2003, 20:59
E ai Monge...

Da terceira vez eu criei coragem e meti a mão na massa. Não tem segredo é facil e simples demais mexer neste cambio. Hoje eu mesmo desço o meu, troco os roletes, engrenagens

Decidi já que o cambio ta indo pro saco mesmo,vou desmontar eu mesmo seguindo seu exemplo :twisted: :shock: o maximo que pode acontecer e não conseguir melhorar nada e ter que comprar outro mesmo :wink:

Mas me diga, estou bem encorajado por seus relatos porem acho que vou ter que trocar rolamentos, retentores e TUDO :lol:
Quais ferramentas vou precisar :?:
Tem mais alguma dica pro doido aqui :?:

Muito obrigado pela ajuda

T+

Alexandre Vaz Ferreira
19/08/2003, 22:11
E aí Leonardo :D
Quando abri o meu cambio 3m, tirei ele inteiro só com ferramentas simples, mas com a ajuda de um mecânico, principalmente porque o bom é ter pelo menos uma rampa :wink: .
Tem que tirar a tampa do assoalho e o resto soltar por baixo do Jeep,
Após ter ele fora é só tirar a tampa na qual sai a alavanca de mudança e já da pra ter noção do estrago :wink: .
No meu o eixo carretel estava todo em pedaço, novo +/- 350,00, além de mais algumas engrenagens quebradas que nem sei p/ que servem, aí resolvi trocar a caixa inteira :wink: .
Ha, já ia esquecendo. Tira o óleo antes, senão... :lol: :lol:
Um abração
Alexandre

Adalberto Veiga da Silva
20/08/2003, 00:03
Bem Amigos do 4x4Brasil.... Socorro...

Estou no mesmo barco que vc's!!!
Vou trocar o meu cambio original por um clarck. Como eu já tinha um clarck 4m da C10 que precisa tocar umas pecinhas resolvi orçar as peças e a brincadeira sai meio cara L$800;
Devido ao alto custo resolvi ver alguns preços de cambios revisados e a opção que me apareceu foi o cambio da A20 mais moderno pelo precito de L$ 1200, isto é um crime contra um jipeiro ou é o preço "justo"?
Este cambio é bem robusto guenta o tranco?
Vou colocalo num motor de opala 4cc fica bom e futuramente num 4.1?
Colocar o conjunto plato disco da A20 fica bom?
Já que vou gastar umas L$$$ tem um conjunto melhor???

PS.: Eu mesmo abri o meu antigo cambio do willys(T90) e no cambio de C10 ia trocar as peças se não fossem tão caras e não tem segredo e olha que eu sou auditor.

Abraço a Todos.

Adalberto

monge
20/08/2003, 01:01

Yuster, vamos lá.

:arrow: Ferramentas:

1 macaco modelo jacaré (grande), eu tirei o meu com um pequeno, mas fiz uma armadilha incrivel.

1 cavalete, se não tiver, use outro macaco, será usado na hora que vc for descer a caixa, pois o motor vai abaixar também, então o cavalete ou o outro macaco vai segurar o motor.

chaves de boca, 13 ou 14, não me lembro. Vários tamanhos à mão fica bem.

1 alicate de abrir.

:arrow: Modo de preparo.

Primeiramente retire a tampa do assoalho, aquela de onde saem as alavancas. :)

Depois retire a tampa da alavanca de marchas. Aqui será seu primeiro contato visual com a caixa ainda no lugar. Ah, um detalhe interessante, retire a tampa da caixa de marchas com a alavanca em ponto morto.

No contato visual vc verá se há encrenagens quebradas, comidas, aneis sincronizadores (são dourados), espera-se que encontre óleo, e talvez limanha de ferro das engrenagens e dos aneis. :wink:

Eu achei mais facil retirar o radiador inteiro ao invés da hélice, pois eu ralei minha mào todinha tentando tirar a helice, æ achei mais prático retirar o radiador e deixar a hélice. :roll:

Solte os cardáns, ambos. pode soltar só na caixa mesmo.

Depois solte os parafusos que predem a caixa seca no motor, é onde está a embreagem com creamalheira e tudo mais. São 4 ou 6 parausos, não me recordo exatamente, e são maiores também. Inclusive um desde parafusos ou 2 seguram o motor de arranque.

Após isso, pegue o macaco grande, e o coloque na travessa que segura a caixa de marchas do jeep, é uma travessa no meio com 4 parafusos, 2 de cada lado.

Solte os parafusos. Pronto, sua caixa está apoiada no macaco.

Desça o macaco devagar, vc vai ver que a caixa e o motor vão abaixando juntos. lembra do outro macaco ou do cavalete? Pois então ao vc notar que já dá para vc arrastar a caixa pra tras, posicione o outro macaco logo abaixo do motor e deixe o motor se apoiar nele.

Motor apoiado, é só afastar o macaco que a caixa está apoiada, vc verá o eixo piloto aparecendo. (ops)

Acabe de abaixar o macaco, talvez não dê para vc sair debaixo do jeep com as alavancas da tração e redução, æ é simples é só soltar o pino que as prende e retirá-las.

Vai sair junto a caixa de marchas e a caixa de transferência. Detalhe, é bem pesadinho.

Com a caixa fora do jeep, coloque num lugar que vc pode sujar de oleo e ter espaço para mexer. :wink:

Pode soltar a caixa de transferência agora. Pois para retirar as engrenagens danificadas vc sem que separar o conjunto.

Aproveite e olhe as engrenagens da caixa de transferência, dizem que a caixa do jeep é superdimencionada para o motor dele, e que raramente dão problemas. Nunca tive na minha, só na caixa de marchas mesmo. :D

Usando o alicate de abrir, vc verá uma arruela de pressão, que prende o rolamento, solte-a.

Puxanto o carretel de engrenagens para trás ele sairá completo na sua mão, exceto o eixo piloto que ainda está preso na outra parte da caixa. Que sai também usando o alicate de abrir a arruela de pressão.

Agora é só analizar o que está ruim. :D

Verifique os roletes, estes estão dentro do eixo piloto, se não me engano são 13 no total. Veja se não há desgaste exagerados neles, e na ponta do carretel, se tiver, é bom tornear a ponta e acertar tudo novamente.

Com o carretel na mão, leve para algum mecanico fresador, ele irá fazer fresas para as engrenagens não escaparem. Isso se elas oferecerem condições. :P

Basicamente é isso. Para vc montar é só fazer o processo ao contrário. Na dúvida é só postar msg aqui que te auxilio.

[]'s

Eugênio

walter.andreis
20/08/2003, 03:50
Orrra Monge... :shock:
Sem comentários! :P
[]´s

monge
20/08/2003, 10:29

Será que esqueci alguma coisa? :D :D :D

É que estou meio calejado de descer minha caixa de marchas.. hehee estou virando um expert. :P

E este final de semana vou descer novamente, tenho que trocar a embreagem. To numa preguiça que vcs não tem noção. :roll:

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
23/08/2003, 21:37
E ae Yuster? :)

Estou(na verdade o mexânico) colocando a cx de C- 10 3 marchas na minha F- 75. O cara vai entregar ela andando por lts 550,00, e vai dar uma arrumada na reduzida de graça, ele trocou a carcaça da cx de reduzida, ela tava escapando e disse ele que arrumou. Os jiperos daqui da região só levam nele, ele mesmo faz os flanges com uma chapa grossona(opa). :lol:

Quanto a cx original 4 marchas, Nem penseÉ a pior cx que existe eu, ando em média 45km/semana e de 1 em 1 ano tinha que abrir a cx. :evil: :evil: :evil: Ela é pior que a 3 marchas(que eu não acho ruim).
Eu tenho em um jeep 62 com o motor original e cx 3 marchas a 20 anos e Nuncaprecisou abrir. 8).

monge
23/08/2003, 22:20
Fala Gente... :D

O Paulo, o mecanico que vc leva é o leca de perdões?

[]'s

Eugênio

Pedro Bachir
23/08/2003, 23:13
E ae?

Eu sempre levo no leca, mas é o Mamuca(Edson) quem esta adaptando tudo.
É que meu cunhado abriu a cx só pra trocar os sincronizados, pq eles tavam gastos e tava arranhando as marchas(sorte que ele sabia passar marcha no tempo certo), ai quando abriu tava uma cachorrada só, rolamento virado(montaram errado), sincronizador da 4 sem trava a 1 com 3 dentes quebrados, a cx tava fudida :shock: . Pra levar pra perdões só arrastada, ai não compensava. Então ficou com o mamuca pra trocar a cx :)

flw

Thiago Rodeghel
24/08/2003, 21:21
Bem Amigos do 4x4Brasil.... Socorro...

Estou no mesmo barco que vc's!!!
Vou trocar o meu cambio original por um clarck. Como eu já tinha um clarck 4m da C10 que precisa tocar umas pecinhas resolvi orçar as peças e a brincadeira sai meio cara L$800;
Devido ao alto custo resolvi ver alguns preços de cambios revisados e a opção que me apareceu foi o cambio da A20 mais moderno pelo precito de L$ 1200, isto é um crime contra um jipeiro ou é o preço "justo"?
Este cambio é bem robusto guenta o tranco?
Vou colocalo num motor de opala 4cc fica bom e futuramente num 4.1?
Colocar o conjunto plato disco da A20 fica bom?
Já que vou gastar umas L$$$ tem um conjunto melhor???

PS.: Eu mesmo abri o meu antigo cambio do willys(T90) e no cambio de C10 ia trocar as peças se não fossem tão caras e não tem segredo e olha que eu sou auditor.

Abraço a Todos.

Adalberto

Fala aí Adalberto :lol:

Comprei um clark 2215A 5m da C20 1996, por 500,00 latinhas, achei até barato, mas era sem revisar, o cara tinha acabado de tirar de uma ambulancia e um outro amigo jipeiro me avisou sobre ele. O cara me disse q depois q esquentava o cambio ficava duro para trocar de marchas. Bom levei no mecânico e acabei trocando rolamentos (todos), anéis (todos), sincronizados (todos) e os calços do garfo do cambio. Tudo original da GM, comprado na Accioly. No final todas as peças novas e originais sairam 260,00 latas. Bom 760,00 um cambio zerinho e revisado :D . Aqui em São Bernardo me pediam 1300,00 a 1500,00 :shock: . O negócio mesmo é pesquisar, principalmente em oficinas q trocam motores de pick-ups de gasolina para diesel, eles sabem onde vc pode encontrar esses cambios. :wink:

Belê. FLW