Conectar

Ver Versão Completa : Embreagem Hidráulica - Barulho Estranho

billj
18/02/2005, 11:50
Ontem percebi um barulho estranho vindo do conjunto de embreagem da minha Veraneio, que tem um câmbio Clark de 04 marchas. Quando piso no pedal, vem um som que parece de ser fluído passando. É igualzinho ao barulho que se ouve num prédio quando o vizinho abre uma torneira, aquele "sssssssss" em tom grave. Não tem vazamento externo.........

Não percebo nada no pedal, nem no funcionamento da embreagem. porém, não sou do tipo de deixar a coisa quebrar antes de tomar um atitude. Então, alguém pode me dar uma luz do que o que pode ser??

TIA,

elcio
18/02/2005, 12:12
Bill,
nao seria o rolamento da embreagem que abriu o bico?

[]´s

billj
18/02/2005, 12:18
O barulho me leva crer que não, pois não tem nada "metálico", entende?? Mas pode até ser isso........

Nunca mexi com uma merda dessas embreagens hidráulicas, por isso estou um pouco perdido........ :P

Abraços,

hugo.morais
18/02/2005, 12:29
Bill,

Sua embreagem hidráulica deve ter sido adaptada. Mas acredito que o Elcio esteja certo, pois a única coisa que é hidráulica é o acionamento da embreagem, ele tem um cilndro mestre próximo ao pedal que manda óleo para um burrinho que aciona o garfo da embreagem. Se existir algum problema nesse sistema o que aconteceria é que vc não conseguiria acionar a embreagem ou ela não seguraria o acionamento quando vc pisasse no pedal. O resto da embreagem (disco, colar e platô) é igual a qq carro com câmbio manual. Você já verificou se existe alguma vazamento de óleo na ligação entre o cilindro mestre da embreagem e o burrinho que empurra o garfo?

[ ]s,

Helio Oliveira
18/02/2005, 12:35
Bill, posso aproveitar o gancho?

Pessoal estou com um problema parecido se alguem puder me ajudar.....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8103

valeu

billj
18/02/2005, 12:37
Não foi adaptada.........

Sim, sei que é apenas o acionamento que é hidráulico, o resto é igual qualquer outro sistema.

Bom, vou levantar o carro amanhã para tentar determinar o que é........

Abraços,

ramiro_eli
18/02/2005, 12:39
Tb acredito que seja o rolamento. Se vc apenas pressionar o pedal levemente o barulho tb aparece?
IMHSO, arranca tudo fora e coloca um câmbio auto :wink:
LT$ 2,5k em um Cambio 0k de Opala automatic4 da ZF c/ conversor.
Na r. Barão de Limeira, em frente ao prédio do antigo Mapping

billj
18/02/2005, 12:46
Sim, o barulho aparece com apenas um leve toque no pedal, ficando mais intenso na medida que o pedal fica pressionado.

Auto seria muito legal, mas quero manter ESTE carro 100% original........... :wink:

Com os comentários de vocês, estou começando a duvidar do que foi me falado. Será que este carro talvez nem tem embreagem hidráulica?!? Na verdade, nem olhei........ :oops:

Abraços,

ramiro_eli
18/02/2005, 13:42
Bill,

Coloca logo o cambio automatico na Veraneio!
Sua mulher nem vai perceber... :roll:

[ ]´s já sabendo o porque de manter a Veraneio 100% original...

leopoldo
18/02/2005, 14:05
1º - Que eu saiba, a Veraneio nunca teve embreagem hidráulica. Se houver, deve ser adaptada.

mas

2º - sorte sua se for apenas rolamento de embreagem que pode estar com a graxa ressecada e o baruho que você ouve é o rolamento roçando nos garfos ou chapeu chinês.

porque senão a coisa é mais séria:

3º- O ruído pode ser proveniente do roçar do girabrequim contra o mancal de encosto - nesse motor não sei se é o primeiro, último ou o do meio - oque significaria excessiva folga longitudinal; o que também poderia ocasionar um outro atrito inteno qualquer no motor.

Aproveito para listar outra vantagem do cambio automático:

Não força o girabrequim para frente toda vez que se pisa na embreagem - portanto ajuda na durabilidade do motor.

Boa Sorte.

jeferson
18/02/2005, 15:37
Deixa original Bill outra Veraneio no estado da sua vc não acha mais....

Abraços

billj
18/02/2005, 15:44
Vai ficar original mesmo. No máximo vou um dia substituir o carburador por EFI.......... 8)

Abraços,

Sa_Mourao
18/02/2005, 15:52
É rolamento !!!

No meu jipe fazia isso tb, dai pensei q ia parar, mas não parou !

Resumindo, tive que trocar rolamento e + platô !!

Não saiu nada barato !!

[ ]s

elcio
18/02/2005, 16:00
Vai ficar original mesmo. No máximo vou um dia substituir o carburador por EFI.......... 8)

Abraços,

isso, mais um que pensa como eu.
xô carburador.
p.s. ainda acho que eh rolamento.

[]´s

Vinicius Hauagge
18/02/2005, 16:06
Bill, falando no EFI, tem um mecanico meio louco aqui na minha cidade (o cara é um cranio, metido a engenheiro eletrico, eletronico, automotivo, soldador e inventor) que disse que é possivel colocar o sistema monoponto no motor do meu jeep (ohc 2.3)...
Sei que isso ja foi discutido aqui no forum, mas qual é sua real opiniao sobre a viabilidade da adaptação?
Obrigado,
Vinicius!

billj
18/02/2005, 16:14
Tomara que vocês estejam certos, rolamento........

Quanto EFI no motor veio do Jeep, é perda de tempo e grana, IMNSHO. Se é para colocar EFI, arranca o motor original e instale um mais novo......

Abraços,

Eduardo Velo
18/02/2005, 16:41
Bill , esse chiado é caracteristico de rolamento do garfo mesmo , se começou agora pode rodar sussa que ainda vai longe e isso não danifica nenhum componente da embreagem enqto estiver só chiando , qdo ficar mais forte o chiado , troca ...
Rodei com o meu chiando rolamento mais de 1 ano e é praticamente o mesmo da Veranosa ...
O caso do Helio é inverso , qdo pisa pára o chiado . do garfo não é ... se tiver marcha direta engata ela e ve se pára , se não parar, pode ser rolam. da saída da cx ...

billj
18/02/2005, 16:45
Acho que vou trocar o rolamento por preventivo mesmo, tem uns 80.000 km nele.........

Valeu pessoal.........

Abraços,

Henrique Josino
18/02/2005, 18:20
Tambem pode ser o cilindro da embreagem, quando pisa vaza o oleo dela.....um teste é pisar beeem devagar se o pedal for baixando....é mal sinal!

Mas isso nas hidraulicas né! :wink:

[]'s

billj
18/02/2005, 21:11
Na volta para casa agora, eu fiquei testando. O barulho varia com a rotação do motor, indicando mesmo que seja o rolamento.........

Amanhã vou investigar em detalhes.........

Abraços,

Eduardo Velo
18/02/2005, 21:20
Bill , tirando a tampa da cx seca tem acesso fácil ao rolamento do garfo pra inspeção ...
Esse rolamento é difícil dar problema , mas se bater água nele e a proteção foi pro saco ele chia mesmo ...

[]s...