Ver Versão Completa : torque tr4 flex
marceloelihimas
15/03/2010, 21:18
boa noite, pessoal.
meu nome é marcelo elihimas, sou novo aqui no forum e moro em maceió.
estava lendo a ficha tecnica da TR4 flex e a questão torque máximo me chamou atenção:
Torque Máximo (kgf.m @ rpm)
Gasolina: 20,0 @ 2250
Álcool: 22,0 @ 4500
é isso mesmo? com gasolina o carro atingue o torque máximo com metade da rotação? isto é comum?
acho o carro se comportaria de forma bem diferente.
agradeço informações e comentários.
Sim é isso mesmo, com gasolina e torque máximo é atingido com metade da rotacao; nao sei se isso é comum , nas na TR4 2010 é assim mesmo.
Esse torque da nova TR4 é considerável ; se vc observar a Ranger 2.3 gasolina tem torque de 21,2 kgf.m e a S-10 2.4 flex tem torque de 21,9 kgf.m . Eu pude ver que esses 22 kgf.m da TR4 deixaram o carro mais seguro e valente em situacoes off-road, comparando com a versao anterior.
Também estranhei esta enorme diferença de giro para alcançar o torque máximo na gasolina e no álcool. Estes dados constam no manual do proprietário e no site da MIT Brasil. Acho que deve haver algum equívoco nesta informação. Pelo que entendo de motores e seus desempenhos nas curvas de torque e potência, reconheço que não sou nenhum perito, longe disto, mas me parece impossível disto acontecer.
Saudações 4x4
carlos cardoso
17/03/2010, 23:35
Quando vi esta informação no manual também achei estranha, pesquisando na internet só achei curva de torque para a gasolina, não sei como é esta curva no álcool, mas é esquisito pois a curva de torque x rotação tende a ser achatada em veículos fora de estrada, onde é necessária em baixas rotações. A pergunta fica no ar.
marceloelihimas
18/03/2010, 17:10
quando tive a dúvida, consultei a a MMC:
Veículo Mitsubishi: N -
Enviada em: 31/01/2010 às 02:32:49 MINHA DUVIDA E TECNICA: OBSERVEI QUE NOS DADOS DA TR4 O TORQUE MAXIMO É ATINGIDO EM ROTACOES BEM DIFERENTES CONFORME O COMBUSTIVEL:
TORQUE MÁXIMO (KGF.M @ RPM) GASOLINA: 20,0 @ 2250 ALCOOL: 22,0 @ 4500
ENTAO, COM GASOLINA O CARRO VAI ESTÁ EM POTENCIA OTIMA COM A METADE DA ROTAÇAO QUE COM ALCOOL, E ISTO AFETA DE FORMA IMPORTANTE A DIRIGIBILIDADE, UTILIZAÇÃO ETC.
EM NENHUM OUTRO FABRICANTE VI INFORMAÇÃO PARECIDA.
PEÇO QUE CONFIRMEM ESTE DADO (TÁ AQUI NO SITE)
a resposta foi a seguinte:
Prezado Senhor,
Agradecemos o envio do seu e-mail.
Em atenção ao mesmo solicitamos que entre em contato com uma de nossas concessionárias para que uma equipe técnica possa analisar o que relata em seu e-mail.
Atenciosamente,
SAC - Serviço de Atendimento a Clientes
MMC Automotores do Brasil Ltda.
ou seja, nao explicaram, então insisti:
Senhores, retorno com o questionamento por este meio pois sei que nas concessionárias não há pessoal apto a responder. Se os senhores submeterem este e-mail a engenheiro da empresa, com certeza teremos uma resposta satisfatória. o assunto é tecnico mas a resposta é simples desde que seja feita a quem realmente detém o conhecimento.
vou tentar explicar melhor:
ao que me parece, tanto no site quanto no manual da tr4 há equivoco quanto às rotações de torque para álcool e gasolina, pois vejo sempre estes dados para mesma rotação independente do combustível, pois não é de se imaginar que a mudança do combustível afete tanto as caracteristicas do motor.
vamos ver se respondem.
Alessandro.Ibama
18/03/2010, 17:41
É meu amigo...não espere muito..este SAC ..estas concessionárias MIT não sabem nada..não querem responder...não põe a cara à tapa...enfim, quem compra carros da MIT compram pq gostam MUITO dos carros...
Se não fosse por isso..eita fabriqueta que merecia fechar as portas definitivamente...ou criar vergonha na cara e mudar sua postura com o consumidor!!!
Falo isso tendo dois veículos da marca em casa..Gosto muito dos carros ou sou louco!!
carlos cardoso
19/03/2010, 18:00
Que resposta! Também já entre em contato com este sac da Mitsubishi e a resposta é padrão. Eu não coloco alcool no meu TR4, o carro fica com um comportamento ruim, com gasolina o motor é muito mais redondo. Eu acho engraçado, na 4rodas os testes dos carros em geral vem com as curvas de torque e potência, se procurar na internet, acha-se para vários modelos. Porquê não dão uma informação tão básica?
Mauricio Rotta
23/03/2010, 18:09
Esses números de torque estão completamente fora da realidade, isso é uma tremenda duma mancada que os caras cometeram. Baita cagada.
marceloelihimas
30/03/2010, 14:21
mandei uma consulta para o site best cars, e recebi uma resposta bem mais tecnica que a da mit. repasso abaixo:
Em 30 de março de 2010 12:18, Best Cars Web Site - Consultório Técnico <consulta@bestcars.com.br> escreveu:
Caro leitor,
Agradecemos sua participação. Seria preciso obter a curva de torque para confirmar, mas o que provavelmente acontece é que existem dois picos, um perto de 2.250 rpm e outro a 4.500 rpm. Com gasolina o motor alcança torque maior a 2.250 que a 4.500; com álcool é o contrário. Na verdade, a diferença entre um pico e o outro deve ser bem pequena, a ponto de não ser percebida. A diferença entre os combustíveis deve-se às curvas de ignição, mais ousadas com álcool por sua maior resistência à detonação.
Escreva sempre.
Um abraço,
Fabrício Samahá
Editor
Eu fiz esse questionamento sobre o torque na oficina da MIT na revisao e nao houve confirmacao que esses dados estao errados, eles vao entrar em contato com a fabrica e depois virá a resposta. Mas honestamente acho que é isso mesmo, pois nao só no manual mas desde o lancamento em todos os vídeos da MIT esses dados foram apresentados, e na propria concessionária quando questionei esses dados eles nao acharam a priori estrana essa informacao.
É meu amigo...não espere muito..este SAC ..estas concessionárias MIT não sabem nada..não querem responder...não põe a cara à tapa...enfim, quem compra carros da MIT compram pq gostam MUITO dos carros...
Se não fosse por isso..eita fabriqueta que merecia fechar as portas definitivamente...ou criar vergonha na cara e mudar sua postura com o consumidor!!!
Falo isso tendo dois veículos da marca em casa..Gosto muito dos carros ou sou louco!!
o SAC da MIT é uma b$%#@! Não conhecem o carro, não sabem o que falam e só te mandam perguntar pra concessionária coisas que só a fábrica poderia responder. E na concessionária é claro: ninguém sabe...
o SAC da MIT é uma b$%#@! Não conhecem o carro, não sabem o que falam e só te mandam perguntar pra concessionária coisas que só a fábrica poderia responder. E na concessionária é claro: ninguém sabe...
Uma vez eu perguntei na concessionária qual combustiível eu deveria utilizar na Argentina. eles não sabiam. Perguntei para o SAC e eles me responderam que não conheciam o combustível argntino pra poder dar uma resposta...e eu só queria saber o nome do conmbustível mais apropriado: gasoil, Fangio, Super, Nafta... enfim. Mas o SAC não sabia. Além disso, não souberam responder quais as medidas de precaução que eu deveria tomar em razão de ir para uma região de maior altitude.
Detalhe: no manual consta que em caso de dúvida ou de rodagem com o veículo fora do Brasil vc deve consultar o SAC....
marceloelihimas
14/04/2010, 09:16
oi pessoal,
como eu havia insistido na consulta ao SAC da MT hoje recebi esta resposta ridícula:
(deve ter uma equipe de genios trabalhando neste tal de SAC)
Prezado Senhor,
Agradecemos o envio do seu e-mail.
Em atenção ao mesmo segue abaixo as informações necessárias, para maiores informações solicitamos que entre em contato com uma de nossas concessionárias.
Potência Máxima (CV @ rpm)
Gasolina: 135 @ 5500
Álcool: 140 @ 5500
Torque Máximo (kgf.m @ rpm)
Gasolina: 20,0 @ 4500
Álcool: 22,0 @ 4500
Atenciosamente,
SAC - Serviço de Atendimento a Clientes
MMC Automotores do Brasil S.A.
Essa resosta vai de encontro ao manual que mostra que o torque máximo é atingido com gasolina a 2250rpm. Aqui eles estao colando a 4500rpm. Veja quanto amadorismo da MIT.....E agora quem diz o que é o certo de fato??? O chapolin colorado?
marceloelihimas
15/04/2010, 16:09
Essa resosta vai de encontro ao manual que mostra que o torque máximo é atingido com gasolina a 2250rpm. Aqui eles estao colando a 4500rpm. Veja quanto amadorismo da MIT.....E agora quem diz o que é o certo de fato??? O chapolin colorado?
verdade: entao eles reconhecem o erro do manual, sem, por outro lado admitirem isto formalmente.
E inclusive no próprio site da MIT eles falam que "com gasolina a agilidade é ainda maior (comparando com a descrição do desempenho a alcool) 135cv com torque máximo de 20kgf.m a 2250rpm"
Ainda me questiono o que é o certo de fato...De onde entao que eles tiraram essa informacao?
marceloelihimas
16/04/2010, 09:42
drbart,
acho que o engano ocorreu até dentro da mt, entre departamentos.
a minha tr4 é 2010, tá com 5mil km e já usei alcool, gasolina e mistura dos dois. não dá pra perceber este torque todo a 2250 rpm.
O que é estranho é que quando a TR4 era só a gasolina ela tinha 18kgfm de torque@4500 rpm, quando passou a ser flex no modelo 2008 que possui tb seguia a mesma lógica da 2010, 18 kgfm @2250 rpm (gasolina) e 19kgfm @4500 rpm (etanol). Entao o que será o certo? Se esses motores sao fabricados na MIT do japao entao só eles devem saber ao certo....
drbart,
acho que o engano ocorreu até dentro da mt, entre departamentos.
a minha tr4 é 2010, tá com 5mil km e já usei alcool, gasolina e mistura dos dois. não dá pra perceber este torque todo a 2250 rpm.
SAPO-BOMBA
30/09/2010, 02:00
Marketing, nada além disso... Quer dizer que esse motor 2.0 "flex" tem 140cv e tem tanto torque quanto um Jetta 2.5 de 170cv? Só se vcs acreditam em duendes e papai-noel... :mrgreen:
Se forem botar num dinamômetro de vergonha, é capaz do torque SER O MESMO de quando o motor ainda rodava apenas na gasolina!
Kappa GB
30/09/2010, 08:30
Até acredito que seja puro marketing, alias não apenas o valor de torque mas tambem da potencia, ainda não acredito nos 140cv...
Mas em relação as comparações, se todo mundo estiver falando a verdade, a diferença de numeros se daria pelo fato do motor de um e outro servirem pra coisas diferentes.
Por exemplo no jeta vale mais ter potencia do que torque, pra isso eles usam comandos/acerto de injeção diferente para conseguir uma potencia mais alta mas sem ter tanto torque, no caso da TR4 é o contrario, comandos/acerto para tirar mais torque e menos potencia.
Tem um exemplo muito bom, o velho guerreiro 4.1 da GM, no omega ele tinha 168Cv e nem lembro mais quanto de torque, na silverado o mesmo motor mas com comandos/acerto diferentes tinha 130 e alguma coisa Cv mas um torque maior e numa rotação menor, tudo vai de acordo com a proposta do veiculo.
Claro que isso tudo só encaixa se todas as montadoras, no caso miti, estiverem falando os numeros corretos, eu sinceramente tenho minhas duvidas com relação a isso...
[]´s
Paulo
Na verdade olhei no manual da minha TR4 2010 e a informacao é a seguinte:
gasolina 20kgf.m@2250 rpm
alcool 22kgf.m@4250 rpm
No site offical da marca tem que esse torque é de 4500 rpm e não 4250 rpm com etanol. Mas os dados a gasolina são os mesmos.
Acho que vou mandar um email para o pessoal da Mit do Japao que só eles devem saber mesmo....
Kappa,
Vc falou tudo!! O ponto é exatamente este que vc colocou ; qual seria a proposta do carro ('' a diferença de numeros se daria pelo fato do motor de um e outro servirem pra coisas diferentes.....por exemplo no jeta vale mais ter potencia do que torque, pra isso eles usam comandos/acerto de injeção diferente para conseguir uma potencia mais alta mas sem ter tanto torque, no caso da TR4 é o contrario, comandos/acerto para tirar mais torque e menos potencia'') foi perfeita sua descriçao.
Quanto a questao dos cv nao duvido que chege a 140 cv até porque nao seria nada de exepcional ( veja que os carros nesse patamar como o GVIII tem os mesmos 140 cv e 18.7kgf.m de torque, ou seja comparando com os dados a gasolina da nova TR4 ela teria um pouco mais de 1kgf.m de torque e 135cv, e com etanol teria 5cv a mais).
Quanto a questao da confiabilidade dos dados, acho que como qualquer produto eles devem ter que passar por certificacoes para comprovar o que estao vendendo , nao creio que seja tao fácil eles simplesmente inventarem dados de um motor e sair vendendo ......
Até porque se fosse para ''inventar dados'' a MIT inventaria de motores como o 3.5 V6 FLEX da Triton ou Pajero Sport, que tem 200cv (G)/205 CV(A) que se comparado a outros motores desse porte deixa a desejar em relaçao aos concorrentes do segmento. Veja que o Santa fé da Hyundai tem um motor 3.5 V6 de 285 cv 34kgf.m de torque .... o Sorento da Kia 3.5 V6 tem 278 cv 34,2kgf.m de torque....a diferenca é grande se vc compara com o Pajero Sport 3.5 V6 205 cv 32,3 kgf.m de torque. Fora que ou outros 2 tem muito mas design e outros itens ( mas nao tem reduzida!!) e sao apenas um pouco mais caros....
Apesar de a Mitsubishi ser uma montadora com respeito mundial consagrada nos mais duros Rallys, aqui no Brasil nao se pode negar o amadorismo de muitos que estao por tras dela, vejam essa confusao dos dados do manual por exemplo.....
Kappa GB
30/09/2010, 19:14
Fala Bart,
Sobre não confiar nos numeros, vc deu um bom exemplo, a GV3 tem um motor muito mais moderno que a TR4, com variação no tempo de abertura das valvulas e tudo o mais, o qual ajuda demais na relação de potencia e principalmente torque e mesmo assim tem mais de 1mKgf de torque a menos que a TR4! Se for comparar com a TR4 de 140cv a diferença fica ainda mais esquisita, até pq torque e potencia são 2 grandezas que andam juntas e as diferenças dessas 2 grandezas na tr4 gasolina pra flex são meio desproporcionais.
Tem um outro motor que serve de exemplo, o GM familia 2 que equipa astra/vectra e algumas outras coisas, ele com seus 2 litros e 8v consegue 140cv no alcool, valor até que respeitavel para esse motor e tem "apenas" 19,7 mKgf, digo apenas comparando com TR4, mas já é exatos 1mKgf de torque a mais que o GV3 que tem um motor absurdamente mais moderno! O fato de ter apenas 8v ajuda bastante em conseguir um torque maior, dai a diferença pra GV3. Como a TR4 consegue esses numeros é uma boa pergunta! hehe
Sobre o v6 da miti, talvez ela não botou numeros mais altos justamente pq existem concorrentes e todos eles andam bem mais, então ficaria bem estranho dizer que tem a mesma potencia andando um caminhão a menos. No caso da TR4 não tem concorrente, GV3 pra mim não é concorrente por questão principalmente de preço.
Sobre averiguação, no br que eu saiba não existe nada que vá testar os veiculos para comprovar sua potencia, prova disso é que já tivemos casos de carros serem vendidos com potencia declarada abaixo da real somente para pagar menos imposto.
Fora que medição de potencia é algo complicado, 2 medições uma atraz da outra já da diferença, então o fabricante iria sempre alegar isso, diferenças de temperatura, umidade do ar, etc e tal, ae iriam criar uma margem de tolerância, chuto 10%, pronto em 140cv já dá respeitaveis 14cv, assim sendo toda TR4 saindo com 126cv está de acordo com as regras.
Mas a verdade é que tudo não passa de pura especulação! haha
[]´s
Paulo
Mas essa potência e torque é medida na roda/pneu, correto?
Eu me lembro que para motos, o pessoal as vezes mistura os valores pois em alguns casos a medida de potência e torque é feita no motor.
Então tem a questão da efiência do conjunto como um todo, não só do motor indepente.
É caro fazer um teste em dinâmometro? Alguém sabe algum local que faça esse teste?
Pois é , como vc disse sao especulacoes, mas a priori eu particularmente confio nos dados dessas grandes montadoras, até porque esses motores nao sao fabricados aqui e sim no Japão.
Se vc acha o torque da TR4 fica esquisito comparado ao GVIII, entao o Tracker 2.0 que só tinha 128cv tinha quase o mesmo torque dele, 17,7kgfm@ 4300 rpm ou seja só um a menos, mesmo tendo 12 cv a menos! E esse motor nao era moderno! Acho que esse ''detalhes'' sao dificeis de explicar porque devem haver fatos que só os especialistas dominam mesmo que justifica um série de coisas que para nós nao é muito fácil de ver....
Uma coisa eu posso afirmar ao certo : esse motor da nova TR4 é mais portente e valente que que a versao anterior. Ambas (2008 e 2010) comprei 0km e usei e uso frequente em trilhas, passeios, provas de regularidade e especialmete nessas situacoes off-road vejo que a nova ficou mais valente e enfrenta melhor as dificuldades. Se pulou de 133cv para 140cv , e o torque foi de 19kgfm para 22kgfm isso com certeza eu nao posso afirmar pois nao sou engenheiro, mas posso afirmar que alguma coisa aumentou e melhorou sim, pelo desempenho bem melhor. Também em passeios (Raids com vários 4x4 em comboio) vejo que ela está no mesmo pé de igualdade de o GVIII, só em algumas situacoes a TR4 se sai melhor porque tem maior altura livre e melhores angulos de ataque e saida.... Assim se há essa tolerancia de 10% na potencia ela existiria para todos os carros....
Quanto essa questao do torque mandei um email direto para MIT do Japao e eles já me responderam dizendo que vao verificar os dados.
Fala Bart,
Sobre não confiar nos numeros, vc deu um bom exemplo, a GV3 tem um motor muito mais moderno que a TR4, com variação no tempo de abertura das valvulas e tudo o mais, o qual ajuda demais na relação de potencia e principalmente torque e mesmo assim tem mais de 1mKgf de torque a menos que a TR4! Se for comparar com a TR4 de 140cv a diferença fica ainda mais esquisita, até pq torque e potencia são 2 grandezas que andam juntas e as diferenças dessas 2 grandezas na tr4 gasolina pra flex são meio desproporcionais.
Tem um outro motor que serve de exemplo, o GM familia 2 que equipa astra/vectra e algumas outras coisas, ele com seus 2 litros e 8v consegue 140cv no alcool, valor até que respeitavel para esse motor e tem "apenas" 19,7 mKgf, digo apenas comparando com TR4, mas já é exatos 1mKgf de torque a mais que o GV3 que tem um motor absurdamente mais moderno! O fato de ter apenas 8v ajuda bastante em conseguir um torque maior, dai a diferença pra GV3. Como a TR4 consegue esses numeros é uma boa pergunta! hehe
Sobre o v6 da miti, talvez ela não botou numeros mais altos justamente pq existem concorrentes e todos eles andam bem mais, então ficaria bem estranho dizer que tem a mesma potencia andando um caminhão a menos. No caso da TR4 não tem concorrente, GV3 pra mim não é concorrente por questão principalmente de preço.
Sobre averiguação, no br que eu saiba não existe nada que vá testar os veiculos para comprovar sua potencia, prova disso é que já tivemos casos de carros serem vendidos com potencia declarada abaixo da real somente para pagar menos imposto.
Fora que medição de potencia é algo complicado, 2 medições uma atraz da outra já da diferença, então o fabricante iria sempre alegar isso, diferenças de temperatura, umidade do ar, etc e tal, ae iriam criar uma margem de tolerância, chuto 10%, pronto em 140cv já dá respeitaveis 14cv, assim sendo toda TR4 saindo com 126cv está de acordo com as regras.
Mas a verdade é que tudo não passa de pura especulação! haha
[]´s
Paulo
fernandotf
01/10/2010, 14:08
boa noite, pessoal.
meu nome é marcelo elihimas, sou novo aqui no forum e moro em maceió.
estava lendo a ficha tecnica da TR4 flex e a questão torque máximo me chamou atenção:
Torque Máximo (kgf.m @ rpm)
Gasolina: 20,0 @ 2250
Álcool: 22,0 @ 4500
é isso mesmo? com gasolina o carro atingue o torque máximo com metade da rotação? isto é comum?
acho o carro se comportaria de forma bem diferente.
agradeço informações e comentários.
O fato do torque máximo ser em duas rotações diferentes é devido a curva de torque, que tem dois picos com valores próximos. Como o combustível altera algumas características do motor, esta curva é alterada o suficente para definir em qual destes dois pico será o maior, de acordo com o combustível.
Dê uma olhada no último post deste tópico, tem uma miniatura com o gráfico mostrando a curva de potência e os dois picos da curva de torque:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31579
Fala Bart,
Sobre não confiar nos numeros, vc deu um bom exemplo, a GV3 tem um motor muito mais moderno que a TR4, com variação no tempo de abertura das valvulas e tudo o mais, o qual ajuda demais na relação de potencia e principalmente torque e mesmo assim tem mais de 1mKgf de torque a menos que a TR4! Se for comparar com a TR4 de 140cv a diferença fica ainda mais esquisita, até pq torque e potencia são 2 grandezas que andam juntas e as diferenças dessas 2 grandezas na tr4 gasolina pra flex são meio desproporcionais.
Tem um outro motor que serve de exemplo, o GM familia 2 que equipa astra/vectra e algumas outras coisas, ele com seus 2 litros e 8v consegue 140cv no alcool, valor até que respeitavel para esse motor e tem "apenas" 19,7 mKgf, digo apenas comparando com TR4, mas já é exatos 1mKgf de torque a mais que o GV3 que tem um motor absurdamente mais moderno! O fato de ter apenas 8v ajuda bastante em conseguir um torque maior, dai a diferença pra GV3. Como a TR4 consegue esses numeros é uma boa pergunta! hehe
Sobre o v6 da miti, talvez ela não botou numeros mais altos justamente pq existem concorrentes e todos eles andam bem mais, então ficaria bem estranho dizer que tem a mesma potencia andando um caminhão a menos. No caso da TR4 não tem concorrente, GV3 pra mim não é concorrente por questão principalmente de preço.
Sobre averiguação, no br que eu saiba não existe nada que vá testar os veiculos para comprovar sua potencia, prova disso é que já tivemos casos de carros serem vendidos com potencia declarada abaixo da real somente para pagar menos imposto.
Fora que medição de potencia é algo complicado, 2 medições uma atraz da outra já da diferença, então o fabricante iria sempre alegar isso, diferenças de temperatura, umidade do ar, etc e tal, ae iriam criar uma margem de tolerância, chuto 10%, pronto em 140cv já dá respeitaveis 14cv, assim sendo toda TR4 saindo com 126cv está de acordo com as regras.
Mas a verdade é que tudo não passa de pura especulação! haha
[]´s
Paulo
O GVIII não tem um motor 2.0 pra lá de moderno não. Este motor foi só um upgrade do motor 2.0 de 128cv que equipava a geração anterior e o Tracker. E este motor não tem variação de abertura de válvula não ( eu tenho quase certeza, pq perguntei isso pro vendedor).
E eu acho sim que é concorrente do TR4. Se você for comparar uma TR4 completa, sai por uns 4 ou 5 mil a menos que um GVIII manual que custa atualmente 79k ( que já vem bem completo como a TR4).
Kappa GB
01/10/2010, 20:38
Mas essa potência e torque é medida na roda/pneu, correto?
Eu me lembro que para motos, o pessoal as vezes mistura os valores pois em alguns casos a medida de potência e torque é feita no motor.
Então tem a questão da efiência do conjunto como um todo, não só do motor indepente.
É caro fazer um teste em dinâmometro? Alguém sabe algum local que faça esse teste?
As medidas dadas pelos fabricantes são do motor, com dinamômetros de bancada.
Os dinamômetros de rolo são os que medem potencia/torque na roda, é eles que tem por ai pra gente testar nossos carros.
Nos de rolo os valores são sempre menores que os de bancada devido as perdas de engrenagens em geral, agregados do motor como por exemplo direção hidráulica, atrito dos pneus e alguma outra coisa. Cada fabricante de dinamometro tem uma regra/calculo para fazer uma estimativa de potencia no motor.
Hoje em dia os dinamômetros mais confiáveis são os TopDyno, o preço varia muito de cidade pra cidade, mas em media deve ficar na casa dos 100 a 150 reais por hora.
[]'s
Paulo
Kappa GB
01/10/2010, 20:48
Pois é , como vc disse sao especulacoes, mas a priori eu particularmente confio nos dados dessas grandes montadoras, até porque esses motores nao sao fabricados aqui e sim no Japão.
Se vc acha o torque da TR4 fica esquisito comparado ao GVIII, entao o Tracker 2.0 que só tinha 128cv tinha quase o mesmo torque dele, 17,7kgfm@ 4300 rpm ou seja só um a menos, mesmo tendo 12 cv a menos! E esse motor nao era moderno! Acho que esse ''detalhes'' sao dificeis de explicar porque devem haver fatos que só os especialistas dominam mesmo que justifica um série de coisas que para nós nao é muito fácil de ver....
Uma coisa eu posso afirmar ao certo : esse motor da nova TR4 é mais portente e valente que que a versao anterior. Ambas (2008 e 2010) comprei 0km e usei e uso frequente em trilhas, passeios, provas de regularidade e especialmete nessas situacoes off-road vejo que a nova ficou mais valente e enfrenta melhor as dificuldades. Se pulou de 133cv para 140cv , e o torque foi de 19kgfm para 22kgfm isso com certeza eu nao posso afirmar pois nao sou engenheiro, mas posso afirmar que alguma coisa aumentou e melhorou sim, pelo desempenho bem melhor. Também em passeios (Raids com vários 4x4 em comboio) vejo que ela está no mesmo pé de igualdade de o GVIII, só em algumas situacoes a TR4 se sai melhor porque tem maior altura livre e melhores angulos de ataque e saida.... Assim se há essa tolerancia de 10% na potencia ela existiria para todos os carros....
Quanto essa questao do torque mandei um email direto para MIT do Japao e eles já me responderam dizendo que vao verificar os dados.
Fala Bart,
Sobre a tracker, eu achei normal os valores dela, com os mesmos 2 litros ela tem 12cv a menos e 1mKgf de torque a menos que a GV3! Numeros explicados pelo fato da GV3 ter um motor mais moderno entre outros fatores.
Agora aplicando nesses numeros a mesma logica do meu primeiro post falando do jeta e tal, podemos observar que tudo se encaixa. Digamos que o projeto da tracker visou mais torque do que potencia, então ela tem os 12cv a menos da GV3 pra conseguir um torque superior, acontece que nem assim chegou no torque da GV3, mas isso já é explicado pelo fato de serem motores bem diferentes, da GV3 com VV e tudo mais.
Nunca andei em qualquer outra TR4 que não seja a modelo 2010 então não posso comparar desempenho entre elas, mas só pelo aumento da taxa de compressão já daria pra dizer que pior ou igual não poderia ficar!
Parabens pela iniciativa do japão, legal pra caramba vc ter mandando email, vamos ver oq vai dar no final, não esqueça de compartilhar com a gente!
[]'s
Paulo
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