Ver Versão Completa : Desempenho do Jimny
sandro-natal
15/03/2010, 14:20
Criei este tópico para tratarmos do desempenho dos nosso Jimny.
Assim, poderemos ter referências de desempenho de nossas viaturas.
Abaixo, alguns temas que poderiam ser tratados neste tópico:
Meu Jimny está com a potência e o torque corretos?
Devido a uma má regulagem ou problema, a potência está inferior?
Como medir desempenho? Dinamômetro? Marcaçao de tempo de arrancadas?
Comparações de desempenho entre os Jimny 98 a 2000 x Jimny 2001 a 2003 x Jimny 2009 e 2010.
Meu Jimny está tinindo, com a potência e o torque normais, mas mesmo assim quero aumentar a potência, o que fazer? Turbinar? Chipar? Colocar o cabeçote do Jimny novo? Mexer na taxa de compressão? Trocar componentes? Botar nitro? Etc, etc, etc...
sandro-natal
15/03/2010, 14:26
Colocando esta mensagem no seu devido tópico...
--------------------------------------------------
Pessoal,
Foi visto o Jimny do Jovi, modelo novo com comando variável de válvulas e pneus 215 75 15, andando super bem nas dunas dos cataventos, em Fortaleza.
O meu modelo 2001 com pneus 205 70 15 andou igual aos Samurai não mexidos.
Eu esperava que o modelo novo fosse ligeiramente melhor que o 2001 nas dunas, mas não tão melhor assim. O novo tem mais 4 CV, e possui torque maior nas rotações mais baixas.
Por isso, acredito que algum ajuste pode ser feito para melhorar o desempenho da minha viatura.
Para servir como informação importante para esses ajustes, decidi levar o Jimny a oficina Style, em Fortaleza, que possui um dinamômetro de rolo, e medi a potência e torque máximos da viatura.
Infelizmente o equipamento dessa oficina não é certificado, e o erro das medidas é desconhecido. O próprio fornecedor do equipamento para a oficina não quis garantir o erro da medição.
Ao valor medido, é acrescentado 10 HP e depois multiplicado 1,15 para carros com tração dianteira e 1,2 para carros com tração traseira. Com isso, a oficina fornece um valor aproximado de potência medida.
Apesar dessa imprecisão, acho essa medida importante quando se considera o antes e o depois de algum ajuste, e também a comparação entre carros diferentes. Com isso, consegue-se trabalhar com uma meta, que pode ser ajustar o carro para o máximo de potência e torque, ou comparar desempenhos entre viaturas diferentes, e isso é muito bom.
No meu caso, as medidas que fiz só teriam uma boa utilizade se comparadas com medidas em viaturas semelhantes, para verificar se o desempenho está dentro do esperado.
Portanto, conclamo os colegas de Fortaleza que possuem Jimny, principalmente Jovi, que tem um novo, e os colegas que têm Samurai não mexidos que façam o teste, para termos uma boa referência de potência e torque das nossas viaturas. Paguei 150 pilas no teste.
A Style faz no mínimo por 120 pilas se forem pelo menos 6 viaturas no dia.
De acordo com o metodo descrito, deu 77 HP nas rodas traseiras.
O objetivo do teste é conhecer melhor o carro e verificar se seu desempenho está dentro das condições nominais, e caso não esteja, avaliar o caminho para reverter a perda.
No caso do meu Jimny, só falta eu comparar o teste com o teste de uma viatura similar para eu tirar minhas conclusões.
Um abraço,
Sandro
Criei este tópico para tratarmos do desempenho dos nosso Jimny.
Assim, poderemos ter referências de desempenho de nossas viaturas.
Abaixo, alguns temas que poderiam ser tratados neste tópico:
Meu Jimny está com a potência e o torque corretos?
Devido a uma má regulagem ou problema, a potência está inferior?
Como medir desempenho? Dinamômetro? Marcaçao de tempo de arrancadas?
Comparações de desempenho entre os Jimny 98 a 2000 x Jimny 2001 a 2003 x Jimny 2009 e 2010.
Meu Jimny está tinindo, com a potência e o torque normais, mas mesmo assim quero aumentar a potência, o que fazer? Turbinar? Chipar? Colocar o cabeçote do Jimny novo? Mexer na taxa de compressão? Trocar componentes? Botar nitro? Etc, etc, etc...
Sandro tenho um amigo que tinha um Suzuki jimny ano 2001 a alguns anos atrás, e no período que esteve com ele, ele mandou CHIPAR o carro e ficou uma águia!!!! Vou solicitar algumas informações sobre o que ele fez na viatura dele e posto aqui.
Abs
Joao Baeta
15/03/2010, 22:43
:arrow:Teste de dinamometro no RJ:
Acho irei testar... :pensativo:
http://www.ambmotorsport.com.br/
- Passagem para medição de potência com impressão de gráfico - R$ 30,00
- Aluguel de hora para acerto do carro - R$ 105,00
Ligue 21 3432-4124
Marcelo->21 7893-6584 ou 32*4980
Rua Rodolfo Portugal Milward, 325 Jacarepaguá - RJ - Cep 22790-580... Proximo ao autódromo!
A marca do dinamometro é Dynotech e o modelo é o 720I, é o mesmo usado na Stock Car e na TC 2000 (competição na Argentina). O nosso intuito é de fazer o produto funcionar com preços bem acessíveis para que todos possam usar essa grande ferramenta de aferição e acerto dos carros.
Meu Jimny é igual ao seu Sandro..tudo ano..e ta original, segundo manual com 84.000 vou levar nessa oficina em Jacarepagua para fazer o teste assim q tiver tempo e posto o resultado aki. muito bom esse topico
Joao Baeta
16/03/2010, 08:09
Meu Jimny é igual ao seu Sandro..tudo ano..e ta original, segundo manual com 84.000 vou levar nessa oficina em Jacarepagua para fazer o teste assim q tiver tempo e posto o resultado aki. muito bom esse topico
:arrow:Estou pensando em ir lá em Jpa.....
Vamos combinar de ir para lá? :pensativo:
sandro-natal
16/03/2010, 11:13
Show de bola! Vamos testar!
Só para ajudar:
Jimny 1.3 16V com duplo comando de válvulas (a partir do modelo 2001 até 2003 ).
Potência máxima/rpm: 60 kW (80,4 HP)/5500 rpm
Torque máximo/rpm: 110 N.m (11,2 kgf.m)/4500 rpm
Jimny 1.3 16V VVT com comando variável (a partir do modelo 2009).
Potência máxima/rpm: 62,5 kW (83,8 HP)/6000 rpm
Torque máximo/rpm: 110 N.m (11,2 kgf.m)/4100 rpm
Com relação ao desempenho, tenho os seguintes resultados de um teste de arrancada que fiz. Jipe não é carro de corrida, é lógico que sabemos disso, o teste é só uma maneira de termos uma referência do desempenho da viatura na ausência de testes mais refinados. Fiz isso antes de ir ao dinamômetro.
Medi com uma trena laser de alta precisão as distâncias de 100 metros e 200 metros de uma pista de asfalto, lisa, sem curvas e plana. Cronometrei a arrancada do Jimny, de 0 a 100 m e de 0 a 200 m. Fiz o teste com os pneus BF AT 215 75 15 e com os pneus Bridgestone Dueler AT 205 70 15. Eis os resultados:
Pneus BF 215 75 15:
0 a 100 m: 9,25 s.
0 a 200 m: 13,31 s.
Pneus Dueler 205 70 15:
0 a 100 m: 8,13 s.
0 a 200 m: não medido (havia tráfego na hora do teste, fiquei de concluir outro dia, quando não houver movimento. Segurança em primeiro lugar!).
Esses testes foram realizados em pista sem movimento, com o cuidado de que não existisse circulação de pessoas e veículos.
Enis, eu só vou querer fazer alguma coisa no Jimny, tipo chipar ou turbinar, se depois de deixar a viatura 100% regulada e com potência e torque nominais, eu sentir que a viatura precisa realmente de algo a mais para eu fazer o que gosto com ela...
Pegue as informações com seu amigo, será bom conhecer isso. Além do ganho em desempenho, questione-o quanto ao consumo da viatura.
Abraços!
Maurício Fernandes
16/03/2010, 12:12
Abusou em Sandro. Parece teste da 4 rodas.
:arrow:Estou pensando em ir lá em Jpa.....
Vamos combinar de ir para lá? :pensativo:
Vamos combinar sim. q dia é melhor? pra mim bom é quinta (manha), sexta (manha e tarde), sábado. Quero muito ver os valores do meu Jimny
Joao Baeta
16/03/2010, 18:36
Vamos combinar sim. q dia é melhor? pra mim bom é quinta (manha), sexta (manha e tarde), sábado. Quero muito ver os valores do meu Jimny
:arrow:Podemos ir na 6f a tarde mesmo! :concordo:
Ok vamos la na sexta a tarde ver o que esses suzukis estão fazendo!
Joao Baeta
16/03/2010, 23:09
Ok vamos la na sexta a tarde ver o que esses suzukis estão fazendo!
:arrow:Mande o seu celular por MP!!!
:concordo:
NO - CT Santos/SP
16/03/2010, 23:58
Sandro e amigos
Excelente esse tópico.
Tenho um Jimny HR 09/10 (não rodei 500Km ainda), daqui um tempo falo sobre o desempenho dele.
Saberiam me dizer se eu colocar o BF TA 215/75 r15 se o desempenho cai muito?
abs
Joao Baeta
17/03/2010, 00:15
Sandro e amigos
Excelente esse tópico.
Tenho um Jimny HR 09/10 (não rodei 500Km ainda), daqui um tempo falo sobre o desempenho dele.
Saberiam me dizer se eu colocar o BF TA 215/75 r15 se o desempenho cai muito?
abs
:arrow:Na época qnd eu tinha o meu Verde... Nem sentia muito essa diferença.....!!!
Mas diferença é de 5,30% ao relaçao original!
sandro-natal
17/03/2010, 17:07
NO-CT,
Meu Jimny modelo 2001:
Pneus BF 215 75 15:
Pneus Dueler 205 70 15:
Com os pneus originais percebi subir um pouquinho melhor as mesmas dunas.
A diferença é sutil, e útil apenas para quem anda no limite.
O consumo com os pneus maiores é quase o mesmo, levemente superior. A economia depende muito mais do nosso pé e da RPM de cruzeiro...
JEFFCATUNDA
21/03/2010, 17:53
NO-CT,
Meu Jimny modelo 2001:
Pneus BF 215 75 15:
Pneus Dueler 205 70 15:
Com os pneus originais percebi subir um pouquinho melhor as mesmas dunas.
A diferença é sutil, e útil apenas para quem anda no limite.
O consumo com os pneus maiores é quase o mesmo, levemente superior. A economia depende muito mais do nosso pé e da RPM de cruzeiro...
Grande Sandro.
Concordo com você, os 205 são bem melhores que os 215 para subidas em dunas. Muita gente esquece que usamos os pneus quase que vazios, isso faz com que eles baixem e alarguem bastante... Então o que pesa é a largura dos 215, principalmente secos para andar na areia...
Estou usando 205/75/15 carecas e o samuca está subindo muito bem, se pensar em termos de jimny que tem mais potencia, melhora mais ainda.
sandro-natal
22/03/2010, 09:24
E aí, cariocas, fizeram o teste no dinamômetro de rolo na sexta? E os resultados?
Joao Baeta
22/03/2010, 10:06
E aí, cariocas, fizeram o teste no dinamômetro de rolo na sexta? E os resultados?
:arrow:Sandro.... Acabei não indo no dinamometro pois estava estudando! Essa semana vou s falta!
!
Matos:Foi lá? :pensativo:
trilha doida
22/03/2010, 13:27
Será q tem este no brasil ???
http://aeiou.autoguia.pt/gen.pl?p=car&fokey=cf.fleetdata/33279 (http://aeiou.autoguia.pt/gen.pl?p=car&fokey=cf.fleetdata/33279)
=======+===========================
... TRILHA DOIDA.
side 5portas...AP 1.8, 2+2=31 em construção...
Joao Baeta
22/03/2010, 15:20
Será q tem este no brasil ???
http://aeiou.autoguia.pt/gen.pl?p=car&fokey=cf.fleetdata/33279 (http://aeiou.autoguia.pt/gen.pl?p=car&fokey=cf.fleetdata/33279)
=======+===========================
... TRILHA DOIDA.
side 5portas...AP 1.8, 2+2=31 em construção...
:arrow:Nao tem aqui....
Essa versão se chama Heard Top... Que fica no meio de Canvas Top e o Metal Top
:arrow:Sandro.... Acabei não indo no dinamometro pois estava estudando! Essa semana vou s falta!
!
Matos:Foi lá? :pensativo:
Po João fui nada, passei mal o final da semana toda..mas se vc for la na sexta me liga se tiver folgado aki no trabalho eu vou tb!
to vendo alguem aqui no rio pra recuperar akela homocinetica do meu cardan. (ta estalando) se souber de alguem agradeço
vlw
Joao Baeta
23/03/2010, 00:41
Po João fui nada, passei mal o final da semana toda..mas se vc for la na sexta me liga se tiver folgado aki no trabalho eu vou tb!
to vendo alguem aqui no rio pra recuperar akela homocinetica do meu cardan. (ta estalando) se souber de alguem agradeço
vlw
:arrow:Td bem....
A gente se fala no dia!!!!
Devo ir após da faculdade.... :concordo:
sandro-natal
09/04/2010, 16:15
Vejam as curvas de torque e potência do meu Jimny 00/01 tiradas do dinamômetro de rolo da oficina Style de Fortaleza no dia 8 de março de 2010. Rodas e pneus originais 2057015.
Dados de torque e potência nominais do motor conforme Suzuki:
110 N.m @ 4500 rpm
60 kW (81 CV) @ 5500 rpm.
Se perceberem no gráfico, as rotações para torque máximo e potência máxima estão superiores as do manual. Creio ter sido um erro do sistema. Basta fazermos um offset no gráfico para que as rotações coincidam com as esperadas (4500 e 5500 rpm).
O valor esperado de potência seria 60 kW - 10 x 745,5 W - 15% = 44,7 kW = 59,9 HP. O valor medido foi de 54,6 HP. Está muito próximo do esperado. Como essa conta é uma aproximação, seria bom ter teste de outra viatura para comparar. Alguém se habilita?
Alfredo Stavale
09/04/2010, 17:22
Vejam as curvas de torque e potência do meu Jimny 00/01 tiradas do dinamômetro de rolo da oficina Style de Fortaleza no dia 8 de março de 2010. Rodas e pneus originais 2057015.
Dados de torque e potência nominais do motor conforme Suzuki:
110 N.m @ 4500 rpm
60 kW (81 CV) @ 5500 rpm.
Se perceberem no gráfico, as rotações para torque máximo e potência máxima estão superiores as do manual. Creio ter sido um erro do sistema. Basta fazermos um offset no gráfico para que as rotações coincidam com as esperadas (4500 e 5500 rpm).
O valor esperado de potência seria 60 kW - 10 x 745,5 W - 15% = 44,7 kW = 59,9 HP. O valor medido foi de 54,6 HP. Está muito próximo do esperado. Como essa conta é uma aproximação, seria bom ter teste de outra viatura para comparar. Alguém se habilita?
você quer aumentar a potencia do jimny?
já pensou em colocar um blower eaton M24 no seu jimny, vai ficar bem forte.
tem uns videos no youtube de jimny com superchager.
no mais, o teste vai ser sempre parecido. não ache que vai aparecer um jimny premiado com 90cv, a suzuki tem controle de qualidade. faz 1 com o mesmo carinho de 1 milhão de unidades:concordo: da mesma maneira, potencia inferior. vai ser defeito/desgaste de peças.
sandro-natal
15/04/2010, 09:16
você quer aumentar a potencia do jimny?
já pensou em colocar um blower eaton M24 no seu jimny, vai ficar bem forte.
tem uns videos no youtube de jimny com supercharger.
Vi na Internet que de fato algumas soluções com compressor ficam bem executadas, com ganho de potência de até 40%.
Será que o sistema de transmissão original suporta bem essa adaptação, evitando-se troca de caixa de marcha e outros componentes?
Com relação a perda de potência do carro original, quero detectá-la e corrigí-la. Aparentemente o carro está perfeito, o que dificulta essa procura. Quais seriam as peças e sistemas que deveriam ser verificadas/medidas/testadas com maior prioridade?
Atenciosamente,
Sandro
negreira
15/04/2010, 09:42
Temperando o tópico com o
JIMNY do amigo SERGIO
aqui do forum......em ação nas trilhas
Maurício Fernandes
15/04/2010, 11:10
O que gostei na curva de torque foi que o torque está presente a quase 100% já desde os 2400 giros.
Isso é muito importante e é bem mais relevante do que os hp´s. Pelo menos no barro. Aí no NE, em dunas, creio que isso não seja muita vantagem.
NO - CT Santos/SP
20/04/2010, 17:08
Temperando o tópico com o
JIMNY do amigo SERGIO
aqui do forum......em ação nas trilhas
Como não coloquei proteções não me arrisquei em coloca-lo numa situação dessa kkk
Mas a galera do Jimny ta parada ... kkk
Joao Baeta
20/04/2010, 21:06
:arrow:Ô Mattos,
Foi lá no autódromo??? :pensativo:
d_fismann
12/05/2010, 18:17
pessoal,
quando se falou em aumentar a potência pensei direto num compressor também. mas aí veio a pergunta: qual modelo, marca e etc? esse eaton m24 que o alfredo sugere cabe certin?
alguém sabe qual é o custo e quem faz em sp?
o problema é ficar igual ao barulho irritante, diga-se de passagem, do fiesta supercharger! as mercedes não tem esse barulho! como ficaria o barulho num jimny, alguém sabe?
eu não ando rápido e sou contra quem anda num jipe, pra mim seria mais pra ter torque, aí vem vem outra pergunta: aumente 40% a potência, tudo bem, mas quanto de torque? concordo com o maurício quando ele diz que o importante é o torque aparecer em baixa.
aí poderia chipar pra euqalizar a injeção, não?
e a trasmissão aguenta?
alguém tem jimny com compressor no fórum?
abras 4all,
fismann
JEFFCATUNDA
12/05/2010, 18:39
http://www.youtube.com/watch?v=pzkSc000QAI
JEFFCATUNDA
12/05/2010, 18:41
http://www.youtube.com/watch?v=yJXMEKTI8hw
JEFFCATUNDA
12/05/2010, 18:47
http://www.youtube.com/watch?v=ypxOwsVFkIg
Joao Baeta
12/05/2010, 19:09
:arrow:D,
Bote uma coisa na sua cabeça: NAO precisa mexer NADA no carro 0km...
Se vc quiser mexer...Melhor comprar um semi-novo e mexe a vontade! :concordo:
d_fismann
13/05/2010, 00:07
j,
mesmo não mexendo no 0km, gostaria de aprender sobre a viatura.
jeff,
vou conferir os links, valeu!
abras,
fismann
http://www.youtube.com/watch?v=ypxOwsVFkIg
Bom o video, tirando a trilha sonora...
hahaha
Leonardo Moura
13/05/2010, 10:32
Então,
Como um novo dono de um Jimny HR zerado, vou na mesma onda de não ter que mexer em nada no carro (até porque ainda não estou praticando o desapego).
Uso o carro em trilhas leves. As únicas coisas que preciso mexer:
1. Rádio Px. Pois como saio com uns amigos de Troller e todos tem Px ficam me zuando quando chego com um par de "talk about".
2. Peito de Aço. Recomendação desses meus amigos.
Pergunta: Existe algum peito de aço que mantenha o parachoque orginal do carro?!?!
Peguei o carro semana passada e já fui dar uma passeada na praia no final de semana. Ele aguenta perfeitamente tudo, demorei um pouco a me acostumar com os giros na marcha reduzida, ou ficava alto de mais ou baixo de mais até encontrar a velocidade ideal para rodar nos 3.000 giros. Meu primeiro 4x4.
Abs a todos.
sandro-natal
13/05/2010, 22:00
Não concordo que não se deva mexer em um carro. Se for feito um serviço correto, com técnica adequada, respeitando as características e limites dos componentes e do sistema, vai melhorar o carro.
No meu caso, tenho certeza de que um aumento na potência em torno de 30% me proporcionaria manobras magníficas nas dunas!
Sobre aumento no torque x aumento na potência, tem um artigo técnico legal que fala sobre isso, quando encontrar, posto o link aqui.
Abraços
Sandro
d_fismann
13/05/2010, 23:25
oi sandro,
que tal um compressor nele?
o joão disse em não mexer num 0 km...
por exemplo, o leonardo disse que quer colocar um px e um pc de ferro (peito de aço - entendi certo?). px tranquilo, já o pc precisa trocar porque os amigos da lista dezem que não aguenta 5' de trilha. fora guincho, bagageiro (pra expedições), pneus mud pra trilha pesada, e por aí vai.
um compressor num carro 0 km. o que você acha?
abras,
fismann
sandro-natal
14/05/2010, 14:14
Fismann,
Eu pretendo estudar bastante e ouvir opinião de gente que manja bem do assunto antes de falar sobre a instalação de compressor ou turbo no Jimny.
Tenho vontade de aumentar a potência, e creio que essas duas soluções atenderiam.
Mas preciso de suporte técnico antes de partir para um projeto desses, mesmo sabendo que já foi feito antes.
Tudo o que eu descobrir, postarei aqui.
Abraços
d_fismann
14/05/2010, 14:21
oi sandro,
se fosse diesel eu já teria conversado com o maurício da rasch (fez minha hilux e muitos outros carros que conheço), mas é gasolina, então peço também que os experts apareçam pra colaborar.
pô X cadê você? esqueceu que comprei c&p pra minha hilux contigo? lembra? help us man!
abras,
fismann
Alexandre X
14/05/2010, 17:19
Nao entendi? Que tipo de ajuda vc precisa?
oi sandro,
se fosse diesel eu já teria conversado com o maurício da rasch (fez minha hilux e muitos outros carros que conheço), mas é gasolina, então peço também que os experts apareçam pra colaborar.
pô X cadê você? esqueceu que comprei c&p pra minha hilux contigo? lembra? help us man!
abras,
fismann
d_fismann
14/05/2010, 18:14
fala X,
é sobre desempenho, aumento de torque e potência nos jimny. compressor, turbo, remapeamento ... você sabe o que usar, quais resultados se obtém, enfim, infos que colaborem para essa questão.
longe de se buscar um esportivo!
resposta do maurício ao joão nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50890&page=63
"O consumo via de regra diminui, pois você terá mais torque e potência em faixas de giro mais baixas. A emissão de poluentes ficará dentro do que a lei permite e não há como a Suzuki descobrir que o carro foi remapeado, pois todas as informações ( número do chassi, code de chave/imobilizador, etc ), que costumam ser conferidas com os scanners nas autorizadas permanecem inalteradas. Quanto ao ganho ele tem flutuado entre 20 e 24cv e entre 2,8 e 3,4kgfm, pois cada carro tem um desvio próprio em relação à média dos carros que já testamos em dinamômetro. O menor ganho até agora foi de 20cv, em um carro de Brasília, o que pode ser parcialmente explicado pela altitude de 1200m acima do nível do mar nessa cidade, deixando o ar mais pobre em oxigênio."
a questão é que se colocar um compressor ou turbo o carro terá mais potência e torque em faixas de giro mais baixas (dependendo do que se usa) mas a potência aumenta bastante ( também depende do que se usará) e isso pode comprometer o consumo se a pecinha atrás do volante apertar o pedal da direita com vigor.
pensei assim, para os interessados em "melhorar" o jimny:
1ª opção: colocar um compressor e equalizar no remapeamento objetivando torque e consumo.
2ª opção: somente remapeamento
você conhece algum jimny com compressor? fica assobiando como o fiesta supercharger? ou bom como os mercedes?
obrigado por aparecer! eu só conheço você X...
grande abras,
fismann
Alexandre X
15/05/2010, 15:32
O motor de jimny e mais do que suficiente para a proposta do veiculo. Mesmo assim quer aumentar pontencia e torque? Pense em um motor Suzuki 2.0 4 cil, e o que eu faria no lugar de investir em turbo e superchargers...
Joao Baeta
15/05/2010, 17:14
:arrow:D,
Mande email para Mauricio perguntando e poste aqui a resposta dele! :concordo:
d_fismann
17/05/2010, 15:38
X,
se o carro for 0 km eu pensaria num remapeamento somente. se já tiver mais de três anos aí eu pensaria num rempeamento e num compressor que me fornecesse torque e ponto.
se você comenta sobre troca de motor é porque já deve ter feito / sabe quem fez / sabe que é possível. poderia nos postar as dicas? ou existe algum tópico a esse respeito?
valeu!
j,
enviei e-mail para o maurício no dia 14.05. boa dica! pensamos da mesma forma, que bom.
quando eu receber eu posto sim.
abras,
fismann
JEFFCATUNDA
17/05/2010, 15:54
Pessoal, fomos de Fortaleza a Natal pelo litoral. Estavamos em 2 Trollers, uma Ranger, e dois Jimnys, um 2001 e um 2009...
A velocedade de cruzeiro dos dois era miuto boa, na casa dos 120, 130, lembrando que o 2009 vem com os 215 e o 2001 estava com os 205 originais...
Cariinho muito bom para muita coisa, sem precisar monstrificar demais...
No meu samurai, o grande problema é exatamente acompanhar o comboio no asfalto, pois para manter esta velocidade é osso... E bota osso nisso....
Alexandre X
17/05/2010, 19:02
Para aumentar o torque basta um kit de reducao, nao precisa alterar em nada o motor.
Veja a Fabiana de BSB, fez a transamazonica num jimny com motor original, kit de reducao X Crawler 2.35 e pneus 235 com a maior desenvoltura.
Agora ta com bala, ranca tudo fora e bota um motor grande.
O Jimny do irmal do Edvaldo ta com motor Gv 2.0 4 cil e cambio auto. O meu Samurai ta com motor GV 2.5 V6 automatico, e como nao abro mao de reducao, to com 2: uma 2.28:1 e a outra 4.7:1
X,
se o carro for 0 km eu pensaria num remapeamento somente. se já tiver mais de três anos aí eu pensaria num rempeamento e num compressor que me fornecesse torque e ponto.
se você comenta sobre troca de motor é porque já deve ter feito / sabe quem fez / sabe que é possível. poderia nos postar as dicas? ou existe algum tópico a esse respeito?
valeu!
j,
enviei e-mail para o maurício no dia 14.05. boa dica! pensamos da mesma forma, que bom.
quando eu receber eu posto sim.
abras,
fismann
VOVÔ DO TROLLER
17/05/2010, 19:10
O motor de jimny e mais do que suficiente para a proposta do veiculo. Mesmo assim quer aumentar pontencia e torque? Pense em um motor Suzuki 2.0 4 cil, e o que eu faria no lugar de investir em turbo e superchargers...
Boa noite X. Acho que o seu Kit de redução é a melhor opção. Ele trabalha em low e high, não é mesmo? Para quê mais do que isso? Está de bom tamanho. Acho que o pessoal desconhece o seu Kit. Você poderia dar mais informações sobre o mesmo. Abs e obrigado. Válter.
Alexandre X
17/05/2010, 19:24
Puxa, dificil alguem nao conhece-las, ate os jimneiros da espanha conhecem. :mrgreen:
A X Crawler 2.65 e um conjunto de 2 pinhoes que substituem os originais da caixa de transferencia reduzindo em 24% tanto em 4x2 quando em 4x4 H ou L com pneus originais, tambem significa dizer que com elas e possivel rodar com pneus 32" com o mesmo desempenho de um jimny original. Com um pneu 30" vc obtem 10% a mais de reducao.
Essa e uma motificacao "limpa", testada e aprovada que efetivamente aumenta o torque do conjunto.
Mais 2 observacoes: nao servem no novo Jimny (as caixas sao diferentes) e estao indisponiveis para compra ate junho.
NO - CT Santos/SP
17/05/2010, 19:56
Isso quer dizer que após junho nós tb podemos começar a sonhar com esse Kit? kkkkk
abs
Alexandre X
17/05/2010, 20:13
Pro jimny novo? Ta mais facil eu lancar um kit para adaptar caixa de samurai nele do que fazer um kit de reducao.
Ja pensou eu com um estoque de kit de reducao para jimny empacado durante os proximos 5 anos? Esse negocio nao tem volume ainda.
Mais 2 observacoes: nao servem no novo Jimny (as caixas sao diferentes) e estao indisponiveis para compra ate junho.
ate junho??? an ja chegou o kit e tu nao me avisou???
cara nao esquece de mim!! axo q so o primeiro da fila em!!! hahahaha
Maurício Fernandes
17/05/2010, 23:02
Tenho o kit do X e recomendo!
Só lamento que o sistema reduz tudo, o que limita a velocidade final.
No Vitara - como é outro sistema - é diferente.
Na trilha só podia usar a 1º marcha. Agora é terceira e segunda e, quando o jipe vai ficar, ainda tem a primeira para ressucitar o bixinho... e é só alegria... Ninguém acredita que ainda tinha a primeira marcha...
Transamazônica
05/10/2010, 13:30
Quem se habilita colocar turbo no Jimny com 660cc?
Será que vali apena?
1º Para o dia a dia.
2º Nas trilhas.
Ai ninguém segura o carinho nas trilhas.
Vi em um tópico aqui:
Jimny 660cc Turbo Intercooller:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7345
sandro-natal
16/11/2010, 11:18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17290
Vejam neste link que existe a opção de instalar o motor VW TDi 1.9, diesel turbo intercooler. Alguma sugestão sobre a questão da caixa de marchas?
Abraço!