PDA

Ver Versão Completa : Orçamento de SPOA

hederi
17/02/2005, 17:17
amiguinhos do forum tudo bem

Quem se habilita de simular um orcamento justo de SPOA um Jeep ?

Fábio
17/02/2005, 17:51
Quando fiz, gastei uma baita grana pois era um dos pioneiros. tive de aprender sozinho, fazer e refazer. Além do que toda a MO foi paga (mecânico). Vamos ver se me lembro dos custos...

- Berços: +- 100,00
- Trabalho para girar a bola do diferencial dianteiro: +- 600,00
- HighSteer customizado, feito no Oxicorte: +- 400,00
- Amortecedores Rancho (não usei barras estabilizadoras, preferi travar os Rancho no 5 para controlar o carro e ainda ganhar curso de suspensão): +- 2.000,00
- Espaçadores de Roda: +- 300,00 (foi minha solução para aumentar a bitola)
- Nova relação de diferencial (afinal SPOA é para colocar pneus grandes, né?!?): +- 300,00
- Freios a disco (para segurar a alavanca dos pneuzões): +- 400,00

Somado a isso, tem a mão de obra de colocar tudo isso no lugar e também as molas pra cima dos eixos. Ah... Claro: Soma-se também pneus, molas novas, jumelos, buchas, flexiveis mais longos, etc, etc, etc....

Há algum tempo, quando postei essa mensagem aqui, me disseram que o que relatei não era SPOA e que SPOA era só meter o eixo para baixo, e que deveria custar no máximo umas 300 pilas... Acredito que essa turma já tenha amadurecido e percebido que todas as consequencias tem de ser previstas e orçadas num projeto. Seja ele qual for.

[]´s

FernandoRisso
17/02/2005, 18:51
Fábio,

Apesar de esse não ser o tópico, vi que vc comentou sobre um high steer sob medida, como vc fez ? tem fotos ? aguentou as porradas até hj ?

[]'s

Fábio
18/02/2005, 15:39
Frisso,

O high steer (quando fiz nem sabia desse nome) partiu de um molde de papelão que deu origem a um modelo feito com placas de ferro soldado que finalmente foi levado a um pessoal que trabalhava com oxicort e torno para criar uma peça única e original.

Essa peça devia pesar uns 7kg e ligava a parte duperior do munhão ao suporte do terminal orginal, sendo muito resistênte (acho que o dia em que o CJ sucumbir ele continuará vivo por muito e muito tempo).

Infelizmente não tenho (não sei aonde foram parar) as fotos.

[]´s

billj
18/02/2005, 16:21
Só que o high-steer do Fábio ligava o setor com o munhão ESQUERDO!!!! :shock:

Abraços,

Beto Lacerda
18/02/2005, 17:16
mas ai a barra não fica curta e causa bumpsteer ??
[]'s

billj
18/02/2005, 18:17
Ô..............

Abraços,

leovalle
18/02/2005, 18:46
Ô..............

Abraços,

Que tipo de merd# de resposta é essa :roll: "Ô............"

Num tem nada a contribuir , não posta nada.

essa foi pra vingar o isaia

[]'s

billj
18/02/2005, 21:09
Foi uma resposta clara para quem entende o mínimo de português coloquial. Mas para ajudar os menos dotados de matéria cerbral, a tradução:

Ô = E como!!!

Para deixar mais claro ainda:

O Beto perguntou:
"Mas ai a barra não fica curta e causa bumpsteer ?? "

do qual eu repondi:
"E como!!!"

Deu para entender ou Tico está de mal com o Teco???............ :roll:

:mrgreen:

Abraços,

leovalle
18/02/2005, 21:21
Foi uma resposta clara para quem entende o mínimo de português coloquial. Mas para ajudar os menos dotados de matéria cerbral, a tradução:

Ô = E como!!!

na na na na não, o certo no português coloquial é ôoooooooooh 8)

Para deixar mais claro ainda:
O Beto perguntou:
"Mas ai a barra não fica curta e causa bumpsteer ?? "
do qual eu repondi:
"E como!!!"

come quem, o Beto? :shock:

Tá tudo nos corolários. :mrgreen:

Aliás, voltando ao assunto bumpsterr = chimbre?

[]'s

billj
18/02/2005, 21:48
Não, bumpsteer não é a mesma coisa que shimmy. Um tempão atrás, escrevi aqui uma novela sobre bumpsteer. Larga de ser folgado e pesquise..........

Abraços,

ronairy
19/02/2005, 08:03
Há algum tempo, quando postei essa mensagem aqui, me disseram que o que relatei não era SPOA e que SPOA era só meter o eixo para baixo, e que deveria custar no máximo umas 300 pilas... Acredito que essa turma já tenha amadurecido e percebido que todas as consequencias tem de ser previstas e orçadas num projeto. Seja ele qual for.

[]´s

Por essas e outras que o meu esta spua novamente :wink:

leovalle
19/02/2005, 11:16
Não, bumpsteer não é a mesma coisa que shimmy. Um tempão atrás, escrevi aqui uma novela sobre bumpsteer. Larga de ser folgado e pesquise..........

Nóóóóójento. è que é muito mais fácil perguntar pra vc. :oops:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer

Muito bom, parece até que foi eu que escreví :mrgreen:
[]'s

Alexandre X
19/02/2005, 14:42
Ô..............

Abraços,
Não foi a toa que ele foi ejetado do Cj em pleno passeio na serra da canastra, felizmente ele voou do jipe e não bateu a cabeça.

Fábio
21/02/2005, 15:42
Ô.............. Abraços,

Na verdade não causava bumpster não. O problema (ao menos esse) foi bem resolvido com essa peça.

Concordo que em teoria eu perderia curso e por isso não faria desta forma novamente, mas na prática e medindo em rampa o curso ficou o mesmo que o anterior (talvéz forçando os terminais até a casa do chapéu, mas que o RTI foi o mesmo, isso foi!)

[]´s

Fábio
21/02/2005, 15:45
Não foi a toa que ele foi ejetado do Cj em pleno passeio na serra da canastra, felizmente ele voou do jipe e não bateu a cabeça.

Sim fui ejetado.

Sim bati a cabeça (mas não tão forte quanto o resto do corpo, em especial o ombro que doi até hoje)

Sim eu estava rápido, sim estava sem cinto e sim, estava com os rancho na posição 1.

Sim, eu usei a máxima jipeira: "na duvida acelera". Infelizmente o BF 161 escolheu hora errada para ganhar força suficente para me empurrar pro barranco.

Sim, foi cabacice total, só que nessa época meu sistema de direção ainda não tinha o high steer e tinha um bumpster animal!!!!

[]´s

Fábio
21/02/2005, 16:01
Por essas e outras que o meu esta spua novamente :wink:

Ronairy,

Claro que o investimento em SPOA ou qualquer mudança no jipe não deve ser considerado como simples (como diz o ditado: Se está simples é porque está errado), e que hoje se fosse fazer tudo novamente faria muita coisa diferente e o resultado seria melhor com um custo menor.

Esse é o preço por ser pioneiro e é ai que está o verdadeiro espirito jipeiro.

SPOA hoje virou comodities, graças a caras como Régis, eu, Eugênio que metemos a cara e confiamos em fazer ao invés de esperar por resultados dos outros.

Problema sempre tem. O próprio Spider já sofreu com as experiências do Bill e só se encontra no nível de preparação em que está hoje graças a um pioneiro que não se deixa abater por qualquer problema que encontra pelo caminho.

[]´s
PS.: Quando fiz SPOA estava morando em Itatiba. Pergunta a qualquer mecanico dai se eles se lembram de mim e da dor de cabeça que dei a eles, fazendo e refazendo o projeto.

billj
21/02/2005, 19:25
Bumpsteer causava com certeza. E para ca.ra.lho.......

Ou você acha que as montadoras e TUDO MUNDO que tem jipe passa a barra de direção para o outro lado só para gastar material??.......... :roll:

:mrgreen:

Araços,

Fábio
21/02/2005, 20:20
Bill,

Então meu conceito de bumpster deve estar completamente errado.

Aquela total perda de controle do veículo quando passava por uma ondulação, lombada ou algo do tipo, e que era totalmente impossível de controlar, simplesmente desapareceu quando fiz o high steer. Fiz vários testes passando em lugares aonde era desesperador dirigir e a condução ficou melhor e mais confortável, mesmo comparado com o CJ SPUA.

[]´s sem entender mais nada.

billj
21/02/2005, 20:46
Fábio,

É física e geometria. O mais comprida e o mais no horizontal que seja a barra, o menor o bumpsteer. A tua barra ferrava os dois mandamentos.......

Creio que sua percepção de que não havia bumpsteer era porque você acosumava com o comportamento do Jeep.

Quanto que tinha aquela barrinha, uns 300 mm?? Vamos supor que ela esteja perfeitamente horizontal com o Jeep parado. Dá para perceber que se o eixo descesse 300 mm, a barra iria do perfeitamente horizontal para o perfeitamente vertical, certo?? A que a distância horizontal entre as duas pontas da barra foi para ZERO??

Sim, 300 mm de bumpsteer.........

Abraços,