Ver Versão Completa : Eletro-ventilador auxiliar no BF-161
Julio Rebello
15/03/2010, 10:39
Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...:parede::parede::parede:
Campo de prova:
Estive andando ontem debaixo de sol de 40:twisted: numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.
:?:A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura:?:
Seguem fotos do interruptor instalado:
Edison - Mp3
15/03/2010, 11:53
Júlio, no meu BF tenho o sensor igual, mas tb uso um botão para acionar manualmente. Já tive amargar experiencias com os benditos sensores nos tempos do opala. Desde lá confio tb no olhometro, ou seja, se a temperatura subir acima do meio no marcador, aciono o ventilador eletrico via botão.
Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...:parede::parede::parede:
Campo de prova:
Estive andando ontem debaixo de sol de 40:twisted: numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.
:?:A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura:?:
Seguem fotos do interruptor instalado:
Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !
Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.
Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.
Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.
Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.
....Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado....
No meu carro de brinquedo (o Jeep é meu carro de verdade) já ocorreu de eu ter que trocar o sensor e o novo, na caixa, apresentou defeito durante a instalação. Então só acrescento verificar se ele ainda está funcionando ou se travou. Sensor travado não tem volta. Joga fora e compra outro para por no lugar.
Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo
Rafaminc
15/03/2010, 16:23
Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...:parede::parede::parede:
Campo de prova:
Estive andando ontem debaixo de sol de 40:twisted: numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.
:?:A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura:?:
Seguem fotos do interruptor instalado:
Julio, tem certeza que foi a bomba de combustível que travou? Normalmente super aquecimento queima a junta ou trava os pistões. As vezes tudo volta ao normal, mas pode também detonar as camisas/pistões...
Verifica a válvula termostática também, pois se ela estiver travando, a água quente não circula direito pelo radiador e a temperatura não consegue chegar ao ponto de fechar o contato do cebolão.
Outra coisa, pega o cebolão, coloca dentro de uma panela com água deixando os terminais fora da água, e deixa ferver no fogão. Quando a água estiver fervendo, mede a resistência dos terminais do cebolão com um multímetro. Tem que marcar zero, senão troca por um novo...:concordo:
Sergio Rocha
15/03/2010, 18:15
Srs, este assunto já foi amplamente discutido anteriormente e não há mais muito o que discutir, mas se não fosse o caso de não ter o mal funcionamento em meu jeep...:parede::parede::parede:
Campo de prova:
Estive andando ontem debaixo de sol de 40:twisted: numa região que era só poeira, erosão e mato. A temperatura do motor aumentou bastante, chegando a "travar" a bomba de combustível. Foi aí que percebí que a ventoínha não armou pelo interruptor térmico(92/87 do opala). Fiz o teste de ligação direta e funfou beleza, alias deixei ela ligada direto depois dessa aquecida ou o jeep pararia novamente por travamento da bomba de combustível.
:?:A minha dúvida é se devo mudar o ponto de instalação do cebolão ou trocar por um de menor temperatura:?:
Seguem fotos do interruptor instalado:
Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
A temperatura 92/87 está boa.
[]´
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Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
A temperatura 92/87 está boa.
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Bom dia prezado ! você saberia dizer por que ? sempre me disseram que era colocado no radiador na parte de baixo, para atuar pela temperatura da água que vai para o motor e não pela temperatura da água que vem dele, sei que não é colocado na parte de cima do radiador devido a possíveis bolsões de ar dentro do sistema, na mangueira superior não teria esse problema ? estou perguntando porque sempre achei que o ventilador deveria ser acionado levando em conta a temperatura de saida do motor - como você sugeriu - e estou para fazer umas alterações no radiador do BF, sendo assim . . . obrigado e um abraço !
Jacimar,
tenho um desses, está mais ou menos como o da foto.
Vou mandar uma foto do meu... mas não entendi quando você disse que na mangueira de baixo ele pega a água que vai para o motor. Não é justamente o contrário ? Agora me atrapalhei todo... não sei mais por onde a água entra e por onde sai. Mas acho que o cebolão devia ficar onde a água sai do motor, não ?
ps. Tenho uma certa desconfiança de que o meu também não está funcionando.
Como estou com o medidor de temperatura quebrado... geralmente deixo ligado
direto pelo interruptor.
Jacimar,
tenho um desses, está mais ou menos como o da foto.
Vou mandar uma foto do meu... mas não entendi quando você disse que na mangueira de baixo ele pega a água que vai para o motor. Não é justamente o contrário ? Agora me atrapalhei todo... não sei mais por onde a água entra e por onde sai. Mas acho que o cebolão devia ficar onde a água sai do motor, não ?
ps. Tenho uma certa desconfiança de que o meu também não está funcionando.
Como estou com o medidor de temperatura quebrado... geralmente deixo ligado
direto pelo interruptor.
Bom dia prezado ! por coincidência estava lendo o tópico que você iniciou sobre melhorias no BF, em breve farei uma contibuição :concordo: quanto ao sentido de circulação da água é o seguinte : ela entra quente por cima do radiador e sai fria por baixo, os cebolões são colocados na parte de baixo para garantir que sempre estarão em contato com a água, o que poderia não acontecer se estivesse na parte de cima devido a bolsões de ar, e concordo com você :concordo: o ventilador deveria ser ligado pela temperatura da água quente e não pela fria, não sei porque é assim em todos os carros que conheço :pensativo: um abraço !
Obrigado pro responder. Entendi... sim.
Em cima - que é por onde a água sai do motor e entra no radiador, portanto trazendo a informação mais importante sobre a temperatura do motor - pode haver problema de ar na tubulação. Mas em baixo a água está já resfriada - menos quente do que em cima -, e aí o dano já não pode ter sido causado ao motor ? O nosso amigo falou que geralmente se coloca em cima. Não estaria ele certo ?
Abraços.
ps. para testar o cebolão acho que vou ter que fazer a famosa sopa.
Rocha... a mangueira de cima não é a que traz a água do motor para o radiador ? Você pode explicar melhor... ?
Abraços...
Quando se usa ese sistema de acionamento da ventoinha, coloca-se na mangueira de cima. O cebolão quando instalado no radiador vai na parte de baixo, mas quando instalado na mangueira é na de cima, a que vai para a bomba.
A temperatura 92/87 está boa.
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1- Se não colocar relé, vai estragar cebolão toda hora. Só na 3ª troca de cebolão do meu motor que atentei para isso, coloquei rele e está lá a funcionar OK a mais de ano.
2- No local onde está o cebolão ele tá pegando a aguá já depois de resfriada pelo radiador, então um sensor de 92/86 cº não vai servir. pq ele vai acionar quando a água estiver passando ali a 92 ou seja, a água teria que estar saido do motor já pra lá dos 100 Cº.
Solução: Ou coloca um sensor de temperatura mais baixa ou muda este ai para a saida de água do motor.
No meu OHC tá com um sensor de 86/76 na base do radiador, bem na linha abaixo de onde sai a agua do motor, ficou muito bom.
Rafaminc
16/03/2010, 08:29
Se a válvula termostática trancar fechada, tanto emcima com embaixo vai dar problema e a temperatura vai se elevar acima do normal se o cebolão estiver após a VT.
Se colocar entre a VT e a saída da bomba, corre-se o risco que o ventilador fique ligado direto.
Se tivesse que escolher, eu colocaria na parte inferior do bloco do motor em contato direto com a água, mas em um motor de concepção tão antiga, prefiro deixar a ventuinha original que possui refrigeração variável conforme a rotação, fora que é uma tralha a menos para se preocupar pois nunca vai deixar de trabalhar enquanto a bomba estiver boa.
Na questão rendimento x consumo, vai perder quanto? 1 CV de potência para tocar as pás? 0,1 km/L a menos nas trilhas? Será que vale o risco?
:pensativo:
Se a válvula termostática trancar fechada, tanto emcima com embaixo vai dar problema e a temperatura vai se elevar acima do normal se o cebolão estiver após a VT.
Se colocar entre a VT e a saída da bomba, corre-se o risco que o ventilador fique ligado direto.
Se tivesse que escolher, eu colocaria na parte inferior do bloco do motor em contato direto com a água, mas em um motor de concepção tão antiga, prefiro deixar a ventuinha original que possui refrigeração variável conforme a rotação, fora que é uma tralha a menos para se preocupar pois nunca vai deixar de trabalhar enquanto a bomba estiver boa.
Na questão rendimento x consumo, vai perder quanto? 1 CV de potência para tocar as pás? 0,1 km/L a menos nas trilhas? Será que vale o risco?
:pensativo:
Se a valvula travar vai dar zebra de qquer maneira, por isso tem que tar com valvula nova e aditivo de qualidade que ajudar na lubrificação dela.
Como vai fazer pra colocar o cebolão antes da VT?
Dependendo da helice original de 3 a 5 HP, fora a ventania e barulheira.
E em regimes de baixa rotação como engarrafamento, a coisa pega.
abraço
Rafaminc
16/03/2010, 10:38
Dodger, no sistema original não tem como colocar o cebolão antes da VT, mas dependendo o enjambrador é só montar uma VT de corcel dentro da mangueira, coisa que sou contra...
Agora 3 a 5 CV não acredito que chegue a esse valor, 5 CV em um exaustor de 500mm a 3400 RPM vc quase perde os cabelos se ficar na frente dele.
Para vc ter uma idéia, um ventilador de 950mm de diâmetro, 6 pás, 0,5 CV a 1750 RPM, desloca 300 m3/min de ar, portanto aquela ventuinha do BF a 4500 RPM esgoelando o motor não deve passar muito disso.
Mas para saber isso bem certo, só metendo no dino...
Outro detalhe, o BF tem um maior desgaste por aquecimento nos últimos cilindros, sendo o ponto quente próximo a parede corta fogo. Sem o ventilador permanente, esse motor sofreria mais ainda com o liga/desliga do eletroventilador...
Só não sei quantos wats tem em média os eletroventiladores, mas se tivessem 1CV, o alternador do Jeep já não daria conta nos 60 Ampéres exigidos por ele...
Mas teorias a parte, só colocando no dino para chegar num veredito 100%.
:pipoca:
Sergio Rocha
16/03/2010, 11:04
Rocha... a mangueira de cima não é a que traz a água do motor para o radiador ? Você pode explicar melhor... ?
Abraços...
Exatamente, a mangueira de cima é a que traz a água do motor para o radiador ( muito quente) a mangueira de baixo é a que leva a água do radiador para o motor (menos quente).
Nos radiadores com válvula, ela fica na parte de baixo para garantirr que mesmo que o radiador esteja com nível baixo, ela vai funcionar normalmente.
É muito melhor a medição enquanto a água está na sua maior temperatura, isso vai fazer a ventoinha ligar mais vezes.
E tb não faz diferença o nível do radiador,não trazendo nenhum problema quanto a isso.
Eu prefiro medir a água antes de entrar no radiador e resfria-la se necessário, do que medir depois que ela saiu e já foi resfriada pelo radiador.
[]´
Obrigado pro responder. Entendi... sim.
Em cima - que é por onde a água sai do motor e entra no radiador, portanto trazendo a informação mais importante sobre a temperatura do motor - pode haver problema de ar na tubulação. Mas em baixo a água está já resfriada - menos quente do que em cima -, e aí o dano já não pode ter sido causado ao motor ? O nosso amigo falou que geralmente se coloca em cima. Não estaria ele certo ?
Abraços.
ps. para testar o cebolão acho que vou ter que fazer a famosa sopa.
Boa tarde prezado ! acho que apesar de tudo, se funcionar direitinho não deve danificar o motor, o ventilador vai ligar a 92ºC, muito antes de provocar algum problema, o que me intriga é que mesmo nos carros modernos o cebolão fica na parte de baixo do radiador, e eu gostaria muito de ter confiança para colocar em cima . . . vou trocar o radiador do Jeep em breve acho que não vou arriscar ! vou deixar na parte de baixo mesmo, um abraço !
Julio Rebello
16/03/2010, 12:54
Bom dia prezado ! a sua instalação está ok, o cebolão normalmente é instalado na parte de baixo do radiador, parece que você não quis furá-lo e instalou na mangueira não é ? ele deveria ter ligado o ventilador, mas é interessante utilizar um relê pois a corrente é bastante alta e talvez o cebolão estragou por isso ( estou supondo que está sem relê ), a propósito essa conexão é a do Tempra/Tipo ? um abraço !
Jacimar, o sistema está usando o relé da foto, que acompanha um suporte de "fuzil":lol: com um de 10A, pois como o eletro dá 80W=12Vdc * 6.6Amp.
O Eletro-ventilador foi ligado direto na trilha para poder continuar e funcionou legal, mas só na ligação direta.
É o "T" do Tempra sim, custou L$08,00 no Pedro de Niteroi.
:concordo:
Julio Rebello
16/03/2010, 13:32
Eu acho estranho esse problema de temperatura com o BF. Quando eu tinha esse motor a temperatura nao subia nem que pusesse fogo embaixo dele. Lembro que o radiador estava em perfeito estado alem de ser o radiador correto para o BF.
Verifica se esse radiador nao esta sujo internamente, valvula travada ou algo relacionado.
Esse motor trabalha num giro mto baixo, nao pode aquecer assim a toa.
Em relacao ao interruptor termico, ele esta no lugar correto, mas repito, veja se essa ventinha auxiliar nao esta mascarando outro defeito.
Eu troquei a colmeia, ela está zerada e extremamente limpa.
Não tem válvula termostática instalada.
Eu diria que não foi aquecimento a toa não, pois estava fazendo uns 40 à sombra no domingo andando de primeira e segunda reuzida...
Tem o detalhe do pá de hélice estar deslocado para não pegar no radiador NOVAMENTE e detonar tudo, como foi tentando passar esse buraco aí.:parede:
veja as fotos:
Julio Rebello
16/03/2010, 13:41
Se for MTE Lixo-Thomson tem grandes chances de vir com defeito de fabrica mesmo
O fabricante é um tal de WAHLER. Não tenho referências. Qual seria um marca de primeira linha?
Pra fazer um bom teste eu teria que usar um termômetro em uma panela com agua e ir aumentando gradativamente, de preferência com uma resistência e identiicaro momento em que o contato fecha com um ohmeter, mas antes de fazer isso tudo, prefiro trocar por um novo!
C:\Documents and Settings\Administrador\Desktop\oi (file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Desktop/oi)
Rafaminc
16/03/2010, 15:40
Julio, aproveita e olha quantos amperes o seu cebolão consegue chavear e se tem alguma indicação de potência na ventuinha.
Se o motor da ventuinha puchar mais corrente que o cebolão, daí vc tem que colocar um relê auxiliar para não detonar os contatos do legume :parede:.
Se tiver só a potência em watts, divide o valor pela voltagem para ter a amperagem.
Se tiver só a Amperagem, multiplique por 12V para ter a potência em watts.
:concordo:
Julio Rebello
16/03/2010, 16:08
Julio, aproveita e olha quantos amperes o seu cebolão consegue chavear e se tem alguma indicação de potência na ventuinha.
Se o motor da ventuinha puchar mais corrente que o cebolão, daí vc tem que colocar um relê auxiliar para não detonar os contatos do legume :parede:.
Se tiver só a potência em watts, divide o valor pela voltagem para ter a amperagem.
Se tiver só a Amperagem, multiplique por 12V para ter a potência em watts.
:concordo:
Nós temos 80Watt = 12Vdc X 6,66Amp
O Fusível é de 10Amp e o Relé suporta até 40Amp, logo está superdimensionado paraa aplicação.
Pelo que entendo, o controle da temperatura da água deve ser feito em relação a água que entrará no motor e não da que sai ou uma relaçao entre as duas se fosse um sistema de leitura eletrônico.
Agora estou na dúvida se troco o interruptor por um igual ou se baixo a temperatura de acionamento dele.:parede::parede::parede:.
TROCO O TERMO DE 92/87 POR OUTRO, NA ESPERANÇA DE ESTAR COM DEFEITO OU INSTALO UM NOVO DE 86/76 POR EXEMPLO:?::?::?:
Julio Rebello
17/03/2010, 10:37
Nós temos 80Watt = 12Vdc X 6,66Amp
O Fusível é de 10Amp e o Relé suporta até 40Amp, logo está superdimensionado paraa aplicação.
Pelo que entendo, o controle da temperatura da água deve ser feito em relação a água que entrará no motor e não da que sai ou uma relaçao entre as duas se fosse um sistema de leitura eletrônico.
Agora estou na dúvida se troco o interruptor por um igual ou se baixo a temperatura de acionamento dele.:parede::parede::parede:.
TROCO O TERMO DE 92/87 POR OUTRO, NA ESPERANÇA DE ESTAR COM DEFEITO OU INSTALO UM NOVO DE 86/76 POR EXEMPLO:?::?::?:
Galera, troquei o cebolão por um de 86/76 (mte-thomson) e dessa vez a baiana resolveu rodar, mas só funfou em temperatura bem alta no ponteiro.
SERIA MEHOR BAIXAR AINDA MAIS ESSA TEMPERATURA OU MANTER ESSA CONFIGURAÇÃO:?::?::?:
Galera, troquei o cebolão por um de 86/76 (mte-thomson) e dessa vez a baiana resolveu rodar, mas só funfou em temperatura bem alta no ponteiro.
SERIA MEHOR BAIXAR AINDA MAIS ESSA TEMPERATURA OU MANTER ESSA CONFIGURAÇÃO:?::?::?:
Bom dia prezado ! se o seu sistema estiver ok, mesmo com temperatura ambiente de 40ºC o ventilador deverá manter a temperatura dentro dos limites, uma melhoria que estou fazendo na C-10 é o seguinte : substituir o cebolão simples por um duplo, dos carros com ar-condicionado, no primeiro estágio vou ligar o ventilador em velocidade mais baixa ( com um resistor em série ), assim, se você estiver parado é provável que ele mantenha a temperatura estável, pelo contrário se você estiver forçando o motor o segundo estágio entra, sem o resistor, ligando o ventilador na força máxima, você pode inclusive melhorar ainda mais, utilzando 2 ventiladores, no primeiro estágio liga o primeiro ventilador, no segundo estágio liga o segundo ventilador junto com o primeiro . . . depois vou fazer no Jeep também . . . vou utilizar o cebolão 427 da Iguaçu, dê uma olhada no site, um abraço !
Em tempo : As dimensões dos cebolões são iguais.
Julio Rebello
21/03/2010, 01:50
Bom dia prezado ! se o seu sistema estiver ok, mesmo com temperatura ambiente de 40ºC o ventilador deverá manter a temperatura dentro dos limites, uma melhoria que estou fazendo na C-10 é o seguinte : substituir o cebolão simples por um duplo, dos carros com ar-condicionado, no primeiro estágio vou ligar o ventilador em velocidade mais baixa ( com um resistor em série ), assim, se você estiver parado é provável que ele mantenha a temperatura estável, pelo contrário se você estiver forçando o motor o segundo estágio entra, sem o resistor, ligando o ventilador na força máxima, você pode inclusive melhorar ainda mais, utilzando 2 ventiladores, no primeiro estágio liga o primeiro ventilador, no segundo estágio liga o segundo ventilador junto com o primeiro . . . depois vou fazer no Jeep também . . . vou utilizar o cebolão 427 da Iguaçu, dê uma olhada no site, um abraço !
Em tempo : As dimensões dos cebolões são iguais.
Jacimar, gostei da sua ideia, mas não conseguí localisar os site. Pode postar aqui pra eu ver?
Quais são as temperaturas de acionamento?
O resistor é original do ventilador ou vc quem intalou?
Se puder, coloque umas fotos para ver como ficou!
:pensativo:
Galera, troquei o cebolão por um de 86/76 (mte-thomson) e dessa vez a baiana resolveu rodar, mas só funfou em temperatura bem alta no ponteiro.
SERIA MEHOR BAIXAR AINDA MAIS ESSA TEMPERATURA OU MANTER ESSA CONFIGURAÇÃO:?::?::?:
O cebolão tá lá na saida do radiador ainda, certo? Então é isso mesmo. O cebolão tá pegando a temperatura de água já resfriada e o marcador do painel a temperatura da água dentro do cabeçote. Se vc colocasse o cebolão na base do radiador já daria uma diferença, colocando na saida d'água dá diferença maior ainda.
Só acho que pouco importa se coloca 1,nenhuma ou 2 ventoinhas, cebolão de 1 ou 2 estágios, onde vai colocar o cebolão, etc. O que importa é como vai ficar a temperatura de trabalho do seu motor. Se o marcador de painel está aferido, vc tem que se guiar por ele que vai pegar a temperatura dentro do motor(temp de trabalho), ai vc vai fazendo as alterações para que a temperatura se mantenha na faixa ideal de trabalho do seu motor.
Pq do que adianta por exemplo vc colocar o cebolão de X graus na saida de água do radiador e a ventoinha entrar em ação quando a temperatura do seu motor está nos 100ºC se a temperatura ideal de trabalho dele é de 85ºC??
Sistema de arrefecimento num é somente para não deixar seu carro ferver, e sim garantir que a temperatura fique mais ou menos estável dentro duma faixa ideal de trabalho de determinado motor. O que resulta em mais eficiencia(maior rendimento, menos consumo) e evita danos por superaquecimento. Dai a importancia tbám de se manter a valvula termostática.
Julio Rebello
21/03/2010, 11:02
O cebolão tá lá na saida do radiador ainda, certo? Então é isso mesmo. O cebolão tá pegando a temperatura de água já resfriada e o marcador do painel a temperatura da água dentro do cabeçote. Se vc colocasse o cebolão na base do radiador já daria uma diferença, colocando na saida d'água dá diferença maior ainda.
Só acho que pouco importa se coloca 1,nenhuma ou 2 ventoinhas, cebolão de 1 ou 2 estágios, onde vai colocar o cebolão, etc. O que importa é como vai ficar a temperatura de trabalho do seu motor. Se o marcador de painel está aferido, vc tem que se guiar por ele que vai pegar a temperatura dentro do motor(temp de trabalho), ai vc vai fazendo as alterações para que a temperatura se mantenha na faixa ideal de trabalho do seu motor.
Pq do que adianta por exemplo vc colocar o cebolão de X graus na saida de água do radiador e a ventoinha entrar em ação quando a temperatura do seu motor está nos 100ºC se a temperatura ideal de trabalho dele é de 85ºC??
Sistema de arrefecimento num é somente para não deixar seu carro ferver, e sim garantir que a temperatura fique mais ou menos estável dentro duma faixa ideal de trabalho de determinado motor. O que resulta em mais eficiencia(maior rendimento, menos consumo) e evita danos por superaquecimento. Dai a importancia tbám de se manter a valvula termostática.
Dodger,
estive lendo o manual do jeep e consta que a temperatura normal para BF-161 é entre 70 e 80 graus, mas que pode eventualmente chegar aos 90 e mais ainda, podendo chegar ao máximo de 104.:pensativo:
Considerando essa faixa de temepratura, acredito que se estabelecermos 80 como parâmetro, fique bom pra trabalho, mas como meu indicador de temperatura é pouco confiável, como/onde eu poderia tomar essa leitura de maneira a saber de fato se o comportamento do motor está de acordo e se a faixa de trabalho da ventuinha está boa tb???
Estou tb na dúvida se instalo a VT, com receio de aumentar ainda mais o problema de aquecimento...
Me dá uma força aew!!!:concordo:
Se o seu radiador estiver Ok, circulando e resfriando a água perfeitamente, coloca o cebolão na base do radiador. Mas como vc já tem esse adaptador de cebolão na mangueira, joga isso pra mangueira de cima, só que ai não pode faltar água senão o cebolão não arma se num passar agua nele. No meu ficou assim muito tempo até eu mandar varetar o radiador e abrir rosca na base dele para o cebolão, nunca deu problema e quando acionava a ventoinha a temperatura batia com o marcador do painel(lá pelos 85-86ºC). unico inconveniente é que demora um pouco mais para desarmar a ventoinha
Com o cebolão na mangueira de cima, a temperatura deve ser quase a mesma da água no cabeçote, ai vc pode comparar o que seu relógio marca quando o cebolão armar. pelo menos dá pra ter ideia se num tá muit fora de calibragem.
A VT só incomoda se estiver ferrada(travando). Coloca vt nova e aditivo de boa qualidade que ajuda a lubrificar a VT e num deixar travar.
Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.
Abraços...
Julio Rebello
24/03/2010, 01:01
Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.
Abraços...
Meu camarada,
entendo bem a sua situação, mas vamos por partes:
1- Qual é a temperatura do interruptor?
2- Está instalado na mangueira ou no radiador?
3- Vc instalou como ventoinha auxiliar ou principal?
Coloque as fotos pra galera opinar e tentarmos chegar a uma boa solução!:concordo:
Pois é... com a fotos fica melhor - farei isso.
Por enquanto... não sei a temperatura do interruptor.
Está instalado na mangueira.
A ventoinha é auxiliar... foi colocada na frente do radiador - entre o radiador e a grade - e puxa o ar para dentro do radiador.
Em seguida as fotos...
Abraços...
Estou pensando em colocar mangueir original, e cuidar para que a curvinha observada na foto seja mais suave e não restrinja a passagem de água para o motor como estou achando. Acho também que o próprio cebolão pode estar atrapalhando a passagem de água.
Abraços.
Sergio Rocha
24/03/2010, 13:41
Estou pensando em colocar mangueir original, e cuidar para que a curvinha observada na foto seja mais suave e não restrinja a passagem de água para o motor como estou achando. Acho também que o próprio cebolão pode estar atrapalhando a passagem de água.
Abraços.
Passa esse cebolão para a mangueira de cima que seus problemas se acabam.
[]´
Cara... tem gente que coloca em cima - poucos.
Na mangueira onde coloquei parece ser o lugar tradicional.
Na verdade, pelo que li aqui, em baixo (água menos quente) o cebolão precisaria ser de um temperatura menor. Enquanto que em cima (água mais quente), ele precisa ser de uma temperatura maior. Disseram aqui que em cima tem problema de dar ar na tubulação e o sensor pode não funcionar direito. São várias considerações... por isso estou pensando simplesmente em tirar, por uma mangeuira inteiriça original, e ver o efeito no aquecimento que está ocorrendo. Continuando a mesma coisa... é fazer a sopa de cebolão para ver como ele abre, e se abre.
Abraços.
Rafaminc
24/03/2010, 16:01
Aí estão as fotos...
Julinot, uma dúvida: a ventuinha que aparece na primeira foto é acionada pela correia ou tem acionamento elétrico? Parece que vc manteve o sistema original?
Sergio Rocha
24/03/2010, 16:45
Cara... tem gente que coloca em cima - poucos.
Na mangueira onde coloquei parece ser o lugar tradicional.
Na verdade, pelo que li aqui, em baixo (água menos quente) o cebolão precisaria ser de um temperatura menor. Enquanto que em cima (água mais quente), ele precisa ser de uma temperatura maior. Disseram aqui que em cima tem problema de dar ar na tubulação e o sensor pode não funcionar direito. São várias considerações... por isso estou pensando simplesmente em tirar, por uma mangeuira inteiriça original, e ver o efeito no aquecimento que está ocorrendo. Continuando a mesma coisa... é fazer a sopa de cebolão para ver como ele abre, e se abre.
Abraços.
Bom , vou tecer algumas considerações.
Não existe normalmente cebolão colocado em mangueiras seja na parte de cima ou na de baixo, então isso não é tradicional.Poucos carros usam esse sistema, eu só me lembro do Tempra.
Porque seu carro esquenta ? Esquenta aparentemente, porque sua hélice original está um pouco afastada do radiador e não existe coifa envolvendo a hélice.Então ela puxa ar pelas laterais e não sómente através do radiador, prejudicando com isso a refrigeração.Com a coifa ela só consegue puxar ar pela frente, ou seja através do radiador.
Então vc precisa dar uma ajuda pra o radiador.
Eu tive uma L200, que são famosas por super aquecerem, eu usava ela pra rebocar o jeep, para melhorar o resfriamento da água coloquei uma ventoinha na frente do radiador e o cebolão na mangueira de cima.Nunca tive o menor problema, nos mais de 20.000 km que rodei com ela.
Se vc colocar o cebolão na água antes de entrar no radiador ela vai ser medida na sua temperatura após o trabalho, ou seja mais quente ai a ventoinha entra em ação para ajudar a sua hélice original a resfriar a água.
Conheço muitos jeeps que usam exatamente dessa maneira, nem um deles ferve e todos fazem trilhas pesadas.Todos eles rodam assim a bastante tempo.
Quanto a temperatura do cebolão vc tem que colocar um que abra a uns 90, acredito que seja por aí a temperatura de trabalho do BF.
Não esqueça que no cebolão as temperaturas indicam a maior a hora que ele dá o contato e a menor a hora que ele desliga.
Use aditivo na proporção do fabricante do aditivo.
Abs
Rafaminc
24/03/2010, 17:15
Ontem finalmente consegui andar bastante com o meu CJ-5 para testar.
Estou sem o medidor de temperatura, mas como ou sem ele, verifiquei que mesmo após colocar uma colméia nova a água do radiador fica muito quente - talvez próxima a uma fervura - quando atrafego a partir de um pouco menos do que 1.500 RPM. Recentemente eu o havia trazido de uma oficina a cerca de 40 Km de casa. Cheguei a andar em torno de 2.000 RPM no meio do caminho a água esquentou ao ponto de
vazar pelo caninho junto à boca do radiador... borbulhando um pouco. O cebolão não arma nem a porrada. Desde que foi colocado há quase dois anos só o vi armando uma única vez. Não fiz a sopa de cebolão para testar, mas acredito que por ter sido colocado na mangueira de baixo, de retorno da água do radiador para o motor, ele esteja pegando a água já "resfriada" e não armando por isso. Notei que foi colocado em uma curva da mangueira, que me parece estar restringindo um pouco a passagem de água. Como tenho um botão para acionar a ventoinha manualmente, estou pensado em arrancar essa m... fora e colocar uma mangueira nova, sem restrições. Fiz uma exercício de memória e estou achando que os problemas de aquecimento que tenho verificado já vem da época em que esse sistema foi instalado. Começo a pensar que a mangueira/cebolão está mesmo restringindo o fluxo de água para o motor. Colocarei fotos hoje para todos verem... é que esqueci o telefone com as fotos em casa.
Abraços...
Bom, pelo que entendi temos um ventilador original + um elétrico auxiliar.
Como a ventuinha original tem 4 pás que garantme o funcionamento do BF satisfatoriamente, se foi colocada uma ventuinha com 6 pás, vc aumentou o volume de ar deslocado pelo radiador e consequentemente o motor vai demorar mais para chegar na temperatura de serviço calibrada pela válvula termostática, sendo que possivelmente nunca vai superaquecer (lembre-se que a água ferve em todos os carros, e se no seu radiador ela sai para fora quando esquenta, possivelmente a tampa está sem a válvula de alívio de pressão).
Como sua ventuinha (maior que a original) permite uma melhor refrigeração do radiador, a água "dificilmente" vai chegar na temperatura de acionamento do eletro-ventilador auxiliar e o mesmo só vai ligar quando vc esgoelar o motor até ele quase explodir em um dia que faça uns 45º na sombra.
Se manteve o ventilador original (tocado por correia), o elétrico não deve entrar em funcionamento em condições normais de uso do Jeep, e se entrar, só vai estar gastando mais energia e combustível sem necessidade.
Ele está lá por segurança, e não para ficar trabalhando toda hora.
Agora, se vc sacou fora o ventilador tocado por correia, e colocou só o elétrico x cebolão, daí a história é diferente...
Correto, Rafaminc...
a ventoinha da primeira foto é a original.
Eu a mantive por recomendação do mecânico, como segurança.
Estranho é que essa ventoinha fica com quase metade de sua área fora da direção do radiador - muito para baixo. Recentemente comprei uma original de alumínio - porque essa que está instalada danificou um pouco uma das pás de plástico no dia em que encostou na colméia... que ficou destruída... mas o porque disso já é outra história. Ocorre que a tal ventoinha original de alumínio interfere com o bocal do radiador onde a mangueira inferior é conectada. Tive que "retificar" a velha eu mesmo e a recoloquei. Por esse motivo nem sei dizer se o radiador é mesmo o original, ou se o cara da JAP (loja aqui do Rio - em São Cristóvão) me vendeu mais uma vez uma peça errada. A ventoinha elétrica - se não me engano é de Vectra... mas não tenho certeza - foi colocada na frente. Ela puxa o ar para o radiador, mas não arma nunca. Eu a ligo por meio de um botão no painel.
Abraços.
Julinot, uma dúvida: a ventuinha que aparece na primeira foto é acionada pela correia ou tem acionamento elétrico? Parece que vc manteve o sistema original?
Cara... tem gente que coloca em cima - poucos.
Na mangueira onde coloquei parece ser o lugar tradicional.
Na verdade, pelo que li aqui, em baixo (água menos quente) o cebolão precisaria ser de um temperatura menor. Enquanto que em cima (água mais quente), ele precisa ser de uma temperatura maior. Disseram aqui que em cima tem problema de dar ar na tubulação e o sensor pode não funcionar direito. São várias considerações... por isso estou pensando simplesmente em tirar, por uma mangeuira inteiriça original, e ver o efeito no aquecimento que está ocorrendo. Continuando a mesma coisa... é fazer a sopa de cebolão para ver como ele abre, e se abre.
Abraços.
Já falaram ai, mas é isso mesmo, NÃO EXISTE LUGAR TRADICIONAL. Nem nos tempra isso existia de fábrica, nem embaixo nem em cima, isso era uma adaptabiarra feita nas autorizadas batizada de "Kit Verão" ehehehe pq o tempra esquentava muito, pra baixar um pouco a temperatura de trabalho.
Mas é como falei, de que adianta colocar na saida do radiador se a ventoinha só vai ser armada quando a água passar ali a 86ºC??? se ali tá a 86 é pq antes de entrar no radiador vai estar lá pelos 90 e tantos e dentro do cabeçote já acima dos 100ºC. Se for só para segurança auxiliando a helice original, OK, ele vai acionar é quase nunca mesmo, só em casos extremos quando a helice original não estiver dando conta e o motor estiver perto de ferver.
Observando a foto do seu motor, esta curva da mangueira tá bem estranha mesmo. Se o radiador fosse original para seu motor creio que não ficaria assim. O cebolão não restringe muito a passagem, acho que quase nada pq só fica a "bundinha" dele em contato com a água, a maior parte do corpo dele fica dentro da rosca.
Acho que o cebolão que aciona mais cedo é esse de 86/76ºC, nunca vi um com acionamento abaixo disso.
Pra quem usa só a ventoinha elétrica, vai ter que colocar ele dentro do radiador ou na mangueira superior, senão vai ficar sempre no limite de fervura da água mesmo.
O caso de não passar água na mangueira superior só vai ocorrer se realmente tiver sem água o motor, a ponto de a bomba não puxar mais nada, ou seja, seu motor tem que estar quase sem água, ai do que vai adiantar acionar a ventoinha? Iria ferver de qquer jeito. Usei cebolão na mangueira de cima por muito tempo sem problema algum, depois passei para a base do radiador mais para ficar um serviço mais limpo e evitar emendas( e gambis) na mangueira.
obs: nunca usei a helice original, sempre só ventoinha elétrica. tenho pavor de helice acoplada no motor, ainda mais de aço!! já presenciei um acidente bem feio e pra mim chegou. Todo carro antigo ou jeep que tivermos eu sempre arranquei isso fora e coloquei sistema elétrico.
Julio Rebello
25/03/2010, 12:06
Correto, Rafaminc...
a ventoinha da primeira foto é a original.
Eu a mantive por recomendação do mecânico, como segurança.
Estranho é que essa ventoinha fica com quase metade de sua área fora da direção do radiador - muito para baixo. Recentemente comprei uma original de alumínio - porque essa que está instalada danificou um pouco uma das pás de plástico no dia em que encostou na colméia... que ficou destruída... mas o porque disso já é outra história. Ocorre que a tal ventoinha original de alumínio interfere com o bocal do radiador onde a mangueira inferior é conectada. Tive que "retificar" a velha eu mesmo e a recoloquei. Por esse motivo nem sei dizer se o radiador é mesmo o original, ou se o cara da JAP (loja aqui do Rio - em São Cristóvão) me vendeu mais uma vez uma peça errada. A ventoinha elétrica - se não me engano é de Vectra... mas não tenho certeza - foi colocada na frente. Ela puxa o ar para o radiador, mas não arma nunca. Eu a ligo por meio de um botão no painel.
Abraços.
É por causa do hélice maior que a mangueira teve que ficar desse jeito?
Eu fiz a minha montagem usando a original mesmo(já postei fotos) e não ficou estrangulada.:concordo:
Julio Rebello
25/03/2010, 12:13
Srs,
acredito que o sistema auxiliar funcione bem com o cebolão tanto em cima quanto em baixo do radiador, mas gostaria de saber o seguinte, para o motor trabalhar na faixa dos 85C, qual deve ser a temperatura da água na entrada do bloco, ou seja, a temperatura da água que está entrando no motor para trocar calor e manter a temperatura ideal de funcionamento???
Foi citado anteriormente que a ventuinha auxiliar só deve entrar quando o hélice originale não der conta, esse é o objetivo, certo???
Rafaminc
25/03/2010, 16:08
Julio, quem deve regular a temperatura ideal de trabalho do seu BF161 é a válvula termostática (se tiver).
Esse esquema de saber com quanto a temp. entra ou sai é muito relativo e vc vai precisar fazer um trabalho científico para determinar esses parâmetros que variam conforme rotação, temperatura ambiente, portência exigida, etc, etc, etc...
Eu particularmente, se tivesse problemas de superaquecimento em trilhas pesadas, aumentava o radiador, ou colocava uma ventuinha maior no lugar da original, ou aumentava a rotação da mesma diminuindo um pouco a polia. Esse esquema de eletro ventilador + ventuinha original é só para casos extremos, e dificilmente vai acionar devido ao sistema original já conseguir manter a temperatura do motor estabilizada, como deve ser o caso do Julinot.
Antigamente lembro que os Opalas tinham este problema, daí o pessoal trocava a ventuinha de 4 pás pela de 6 e pronto.
Se vc observar as empilhadeiras antigas Clark com motor BF161, a refrigeração é bem precária e mesmo levando pau o dia inteiro com pouca ventilação devido ao radiador ficar enclausurado, esses motores dificilmente dão problema de aquecimento.
Julio Rebello
25/03/2010, 20:14
Julio, quem deve regular a temperatura ideal de trabalho do seu BF161 é a válvula termostática (se tiver).
Esse esquema de saber com quanto a temp. entra ou sai é muito relativo e vc vai precisar fazer um trabalho científico para determinar esses parâmetros que variam conforme rotação, temperatura ambiente, portência exigida, etc, etc, etc...
Eu particularmente, se tivesse problemas de superaquecimento em trilhas pesadas, aumentava o radiador, ou colocava uma ventuinha maior no lugar da original, ou aumentava a rotação da mesma diminuindo um pouco a polia. Esse esquema de eletro ventilador + ventuinha original é só para casos extremos, e dificilmente vai acionar devido ao sistema original já conseguir manter a temperatura do motor estabilizada, como deve ser o caso do Julinot.
Antigamente lembro que os Opalas tinham este problema, daí o pessoal trocava a ventuinha de 4 pás pela de 6 e pronto.
Se vc observar as empilhadeiras antigas Clark com motor BF161, a refrigeração é bem precária e mesmo levando pau o dia inteiro com pouca ventilação devido ao radiador ficar enclausurado, esses motores dificilmente dão problema de aquecimento.
Rafa, meu problema ainda não batí o martelo pq estou fora de ksa e não pude testar o "veio" na real, mas em teste de garagem, aconteceu como que vc disse anteriormente.
Fiz o seguinte:
:pensativo:
1- Cebolão 86/76, de acordo com a abertura da VT(vão instalada);
2- Em marcha lenta(+/- 700rpm) obstruí a passagem do ar com uma manta na grade do radiador;
3- Temperatura passando do 1/2 do marcador retiro a camisa e ele estabiliza a temperatura, mas não baixa o ponteiro;
4- Ainda em marcha lenta, coloco a manta e deixo o ponteiro colar no fim de curso, mas nada acontece,
5- Marcha de 2000RPM por 20 a 30 segundos e arma a ventuinha por aprox. 10 segundos.
6- Repito a operação #5 e temos o mesmo resultado.
O que posso concluir com esse teste???
Rafaminc
26/03/2010, 08:02
Julio, veja se entendi direito:
Se vc deixar na lenta obstruindo a passagem de ar no radiador, o ponteiro cola no fundo mas não arma a ventuinha certo? Agora se vc acelerar um pouco, ela se arma...
Se for isso, provavelmente o seu marcador de temperatura está colando no fundo antes dos 86º e como a temperatura não consegue chegar nos 86º na lenta o cebolão não se arma, mesmo com a manta na frente.
Se tirar a manta fora a ventuinha elétrica deve demorar mais ainda para funcionar, ou então nem deve ligar com o Jeep andando normalmente (se tiver ventilador original + auxiliar).
O bom mesmo era vc arrumar um termômetro digital para colocar dentro d´água e testar esses valores. Dá uma olhada no ML, deve ter alguns já com sensor por menos de 50 pila.
:concordo:
Com tá a sua bomba dágua??
Pq pode estar armando ao acelerar ou por aquecer mais devido ao regime de rotação, ou porque a bomba está ruim e em lenta ele não tá circulando a água direito. Aposto na segunda opção pq 20 segundos acelerando é pouco para fazer a temperatura subir tanto.
Julio Rebello
26/03/2010, 17:55
Julio, veja se entendi direito:
Se vc deixar na lenta obstruindo a passagem de ar no radiador, o ponteiro cola no fundo mas não arma a ventuinha certo? Agora se vc acelerar um pouco, ela se arma...
Se for isso, provavelmente o seu marcador de temperatura está colando no fundo antes dos 86º e como a temperatura não consegue chegar nos 86º na lenta o cebolão não se arma, mesmo com a manta na frente.
Se tirar a manta fora a ventuinha elétrica deve demorar mais ainda para funcionar, ou então nem deve ligar com o Jeep andando normalmente (se tiver ventilador original + auxiliar).
O bom mesmo era vc arrumar um termômetro digital para colocar dentro d´água e testar esses valores. Dá uma olhada no ML, deve ter alguns já com sensor por menos de 50 pila.
:concordo:
Vou procurar o temômetro pra ver a temepratura real:concordo:
Julio Rebello
26/03/2010, 18:00
Com tá a sua bomba dágua??
Pq pode estar armando ao acelerar ou por aquecer mais devido ao regime de rotação, ou porque a bomba está ruim e em lenta ele não tá circulando a água direito. Aposto na segunda opção pq 20 segundos acelerando é pouco para fazer a temperatura subir tanto.
Esses 20s foram no chutômetro, eu não marquei no cronômetro.
Como eu posso testar a bonba d'água?
Quando abro a tampa do radiador, vejo a água circulando com bastante velocidade e tende a aumentar quando aumento o giro do motor. Isso é bom sinal ou devo fazer algum outro teste?:pensativo:
Esses 20s foram no chutômetro, eu não marquei no cronômetro.
Como eu posso testar a bonba d'água?
Quando abro a tampa do radiador, vejo a água circulando com bastante velocidade e tende a aumentar quando aumento o giro do motor. Isso é bom sinal ou devo fazer algum outro teste?:pensativo:
Se tá circulando com velocidade tá boa provavelmente.
No OHC do meu quando comprei tava esquentando pra KCT, tirei a bomba e vi que no rotor dela num tinha mais nada, nem uma aleta, tava lisinho , a ferrugem cumeu tudo. Ai num mandava água nem por reza braba!! minutos.
Julio Rebello
14/04/2010, 11:12
É pessoal agradeço muito a ajuda de vcs, mas deu "M" na última trilha que fiz. Queimou a junta em 2 pontos. Entre o segundo/terceiro cilindro e quarto/quinto cilindro. Ambos pela válvula de escape.:parede:
Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=Imq9gWbmxqA
Sds4x4,
Julio CJ
Rafaminc
14/04/2010, 11:23
Julio, só não esqueça de reapertar novamente o cabeçote após a primeira aquecida, senão sua junta nova vai pro pau logo, logo...
Julio Rebello
14/04/2010, 11:38
Julio, só não esqueça de reapertar novamente o cabeçote após a primeira aquecida, senão sua junta nova vai pro pau logo, logo...
Rafa, quando fui retirar o cabeçote, haviam três parafusos commuito menos torque do que os demais.
Pela tabela(anexo) o #1;#3 e o #11 estavam nessa condição.:pensativo:
Afrouxaram por conta da queima ou queimou pq estava frouxo?
eu estou levando é que o retardado que fehou este motor anteriormente, não fez isso que vc comentou. É necessário reaperto com omotor a 65 Celsios.
Outra observação muito importante, foio das galerias estarem bem sujas o que pode ter colaborado e muito no aquecimento do motor anteriormente. Eu uso sempre aditivo, mas o jeep está comigo a apenas 2 anos. Vai saber o que o antigo dono fazia.
Rafaminc
15/04/2010, 11:32
Julio, já queimei 2 juntas por causa da falta do reaperto. Só depois que fiz isso não tive mais problemas, e já abri 2 vezes o cabeçote sem trocar a junta, coisa que não aconselho, mas funcionou.
O normal é queimar a junta entre os cilindros naquela parede fina, já no seu caso foi bem na válvula. Eu daria uma revisada na cor das velas para ver se a mistura não está muito pobre e também no ponto desse motor, pois derrepente a temperatura pode estar subindo acima do normal por estes fatores também.
:concordo:
Julio, só não esqueça de reapertar novamente o cabeçote após a primeira aquecida, senão sua junta nova vai pro pau logo, logo...
Ferveu?
Se ferveu, tem coisa errada ai.
Tá com o cebolão lá na saida do radiador ainda?
Putz... vida corrida... ainda não tive como parar e dar uma dura no sistema de arrefecimento do meu CJ. É ventoinha elétrica que nunca arma - alguns disseram que nunca vai armar -, e cebolão que eu não sei se é em cima ou em baixo que deve ser colocado, é mangueira que parece estar muito apertada na dobrinha... tudo já foi discutido aqui, mas falta eu por a mão na massa.
Agora estou achando que o radiador está fora de posição. Comprei uma hélice original de 6 pás e ao tentar colocá-la descobri que interfere um pouco, mas o suficiente, com a mangueira inferior... a que leva água para o bloco. Primeiro achei que a JAP mais uma vez tinha me vendido errado - como já aconteceu com tampa do tanque de combustível, etc. Mas depois, olhando fotos e comparando com outros Jeep, concluí que deve ser a hélice original, mesmo. Aí comecei a suspeitar da posição do radiador.
A dobra da mangueira que a faz ficar muito estreita, por exemplo... se o radiador estivesse mais para baixo um pouco, e dobra seria mais suave e não haveria restrição/estreitamento. Também notei uns dois dedos e meio de colméia acima da grade frontal que não tomam ar frontal, e dois dedos e meio igualmente de chapa do radiador acima da mesma grade, na parte de baixo, que estão expostos ao ar frontal sem necessidade. Pra mim esse radiador está um pouco para cima, o que explica o fato da hélice de plástico de 5 pás que eu uso, que tem praticamente o memso diâmetro da original de seis pás, passar abaixo da colméia uns quatro dedos. Isso obviamente não ajuda a esfriar a água dentro do radiador.
O golpe de misericórdia foi quando descobri uma furação extra na borda da chapa on o radiador é aparafusado - dos dois lados. Não tenho certeza de que os furos do radiador irão encaixar com perfeição nos furos da chapa, mas isso só mesmod esmontando para ver.
Minha idéia agora é checar se o radiador pode de fato ser abaixado um pouco - esses dois ou três dedos -, e caso possa, abaixá-lo e testar. Com a colméia pegando um pouquinho mais de ar frontal, sendo melhor exaurida pela hélice atual ou mesmo a de 6 pás, que então eu poderia instalar, e com a mangueira liberada... pode ser até que a gasolina para de evaporar da cuba, o que sempre dificulta quando tento dar a partida no Jeep no dia seguinte - MAS ISSO É OUTRO TÓPICO !!!
Abraços...
Dae galera!!!
Não sei se vou ajudar muito... mas acredito que no caso do ventoinha auxiliar seja a mesma coisa!
Bom pra começar meu motor não é o BF 161 mas sim o GM 151... porém só uso a ventoinha elétrica... e sofri pra acertar o conjunto!!! principalmente por meu motor ser a álcool que precisa trabalha quente!
Bem, a primeira coisa que o Mecânico que solucionou meu problema fez, foi testar todas a partes envolvidas, ( quantidade de água do radiador, capacidade de resfriamento da ventoinha, temperatura de acionamento da ventoinha e temperatura de abertura da válvula termostática e não menos importante a bomba d'água)...
Resumindo, se o radiador tem volume de água o suficiente para o motor( no meu caso é um de d20, de alumínio no caso do BF geralmente usam o original que é ótimo) e a ventoinha for forte o suficiente, é preciso sincronizar o sensor que liga a ventoinha com a válvula termostática que libera a circulação da água do motor para o radiador e vice-versa!!
A ventoinha precisa ligar antes de abrir a válvula, com tempo o suficiente de ja esfriar a água que esta no radiador antes dessa água circular dentro do motor!
Ou seja, primeiro liga a ventoinha, numa temp relativamente baixa ( la pelos 80 quase 90 graus) e depois abre a válvula ( acima dos 90 quase 100) ficando assim uma diferença de 10 graus! Vale lembra que mais de 90% dos motores funcionam normalmente a 90 graus, é normal... não sei no caso do BF....
Quanto a posição do sensor que liga a ventoinha, no meu radiador, esta logo abaixo da mangueira que retorna do motor e funciona perfeitamente...
Um detalhe, quando se usa somente a ventoinha elétrica, não vai achando que ela deve ligar lá de vez em quando... ela liga meio que direto, e só assim está fazendo seu papel.... principalmente em motores a álcool que precisa fica quente...
Bem não sei se ajudei... mas fica ai minha experiência, que só uso a ventoinha elétrica, sem a mecânica...
Zé Renato
16/04/2010, 15:16
Reportando-me ao post inicial.Se vc ainda não resolveu o problema eu aconselharia os seguites passos que no pior das hipóteses vai levar vc a chegar a alguma conclusão importante.
1. teste a fluidez do liquido de arrefecimento no radiador: Desconecte os dois mangotes , em cima e em baixo (tampe o de cima) do radiador.Despeje àgua em um fulnil grande pela tampa e veja se a àgua desce rápido ou se desce bem devagar. Vc já vai saber se o problema é no radiador.Pode está obstruido por sujeira.
2. Se nada de errado no passo 1., Teste a TV(termo Váuvula). Retire fora, veja se tem sujeira emperrado seu funcionamento, Retire a mesma, faça o teste fora, ou ligue mangotes ponha àgua, e funcione o motor sem a TV, veja se ele superaquece.Observe se sem a TV, o eletro ventilador funciona normalmente já que antes não funcionava. Se não aquecer demais e o eletro ventilador funcionar o problema pode está na váuvula TV.
3. Já que vc usa a ventoinha mecânica, a elétrica pode não funcionar a contento. O ideal seria o acionamento manual monitorado pelo indicador de temp. Pois se o sistema original estiver Ok, ele é sufuciente para o uso normal, ficando o outro só para situações especiais.
4. O uso de aditivo fará seu motor trabalhar mais quente embora não ferva, só use se for indicado.
5. Quanto a fuga de àgua pelo ladrão, nesse tipo de motor sem vaso de expação é normal, toda vez que a temp sobe ele vaza um pouco,por isso deve possuir uma tampa/váuvula que libera o excesso de pressão.Por essa razão o fabricante recomendava a verificação diária do radiador.
Acredito que se for verificado isso vc resolve seu problema. :pipoca:
Julio Rebello
25/04/2010, 00:39
Reportando-me ao post inicial.Se vc ainda não resolveu o problema eu aconselharia os seguites passos que no pior das hipóteses vai levar vc a chegar a alguma conclusão importante.
1. teste a fluidez do liquido de arrefecimento no radiador: Desconecte os dois mangotes , em cima e em baixo (tampe o de cima) do radiador.Despeje àgua em um fulnil grande pela tampa e veja se a àgua desce rápido ou se desce bem devagar. Vc já vai saber se o problema é no radiador.Pode está obstruido por sujeira.
2. Se nada de errado no passo 1., Teste a TV(termo Váuvula). Retire fora, veja se tem sujeira emperrado seu funcionamento, Retire a mesma, faça o teste fora, ou ligue mangotes ponha àgua, e funcione o motor sem a TV, veja se ele superaquece.Observe se sem a TV, o eletro ventilador funciona normalmente já que antes não funcionava. Se não aquecer demais e o eletro ventilador funcionar o problema pode está na váuvula TV.
3. Já que vc usa a ventoinha mecânica, a elétrica pode não funcionar a contento. O ideal seria o acionamento manual monitorado pelo indicador de temp. Pois se o sistema original estiver Ok, ele é sufuciente para o uso normal, ficando o outro só para situações especiais.
4. O uso de aditivo fará seu motor trabalhar mais quente embora não ferva, só use se for indicado.
5. Quanto a fuga de àgua pelo ladrão, nesse tipo de motor sem vaso de expação é normal, toda vez que a temp sobe ele vaza um pouco,por isso deve possuir uma tampa/váuvula que libera o excesso de pressão.Por essa razão o fabricante recomendava a verificação diária do radiador.
Acredito que se for verificado isso vc resolve seu problema. :pipoca:
Zé Renato,
vamos responder sobre os casos que vc citou:
1- A colmeia do radiador é zerada e flui bem;
2- Não tem válvula Termostática;
3- Coloquei a ventoinha auxiliar justamente para reduzir o aquicimento quando em trilhas mais fechadas e exigências maiores, mas o ponto chave é o interruptor térmico que, hoje, está com 85/75 e não aqueceu o sufuciente para armar. O motor andou aquecendo em dias de sol brabo e de primeirinha reduzida;
4- Essa questão do aditivo é interessante. O recomendado é que se coloque até 30% de aditivo, mas como o rdiador tem ~10litros, coloco apenas uma garrafa, ficando com 10-15% no total;
5- A agua vai sair sempre no circuito original, mas a galeravem colocando o chamado circuito selado ou o Vaso expanso. O lance é a pressão do sistema passar de 7 para 13 libras, o que pode dar zebra na bomba, mangueiras e outros pontos, mas a galera manda ver nessa adaptação e não ouço falar de problemas.
Valew pelas dicas!:concordo:
SDS4x4,
Julio CJ
vamos responder sobre os casos que vc citou:
1- A colmeia do radiador é zerada e flui bem;
2- Não tem válvula Termostática;
3- Coloquei a ventoinha auxiliar justamente para reduzir o aquicimento quando em trilhas mais fechadas e exigências maiores, mas o ponto chave é o interruptor térmico que, hoje, está com 85/75 e não aqueceu o sufuciente para armar. O motor andou aquecendo em dias de sol brabo e de primeirinha reduzida;
4- Essa questão do aditivo é interessante. O recomendado é que se coloque até 30% de aditivo, mas como o rdiador tem ~10litros, coloco apenas uma garrafa, ficando com 10-15% no total;
5- A agua vai sair sempre no circuito original, mas a galeravem colocando o chamado circuito selado ou o Vaso expanso. O lance é a pressão do sistema passar de 7 para 13 libras, o que pode dar zebra na bomba, mangueiras e outros pontos, mas a galera manda ver nessa adaptação e não ouço falar de problemas.
Valew pelas dicas!:concordo:
SDS4x4,
Julio CJ
Só num esquece de reposicionar o cebolão de acionamento de ventoinha elétrica, pq pra ficar lá e num acionar nunca ou só depois do motor já ter fervido, num adianta nada...
Julio Rebello
25/04/2010, 13:10
Só num esquece de reposicionar o cebolão de acionamento de ventoinha elétrica, pq pra ficar lá e num acionar nunca ou só depois do motor já ter fervido, num adianta nada...
Dodger,
a junta provavelmente torrou, LITERALMENTE, por conta do aquecimento que ocorreu na trilha anterior e eu não identifiquei nenhuma falha depois disso até ela abrir o bico, mas coloquei uma luz de "espia" para a ventuinha e ela estava armando normalmente logo que o ponteiro subia um pouco do 1/2 do marcador.
Vc acha que ainda devo colocar o interruptor pra cima?
Tem outra coisa, estava rodando com 8 graus APMS e certamente isso tb estava colaborando, e muito, com o aquecimento.
Eu não tive como fazer a leitura dinâmica do ponto de ignição do motor e ajustei de ouvido( melhor seria dizer orelhada:parede:) e vamos ver como vai ficar a obra depois que eu conseguir verificar os pontos críticos desse motor, aproveitando que ainda está aberto.:concordo:
Certamente vou abrir a parte de baixo do motor pra checar com o torquímetro o aperto dos mancais e o que estiver por lá; aproveitar para dar uma boa limpeza no carter e pescador, limpar galerias, etc.
Obrigado pela força:concordo:
sds4x4,
Julio CJ
calhiandro
19/07/2011, 10:05
E ai pessoal, estou pensando em desativar a ventoinha mecânica do meu carro, o meu é um jeep 1983 com ventoinha acionada com embreagem eletromagnética, mas coloquei um pingo de solda e ela esta maluca agora, pois não estava funcionando, então devo desativá-la. No radiador desse carro verifiquei que na parte de baixo já está roscado o cebolão, minha dúvida é: aqueles eletroventiladores que são vendidos no mercado livre servem para ligar nesse cebolão? Gostaria de colocar uma ventoinha que empurra o ar, na frente do radiador, no mercado livre existem de vários tamanhos 9'10' 12' 14' 17' esse tamanho é em polegadas. Qual desses tamanhos se adequaria melhor ao meu carro, considerando que o radiador dele é o original(Grande)?
Julio Rebello
19/07/2011, 11:18
Falae amigo!
Primeiramente parabéns por ter um 83.
Seu motor ainda é o Georgia?
Seguinte, vc precisa saber a que temperatura o motor trabalha, se a válvula termostática está instalada e as condições gerais do sistema de arrefecimento.
Eu uso o motor BF-161 e mantive a mecânica no lugar, para que a AUXILIAR (14" pela frente)possa trabalhar somente em situações de extrema solicitação do motor.
Pra utilizar como principal, vc precisará adaptar uma que tenha essa função, de preferência, com duas velocidades e montar o circuito com relé e fusível dimensionado.
Peças:
1- Eletroventilador de duas velocidades;
2- Interruptor térmico de duas temperaturas de acionamento. normalmente este tem três pinos. Verificar as temperaturas de trabalho do motor;
3- Relé com, no mínimo, 30% a mais da corrente de consumo do eletroventilador na velocidade alta;
4- Fusível (utilizar a Fórmula I=P/V, onde corrente é igual a potência em Watt dividido pela tensão).
calhiandro
19/07/2011, 11:37
Sim meu motor é o Georgia, ford ohc 2.3
calhiandro
19/07/2011, 11:40
Estava pensando que uma ventoinha de uma so velocidade funcionaria, pois esse motor trabalha bem frio em comparação a outros motores, por exemplo AP, ele está com uma ventoinha de 4 pás pequena e o motor não superaquece de jeito nenhum, uma ventoinha dessas elétricas resfriaria muito mais que a atual. As ventoinha que utilizam duas velocidades são as de carros com ar-condicionado. A ventoinha que você utiliza é de qual carro ?
grande abraço, meu amigo
Julio Rebello
19/07/2011, 12:27
Pois é, mas quando te falo pra pegar uma ventoinha de duas velocidades é justamente pq ela é dimensionada pra trabalhar mais do que a de uma só e no caso ela funcionaria normalmente na primeira e somente em caso extremo entraria a segunda velocidade. desta forma o risco de queima é minimo.
Eu comprei uma universal ching-ling numa casa de refrigeração por R$40,00, mas não é das melhores. Ela é desbalanceada, aquece rápido, mas tá aguentando até agora.
Vc pode fazer um teste com uma destas. Pelo preço que se costuma pagar numa original, mesmo em ferro-velho, é bem alto e chega a pagar mais de duas.
Estava pensando que uma ventoinha de uma so velocidade funcionaria, pois esse motor trabalha bem frio em comparação a outros motores, por exemplo AP, ele está com uma ventoinha de 4 pás pequena e o motor não superaquece de jeito nenhum, uma ventoinha dessas elétricas resfriaria muito mais que a atual. As ventoinha que utilizam duas velocidades são as de carros com ar-condicionado. A ventoinha que você utiliza é de qual carro ?
grande abraço, meu amigo
Mário RED JEEP
25/07/2011, 16:51
Caros amigos,
Tenho um Jeep Ford 1981 motor OHC 2.3 4 cilindros.
Nele adaptei uma ventoinha do Opala, entre o radiador e a grade, acionada pela cebolinha adaptada na mangueira de saída do radiador com um "T" do Tempra.
Fixei a ventoinha em uma moldura de metalon, na medida da fixação do radiador. Ficando esta moldura entre o radiador e a grade. Assim aproximei o radiador da hélice mecânica original, dando mais "vácuo" dentro do deflator e aumentei o espaço para fixar a ventoinha do Opala. Ficou muito bom.
Muitos sugerem a ventoinha do ar condicionado do Vectra ou Astra ou Ômega, mas fica mais caro!
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